Anda di halaman 1dari 21

Forerunner 205/305

treinador pessoal manual do usurio

Furtado, Schmidt Ltda.


Rua Voluntrios da Ptria, 1113 02011-100 So Paulo, SP Fone: (11) 2221-0111 Fax: (11) 2221-4115 www.fschmidt.com.br

UTILIZAO
O Forerunner um sensor GPS compacto, leve e a prova de gua, que informa a sua velocidade/cadncias com preciso, assim como a distncia, tempo durante o seu treinamento e a sua freqncia cardaca. Tambm proporciona um mapa de suas viagens e assistncia no seu treinamento, usando o Parceiro Virtual para ajud-lo a alcanar as suas metas. Para obter o mximo desempenho de seu novo Forerunner, leia atentamente este guia de referncia e treine com ele para compreender todas as funes operacionais.

Sempre consulte o seu mdico antes de comear ou modificar qualquer programa de exerccio.

INTRODUO
CARREGANDO A BATERIA
A bateria DEVER ser carregada pelo mnimo de trs horas antes do uso inicial. A bateria tem autonomia de cerca 10 horas quando totalmente carregada. Para evitar corroso, certifique-se de que o Forerunner esteja completamente seco antes de carreg-lo ou conect-lo a um computador pessoal. Para carregar a bateria coloque o Forerunner no bero e coloque o conector mini USB no bero. O Forerunner poder ser carregado tanto com o carregador CA quanto com o cabo USB para a transferncia dos dados. Entretanto, voc dever primeiro instalar o programa Garmin Training Center. NOTA: O Forerunner no ser carregado em temperaturas fora do limite de 0C ~ 50C.

Rastreando os Sinais dos Satlites


Antes de iniciar o uso do Forerunner, deixe-o o tempo suficiente para o receptor rastrear os satlites e determinar a sua posio. Este procedimento dever ser feito em campo aberto, sem obstrues (longe de rvores, edifcios, etc.). Normalmente o processo leva de 30 a 60 segundos. Ser exibida uma barra de progresso do sinal GPS. A janela desaparecer assim que o rastreio tenha sido completado.

Para rastrear os satlites: Pressione e segure a tecla POWER para ligar o Forerunner. Aguarde o rastreio dos satlites. Para melhor recepo, posicione a antena para cima e aguarde parado. No inicie a caminhada ou corrida at que a pgina Localizando Satlites desaparea. Para desligar o GPS e usar o Forerunner em ambientes internos, no Menu Principal, selecione Definies > Geral > Sistema. Pressione enter e selecione GPS Desligado no menu GPS. NOTA: Quando o GPS estiver desligado, os dados do cadncia e distncia no estaro disponveis. Na prxima vez que voc ligar o Forerunner, ele novamente buscar os sinais dos satlites.

Aumentando a Pulseira
Se a pulseira do Forerunner no couber no seu pulso, voc dever substitu-la com a pulseira mais longa, usando a ferramenta para remover pinos, includas com o seu Forerunner. Para adicionar a pulseira longa: 1. Remova a pulseira curta (com a fivela). Use a ferramenta indicada ao lado para empurrar a mola do pino at solt-lo da caixa do Forerunner e retirar a pulseira. 2. Instale a pulseira longa. Coloque um lado da mola do pino em um dos orifcios. 3. Comprima o pino e encaixe-o no outro orifcio da caixa.

Usando o Monitor de Freqncia Cardaca NOTA: O monitor de freqncia cardaca trabalha somente com o Forerunner 305.
Posicione o monitor diretamente sobre a sua pele, no peito, de forma que no se mova durante os exerccios. NOTA: Se voc tiver problemas com leituras erradas na freqncia cardaca (principalmente ciclistas), posicione o transmissor nas costas, ao invs de no peito, ou ainda tente usar um gel nos eletrodos. O cone do batimento cardaco na pgina do Cronmetro, mudar de pulsante para constante quando o Forerunner estiver recebendo os dados.

Certifique-se de ficar longe de outros monitores enquanto o Forerunner estiver tentando sintonizar o seu monitor pela primeira vez. Depois de ter sido feita a sintonia, voc poder se aproximar de outros monitores, sem problemas de interferncia.

Pginas
Pressione a tecla mode para alternar entre o Cronmetro e o Menu Principal. Cronmetro Menu Principal

tecla mode cone do batimento cardaco (s no Forerunner 305) cone da Bateria Mostra qual esporte est sendo praticado

Enquanto o Cronmetro estiver sendo visualizado, pressione as teclas e para ver as outras pginas do cronmetro.

