Anda di halaman 1dari 25

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAAO CONTINUADA, ALFABETIZAO E DIVERSIDADE SECAD DIRETORIA DE EDUCAO PARA A DIVERSIDADE COORDENAO GERAL DE DIVERSIDADE

GUIA PARA FRUNS DE EDUCAO E DIVERSIDADE TNICO-RACIAL

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade Diretoria de Educao para a Diversidade Coordenao-Geral de Diversidade Braslia-DF

ilustraes cedidas: John Carth

2010

FRUNS DE EDUACAO E DIVERSIDADE TNICO-RACIAL


APRESENTAO
Este guia tem a finalidade de ilustrar de maneira breve a idia que a Coordenao-Geral de Diversidade da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade SECAD, Ministrio da Educao, tem sobre a existncia de Fruns de Educao e Diversidade tnico-Racial nos Estados e Municpios. Entendidos como instncia privilegiada de interlocuo entre o poder pblico e a sociedade civil, os Fruns Permanentes podem se constituir de importante instrumento de controle social das polticas pblicas para a educao, garantindo que haja mais equidade na distribuio e aplicao de recursos pblicos. O fato de ser continuado indica que um Frum fortalecido sobreviva s mudanas de governo e garanta a participao popular na co-construo da sociedade, assumindo parte da responsabilidade social na educao e na melhora da qualidade de vida como produto final de uma sociedade mais equilibrada, tica e colaborativa. O guia pretende tirar as principais dvidas daqueles que pretendam constituir Fruns de educao nos estados ou municpios, ou ainda ajudar na articulao e rearticulao daqueles que j existam. O princpio fundamental de existncia do Frum a permanncia do dilogo social sobre as necessidades e avanos locais no campo da educao para as relaes tnico-raciais e diversidade. Um conjunto de atores que so chamados a pensar, propor e atuar na construo de uma sociedade mais justa, fraterna e humana, pelo caminho da educao.

Resguardado os poderes e obrigaes sociais, o Frum informa, forma, sensibiliza, prope, analisa e apresenta, em diferentes nveis, a temtica das Relaes tnico-raciais.

O que ?
Conjunto formado por representantes de instituies do poder pblico e da sociedade civil, reunindo-se periodicamente e de forma continuada a fim de prestar apoio a polticas pblicas para a educao e implementao das diretrizes curriculares nacionais para educao das relaes tnico-raciais e para o ensino de histria e cultura afro-brasileira de africana.

Para qu?
Acompanhar, propor, debater polticas pblicas para a Educao das Relaes tnico-Raciais de Diversidade; populaes levantar abrangidas demandas pela temtica para da

diversidade; sensibilizar a comunidade local para a temtica da diversidade; promover Grupos de Trabalho, Oficinas e Seminrios no sentido de estudar, pesquisar e orientar para o adequado tratamento da educao das relaes raciais; fazer levantamento das atividades de implementao da Lei 10639/03 e 11645/08; dar respostas ao Ministrio Pblico e outras instituies, quando necessrio.

Quem pode criar?


Entidades do poder pblico e da sociedade civil, interessadas na temtica da educao para as relaes tnico-raciais, concordantes das leis vigentes para educao das relaes raciais. Comungando um Regimento Interno ou documento que regule suas aes. Normalmente os Fruns so coordenados (sugeridos/convocados) pela Secretaria de Educao, mas h casos em que estes tem sido propostos e conduzidos por Institutos Federais (antigos CEFETs ) ou Coordenaes de Igualdade Racial ligadas a SEPPIR.

Como?
Reunindo-se, estruturando, planejando conjuntamente e atuando de forma ordenada na co-construo de uma educao para todos. Constituindo-se de forma no partidria, responsabilizando-se em controle social pela

implementao de polticas pblicas aplicadas localmente em favor da educao para as relaes tnico-raciais e diversidade. uma somatria de potncias e valores que podem ser acionados juntos ou individualmente em apoio a educao.

