Anda di halaman 1dari 6

Preservao do meio ambiente

Introduo:
Este texto, visando a preservao do ambiente em que vivemos, traz atitudes fceis e prticas que voc mesmo pode tomar para tornar o mundo um lugar mais agradvel e seguro de se viver. Nele tambm abordamos o trabalho que algumas entidades vm realizando em prol da conservao das condies de vida saudvel no nosso planeta.

O que VOC pode fazer para preservar o meio ambiente:


A deciso de proteger os ambientes naturais e controlar a poluio no est apenas nas mos dos polticos e grandes industriais. Est sobretudo na rotina diria de cada cidado comum do planeta. Abaixo, as atitudes que voc pode tomar, seguindo o lema: "Pense globalmente, aja localmente". Reduza desperdcios de toda ordem. Quando mais recursos so desperdiados, tanto a mais preciso tirar do meio ambiente. Evite o consumo desnecessrio de energia. No h produo de energia sem impacto ambiental. Compre eletrodomsticos e lmpadas eficientes, mantenha seus aparelhos sem vazamentos, no deixe luzes acesas. Opte por residncias com boa iluminao natural, use aquecimento solar. Reduza o uso de veculos, sobretudo em dias de inverso trmica. Pelo menos uma vez por semana, deixe seu carro em casa. Recicle seu lixo. Separe papis, garrafas, vidros, plsticos e latas. entregue a sucateiros. A reciclagem diminui a demanda por matrias-primas virgens e reduz o consumo de energia.

Evite os descartveis. Embalagens de espuma, frascos one-way, latas de cerveja e plstico so materiais difceis de degradar no ambiente. Tambm provocam poluio atmosfrica, quando queimados. Reduza o consumo de gua. A gua encanada demanda energia e tratamento para chegar at sua casa. Evite vazamentos e desperdcios. Boicote produtos que causam impacto ambiental, como spray com CFC. Boicote alimentos e mercadorias que implicam na morte de animais selvagens ou dano flora: palmito silvestres, xaxins, orqudeas, atum, tartaruga (carne, ovos e subprodutos do casco), colares de coral, casacos de pele, bolsas e cintos de jacar, peas de marfim. No compre animais silvestres para criar em casa. No estimule o comrcio ilegal da fauna. Micos, macacos, onas, tucanos, araras, papagaios, tartarugas, peixes ornamentais fazem falta na natureza. Tenha mascotes nascidos e criados em cativeiro. No jogue lixo na natureza ou nas ruas das cidades. No deixe um rastro de sujeira por onde passa. Use corretamente produtos qumicos, pesticidas, substncias txicas. Verifique a destinao adequada dos restos. No contamine o lixo e o esgoto de sua cidade. lotes Proteja parques, reas verdes, praias, rios e mares. No compre irregulares no litoral. No construa sobre o mangue.

Outra maneira de preservar o meio ambiente reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo.

LIXO: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR


Voc sabia que grande parte do nosso lixo pode ser reaproveitado, reduzido ou reciclado? Comece por observar o que voc joga fora todos os dias. Veja a seguir como diminuir este lixo. Reduzindo o lixo

Evite levar para casa embalagens plsticas e de papel que no sero novamente utilizados; Evite comprar alimentos com embalagens desnecessrias; Prefira, sempre que for possvel, produtos com vasilhame reaproveitvel; Escreva nos dois lados do papel e use, sempre que puder, produtos feitos com papel reciclado; No jogue lixo no cho; Evite desperdcio.

Reaproveitando o lixo Jornais e papis velhos podem ser vendidos ou doados aos catadores de papel que percorrem as ruas da sua cidade; Compre sempre que possvel bebidas com embalagens de vidros retornveis e quando puder leve os vidros usados a um coletor de garrafas; Procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando novas receitas, diminuindo assim as sobras que vo para o lixo; Roupas, brinquedos, livros e jogos que voc no usa mais podem ser reaproveitados por outros, portanto, no os jogue fora, doe a instituies e bazares de caridade; Latas e peas de metais sem utilizao devem ser vendidas para os catadores ou ferro velho existentes na cidade.

Reciclando o lixo A indstria da reciclagem cuida de transformar componentes do lixo como o vidro, papel, metal e plstico em matria-prima, para novos produtos. "Reciclando, preservamos a qualidade da nossa vida e evitamos a formao de lixes; sendo que ao reaproveitarmos o lixo estamos contribuindo para a utilizao mais adequada dos recursos naturais."

O que devemos fazer para tornar a reciclagem vivel para todos? Reduzir a quantidade do lixo produzido; Proceder ao acondicionamento seletivo do lixo. O acondicionamento seletivo do lixo consiste na separao de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados.

Por que importante reciclar? Diminui a explorao de recursos naturais e o consumo de energia; Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da populao; Contribui para diminuir a poluio do solo, da gua e do ar; Prolonga a vida til de aterros sanitrios e melhora a produo de composto orgnico; Gera emprego para a populao no qualificada; Gera receita pela comercializao dos reciclveis; Contribui para formar uma conscincia ecolgica e para valorizao da limpeza urbana.

Reciclagem de Papel Separe: Jornais, revistas, embalagens, caixas, formulrios, cadernos, etc. A cada 50 quilos de papel reciclado estamos evitando que uma rvore seja cortada. O papel pode ser reciclado vrias vezes, dependendo do tamanho de suas fibras.

Reciclagem de Vidro Separe: Vasilhame nas cores: mbar, verde ou transparente (garrafas, copos, cacos de vidro). Um quilo de vidro usado transforma-se em um quilo de vidro novo. No h perda de matria-prima, praticamente no produz resduo e economiza 30% de energia eltrica. Reciclagem de Metal Separe:

Latas, fios, pregos, grampos, arames, panelas, alumnios, talheres, cobre, etc. Cada tonelada de alumnio reciclado economiza a retirada de cinco toneladas de minrio bauxita e 95% de energia eltrica. Reciclagem de Plstico Separe: Plstico filme (mole), plstico duro. A reciclagem do plstico economiza produtos derivados de petrleo. Os plsticos sero transformados, em sua maioria, em produtos como engradados, tubulaes para esgoto, sacos de plstico, sacolas, baldes, etc. Matria Orgnica Separe: Restos de comida, folhagens, produtos de poda, bagao, palhas, cascas de frutas, ovos e verduras. Esses materiais podem ser levados s usinas de compostagem, onde sero transformados em adubo orgnico.

Compostagem do lixo A compostagem do lixo a produo do adubo orgnico a partir do lixo no reciclvel e, sempre que possvel, dever estar associada a um processo de recuperao dos subprodutos reciclveis do lixo. A reciclagem de materiais encontrados no lixo de grande importncia sobre o aspecto ambiental, sanitrio, social, econmico, pedaggico e poltico. A coleta seletiva, o reaproveitamento, a reduo e a reciclagem do lixo so solues mais adequadas para se resolver o grave problema do lixo no planeta. A participao de cada um e da comunidade a base para soluo do problema. Separar o lixo no uma tarefa difcil, requer apenas mudana de hbito e um pouco de boa vontade. Alguns materiais no so reciclveis, como lmpadas, cristais, louas, celofane, porcelana, pneus, espumas, isopor, papel laminado, papel carbono, fralda descartvel e absorvente higinico, filtro de ar de veculos, papel higinico, retalho de tecido e carpete.

Fonte: INTERNET

Anda mungkin juga menyukai