Anda di halaman 1dari 24

D I S C I P L I N A

Arquitetura Atmica e Molecular

Evoluo dos modelos atmicos de Leucipo a Rutherford

S O RE VI

Autores
tom Anselmo de Oliveira

Data: ___/___/___ Nome:______________________ :

Joana DArc Gomes Fernandes

Material APROVADO (contedo e imagens)

aula

01

Governo Federal
Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Ronaldo Motta

Revisoras de Lngua Portuguesa Janaina Tomaz Capistrano Sandra Cristinne Xavier da Cmara Ilustradora Carolina Costa Editorao de Imagens Adauto Harley Carolina Costa Diagramadores Mariana Arajo Brito Adaptao para Mdulo Matemtico Thaisa Maria Simplcio Lemos Imagens Utilizadas Banco de Imagens Sedis (Secretaria de Educao a Distncia) - UFRN Fotograas - Adauto Harley MasterClips IMSI MasterClips Collection, 1895 Francisco Blvd, East, San Rafael, CA 94901,USA. MasterFile www.masterle.com MorgueFile www.morguele.com Pixel Perfect Digital www.pixelperfectdigital.com FreeImages www.freeimages.co.uk FreeFoto.com www.freefoto.com Free Pictures Photos www.free-pictures-photos.com BigFoto www.bigfoto.com FreeStockPhotos.com www.freestockphotos.com OneOddDude.net www.oneodddude.net Stock.XCHG - www.sxc.hu

Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitor Nilsen Carvalho Fernandes de Oliveira Filho Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral Data: ___/___/___ Nome:______________________

Secretaria de Educao a Distncia- SEDIS


Coordenadora da Produo dos Materiais Clia Maria de Arajo Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grco Ivana Lima

Material APROVADO (contedo e imagens)

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RE
ISBN 85-7273-278-0

Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges Marcos Aurlio Felipe Pedro Daniel Meirelles Ferreira

Catalogao da publicao na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede Oliveira, tom Anselmo de Arquitetura atmica e molecular / tom Anselmo de Oliveira, Joana Darc Gomes Fernandes Natal (RN) : EDUFRN Editora da UFRN, 2006. 280p.

1. Ligaes qumicas. 2. Modelos atmicos. 3. Tabela peridica. I. Fernandes, Joana Darc Gomes. II. Ttulo. CDU 541 RN/UFR/BCZM 2006/18 CDD 541.5

VI

S O
Diviso de Servios Tcnicos

Apresentao
Caro estudante, nesta aula, comearemos os estudos de uma disciplina que fundamental para sua formao como futuro prossional de Qumica. Nestes estudos, faremos uma abordagem geral sobre um dos feitos cientcos mais importantes de todos os tempos: o desenvolvimento do modelo atmico. Comearemos discutindo, de forma resumida, as primeiras idias e experimentos realizados com o objetivo de identicar os constituintes e a forma como estes se organizam na estruturao da matria, destacando, especialmente, as concluses resultantes das reexes que tm sido feitas sobre esse tema.

S O

Ao nal desta aula, teremos feito uma reviso reexiva sobre parte da histria da criao do modelo atmico e voc ter subsdios para discutir os temas apresentados, comeando pelas primeiras idias expostas por lsofos gregos, como Leucipo, Demcrito e Aristteles, at chegar ao tomo idealizado por Rutherford.

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

Material APROVADO (contedo e imagens)

Objetivo

RE

Certamente, j conhecemos parte dessa histria. Mas, nosso objetivo aprender muito mais. Os livros, revistas e meios eletrnicos so depositrios dos conhecimentos j desenvolvidos e, a partir deles, com dedicao, criatividade e colaborao mtua, poderemos ampliar nosso saber e difundi-lo, tornando-o til para a sociedade.

VI

Para os estudiosos da Qumica, conhecimentos sobre a arquitetura atmica so indispensveis como instrumentos para a compreenso das propriedades das substncias, dos mecanismos de reaes e de vrios fenmenos fsicos relacionados s transformaes da matria.

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Devemos ressaltar que o estabelecimento do modelo atmico ou, como preferimos denominar neste curso, da arquitetura atmica no tem sido uma tarefa fcil. Essa histria j tem cerca de 2.600 anos, iniciada a partir das primeiras propostas sobre a constituio da matria. Desde ento, muito se aprendeu a respeito do tomo, mas novos esclarecimentos so buscados permanentemente, o que demonstra como esse assunto tem sido importante.