Pginas do Cronmetro

Pressione e segure a tecla mode, em qualquer momento, para mudar a modalidade do esporte.

Perfil do Usurio
O Forerunner usar as informaes que voc fornecer a seu respeito para calcular a queima de calorias. Defina o seu perfil antes de comear a usar o Forerunner, assegurando assim, a obteno de dados precisos. Para definir o seu Perfil de Usurio: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. 2. Selecione Definies > Geral > Perfil Utilizador. 3. Use as teclas e enter para informar o seu gnero, data de nascimento e peso. Dica: Pressione mode para sair de um menu ou de uma pgina. Pressione mode repetidamente para retornar no Cronmetro ou no Menu Principal. Somente no Forerunner 305: Quando voc definir o seu perfil pela primeira vez, aparecer a mensagem Quer alterar o BatCard. Mximo?. Selecione Sim para ajustar o seu batimento cardaco mximo baseado no seu perfil de usurio.

Sempre consulte o seu mdico antes de comear ou modificar qualquer programa de exerccio.
Telas dos Dados
Durante o seu treino, existiro trs telas com os dados dos exerccios que voc poder acessar atravs das teclas e .

Funes das Teclas nos Modo Cronmetro e Menu Principal:


A tecla power: Pressione-a e segure-a para ligar e/ou desligar o Forerunner. Pressione-a para ligar e/ou desligar a retro iluminao. A tecla mode: Pressione-a para ver o Cronmetro ou Menu Principal. Pressione-a para sair de um menu ou de uma pgina. Pressione-a e mantenha-a pressionada para mudar a modalidade de esporte a qualquer momento.
7

A tecla lap/reset: Pressione-a para criar uma nova volta. Pressione-a e mantenha-a pressionada para zerar o cronmetro. A tecla start/stop: Pressione-a para iniciar ou parar o cronmetro. A tecla enter:
Pressione-a para selecionar opes e aceitar mensagens.

As teclas e : Pressione-as para selecionar opes.

Pressione-as para rolar atravs de menus e campos de dados.

NAVEGAO PELOS MENUS O seu Forerunner permite que voc navegue eficiente e rapidamente atravs dos menus usando uma combinao da tecla enter, das teclas e , e, da tecla mode.

Alertas em Treinamentos:
Use os alertas do seu Forerunner para treinar com metas para um determinado tempo, distncia, velocidade e batimento cardaco. Voc poder separar os alertas em cada modalidade de esporte. NOTA: Os alertas no funcionam durante os treinos rpidos, intervalos e avanados. Alertas de Tempo e Distncia: Os alertas de tempo e distncia so teis em longas corridas quando voc quer treinar por certo perodo de tempo ou distncia. Quando voc atingir a sua meta, o Forerunner tocar um alarme e exibir uma mensagem. Para definir um alerta de tempo ou distncia: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento, selecione Treino. 2. Selecione Opes de Treino > Alertas > Alert.Temp/Dist. 3. No campo Alerta de Tempo, selecione Uma vez ou Repetir. 4. Informe o tempo no campo Alerta a. 5. No campo Alerta Distncia selecione Uma vez ou Repetir. 6. Informe a distncia no campo Alerta a. DICA: Pressione mode repetidamente para sair.
8

Usando Alertas de Cadncia/Velocidade: Alertas de cadncia (chamado de alertas de velocidade no ciclismo e outros esportes) notificaro se voc exceder ou ficar abaixo de uma determinada cadncia. Os alertas de cadncia tm a vantagem de criar zonas de cadncia, que so limites que voc poder armazenar no Forerunner. Para definir um alerta de cadncia/velocidade: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento, selecione Treino. 2. Selecione Opes de Treino > Alertas > Alerta de Cadncia. 3. No campo Alerta de Cadncia Rpida selecione uma zona de cadncia do menu ou selecione Personal. para informar o seu prprio valor de alerta. 4. Repita o procedimento acima para o campo Alerta de Cadncia Lenta. Alertas de Batimento Cardaco NOTA: Esta funo s est disponvel no Forerunner 305. O alerta de batimento cardaco notifica quando voc exceder ou ficar abaixo de um valor especificado de batimentos por minuto (bpm). Este alerta tambm poder notificar se a sua freqncia cardaca exceder ou ficar abaixo de uma determinada zona de bpm. As cinco zonas podero ajud-lo a determinar a intensidade do seu exerccio. Zona 1 2 3 4 5 % Mx. do BPM 50% a 60% 60% a 70% 70% a 80% 80% a 90% 90% a 100% Esforo Percebido Relaxado, cadncia fcil; respirao rtmica. Cadncia confortvel; respirao ligeiramente profunda; possvel conversar. Cadncia moderada; maior dificuldade em manter uma conversao. Cadncia rpida e um pouco desconfortvel; respirao forada. Cadncia com esforo de corrida; insustentvel em perodo longo de tempo; respirao trabalhada. Benefcios Treino aerbico para iniciantes; reduz o estresse. Treino cardiovascular bsico; boa recuperao da cadncia. Capacidade aerbica aperfeioada; timo treino cardiovascular. Capacidade anaerbica aperfeioada e no limite; velocidade aperfeioada. Resistncia anaerbica e muscular; aumento de fora.