O Frum manda na Secretaria de Educao?


O Frum no um rgo da Secretaria de Educao ou de qualquer uma das entidades, no faz gesto em lugar da secretaria de educao ou de qualquer pasta de governo. No se admite ingerncia nas gestes. O Frum apia, orienta, prope, informa, representa, colabora e aciona quando o foco o cumprimento das leis que determinam polticas pblicas para educao e diversidade.

Existe remunerao para quem participa do Frum?


No. O Frum uma instancia colegiada voluntria e representativa de entidades. As entidades que se fazem representar no Frum condicionam-se a liberar os seus membros para as atividades do Frum (reunies, GTs, seminrios, viagens, debates, audincias, congressos e conferncias) e darlhes suporte para o cumprimento dessa representao.

O Frum pode eleger uma de suas entidades para captar recursos que o frum ajudar a planejar e executar?
Sim, porque se trata de acordos entre os membros, a SECAD/MEC no interfere nas gesto do Frum e seus acordos entre membros, limita-se a orientar quando solicitada, nos casos de dvidas. preciso em todo caso, verificar as permisses estatutrias e regimentais da(s) instituio (es) proposta(s) para este fim; nvel de confiabilidade e o cuidado para desviar da finalidade primeira.

CONSIDERAES GERAIS
A idia dos Fruns Permanentes de Educao e Diversidade tnico-Racial iniciou-se nos estados nos anos de 2004/2005 com eventos realizados pela SECAD/MEC, no mbito do Programa Diversidade na Universidade, chamados Fruns Permanentes Estaduais de Educao e Diversidade tnicoRacial. necessrio verificar se no seu Estado j existe um Frum ativo, se existiu e est desarticulado ou inativo. Geralmente essa informao pode ser conseguida na Secretaria de Estado da Educao ou na SECAD/MEC.

Veja qual a situao, se no existir ou estiver desativado a proposta deve ser de REUNIR PARA CRIAR OU REARTICULAR. Se estiver ativo, voc pode pedir que a sua instituio faa parte, neste caso deve conhecer e estar de acordo com o Regimento Interno do Frum. importante esclarecer que no Frum as atividades so estritamente para educao, uma vez que muitos atores tm a tendncia a confundir o Frum de Educao e Diversidade tnico-racial, acompanhado pela SECAD/MEC com o Frum Intergovernamental de Promoo da Igualdade Racial (FIPIR), ligado a Secretaria Especial de Polticas de Promoo de Igualdade Racial, SEPPIR/PR. Embora SECAD e SEPPIR sejam parceiros para diversas questes da diversidade, cada um tem atribuies institucionais especficas.

O mesmo vale para criao de Fruns Municipais de Educao e Diversidade tnico-raciais.


A existncia de Fruns Estaduais no invalida a existncia de Fruns Municipais de Educao e Diversidade tnico-Racial, uma vez que so esferas de interesses e trabalhos diferentes. Todavia, vale para o municipal o que est estabelecido para o estadual. Os Fruns Permanentes municipais devem possuir agenda prpria de atuao, sendo natural que tenha acento no Frum do Estado em regime de colaborao nos trabalhos e na troca de informaes.

Fruns Municipais so automaticamente entendidos como partcipes dos Fruns Estaduais, devendo, na medida do possvel, manterem-se informado das aes de nvel estadual.

O primeiro passo conversar com entidades e propor a criao ou rearticulao do Frum. As entidades a serem convidadas so as mais diversas, compondo-se de Poder Pblico e Sociedade Civil. Lgico que todas devem estar de acordo em colaborar com os trabalhos em prol da educao, respeitando os limites de atuao em cada campo, caracterstica de formao e autonomia das partes. Os convites podem ser feitos por carta, e-mail, ofcios, site, jornais locais, cartazes, panfletos, diretamente ou por telefonemas.