O pensamento losco
As primeiras especulaes relativas origem da natureza so devidas ao lsofo grego Tales, que viveu na cidade de Mileto, aproximadamente entre os anos 640 e 548 a.C. Fugindo de guraes extradas da imaginao muitas vezes de inspirao religiosa, fantstica ou potica , Tales deduzia que a natureza (ou a phisis, como era dito em grego) teria a gua como princpio (ou substrato) nico, ou seja: todo o universo teria a gua como origem. Deve-se reconhecer que esse pensamento carecia de uma base terica ou material consistente, alm de ser pouco esclarecedor. Porm, evidenciava um questionamento ou uma contestao sobre o pensamento que prevalecia at ento e, ao mesmo tempo, induzia reexo investigativa, fundamental para o desenvolvimento do conhecimento.
Data: ___/___/___ Nome:______________________

Os prximos registros sobre a constituio da natureza vieram de Abdera, na sia Menor, onde o lsofo Leucipo se xou por volta de 478 a.C. Ele acreditava que o universo era constitudo por elementos indivisveis e pelo vazio, e que os movimentos desses elementos, gerando unio ou separao, produziam ou destruam os materiais. Leucipo no deixou registros sobre suas reexes. Porm, elas permaneceram e foram melhoradas pelo seu seguidor Demcrito, que viveu entre 460-370 a.C. e, seguindo as idias do seu mestre, armava que a menor partcula constituinte de qualquer tipo de matria no poderia ser fragmentada, pois se fosse divisvel ao innito, confundir-se-ia com o vazio. Por essa caracterstica, denominou tal partcula de tomo, palavra grega que signica indivisvel. Como corolrio, Demcrito postulou que as nicas coisas existentes eram os tomos e os espaos entre eles e que qualquer matria resultaria da combinao de tomos de quatro elementos: gua, terra, fogo e ar. gua, terra Essas idias foram apoiadas por alguns lsofos. Porm, outros, entre os quais, Aristteles, que foi um dos maiores lsofos de todos os tempos, consideravam um absurdo existir algo indivisvel, estabelecendo-se, ento, duas correntes de pensamento. Para Aristteles, a matria era contnua (no atmica) e suas idias terminaram prevalecendo entre a maioria dos pensadores at o sculo XVI, quando outros estudiosos, como Pierre Gassendi (1592 1655), rompendo com a losoa aristotlica, passaram a defender o atomismo e adotar o empirismo como prtica para o estabelecimento da verdade cientca.

Material APROVADO (contedo e imagens)

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

VI

S O

S O

Consolidao do atomismo

partir do sculo XVII, muitos cientistas comearam a realizar experincias utilizando mtodos e materiais distintos e, logo cedo, cou demonstrado que a possibilidade da matria ser contnua no era respaldada pelos resultados obtidos, fazendo com que o modelo de Aristteles para a constituio da matria desmoronasse e o atomismo se rmasse como uma realidade incontestvel. Para isso, os resultados dos trabalhos do fsico e qumico irlands Robert Boyle, publicados em 1661, foram decisivos. Nesses trabalhos, ele concluiu que todos os objetos eram compostos por tomos, que seriam as unidades fundamentais da matria. Para chegar a essa concluso, ele atentou para o fato de que algumas das substncias j conhecidas podiam se combinar formando outras. Assim, o bronze podia ser formado combinando-se cobre com zinco; os sais podiam ser preparados combinando-se cidos com lcalis e algumas substncias podiam se separar, formando outras mais simples, como se observava quando se aquecia as amlgamas, fato que resultava na produo de mercrio e de outro metal. Desses resultados, Boyle concluiu que:

RE

os tomos existiam e eram diferentes para cada tipo de elemento; combinaes de tipos diferentes de tomos formavam os compostos, e toda a matria era formada por um pequeno nmero de substncias simples (ou elementos) combinados de formas diferentes.

Alm de haver feito essas constataes, Boyle adotou o termo elemento, que era usado na Grcia Antiga, para designar cada substncia simples. Parecia, portanto, que a existncia do tomo j era irrefutvel, mas ainda faltava descrev-lo detalhadamente, fato que vem evoluindo at os dias de hoje.
Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular 3

Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

VI

O tomo de Dalton

N
Data: ___/___/___ Nome:______________________

a segunda metade do sculo XVII, a teoria atmica no podia mais ser negada, e o empirismo, associado reexo, passou a ser prtica comum para muitos estudiosos da natureza. Entre os qumicos que assim procediam, Lavoisier foi um dos que mais se destacou, tendo consagrado o uso da balana como instrumento para investigao em qumica, descoberto dezenas de elementos e estabelecido a lei da conservao das massas. Todo esse labor criativo fez com que Lavoisier casse reconhecido como um dos . mais importantes qumicos de todos os tempos. Na seqncia aos trabalhos de Lavoisier, outros qumicos como Proust, Dalton e Richiter estabeleceram as leis ponderais das combinaes qumicas, expressando as qumicas relaes de massas entre os elementos nas reaes qumicas. Em 1808, analisando os resultados dos experimentos que conduziram ao estabelecimento das leis ponderais, observando as relaes entre as massas dos reagentes nas reaes e, mais uma vez, resgatando as idias de Leucipo e Demcrito, Dalton (1766-1844) formulou uma teoria atmica, cujos postulados estabeleciam que:

a matria seria constituda por partculas extremamente pequenas e indivisveis chamadas de tomos, que preservariam suas individualidades nas transformaes qumicas; os tomos idnticos eram caracterizados pelas respectivas massas e constituiriam um mesmo elemento qumico; os compostos qumicos seriam formados pela unio de tomos de diferentes elementos, em propores numricas simples e denidas.

Material APROVADO (contedo e imagens)

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

Os tomos de Dalton eram partculas indivisveis, esfricas, macias, impenetrveis e indestrutveis que caram conhecidos como bola de bilhar, semelhantes s ilustraes da Figura 1.

VI

Figura 1 Modelo atmico de Dalton para trs elementos diferentes

S O

Dalton teve o mrito de consolidar a idia do tomo como unidade elementar da matria, utilizando dados experimentais quantitativos. Porm, o seu modelo atmico continha uma srie de equvocos, que foram demonstrados atravs de experimentos realizados a partir da segunda metade do sculo XIX. Nesses experimentos, vericou-se que os tomos no eram esferas macias, eram divisveis, penetrveis, destrutveis e nem sempre eram iguais para um mesmo elemento qumico.

A divisibilidade do tomo

S O

A primeira evidncia experimental sobre a divisibilidade do tomo foi obtida em 1834 pelo fsico e qumico ingls Michael Faraday (1791-1867), dando seqncia a trabalhos preliminares sobre eletrlise, realizados no incio do sculo XIX por Humphrey Dave. , Em seus trabalhos, Faraday considerado o descobridor da eletrlise como fenmeno fsico-qumico bem denido observou que a passagem de corrente eltrica atravs de solues de alguns tipos de substncias provocava reaes qumicas nas quais as quantidades de eletricidade utilizadas e as quantidades de substncias que reagiam eram proporcionais entre si, fatos que o levaram a estabelecer as leis da eletrlise. eletrlise. Alm de haver enunciado as leis da eletrlise, Faraday introduziu os termos ctodo e eletrlise, nodo para designar os eletrodos nos quais as reaes eletrolticas aconteciam. Ao mesmo tempo, criou os termos nion e ction (ons) para designar as espcies que reagiam durante a passagem de eletricidade pelas solues e, nessas denies, j cava implcito que as unidades elementares da matria apresentavam natureza eltrica diferente. Tais fatos no tiveram interpretao imediata, mas, em 1874, George Johnstone Stoney (1826-1911), analisando os resultados dos trabalhos de Faraday, sugeriu que a eletricidade existia associada matria e seria constituda por partculas de carga negativa denominada de eletrine, no caso da partcula associada ao hidrognio. , Uma contribuio importante e para o esclarecimento sobre as unidades elementares da matria foi dada por Svante Arrhenius, em sua tese de doutorado, defendida em 1884, quando deduziu que os ctions e os nions eram produzidos pelos eletrlitos ao serem dissolvidos. Arrhenius props que, nessas dissolues, a soma das cargas das partculas positivas (ctions) seria igual soma das cargas das partculas negativas (nions), o que asseguraria que as cargas dos eletrlitos, dissolvidos ou no, seriam nulas. Essas novas observaes tornaram Stoney mais convicto sobre a natureza corpuscular da eletricidade e, em 1891, ele props o nome eltron para designar as partculas portadoras de eletricidade, constituintes da matria.
Data: ___/___/___ Nome:______________________ 5
Material APROVADO (contedo e imagens)

RE

VI

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

Se isso era verdade, e considerando que as substncias no apresentam cargas eltricas, ento os tomos seriam divisveis, devendo ser constitudos, pelo menos, por dois tipos de partculas com cargas opostas (positivas e negativas), o que possibilitaria a neutralidade eltrica das substncias e dos materiais em geral. A partir dessas concluses, as idias dos atomistas gregos, concretizadas no modelo atmico de Dalton, perderam consistncia. J no se considerava o tomo indivisvel, pois era constitudo por partculas com cargas positivas e negativas. Conseqentemente, estava lanado o desao para se investigar os constituintes atmicos, tendo-se como perspectiva j colocada o eltron, proposto por Stoney.

