Anda di halaman 1dari 102

7500/7600

GUIA DO UTILIZADOR

Leia este Guia do Utilizador antes de utilizar a sua P-touch. Conserve-o num local de fil acesso para futuras consultas.

Declarao de conformidade A BROTHER INDUSTRIES, LTD. 15-1, Naeshiro-cho, Mizuho-ku, Nagoya, 467-8561, Japo

declara que o sistema de etiquetagem PT-7500 e PT-7600 est em conformidade com os seguintes documentos normativos: EMC: EN55022:2006 Classe B EN55022:1998+A1:2001+A2:2003 EN61000-3-2:2006 EN61000-3-3:1995+A1:2001+A2:2005 e cumpre as disposies da Directiva de Compatibilidade Electromagntica 2004/108/EC O adaptador CA opcional AD-18E est tambm em conformidade com a EN60950-1:2001+A11:2004 e cumpre as disposies da Directiva de Baixa Voltagem 2006/95/EC. Emitida por: BROTHER INDUSTRIES, LTD. Printing & Solutions Company, Quality Management Dept.

Aviso de Compilao e Publicao Sob superviso da Brother Industries Ltd., este manual foi compilado e publicado, incorporando as mais recentes descries e especificaes do produto. O contedo deste manual e as especificaes do produto esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. A Brother reserva-se o direito de efectuar, sem qualquer aviso prvio, alteraes nas especificaes e nos materiais aqui includos e no se responsabiliza por quaisquer danos (incluindo os indirectos) causados por confiana nos materiais apresentados, incluindo, mas no se limitando, a erros tipogrficos e outros relacionados com a publicao. Marcas Comerciais O logtipo Brother uma marca comercial registada da Brother Industries, Ltd. Brother uma marca comercial registada da Brother Industries, Ltd. 2008 Brother Industries Ltd.

Microsoft, Windows e Windows Vista so marcas registadas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e nos outros pases. Os nomes de outro software ou produtos utilizados neste documento so marcas comerciais ou marcas comerciais registadas das respectivas empresas que os desenvolveram.

ANTES DE UTILIZAR A SUA P-TOUCH


Obrigado por adquirir a PT-7500/7600. A sua nova P-touch um sistema de etiquetagem com mltiplas funcionalidades e de fcil utilizao, e que torna simples a criao de etiquetas profissionais de elevada qualidade. Para alm da criao rpida de etiquetas por meio de esquemas de etiquetas pr-formatadas, o software edio da P-Touch possui funes avanadas de formatao de etiquetas, formatos de blocos, cdigos de barra e funes de autonumerao.

Precaues de Segurana
Para evitar ferimentos e danos, h notas importantes explicadas por meio de vrios smbolos. Esses smbolos e o seu significado so os seguintes.

AVISO ATENO

Diz-lhe o que fazer para evitar o perigo de ferimentos. Diz-lhe quais os procedimentos a seguir para evitar danificar a P-touch.

Os smbolos utilizados neste manual so os seguintes:


Aco no permitida NO derramar o produto nem mergulhar o produto em gua. Aces obrigatrias Alerta de segurana NO desmontar o produto. NO tocar numa determinada parte do produto. Desligar Alerta para a possibilidade de choque elctrico

AVISO
Conjunto de pilhas recarregveis (apenas para o PT-7600) Siga estas recomendaes para evitar incndios, choques elctricos, gerao de calor e danos. No utilize esta P-touch com nenhum conjunto de pilhas recarregveis que no seja o especificado. Para recarregar o conjunto de pilhas recarregveis, insira o conjunto de pilhas recarregveis na P-touch e, em seguida, utilize o AD-18E concebido especificamente para esta P-touch. No insira ou utilize o conjunto de pilhas recarregveis noutro equipamento que no seja o P-touch. No o ligue directamente a uma fonte de alimentao, ao isqueiro de um automvel ou a uma tomada elctrica. No exponha o conjunto de pilhas recarregveis ou a P-touch com o conjunto de pilhas recarregveis instalado a presses, calor ou a uma carga elctrica (por exemplo, um forno ou um forno microondas, secador de roupa, equipamento de alta tenso ou um forno electromagntico). No coloque o conjunto de pilhas recarregveis ou a P-touch com o conjunto de pilhas recarregveis instalado perto de um incndio ou num local exposto a calor ou temperaturas elevadas (por exemplo, perto de uma chama ou de um fogo, ao sol ou num local onde a temperatura seja igual ou superior a 60 C, como no interior aquecido de um automvel). No permita que o conjunto de pilhas recarregveis se molhe. No provoque curto-circuitos nos terminais do conjunto de pilhas recarregveis ou na P-touch com o conjunto de pilhas recarregveis instalado, utilizando, por exemplo, um objecto metlico. No fure, seja de que forma for, a parte exterior do conjunto de pilhas recarregveis. Tenha o cuidado de evitar danos no conjunto de pilhas recarregveis ou na P-touch com o conjunto de pilhas recarregveis instalado. No desmonte nem altere o conjunto de pilhas recarregveis ou a P-touch com o conjunto de pilhas recarregveis instalado. No utilize um conjunto de pilhas recarregveis danificado ou deformado. No utilize num ambiente corrosivo (por exemplo, exposto a ar ou gua salgada, ou a gs corrosivo, alcalino ou cido). No insira nem retire o conjunto de pilhas recarregveis quando o adaptador CA estiver ligado.

Adaptador CA Siga estas instrues para evitar incndio, danos, choque elctrico ou avaria. Utilize apenas o adaptador CA (AD-18E) concebido exclusivamente para a sua P-touch. Se o anterior no for seguido, podem ocorrer acidentes ou danos materiais. A Brother no assume qualquer responsabilidade por quaisquer acidentes ou danos materiais resultantes da no utilizao do adaptador CA especificado. Durante uma tempestade elctrica desligue o cabo de alimentao e no utilize o equipamento. Poder existir um risco remoto de choque elctrico devido aos raios. No toque no adaptador CA ou no cabo ou ficha de alimentao com as mos molhadas. No utilize o adaptador CA em locais com elevada humidade como casas de banho. No utilize um cabo de alimentao danificado. No sobrecarregue a tomada de alimentao. No coloque objectos pesados sobre o cabo ou ficha de alimentao, nem danifique ou modifique os mesmos. No tora ou puxe o cabo de alimentao com fora. No deixe cair, no bata nem, de qualquer outra forma, danifique o adaptador CA. Certifique-se de que a ficha est bem inserida na tomada de alimentao. No utilize uma tomada que no esteja fixa.

ii

AVISO
Pilhas (Alcalinas/Recarregveis) Siga estas instrues para evitar fugas ou danos nas pilhas. No utilize objectos metlicos, tal como pinas ou canetas metlicas quando procede substituio das pilhas. No carregue a pilha em locais com temperaturas elevadas. No o lance no fogo, no aquea nem desmonte a bateria. Se o fluido da pilha entrar em contacto com a pele ou roupas, lave exaustivamente as reas afectadas com gua corrente. O fluido da pilha nocivo para a pele. Se as pilhas apresentarem fugas, tenha cuidado para que o fluido no entre em contacto com os seus olhos, uma vez que pode perder a viso. Se esse contacto ocorrer, lave os olhos com gua corrente e procure auxlio mdico de imediato. Se as pilhas libertarem qualquer odor, sobreaquecerem, descolorarem, deformarem ou se ocorrer qualquer outra alterao durante a utilizao, carregamento ou armazenagem, retire imediatamente as pilhas e no as volte a utilizar.

P-touch Siga estas directivas para evitar incndios, danos, choque elctrico e asfixia. A P-touch no se pode molhar. No toque em nenhuma pea metlica prxima da cabea de impresso. A cabea de impresso fica muito quente durante a utilizao e permanece muito quente aps a utilziao. No lhe toque directamente com as mos.
Cabea de impresso

No utilize o P-touch com um objecto estranho no interior. Se gua, uma substncia metlica ou um objecto estranho se introduzir no P-touch, desligue o adaptador CA e retire as pilhas; em seguida, contacte a loja onde comprou o P-touch ou o centro de assistncia tcnica autorizado da sua rea. No toque na lmina da unidade de corte.

No desmonte a P-touch. Para inspeco, regulao e reparao da P-touch, contacte o ponto de venda em que a P-touch foi adquirido ou o centro de assistncia tcnica autorizado local. So utilizados sacos de plstico para embalar o seu equipamento. Para evitar o perigo de asfixia, mantenha estes sacos longe de bebs e crianas. Se notar um odor anormal, calor, descolorao, uma deformao ou algo invulgar durante a utilizao ou o armazenamento do P-touch, desligue o adaptador CA, retire imediatamente as pilhas e deixe de o utilizar. Para evitar danos, no deixe cair nem bata no equipamento.

iii

ATENO
Cortador de fita Siga estas instrues para evitar ferimentos pessoais e danificar a P-touch. No abrir a tampa do compartimento da fita quando estiver a utilizar a unidade de corte. Adaptador CA Se no pretender utilizar a P-touch por um longo perodo de tempo, desligue o adaptador CA da tomada elctrica e a Ptouch para evitar que as pilhas vertam ou percam carga. Segure sempre na ficha ao desligar o cabo de alimentao da tomada de alimentao. No aplique fora excessiva na unidade de corte.

Pilhas (Alcalinas/Recarregveis) Siga estas instrues para evitar fuga de lquido, aquecimento ou ruptura da pilha. No utilize pilhas gastas e novas em simultneo. No misture pilhas alcalinas com outro tipo de pilhas. No permita que a Pilhas (Alcalinas/ Recarregveis) se molhe. Certifique-se de que as pilhas esto introduzidas correctamente. Se no pretender utilizar a P-touch por um longo perodo de tempo, retire as pilhas para evitar que vertam ou percam carga.

P-touch Siga estas instrues para evitar ferimentos pessoais e danificar a P-touch. Coloque a P-touch sobre uma superfcie plana e estvel como uma secretria. No deixe a P-touch ao alcance de crianas quando a tampa posterior estiver aberta. Fita Dependendo da localizao, do material e das condies ambientais, a etiqueta pode descolar-se ou ficar impossvel de retirar, a cor da etiqueta pode alterar-se ou desbotar para outros objectos. Antes de aplicar a etiqueta, verifique as condies ambientais e o material. Memria Quaisquer dados armazenados na memria vo perder-se devido a falhas ou reparaes na Ptouch, ou se a durabilidade da pilha terminar. Quando a alimentao elctrica est desligada durante mais de dois minutos, todo o texto e definies de formato so pagados. Todos os ficheiros de texto guardados na memria sero igualmente apagados. No coloque objectos muito pesados sobre a P-touch. No pressione o visor LCD.

iv

Precaues gerais

No utilize a P-touch de qualquer forma ou com qualquer finalidade que no os descritos neste guia. Faz-lo pode resultar em acidentes ou danos materiais para a mquina. No insira objectos estranhos na ranhura de sada da fita, no conector do adaptador CA ou na porta USB (apenas para o PT-7600), etc. No toque na cabea de impresso com os dedos. Utilize um objecto macio (por ex., um cotonete) ou a cassete de limpeza da cabea de impresso opcional (TZ-CL4) para limpar a cabea de impresso. No limpe a mquina com lcool ou com outros solventes orgnicos. Utilize apenas um pano macio e seco. No exponha o P-touch e as pilhas a luz solar directa ou chuva, nem os coloque perto de aquecedores ou outros aparelhos quentes, em locais expostos a temperaturas extremas (por exemplo, no tablier ou na parte de trs de um automvel), humidade elevada e p. No deixe o equipamento em contacto prolongado com borracha ou vinil, caso contrrio o equipamento pode ficar manchado. Dependendo das condies ambientais e das definies aplicadas, alguns caracteres ou smbolos podero ser de leitura difcil. Utilize apenas fitas Brother TZ nesta mquina. No utilize fitas que no tenham a marca . No puxe nem aplique presso sobre a fita da cassete. Caso contrrio, a cassete de fita da P-touch pode ficar danificada. Certifique-se de que a alavanca de libertao est levantada (solta) quando fechar a tampa posterior. A tampa posterior no pode ser fechada se a alavanca de libertao estiver premida (presa). No tente imprimir etiquetas utilizando um cartucho de fita vazio ou sem colocar um cartucho de fita na P-touch. Ao fazer isso ir danificar a cabea de impresso. No tente cortar a fita durante a impresso ou alimentao, visto isto danificar a fita. Recomenda-se que utilize o cabo USB fornecido com a P-touch. Se for necessrio utilizar outro cabo USB, certifique-se de que de elevada qualidade (apenas para o PT-7600). Certifique-se de que no risca o CD-ROM. No coloque o CD-ROM em qualquer local exposto a temperaturas elevadas ou baixas. No coloque objectos pesados sobre o CD-ROM, nem o dobre (apenas para o PT-7600). O software constante no CD-ROM destina-se utilizao conjunta com a P-touch e pode ser instalado em mais de um computador pessoal (apenas para o PT-7600). Recomendamos vivamente que leia este Manual do utilizador antes de utilizar a sua P-touch e que o conserve prximo para referncia futura.

NDICE
ANTES DE UTILIZAR A SUA P-TOUCH ......................................... i
Precaues de Segurana ..............................................................................i

Precaues gerais .......................................................................... v

1. Como comear ..............................................................1


Desembalar a sua P-touch ............................................................. 1 Descrio geral .............................................................................. 3
Vista superior e vista inferior .......................................................................3 Teclado e visor LCD .....................................................................................4 Retroiluminao ............................................................................................5

Fonte de alimentao .................................................................... 5


Adaptador CA ...............................................................................................5 Pilhas ............................................................................................................6 Pilhas ...........................................................................................................7

Cassetes de fita .............................................................................. 9


Instalar uma cassete de fita ..........................................................................9

Ligar/Desligar o P-touch .............................................................. 12 Alterar a lngua ............................................................................ 12

2. Modos Tipo de etiqueta ...............................................13


Seleccionar um modo Tipo de etiqueta ....................................... 13 Modos Normal e Vertical ............................................................ 13 Modos Rotate (Rotao) e Rotate & Repeat (Rotao e Repetio) .................................................................. 14 Modo Flag (Bandeira) .................................................................. 15 Modos Port (Porta) e Panel1 (Painel1) ......................................... 16 Modo Panel2 (Painel2) ................................................................ 17

3. Funes bsicas ...........................................................19


Efectuar operaes bsicas .......................................................... 19
Escolher funes, parmetros, definies e grupos ...................................19 Escolher a predefinio ..............................................................................19 Confirmar uma escolha ..............................................................................19 Cancelar uma escolha ................................................................................19

vi

Introduzir dados da etiqueta ....................................................... 20


Introduzir e editar texto ..............................................................................20 Introduzir um caracter acentuado ..............................................................22 Introduzir um cdigo de barras ..................................................................23 Introduzir um smbolo .................................................................................25

Formatar a etiqueta ..................................................................... 28


Especificar o comprimento de uma etiqueta ...............................................28 Especificar o tamanho de uma margem .....................................................28 Emoldurar o texto .......................................................................................29 Especificar o tamanho dos caracteres ........................................................30 Especificar a largura dos caracteres ..........................................................31 Especificar o estilo dos caracteres .............................................................32 Utilizar os modelos pr-formatados da formatao automtica ................33

Imprimir etiquetas ....................................................................... 34


Pr-visualizar o esquema da etiqueta .........................................................34 Alimentar a fita ...........................................................................................35 Imprimir uma etiqueta ................................................................................35 Utilizar as funes de impresso especiais ................................................35

Guardar e rechamar ficheiros ...................................................... 39


Guardar texto da etiqueta ...........................................................................39 Rechamar texto guardado ...........................................................................40 Eliminar texto guardado .............................................................................40

4. Ajustes da mquina .....................................................42


Seleccionar o mtodo de alimentao e corte da fita .................................42 Ajustar o contraste do visor ........................................................................42 Definir a funo Reduo automtica ........................................................43 Calibrar o comprimento da etiqueta ..........................................................43 Especificar se a categoria de smbolos PERSONAL actualizada continuamente .............................................................................................44 Alterar as unidades de medida ...................................................................44 Mostrar informaes da verso ..................................................................44

Limpar ......................................................................................... 45
Limpar a cabea de impresso, os rolos e o cortador de fita ....................45

5. Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600) ..... 47


Instalar o software e o controlador de impressora ...................... 47
INTRODUO ...........................................................................................47 REQUISITOS DO SISTEMA ......................................................................48 Instalar o P-touch Editor 5.0 e o controlador de impressora ....................48

vii

REMOVER O P-TOUCH EDITOR / QUICK EDITOR ..............................53 REMOVER / SUBSTITUIR O CONTROLADOR DE IMPRESSORA ........53

Utilizar o P-touch Editor 5.0 ........................................................ 54


Iniciar o P-touch Editor ..............................................................................55 Janela de esquema ......................................................................................57 Abrir a Ajuda do P-touch Editor ................................................................59

Transferir dados de/para um computador ................................... 61


Aceder ao modo Transferir .........................................................................61

Como utilizar o P-touch Transfer Manager & P-touch Library ..... 62


Iniciar o P-touch Transfer Manager ..........................................................62 Transferir modelos de etiqueta do PC ........................................................64 Adicionar uma imagem do caracter definida pelo utilizador ao texto .......66 Utilizar dados do modelo ............................................................................66 Utilizar dados transferidos da base de dados ............................................68 Guardar uma cpia de segurana de modelos de etiqueta ........................70 Iniciar a P-touch Library ............................................................................72 Procurar etiquetas ......................................................................................72

6. Anexo ..........................................................................74
Repor a P-touch ........................................................................... 74 Resoluo de problemas .............................................................. 74 Lista de mensagens de erro .......................................................... 76 Especificaes da mquina .......................................................... 81
Unidade Principal .......................................................................................81 Ambiente operativo: Windows (apenas para o PT-7600) .......................83

Acessrios .................................................................................... 83 ndice remissivo ........................................................................... 88

viii

Desembalar a sua P-touch


Certifique-se de que a embalagem contm os seguintes itens antes de utilizar a P-touch.