Para definir um alerta de batimento cardaco: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento, selecione Treino. 2. Selecione Opes de Treino > Alertas > Alerta BatCard. 3. No campo Alerta BatCardio Mnimo, selecione uma zona do menu ou selecione Personal. para especificar o seu prprio valor de alerta. 4. Repita o procedimento para o campo Alerta BatCardio Mx. O valor mximo permitido 235 bpm.
9

NOTA: Quando forem informados valores personalizados para o batimento cardaco, a diferena entre o mnimo e o mximo dever de ser pelo menos 5 bpm. HISTRICO O seu Forerunner grava automaticamente todos os dados dos treinos (quando o cronmetro iniciado) e pode armazenar at 2 anos (1000 voltas) na memria. Voc poder ver os dados no seu Forerunner ou transferir o histrico para o programa Garmin Training Center, onde voc poder analisar os seus dados com maiores detalhes. Quando a memria estiver cheia, o Forerunner comear a sobrescrever os dados antigos, portanto descarregue periodicamente o histrico neste programa para manter em segurana todas as suas atividades. Os dados do histrico incluem o tempo, a distncia, a cadncia mdia, a melhor cadncia, as calorias e as informaes detalhadas das voltas. No caso do Forerunner 305, o histrico tambm incluir a freqncia cardaca. OBS.: Nenhum dado ser armazenado quando o cronmetro estiver parado.

Sobre os Detalhes do Histrico


O Forerunner exibe os detalhes do histrico de maneiras diferentes, dependendo do tipo de treinamento feito. Detalhes de atividades simples aparecem numa pgina resumida. Detalhes de exerccios rpidos, intervalos de exerccios, exerccios avanados e cursos aparecero em abas que organizaro as informaes em sees. Para ver as informaes em diferentes abas, pressione as teclas e .

Visualizando o Histrico:
Voc poder ver o histrico por dia, semana ou totais. Para ver o histrico por dia: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. 2. Selecione Histrico > [Esporte] > Por Dia. 3. Pressione a tecla para rolar atravs da lista. Enquanto estiver rolando, um resumo dos detalhes aparecer abaixo da lista. 4. Selecione uma entrada para ver os detalhes. Selecione Ver Voltas para detalhes adicionais sobre a volta. Para ver as voltas no mapa: 1. Enquanto estiver visualizando os detalhes de um histrico, selecione Ver Voltas. 2. Selecione uma volta na lista e ento selecione Ver no Mapa. 3. Pressione as teclas e para aumentar ou diminuir a escala do mapa. Selecione Prx para ver a prxima volta. Para excluir voltas ou registros inteiros do histrico: 1. Enquanto estiver visualizando os detalhes de uma atividade, selecione Ver Voltas. 2. Selecione a volta que voc quer excluir. 3. Selecione Apagar Volta ou Apagar Toda Corrida. Selecione Sim para confirmar.
10

Para ver o histrico por semanas: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento, selecione Histrico > [Esporte] > Por Semana. 2. Pressione a tecla para rolar atravs da lista das semanas. Enquanto estiver rolando, os totais para cada semana aparecero abaixo da lista. 3. Selecione uma semana para ver os detalhes por dia daquela semana. Para ver o histrico dos totais: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento, selecione Histrico > [Esporte] > Totais. Os totais aparecero para distncia, tempo e calorias de todas as suas atividades gravadas. 2. Selecione Ver Semanas para ver uma lista das semanas.