Data: ___/___/___ Nome:______________________

1 2 3 4

Faa um estudo sobre os termos sublinhados at este item e descreva-os.

Material APROVADO (contedo e imagens)

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

VI

Em que Boyle se fundamentou para armar que os tomos existiam?

Qual a razo para Robert Boyle acreditar que a matria era formada por um pequeno nmero de elementos?

Descreva resumidamente o que expressa cada uma das leis ponderais.

S O

Atividade 1

A descoberta do eltron
m 1878, o cientista ingls Wiliam Crookes (1832-1919) criou um dispositivo constitudo por uma ampola de vidro conectada a uma bomba de vcuo, contendo, no seu interior, dois eletrodos ligados a uma fonte de energia eltrica , com o qual vrios pesquisadores passaram a fazer estudos sobre descargas eltricas atravs de gases.

S O
(b) (b)

(a)

(c)

Figura 2 Descarga eltrica atravs de um gs rarefeito

RE

Em 1876, Eugen Goldstein demonstrou que os feixes luminosos observados nas ampolas de Crookes formam sombras de objetos colocados em sua trajetria, em posio oposta ao eletrodo negativo do tubo de descarga (Figura 3a). Como esse eletrodo havia sido denominado ctodo por Faraday e acreditando que o feixe luminoso era constitudo por radiaes, Goldstein denominou-os de raios catdicos.

VI

Nesses estudos, vericou-se que se a presso dos gases estivesse prxima de 10 mmHg no haveria conduo de eletricidade. Mas, a partir dessa presso e at prximo de 1 mmHg, os gases passavam a conduzir eletricidade, o que podia ser percebido pelo aparecimento de um feixe luminoso saindo do ctodo para a regio oposta da ampola (Figura 2) ou podia ser medido com instrumentos de aferio de uxo de corrente.

(a)

Figura 3 Experincias que comearam a mostrar a natureza dos raios catdicos

Estudos posteriores mostraram que os constituintes do feixe luminoso possuam massa, sendo, portanto, de natureza material, pois faziam girar uma ventoinha colocada em sua trajetria dentro de uma ampola de Crookes (Figura 3b).

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Noutro experimento, Goldstein utilizou uma ampola de Crookes com um ctodo perfurado (Figura 4) e observou novos feixes luminosos que pareciam sair desses furos ou canais e se dirigiam em sentido inverso aos raios catdicos. Goldstein no sabia o que formava esses feixes luminosos, porm, acreditando tratar-se de radiaes, deu o nome de raios canais aos constituintes dos feixes emitidos a partir dos canais dos catodos das ampolas de Crookes.
Goldstein observou o aparecimento de feixes luminosos que pareciam ser originados nos canais existentes no ctodo, se deslocando em sentido contrrio raios catdicos, os quais foram denominados de raios canais.

Figura 4 Esquema da experincia para a descoberta dos raios canais

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Material APROVADO (contedo e imagens)

RE
8 Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

No meio dessa polmica, os experimentos realizados em 1897 por Joseph John Thomson (1856-1940) foram decisivos para mostrar que os raios catdicos, na verdade, eram eltrons, portanto, partculas com carga eltrica negativa e que os raios canais eram ons carregados positivamente. Nos seus experimentos, Thomson mostrou que os raios catdicos eram atrados pelos experimentos plos positivos de campos eltricos formados por duas placas metlicas colocadas dentro de ampolas de Crookes, ligadas aos eletrodos de baterias. Vericou, tambm, que esses raios eram desviados pelos campos magnticos de forma semelhante que se observava em experimentos sobre eletromagnetismo (j realizados naquela poca), conforme ilustrado na Figura 5.

Vale ressaltar que outros cientistas j haviam tentado realizar experimentos semelhantes sem alcanar sucesso. Porm, Thomson foi persistente e conseguiu essa proeza baixando a presso do gs dentro das ampolas, o que provocava a diminuio do efeito de blindagem criado pelos ons gasosos existentes no tubo.

VI

O fato, porm, que no existiam dados sucientes para uma denio sobre o que era observado nos experimentos, surgindo um conito de opinies em relao aos constituintes dos raios catdicos e dos raios canais: entre cientistas alemes, prevalecia a idia de que seriam radiaes e, entre os britnicos, de que seriam partculas.