PT-7600
P-touch

Cassete de fita TZ

Correia

CD-ROM

Guia do Utilizador

Cabo USB

Adaptador CA (AD-18E)

(O adaptador pode variar de pas para pas.)

Como comear

Como comear

PT-7500
P-touch Correia

Cassete de fita TZ

Guia do Utilizador

Adaptador CA (AD-18E)

(O adaptador pode variar de pas para pas.)

Descrio geral
Vista superior e vista inferior
Vista
Ecr

Boto do cortador de fita Teclado

Conector do adaptador CA Porta USB (apenas para o PT-7600) Tampa posterior

Alavanca de libertao Compartimento das pilhas Cabea de impresso

Compartimento da cassete de fita Ranhura de sada da fita

Vista inferior

Como comear

Teclado e visor LCD


O PT-7600 aqui ilustrado. 1 2 3 4 56 7

E G F H

D CB A 0

8 9

Q P O N

I J K L

1 Alinhamento de texto esquerda (pgina 33) 2 Alinhamento de texto ao centro (pgina 33) 3 Alinhamento de texto direita (pgina 33) 4 Alinhamento de texto justificado (pgina 33) 5 Estilo de texto negrito (pgina 32) 6 Estilo de texto de destaque (pgina 32) 7 Estilo de texto itlico (pgina 32) 8 Moldura (pgina 29) 9 Indicador de carga baixa (pgina 7) 0 Nmero de blocos (pgina 21) A Definio Tipo de etiqueta (pgina 13) B Definio Largura (pgina 31) C Definio Tamanho (pgina 30 e 31)

D Definio Comprimento (pgina 28) E Modo Maisculas (pgina 20) F Modo Inserir (pgina 21) G Modo Deslocar (pgina 20) H Modo Cdigo (pgina 20) I Tecla Ligar/Desligar (pgina 12) J Tecla Retrocesso (pgina 19 e 22) K Teclas de setas (pgina 19) L Tecla Enter (pgina 19 e 21) M Tecla Formato global (pgina 30) N Teclas PF (pgina 33) (PT-7600) Teclas Auto Format (pgina 33) (PT-7500) O Tecla Alimentao (pgina 35) P Tecla Imprimir (pgina 35) Q Tipo de etiqueta (pgina 13)

Retroiluminao
Prima g e f para ligar ou desligar a luz posterior. A retroiluminao pode ser utilizada quando pretende ver mais claramente o visor. A regulao por defeito ON (ligada).
Poupa-se energia quando a retroiluminao est desligada.
Como comear

Fonte de alimentao
O P-touch pode ser alimentado de duas formas.
Adaptador CA (pgina 5) Pilhas (pgina 6) Conjunto de pilhas recarregveis* (pgina 7)

PT-7500 PT-7600

*O conjunto de pilhas recarregveis um produto consumvel. No existe garantia para a deteriorao durante o armazenamento.

Utilize a fonte de alimentao que melhor se adequa s suas necessidades. Para mais informaes sobre cada fonte de alimentao, consulte o que se segue.

Adaptador CA
Ligar o adaptador CA
Quando imprimir uma grande quantidade de etiquetas ou etiquetas que contm uma grande quantidade de texto, pode ser til ligar o P-touch a uma tomada elctrica padro utilizando o adaptador CA.

Notas sobre o adaptador CA


Utilize apenas o adaptador CA concebido exclusivamente para esta mquina. Desligue o adaptador CA, se no utilizar este P-touch durante um longo perodo de tempo. Quando desligar a corrente, o texto apresentado no ecr e guardado na memria perde-se.

Pilhas
Instalar as pilhas
Esta mquina foi concebida para que possa mudar as pilhas rpida e facilmente. Com as pilhas instaladas, possvel utilizar esta mquina compacta e porttil em qualquer lugar.

Notas sobre as pilhas


Este P-touch requer seis pilhas AA (LR6). possvel utilizar pilhas recarregveis (Ni-MH) em vez de seis pilhas alcalinas.
No possvel recarregar as pilhas recarregveis no P-touch com o adaptador CA ligado. Em vez disso, recarregue as pilhas com um carregador de pilhas concebido especificamente para o tipo de pilhas utilizadas. Para mais informaes sobre as pilhas recarregveis, consulte as instrues fornecidas. No utilize qualquer um dos itens apresentados em seguida. Caso contrrio, pode ocorrer danos ou derrames das pilhas.

Pilhas de mangansio Uma combinao de pilhas novas e usadas Uma combinao de pilhas de diferentes tipos (alcalinas, e Ni-MH), fabricantes ou modelos Uma combinao de pilhas carregadas e descarregadas

Certifique-se de que insere as pilhas na direco correcta. Com as pilhas instaladas, o P-touch determina a carga restante das pilhas durante a impresso e a alimentao. Se as pilhas tiverem a carga baixa, o indicador de carga baixa ()) acende-se. Quando isto ocorrer, no se esquea de substituir as pilhas. O indicador de carga baixa no se acende em algumas condies de funcionamento. Antes de substituir as pilhas, certifique-se de que a P-touch est desligada. Alm disso, quando substituir as pilhas, insira pilhas novas at dois minutos aps remover as pilhas antigas; caso contrrio, o texto apresentado no visor e o texto guardado na memria perdem-se. Se no utilizar este P-touch durante um longo perodo de tempo, remova as pilhas. Quando desligar a alimentao, o texto apresentado no ecr e o texto guardado na memria perdem-se.

Como comear

Cassetes de fita
Instalar uma cassete de fita
Esta mquina foi concebida para que possa mudar as cassetes de fita rpida e facilmente. This machine has been designed to allow you to change the tape cassettes quickly and easily. TZ tape cassettes are available for this machine in a wide variety of types, colors and sizes, enabling you to make distinctive color-coded and stylized labels. Existem cassetes de fita TZ para este aparelho de vrios tipos, cores e tamanhos, o que lhe permite criar etiquetas estilizadas e com diferentes cdigos de cor.
Como comear

Notas sobre as cassetes de fita


Antes de instalar a cassete de fita, certifique-se de que a extremidade da fita fica debaixo das guias da fita. Se a cassete de fita a instalar tiver uma fita de tinta e esta estiver solta, utilize o dedo para enrolar a roda dentada na direco da seta da cassete at no haver nenhuma folga na fita.

Roda dentada Fim da fita Guias da fita

Quando inserir a cassete de fita, certifique-se de que a fita interior no toca no canto da guia metlico. Depois de instalar uma cassete de fita, prima f para remover qualquer folga da fita e, em seguida, prima o boto do cortador de fita para cortar a fita em excesso. Corte sempre a fita antes de a remover da mquina. Se puxar a fita antes de ser cortada, a cassete de fita pode ficar danificada.

Fita adesiva forte


Para superfcies texturadas, speras ou deslizantes, recomendamos a fita industrial forte.

Apesar da folha de instrues fornecida com a cassete de fita adesiva forte recomendar o corte da fita com tesouras, o cortador de fita do P-touch capaz de cortar fita adesiva forte.

10

Fita de identificao flexvel


Para aplicaes que requeiram etiquetas mais flexveis, como extremidades afiadas e objectos cilndricos, recomendamos a fita de identificao flexvel. As etiquetas efectuadas com a fita de identificao flexvel no foram concebidas para isolamento elctrico. Quando enrolar etiquetas volta de objectos cilndricos, o dimetro do objecto deve ter pelo menos 3 mm. Caso contrrio, deve enrolar a etiqueta como uma bandeira e utilizar o modo Tipo de etiqueta BANDEIRA. Alm disso, as extremidades sobrepostas da etiqueta ou a bandeira da etiqueta devem ter pelo menos 5 mm. A etiqueta pode cair dos objectos cilndricos, se dobrar o objecto depois de colocar a etiqueta.
Como comear

Sobreposio > 5 mm Dimetro > 3 mm Sobreposio > 5 mm Dimetro > 3 mm

Bandeira > 5 mm

11

Ligar/Desligar o P-touch
Prima o para ligar ou desligar o P-touch. Se a P-touch estiver equipada com as pilhas ou permanecer ligada atravs do adaptador CA, o texto da sesso anterior aparece quando voltar a ligar a P-touch. Esta funo permite parar o trabalho numa etiqueta, desligar a mquina e voltar posteriormente sem ter de reintroduzir o texto. Independentemente de operar o P-touch com pilhas ou o adaptador CA, a mquina desligar-se-, se no premir nenhuma tecla ou no efectuar nenhuma operao durante 5 minutos.

Alterar a lngua
possvel alterar a lngua dos menus, definies e mensagens seleccionando ENGLISH, FRANAIS, ESPAOL, PORTUGUS, DEUTSCH, NEDERLANDS, ITALIANO, DANSK, SVENSKA, NORSK ou SUOMI. (A predefinio ENGLISH.)
1 2 3

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer LANGUAGE. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.

12

Modos Tipo de etiqueta

Seleccionar um modo Tipo de etiqueta


Modos Tipo de etiqueta

Se premir a, pode seleccionar um dos dois modos normais para concepo e impresso de etiquetas personalizadas ou ento um dos seis modos especiais disponveis para imprimir etiquetas pr-formatadas para identificao de caixas de ligao, cabos, conectores e outros componentes.
1 2

Prima a. Prima u ou d (ou continue a premir a) at aparecer o modo pretendido. (Para mais informaes sobre cada modo de tipo de etiqueta, consulte as seces apresentadas em seguida.) Prima n para aplicar o modo de tipo de etiqueta seleccionado. Se seleccionar NORMAL ou VERTICAL, continue a introduzir o texto da etiqueta como descrito em captulo 3, Funes bsicas. Se seleccionar RODAR, R & REP., PORT, PNEL1, PNEL2 ou BANDEIRA, continue com os passos apresentados em seguida. Prima l ou r at aparecer o parmetro pretendido. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida (ou utilize as teclas numricas para digitar a definio pretendida). Prima n para aplicar as definies seleccionadas. Digite o texto de cada etiqueta num bloco de texto separado. Imprima as etiquetas. Para imprimir uma cpia de cada etiqueta, prima p. Para imprimir vrias cpias ou enquanto aumenta determinados caracteres, ou imprimir com qualquer outra funo de impresso especial, prima g e a e, em seguida, escolha as opes. (Para mais informaes, consulte Utilizar as funes de impresso especiais na pgina 35.)

4 5

6 7 8

Modos Normal e Vertical


possvel formatar e imprimir com os modos Tipo de etiqueta Normal e Vertical para satisfazer qualquer necessidade.
NORMAL

ABCDE
VERTICAL

A B C D E
13

Depois de seleccionar o modo de Tipo de etiqueta NORMAL ou VERTICAL, possvel introduzir, formatar, imprimir e cortar o texto da etiqueta como usual. No modo Tipo de etiqueta Normal, o texto introduzido impresso na horizontal juntamente com a etiqueta. No modo Tipo de etiqueta Vertical, o texto introduzido impresso na vertical juntamente com a etiqueta.

Modos Rotate (Rotao) e Rotate & Repeat (Rotao e Repetio)


possvel enrolar as etiquetas impressas com estes modos de tipo de etiqueta volta dos cabos e dos fios para os marcar. Em ambos os modos, o texto rodado 90 para a esquerda e cada bloco de texto impresso como uma etiqueta separada. No modo de Rotao e Repetio, o texto impresso vrias vezes juntamente com o comprimento da etiqueta para que seja legvel em qualquer ngulo.
RODAR

Comprimento do bloco Comprimento do bloco Comprimento do bloco R & REP.

Comprimento do bloco Comprimento do bloco Comprimento do bloco

Depois de seleccionar o modo Tipo de etiqueta RODAR ou R & REP., especifique o comprimento de cada etiqueta e um estilo de moldura, se pretendido. BL.COMP. (comprimento do bloco): 20,0 - 200,0 mm Predefinio: 30,0 mm MOLD.: DESLIG., 1 , 2 , 3 , 4 Predefinio: DESLIG.
Um bloco de texto individual pode conter um mximo de 7 linhas de texto e com o modo Tipo de etiqueta R & REP., apenas as linhas de texto existentes dentro da etiqueta so impressas. Para etiquetas a colocar em cabos e fios, recomendamos a fita de identificao flexvel. Quando enrolar a fita de identificao flexvel volta de objectos cilndricos, o dimetro do objecto deve ter pelo menos 3 mm. Caso contrrio, deve utilizar o modo de tipo de etiqueta BANDEIRA. Alm disso, as extremidades sobrepostas da etiqueta ou o comprimento da bandeira devem ter pelo menos 5 mm.

14

Modo Flag (Bandeira)


possvel enrolar as etiquetas impressas com este modo de tipo de etiqueta volta do cabo ou do fio com as extremidades coladas para formar uma bandeira. No modo Tipo de etiqueta BANDEIRA, cada bloco de texto impresso em ambas as extremidades de etiquetas separadas. O comprimento da parte no impressa desta etiqueta igual circunferncia do cabo ou do fio. Alm disso, o texto pode ser impresso na horizontal ou rodado 90.

RODAR definido para DESLIGAR

RODAR definido para LIGAR

Comprimento Dimetro Comprimento da da da bandeira bandeira bandeira

Comprimento Dimetro Comprimento da da da bandeira bandeira bandeira

Depois de seleccionar o modo Tipo de etiqueta BANDEIRA, especifique o comprimento e o dimetro da bandeira, um estilo de moldura, se pretendido, e se pretende rodar o texto.

BAND (dimetro da bandeira):

0,0 - 100,0 mm Predefinio: 7,0 mm

BAND COM (comprimento da bandeira): 10,0 - 200,0 mm Predefinio: 30,0 mm MOLD. RODAR DESLIG., 1 , 2 , Predefinio: DESLIG. DESLIGAR, LIGAR Predefinio: DESLIGAR 3 , 4

Um bloco de texto individual pode conter um mximo de 7 linhas de texto. Para etiquetas de cabos e fios, recomendamos a fita de identificao flexvel. Para enrolar a fita de identificao flexvel volta de objectos cilndricos, utilize o modo de tipo de etiqueta BANDEIRA quando o dimetro do objecto for inferior a 3 mm. Alm disso, o comprimento da bandeira deve ter pelo menos 5 mm.

15

Modos Tipo de etiqueta

Modos Port (Porta) e Panel1 (Painel1)


possvel utilizar as etiquetas impressas com estes modos de tipos de etiquetas para identificar vrios componentes ou painis. No modo Tipo de etiqueta Port, cada bloco de texto impresso numa etiqueta separada, tornando estas etiquetas teis para identificar diferentes componentes ou portas sem espacejamentos iguais. No modo Tipo de etiqueta Pnel1, todos os blocos do texto so espaados uniformemente numa etiqueta, tornando esta etiqueta til para linha de interruptores, fusveis ou conectores com espacejamentos iguais num painel. Alm disso, possvel imprimir os blocos de texto pela ordem de digitao ou pela ordem inversa.
Port

EM ORDEM

REVERSE

Comprimento do bloco Comprimento do bloco Comprimento do bloco Pnel1 (IMPRIMIR definido para EM ORDEM) Pnel1 (IMPRIMIR definido para REVERSE) Comprimento do bloco Comprimento do bloco Comprimento do bloco Comprimento do bloco

Depois de seleccionar o modo Tipo de etiqueta PORT ou PNEL1, especifique o comprimento de cada bloco de texto ou etiqueta e seleccione um estilo de moldura, se pretendido. Para o modo Tipo de etiqueta PNEL1, seleccione se os blocos de texto so impressos pela ordem de digitao ou pela ordem inversa.

16

BL.COMP. (comprimento do bloco):

* Para o modo Tipo de etiqueta PORT: 20,0 - 200,0 mm Predefinio: 30,0 mm * Para o Tipo de etiqueta PNEL1: 6,0 - 200,0 mm Predefinio: 30,0 mm * Para o modo Tipo de etiqueta PORT: DESLIG., 1 ,2 ,3 ,4 Predefinio: DESLIG. * Para o modo Tipo de etiqueta PNEL1: DESLIG., 1 ,2 ,3 4 ,5 ,6 , 7 ,8 ,9 Predefinio: DESLIG. EM ORDEM, REVERSE Predefinio: EM ORDEM

MOLD.(MOLDURA):

IMPRIMIR (ordem de impresso):

Para estes tipos de etiquetas, recomendamos a fita adesiva forte. O parmetro IMPRIMIR s est disponvel com o modo Tipo de etiqueta PNEL1. Se utilizar a funo Numerao com o modo Tipo de etiqueta PNEL1 (Painel), possvel criar facilmente uma etiqueta com vrios blocos de caracteres ascendentes, por exemplo, para etiquetar painis como apresentado acima. (Para mais informaes sobre a funo Numerao, consulte Imprimir vrias cpias com caracteres incrementais na pgina 36.)