Apagando o Histrico:
Aps voc ter transferido os dados antigos do Forerunner para o Garmin Training Center, voc poder apagar o histrico. Para apagar o histrico: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento, selecione Histrico > [Esporte] > Apagar... 2. Selecione Manter 1 Ms, Manter 3 Meses ou Apagar Tudo. Selecione Sim para confirmar.

Assistente de Treinamento
O Assistente de Treinamento do Forerunner uma ferramenta para ajud-lo a atingir as suas metas nas sesses de treinos. Esta opo permite que voc configure um treinador virtual nos treinos rpidos e cursos. Selecione esta opo acessando o Menu Principal e ento, Treino > Opes de Treinamento > Parceiro Virtual.

Pausa Automtica:
Voc poder configurar o Forerunner para pausar automaticamente o cronmetro durante seu treino. A Pausa Automtica um bom recurso se o seu treino incluir semforos e sinais de parada obrigatria. NOTA: A Auto Pausa no funciona durante Intervalos ou exerccios Avanados. Selecione esta opo acessando o Menu Principal e ento, Treino > Opes de Treinamento > Pausa Automtica.

11

Volta Automtica:
Voc poder usar a Volta Automtica para iniciar automaticamente uma nova volta depois de ter percorrido certa distncia ou passado por um determinado ponto na sua corrida. Esta opo til para comparar o seu desempenho em vrias etapas de uma corrida (a cada quilometro percorrido ou ponto de detalhe, por exemplo). Selecione esta opo acessando o Menu Principal e ento, Treino > Opes de Treinamento > Volta Automtica.

Treinos: Rpido, Intervalo e Avanado


Voc poder definir treinos nas modalidades rpidos, intervalos e avanados no seu Forerunner. Se voc definir um treino avanado, poder grav-lo, edit-lo e transferi-lo ao seu computador. Os treinos Rpidos e Intervalos no podero ser gravados: eles sero substitudos cada vez que voc us-los.

Treinos Rpidos:
Para os treinos rpidos, voc informar as metas do seu tempo, da distncia ou da cadncia e o Forerunner exibir o Treinador Virtual para ajud-lo a atingir as metas. Para definir um treino rpido: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. 2. Selecione Treino > Treinos > Rpido. 3. Selecione o tipo do treino rpido que voc quer fazer. 4. Informe os valores nos dois campos superiores da pgina. 5. Verifique se o valor est razovel no terceiro campo. Caso contrrio, altere os valores dos campos anteriores. 6. Selecione Terminar? 7. Pressione a tecla start para comear o seu treino.

Intervalos de Treinos:
Para os intervalos de treinos, voc informar o tempo ou a distncia que voc quer correr e o nmero de repeties que voc quer completar: Correr certa distncia e descansar por certo perodo de tempo. Correr certa distncia e descansar numa certa distncia. Correr certo perodo de tempo e descansar por outro perodo. Correr certo perodo de tempo e descansar numa certa distncia. Para criar um Intervalo de Treino: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Ento selecione Treino. 2. Selecione Treinos > Intervalo. 3. Selecione uma opo na pgina Intervalo de Treino de acordo com a sua meta.
12

4. 5. 6. 7. 8.

Informe os valores de tempo e distncia nos campos apropriados. No campo Repeties, informe o nmero de vezes que voc quer repetir cada intervalo. Se voc quiser adicionar uma volta extra para aquecimento ou resfriamento, selecione Warmup & Cooldown. Selecione Terminar? Pressione a tecla start para comear o seu treino.

Treinos Avanados:
O seu Forerunner permite que voc crie e armazene treinos avanados que incluem metas para cada fase do treino com distncias, tempos e voltas de descansos variados. Depois que voc criar e gravar um treino poder usar o programa Garmin Training Center para agendar o treino para um dia pr-determinado. Este agendamento permitir salvar a configurao para uso futuro no seu Forerunner. Criando Treinos Avanados A Garmin recomenda que voc use o Garmin Training Center para criar os treinos e transferi-los ao seu Forerunner. Entretanto, voc poder criar um treino avanado diretamente no Forerunner, se assim o desejar. Note que voc no poder usar o Forerunner para agendar treinos; voc dever usar o Garmin Training Center. NOTA: Se voc criar um treino no Forerunner, certifique-se de transferi-lo para o Garmin Training Center. O treino ser sobrescrito no Forerunner se voc importar outros treinos do Garmin Training Center.