S O
Figura 5 Experincia de Thomson

Todos esses experimentos indicavam que a matria era constituda por partculas positivas e negativas e que os raios catdicos, sendo os componentes de carga eltrica negativa, deveriam ser os eltrons que haviam sido propostos por Stoney. Faltava, porm, uma prova denitiva, mas esta foi encontrada por Thomson quando determinou alguns parmetros relativos aos raios catdicos, sendo o mais importante deles a relao entre a carga eltrica e a massa dessas partculas.

Determinao da relao carga/massa do eltron arga/massa

S O

Para determinar a relao entre a carga e a massa dos eltrons, Thomson utilizou um aparelho de Crookes semelhante aos tubos de televiso usados atualmente, conforme mostra o esquema apresentado na Figura 6.

Pode-se se dizer que o equipamento utilizado por Thomson, semelhante aos tubos de televisores de hoje, foi precursor do espectrmetro de massa, aparelho muito utilizado atualmente em anlises qumicas.

RE

Figura 6 Esquema do aparelho usado por Thomson para determinar a velocidade e a relao carga/massa dos eltrons

No aparelho, existiam dois nodos perfurados (discos D) por onde um feixe de eltrons poderia passar e ir se chocar com a parede frontal do tubo, na posio B. Nos experimentos, era aplicado um campo eltrico sobre o feixe de eltrons e isso provocava um desvio (x) do feixe para a posio A. J a aplicao de um campo magntico perpendicular ao campo eltrico, provocava um desvio (y) do feixe de eltrons para a posio C, oposto quele provocado pelo campo eltrico. Nesses experimentos, o ponto de incidncia do feixe de eltrons era facilmente visualizado colocando-se um anteparo com material uorescente frontal sua trajetria.

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

VI

Assim, utilizando os dados experimentais obtidos e aplicando equaes da eletrodinmica, Thomson deduziu uma equao que correlacionava a carga e a massa dos eltrons, expressa na forma:
e = m y2k , xk 2

na qual e e m so a carga e a massa dos eltrons, k e k so constantes denidas pelas caractersticas do aparelho e pelas intensidades dos campos eltrico e magntico aplicados e x e y so os desvios do feixe de eltrons sob a ao de cada tipo de campo aplicado, medidos diretamente no vdeo do aparelho utilizado. Usando essa equao, Thomson calculou a relao entre a carga e a massa dos eltrons (e/m), encontrando valores sempre muito prximos de 1, 76108 C/g, mesmo utilizando ), 1, 1, catodos de materiais diferentes ou gases diferentes nas ampolas de Crookes.
Data: ___/___/___ Nome:______________________

Esses resultados constituram a prova denitiva de que os raios catdicos eram eltrons, que estes eram iguais entre si e que estavam presentes em todo tipo de matria, sendo, portanto, as unidades bsicas de carga negativa propostas por Stoney. Estando convencido disso, em l897, Thomson anunciou que:

essas partculas tinham sempre as mesmas massa e carga eltrica, independentemente do tipo de material que as emitiam.

Material APROVADO (contedo e imagens)

10

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

Com tais armaes, fundamentadas em dados experimentais, a existncia do eltron estava comprovada. Outras questes, porm, logo se impunham, como por exemplo: a) Quais seriam a carga e a massa do eltron? b) O que seriam e qual seria a constituio das partculas positivas observadas por Goldstein?

VI

o tomo era divisvel, tendo em sua constituio partculas de carga negativa;

S O

Atividade 2
1 2 3
Explique por que nos experimentos com ampolas de Crookes os gases s conduzem eletricidade a baixas presses.

Descreva os feixes luminosos observados nas experincias com descargas atravs de gases rarefeitos.

S O

Descreva os experimentos que possibilitaram a determinao da relao entre a carga e a massa (e/m) dos raios catdicos. e/m) e/m)
Data: ___/___/___ Nome:______________________ 11
Material APROVADO (contedo e imagens)

resposta para a primeira questo da atividade 2 foi dada em 1908 por Robert A. Milikan, atravs de um experimento bastante engenhoso. Para isso, ele construiu uma cmara fechada provida de um nebulizador, dois eletrodos em forma de placas (com a placa superior perfurada no centro), um visor com uma escala graduada e uma fonte de raios-X, cujo esquema mostrado na Figura 7. Para realizar as experincias, Milikan acionava a fonte de raios-X e aspergia gotculas de leo no interior da cmara. Com isso, molculas de ar eram ionizadas pelos raios-X e os ons formados eventualmente captados pelas gotculas de leo que, assim, cavam carregadas de eletricidade. Como conseqncia, quando os eletrodos estavam despolarizados (desconectados de uma fonte de corrente contnua), as gotculas, carregadas ou no, caam com a mesma velocidade, submetidas, apenas, fora gravitacional e fora de atrito com o ar. Porm, quando as placas eram polarizadas, as gotculas eletrizadas tinham suas velocidades modicadas e a direo do movimento podia at ser invertido, dependendo da natureza (positiva ou negativa) da carga da gotcula e da intensidade do campo produzido pelos eletrodos.

