Anda di halaman 1dari 7

A EXECUO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Teoria Geral - Parte I

Clemilton da Silva Barros

1 INTRODUO O objetivo do curso demonstrar a importncia da efetividade para o Direito Processual Moderno (fase instrumental), avaliando, neste contexto, a pertinncia das ltimas mudanas legislativas em sede de execuo; sistematizar conceitualmente as diversas modalidades de execuo, que sero estudadas no decorrer do curso; e fazer compreender a dualidade do regramento da execuo (ou efetivao do direito), classificada esta tendo em vista a natureza do ttulo em que se funda (ttulo judicial ou extrajudicial) Importa inicialmente proceder-se a um estudo sistemtico do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, tendo em mente a tutela jurisdicional postulada pela parte. O CPC tem a seguinte diviso: Livro I Processo de Conhecimento busca estabelecer a certeza jurdica definindo a titularidade de um direito; Livro II Processo de Execuo visa satisfazer (efetivar) um direito j devidamente definido; Livro III Processo Cautelar visa garantir a efetividade de um processo principal (conhecimento ou execuo) e no de um direito. Livro IV Procedimentos Especiais para situaes em que, via de regra, a tutela pretendida reclama o acertamento do direito, o acautelamento e a execuo na mesma relao processual; Livro V Disposies Finais e Transitrias Regula a vigncia e a aplicao do Cdigo. A sua entrada em vigor e o regramento das relaes jurdicas pretritas (direito intertemporal) O Cdigo prev trs espcies de processos e um procedimento que conjuga caractersticas dos trs processos.

O processo de execuo pode ser definido como a atividade estatal que tem por fim a realizao prtica do comando concreto derivado do direito objetivo (Cndido R. Dinamarco).

2 TUTELAS JURISDICIONAIS A partir da sistemtica adotada pelo CPC e considerando-se o tipo de proteo pretendido, trs podem ser as modalidades de tutelas jurisdicionais: a) tutela de certeza, ou de conhecimento, ou declaratria (o poder jurisdicional certifica, pela coisa julgada, determinada relao jurdica); b) tutela de efetivao ou executiva (efetiva direitos subjetivos); e c) tutela de segurana ou cautelar (providncia que assegure a efetivao das duas anteriores) Nota-se que a tutela executiva o fim ltimo da atividade jurisdicional. Busca a satisfao ou realizao de um direito j acertado ou definido em ttulo judicial ou extrajudicial. Via de regra, a tutela executiva atua exclusivamente em favor do credor, diferente do que ocorre com as tutelas cognitivas e cautelares. No atua, porm, sobre a pessoa do devedor, mas sobre o seu patrimnio.

3 EVOLUO DA EFETIVAO DOS DIREITOS (ESPCIES DE EXECUO) No sistema originrio do CPC no havia distines relevantes entre a execuo por ttulo judicial e extrajudicial. O Livro II tratava, de forma indistinta, de ambas. A sistemtica adotada no texto original do atual CPC (de 1973), herdada do CPC de 1.939, utilizava um processo para conhecer o direito e outro para efetiv-lo. Isto, porm, ia de encontro celeridade e efetividade do Processo, o que ensejou a deflagrao de vrias reformas no sistema de execuo do CPC, instalando-se o chamado processo sincrtico como regra e o processo autnomo como exceo. Essas reformas podem ser assim resumidas: a) 1 Momento - Lei n 8.952/1994, que reescreveu o art. 461, para tratar do cumprimento das obrigaes de fazer ou no fazer; De acordo com o art. 461 e seus pargrafos, quando julgado procedente o pedido de obrigaes de fazer ou no fazer, o juiz expede uma ordem ao devedor. Se ele no a atende, desnecessrio processo autnomo de execuo. Basta que se postule as