Navegao:
Use as feies da navegao GPS no seu Forerunner para ver o seu caminho num mapa, gravar localizaes para uso futuro, criar rotas e encontrar o caminho de volta para casa. Visualizando o Mapa: Antes de usar as feies da navegao, voc dever configurar o Forerunner para exibir a pgina do Mapa. Para adicionar a pgina do Mapa: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal. 2. Selecione Definies > Geral > Mapa. 3. No campo Mostrar Mapa, selecione Sim. Pressione mode para ver as pginas do Cronmetro, do Mapa e do Menu Principal. Quando voc iniciar o cronmetro e comear a se mover, uma fina linha pontilhada aparecer no mapa, mostrando exatamente por onde voc caminhou. Esta linha pontilhada chamada de trajeto (ou trilha). Para aumentar ou diminuir a escala do mapa, pressione a tecla ou . Marcar uma Localizao: Uma localizao qualquer ponto que voc gravar na memria. Se voc quiser relembrar pontos notveis ou retornar a um determinado local, marque uma localizao ali. A localizao aparecer no mapa com um nome e smbolo. Voc poder encontrar, visualizar e ir para qualquer localizao a qualquer tempo.
13

Para marcar a sua localizao: 1. V para o local onde voc quer marcar uma localizao. 2. Pressione mode para acessar o Menu Principal. Selecione Navegao > Marcar Posio. 3. Informe um nome no campo superior direito. Voc tambm poder mudar o smbolo no campo superior esquerdo e a elevao. 4. Selecione OK. Quando voc quiser retornar a um local, selecione Procurar no menu de Navegao. Voc poder ver uma lista dos seus pontos gravados, organizados pelo nome ou pela distncia da sua localizao atual. Para encontrar e ir para uma localizao: 1. Pressione menu para acessar o Menu Principal e selecione Navegao > Procurar. 2. Selecione Listar Todos (mostra todos os pontos) ou Prximos (mostra os locais prximos a sua posio atual). Ento, use as teclas e para buscar uma localizao na lista e pressione enter para selecion-lo. 3. Selecione Ir Para. Siga a linha no mapa at a localizao. Quando voc estiver indo para um local, sero includas automaticamente as pginas do Mapa e da Bssola. Pressione mode para ver estas pginas. Na pgina da Bssola, a seta apontar para o local. Siga naquela direo para chegar no destino. A pgina da Bssola tambm exibir a distncia e o tempo necessrios para chegar ao ponto. Para terminar a navegao: Pressione mode para acessar o Menu Principal e ento selecione Navegao > Parar GoTo. Para editar ou apagar uma localizao: 1. Pressione mode para acessar o Menu Principal; selecione Navegao > Procurar > Listar Todos ou Prximos. 2. Selecione a localizao que voc quer editar. 3. Mude o nome e/ou smbolo como desejado. Para apagar uma localizao, selecione Apagar. Para apagar todas as localizaes: Pressione mode e selecione Navegao > Procurar > Apagar Tudo (Delete All) > Sim.

Voltar ao Incio (Ponto de Partida):


Se voc quiser retornar ao ponto de sada da sua corrida, o Forerunner poder lev-lo de volta pelo exato trajeto percorrido. Para voltar ao ponto de partida: Pressione mode para acessar o Menu Principal e selecione Navegao > Voltar ao Incio. Uma linha aparecer no mapa, ligando a sua posio atual at o ponto de partida. Siga a linha para retornar no ponto desejado.
14

Criando e Usando Rotas


Uma rota uma linha reta ligando dois ou mais pontos no mapa. Depois que voc criar algumas localizaes, poder us-las para criar rotas envolvendo estes pontos. Ento, voc poder gravar as rotas e us-las a qualquer momento. Use a opo Navegao > Rotas para criar, gravar, navegar, editar e apagar rota(s).

Visualizando as Informaes do GPS


A pgina dos Satlites exibe as informaes a respeito dos sinais GPS que o Forerunner est rastreando no momento. No Menu Principal, selecione Navegao > Satlites para ver esta pgina. Cada satlite GPS no espao tem um nmero. Os nmeros de vrios satlites GPS aparecem no grfico circular. O nmero corresponde a posio atual de cada satlite nos espao. Cada nmero realado no grfico corresponde ao satlite do qual o Forerunner est recebendo os sinais. Pressione as teclas e na pgina dos Satlites para ver as informaes da intensidade dos sinais dos satlites. A barra escura representa a intensidade do sinal recebido de cada satlite (o nmero do satlite aparece abaixo de cada barra).