RE

Determinao da carga e da massa do eltron

VI

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

Figura 7 Esquema do aparelho usado por Milikan para determinar a carga do eltron

Analisando os movimentos das gotculas, Milikan demonstrou que a carga de cada gotcula podia ser expressa atravs da equao:
Data: ___/___/___ Nome:______________________

Material APROVADO (contedo e imagens)

12

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

Com essa equao, Milikan realizou vrias determinaes de cargas eltricas (q) nas ( 19 coulombs, gotculas de leo, obtendo sempre valores mltiplos inteiros de 1, 610 fato que o levou a deduzir que esta deveria ser a carga do eltron. Dispondo desse valor, tornou-se simples calcular a massa do eltron, bastando usar a relao entre a carga e a massa (e/m = 1, 76 1011 C/kg), estabelecida por Thomson, o ( 31 kg como sendo a massa do eltron. que resultou em 9, 11 10

Assim, desfez-se parte do mistrio sobre a composio dos tomos. Os eltrons estavam caracterizados. Quanto s partculas positivas, complementares aos eltrons na constituio dos tomos, ainda havia muito a ser esclarecido. Porm, alguns pesquisadores j vinham procurando estabelecer as suas propriedades e no demorou muito para que parte signicativa dessa tarefa fosse realizada.

VI

na qual q, r, v e d eram, respectivamente, as cargas, os raios, as velocidades e a densidade das gotvulas de leo; era a viscosidade do ar; g a acelerao da gravidade e E a intensidade do campo aplicado.

S O
q= 4r 4r3 dg 6rv 6rv 3

1 , E

As partculas positivas a descoberta do prton


epois da descoberta, em 1876, a primeira observao importante sobre os constituintes positivos dos tomos foi feita em 1895 por Jean Perrin, ao demonstrar que os raios canais eram partculas com cargas positivas. Em 1898, Wilhelm Wien determinou a relao carga/massa dos raios canais produzidos pelo hidrognio no tubo de Crookes, vericando que essa relao era igual a 9,6 x 107 C/kg, sendo, portanto, quase 2000 vezes inferior relao encontrada para o eltron. Posteriormente, Thomson conrmou esse resultado e concluiu que o raio canal produzido pelo hidrognio correspondia partcula fundamental de carga positiva e que a sua carga deveria ser igual (mas contrria) do eltron.

S O

Com esse pressuposto, aps a determinao da carga do eltron, foi determinada a massa dessa partcula, obtendo-se o valor 1,26 x 10-27 kg. Em 1919, como resultado de experincias realizadas por Rutherford, a partcula positiva formada a partir do hidrognio passou a ser considerada como formadora de todos os elementos, razo pela qual recebeu a denominao de protos (palavra grega que signica origem) e posteriormente passou a ser chamada de prton. prton Esses estudos mostraram, tambm, que os raios canais podiam ser diferentes para um mesmo elemento. Um desses estudos, realizado por Thomson, em 1912, mostrou que o nenio formava dois tipos de raios canais com massas diferentes. Mais adiante, com o renamento dos mtodos experimentais, foi vericado que o prprio hidrognio forma trs raios canais diferentes. Com essas observaes cou evidenciado que existiam tomos com pesos diferentes formando um mesmo elemento qumico e a esses tipos de tomos, Frederick Soddy, em 1913, denominou de istopos do elemento. A existncia dos istopos desfez mais um dos equvocos dos postulados de Dalton, que usava os pesos atmicos como parmetro identicador. Porm, gerou a necessidade de se encontrar outra forma para identicar os elementos, o que ocorreu ainda em 1913, atravs dos trabalhos de Henry G. J. Moseley. Nesses trabalhos, Moseley vericou que os raios-X emitidos pelos tomos dependiam das respectivas cargas nucleares (Z) e que estas sempre correspondiam a nmeros inteiros, os quais foram denominados de nmero atmico. Logo foi observado que no s os raios-X, mas todas as propriedades dependiam do nmero atmico e, por isso, esse parmetro, que corresponde ao nmero de prtons em cada tomo, foi denido como o parmetro identicador dos elementos.