A proposta de constituio de um Frum deve ser clara e objetiva para que todos entendam a qu esto sendo chamados. Ento, necessrio que faa uma leitura inicial acurada das leis atuais que, na educao, regem o conjunto

para a diversidade e as questes de raa e etnia. Recomenda-se a leitura previa dos seguintes documentos: Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao; Lei 10.639/03 Lei que Altera os textos dos artigos 26A e 79B; Lei 11.645/08 Lei que Acrescenta indgenas ao texto do artigo 26A da Lei 10639/03; Parecer CNE/CP 03/2004 conhecido como parecer da Petronilha; Resoluo CNE/CP 01/2004; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicoRaciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Plano Nacional para Educao das Relaes Etnico-raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afrobrasileira e Africana; Veja tambm as leis, decretos e regulao que existam no estado ou municpio;

As Diretrizes devem ser o texto referncia para a maioria das aes do Frum, principalmente o texto da Resoluo 01/2004 e Parecer 03/2004, ambos no Conselho Nacional de Educao CNE/CP. Com todas as entidades representadas, em reunio, esclarece-se o motivos do convite e as intenes de existncia do Frum Permanente. No necessrio que os representantes enviados pelas entidades sejam especialistas em relaes tnico-raciais, mas necessrio que se disponha a tomar conhecimento dessa temtica atuando em conjunto em favor da educao.

O Frum Permanente tambm uma instncia formativa do dilogo em favor da diversidade. Este dilogo pressupe troca de conhecimentos em regime de cordialidade e tolerncia.

No pode haver no Frum, discriminao de segmentos sociais interessados na atuao do Frum. O nico pressuposto e concordncia ideolgica com os marcos legais vigentes para a diversidade e para a educao das relaes tnico-raciais e concordncia com o Regimento Interno do Frum.

A partir da primeira reunio um dos primeiros cronogramas elaborao do Regimento Interno do Frum ou instrumento disciplinador da sua existncia. Uma comisso (ou relatores) pode ser tirada para se incumbir de preparar a minuta deste documento a ser lido, debatido, aprovado e assinado por todos os representantes de entidades do Frum. Importante: O representante da entidade, ao concordar com o Regimento, deve estar ciente de que assume pela a responsabilidade em nome da sua instituio, logo, estar representado no Frum pressupe compromisso e aquiescncia da entidade com as disposies do documento (sugere-se que as entidades enviem comunicao oficial nomeando seus representantes titular e suplente). A instituio do Frum pode ser publicada Oficialmente no Dirio Oficial ou por portaria de governo. H casos em que o Frum esta sendo tramitado por Projeto de Lei, neste caso, necessria uma intermediao junto s casas legislativas.

A vaga no Frum DA ENTIDADE e no da pessoa que a representa.

As mais diversas entidades podem compor o Frum, mas no podem faltar de sua composio: Entidades de Gesto da Educao (Secretarias Municipais e Estaduais de Educao); Entidades da Sociedade Civil. Ncleos de Estudos Afro-Brasileiros; Escolas Tcnicas; Instituies de Ensino particulares e pblicas; ONGs ligadas a educao e cultura; Ministrio Pblico; Conselhos Estaduais e Municipais de Educao;

Sindicatos; Grmios; rgos de Promoo da Igualdade Racial; Grupos Religiosos com aes educacionais; Entidades Culturais; Entidades de Remanescentes de Quilombos; Entre outras. O Frum no pode ser formado por uma s entidade, um s segmento (Sociedade Civil ou Poder Pblico). O Frum no pertence a nenhuma entidade especificamente, uma fora tarefa estabelecida para o dilogo respeitoso entre as partes que, no conjunto, participam do processo da Educao para as Relaes tnico-Raciais e Diversidade. O Frum no um rgo gestor da educao nos estados e municpios, atua como colegiado consultivo, de polticas propositivo, pblicas para de a monitoramento/acompanhamento local. O Frum no pode ser partidarizado. As reunies no podem ser convocadas para favorecimento de candidatos, tampouco sua coordenao deve estar entregue a coordenao de candidato declarado a cargo eleitoral. A razo se deve garantia de independncia ideolgica do grupo; O Frum no remunera seus representantes, a representao no Frum no pressupe obrigao a vantagens financeiras. O Frum pode: No seu carter propositivo, levantar demandas educacionais da populao afro-descendente e outros pblicos da diversidade em seu mbito de atuao, encaminhando essas demandas s instncias competentes (Ministrio Pblico, Secretarias Municipais e Estaduais de Educao, Sindicatos, Escolas, Universidades, Governos, rgos de pesquisa);

