Anda di halaman 1dari 4

CLASSIFICAO DE AGREGADOS QUANTO A DISTRIBUIO DOS GROS

A distribuio granulomtrica dos agregados uma de suas principais caractersticas e efetivamente influi no comportamento dos revestimentos asflticos. Em misturas asflticas a distribuio granulomtrica do agregado influencia quase todas as propriedades importantes incluindo rigidez, estabilidade, durabilidade, permeabilidade, trabalhabilidade, resistncia fadiga e deformao permanente, resistncia ao dano por umidade induzida etc. (ver no Captulo 6). A distribuio granulomtrica dos agregados determinada usualmente por meio de uma anlise por peneiramento. Nessa anlise uma amostra seca de agregado fracionada atravs de uma srie de peneiras com aberturas de malha progressivamente menores, conforme ilustrado na Figura 3.1. Uma vez que a massa da frao de partculas retida em cada peneira determinada e comparada com a massa total da amostra, a distribuio expressa como porcentagem em massa em cada tamanho de malha de peneira.

De acordo com a norma DNER-ME 035/95 os tamanhos de peneiras a serem usadas na anlise granulomtrica so os mostrados na Tabela 3.3. Porm, nem todos os tamanhos so necessariamente usados em cada especificao. Ressalta-se que, embora a referida norma no cite a peneira de abertura 12,5mm, esta muito utilizada nos projetos de misturas asflticas.

A norma DNER-ME 083/98 descreve o procedimento de anlise por peneiramento. Os resultados so expressos na forma de tabelas ou grficos como indicado na Figura 3.2(a). A metodologia SHRP-Superpave utiliza uma outra forma de apresentar a distribuio granulomtrica na qual a porcentagem de agregados passante em uma certa malha de peneira est no eixo y e o tamanho da malha elevado a uma potncia n (normalmente n=0,45) como unidade no eixo x Figura 3.2(b). Nesse caso, a distribuio granulomtrica com densidade mxima aparece como uma linha reta iniciando-se em zero e se desenvolvendo at o tamanho mximo. Uma vez que a distribuio granulomtrica dos agregados uma de suas mais importantes caractersticas fsicas, a subdiviso da graduao em algumas classes auxilia na distino de tipos de misturas asflticas, que sero abordadas no Captulo 4. A seguir so denominadas as mais importantes graduaes, ilustradas na Figura 3.2: agregado de graduao densa ou bem-graduada aquele que apresenta distribuio granulomtrica contnua, prxima de densidade mxima;
l

agregado de graduao aberta aquele que apresenta distribuio granulomtrica contnua, mas com insuficincia de material fino (menor que 0,075mm) para preencher os vazios entre as partculas maiores, resultando em maior volume de vazios. Nas fraes de menor tamanho a curva granulomtrica abatida e prxima de zero;
l

agregado de graduao uniforme aquele que apresenta a maioria de suas partculas com tamanhos em uma faixa bastante estreita. A curva granulomtrica bastante ngreme; agregado com graduao com degrau ou descontnua aquele que apresenta pequena porcentagem de agregados com tamanhos intermedirios, formando um patamar na curva granulomtrica correspondente s fraes intermedirias.
l

So agregados que devem ser adequadamente trabalhados quando em misturas asflticas, pois so muito sensveis segregao.

Em funo de seu preparo, algumas fraes de agregados obtidos por britagem recebem denominaes especficas, regionais, na prtica da pavimentao, tais como: brita corrida, pedrisco, granilha etc.

Anda mungkin juga menyukai