RE

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

13

Material APROVADO (contedo e imagens)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

VI

Como j se observava que a massa atmica de cada elemento era cerca de duas vezes maior do que se esperaria, tomando como base os nmeros atmicos, tornou-se evidente a existncia de outros componentes, alm dos eltrons e dos prtons, constituindo os tomos. Desses componentes, o mais importante o nutron, cuja massa quase igual massa do prton e foi descoberto em 1932 por James Chadwick.

O modelo atmico de Thomson

Data: ___/___/___ Nome:______________________

Material APROVADO (contedo e imagens)

14

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

Com base nos estudos sobre as relaes entre as cargas e as massas dos eltrons e dos raios canais, Thomson j sabia que os eltrons eram muito mais leves do que os tomos como um todo. Assim, ele props que cada tomo seria formado por uma esfera de carga positiva homognea, onde caria quase toda a massa do tomo, com os eltrons distribudos simetricamente em torno dela. Esse modelo cou conhecido como modelo de pudim com passas (Figura 8) e teve vida curta, pois logo foi observada sua incompatibilidade com os resultados de novos experimentos realizados, conforme ser visto nos itens seguintes.

VI

S O

o nal do sculo XIX, os dados experimentais relacionados com descargas atravs de gases rarefeitos e com a radioatividade (descoberta em 1896 por Henri Becquerel) j haviam mostrado que o modelo atmico de Dalton apresentava uma srie de suposies equivocadas, tornando necessrio se pensar num modelo compatvel com os novos resultados experimentais disponveis. Essa iniciativa foi assumida por Thomson que, em 1898, tornou-se o primeiro cientista a propor um modelo atmico constitudo de partculas positivas e negativas.

Figura 8 Modelos atmicos propostos por Thomson

Modelo atmico de Rutherford


Rutherford esteve envolvido em muitos estudos sobre radioatividade, tendo sido o descobridor das partculas (alfa) e (beta), emitidas por elementos radiativos. Num desses estudos, realizado em colaborao com os seus alunos Geiger e Marsden, eles pretendiam analisar o poder de penetrao das partculas sobre alguns materiais. O trabalho consistia em fazer incidir feixes de partculas sobre uma lmina de platina (ou outros materiais) e analisar o poder de reteno ou de penetrao das partculas por essas placas. Como o modelo atmico aceito na poca considerava que os tomos eram estruturas impenetrveis (o modelo de Thomson), havia a expectativa de que as partculas fossem retidas. Porm, foi observado que quase todas atravessavam a lmina, com muito poucas sendo desviadas de sua trajetria inicial, o que podia ser visualizado pelo efeito produzido sobre placas uorescentes (placas de sulfeto de zinco, ZnS) colocadas em volta da lmina de platina, Pt (Figura 9).

S O

Como grande inovao em relao a Dalton, ele props que os eltrons cariam circulando em grandes rbitas ao redor desse ncleo, de forma semelhante aos planetas em volta do sol, pois assim desenvolveriam uma fora centrpeta que os impediria de se juntarem ao ncleo, levados pela fora de atrao eletrosttica. Distribudos dessa forma, os eltrons, com cargas negativas, neutralizariam as cargas nucleares positivas, formando os tomos no estado fundamental (Figura 10a).

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

15

Material APROVADO (contedo e imagens)

A partir dessas observaes, Rutherford concluiu que o tomo teria um ncleo muito pequeno e compacto, onde se concentrariam as partculas positivas, que j se sabia serem bem mais pesadas do que as negativas.

RE

Figura 9 Experincia de Rutherford sobre espalhamento de partculas

Data: ___/___/___ Nome:______________________

VI

(a)

(b)

Data: ___/___/___ Nome:______________________

O modelo de Rutherford cou mais prximo da concepo atual do modelo atmico do que as anteriores. Mas, a sua idia contrariava uma das leis de Maxwell sobre a eletrodinmica.

Material APROVADO (contedo e imagens)

16

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

Porm, argumentos no eliminam fatos, e os resultados dos experimentos de Rutherford eram muito consistentes com o modelo atmico proposto por ele. Portanto, o que se deveria fazer era buscar explicaes para as observaes de Rutherford que fossem fundamentadas em novos argumentos cientcos sustentveis. Felizmente, isso no demorou a acontecer graas aos trabalhos de Niels Bohr, que sero discutidos em aulas posteriores, pois agora encerraremos esta aula para que voc tenha tempo de aprofundar seus estudos sobre o que j foi apresentado. Certamente, voc j percebeu que o contedo deste texto apresenta informaes bsicas para sua aprendizagem. Mas, as atividades propostas indicam que voc deve consultar obras mais completas para ampliar e consolidar seu aprendizado. Portanto, no perca tempo. Procure fortalecer suas bases de conhecimentos para, na prxima aula, continuar desvendando os caminhos trilhados na construo do modelo atmico.