providncias previstas nos 4, 5 e 6 do art. 461 para efetivar a determinao judicial. b) 2 Momento Lei n 10.444/2002, que introduziu o art. 461-A, para tratar do cumprimento das obrigaes de entrega de coisa; Antes, o devedor era citado para promover a entrega, sob pena de busca e apreenso ou imisso de posse, conforme o bem fosse mvel ou imvel. Com as alteraes acrescentadas pela Lei n 10.444/02, a sentena que condena entrega de coisa mandamental, e dispensa posterior processo de execuo. De acordo com o 2 do art. 461-A, "no cumprida a obrigao no prazo estabelecido, expedir-se- em favor do credor mandado de busca e apreenso ou de imisso na posse, conforme se tratar de coisa mvel ou imvel". O processo de execuo para entrega de coisa, tratado no Livro da Execuo, ficou reservado apenas para aquelas obrigaes fundadas em ttulo extrajudicial. c) 3 Momento Lei n 11.232/2005, que estendeu o processo sincrtico em relao ao cumprimento das obrigaes de pagar quantia certa (obrigao de pagar dinheiro, fundada em ttulo judicial, exceto contra a fazenda pblica), nos termos do art. 475-J; Foi a maior de todas as alteraes. O cumprimento das sentenas condenatrias em obrigao de fazer ou no fazer e de entrega de coisa continua sendo feito na forma dos arts. 461 e 461-A. Mas a lei modificou a execuo das obrigaes por quantia certa, e ao faz-lo, acabou por transformar a prpria estrutura do processo como um todo. Antes, uma ao com um pedido de cobrana, desde o ajuizamento da demanda at a satisfao da obrigao, poderia render at trs processos distintos: o de conhecimento (de natureza cognitiva); o de liquidao (tambm de natureza cognitiva), caso o valor da condenao no fosse lquido;e o de execuo. Em cada um deles - dada a sua autonomia era preciso promover-se uma nova citao do ru. Havia uma sentena, que punha fim ao processo de conhecimento; outra, ao processo de liquidao, e uma terceira, que encerrava o de execuo. d) 4 Momento Lei n 11.382/2006, que alterou o processo de execuo autnomo, que remanesce basicamente em relao aos ttulos extrajudiciais (arts. 652 e segs. do CPC), cujos procedimentos so aplicveis subsidiariamente no caso de SATISFAO DE TUTELA JURISDICIONAL (ttulos judiciais). Antes dessas alteraes, a regra para a SATISFAO DOS DIREITOS (tutelas jurisdicionais e ttulo executivo extrajudiciais) era o processo de execuo

autnomo. As excees eram, por exemplo, aes de despejo e aes possessrias, para cuja execuo no se exigia processo de execuo. Hoje, a regra para a satisfao da TUTELA JURISDICIONAL o cumprimento de sentena, ressalvadas algumas situaes excepcionais, conforme previsto no art. 475-N, pargrafo nico. Em suma, a execuo hoje rege-se em dois formatos, ditados pelas Leis n 11.232/05 e n 11.382/06. A idia do legislador foi proporcionar uma execuo mais efetiva, j esta era tida como o grande problema de frustrao do processo.

4 ESPCIES DE EXECUO (ATUAIS FORMAS DE EFETIVAO DOS DIREITOS) O prprio CPC, no seu Livro II, sistematiza o processo de execuo, tratando-o sob diversas modalidades. Disso, tomando como referncia os variados aspectos da execuo, a doutrina aponta as seguintes classificaes: 4.1 Quanto ao procedimento OU natureza do ttulo POR FASE (cumprimento de sentena) ou POR PROCESSO AUTNOMO (execuo propriamente dita) 4.1.1 Execuo por fase (Processo sincrtico, cumprimento de sentena) alcana os ttulos executivos judiciais, exceto no caso do pargrafo nico do art. 475-N (ttulos judiciais atpicos): a sentena penal condenatria; a sentena arbitral; e a sentena estrangeira homologado pelo STJ. A execuo por fase alcana as sentenas que reconheam as seguintes obrigaes: - De fazer ou no fazer (art. 461); - De entregar coisa (art. 461-A); e - De pagar (art. 475-J) 4.1.2 Execuo por processo (Processo autnomo) - prpria dos os ttulos executivos extrajudiciais (art. 585), mas tambm alcana alguns ttulos judiciais, tais como: as execues contra a Fazenda. Pblica (arts. 730 e 731); a execuo de alimentos (arts. 732 e 735); e, excepcionalmente, os ttulos judiciais atpicos (pargrafo nico do art. 475-N). Em face das alteraes do CPC, a doutrina vem tratando como EXECUO apenas aquela efetuada por processo autnomo (Livro III do CPC, do art. 566 ao art. 795).