educao das relaes tnico-raciais, de informao e sensibilizao

No campo consultivo, poder ser convocado a fornecer informaes importantes para Audincias Pblicas sobre a temtica, Ministrio Pblico, Secretarias de Educao, SECAD/MEC, entidade culturais, rgos de pesquisa nacional e internacional, conferncias e demais reas onde se precise de dados locais de implementao das leis e andamento de polticas pblicas para a educao das relaes tnicoraciais;

Enquanto conjunto de monitoramento poder verificar o andamento de projetos em curso na regio, aplicao de verbas com qualidade, alcance de pblico alvo por polticas como distribuio de material didtico da temtica e demais recursos, estando apto a qualquer momento, para prestar testemunho junto rgos de governo neste sentido;

No seu carter de sensibilizao/informao o Frum poder formatar e promover seminrios, simpsios, palestras, mini-cursos, cursos e eventos educativos ou culturais em parceria com as entidades interessadas, maximizando o alcance e entendimento da temtica.

Aconselha-se que os Fruns permanentes de educao e diversidade tnicoraciais possuam comunicao constante entre si, de forma a constiturem uma rede de colaboratividade e impea a formao de ilhas por falta de informao atualizada. Esse dilogo ajudar que existam condies para que as experincias bem sucedidas de um Frum sejam replicadas por outros. Poder, inclusive, haver aes conjuntas em eventos regionais ou nacionais.

A manuteno do Frum pode ser estabelecida das seguintes maneiras: - Por contribuio financeira, em fundo, acordado pelas entidades parceiras; -Por contribuio de recursos materiais, estruturais e humanos disponibilizados pelas entidades parceiras; - Por estabelecimento de parcerias com setores da iniciativa privada; - Por regime de doaes.

Cabe lembrar que cada caso deve ser estudado pelas instancias legais a fim de verificar a forma possvel em cada situao.
A estrutura material mnima necessria a de sala, telefone e computador com acesso internet. A estrutura de pessoal deve ser fornecida de acordo com as disponibilidades de tempo e logstica de cada parceiro. No se entende que todos os representantes de entidades precisem trabalhar nele em tempo integral ou exclusividade. Excees feitas em alguns casos de funcionrios indicados a esta funo no mbito das Secretarias de Educao, por exemplo.

Os Fruns devem produzir:

Plano de Trabalho anual; agenda de atividades e relatrios.


No Plano de Trabalho : devem constar, entre outras coisas, as atividades previstas para todo ano nos campos: -De sensibilizao; -De levantamento ( recomendvel acompanhar a implementao no estado o municpio com dados quantitativos -planilhas e grficos- assim como qualitativos.

