Anda di halaman 1dari 4

Resumo de Geografia: Revolues Industriais: I Revoluo Industrial: - inicio na Inglaterra; - uso do carvo mineral como fonte de energia; - predomnio

de indstrias txteis; - os trabalhadores tinham longas jornadas de trabalho; - mo de obra no qualificada. II Revoluo Industrial: - uso do petrleo e eletricidade como fontes de energia; - ascenso dos EUA como maior potncia industrial; - predomnio das indstrias de base e automobilsticas; - criao do fordismo-taylorismo (modelo de produo industrial); - Grandes fbricas, muitos operrios. III Revoluo Industrial: - uso de novas tecnologias (informtica, robtica, etc); - utilizao de novos materiais; - reduo do tamanho das fbricas e do nmero de operrios; - diminuio dos estoques ps-fordismo ou toyotismo (novo modelo de produo); - maior integrao entre mercado e produo produo de acordo com a demanda (Just in - time); - desconcentrao industrial; Fordismo X Ps-fordismo: Fordismo: Criado pelo norte-americano Henry Ford, um modelo de produo cuja principal caracterstica a produo em srie. Empregava mo de obra especializada e alienada: cada um participava de apenas uma etapa da produo e no tinha conhecimento do processo produtivo por completo. Alm disso, eram necessrias grandes instalaes industriais para abrigar a grande quantidade de operrios e o enorme estoque de mercadorias. Ps-fordismo: Criado no Japo aps a Segunda Guerra Mundial, consiste em um novo modelo de produo. A mo-de-obra multifuncional e qualificada - os trabalhadores conhecem todos os processos de produo, podendo atuar em vrias reas do sistema produtivo da empresa. A produo de acordo com a demanda do mercado (Just-in-time), e em consequncia no h mais a necessidade de grandes instalaes industriais. Globalizao: Um processo em andamento de integrao de economias e mercados nacionais. Implica a interdependncia entre os pases e as pessoas, alm da uniformizao de padres, ocorrendo tambm no espao social e cultural. conhecida tambm como a Terceira Revoluo Tecnolgica. H tambm a expanso do capitalismo a nvel planetrio.

Globalizao regionalizada: Na economia global h uma grande ampliao das trocas comerciais. Por causa dessa forte interao, os pases procuram agrupar-se para enfrentar melhor a concorrncia no mercado mundial, surgindo assim os blocos econmicos, como o NAFTA, U.E. e MERCOSUL. Globalizao cultural: Para se estabelecer mundialmente, a grande empresa precisa da padronizao cultural, na qual os meios de comunicao como a televiso e a internet tm grande importncia. Globalizao do crime: As atividades do crime organizado tambm se beneficiaram das facilidades tecnolgicas das comunicaes no mundo globalizado. Globalizao da atividade industrial: A globalizao possibilitou a fragmentao do processo industrial difuso das fbricas globais, multinacionais. Globalizao do capital: O fluxo de capitais vem cada vez mais se internacionalizando (capital produtivo e especulativo). Prs X Contras Prs: - disseminao de informaes em escala global; - maior difuso cultural entre pases; - grandes avanos tecnolgicos; - aumento na gerao de servios e bens; - formao de ONGs que atuam em todo o mundo. Contras: - intensificao das desigualdades; - maior dependncia econmica e financeira dos pases subdesenvolvidos em relao os desenvolvidos. - aniquilamento de culturas; - elevado nvel de endividamento externo por parte dos pases subdesenvolvidos; - vulnerabilidade dos pases subdesenvolvidos crises no sistema financeiro internacional. Noo tempo/ espao: Com o avano tecnolgico dos meios de transporte, tornou-se rpido ir de um ponto a outro no mundo. Alm de a internet, e outros meios de comunicao, aproximarem pessoas que vivem longe, como se diminusse a distancia entre elas. Consequncias para a vida em sociedade: - Estresse; - Busca desenfreada por consumo; - Presses no trabalho e ambiente mais competitivo. Polticas Neoliberais - Reduo das barreiras comerciais; - Processos de privatizao; - Conteno de gastos;

- Diminuio de investimentos em educao, sade, gerao de energia, saneamento bsico e moradia. Crise financeira e econmica de 2008: Causas: Esto relacionadas d expressiva expanso dos financiamentos imobilirios nos EUA em razo dos juros baixos. A falncia de grandes instituies financeiras norteamericanas deixou claro que a devastao no iria restringir-se ao setor imobilirio. Deuse ento um colapso nos mercados bancrios, que perdura at o momento. Consequncia: A crise dos EUA afeta diretamente toda a economia mundial. Blocos Econmicos: Objetivos: Aumentar o intercmbio comercial e ampliar a capacidade competitiva no mercado internacional. Zona de Livre Comrcio: Tem o objetivo de reduzir e eliminar impostos de importao de mercadorias. Unio Aduaneira: Alm de reduzir e eliminar impostos, os pases membros estabelecem uma tarifa externa comum. Mercado Comum: Vigora a livre circulao de mercadorias, servios capitais e pessoas. Unio Econmica e Monetria: Alm dos itens citados acima, possui tambm uma moeda nica. A localizao industrial: At a dcada de 70 as indstrias se localizavam em reas que oferecessem as chamadas vantagens locacionais: proximidade das matrias primas, do mercado consumidor, mode-obra barata e bom sistema se transporte. Outra caracterstica desse perodo era a localizao dessas industrias em reas especificas das cidades, os chamados distritos industriais. A partir das trs ultimas dcadas, tais padres vm se modificando, havendo adesconcentrao espacial das indstrias. Nos pases desenvolvidos e emergentes vem se destacando o surgimento de tecnopolos (plos industriais de alta tecnologia). Atividade industrial pelo mundo: Nos EUA: Podemos considerar, no espao norte-americano, duas principais regies industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrializao: o Manufacturing Belt e o Sun Belt. Manufacturing Belt: - forma a maior concentrao urbano-industrial do mundo; - mais antiga dos EUA; - predomnio de indstrias siderrgicas, automobilsticas e ferrovirias; - proximidade de jazidas de ferro e carvo mineral; - devido concorrncia, muitas indstrias tm sado da regio.

Sun Belt: - abriga muitas das mais avanadas unidades de produo mundial; - centenas de empresas ligadas ao setor de microinformtica, microeletrnica, robtica, qumica fina e biotecnologia tpicas da Terceira Revoluo Industrial; - localiza-se no Vale do Silcio; - posio geogrfica prxima ao pacfico, facilitando o acesso a pases importantes do Pacfico; - existncia de vrias universidades e centros de pesquisa. No Japo: A expanso industrial no Japo at a dcada de 70 foi fortemente concentrada nas cidades da costa do pacfico (como no dispe de reservas minerais, necessita import-las). A partir da dcada de 70, o padro locacional se modificou, tomando o rumo do exterior (Tigres Asiticos). Alm disso, o governo incentivou a desconcentrao industrial dentro do prprio territrio, financiando a implantao de tecnopolos. Na Unio Europia: A Europa foi o bero das primeiras indstrias do planeta, entretanto sua industrializao se caracteriza por ser diferente de pas para pas. A Alemanha a principal potncia industrial da Europa e a Frana vem se destacando como a principal geradora de altas tecnologias. A Gr-Bretanha, a pioneira na industrializao, apresenta atualmente uma atividade industrial obsoleta e com elevados preos.

Anda mungkin juga menyukai