4.2 Quanto natureza da prestao devida 4.2.1 No cumprimento de sentena, quanto natureza da prestao, a execuo pode ser: - De obrigao de fazer ou no fazer (art. 461); - De entregar coisa certa ou incerta (art. 461-A); e - De pagar (art. 475-J) 4.2.2 Na execuo por processo, quanto natureza da prestao, a execuo pode ser: a) Execuo de obrigao de dar (ou entregar) a.1) DAR COISA, que pode ser certa (arts. 621 ao 628) e - incerta ou indeterminada (art. 629 ao 631). a.2) DAR DINHEIRO (ou execuo por quantia certa), que pode ser: - Execuo por quantia certa contra devedor solvente (arts. 646 ao 724); - Execuo contra a Fazenda Pblica (arts. 730 ao 731); - Execuo de prestao de alimentos (arts. 732 ao 735); - Execuo fiscal (Lei n 6.830/80); e - Execuo por quantia certa contra devedor insolvente (arts. 748 ao 786-A). b) Execuo de obrigao de FAZER (arts. 632 ao 638) e NO FAZER (arts. 642 e 643).

4.3 Quanto eficcia do ttulo executivo A execuo, a rigor, sempre definitiva. Contudo, tendo-se em mente o objetivo de satisfazer o direito do credor no mais curto prazo possvel, desde logo j se executa o houver de incontroverso na execuo, da a classificao e DEFINITIVA e PROVISRIA. definitiva quando no houver qualquer discusso pendente (integralidade ou parte da execuo). Caso contrrio, ser provisria. H distino no procedimento, a depender de se tratar de execuo por fase e por processo. a) Execuo por fase (tem previso no art. 475-I, 1). definitiva a execuo da sentena transitada em julgado e provisria quando se tratar de sentena impugnada mediante recurso ao qual no foi atribudo efeito suspensivo).

A execuo definitiva efetiva-se nos termos do art. 475-J, sendo processada nos prprios autos, e a provisria, nos termos do art. 485-O, sendo processada em autos suplementares, conforme dispe o art. 475-O, 3.

b) Execuo por processo (regida pelo art. 587). A simples interposio de embargos execuo no induz execuo provisria. preciso que o juiz lhe atribua efeito suspensivo.

4.4 Outras classificaes As classificaes acima descritas ganham outras formas e nomenclaturas, contudo, sempre esbarrando praticamente na mesma substncia. Veja-se, por exemplo, o quadro abaixo, em que se toma como referncia basicamente os mesmos elementos, surtindo o mesmo resultado:CLASSIFICAO QUANTO NATUREZA DA OBRIGAO Obrigao de dar coisa Execuo de entrega de coisa certa

Execuo de entrega de coisa incerta Obrigao de fazer e no fazer Execuo de obrigao de no fazer Obrigao de pagar quantia certa solvente Obrigao de pagar quantia certa contra devedor insolvente CLASSIFICAO QUANTO AO TTULO EM QUE SE BASEIA Ttulos executivos judiciais (Art. 475-N, CPC) Cumprimento de sentena stricto sensu obrigao de fazer e no fazer (artigo 461, CPC) Sentena judicial que reconhea obrigao de dar coisa (artigo 461-A, CPC) Execuo sine intervallo (ou execuo por fase - processo uno) Sentena judicial que reconhea obrigao de pagar quantia; Sentena judicial que reconhea obrigao de pagar quantia (arts. 475-I e 475-J, CPC) Execuo por processo Sentena judicial que reconhea Obrigao de pagar quantia certa contra devedor Execuo de obrigao de fazer

Sentena penal condenatria; Sentena arbitral; Sentena estrangeira homologada pelo STF: depois de distribuda a petio inicial e citado o executado, aplica-se o procedimento da nova lei (art. 475-I ao 475-R, CPC)[1] Ttulos executivos extrajudiciais (Art. 585, CPC) Livro II, CPC/artigos 566 e segs., CPC CLASSIFICAO QUANTO AO SEU CARTER Execuo definitiva Artigo 587, CPC Artigo 475-I, CPC Fundada em ttulo extrajudicial/sentena passada em julgado EXECUO

Execuo Provisria Artigo 587, CPC Artigo 475-I, par. 1 e 542, par. 2, CPC Artigo 475-O, CPC Fundada em sentena pendente de recurso desprovido de efeito

suspensivo (RE e REsp). Corre por iniciativa, conta e responsabilidade do exequente, que se responsabiliza a reparar os danos do executado, e exige cauo suficiente e idnea, arbitrada pelo juiz e prestada nos prprios autos (art. 475-O, I a III, CPC)

5 REFERNCIAS ASSIS, Araken de. Aspectos polmicos da nova execuo. So Paulo: RT, 2006. DONIZETTI, Elpdio. Curso Didtico de Direito processual Civil. 16 ed. So Paulo: Atlas, 2012. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 47 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007. MEDINA, Jos Miguel Garcia. Processo Civil Moderno. Execuo, 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

Anda mungkin juga menyukai