DEFINIES (CONFIGURAES) Voc poder personalizar de modo geral e esportes individuais no seu Forerunner, como por exemplo, zonas de batimento cardaco (305) e zonas de velocidade/cadncia. Definies Gerais: Para mudar as configuraes gerais, selecione Definies > Geral, no Menu Principal.

15

Mudando os Campos dos Dados: Voc poder mudar os campos dos dados em quaisquer das pginas do Cronmetro: Principal 1, Principal 2, Corrida, Ciclismo e Outros. As mudanas que voc fizer nas pginas de um determinado esporte, aparecero somente naquela modalidade de esporte. Por exemplo, se voc mudar a pgina Ciclismo, aqueles campos dos dados aparecero somente no modo Ciclismo. Para mudar estes campos, no Menu Principal selecione Definies > Geral > Campos Dados. Os seguintes tipos de dados esto disponveis: CALORIAS total de calorias queimadas desde o incio do cronmetro. DISTNCIA distncia do treino. DISTNCIA DESCANSO distncia caminhada em Auto Pausa. DISTNCIA TOTAL distncia de treino somada com a distncia de descanso. DISTANCIA VOLTA distncia na volta. ELEVAO altitude atual. GRAU - % de rampa do terreno. HORA ATUAL hora do dia. MELHOR CADNCIA a maior velocidade no treino. CADNCIA velocidade atual. CADNCIA DA VOLTA cadncia mdia da volta. CADNCIA MDIA velocidade mdia total no treino. TEMPO tempo de treino atual. TEMPO DA VOLTA tempo na volta. TEMPO DESCANSO tempo na Auto Pausa. TEMPO MDIO VOLTA tempo mdio de todas as voltas. TEMPO TOTAL tempo de treino somado com o tempo de descanso. VOLTAS nmero de voltas no treino. Mudando as Definies do Sistema: No Menu Principal selecione Definies > Geral > Sistema. Nesta opo voc poder desligar o GPS para uso em interiores, mudar a linguagem dos textos e ligar ou desligar os sinais sonoros. Mudando as Configuraes na Tela (cran): No Menu Principal selecione Definies > Geral > cran (Tela). Aqui podero ser configuradas a retro iluminao, o contraste e o temporizador para rolar automaticamente as pginas do Cronmetro. DICA: Use o menor tempo possvel na retro iluminao para conservar ao mximo a autonomia da bateria.

16

Gravao dos Dados: A gravao dos dados controla como o Forerunner armazenar os detalhes das suas corridas ou outras atividades. Por padro, o Forerunner usa a Gravao Inteligente para registrar os seus movimentos e criar um histrico detalhado. A Gravao Inteligente coleta pontos chave onde voc mudou de direo, velocidade e batimento cardaco. Voc tambm poder gravar os dados a cada segundo, criando dessa forma o registro mais fiel possvel da sua atividade. Entretanto, nesta configurao, o Forerunner s poder gravar at 3,5 horas de dados. NOTA: Quando o histrico estiver completo, os dados mais antigos sero sobrescritos automaticamente. Certifique-se de frequentemente transferir os histricos ao Garmin Training Center. Instalando Acessrios: O Forerunner 305 pode utilizar dois acessrios: um monitor de freqncia cardaca e um sensor opcional de cadncia da Garmin. Voc poder habilitar estes acessrios neste menu ou reinici-los se voc estiver tendo problemas para receber os dados. Para acessar esta opo, no Menu Principal selecione Definies > Geral > Acessrios. Mudando as Configuraes do Mapa: No Menu Principal selecione Definies > Geral > Mapa. Aqui podero ser configuradas a orientao (ao Norte ou pelo Trajeto), pontos do usurio (utilizador: mostrar ou ocultar) e mostrar o mapa (sim ou no). DICA: O mapa ser exibido automaticamente quando voc estiver navegando para uma localizao, numa rota ou numa trilha. Mudando as Unidades: No Menu Principal selecione Definies > Geral > Unidades. Nesta opo, podero ser configuradas as unidades de medidas para distncia, elevao e batimento cardaco. Mudando as Definies de Horrio: No Menu Principal selecione Definies > Geral > Hora. Aqui podero ser configurados o formato das horas (12 ou 24 horas), o fuso horrio e horrio de vero (sim, no e auto). Sobre o Forerunner: No Menu Principal selecione Definies > Geral > Acerca Forerunner. Nesta pgina sero exibidas a verso do programa, a verso do GPS e o ID da unidade. NOTA: Voc poder visitar a pgina da Garmin na Internet para atualizar o programa do seu Forerunner. http://www.garmin.com/products/forerunner205 ou forerunner305