-De proposio; -De acompanhamento; Atividades de sensibilizao: Exemplos: visitas a escolas e entidades para informar sobre a lei e as Diretrizes; reunies com gestores da educao para falar sobre a importncia da lei e seminrios de publicizao de atividades do frum com palestras, oficinas, shows, debates, ciclos de palestras, amostras de vdeos e exposies temticas. Atividades de levantamento: Exemplos: catalogao de atividades isoladas nas escolas entidades e comunidades com o fim de implementar a lei 10639/03; arquivo de resolues e deliberaes locais para implementao da Lei; verificao de demandas de professores para cursos de formao continuada na Lei, formao em especializao, etc; levantamento de demandas escolares diversas para a educao na cidade e no meio rural, incluindo comunidades de remanescentes de quilombos. Atividades de proposio: Essas atividades, normalmente vm em seqncia dos levantamentos, tratamse de proposies de cursos, aes, intervenes pedaggicas e de acionamento de rgos especficos como Ministrio Pblico, Conselhos de Educao, Conselho Tutelar e outros conselhos. Atividades de acompanhamento: So aquelas atividades que visam acompanhar alguma atividade em curso: adoo de material didtico para a temtica; execuo de cursos na temtica (verificao conceitual para ver se confere com o que determinam as Diretrizes Resoluo CNE 01/2004); aplicao de recursos em situao especfica para a temtica, entre outros. A Agenda de atividades previstas, refere-se entre outras coisas, s aes confirmadas com datas para acontecer no semestre ms a ms. No Relatrio devem constar: plano de trabalho, agenda realizada, atas de reunio, resultados dos trabalhos de sensibilizao, levantamento (grficos, planilhas), monitoramento e de proposio. Deve ser disponibilizada cpia para as entidades componentes do Frum e para a SECAD/MEC.

Fruns e Ministrio Pblico


A partir do instante em que o Frum esteja funcionando no Estado ou no Municpio, poder responder sobre as aes de implementao no local, subsidiando a Secretaria de Educao. A SECAD poder sugerir, por exemplo que o Frum local participe em audincias pblicas para falar da implementao da lei quando as informaes solicitadas forem de mbito local. Razo pela qual os membros do frum devem estar antenados com as atividades que estejam acontecendo na regio.

A SECAD/MEC E OS FRUNS A proposta da SECAD/MEC para os Fruns constitui-se em um esforo para aumentar o dilogo entre os entes federados, fortalecendo as instituies e garantindo participao e controle social nas polticas pblicas para educao das relaes raciais. Para SECAD/MEC o Frum ideal a aquele que consiga manter dilogo cordial entre os mais diferentes atores; consiga sobreviver alternncia poltica; consiga acompanhar as aes de implementao da poltica de diversidade na localidade, auxiliando na checagem de indicadores

educacionais; consiga ser independente politicamente e atuar conjuntamente, respondendo com coerncia s instancias as quais seja chamado. A Coordenao de Diversidade/SECAD/MEC espera que os Fruns e seus especialistas assumam a agenda local por palestras, sensibilizao, informao das novidades da poltica educacional para a temtica da educao para as relaes tnico-raciais, portanto, antes de a SECAD atender a um convite para palestras e informaes, indicar que o Frum local supra essas demandas e possa se relacionar com a regio. No h muito sentido de existncia para Fruns se estes apenas encaminharem agendas locais para o MEC, fundamental que prestem assistncia a essas mesmas agendas.

No h repasse de verbas do Governo Federal diretamente aos Fruns, devido impossibilidade legal.
A SECAD/MEC colabora com o acompanhamento tcnico operacional dos Fruns, disponibiliza publicaes e materiais institucionais para eventos de capacitao e sensibilizao; envia tcnico e auxilia em algumas atividades de esclarecimento referente s aes que lhe sejam afins, segundo disponibilidade de perodo. critrio de sua logstica de trabalho, a SECAD/MEC pode promover reunies nacionais ou regionais entre representantes de Fruns para fazer: - levantamentos setoriais de alcance das polticas pblicas para educao das relaes tnico-raciais; - consulta de planos de aes conjunta nos Estados e Municpios; - formao de Comisses e/ou Grupos de Trabalho; - Avaliao e atualizao das informaes dos Fruns; etc. - atividades/oficinas de formao de representantes; - convidar independente de aprovao de plenria do frum, individualmente representantes ativos dos fruns para atividades especficas segundo habilidades e especialidades apresentadas. Cabe aos Fruns elegerem quem ser seu coordenador geral ou presidente, fazendo interlocuo junto a SECAD/MEC e um secretrio. Isso no significa que a SECAD restrinja sua comunicao com o Frum unicamente por este