Modo Panel2 (Painel2)


Especificar um comprimento fixo para cada bloco torna esta etiqueta til para uma linha de interruptores (por exemplo, num quadro de distribuio) ou um painel. Alm disso, possvel imprimir os blocos de texto pela ordem de digitao ou pela ordem inversa, ou imprimir o texto com uma rotao de 90.
Pnel2 Bloco 1 Comprimento do bloco (Comprimento Vrios) Bloco 2 Comprimento do bloco (Comprimento Vrios) Bloco 3 Comprimento do bloco (Comprimento Vrios)

17

Modos Tipo de etiqueta

BLOCO? : CMPRMNT : MULTIPLE :

1 a 50 blocos Predefinio: 1 6,0 a 200,0 mm Predefinio: 17,5 mm x1 a x9 Predefinio: 1 DESLIG., 1 ,2 4 ,5 ,6 7 ,8 ,9 Predefinio: DESLIG. IN ORDER, REVERSE Predefinio: IN ORDER OFF, ON Predefinio: OFF ,3 , ,

MOLD. :

IMPRIMIR: RODAR :

S possvel especificar ou alterar o nmero de blocos com o parmetro BLOCK. No possvel acrescentar ou eliminar blocos de texto de nenhuma outra forma. Se o nmero de blocos especificado no modo Tipo de etiqueta PANEL2 for inferior ao nmero de blocos de texto que j foram inseridos, os blocos de texto inseridos so eliminados. Se o nmero de blocos especificado for superior ao nmero de blocos de texto inseridos, so acrescentados blocos de texto. Para estes tipos de etiquetas, recomendamos a fita adesiva forte.

18

Funes bsicas

Efectuar operaes bsicas


Escolher funes, parmetros, definies e grupos

Se aparecer , prima l para seleccionar o item anterior ou r para seleccionar o item seguinte. Se aparecer , prima u para seleccionar o item anterior ou d para seleccionar o item seguinte.

Para seleccionar a predefinio de uma funo ou um parmetro, prima e.

Confirmar uma escolha

Para seleccionar um item numa lista, aplicar uma definio seleccionada ou responder sim, prima n.

Cancelar uma escolha

Para sair de uma funo e voltar ao ecr anterior sem alterar o texto ou responder no, prima b.

19

Funes bsicas

Escolher a predefinio

Introduzir dados da etiqueta


Introduzir e editar texto
Introduzir caracteres

Para digitar uma letra minscula, um nmero, uma vrgula ou um ponto, prima a tecla desse caracter. Para digitar uma letra maiscula, prima h para aceder ao modo Deslocao e, em seguida, prima a letra aplicvel. Para digitar letras maisculas continuamente, prima g e h para aceder ao modo Maisculas e, em seguida, digite.

Para sair do modo Deslocar sem digitar uma letra, prima h. Para sair do modo Maisculas, prima g e h. Para digitar uma letra minscula no modo Maisculas, prima h e, em seguida, a letra aplicvel.

Introduzir espaos

Para adicionar um espao em branco ao texto, prima e.

Mover o cursor
Mova o cursor para rever e editar o texto ou pode seleccionar as vrias funes e definies.

Para mover o cursor para a esquerda, direita, cima ou baixo, prima l, r, u ou d. Para mover o cursor para o incio da linha de texto actual, prima g e l. Para mover o cursor para o fim da linha de texto actual, prima g e r. Para mover o cursor para o incio do texto introduzido, prima g e u. Para mover o cursor para o fim do texto introduzido, prima g e d.

Para mover o cursor vrios caracteres ou linhas de uma s vez, prima sem soltar l, r, u ou d.

20

Adicionar uma nova linha de texto

Para terminar a linha actual e iniciar uma linha nova, prima n. no fim da linha.

aparece

O nmero das linhas de texto que podem ser impressas depende da largura da fita.
Largura da fita 6 mm 9 mm 12 mm 18 mm 24 mm Nmero mximo de linhas que podem ser impressas 2 2 3 5 7

O nmero de linhas no ecr indica o nmero de linhas do bloco de texto.


Funes bsicas

Adicionar um novo bloco de texto

Para criar um novo bloco de texto para que uma seco do texto possa ter um nmero de linhas diferente da outra, prima g e n. aparece no fim do bloco. Por exemplo, o texto introduzido como apresentado em seguida impresso da seguinte forma.
R 2:456 R 1:ABC_
----1 NORMAL 2

Uma etiqueta individual s pode conter um mximo de cinquenta blocos de texto. O nmero do bloco onde est o cursor indicado na parte inferior do ecr. Todos os blocos de texto tm as mesmas funes de formatao. Enquanto tentar imprimir um grande nmero de dados de uma s vez, algumas etiquetas fornecidas podem ficar em branco. Por exemplo, quando imprimir 50 registos, o nmero mximo de caracteres que podem ser impressos de uma s vez est limitado a cerca de 200.

Inserir texto

Para inserir o texto digitado na posio actual do cursor, certifique-se de que o indicador Insert (Inserir) aparece. Caso contrrio, prima i para aceder ao modo Insert (Inserir). Para substituir o texto na posio actual do cursor em vez de o inserir, prima i para sair do modo Insert (Inserir).

21

Eliminar texto

Para remover caracteres do lado esquerdo da posio actual do cursor, prima b at remover todos os caracteres que pretende eliminar. Para eliminar todo o texto:
1 2

Prima g e b. Prima u or d para seleccionar S TXT (para eliminar apenas o texto) ou TX & FOR (para eliminar todo o texto e devolver as funes de formatao s predefinies). Prima n.

Introduzir um caracter acentuado


Existem vrios caracteres acentuados disponveis na funo Acentuao. Esto disponveis os caracteres acentuados apresentados em seguida.
Caracter a A c C d D e E g G i I k K l L
1 2

Caracter acentuado

Caracter n N o O r R s S t T u U y Y z Z

Caracter acentuado

Prima g e s. Aparece a mensagem ACENTO a-z/A-Z?. Prima a tecla que corresponde ao carcter acentuado pretendido repetidamente at aparecer o carcter correcto. Adicione caracteres acentuados ao texto. Para adicionar um caracter acentuado ou o ltimo numa srie, v para o passo 5. Para adicionar uma srie de caracteres acentuados ao texto, prima g e n.

22

4 5

Para cada caracter acentuado adicional, repita os passos 2 e 3. Prima n.

Para digitar um caracter acentuado maisculo, prima h (ou prima g e h para aceder ao modo Maisculas) antes de premir a tecla da letra.

Introduzir um cdigo de barras


A funo Bar Code (Cdigo de barras) permite imprimir cdigos de barras como parte das etiquetas.
Como esta mquina no foi concebida especificamente para fazer etiquetas especiais de cdigos de barras, alguns leitores de cdigos de barras podem no ser capazes de ler as etiquetas. Os leitores de cdigos de barras podem no ser capazes de ler cdigos de barras impressos com determinadas cores de tintas em determinadas cores de fitas de etiquetas. Para obter os melhores resultados, imprima as etiquetas de cdigos de barras em fita a preto e branco.

Alm disso, os vrios parmetros do cdigo de barras permitem criar cdigos de barras mais personalizados.
Parmetro PROTOCOLO LARGURA (largura da barra) INFERIORR# (nmeros impressos debaixo do cdigo de barras) VER. DGITO Definies CODE 39, I-2/5, EAN13, EAN8, UPC-A, UPC-E, CODABAR, EAN128, CODE128 PEQUENO, MDIO, GRANDE LIGAR, DESLIGAR DESLIGAR, LIGAR

O parmetro VER. DGITO (DGITO DE VERIFICAO) s est disponvel com os protocolos CODE 39, I-2/5 e CODABAR.

23

Funes bsicas

Definir parmetros do cdigo de barras


1 2 3 4 5

Prima g e c. Prima l ou r at aparecer o parmetro que pretende alterar. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida. Repita os passos 2 e 3 at definir todos os parmetros pretendidos. Prima n.

Introduzir dados do cdigo de barras


1 2 3

Prima c. Digite os novos dados do cdigo de barras ou edite os dados antigos. Prima n para adicionar o cdigo de barras ao texto.

Para adicionar caracteres especiais aos dados do cdigo de barras (apenas com os protocolos CODE39,CODABAR, EAN128 ou CODE128), posicione o cursor debaixo do caracter imediatamente direita do local onde pretende adicionar o caracter especial e, em seguida, prima s. Prima u ou d at aparecer o carcter de controlo pretendido e, em seguida, prima n para adicionar o carcter aos dados. (Consulte as tabelas apresentadas em seguida para obter uma lista dos caracteres especiais disponveis.) Para alterar os dados ou as definies dos parmetros LARGURA, ou INFERIORR# de um cdigo de barras j adicionado ao texto, prima g e c.

S possvel adicionar caracteres de controlo aos cdigos de barras que utilizem o protocolo CODE39 ou CODABAR.
CODE39 Smbolo 0 1 2 3 Caracter Smbolo 4 5 6 Caracter / + % Smbolo 0 1 2 CODABAR Caracter Smbolo 3 4 5 Caracter / . +

. (SPACE) $

$ :

24

S possvel adicionar os caracteres especiais apresentados em seguida aos cdigos de barras criados com os protocolos EAN128 e CODE128.
Smbolo 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Carcter (SPACE) Smbolo 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Carcter Smbolo 20 21 22 23 24 25 26 27 Carcter

29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 SOH STX ETX EOT ENQ ACK BEL BS HT LF VT FF

43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55

SO SI DLE DC1 DC2 DC3 DC4 NAK SYN ETB CAN EM SUB

57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 US DEL FNC3 FNC2 FNC4 FNC1 RS GS FS

Introduzir um smbolo
Existem 164 smbolos e imagens disponveis na funo Smbolo.
1 2 3

Prima s. Aparece a ltima categoria utilizada. Prima u ou d para seleccionar a categoria pretendida. Prima l or r at seleccionar o smbolo pretendido.

25

Funes bsicas

Smbolo Carcter de controlo Smbolo Carcter de controlo Smbolo Carcter de controlo 28 NUL 42 CR 56 ESC

Adicione o smbolo ao texto. Para adicionar um smbolo individual ou o ltimo numa srie, v para o passo 6. Para adicionar uma srie de smbolos ao texto, prima g e, em seguida, n. Para cada smbolo adicional, repita os passos de 2 a 4. Prima n.

5 6

tambm possvel seleccionar um smbolo atravs da digitao do cdigo correspondente da tabela abaixo. Por exemplo, se digitar A02 e premir n, adiciona ? ao texto.

Esto disponveis os smbolos apresentados em seguida.

A
00 01 02 03 04 05 06 07 08 09

10

11

12

13

14

15

16

17

B
00 01 02

03

04

05

C
00 01 02 03 04 05 06

D
00 01 02 03 04 05 06 07

E
00 01 02 03 04 05 06 07 08 09

F
00 01 02 03 04 05 06 07

G
00 01 02 03 04 05 06 07 08 09

10

11

12

13

14

26

H I

12 13 14
00 01 02

0
03

1
04

2
05

1
06

2
07

00

01

02

03

04

05

J
00 01 02 03 04 05 06 07 08 09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

K
00 01 02

L
00 01 02 03 04 05 06

M
00 01 02 03 04 05

N
00 01 02 03 04 05 06 07 08 09

10

11

12

13

14

27

Funes bsicas

O
00 01 02 03

* guardado um mximo de 16 dos smbolos seleccionados mais recentemente na categoria de smbolos PERSONAL (PESSOAL).

Assim que a categoria de smbolos PERSONAL (PESSOAL) estiver cheia , os smbolos seleccionados recentemente substituem os smbolos antigos, excepto se definir a funo Guardar smbolo para OFF (DESLIGADO). (Consulte Especificar se a categoria de smbolos PERSONAL actualizada continuamente on pgina 44.)

Formatar a etiqueta
Especificar o comprimento de uma etiqueta
possvel especificar o comprimento da etiqueta da seguinte forma.
1 2

Prima g e, em seguida, A. Prima l ou r at aparecer CMPRMNT (COMPRIMENTO). Prima u ou d at aparecer o comprimento pretendido da etiqueta (ou utilize as teclas numricas para digitar a definio pretendida). Prima n.

6,0 - 999,9 mm

Especificar o tamanho de uma margem


possvel especificar o tamanho das margens esquerda e direita do texto.
1 2

Prima g e, em seguida, A. Prima l ou r at aparecer MARGEM (MARGEM). 2,0 - 99,0 mm Prima u ou d at aparecer a definio pretendida da margem (ou utilize as teclas numricas para o tipo de margem na definio pretendida). Prima n.

2,0 - 99,0 mm

28

Emoldurar o texto
1 2 3

Prima g e, em seguida, B. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida da moldura. Prima n. A definio seleccionada aplicada ao texto inteiro.

Esto disponveis os estilos de molduras apresentados em seguida.


Definio Frame (Moldura) 1 Exemplo Definio Frame (Moldura) 8 Exemplo

10

11

12

13

14

29

Funes bsicas

Especificar o tamanho dos caracteres


possvel especificar o tamanho dos caracteres para todo o texto da etiqueta ou apenas para o texto na linha onde est o cursor.

Formatar o tamanho dos caracteres de todo o texto


1 2 3

Prima t. Prima l ou r at aparecer G.TAMNHO (TAMANHO). Prima u ou d at aparecer a definio pretendida do tamanho dos caracteres. Prima n. A definio seleccionada aplicada ao texto inteiro.

Formatar o tamanho dos caracteres de uma linha


1 2 3

Mova o cursor para a linha de texto cujo tamanho pretende alterar. Prima g e, em seguida, E. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida do tamanho dos caracteres. Prima n. A definio seleccionada s aplicada linha de texto onde est o cursor.

Como os tamanhos do texto que podem ser impressos dependem da largura da fita, a tabela apresentada em seguida mostra o tamanho mximo do texto que pode ser utilizado com cada largura de fita.
Largura da fita 6 mm 9 mm 12 mm 18 mm 24 mm Tamanho mximo do texto 12 pontos 18 pontos 24 pontos 36 pontos 48 pontos

Com a definio AUTO seleccionada e o texto de um bloco composto por uma linha apenas com letras maisculas (e sem caracteres acentuados), o texto impresso ligeiramente maior do que o mximo possvel para a largura da fita.

30

Especificar a largura dos caracteres


Formatar a largura de todo o texto
1 2 3 4

Prima t. Prima l ou r at aparecer G.LARG (LARGURA). Prima u ou d at aparecer a definio pretendida da largura dos caracteres. Prima n. A definio seleccionada aplicada ao texto inteiro.

Formatar a largura de uma linha


1 2 3 4 5

Mova o cursor para a linha de texto cuja largura dos caracteres pretende alterar. Prima g e, em seguida, E. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida da largura dos caracteres. Prima n. A definio seleccionada s aplicada linha de texto onde est o cursor.
Funes bsicas

Prima l ou r at aparecer LARGURA (LARGURA).

Esto disponveis as larguras apresentadas em seguida para cada tamanho de texto.


Largura Tamanho 48 pontos NORMAL ESTREITO FINO LARGO

36 pontos

24 pontos

18 pontos

12 pontos

9 pontos

6 pontos

31

Especificar o estilo dos caracteres


Formatar o estilo dos caracteres de todo o texto
1 2 3 4

Prima t. Prima l ou r at aparecer G.ESTIL (ESTILO). Prima u ou d at aparecer a definio pretendida do estilo dos caracteres. Prima n. A definio seleccionada aplicada ao texto inteiro.

Formatar o estilo dos caracteres de uma linha


1 2 3 4

Mova o cursor para a linha de texto cujo estilo dos caracteres pretende alterar. Prima g e, em seguida, D. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida do estilo dos caracteres. Prima n. A definio seleccionada s aplicada linha de texto onde est o cursor.

Esto disponveis os estilos de texto apresentados em seguida.


Definio Estilo NORMAL NGRT (NEGRITO) CNTRN (DESTAQUE) Exemplo Definio Estilo ITLICO (ITLICO) I+NEGR. (itlico e negrito) I+CONT. (itlico e destaque) Exemplo

32

Especificar o alinhamento de todas as linhas do texto


1 2 3 4

Prima t. Prima l ou r at aparecer ALINHAR (ALINHAR). Prima u ou d at aparecer a definio pretendida. Prima n. A definio seleccionada aplicada ao texto inteiro.

Esto disponveis as definies de alinhamento apresentadas em seguida.

ESQ.

CENTRO

DIR.

JUSTIF.

