Anda di halaman 1dari 3

TEMA 1: DROGAS E A ATIVIDADE CELULAR

OBJETIVO: DESCREVER AS SUBSTANCIAS QUMICAS(FAZENDO UM COMENTRIO DE SUAS CARACTERSTICAS) PRESENTES NAS DROGAS E SUA ATUAO NO MEIO CELULAR.

TEMA 2: AS DROGAS E SUAS CONSEQUENCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO OBJETIVO: DESCREVER AS SUBSTNCIAS QUMICAS(FAZENDO UM COMENTRIO DE SUAS CARACTERSTICAS) PRESENTES EM DIVERSOS TIPOS DE DROGAS E SUA ATUAO NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO.

Droga (do francs drogue, 'ingrediente de tintura ou de substncia qumica e farmacutica', de origem controversa; provavelmente derivado do neerlands droge vate, tonis secos, de onde, por substantivao, droge passou a designar o contedo, o 'produto seco'; ou do rabe draw, 'bala de trigo'[1]), em seu sentido original, um termo que abrange uma grande quantidade de substncias - desde o carvo vegetal aspirina. Em medicina, refere-se a qualquer substncia com o potencial de prevenir ou curar doenas ou aumentar o bem-estar fsico ou mental; em [farmacologia]], refere-se a qualquer agente qumico que altera os processos bioqumicos e fisiolgicos de tecidos ou organismos. Portanto, droga uma substncia que , ou pode ser, includa numa farmacopia.[2] Contudo, em um contexto legal e no sentido corrente (fixado depois de quase um sculo de represso ao consumo de certas drogas), o termo "droga" refere-se, geralmente, a substncias psicoativas e, em particular, s drogas ilcitas ou quelas cujo uso regulado por lei, por provocarem alteraes do estado de conscincia do indivduo, levando-o eventualmente dependncia qumica (haxixe, cido lisrgico, mescalina, lcool etc.). Certos frmacos de uso mdico controlado, tais como os opiceos, tambm podem ser tratados como drogas ilcitas, quando produzidos e comercializados sem controle dos rgos sanitrios ou se consumidos sem prescrio mdica. As drogas so substncias qumicas, naturais ou sintticas, que provocam alteraes psquicas e fsicas a quem as consome e levam dependncia fsica e psicolgica. Seu uso sistemtico traz srias conseqncias fsicas, psicolgicas e sociais, podendo levar morte em casos extremos, em geral por problemas circulatrios ou respiratrios. o que se chama overdose. Alm das drogas tradicionais, os especialistas tambm incluem na lista o cigarro e o lcool. Os adolescentes esto entre os principais usurios de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Em 2001, cresce o uso de crack e drogas sintticas, como o ecstasy. Os consumidores de cocana so os que mais procuram tratamento para se livrar da dependncia, o qual feito por meio de psicoterapias que promovem a abstinncia s drogas e do uso de antidepressivos em 60% dos casos. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros so dependentes qumicos de alguma droga. O uso de drogas crime previsto no Cdigo Penal Brasileiro, e os infratores esto sujeitos a penas que variam de seis meses a dois anos.

Tipos de droga -> As drogas so classificadas de acordo com a ao que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito. Depressoras -> Substncias que diminuem a atividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o lcool, os tranqilizantes, o pio (extrado da planta Papoula somniferum) e seus derivados, como a morfina e a herona. Estimulantes -> Aumentam a atividade cerebral, deixando os estmulos nervosos mais rpidos. Excitam especialmente as reas sensorial e motora. Nesse grupo esto as anfetaminas, a cocana (produzida das folhas da planta da coca, Erytroxylum coca) e seus derivados, como o crack. Perturbadoras -> So substncias que fazem o crebro funcionar de uma maneira diferente, muitas vezes com efeito alucingeno. No alteram a velocidade dos estmulos cerebrais, mas causam perturbaes na mente do usurio. Incluem a maconha, o haxixe (produzidos da planta Cannabis sativa), os solventes orgnicos (como a cola de sapateiro) e o LSD (cido lisrgico). Drogas com efeito misto -> Combinam dois ou mais efeitos. A droga mais conhecida desse grupo o ecstasy, metileno dioxi-metanfetamina (MDMA), que produz uma sensao ao mesmo tempo estimulante e alucingena. Drogas e doenas infecciosas -> O uso comum de seringas para a injeo de drogas um dos principais meios de transmisso do HIV e do vrus da hepatite B e C. Muitos pases vm implantando programas de troca ou distribuio de seringas e agulhas para o controle de epidemias. Metabolismo das drogas refere-se ao processo metablico das drogas, sua modificao bioqumica ou degradao, geralmente atravs de sistemas enzimticos especializados. uma forma de metabolismo xenobitico. O metabolismo das drogas geralmente converte compostos qumicos lipoflicos em produtos mais prontamente excretados. Sua taxa um determinante importante da durao e intensidade da ao farmacolgica das drogas. O metabolismo da droga pode resultar em intoxicao ou desintoxicao - a ativao ou desativao do composto qumico. Embora ambos possam ocorrer, a maioria dos metablitos da maioria das drogas so produtos de desentoxicao. Quantitativamente, o retculo endoplasmtico liso do hepatcito o principal rgo do metabolismo dos frmacos, embora todos os tecidos biolgicos possuam alguma habilidade em metabolizar frmacos. Outros locais do metabolismo dos frmacos so as clulas epiteliais do trato gastrointestinal, pulmes, rins e pele.

EXEMPLO PROPRIEDADES QUMICAS SUBSTNCIA

DAS DA
Cocana
Aviso mdico Nome IUPAC (sistemtica)
3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo. [3.2.1]octano-4carboxilico

Identificadores CAS 50-36-2 ATC N01BC01 PubChem 5760 DrugBank APRD00080 Informao qumica Frmula molecular C17H21NO4 Massa molar 303,353 g/mol Farmacocintica Biodisponibilidade ? Metabolismo Heptico Meia-vida 1 hora Excreo Renal Consideraes teraputicas Administrao tpica, oral, inalao, intravenosa. DL50 ?

Anda mungkin juga menyukai