coordenador, uma vez que, dependendo da rea, pode haver no Frum pessoas que tratem de situaes especficas de interesse da SECAD/MEC. O ideal que o Frum tenha um e-mail coletivo que todos tenham acesso ao mesmo tempo e possam colaborar. Por exemplo: assuntos referentes s comunidades remanescentes de quilombos; assuntos referentes comunidades indgenas; assuntos referentes currculo e gesto pedaggica educacional, de Direitos Humanos, de Gnero e Suxalidade, etc.

Assim, havendo nos Fruns um conjunto de atores de diversas reas, pode a SECAD contar com a colaborao destes no particular. Todavia, essa solicitao prerrogativa da SECAD/MEC
O coordenador responde pelo Frum no seu conjunto, devendo ter seus dados atualizados junto s instancias locais e SECAD. OS FRUNS DE EDUCAO E DIVERSIDADE E OUTROS RGOS Alm da SECAD/MEC, outras Secretarias do Ministrio da Educao, como a SETEC e a SEB podem solicitar informaes dos Fruns, razo pela qual os membros do Frum devem estar sempre atualizados das polticas pblicas para educao em mbito local. Organismos como UNESCO, UNICEF, SEPPIR, etc. Podem requisitar auxilio consultivo ou colaborativo aos Fruns que, indicados pela SECAD/MEC, trabalhem em consonncia com temtica.

O LSF
O Levantamento da Situao dos Fruns LSF um instrumento que ser solicitado anualmente aos fruns para atualizar e avaliar o nvel de estruturao dos Fruns. O grau de mudanas e a interao entre Secretarias de Educao e os demais parceiros. Sua inteno prever dificuldades e ajudar a resolve-las em tempo. Por meio deste levantamento fica mais fcil atender com auxilio tcnico e operacional as demandas dos Fruns. NO ATRASE O ENVIO DE SEU LSF ANUAL.

OS FRUNS E O PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAO DAS DCNs da ERER


O Plano Nacional das Nacionais para Diretrizes para

Implementao Curriculares

Educao das Relaes tnico-raciais um documento que estabelece um conjunto de metas e aes para os sistemas de ensino levarem a efeito o cumprimento da Resoluo 01/2004 do CNE/CP, do Parecer 03/2004, tambm 10639/03. Esse documento foi elaborado a pedido ministro do Ministro Edson Fernando da Haddad em 2007 que junto com o Santos SEPPIR/PR, assinaram uma Portaria constituindo um Grupo de Trabalho Interministerial para formularem as bases conceituais que estruturaram o Documento Referncia para o Plano. Em 2008 aconteceram os Dilogos Regionais para consulta e contribuio a este Documento Referncia. Belm/PA, Cuiab/MT, Curitiba/PR, Vitria/ES, So Luiz/MA e Aracaj/SE foram as cidades onde se realizaram os encontros. Os fruns que naquele tempo estavam em fase de rearticulao ou constituio, foram os principais agentes para convocao, inscrio e realizao local desses eventos onde alguns representantes coordenar oficinas. Os Dilogos Regionais culminaram com o Encontro Nacional para o Plano Nacional em julho de 2008 em Braslia/DF e o documento das Contribuies para o Plano Nacional compilado por Valter Silvrio a servio da UNESCO, foi entregue por uma comisso com representantes de Fruns, CADARA e GTI, ao Ministro da Educao em 20 de novembro de 2008. chegaram a do CNE/CP, e a lei