17

Mudando as Definies do Esporte:


Para cada esporte, voc poder mudar as unidades de velocidade e informar peso extra da bicicleta e da mochila, que afetam o modo de clculo das calorias. Voc tambm poder informar zonas de velocidade e de batimento cardaco para cada esporte. Para configurar um peso extra em um esporte: 1. No Menu Principal, selecione Definies. 2. Selecione um esporte e ento, selecione Peso Extra. 3. Informe o peso extra que voc ir carregar. Nesta pgina tambm se poder mudar as unidades de velocidade e o arredondamento da cadncia. Definindo Zonas de Cadncia/Velocidade: Para cada esporte, o seu Forerunner tem 10 zonas de cadncia/velocidade, variando da mais lenta at mais rpida. Estes valores so informados por padro, mas podero no satisfazer as suas necessidades pessoais. Aps informar os seus prprios valores, voc poder usar estas zonas para definir os seus alertas de cadncia/velocidade ou us-las como objetivos nos treinos avanados. Para mudar as suas zonas de cadncia/velocidade: 1. No Menu Principal, selecione Definies. 2. Selecione um esporte e ento, selecione Zonas de Cadncia/Velocidade. 3. Selecione a zona que voc quer alterar. Informe os valores mnimos e mximo para esta zona. 4. Repita o passo 3 para cada zona que voc quiser modificar. Definindo as Zonas de Batimento Cardaco: NOTA: Esta funo est disponvel somente no Forerunner 305. Da mesma forma como explicado acima, as zonas de batimento cardaco podero ser personalizadas para cada esporte. Neste caso, selecione Definies > Zonas de BatCard.. Selecione o campo Zonas e depois Personalizar.

Limpeza e Cuidados:
Limpe o Forerunner e o monitor de freqncia cardaca com um pano umedecido com uma soluo de gua e detergente lquido neutro, secando logo em seguida. NO USE solues qumicas e solventes, pois podero danificar os componentes plsticos. A pulseira dever ser lavada mo com detergente e gua morna ou quente e deixada ao ar para secar. No guarde o Forerunner por tempo prolongado em temperaturas extremas (no porta-malas de um carro, por exemplo), pois danos permanentes podero ocorrer. As informaes do usurio, como: localizaes, trilhas e histricos dos treinamentos, ficam armazenados na memria sem a necessidade de alimentao externa. Todavia recomendado salvar sempre os dados importantes do usurio, transferindo-os para o seu PC, com o programa Garmin Training Center.
18

Imerso na gua:
O Forerunner prova de gua no padro IEC 60529 (IPX7), ou seja, suporta imerso at 1 metro por 30 minutos. Imerses prolongadas podero causar danos permanentes. Aps a imerso, seque-o com um pano seco e deixe-o secar ao ar antes de us-lo ou recarreglo. NOTA: Este produto no destinado para uso nos esportes aquticos!

Substituindo a Bateria do Monitor de Freqncia Cardaca:


O monitor de freqncia cardaca possui uma bateria CR2032 localizada na parte de trs do monitor e poder ser trocada pelo usurio. Use uma moeda para abrir e fechar a cobertura da bateria. Cuidado para no danificar ou perder o anel de vedao na cobertura.

Verificao de Mau Funcionamento no Monitor de Freqncia Cardaca:


Interferncias Fortes campos eletromagnticos podero interferir com o seu monitor, causando leituras erradas como, batimentos rpidos, parados ou inexistentes. As fontes comuns de interferncia so linhas de energia de alta voltagem, motores eltricos, computadores, televisores e telefones celulares. Afastando-se destas fontes de interferncia, a leitura dos seus batimentos cardacos dever retornar ao normal. Caso algum problema persista, siga as seguintes sugestes: Posicione o Forerunner num raio mximo de 3 metros do sensor durante a integrao (pairing). Fique longe de quaisquer outros sensores durante a integrao (pairing). Mantenha-se afastado de fontes de interferncia (veja acima). Reinicie o scan se o seu Forerunner aparentar estar integrado com algum outro sensor. Certifique-se de que a opo scan para o monitor esteja habilitada no seu Forerunner. Troque a bateria do monitor. Limpe os sensores. Sujeira e suor nos sensores podem diminuir os sinais. Umedea os eletrodos. Use gel, gua ou saliva. Certifique-se de que o monitor esteja bem ajustado ao seu peito. Caso persistam leituras erradas, posicione o transmissor s costas. Use uma camiseta de algodo ou molhe-a. Fibras sintticas que atritam contra o monitor podero criar eletricidade esttica, causando interferncia com os sinais dos batimentos cardacos.