Utilizar os modelos pr-formatados da formatao automtica


Esto disponveis vrios modelos de etiquetas pr-formatados, que permitem criar etiquetas de uma forma fcil e rpida para vrias aplicaesdesde a identificao do contedo das caixas e das pastas dos arquivos at etiquetagem de equipamento e realizao de distintivos e cartes de identificao. Depois de seleccionar um dos dez modelos de etiquetas, digite o texto em cada um dos campos e, em seguida, a etiqueta est pronta para impresso. Esto disponveis os modelos de etiquetas apresentados em seguida.
Tecla Nome do modelo CAIXA Largura da fita Comprimento da etiqueta 18 mm 69 mm Campos do modelo
1 SMBOLO? 2 TEXTO1? 3 TEXTO2? 4 CD. BRRS? 1 TEXTO1? 2 TEXTO2? 3 CD. BRRS? 1 TEXTO? 2CD. BRRS? 1 TEXTO? 2 CD. BRRS? 1 TEXTO1? 3 TEXTO3? 5 TEXTO5? 2TEXTO2? 4 TEXTO4?

Exemplo

1 2 3 4 5

RECURSO1

24 mm 83 mm

RECURSO2

24 mm 79 mm

RECURSO3

24 mm 41 mm

RECURSO4

24 mm 55 mm

33

Funes bsicas

Tecla

Nome do modelo

Largura da fita Comprimento da etiqueta 24 mm 69 mm

Campos do modelo

Exemplo

6 7 8 9 0
1 2 3 4

ID

1 TEXTO1? 3 TEXTO3?

2 TEXTO2?

SIGN

24 mm 101 mm

1 SMBOLO? 2 TEXTO1? 3 TEXTO2? 1 NOME? 2 EMPRESA? 1 TTULO? 2 SUBTTULO? 1 TEXTO1? 2 TEXTO2?

N.EMBLEM ARQUIVO IC CHIP

18 mm 101 mm 12 mm 88 mm 9 mm 25 mm

Prima g e a tecla numrica onde o modelo que pretende utilizar est atribudo. Prima n. Aparece o primeiro campo do modelo seleccionado. Prima u ou d para ver cada campo e, em seguida, digite o texto. Para imprimir uma cpia, prima p. Para imprimir vrias cpias enquanto aumenta determinados caracteres ou uma imagem reflectida do texto, prima g e, em seguida, a. (Para mais informaes, consulte Utilizar as funes de impresso especiais on pgina 35.)

possvel introduzir caracteres acentuados (pgina 22), smbolos (pgina 25) e cdigos de barras (pgina 23) nos campos dos modelos. Para sair com o modelo, veja o ltimo campo e prima n. Aparece o menu Formatao automtica. Prima u ou d at aparecer FIM (TERMINAR) e, em seguida, prima n .

Imprimir etiquetas
Pr-visualizar o esquema da etiqueta
A funo Preview (Pr-visualizar) permite ver um exemplo do esquema do texto. Para utilizar a pr-visualizao da impresso, prima g e, em seguida, p. O comprimento da etiqueta actual indicado no canto inferior esquerdo do ecr.
Para deslocar a pr-visualizao da impresso para a direita ou para a esquerda, prima l ou r. Para voltar ao texto, prima n ou b.

34

Alimentar a fita

Para alimentar 23 mm de fita, prima f. Aparece a mensagem A PUXAR FITA (ALIMENTAO).

Prima f para remover qualquer fita impressa depois de premir o para sair da impresso.

Imprimir uma etiqueta

Para imprimir uma etiqueta, prima p. Aparecem as mensagens EM FUNCIONAM (TRABALHO) e, em seguida, CPIAS (CPIAS) seguidas pelo nmero da etiqueta a imprimir.

Utilizar as funes de impresso especiais


Esto disponveis vrias funes de impresso especiais, que permitem vrias cpias de etiquetas, imprimir vrias cpias enquanto aumenta os valores de determinados caracteres, imprimir seces especficas do texto da etiqueta ou imprimir o texto da etiqueta como uma imagem reflectida.

Imprimir vrias cpias de uma etiqueta


A funo Repetir impresso permite imprimir at 99 cpias do mesmo texto.
1 2 3

Prima g e, em seguida, a. Prima l ou r at aparecer CPIAS (CPIAS). Prima u ou d at aparecer o nmero de cpias pretendido (ou utilize as teclas numricas para digitar a definio pretendida).

ABC ABC ABC

Prima n (ou p). CONFIRMA (CONFIRMAR) aparece no menu Print Option (Opes de impresso). Prima n (ou p) para iniciar o nmero de cpias especificadas. O nmero de cada cpia aparece durante a impresso.

35

Funes bsicas

Para sair da impresso, prima o para desligar o P-touch. Quando definir 3 (pausa de corte; impresso em cadeia) ou 4 (sem pausa de corte; impresso em cadeia) na funo Cut (pgina 42), aparece OKP/ALIMENT?. Prima n para alimentar. Prima b para voltar ao modo de introduo de texto.

Se definir a funo Corte para 1 ou 3, aparece a mensagem CORTE FITA PARA CONTINUAR (CORTAR FITA PARA CONTINUAR) aps a impresso de cada etiqueta. Prima o boto do cortador de fita para cortar a etiqueta e continuar a imprimir. Certifique-se de que corta a fita at 5 minutos aps o aparecimento da mensagem. Para mais informaes sobre as diferentes opes disponveis para cortar a fita, consulte Seleccionar o mtodo de alimentao e corte da fita on pgina 42. Para especificar as definies das funes adicionais das opes de impresso, em vez de continuar no passo 5, prima u ou d at aparecer CONTINUA (CONTINUAR) no menu Opes de impresso e, em seguida, prima n.

Imprimir vrias cpias com caracteres incrementais


possvel utilizar a funo Numerao para imprimir vrias cpias do mesmo texto enquanto aumenta os valores de determinados caracteres (letras, nmeros ou dados dos cdigos de barras) depois de imprimir cada etiqueta. Este tipo de incremento automtico muito til quando imprimir etiquetas de nmeros de srie, etiquetas de controlo de produo ou outras etiquetas que requeiram cdigos ascendentes.
1 2 3

2A-C16 ABC 2A-C15 2A-C14

Prima g e, em seguida, a. Prima l ou r at aparecer NMERO (NMERO). Prima u ou d at aparecer o nmero de cpias pretendido (ou utilize as teclas numricas para digitar a definio pretendida). Prima n. Aparece a mensagem INCIO? (INICIAR). (Para especificar apenas o caracter que est na posio actual do cursor como o campo de numerao, prima p e, em seguida, v para o passo 9.) Prima u, d, l ou r at o primeiro caracter que pretende incluir no campo de numerao estiver a piscar. Prima n. Aparece a mensagem FIM? (FIM). Prima u, d, l ou r at o ltimo caracter que pretende incluir no campo de numerao estiver a piscar. Prima n. CONFIRMA (CONFIRMAR) aparece no menu Opes de impresso. Prima n (ou p) para iniciar o nmero de etiquetas especificadas. O nmero de cada cpia aparece durante a impresso.

6 7

36

Se definir a funo Cut (Corte) para 1 ou 3, aparece a mensagem CORTE FITA PARA CONTINUAR (CORTAR FITA PARA CONTINUAR) aps a impresso de cada etiqueta. Prima o boto do cortador de fita para cortar a etiqueta e continuar a imprimir. Certifique-se de que corta a fita at 5 minutos aps o aparecimento da mensagem. Para mais informaes sobre as diferentes opes disponveis para cortar a fita, consulte Seleccionar o mtodo de alimentao e corte da fita on pgina 42. As letras e os nmeros aumentam como apresentado em seguida. 0 1 ...9 0 ... A B ...Z A ... a b ...z a ... A0 A1 ...A9 B0 ... possvel utilizar os espaos (apresentados como sublinhados _ nos exemplos em seguida) para ajustar o espao entre os caracteres ou controlar o nmeros de dgitos impressos. _Z AA ...ZZ AA ... _9 10 ...99 00 ... 1_9 2_0 ...9_9 0_0 ... S possvel seleccionar um campo de numerao a partir de qualquer texto. Um campo de numerao tem de estar completamente localizado numa linha de texto de um bloco. possvel seleccionar um mximo de cinco caracteres para o campo de numerao. Se incluir um caracter no alfanumrico, como um smbolo, no campo de numerao, apenas as letras e os nmeros do campo de numerao aumentaro quando imprimir as etiquetas ou ser impressa apenas uma etiqueta, se o campo contiver apenas um caracter no alfanumrico. Para especificar as definies das funes adicionais Opes de impresso, em vez de continuar com o passo 9, prima u ou d at aparecer CONTINUA (CONTINUAR) no menu Print Option (Opes de impresso) e prima n. Se seleccionar um cdigo de barras como o campo de numerao no passo 5, ignore os passos 6 e 7, e continue no passo 8.

Imprimir um conjunto de blocos de texto


A funo Imprimir bloco permite seleccionar o conjunto de blocos de texto a imprimir.
1 2

Prima g e, em seguida, a. Prima l ou r at o primeiro nmero do conjunto apresentado debaixo de BLOCO NO. (N DE BLOCO) estiver a piscar.

LM NOP ST QR UVWX
NOP QR

Prima u ou d at aparecer o nmero do bloco pretendido (ou utilize as teclas numricas para digitar a definio pretendida).

37

Funes bsicas

Prima r para que o segundo nmero do conjunto apresentado debaixo de BLOCO NO. (N DE BLOCO) pisque. Prima u ou d at aparecer o nmero do bloco pretendido (ou utilize as teclas numricas para digitar a definio pretendida). Prima n (ou p). CONFIRMA (CONFIRMAR) aparece no menu Print Option (Opes de impresso). Prima n (ou p) para iniciar o nmero de etiquetas especificadas. O nmero de cada cpia aparece durante a impresso.
continuar no passo 7, prima u ou d at aparecer CONTINUA (CONTINUAR) no menu Opes de impresso e, em seguida, prima n.

Para especificar as definies das funes adicionais das opes de impresso, em vez de

Imprimir etiquetas reflectidas


Esta funo imprime a etiqueta para que possa ler o texto a partir do lado adesivo da fita. Se colar as etiquetas reflectidas ao vidro ou a outro material transparente, podem ser lidas correctamente no lado oposto.
1 2

ABC CBA

DESLIGAR

Prima g e, em seguida, a. Prima l ou r at aparecer ESPELHO (REFLECTIDA). Prima u ou d at aparecer LIGAR (LIGADO).

LIGAR

3 4

Prima n (ou p). CONFIRMA (CONFIRMAR) aparece no menu Opes de impresso. Prima n (ou p) para iniciar o nmero de etiquetas especificadas. O nmero de cada cpia aparece durante a impresso.

Quando utilizar a funo Impresso reflectida, o texto deve ser impresso em fita vazia. Para especificar as definies das funes adicionais das opes de impresso, em vez de continuar no passo 5, prima u ou d at aparecer CONTINUA (CONTINUAR) no menu Opes de impresso e, em seguida, prima n.

38

Combinar funes de impresso especiais


possvel combinar muitas das funes de impresso especiais, dependendo das vrias condies, como o modo Tipo de etiqueta seleccionado ou o modelo utilizado. Por exemplo, se combinar as operaes da funo Repetir impresso e da funo Numerao para imprimir duas cpias de uma etiqueta com 1 seleccionado como o campo de numerao e trs incrementos, as etiquetas apresentadas acima sero impressas.

A-1 A-1

A-2 A-2 A-3 A-3

Para mais informaes sobre as vrias funes de impresso especiais, consulte a seco correspondente.

Guardar e rechamar ficheiros


possvel guardar o texto de etiqueta utilizado frequentemente juntamente com a formatao na memria e recham-lo rapidamente para que possa ser editado e impresso rapidamente. Quando guarda cada ficheiro de texto, -lhe fornecido um nmero para tornar a rechamada mais simples. possvel guardar at 10 ficheiros de texto ou aproximadamente 2000 caracteres na memria. Como uma cpia do ficheiro de texto guardado rechamada quando utiliza a funo Rechamar, possvel editar ou imprimir o texto sem alterar o ficheiro guardado originalmente. Quando um ficheiro j no for necessrio ou necessitar de mais espao, possvel utilizar a funo Apagar para eliminar ficheiros de texto.
Funes bsicas

Guardar texto da etiqueta


1 2 3 4

Prima m. Prima u ou d at aparecer GUARDAR (GUARDAR). Prima n. Prima u ou d at aparecer o nmero do ficheiro onde pretende guardar o texto. Prima n.

39

Se j tiver guardado o nmero mximo de caracteres, a mensagem de erro MEMRIA CHEIA! (MEMRIA CHEIA) aparece no ecr. Se isto ocorrer, tem de eliminar um ficheiro de texto existente antes de poder guardar um ficheiro novo. Se j tiver guardado um ficheiro no nmero de ficheiro seleccionado, a mensagem SOBREPOR? (SUBSTITUIR) aparece no ecr. Para substituir o ficheiro guardado por um novo, prima n. Para retroceder e escolher outro nmero de ficheiro sem substituir o ficheiro de texto, prima b e seleccione um nmero de ficheiro diferente.

Rechamar texto guardado


1 2 3 4

Prima m. Prima u ou d at aparecer ABRIR (RECHAMAR). Prima n. Prima u ou d at aparecer o nmero de ficheiro que contm o texto que pretende rechamar. Prima n. Qualquer texto introduzido previamente no ecr apagado e o texto guardado no nmero de ficheiro seleccionado rechamado para o ecr.

Para ver as outras partes do ficheiro de texto seleccionado, prima l ou r.

Eliminar texto guardado


1 2 3 4

Prima m. Prima u ou d at aparecer ELIMINAR (APAGAR). Prima n. Prima u ou d at aparecer o nmero de ficheiro que contm o texto que pretende eliminar. Seleccione o ficheiro a eliminar. Para eliminar um ficheiro individual, v para o passo 6. Para seleccionar vrios ficheiros, prima e. O nmero do ficheiro actual realado. Continue a seleco dos ficheiros de texto, repetindo o passo 4 e premindo e at seleccionar todos os ficheiros que pretende eliminar. Para eliminar todos os ficheiros, prima g e, em seguida, e.

40

Prima n. Aparece a mensagem LIMP? (DESEJA APAGAR) (ou LIMPA TODO? (APAGAR TUDO) se todos os ficheiros estiverem seleccionados). Prima n. O texto guardado nos ficheiros seleccionados eliminado.

Para ver as outras partes do ficheiro de texto seleccionado, prima l ou r. Para remover um ficheiro de texto dos ficheiros que pretende eliminar, veja o ficheiro de texto e prima e para anular a seleco do nmero do ficheiro.

41

Funes bsicas

Ajustes da mquina

Esto disponveis vrias funes para alterar e ajustar o funcionamento do P-touch.

Seleccionar o mtodo de alimentao e corte da fita


A funo Cut permite especificar o mtodo de alimentao da etiqueta depois da impresso. As definies da funo Corte so compostas por combinaes de dois mtodos de corte diferentes: pausa de corte (onde a mquina pra a impresso para que a etiqueta seja cortada) e impresso em cadeia (onde a ltima cpia no alimentada para ser cortada, reduzindo a quantidade de fita estragada). A impresso em cadeia uma funo econmica concebida para ajudar a eliminar a fita estragada no incio das etiquetas. Sem a impresso em cadeia, o excesso da sesso de impresso anterior cortado antes de a primeira etiqueta da sesso actual ser impressa. No entanto, se seleccionar uma definio com impresso em cadeia, a ltima etiqueta da sesso anterior permanece na mquina (no alimentada), para que seja possvel imprimir a prxima etiqueta sem estragar fita. Quando imprimir a ltima etiqueta, prima f para alimentar a cadeia de etiquetas e, em seguida, prima o boto do cortador de fita para a cortar. Esto disponveis as definies apresentadas em seguida: (A predefinio 1.)
1 (pausa de corte: sem impresso em cadeia) 2 (sem pausa de corte; sem impresso em cadeia)
1 2 3

3 (pausa de corte; impresso em cadeia) 4 (sem pausa de corte; impresso em cadeia)

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer CORTE. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.

Depois de imprimir com a funo Cut definida para 3 ou 4, aparece OKP/ALIMENT?. Prima n para alimentar. Prima b para voltar ao modo de introduo de texto.

Ajustar o contraste do visor


possvel tornar o ecr mais escuro ou claro, seleccionando uma definio entre -2 e +2. (A predefinio 0.) Seleccione um valor maior para aumentar o contraste (tornar o ecr
mais escuro). Seleccione um valor menor para diminuir o contraste (tornar o ecr mais claro).

42

1 2 3

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer CONTRASTE LCD. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.

Definir a funo Reduo automtica


Na funo Reduo automtica, possvel seleccionar a largura do texto (LARGURA TEXTO) ou o tamanho do texto (TAMANHO TEXTO) ser reduzido se o texto definido para a definio de tamanho AUTO for muito grande para o comprimento de etiqueta especificado. (A predefinio TAMANHO TEXTO.)
1 2 3

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer REDUO AUTO. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.
Se seleccionar TAMANHO TEXTO e adicionar mais texto, o tamanho dos caracteres reduzido para ajustar o texto ao comprimento da etiqueta especificado.