Das contribuies o MEC elaborou o Plano Nacional de implementao das DCNs da ERER cujo lanamento ocorreu em 13 de maio de 2009 em evento organizado pela SEPPIR. Os Fruns so figuras estratgicas para bom xito do plano por meio da divulgao, acompanhamento e controle social de suas metas junto aos entes de sua regio. So Metas para os Fruns Estaduais e Municipais descritas no Plano: Principais aes para os Fruns de Educao e Diversidade tnico-racial a) Manter permanente dilogo com instituies de ensino, gestores educacionais, movimento negro e sociedade civil organizada para a implementao das Leis 10639 e 11645 ; b)Colaborar com a implementao das DCNs das Relaes tnico-raciais na sua localidade, orientando gestores educacionais sobre a temtica das relaes raciais quando solicitados; c) Colaborar com os sistemas de ensino na coleta de informaes sobre a implementao da lei nas redes privada e pblica de ensino, para atendimento ao Artigo 8 da Resoluo CNE/CP n. 01/2004 ; d) Divulgar atividades de implementao da Lei 10.639/03, assim como suas reunies e aes para toda a sociedade local e regional; e) Acompanhar e solicitar providncias dos rgos competentes onde se insira quando da constatao de aes discriminatrias ou do descumprimento da Lei 10.639/03; f) Verificar e acompanhar nos estados e municpios as aes de cumprimento do presente Plano, assim como a aplicao de recursos para implementao da Educao das Relaes tnico-raciais; Portanto, a partir de lanado o documento os Fruns precisam sistematizar suas atuaes estudando o Plano e o que cabe aos entes de sua localidade uma vez que ali esto estabelecidas aes para governos municipais, estaduais e federal; para coordenaes pedaggicas, NEABs e Rede Federal; para Instituies de Ensino Pblicas e Particulares, incluindo as de nvel

superior; aes para reas de remanescentes de quilombos; para os nveis e modalidades de ensino.

No h como existir alegao de que os atores no sabem o que fazer para cumprir as normas legais. FUNO DE REPRESENTANTES DOS FRUNS NA CADARA A CADARA um comisso tcnica de assessoramento do MEC para assuntos de Educao de afrobrasileiros, constituda por portaria ministerial. A estrutura da CADARA compe-se de 34 membros de diversas entidades da sociedade civil, de poder pblico e de universidades. Em 2008 houve a reestruturao da CADARA e por fora da conquista e reconhecimento surgiram 7 (seis) vagas que foram ocupadas por representantes de Fruns. dever do representante dos Fruns na CADARA participar ativamente dos trabalhos do seu frum de origem, do contrrio o Frum poder pedir que o representante seja tirado da comisso. A funo desses representantes garantir que os fruns estejam informados e participando de importantes debates e deliberaes nacionais. Estes membros na CADARA podem ser convocados a representar a SECAD em eventos, palestras, congressos e seminrios, participar de reunies de trabalho em Braslia e colaborar na formulao ou anlise de documentos. Os membros da CADARA devem atuar na sua regio em caso de eventos onde se solicite informaes sobre a implementao da lei em nvel nacional e outros assuntos e deve ser um membro ativo nas reunies das Comisses Executivas. Qualquer Frum pode solicitar informaes sobre atuao da CADARA a um representante de sua Regio uma vez que todas as regies esto representadas. O mandato de dois anos onde o Frum poder substituir ou manter a indicao de seu representante.

Atuao Principal da Coordenao-Geral de Diversidade junto aos Fruns


2008 1 Reunio de Representantes de Fruns Braslia Dilogos Regionais para Contribuio ao Plano Nacional: Belm / Curitiba / Cuiab / Vitria / So Luis / Aracaj Encontro Nacional para o Plano de Implementao da Lei 10639/03 Braslia CONEB 2009 2 Reunio de Representantes de Fruns Braslia Seminrios Regionais de Formao de Representantes de Fruns Florianpolis / Campo Grande / Rio de Janeiro / Natal / Manaus CONAPIR 2010 3 Reunio de Representantes de Fruns Braslia Dilogos de Formao de Representantes de Fruns Norte e Nordeste Macei Dilogos de Formao de Representantes de Fruns Sul, Sudeste e CentroOeste So Paulo CONAE