VI

Por essa lei, se um eltron circulasse em torno do ncleo de carga positiva, ele estaria constantemente irradiando luz, perdendo energia e terminaria por colidir com o ncleo (Figura 10b).

S O

Figura 10 Modelo atmico de Rutherford. (a) Modelo proposto. (b) Falncia por emisso da luz. Pelas leis da eletrodinmica, os eltrons perderiam energia e cairiam no ncleo.

Atividade 3
1 2 3
Descreva os termos sublinhados neste texto que no foram descritos na atividade 1.

A radiatividade s ser estudada na aula 15. Mas, como nesta primeira aula so necessrios alguns conhecimentos bsicos sobre esse tema, faa uma breve descrio sobre os constituintes das emisses radiativas.

Descreva de forma resumida como foi feita a descoberta do nutron.


Data: ___/___/___ Nome:______________________ 17
Material APROVADO (contedo e imagens)

RE

Resumo

Nesta aula, foram abordados aspectos histricos sobre a engenhosidade do homem na busca pelo conhecimento. Procurando compreender o seu ambiente, o homem, muitas vezes por curiosidade, enquanto desenvolvia cincia na forma mais pura, fez surgir idias que terminaram por gerar tecnologias hoje incorporadas ao seu dia-a-dia. Mesmo que tenhamos discutido somente fatos acontecidos at o incio do sculo passado, pelo menos um dos equipamentos usados naquela poca (os tubos de descarga) tornou-se precursor de diversos tipos de monitores utilizados hoje, at mesmo, em nossas residncias, na forma de tubos de imagem de televisores, de computadores ou de outros equipamentos. Estabelecemos as primeiras bases para a discusso sobre a natureza mais ntima da matria, mostrando como surgiu e como se consolidou a teoria atmica e, ainda, como foram os primeiros experimentos que mostraram que os tomos so constitudos por partculas ainda menores, contrariando as primeiras idias dos estudiosos da natureza.

VI
Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

S O

Auto-avaliao
1 2 3
Data: ___/___/___ Nome:______________________

Em que as especulaes loscas contriburam para o estabelecimento da arquitetura atmica? Como as experincias de Faraday contriburam para o esclarecimento do modelo atmico? Qual a razo para Dalton armar que tomos de elementos iguais eram iguais entre si e que cada elemento era caracterizado pelo peso do seu tomo? O que levou Stoney a propor a existncia do eltron? Descreva a experincia de Milikan que possibilitou a determinao da carga e da massa do eltron e (de forma indireta) do prton.
Sobre a determinao da relao entre a carga e a massa (e/m), voc acha que ( seria mais fcil ou mais difcil determin-la nos raios canais ou nos raios catdicos? Por qu?

4 5 6 7 8 9 10

Material APROVADO (contedo e imagens)

18

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

RE

VI

As observaes sobre os raios catdicos e os raios canais eram, de fato, sucientes para Thomson armar que os tomos so divisveis? Descreva a experincia que levou Rutherforf a propor um modelo atmico composto por um ncleo com carga positiva e por uma eletrosfera, onde cariam os eltrons, justicando as concluses do referido cientista. Discuta a armao seguinte: O modelo atmico proposto por Rutherford contrariava os princpios fsicos conhecidos na poca do seu lanamento. Faa um resumo sobre a evoluo dos modelos atmicos at o modelo de Rutherford.

S O

Referncias
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princpio de qumica. Porto Alegre: Bookman, 2001. BRADY, J. E.; RUSSEL, J. E.; HOLUM, J. R. Qumica: a matria e suas transformaes. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. v. 1 e 2. GARRITZ, A.; CHAMIZO, J. A. Qumica. So Paulo: Prentice Hall, 2003. J. D. LEE. Qumica inorgnica no to concisa. 5.ed. So Paulo: Edgard Blcher LTDA, 1999. . KOTZ, J. C.; TREICHEL JR, P. Qumica e reaes qumicas. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, qumicas. 2002. v. 1 e 2.
Data: ___/___/___ Nome:______________________ 19
Material APROVADO (contedo e imagens)

MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Qumica: um curso universitrio. 4.ed. So Paulo: Edgard : Blcher LTDA, 1993.

RE
Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

VI

S O

Anotaes

20

Aula 01 Arquitetura Atmica e Molecular

Anda mungkin juga menyukai