Calibrar o comprimento da etiqueta


Se o comprimento da etiqueta impressa no corresponder ao comprimento especificado com a funo Comprimento, o comprimento da etiqueta impressa pode ser recalibrado com a funo Ajuste do comprimento, seleccionando uma definio entre -5 e +5. (A predefinio 0.) 1 Prima g e, em seguida, Z.
2 3

Prima l ou r at aparecer AJUS COMP. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.

43

Ajustes da mquina

Se seleccionar LARGURA TEXTO e adicionar mais texto, a largura dos caracteres reduzida para ajustar o texto ao comprimento da etiqueta especificado. No entanto, depois de reduzir a largura dos caracteres para FINO, o tamanho dos caracteres reduzido para ajustar o texto ao comprimento da etiqueta especificado.

Especificar se a categoria de smbolos PERSONAL actualizada continuamente


possvel especificar os smbolos que pretende adicionar categoria de smbolos PERSONAL (com os smbolos mais antigos eliminados) quando a categoria estiver cheia (LIGAR) ou os smbolos que no pretende adicionar depois de a categoria de smbolos PERSONAL ficar cheia (DESLIGAR). (A predefinio LIGAR.)
1 2 3

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer SIMBOLO ACTUAL. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.

Alterar as unidades de medida


As unidades utilizadas para indicar medies podem ser definidas para milmetros (mm) ou polegadas (pol.). (A predefinio pol.)
1 2 3

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer UNITS. Prima u ou d at aparecer a definio pretendida e, em seguida, prima n.

Mostrar informaes da verso


possvel utilizar esta funo para mostrar informaes da verso do software the Ptouch e do conjunto de smbolos integrados.
1 2 3 4

Prima g e, em seguida, Z. Prima l ou r at aparecer VERSO INFO. Prima u ou d at aparecerem as informaes da verso pretendidas. Prima n para sair do modo Configurar.

44

Limpar
Ocasionalmente, necessrio limpar algumas peas do P-touch. O p ou a sujidade pode prender-se aos rolos e cabea de impresso do P-touch, em especial, quando a unidade utilizada no exterior ou num ambiente muito poeirento. Com a utilizao, o cortador de fita pode ficar coberto de fita adesiva, tornando-se difcil cortar a fita.

Limpar a cabea de impresso, os rolos e o cortador de fita


Antes de limpar a cabea de impresso e os rolos, prima o para desligar o P-touch e, em seguida, retire as pilhas e desligue o adaptador CA.

AVISO
No toque na cabea de impresso directamente com as mos sem proteco. A cabea de impresso pode estar quente. No toque na lmina de corte directamente com as mos sem proteco.

Cabea de impresso

Cotonete seco

Cotonete seco Lminas do cortador de fita Lminas do cortador de fita Cotonete seco

45

Ajustes da mquina

Notas sobre a limpeza da cabea de impresso e dos rolos


Se aparecer uma risca branca horizontal no texto da etiqueta, limpe a cabea de impresso da mquina. A cabea de impresso pode ser limpa mais facilmente, se utilizar a cassete de limpeza da cabea de impresso (TZ-CL4).

Notas sobre a limpeza do cortador de fita


Se no for possvel cortar a fita correctamente, limpe as lminas do cortador de fita.

46

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Este P-touch est equipado com uma porta USB, permitindo-lhe lig-lo a um computador com um sistema operativo Microsoft Windows. O CD-ROM fornecido contm o P-touch Editor 5.0, que instalado com o controlador de impressora e o P-touch Transfer Manager.

O P-touch Editor 5.0 um software de concepo de etiquetas que fornece funes de ilustrao e esquema adicionais, permitindo-lhe conceber modelos de etiquetas mais elaborados e criar bases de dados. Assim que criar estes modelos de etiquetas e bases de dados, pode transferi-los para o P-touch, onde podem ser utilizados para imprimir etiquetas.

Tem de instalar o software P-touch Editor e o controlador de impressora antes de ligar o P-touch ao computador ou activ-lo. Utilize apenas o cabo de interface USB fornecido para ligar o P-touch ao computador. No possvel ligar um computador a vrias mquinas P-touch em simultneo. Apesar de ser possvel ligar o P-touch ao computador atravs de uma ligao USB, no possvel imprimir os esquemas de etiquetas criados no P-touch Editor a partir da aplicao.

Instalar o software e o controlador de impressora


INTRODUO
Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Funcionalidades
P-touch Editor Controlador da impressora Torna mais simples a criao de uma vasta gama de etiquetas personalizadas com esquemas complexos utilizando tipos de letra, modelos e cliparts. Permite-lhe imprimir etiquetas a partir do P-touch ligado quando utiliza o P-touch Editor no seu computador.

47

Precaues com o CD-ROM


No risque o CD-ROM. No sujeite o CD-ROM a temperaturas extremamente baixas ou elevadas. No coloque objectos pesados sobre o CD-ROM nem aplique fora no CD-ROM. O software includo no CD-ROM destina-se apenas mquina adquirida. Pode instalar o software em vrios computadores para utilizao num escritrio, etc. No ligue o cabo USB ao seu PC antes de o software estar instalado e de o computador solicitar a sua ligao.

REQUISITOS DO SISTEMA
Antes de instalar, verifique se a configurao do sistema cumpre os requisitos apresentados em seguida.
Sistema operativo Memria Espao livre no disco rgido Interface Monitor Outro Microsoft Windows 2000 Professional / XP / Windows Vista Windows 2000 Pro, XP: 128MB ou mais Windows Vista: 512MB ou mais 70MB ou mais Porta USB (Protocolo de especificao USB 1.1 ou 2.0) SVGA, Placa grfica High colour ou superior Unidade de CD-ROM para instalao

Instalar o P-touch Editor 5.0 e o controlador de impressora


No ligue o cabo USB ao seu PC antes de instalar o software. necessrio possuir direitos de administrador no computador de modo a poder instalar o software.

48

Instalar o P-touch Editor 5.0


O procedimento de instalao poder variar dependendo do sistema operativo do seu PC. O Windows Vista indicado como exemplo.
1 2

Inicie o seu PC assegurando-se que inicia a sesso como um utilizador com direitos de Administrador. Insira o CD-ROM na unidade de CD-ROM. Ir aparecer o ecr de Configurao P-touch.

Se o ecr de Configurao P-touch no aparecer, faa duplo clique a partir do Explorador do Windows no cone O meu computador e, de seguida, faa duplo clique no cone PT7600. Se quiser cancelar a instalao a meio do processo, clique em [Sair].
3

Seleccione o idioma pretendido e faa duplo clique no tipo de configurao que preferir. Standard: So instaladas todas as funcionalidades (P-touch Editor e controlador de impressora - predefinio). Personalizada: Pode especificar as funcionalidades que pretende instalar. Recomendado para utilizadores avanados. Leia cuidadosamente o contrato de licena. Se concordar com os termos e condies do contrato de licena, clique em [Sim] para continuar com a instalao. Digite o Nome de Utilizador e o Nome da Empresa (se necessrio) e clique em [Seguinte]. Confirme o destino para instalar o software e, de seguida clique em [Seguinte].

5 6

7 8

Seleccione os atalhos que pretende adicionar e clique em [Seguinte]. Reveja as definies e clique em [Seguinte]. (Para alterar as definies, clique em [Anterior] para voltar s janela(s) adequadas e corrigir.) As funcionalidades seleccionadas sero instaladas automaticamente.

49

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Se pretender modificar ou alterar o destino, clique em [Procurar]para escolher o caminho de instalao.

Instalar o controlador de impressora


Leia o contedo da caixa de dilogo Before installing the printer driver e, em seguida, seleccione [Sim, confirmado] e clique em [OK].

O procedimento de instalao do controlador de impressora varia consoante o sistema operativo utilizado. - Para Windows 2000 Professional (pgina 50) - Para Windows XP (pgina 51) - Para Windows Vista (pgina 52) Para Windows 2000 Professional
1

Embora aparea uma mensagem a avisar que no foi encontrada nenhuma assinatura digital logo aps a instalao do controlador ter incio, clique em [Sim].

Quando aparecer a indicao, ligue o P-touch ao computador com um cabo USB e, em seguida, prima sem soltar g e o para ligar o P-touch no modo Transfer.
Ligar porta USB do computador

Ligar porta USB do P-touch

50

A impressora detectada e volta a aparecer uma mensagem a avisar que no foi encontrada nenhuma assinatura digital. Faa clique em [Sim] para instalar o controlador de impressora.

Ser-lhe- pedido que registe o P-touch online; faa clique em [Sim] e [Seguinte]. Se optou por registar o produto, o browser da Internet predefinido abre numa nova janela. Faa clique em [Finish] para terminar a instalao. Reinicie o computador se receber uma instruo para o fazer.

Para Windows XP
1

Embora aparea uma mensagem a avisar que no foi encontrada nenhuma assinatura digital logo aps a instalao do controlador ter incio, clique em [Continuar na mesma].

Quando aparecer a indicao, ligue o P-touch ao computador com um cabo USB e, em seguida, prima sem soltar g e prima o para ligar o P-touch no modo Transfer.
Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600) Ligar porta USB do computador

Ligar porta USB do P-touch

51

A impressora detectada e aparece a caixa de dilogo Assistente de novo hardware encontrade. Seleccione [No, not this time] e, em seguida, faa clique em [Seguinte]. Na caixa de dilogo de seleco do mtodo de instalao, seleccione Instalar o software automaticamente(recomendado) e, em seguida, faa clique em [Seguinre]. Aparece novamente uma mensagem a avisar que no foi encontrada nenhuma assinatura digital. Faa clique em [Continuar na mesma] para instalar o controlador de impressora. Quando aparecer uma mensagem a indicar que a impressora foi adicionada, faa clique em [OK] para fechar a mensagem.

Ser-lhe- pedido que registe o P-touch online; faa clique em [Sim] e [Seguinte]. Se optou por registar o produto, o browser da Internet predefinido abre numa nova janela. Faa clique em [Concluir] para terminar a instalao. Reinicie o computador se receber uma instruo para o fazer.

Para Windows Vista


1

Quando aparecer uma mensagem a confirmar a instalao do software publicado pela Brother, clique em [Instalar].

Quando aparecer a indicao, ligue o P-touch ao computador com um cabo USB e, em seguida, prima sem soltar g e prima o para ligar o P-touch no modo Transfer.

52

3 4

A impressora detectada e o controlador instalado em seguida. Ser-lhe- pedido que registe o P-touch online; faa clique em [Sim] e [Seguinte]. Se optou por registar o produto, o browser da Internet predefinido abre numa nova janela. Faa clique em [Concluir] para terminar a instalao. Reinicie o computador se receber uma instruo para o fazer.

REMOVER O P-TOUCH EDITOR / QUICK EDITOR


O procedimento de desinstalao do P-touch Editor 5.0 varia consoante o sistema operativo utilizado. Para Windows 2000 Professional/XP
1

Iniciar (Definies) Painel de Controlo Adicionar ou Remover Programas (Adicionar/Remover...) Brother P-touch Editor 5.0 Alterar/ Remover Seleccione OK para remover o software. Siga as instrues que aparecem na caixa de dilogo. Start ( Settings) Control Panel Programs Uninstall a program Brother P-touch Editor 5.0 Uninstall Seleccione OK para remover o software. Siga as instrues que aparecem na caixa de dilogo.

2 3

Para Windows Vista


1

2 3

REMOVER / SUBSTITUIR O CONTROLADOR DE IMPRESSORA


Insira o CD-ROM na unidade de CD-ROM. (Se aparecer automaticamente a janela de instalao, clique em [Cancelar].) Em O meu computador, faa com o boto direito do rato na unidade de CD-ROM para abrir. Clique duas vezes em D_SETUP.EXE. (Se aparecer uma caixa de dilogo a perguntar pelo idioma pretendido, seleccione o idioma e clique em [OK].) Seleccione se quer eliminar ou substituir o controlador de impressora e clique em [Seguinte]. Siga as instrues que aparecem na caixa de dilogo.
Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)
1

53

Utilizar o P-touch Editor 5.0


O P-touch Editor 5.0 torna mais fcil conceber e imprimir etiquetas mais complexas para satisfazer quase todas as necessidades. Consulte a Ajuda do P-touch Editor para ver exemplos de vrios tipos de etiquetas e detalhes sobre como criar, imprimir e guardar as etiquetas. O exemplo que se segue baseia-se no Windows Vista.

Notas de criao de modelos


Como algumas das funes do P-touch Editor 5.0 no esto disponveis na mquina P-touch, no se esquea dos pontos apresentados em seguida quando utilizar o P-touch Editor 5.0 para criar modelos.
Como apenas o tipo de letra Helsinki est disponvel na mquina P-touch, o tipo de letra utilizado para imprimir o texto pode ser diferente do tipo de letra seleccionado para o modelo do P-touch Editor. Alm disso, como o tamanho do texto da mquina P-touch est definido para AUTO, o tamanho do texto pode ser reduzido automaticamente. Recomendamos que utilize o tipo de letra Helsinki instalado com o P-touch Editor para obter os melhores resultados quando criar etiquetas. Apesar de ser possvel aplicar estilos de caracteres a caracteres individuais com o P-touch Editor, s possvel aplicar estilos a uma linha de texto com a mquina P-touch. Alm disso, alguns estilos de caracteres no esto disponveis na mquina P-touch. Ao contrrio do P-touch Editor, a P-touch no consegue imprimir caracteres sublinhados ou rasurados. Apenas as primeiras 999 linhas de uma base de dados ligada a um modelo so lidas pela mquina P-touch. Apenas a primeira linha do texto digitado num campo da base de dados lida pela mquina P-touch. Por isso, se quiser imprimir a partir de uma base de dados com mais do que uma linha de texto, crie o modelo e a base de dados com campos separados para cada linha de texto. Alguns caracteres disponveis no P-touch Editor no esto disponveis na mquina P-touch. Os cdigos de barras especificados com as definies incompatveis com as definies dos cdigos de barras do P-touch no se imprimem correctamente. Um modelo criado com o P-touch Editor deve ter um comprimento fixo com um mximo de 1 m. O modelo e a base de dados devem ser criados para que no sejam impressos mais de 500 caracteres por etiqueta. Os campos exteriores rea de impresso no podem ser impressos completamente. Um campo de numerao especificado com o P-touch Editor no se transfere e no compatvel com a funo Numbering (Numerao) da mquina P-touch. Os fundos especificados com o P-touch Editor no so compatveis com a mquina P-touch. Os objectos de data e hora com a definio At Printing (Na impresso) do P-touch Editor no sero impressos. A etiqueta impressa pode diferir da imagem que aparece na rea de pr-visualizao do Transfer Manager.

54

Se alterar o nmero ou a ordem dos campos de uma base de dados e transferir apenas a base de dados (ficheiro *.csv) para a actualizar, a base de dados pode no se ligar correctamente com o modelo. Alm disso, a primeira linha de dados do ficheiro transferido tem de ser reconhecido pela mquina P-touch como nomes dos campos. Caso contrrio, no possvel utilizar a base de dados para imprimir. No possvel transferir um esquema do P-touch Editor que utilize a funo Impresso dividida (ampliar a etiqueta e imprimi-la em 2 ou mais etiquetas). As definies de comprimento das etiquetas no P-touch Editor e na P-touch podem diferir ligeiramente devido a pequenas variaes do funcionamento mecnico.

Iniciar o P-touch Editor


1

Clique em [Iniciar]-[Todos os programas (Programas)]-[Brother P-touch]-[P-touch Editor 5.0].

Tambm pode iniciar o P-touch Editor utilizando os seguintes mtodos (apenas se tiver criado um atalho durante a instalao): Clique duas vezes no cone do atalho no ambiente de trabalho. Clique no cone do atalho na barra de Inicializao Rpida.

Quando o P-touch Editor iniciado, aparece a caixa de dilogo [Novo/Abrir], permitindolhe escolher se pretende criar uma etiqueta nova ou abrir uma etiqueta j existente.
Para especificar como funciona o P-touch Editor quando se inicia, clique em [Ferramenta]-[Opes] para exibir a caixa de dilogo [Opes]. No separador [Geral], pode seleccionar a definio na caixa de listagem [Operaes] nas [Definies de arranque]. O mais habitual escolher [Mostrar caixa de dilogo de arranque].
Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)
2

Escolha uma opo na caixa de dilogo [Novo/Abrir] e clique em [OK]. Pode escolher a impressora de etiquetas e o tamanho do suporte. Se escolher [Abrir ficheiro], aparecer a caixa de dilogo [Abrir]. Pode escolher e abrir um ficheiro previamente criado e guardado.

55

Se escolher [Ver histrico], aparecer a caixa de dilogo [Histrico]. Pode escolher uma das etiquetas recentemente criadas. Se escolher [Novo], escolha o estilo de escrita de texto vertical ou horizontal. Se escolher [Seleccionar por utilizao], pode escolher etiquetas por tipos de utilizao. Se escolher [Ajuda-Como], aparecer a Ajuda do P-touch Editor. Os ficheiros de Ajuda permitem-lhe aprender passo-a-passo como criar um esquema de etiqueta. Se escolher [Procurar actualizaes] com um computador ligado Internet, ser conduzido ao Brother Solutions Center (http://solutions.brother.com). Utilize o Brother Solutions Center para verificar as ltimas transferncias de software e as FAQ.