Programa GARMIN TRAINING CENTER:


O programa para PC Garmin Training Center est includo na caixa do produto Forerunner. Instale o programa atravs do CD-ROM, seguindo as instrues na tela do seu PC. OBSERVAO IMPORTANTE: Na instalao do programa, ser tambm instalado o respectivo driver USB para o seu Forerunner. NO CONECTE O CABO USB ANTES DA INSTALAO DO PROGRAMA!!!
19

Especificaes:
Receptor de alta sensibilidade com arquitetura SiRFstarIII. Incio quente < 1 segundo. Incio morno < 38 segundos. Incio frio < 45 segundos. Taxa da Atualizao: 1/segundo, contnua. Preciso da Posio GPS*: < 10 metros, 50% tpico Preciso da Velocidade GPS*: 0,05 m/s em condies estveis. * A preciso depende da visibilidade no cu. 99% de visibilidade desobstruda; 95% tpico. Acelerao: at 6 g. Faixa de Temperatura de Operao: -20 a 60 C (faixa de utilizao) Peso: Aproximadamente 77 gramas. Tela: Dimenses de 33 x 20,3 mm. Dimenses Fsicas: 53,3 x 17,8 x 68,6 mm. Memria de Voltas: 1.000 voltas. Bateria: Bateria interna de ons de Ltio, recarregvel. Autonomia: 10 horas (em uso tpico). Monitor de Freqncia Cardaca: Dimenses Fsicas: 38,4 x 3,56 x 1,27 cm. Alcance do Transmissor: Aproximadamente 3 metros. Bateria: CR2032 (3V). Autonomia: 3 anos, usando 1 hora por dia. Peso: 21 g. NOTA: A preciso poder ser degradada em funo de mau contato do sensor com o corpo, interferncia de campos eletromagnticos ou a distncia entre o receptor e o transmissor. GPS: Tempo de Aquisio:

20

GARANTIA LIMITADA
Este equipamento garantido pela GARMIN Corporation contra defeitos de fabricao pelo prazo de 1 (um) ano a partir da data de emisso da nota fiscal de compra. Esta garantia no cobre o frete para envio oficina autorizada, abusos, mau utilizao, acidentes, reparos ou alteraes no autorizadas. O Forerunner no possui partes que possam ser reparadas pelo usurio. Reparos devero somente ser efetuados pelos representantes autorizados GARMIN. Reparos no autorizados, o uso de acessrios incompatveis ou alteraes, incluindo o software iro cancelar a garantia. A caixa deste produto lacrada, portanto qualquer tentativa de abri-la, tambm anular a garantia.

ACEITAO DA LICENA DE USO DO SOFTWARE


Usando o Forerunner 205/305, voc estar aceitando os termos e as condies da licena do programa utilizado neste produto na forma normal de operao. O ttulo, o direito propriedade e os direitos propriedade intelectual deste programa pertencem a GARMIN.

ALERTAS E PRECAUES
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) operado pelo Governo dos Estados Unidos da Amrica, que o nico responsvel pela preciso e manuteno deste sistema. Embora o receptor GPS Garmin seja um auxlio navegao eletrnica de preciso, poder ser mal usado ou mal interpretado, tornando-se assim, inseguro. Portanto de inteira responsabilidade do usurio, a utilizao prudente deste equipamento. O Forerunner destina-se somente a auxiliar a navegao de recreao. As informaes neste manual esto sujeitas a mudana sem prvio aviso. A GARMIN Corporation se reserva ao direito de alterar ou aperfeioar seus produtos e a fazer alteraes no contedo, sem nenhuma obrigao de notificar qualquer pessoa ou organizao. Visite a pgina da GARMIN na Internet para novas atualizaes e informaes complementares a respeito do uso e operao deste e de outros produtos GARMIN.

Este Guia de Referncia no poder ser reproduzido no seu todo ou em parte sem a autorizao expressa por escrito da Furtado, Schmidt Ltda. junho de 2006
21

Anda mungkin juga menyukai