Proposio Estratgica dos Fruns Municipais


A Coordenao-Geral de Diversidade e a Coordenao Nacional dos Fruns entende que: 1- Os Fruns Estaduais devem induzir a formao de fruns municipais, mas no devem tutel-los. O Frum municipal tem caractersticas prprias que devem ser respeitadas; 2- O Frum municipal tem regimento prprio desvinculado do Estado, inclusive na diretoria executiva ( recomendvel que o presidente ou coordenador geral no seja o mesmo no estado e municpio); 3- A interlocuo do Frum municipal com a SECAD/MEC independente do Estado;

4- O Frum Municipal deve conhecer a agenda do frum estadual, assim como o Frum do Estado deve acompanhar a do municpio, se possvel, atuando em parceria nas aes de interesse comum. 5- O Frum somente reconhecido pela SECAD/MEC quando passa a enviar documentos, possui regimento interno e atua em conformidade com o Plano Nacional. CONTATOS TEIS Secretrio de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade Andr Luiz de Figueiredo Lzaro Diretor de Diversidade Armnio Bello Schmidt diversidade@mec.gov.br

SECAD/MEC Coordenao-Geral de Diversidade Coordenadora-Geral : Leonor Franco de Arajo leonor.araujo@mec.gov.br Tcnicos: John Land Carth - telefone: 61-20229050 john.carth@mec.gov.br

FRUNS DE EDUCAO E DIVERSIDADE ETNICORRACIAL Contato virtual: forumdiversidade@grupos.com.br http://www.grupos.com.br/group/forumdiversidade/ Braslia - 2009

SECAD /MEC Coordenao-Geral de Diversidade Diretoria de Educao para a Diversidade Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade - SECAD Ministrio da Educao - MEC Esplanada dos Ministrios, Bloco L, Anexo I, sala 403 CEP: 70047-900 Braslia - DF

Verifique seu check-list de criao do Frum 1. Convite para instituies enviarem representantes para a 1 reunio do frum 2. 1 reunio do frum: apresentao da idia do frum (ata) 3. Convite para a 2 reunio do frum 4. 2 reunio do frum: apresentao de propostas de regimento interno 5. Convite para a 3 reunio do frum 6. 3 reunio do frum: leitura e apreciao do texto do regimento a ser aprovado/aprovao do regimento, aprovao e posse da Comisso executiva 7. Convite para Reunio de Planejamento das atividades anuais do frum 8. Reunio de planejamento 9. Convocao para deliberao de agendas mensais de atividades e delegao de atribuies. 10. Calendrio de reunies mensais da Comisso Executiva 11. Reunio anual da plenria do Frum e evento (Seminrio anual) para divulgao e avaliao dos trabalhos do Frum. Normalmente nas reunies de plenria anual acontecem: 1. Palestras e oficinas para professores (pblico maior) 2. Prestao de contas das atividades do Frum no ano 3. Apresentao de resultados por municpios 4. Apresentao de proposta de Planejamento para o prximo exerccio 5. mudanas na Comisso Colegiada (acrscimos, substituies, eleies de chapas, etc.) 6. mudanas em Regimento Interno

7. Escolha do local/municpio que receber o Seminrio anual no prximo exerccio com planejamentos a cargo da Comisso executiva e representantes do municpio escolhido (eleito) Ao final desse encontro anual encaminhado um relatrio ao MEC/SECAD e parceiros interessados. O Frum tambm pode: 1- encaminhar sua logomarca para a SECAD/MEC 2-criar blog, site, pgina para se tornar visvel na regio e no pas 3-atuar com parceiros da iniciativa privada 4-produzir artigos, pesquisas 5-montar estandes em atividades de parceiros para mostrar sua atuao

BOA CAMINHADA mas nesse caminho, quanto mais dilogo melhor.

Ministrio da Educao

Anda mungkin juga menyukai