56

Janela de esquema
Modo Express
Este modo permite-lhe criar facilmente etiquetas com texto e imagens. A janela de esquema composta pelas seguintes seces: 1 2 3

O menu [Ver] permite-lhe mostrar/ocultar as barras de ferramentas e janelas. Consulte a Ajuda do P-touch Editor para obter informaes detalhadas.

57

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

1Barra de menus Os comandos esto categorizados por funo em cada menu (Ficheiro, Editar, Ver e Inserir, etc.). 2Barra de comandos A barra de comandos contm os botes Novo/Abrir, Papel, Texto, Moldura, Imagem, etc. 3Barra de ferramentas Desenhar/Editar Fornece ferramentas para seleccionar objectos, introduzir texto, desenhar grficos, etc.. 4Ancoragem da propriedade Pode facilmente inserir e formatar texto, imagens, etc. 5Janela de esquema A janela de esquema utilizada para mostrar e editar objectos. 6Janela de base de dados Apresenta uma base de dados ligada.

Modo Professional
Este modo permite criar etiquetas em grande escala, para criao de modelos. A janela de esquema composta pelas seguintes seces: 1 2 3 4 5 7

1Barra de menus Os comandos esto categorizados por funo em cada menu (Ficheiro, Editar, Ver e Inserir, etc.). 2Barra de ferramentas standard Um grupo de comandos frequentemente utilizados (Novo esquema, Abrir, Guardar, Imprimir, etc.) so fornecidos nesta barra de ferramentas. 3Ancoragem de propriedades A ancoragem de propriedades contm as caixas de propriedades Imprimir, Papel, Texto e Esquema. Clique do lado esquerdo de cada ancoragem para mostrar/ocultar a caixa. 4Barra de ferramentas Desenhar/Editar Fornece ferramentas para seleccionar objectos, introduzir texto, desenhar grficos, etc.. 5Janela de esquema A janela de esquema utilizada para mostrar e editar objectos. 6Janela de base de dados Apresenta uma base de dados ligada. 7Ancoragem do objecto Ao seleccionar um dos separadores, pode facilmente inserir e formatar texto, cdigos de barras, molduras, tabelas e nmeros, e dispor objectos.

58

O menu [Ver] permite-lhe mostrar/ocultar as barras de ferramentas, ancoragens e janelas. Consulte a Ajuda do P-touch Editor para obter informaes detalhadas.

Modo Snap
Neste modo, pode fazer uma captura de ecr, imprimi-la como imagem e guard-la para futura utilizao. Para iniciar o modo Snap, execute os seguintes passos.
1

Ao clicar em [Modo Snap], aparecer uma caixa de dilogo de descrio do modo Snap. Clique em [OK].

Se marcar a opo [No mostrar esta mensagem novamente], da prxima vez entrar directamente no modo Snap. Tambm pode iniciar o modo Snap clicando em [Iniciar]-[Todos os programas (Programas)]-[Brother P-touch]-[P-touch Editor 5.0 (Snap mode)].
2

O modo Snap aparece.

Consulte a Ajuda do P-touch Editor para obter informaes detalhadas.

Abrir a Ajuda do P-touch Editor


Esta seco explica como abrir a Ajuda do P-touch Editor em Windows. O exemplo que se segue baseia-s no Windows Vista.

Abrir a partir do boto Iniciar


1

Faa clique em [Start]-[All Programs (ou Programs)]-[Brother P-touch]-[P-touch Editor 5.0].

59

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Na caixa de dilogo [Novo/Abrir], faa clique em [Aiuda-como].

Abrir a partir do P-touch Editor


Clique no menu Ajuda e escolha Ajuda do P-touch Editor.

Modo Express

Modo Professional

Abrir a partir do modo Snap


Clique com o boto direito do rato e escolha Ajuda do P-touch Editor.

60

Imprimir a descrio da Ajuda


A informao dada na Ajuda do P-touch Editor pode ser impressa. Utilize a sua impressora normal para imprimir a informao de Ajuda do P-touch Editor.
1 2 3

No separador [ndice], seleccione qualquer tpico que pretenda imprimir. Clique em na Barra de ferramentas.

Escolha o intervalo de tpicos a imprimir e clique em [OK].

Especifique a [Impressora] e clique em [Imprimir].

Escolha uma impressora normal que suporte tamanhos de papel comuns, tal como A4.

Transferir dados de/para um computador


possvel transferir um modelo, uma base de dados ou uma imagem do caracter definida pelo utilizador (caracter indisponvel no P-touch) do computador e atribuir uma tecla PF no P-touch.

Aceder ao modo Transferir

Prima sem soltar g e prima o para ligar o P-touch no modo Transferir.


Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Para sair do modo Transferir, prima o para desligar o P-touch. Certifique-se de que no desliga a P-touch enquanto esta estiver a receber dados; caso contrrio, os dados perdem-se.

Independentemente de o P-touch estar a funcionar com as pilhas ou com o adaptador CA, a mquina desliga-se automaticamente se no premir nenhuma tecla ou no efectuar nenhuma operao durante 5 minutos.

61

Como utilizar o P-touch Transfer Manager & P-touch Library


Apesar de ser possvel ligar o PT-7600 ao computador atravs de uma ligao USB, no possvel imprimir os esquemas de etiquetas criados no P-touch Editor a partir da aplicao. P-touch Transfer Manager: O PT-7600 consegue transferir modelos criados no P-touch Editor. Pode tambm fazer cpias de segurana dos dados de modelos de etiquetas do P-touch no computador. P-touch Library: Esta aplicao permite gerir modelos de etiquetas do P-touch e outros dados no computador.

Iniciar o P-touch Transfer Manager


1

Clique no boto [Iniciar], seleccione [Todos os programas (Programas)] [Brother P-touch] - [P-touch Tools] - [P-touch Transfer Manager 2.1]. O P-touch Transfer Manager inicia-se.

62

Janela de esquema
1 2

3 5

63

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

1Menu Os comandos esto categorizados por funo em cada menu (Ficheiro, Editar, Ver, Ferramenta e Ajuda). 2Barra de ferramentas Contm cones para os comandos utilizados com maior frequncia. Clique num cone para executar o respectivo comando. 3Seleccionar o modelo da impressora (apenas para o P-touch Transfer Manager) Seleccione o modelo da impressora para a qual ir enviar dados. Quando selecciona uma impressora, s os dados que podem ser enviados para a impressora seleccionada sero apresentados na vista de lista. 4Vista de pastas Apresenta uma lista de pastas. Quando selecciona alguma pasta, os dados da pasta seleccionada so apresentados na vista de lista da direita. 5Vista de lista Mostra os dados da pasta seleccionada. 6Pr-visualizao Os modelos de etiqueta seleccionados na vista de lista so apresentados em modo de pr-visualizao.

Explicao dos cones


cone Nome do boto Transferir (Apenas para o P-touch Transfer Manager) Cpia de segurana (Apenas para o P-touch Transfer Manager) Abrir Localizar Modo de visualizao Funo Transfere os modelos de etiqueta e outros dados do PC para a P-touch (quando ligados atravs de um cabo de interface USB). Faz uma cpia de segurana dos dados transferidos para a P-touch utilizando o P-touch Transfer Manager.

Edita os dados seleccionados. Pesquisa nos dados geridos com a P-touch Library. Altera o formato de visualizao dos ficheiros.

Transferir modelos de etiqueta do PC


1

Seleccione a P-touch para a qual pretende transferir os dados.

Certifique-se de que o P-touch est no modo Transfer. (Para mais informaes, consulte Aceder ao modo Transferir na pgina 61.)

Faa clique com o boto direito do rato na pasta [Configurations], seleccione [Novo] e crie uma nova pasta. Aqui, a ttulo de exemplo, criamos a pasta Transfer.

64

Arraste os dados de transferncia para a pasta que acabou de criar. Arraste os dados de transferncia de Contedo no classificado, de Esquemas ou de qualquer outra pasta abaixo de Filtro. Ao transferir vrios conjuntos de dados, pode mover todos os dados de transferncia para a pasta que criou.

So atribudos automaticamente nmeros de atribuio de chave aos dados de transferncia que se encontram dentro da pasta criada no passo anterior. Para alterar um nmero, clique com o boto direito do rato no nome do dado na vista de lista e, em seguida, seleccione o nmero de atribuio de chave.

A atribuio de chave necessria para a transferncia de outros dados, alm de textos de mensagens. Se alterar o nmero Key Assign utilizado para dados que j foram transferidos para a P-touch, os dados sero substitudos. Pode verificar o nmero Key Assign utilizado para dados que j foram transferidos para a P-touch efectuando uma cpia de segurana dos dados conforme se explica em Pode clicar no nome dos dados de transferncia e alterar para outro nome. O limite so 15 palavras.
5

Guardar uma cpia de segurana de modelos de etiqueta na pgina 70.

Seleccione os dados ou a pasta que pretende transferir e, em seguida, clique em . Ser apresentada a mensagem de confirmao da transferncia.
Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

65

Clique em [OK]. Os dados da pasta seleccionada na vista de pastas so transferidos para a P-touch.

Se seleccionou dados especficos na vista de listas, s so transferidos para a P-touch esses dados seleccionados.

Adicionar uma imagem do caracter definida pelo utilizador ao texto


Se atribuir uma imagem do caracter definida pelo utilizador (um caracter de mapa de bits geralmente indisponvel no P-touch) a uma tecla PF, possvel adicionar esse caracter a qualquer etiqueta criada no P-touch.

Prima g e, em seguida, a tecla PF. O caracter adicionado ao texto na posio do cursor.

R
ABC IMPORT/EX
-1 NORMAL 1 ----

1:

S possvel transferir um ficheiro de mapa de bits (*.bmp) monocromtico para o P-touch. Um ficheiro de elevada resoluo pode ser cortado a partir de um ficheiro com as especificaes descritas acima. A imagem transferida redimensionada automaticamente para a largura da fita a utilizar.

Utilizar dados do modelo


possvel transferir um esquema de etiqueta criado com o P-touch Editor (ficheiro *.lbx) para o P-touch, onde pode ser utilizado como um modelo para imprimir etiquetas. Os modelos podem ser impressos utilizando texto de uma base de dados ou introduzindo texto directamente. Quando transferir uma base de dados (ficheiro *.mdb criado com o P-touch Editor 5.0 ou ficheiro *.csv) para o P-touch, possvel adicionar dados dos registos seleccionados s etiquetas com um modelo ligado base de dados ou um novo modelo. Alm disso, possvel procurar registos especficos nos dados da base de dados.
O P-touch s pode conter uma base de dados de cada vez. No entanto, possvel substituir ou actualizar a base da dados.

66

Utilizar um modelo no ligado a uma base de dados


A utilizao de um modelo no ligado a uma base de dados similar utilizao dos modelos de formatao automtica predefinidos. Para mais informaes sobre a utilizao dos modelos da formatao automtica, consulte Utilizar os modelos prformatados da formatao automtica na pgina 33.

Utilizar um modelo ligado a uma base de dados


possvel imprimir um registo individual ou um conjunto de registos da base de dados ligados ao modelo.
1 2

Prima g e, em seguida, a tecla PF onde o modelo pretendido est atribudo. Prima n. Aparecem os dados da base de dados. Para seleccionar um registo individual da base de dados a imprimir no modelo:

Prima u ou d para realar o registo pretendido e, em seguida, prima n.

M R NO.:[Part Nam] NO 1: AC adapter

Para editar qualquer texto do registo, prima u ou d para ver o texto e, em seguida, digite o texto novo. Prima p. Para seleccionar um conjunto de registos da base de dados a imprimir no modelo:

3 4

Prima u ou d para realar um registo e, em seguida, prima n. Prima g e, em seguida, a. Aparece a mensagem LIMPE TEXTO & IMPRIME BASDADS? (APAGAR TEXTO E IMPRIMIR BASE DE DADOS). Prima l ou r at aparecer REGISTO NO (N DE REGISTO) e, em seguida, especifique o conjunto de registos pretendidos. Prima n (ou p). CONFIRMA (CONFIRMAR) aparece no menu Opes de impresso. Prima n (ou p) para iniciar a impresso das etiquetas com o conjunto de registos especificados.
Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

5 6

Prima n.

67

Se definir a funo Corte para 1 ou 3, aparece a mensagem CORTE FITA PARA CONTINUAR (CORTAR FITA PARA CONTINUAR) aps a impresso de cada etiqueta. Prima o boto do cortador de fita para cortar a etiqueta e continuar a imprimir. Certifique-se de que corta a fita at 5 minutos aps o aparecimento da mensagem. Para mais informaes sobre as diferentes opes disponveis para cortar a fita, consulte Seleccionar o mtodo de alimentao e corte da fita na pgina 42. Para procurar um registo especfico durante a apresentao da base de dados (no passo 2 acima), consulte Procurar a base de dados na pgina 70. Para ver outros campos no registo seleccionado no passo 3, prima l ou r. Quando editar dados como descrito no passo 4 do procedimento de impresso de um registo individual da base de dados, a base de dados permanece inaltervel. Quando imprimir um conjunto de registos da base de dados, no possvel editar o texto. Para especificar as definies das funes adicionais das opes de impresso, em vez de continuar no passo 8, prima u ou d at aparecer CONTINUA (CONTINUAR) no menu Opes de impresso e, em seguida, prima n. (Consulte Imprimir vrias cpias de uma etiqueta na pgina 35 e Imprimir etiquetas reflectidas na pgina 38.) Para sair com o modelo, veja o ltimo campo e prima n. Aparece o menu Modelo. Prima u ou d at aparecer FIM (TERMINAR) e, em seguida, prima n. Enquanto tentar imprimir um grande nmero de dados de uma s vez, algumas etiquetas fornecidas podem ficar em branco. Por exemplo, quando imprimir 50 registos, o nmero mximo de caracteres que podem ser impressos de uma s vez est limitado a cerca de 200.

Utilizar dados transferidos da base de dados


possvel transferir uma base de dados *.mdb, criada com o P-touch Editor 5.0, ou uma base de dados convertida para um ficheiro *.csv para o P-touch. Os dados da base de dados podem ser utilizados com um modelo ou adicionados a uma etiqueta criada no P-touch sem utilizar um modelo.

Adicionar dados da base de dados a uma etiqueta


1 2 3 4 5

Mova o cursor para o local do texto onde pretende adicionar os dados da base de dados. Prima g e, em seguida, i. Prima u ou d at o registo que contm os dados pretendidos piscar. Prima l ou r at os dados pretendidos piscarem. Prima n. Os dados seleccionados so adicionados ao texto da etiqueta.

68

Para procurar um registo especfico, consulte Procurar a base de dados na pgina 70.

Utilizar os dados da base de dados num modo Tipo de etiqueta


Esta funo permite seleccionar o conjunto de campos da base de dados a imprimir.
1 2

Prima a e seleccione o modo de tipo de etiqueta como descrito no captulo 2. Prima g e, em seguida, a. Aparece a mensagem LIMPE TEXTO & IMPRIME BASDADS? (APAGAR TEXTO E IMPRIMIR BASE DE DADOS). Prima n. Prima l ou r at aparecer REGISTO NO (N DE REGISTO) e, em seguida, especifique o conjunto de registos pretendidos. Prima l ou r at aparecer CAMPO NO. (N DE CAMPO) e, em seguida, especifique o conjunto de campos dos registos pretendidos. Prima n (ou p). CONFIRMA (CONFIRMAR) aparece no menu Opes de impresso. Prima n (ou p) para iniciar a impresso das etiquetas com o conjunto de registos especificados.

3 4

Se digitar o texto da etiqueta, -lhe pedido para seleccionar IMPRESS TEXTO (IMPRESSO DE TEXTO) ou IMPRESS DATA (IMPRESSO DE DADOS) g e, em seguida, prima a. Neste momento, seleccione IMPRESS DATA (IMPRESSO DE DADOS). Se seleccionar IMPRESS TEXTO (IMPRESSO DE TEXTO), as funes de impresso especiais para imprimir vrias cpias das etiquetas (consulte pgina 35), imprimir vrias cpias com caracteres incrementais (consulte pgina 36), imprimir um conjunto de blocos de texto (consulte pgina 37) ou imprimir o texto da etiqueta como uma imagem reflectida (consulte pgina 38) esto disponveis. Para especificar as definies das funes adicionais das opes de impresso, em vez de continuar no passo 7, prima u ou d at aparecer CONTINUA (CONTINUAR) no menu Opes de impresso e, em seguida, prima n. (Consulte Imprimir vrias cpias de uma etiqueta na pgina 35 e Imprimir etiquetas reflectidas na pgina 38.) Enquanto tentar imprimir um grande nmero de dados de uma s vez, algumas etiquetas fornecidas podem ficar em branco. Por exemplo, quando imprimir 50 registos, o nmero mximo de caracteres que podem ser impressos de uma s vez est limitado a cerca de 200.

69

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Procurar a base de dados


Durante a seleco de um registo da base de dados a utilizar num modelo ou a seleco de um registo da base de dados cujos dados sero adicionados a uma etiqueta, possvel procurar registos com caracteres especficos ou um nmero especfico na base de dados. Para procurar um registo com caracteres especficos na base de dados:
1

Prima g e e at aparecer o ecr de procura. Digite os caracteres que pretende procurar.

RBUSCA CARACT
[ ]

Prima n. Aparece o primeiro registo depois do registo seleccionado actualmente que contm os caracteres introduzidos.

Para ver um registo com um nmero especfico:


1

Prima g e e at aparecer o ecr de salto. Prima u ou d at aparecer o nmero do registo pretendido, ou utilize as teclas numricas para digitar o nmero pretendido.

RSALT REGIST NO. L 1 M

Prima n. Aparece o registo com o nmero de registo especificado.

Guardar uma cpia de segurana de modelos de etiqueta


Transfere modelos de etiqueta e outros dados da P-touch para o PC.
Vlido apenas com uma ligao por cabo USB. A cpia de segurana dos dados no pode ser editada no PC. possvel transferir cpias de segurana de dados para impressoras com uma especificao diferente daquela a partir da qual efectuou a cpia de segurana original.
1

Ligue a P-touch ao PC com o cabo USB e ligue a impressora. O nome do modelo da P-touch apresentado na vista de pastas. Se seleccionar um modelo da P-touch na vista de pastas, os dados transferidos actualmente para o PC so apresentados.

70

Seleccione a P-touch a partir da qual pretende efectuar a cpia de segurana e clique em

Ser apresentada a mensagem de confirmao da cpia de segurana.

Clique em [OK]. criada uma nova pasta com um nome que contm a data actual no interior da pasta da P-touch e todos os dados da P-touch so transferidos para essa nova pasta.

Apagar todos os dados da P-touch


1

Ligue o PC e a P-touch atravs de um cabo e ligue o aparelho. O nome do modelo da P-touch apresentado na vista de pastas. Clique com o boto direito do rato na P-touch e seleccione [Eliminar tudo]. Ser apresentada uma mensagem de confirmao.

Clique em [OK]. Todos os dados da P-touch so eliminados.

71

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Iniciar a P-touch Library


Pode iniciar a P-touch Library e editar e imprimir etiquetas.
1

Clique em [Iniciar], seleccione [Todos os programas (Programas)] - [Brother P-touch] - [P-touch Tools] - [P-touch Library 2.1]. A P-touch Library iniciada.

Abrir e editar dados


1

Seleccione os dados que pretende editar e, em seguida, clique em . A aplicao associada aos dados abrir-se- poder editar os dados.

A aplicao que iniciada depende dos dados. Por exemplo, para um modelo P-touch ser o P-touch Editor a ser iniciado.

Procurar etiquetas
Pode procurar modelos de etiqueta registados na P-touch Library.
1

Clique em . Ser apresentada a caixa de dilogo [Localizar].

72

Marque os itens a utilizar como critrios de procura e defina os itens a procurar. Os itens a procurar que pode definir so os seguintes.
Detalhes Define o mtodo para combinar mltiplos itens de procura. Se seleccionar AND, sero procurados ficheiros que satisfaam todas as condies. Se seleccionar OR, sero procurados ficheiros que satisfaam alguma das condies. Campo para introduzir o nome dos dados a procurar. Campo para seleccionar o tipo de dados a procurar. Define o tamanho dos dados a procurar. Define a data e a hora em que os dados a procurar foram alterados pela ltima vez.

Definies Mltiplos parmetros Nome Tipo Dimenso Data


3

Clique em [Resultados da procura]. A procura iniciada e os resultados da procura so apresentados.

73

Utilizar o P-touch com um computador (apenas para o PT-7600)

Pode verificar os resultados da procura na pasta Resultados da procura. Pode registar os dados na P-touch Library arrastando-os e largando-os para a pasta Contedo no classificado ou para a vista de lista. Para registar automaticamente na P-touch Library os modelos de etiqueta criados no P-touch Editor, utilize o seguinte mtodo. 1. No menu do P-touch Editor, seleccione [Ferramenta] - [Opes]. 2. No separador [Geral] da caixa de dilogo [Opes], clique em [Definies de registo]. 3. Seleccione o momento em que devem ser registados os modelos de etiqueta criados no P-touch Editor e clique em [OK].

Anexo

Repor a P-touch
Pode repor a memria interna do seu P-touch quando pretender apagar todos os ficheiros de etiquetas guardados ou no caso de o P-touch no estar a funcionar correctamente.
1

Desligue a mquina e, em seguida, enquanto prime sem soltar g e R, prima o para voltar a ligar a mquina. Liberte g e R. O P-touch ligado e a memria interna reiniciada.

Solte a tecla o antes de soltar as outras teclas. Todo o texto, definies de formatao, definies de opo e ficheiros de etiquetas guardados so apagados quando repe a P-touch. As definies de idioma, As definies de idioma e unidade sero igualmente apagadas.

Resoluo de problemas
Problema O ecr bloqueia ou o P-touch no responde correctamente. Causa Soluo Consulte Repor a P-touch na pgina 74 a memria interna para as definies iniciais. Se repor a Ptouch no resolver o problema, desligue o adaptador CA e retire as pilhas durante mais de 10 minutos. Verifique se o adaptador CA concebido exclusivamente para a sua P-touch est correctamente ligado. Certifique-se de que est a utilizar o adaptador CA concebido exclusivamente para a sua P-touch (includo na embalagem). Retire e volte a instalar as pilhas.

O adaptador CA est correctamente ligado? Est a utilizar o adaptador CA correcto? O visor permanece em branco depois de ligar a alimentao. As pilhas esto inseridas correctamente?

possvel que o conjunto de pilhas recarregveis esteja com pouca O conjunto de pilhas recarregveis carga. Carregue o conjunto de tem carga suficiente? (apenas para o pilhas recarregveis. (O conjunto de pilhas recarregveis pode ficar com PT-7600) pouca carga mesmo que no utilize o P-touch.)

74

Problema

A etiqueta no impressa depois de premir a tecla p.

As mensagens no LCD so apresentadas num idioma estrangeiro.

A etiqueta no impressa correctamente.

A fita de tinta separada do rolo de tinta.

Soluo Uma etiqueta no impressa se no tiver sido introduzido texto. O cartucho de fita est Verifique se o cartucho de fita est correctamente instalado, e existe correctamente instalado e se ainda existe fita suficiente. ainda fita suficiente? Se estiver dobrada, corte a seco A extremidade da fita est dobrada da fita com uma tesoura e volte a passar correctamente a fita dobrada? pela ranhura de sada da fita. Se estiver encravada, retire o cartucho de fita, puxe cuidadosamente a fita encravada e, A fita est encravada? em seguida, corte a fita com uma tesoura. Verifique se a extremidade da fita passa atravs da guia da fita, e volte a instalar o cartucho de fita. A tampa do compartimento da fita Se sim, feche correctamente a tampa do compartimento da fita. abre? Consulte Alterar a lngua na O idioma est correctamente pgina 12 e seleccione o idioma definido? pretendido para as mensagens no LCD. Quando instalar um cartucho, O cartucho de fita est instalado prima firmemente at ouvir um correctamente? clique e o cartucho ficar no stio. Se no estiver limpa, limpe a cabea de impresso utilizando um A cabea de impresso est limpa? cotonete seco ou uma cassete de limpeza da cabea de impresso opcional (TZ-CL4). O conjunto de pilhas recarregveis Se o indicador das pilhas acender, carregue o conjunto de pilhas tem carga suficiente? recarregveis. Se a fita de tinta estiver partida, substitua o cartucho de fita. Se no estiver partida, no corte a fita e retire o cartucho de fita e, em seguida, rebobine a fita de tinta como exemplificado na figura. A fita de tinta tem folga no cartucho de fita, ou puxou a etiqueta que estava a sair da Bobina ranhura de sada da fita? Foi introduzido texto?

Causa

A P-touch pra ao imprimir uma etiqueta.

Existe ainda fita suficiente no cartucho de fita? As pilhas esto fracas e o adaptador CA no est ligado?

A fita s riscas indica que atingiu o fim da fita. Substitua o cartucho de fita quando a fita s riscas aparecer. Substitua as pilhas todas ou ligue o adaptador CA directamente P-touch.

75

Anexo

Problema

Causa As pilhas e o adaptador CA foram desligados?

Ficheiros de etiquetas guardados anteriormente esto agora vazios.

As pilhas ainda tm carga suficiente? Utilizou a funo Repor?

Soluo Todos os dados armazenados na memria interna so perdidos se as pilhas e o adaptador CA forem desligados por mais de dois minutos. Todos os dados armazenados na memria interna so perdidos se as pilhas se gastarem. A funo de repor apaga todos os dados armazenados na memria interna, incluindo ficheiros de etiquetas.

Lista de mensagens de erro


Mensagem de erro Causa Esta mensagem aparece se tentar utilizar a funo Numerao quando introduzir vrios blocos de texto com o modo Tipo de etiqueta PNEL1 seleccionado. Esta mensagem aparece se no introduzir o nmero de dgitos requeridos nos dados do cdigo de barras. Esta mensagem aparece se no introduzir o nmero de dgitos requeridos nos dados do cdigo de barras. Esta mensagem aparece se j tiver inserido 50 linhas quando premir Soluo Cancele a funo Numerao. Limite o nmero de blocos de texto a 1.

LIMITE BLOCO 1!

Insira o mnimo de um dgito antes de premir

VER # DG. INTR!

n.
Introduza o nmero de dgitos correctos ou altere o protocolo do cdigo de barras. Limite o nmero de linhas a 50.

LIMT LINH 50 ALCANADO!

g e, em seguida, n.
Esta mensagem aparece se j tiver introduzido 7 linhas num bloco de texto quando premir n. Limite o nmero de linhas num bloco de texto a 7.

LIMT LINH 7

Esta mensagem aparece se eliminar , fazendo com que o nmero de linhas num bloco exceda o limite de 7 linhas.

Ajuste o nmero de linhas para que o bloco no tenha mais de 7 linhas.

MEMRIA VAZIA!

Esta mensagem aparece se no Digite algum texto antes de digitar nenhum texto quando tentar efectuar qualquer tentar imprimir ou pr-visualizar. destas operaes.

76

Mensagem de erro

Causa Esta mensagem aparece se tentar adicionar um caracter, um espao, uma nova linha, um novo bloco, um smbolo, um caracter acentuado ou um cdigo de barras depois de j ter introduzido o nmero mximo de caracteres. Esta mensagem aparece se substituir a cassete de fita enquanto o P-touch pra para a fita ser cortada. Esta mensagem aparece se instalar uma combinao de pilhas novas e usadas, uma combinao de pilhas de diferentes tipos (alcalina, Ni-Cd e Ni-MH), fabricantes ou modelos, ou uma combinao de pilhas recarregadas ou descarregadas. Esta mensagem aparece se tentar alterar as definies da funo Comprimento ou Emoldurar depois de seleccionar um modo Tipo de etiqueta com uma moldura ou um comprimento de etiqueta predefinido. Esta mensagem aparece se premir o boto do cortador de fita quando premir p ou a fita for alimentada.

Soluo Elimine algum texto existente antes de tentar adicionar mais texto.

MEMRIA CHEIA!

CASS. FITA MUDA.!

Volte a substituir a cassete de fita.

VERIFICAR BATER.

Substitua as pilhas por seis pilhas AA novas do mesmo tipo. Se instalar pilhas recarregveis, recarregue todas as pilhas.

Seleccione um modo Tipo de etiqueta diferente.

VERIF DEFIN NO MODO TIPO ETIQU

ERRO CORTADOR!

prima f para alimentar qualquer fita impressa. Se no for possvel corrigir o problema, contacte o representante da assistncia. Seleccione menos de 1000 cpias.

Liberte o boto do cortador de fita. Se premir p,

LIMITE IMPR DE CPIAS EXCEDIDO

Esta mensagem aparece se seleccionar mais de 1000 cpias com as funes Opes de impresso. No se esquea de que o nmero de cpias e o nmero de etiquetas sequenciais no pode exceder 1000.

77

Anexo

Mensagem de erro

Causa Esta mensagem aparece se introduzir uma imagem de caracter definida pelo utilizado grande quando seleccionar o modo Tipo de etiqueta Vertical. Esta mensagem aparece se no introduzir uma letra entre A e D no incio e no fim dos dados do cdigo de barras quando seleccionar o protocolo CODABAR.

Soluo Altere o modo Tipo de etiqueta ou utilize a imagem do caracter definida pelo utilizador alta. Introduza uma letra entre A e D no incio e no fim dos dados do cdigo de barras.

ERRO TAMANHO CARACTERE IMAGEM

INSIRA ABCD NO INCIO & FIM

LIMITE COMPR.!

Esta mensagem aparece se tentar Elimine algum texto. imprimir ou utilizar a funo Prvisualizar quando o comprimento do texto for superior ao limite de 1 m. Esta mensagem aparece se tentar Reduza o nmero de linhas imprimir ou utilizar a funo Prou instale uma fita maior. visualizar quando o nmero de linhas do texto for maior do que o mximo possvel para a fita instalada.

Na fita de 18 mm:

LIMITE DE LINHA 5 LINHAS MX


Na fita de 12 mm:

LIMITE DE LINHA 3 LINHAS MX


Na fita de 9 mm e 6 mm:

LIMITE DE LINHA 2 LINHAS MX MEMRIA CHEIA!


Esta mensagem aparece se tentar guardar um ficheiro de texto depois de j ter guardado cerca de 2000 caracteres na memria. Esta mensagem aparece se no transferir nenhuma base de dados para o P-touch quando premir g e, em seguida, i. Esta mensagem aparece se no guardar nenhum ficheiro na memria quando tentar rechamar ou eliminar um ficheiro. Esta mensagem aparece quando no for possvel encontrar o texto especificado ou o nmero de registo na base de dados. Esta mensagem aparece se no instalar uma cassete de fita de 24 mm quando imprimir um modelo de formatao automtica criado para a fita de 24 mm. Elimine um ficheiro indesejvel para arranjar espao para um ficheiro novo. Transfira uma base de dados.

SEM DATABASE OU FORMATO INCORREC

SEM FICHEIROS!

Guarde um ficheiro de texto antes de tentar rechamar ou eliminar um ficheiro. Tente procurar um texto ou um nmero de registo diferente. Instale uma cassete de fita de 24 mm.

REGISTO NO ENCONTRADO

DEFINA 24mm!

78

Mensagem de erro

Causa Esta mensagem aparece se no instalar uma cassete de fita de 18 mm quando imprimir um modelo de formatao automtica criado para a fita de 18 mm. Esta mensagem aparece se no instalar uma cassete de fita de 12 mm quando imprimir um modelo de formatao automtica criado para a fita de 12 mm. Esta mensagem aparece se no instalar uma cassete de fita de 9 mm quando imprimir um modelo de formatao automtica criado para a fita de 9 mm. Esta mensagem aparece se no instalar uma cassete de fita de 6 mm quando imprimir um modelo de formatao automtica criado para a fita de 6 mm.

Soluo Instale uma cassete de fita de 18 mm.

DEFINA 12mm!

Instale uma cassete de fita de 12 mm.

DEFINA 9mm!

Instale uma cassete de fita de 9 mm.

DEFINA 6mm!

Instale uma cassete de fita de 6 mm.

INS CASSETE FITA!

Instale uma cassete de fita e Esta mensagem aparece se no instalar nenhuma cassete de fita tente de novo. quando tentar alimentar a fita, imprimir ou utilizar a funo Prvisualizar. Esta mensagem aparece se o tamanho do texto for maior do que a largura da fita instalada. Reduza o tamanho dos caracteres, instale uma fita com uma largura maior ou seleccione a definio de tamanho de texto AUTO. Prima A e seleccione um comprimento de etiqueta maior.

TXT DEM. GRANDE! XX BLOQUEADO

TXT DEM LONGO!

Esta mensagem aparece se o comprimento do texto for maior do que o comprimento da etiqueta definido com a funo Comprimento. Esta mensagem aparece se tentar imprimir uma etiqueta maior do que o comprimento do bloco especificado.

TXT DEM LONGO! XX BLOQUEADO

Seleccione um comprimento de bloco maior.

79

Anexo

DEFINA 18mm!

Mensagem de erro

Causa Esta mensagem aparece se o valor introduzido durante a definio das funes Margem, Comprimento e Comprimento do bloco no estiver dentro do intervalo permitido. Esta mensagem aparece se no forem encontrados os caracteres especificados na base de dados. Esta mensagem aparece se os valores dos blocos, registos ou campos no estiverem dentro do intervalo permitido. A mensagem aparece se o comprimento do cdigo de barras for superior a 22 cm quando premir p. A mensagem aparece se seleccionar o modo Tipo de etiqueta PANEL2 e, quando o nmero de blocos pretendido inferior ao do modo de texto, o nmero reduzido. A mensagem aparece quando muda de um modo de tipo de etiqueta diferente para o modo de tipo de etiqueta PANEL2 e o nmero do bloco actual diferente do nmero do bloco utilizado anteriormente.

Soluo Digite um valor dentro do intervalo permitido.

VALOR FORA DE ESCALA

CD BARRAS DEM LONGO!

Reduza o comprimento do cdigo de barras.

Prima n para reduzir. Prima b para definir o mesmo nmero ou mais nmeros de blocos. Prima npara utilizar o modo Tipo de etiqueta PANEL2. Todo o texto apagado. Prima b para seleccionar um modo de Tipo de etiqueta diferente.

OK P/ REDUZIR BLOCO NM.?

N BLOQUE ALTERA LIMPAR TEXTO?

80

Especificaes da mquina
Unidade Principal
Item Especificaes

Dispositivo de Entrada Visor Ecr de cristais lquidos Contraste LCD Luz posterior Imprimir Mtodo de impresso Cabea de impresso Altura de impresso Velocidade de impresso Cartucho de fita Cortador de fita Nm. de linhas

Teclado (56 teclas) 16 caracteres x 2 linhas (132 x 48 pontos) * Indicador de linha e 15 caracteres = 16 caracteres 5 nveis (+2, +1, 0, -1, -2) Sim Impressora trmica 128 pontos / 180 dpi mx. de 18,1 mm (ao utilizar fita de 24 mm) 10 mm / seg. Cartucho de fita TZ padro (larguras de 6, 9, 12 e 18, 24 mm) Manual Fita de 24 mm: 1 - 7 linhas; fita de 18 mm: 1 -5 linhas; fita de 12 mm: 1 -3 linhas; fita de 9 mm: 1 -2 linhas; fita de 6 mm: 1 -2 linhas Horizontal, Vertical 1 ~ 99 etiquetas 1 ~ 99 etiquetas Sim

Orientao de impresso Impresso contnua Impresso de numerao Pr-visualizar

81

Anexo

Item

Especificaes

Caracteres Conjunto de caracteres internos: Memria de texto Tipos de letra Tamanho do carcter Estilo do carcter Largura do carcter Alinhamento do texto Memria Tamanho da memria Outras Funcionalidades Moldura Formatao Automtica Interface PC (apenas para o PT-7600) Funo Transfer (apenas para o PT-7600) Tipo de etiqueta

Total de 373 caracteres (62 alfanumricos, 164 smbolos, 147 caracteres acentuados). Mximo de 512 caracteres Helsinki Auto, 48 pt, 36 pt, 24 pt, 18 pt, 12 pt, 9 pt, 6 pt Normal, Bold, Outline, Italic, Italic Bold, Italic Outline Normal, Narrow, Thin, Wide Esquerda, Centro, Direita, Justificado Mximo de 2000 caracteres 15 padres de molduras Modelos: 10 Yes (apenas transferncia)

Download Templates e Image Characters (Mx. 10) Download Database x1 Normal, Vertical, Rotate, Rotate & Repeat, Port, Panel1, Panel2, Flag

Fonte de Alimentao Fonte de alimentao Adaptador CA (AD-18E) Seis pilhas alcalinas de tamanho AA (LR6) Seis pilhas recarregveis A Conjunto de pilhas recarregveis Ni-MH (BA-7000) (apenas para o PT-7600) Desligamento 5 minutos Automtico da Alimentao Tamanho Dimenses 134 mm (L) x 235 mm (P) x 78 mm (A) Peso 635 g (sem cassete de fita e pilhas) Outros Temperatura / 10 ~ 35C / 20 ~ 80% humidade (sem condensao) humidade de funcionamento

82

Ambiente operativo: Windows (apenas para o PT-7600)


Item Especificaes

SO Memria

Microsoft Windows 2000 Professional/XP/ Windows Vista Windows 2000 Pro, XP Pro, XP Home:128MB ou mais necessrios Windows Vista: 512MB ou mais 70MB ou mais necessrios Placa grfica SVGA com elevada resoluo de cores ou superior Porta USB (especificao USB 1.1 ou protocolo 2.0) Unidade de CD-ROM para instalao

Disco rgido Monitor Interface Outros

Acessrios
Consumveis Adquira cassetes de fita no revendedor autorizado mais prximo. Utilize apenas as fitas Brother TZ para esta mquina. A Brother no se responsabilizar pelos problemas provocados pela utilizao de consumveis no autorizados. No utilize fitas que no tenham a marca . O fornecimento das fitas depende do pas.

Fitas laminadas (comprimento: 8 m)


A superfcie das fitas laminadas est protegida por uma pelcula transparente. Isto evita que os caracteres fiquem esborratados ou que sejam apagados se a etiqueta se molhar.
Srie N 24 mm TZ-151 TZ-152 TZ-153 TZ-155 TZ-251 TZ-252 TZ-253 TZ-354 TZ-355 TZ-451 TZ-455 Descrio Caracteres pretos em fita transparente Caracteres vermelhos em fita transparente Caracteres azuis em fita transparente Caracteres brancos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres vermelhos em fita branca Caracteres azuis em fita branca Caracteres dourados em fita preta Caracteres brancos em fita preta Caracteres pretos em fita vermelha Caracteres brancos em fita vermelha

83

Anexo

Srie N TZ-551 TZ-555 TZ-651 TZ-655 TZ-751 TZ-755 TZ-951 TZ-M951 TZ-B51 TZ-C51 TZ-D51 TZ-M51 18 mm TZ-141 TZ-241 TZ-242 TZ-243 TZ-344 TZ-145 TZ-345 TZ-441 TZ-541 TZ-641 TZ-741 12 mm TZ-131 TZ-132 TZ-133 TZ-135 TZ-231 TZ-232 TZ-233 TZ-334 TZ-335 TZ-431 TZ-435 TZ-531 TZ-535 TZ-631 TZ-635 TZ-731 TZ-735 TZ-931

Descrio Caracteres pretos em fita azul Caracteres brancos em fita azul Caracteres pretos em fita amarela Caracteres brancos em fita laranja Caracteres pretos em fita verde Caracteres brancos em fita verde Caracteres pretos em fita prateada Caracteres pretos em fita prateada (mate) Caracteres pretos em fita laranja fluorescente (comprimento: 5 m) Caracteres pretos em fita amarela fluorescente (comprimento: 5 m) Caracteres pretos em fita verde fluorescente (comprimento: 5 m) Caracteres pretos em fita transparente (mate) Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres vermelhos em fita branca Caracteres azuis em fita branca Caracteres dourados em fita preta Caracteres brancos em fita transparente Caracteres brancos em fita preta Caracteres pretos em fita vermelha Caracteres pretos em fita azul Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita verde Caracteres pretos em fita transparente Caracteres vermelhos em fita transparente Caracteres azuis em fita transparente Caracteres brancos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres vermelhos em fita branca Caracteres azuis em fita branca Caracteres dourados em fita preta Caracteres brancos em fita preta Caracteres pretos em fita vermelha Caracteres brancos em fita vermelha Caracteres pretos em fita azul Caracteres brancos em fita azul Caracteres pretos em fita amarela Caracteres brancos em fita laranja Caracteres pretos em fita verde Caracteres brancos em fita verde Caracteres pretos em fita prateada

84

Srie N TZ-M931 TZ-B31 TZ-C31 TZ-D31 TZ-M31 9 mm TZ-121 TZ-122 TZ-123 TZ-221 TZ-222 TZ-223 TZ-324 TZ-325 TZ-421 TZ-521 TZ-621 TZ-721 TZ-M21 6 mm TZ-111 TZ-211 TZ-315 TZ-611

Descrio Caracteres pretos em fita prateada (mate) Caracteres pretos em fita laranja fluorescente (comprimento: 5 m) Caracteres pretos em fita amarela fluorescente (comprimento: 5 m) Caracteres pretos em fita verde fluorescente (comprimento: 5 m) Caracteres pretos em fita transparente (mate) Caracteres pretos em fita transparente Caracteres vermelhos em fita transparente Caracteres azuis em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres vermelhos em fita branca Caracteres azuis em fita branca Caracteres dourados em fita preta Caracteres brancos em fita preta Caracteres pretos em fita vermelha Caracteres pretos em fita azul Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita verde Caracteres pretos em fita transparente (mate) Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres brancos em fita preta Caracteres pretos em fita amarela

Fitas no-laminadas (comprimento: 8 m)


Srie N 24 mm TZ-N251 18 mm TZ-N241 TZ-N641 12 mm TZ-N231 TZ-N631 9 mm TZ-N221 6 mm TZ-N211 Descrio Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita branca

85

Anexo

Fitas adesivas resistentes (comprimento: 8 m)


Fitas laminadas com forte aderncia, ideais para superfcies rugosas ou ambientes speros.
Srie N 24 mm TZ-S151 TZ-S251 TZ-S651 18 mm TZ-S141 TZ-S241 TZ-S641 12 mm TZ-S131 TZ-S231 TZ-S631 9 mm TZ-S121 TZ-S221 TZ-S621 6 mm TZ-S111 TZ-S211 TZ-S611 Descrio Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela

Fitas de ID flexveis (comprimento: 8 m)


Fitas laminadas flexveis, ideais para etiquetar cabos de rede, fios de electricidade, etc.
Srie N 24 mm TZ-FZ151 TZ-FZ251 TZ-FZ651 18 mm TZ-FX141 TZ-FX241 TZ-FX641 12 mm TZ-FX131 TZ-FX231 TZ-FX631 Descrio Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela

86

Srie N 9 mm TZ-FX121 TZ-FX221 TZ-FX621 6 mm TZ-FX111 TZ-FX211 TZ-FX611

Descrio Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela Caracteres pretos em fita transparente Caracteres pretos em fita branca Caracteres pretos em fita amarela

Fita de segurana (comprimento: 8 m)


Esta fita deixa um padro axadrezado quando retirada.
Srie N 18 mm TZ-SE4 Descrio Caracteres pretos em fita branca

Fita de tecido (comprimento: 3 m)


Estas etiquetas de tecido podem ser fixas a outros tecidos utilizando um ferro de engomar.
Srie N 18 mm TZ-FA4B 12 mm TZ-FA3 Descrio Caracteres azuis em fita branca Caracteres azuis em fita branca

Cassete de limpeza da cabea de impresso


Cassete para limpeza da cabea de impresso da sua P-touch.
Srie N 18 mm TZ-CL4 Descrio Cassete de limpeza da cabea de impresso (limpa aprox. 100 vezes)

87

Anexo

ndice remissivo
A
AC adapter ...................................... 5 ajuste do comprimento.................. 43 alinhamento .................................. 33 alinhamento de texto direita ....... 33 indicador..................................... 4 alinhamento de texto esquerda... 33 indicador..................................... 4 alinhamento de texto ao centro ..... 33 indicador..................................... 4 alinhamento de texto justificado.... 33 indicador..................................... 4

E
ecr................................................. 4 contraste.................................... 42 ecr de cristais lquidos ................... 4 eliminar ficheiros de memria................. 40 texto .......................................... 22 escolher ........................................ 19 predefinio .............................. 19 estilo ............................................. 32 estilo de texto de destaque ............ 32 indicador..................................... 4 estilo de texto itlico ..................... 32 indicador..................................... 4 estilo de texto negrito .................... 32 indicador..................................... 4

B
bases de dados ........................ 67, 68 Modo Tipo de etiqueta .............. 69 procurar .................................... 70

C
cabea de impresso ..................... 45 cancelar ........................................ 19 caracter estilo ......................................... 32 largura ....................................... 31 tamanho .................................... 30 Categoria de smbolos PERSONAL.................................... 28 configurar.................................. 44 cdigo de barras caracteres especiais ................... 24 confirmar ...................................... 19 conjunto de blocos........................ 37 conjunto de registos da base de dados ............................................ 67 cpias ........................................... 35 cursor............................................ 20

F
fita cortador..................................... 45 fita adesiva forte ............................ 10 fita de identificao flexvel........... 11 formatao global estilo dos caracteres .................. 32 largura dos caracteres................ 31 tamanho dos caracteres ............. 30 formatao local estilo dos caracteres .................. 32 largura dos caracteres................ 31 tamanho dos caracteres ............. 30 formatar ............................ 30, 31, 32 Funo Accent (Acentuao)......... 22 Funo Auto Format (Formatao automtica) ............... 33 Funo Bar Code (Cdigo de barras) ......................... 23 Funo Contraste .......................... 42 Funo Corte................................. 42

88

Funo Delete (Eliminar) ............... 22 Funo Frame (Moldura) ............... 29 Funo Lenght (Comprimento) ...... 28 Funo Margin (Margem) .............. 28 Funo New Bloco (Novo bloco) .. 21 Funo Numbering (Numerao) .. 36 Funo Reduo automtica ......... 43 Funo Repeat Printing (Repetir impresso)........................ 35

G
guardar.......................................... 39

estilo de texto itlico ................... 4 estilo de texto negrito .................. 4 Inserir .......................................... 4 largura......................................... 4 Maisculas .................................. 4 moldura....................................... 4 nmero de blocos........................ 4 tamanho ...................................... 4 instalar P-touch Editor............................ 47

L
largura........................................... 31 indicador..................................... 4 letras maisculas ........................... 20 letras minsculas........................... 20 limpar cabea de impresso ................. 45 cortador de fita .......................... 45 rolos .......................................... 45

I
Imagem do caracter definida pelo utilizador....................................... 66 impresso em cadeia ..................... 42 impresso reflectida ...................... 38 imprimir conjunto de blocos de texto ...... 37 conjunto de registos da base de dados ........................................ 67 Indicador da definio Tipo de etiqueta ........................................... 4 indicador de carga baixa ................. 4 Indicador de cdigo ........................ 4 indicador de comprimento .............. 4 Indicador de deslocao ................. 4 Indicador de insero...................... 4 Indicador de maisculas.................. 4 indicador de moldura...................... 4 indicadores ..................................... 4 alinhamento de texto direita ..... 4 alinhamento de texto esquerda . 4 alinhamento de texto ao centro ... 4 alinhamento de texto justificado.. 4 carga baixa .................................. 4 Cdigo ........................................ 4 comprimento............................... 4 Definio Tipo de etiqueta .......... 4 Deslocar...................................... 4 estilo de texto de destaque .......... 4

M
margens da etiqueta ...................... mensagens de erro ........................ modelos Auto Format (Formatao automtica) ............................... P-touch Editor............................ Modo Bandeira ............................. Modo Bloco de porta .................... Modo Caps (Maisculas) ............... Modo Normal ............................... Modo Painel.................................. Modo Porta ................................... Modo Shift (Deslocar).................... Modo Tipo de etiqueta .................. bases de dados .......................... Modo Transfer (Transferir) ............. Modo Vertical ............................... 28 76

33 66 15 16 20 13 16 16 20 13 69 61 13

89

N
nmero de blocos ........................... 4 nmeros ........................................ 20

P
Panel2 Mode ................................. 17 pausa de corte............................... 42 predefinio .................................. 19 pr-visualizar ................................ 34 problemas ..................................... 74 procurar ........................................ 70 P-touch Editor iniciar........................................ 54 instalar ...................................... 47 modelo...................................... 66

Tecla Print (Imprimir) .................... 35 Tecla Space............................. 19, 20 Tecla Tipo de etiqueta..................... 4 teclado ............................................ 4 Teclas de setas .................... 4, 19, 20 Teclas PF......................................... 4 texto ajuste da largura ........................ 43 ajuste do tamanho ..................... 43 alinhamento .............................. 33 estilo ......................................... 32 largura....................................... 31 tamanho .................................... 30

V
verso ........................................... 44

R
rechamar....................................... 40 resoluo de problemas ................ 74 rolos.............................................. 45

S
seleccionar.............................. 19, 20 predefinio .............................. 19

T
tamanho........................................ 30 indicador..................................... 4 Tecla Configurar............................ 42 Tecla de alimentao ...................... 4 Tecla de formato global................... 4 Tecla de retrocesso.............. 4, 19, 22 Tecla do smbolo........................... 25 Tecla Enter .......................... 4, 19, 21 Tecla Feed (Alimentao) .............. 35 Tecla Format ................................. 30 Tecla Format (Formato) ........... 31, 32 Tecla Imprimir................................. 4 Tecla Insert (Inserir) ....................... 21 Tecla Ligar/Desligar....................... 12 Tecla Memory (Memria) .............. 39

90

Federal Communications Commission (FCC) Declaration of Conformity (For USA Only) Responsible Party : Brother International Corporation 100 Somerset Corporate Boulevard Bridgewater, NJ 08807-0911 USA TEL : (908) 704-1700

declares that the product Product Name : Model Number : Brother P-touch Electronic Labeling System PT-7600

This device complies with Part 15 of the FCC Rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) this device may not cause harmful interference, and (2) this device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device, pursuant to Part 15 of the FCC Rules. These limits are designed to provide reasonable protection against harmful interference in a residential installation. This equipment generates, uses and can radiate radio frequency energy and, if not installed and used in accordance with the instructions, may cause harmful interference to radio communications. However, there is no guarantee that interference will not occur in a particular installation. If this equipment does cause harmful interference to radio or television reception, which can be determined by turning the equipment off and on, the user is encouraged to try to correct the interference by one or more of the following measures: Reorient or relocate the receiving antenna. Increase the separation between the equipment and receiver. Connect the equipment into an outlet on a circuit different from that to which the receiver is connected. Consult the dealer or an experienced radio/TV technician for help. Important The enclosed interface cable should be used in order to ensure compliance with the limits for a Class B digital device. Changes or modifications not expressly approved by Brother Industries, Ltd. could void the users authority to operate the equipment.

Impresso na China LW2477001C

Anda mungkin juga menyukai