Anda di halaman 1dari 42

ELIZER SANTOS CAVALCANTE

FORMAO DE LIDERANA LEIGA PARA A JUVENTUDE DA IGREJA EVANGLICA BRASILEIRA

SEMINRIO TEOLGICO CRISTO EVANGLICO DO BRASIL

Anpolis 2003

SUMRIO

1 INTRODUO 2 DEFINIO DE JUVENTUDE 3 BREVE ANLISE DA HISTRIA DA JUVENTUDE EVANGLICA BRASILEIRA (1950 2000) 3.1 Dcada de 50 .......................................................................................................................... 3.2 Dcada de 60 .......................................................................................................................... 3.3 Dcada de 70 .......................................................................................................................... 3.4 Dcada de 80 .......................................................................................................................... 3.5 Dcada de 90 .......................................................................................................................... 3.6 A Juventude Evanglica do Brasil Hoje ................................................................................ 4 LIDERANA CRIST 4.1 Definio ................................................................................................................................ 4.2 A Pessoa do Lder Cristo ...................................................................................................... 4.2.1 Tem de ser chamada por Deus ................................................................................. 4.2.2 Tem de ter o seu carter semelhante ao de Cristo .................................................... 4.2.3 Tem de revelar em si aptides funcionais que permitam que sua liderana se concretize ............................................................................................ 4.2.3.1 Viso ......................................................................................................... 4.2.3.2 Comunicao ............................................................................................. 4.2.3.3 Confiabilidade (Credibilidade) ................................................................. 4.2.3.4 Capacidade (Competncia) ....................................................................... 4.3 As Tarefas (Responsabilidades) do Lder Cristo .................................................................. 4.4 O Lder Cristo no Ministrio de Juventude ........................................................................... 5 EDUCAO CRIST 5.1 Definio ................................................................................................................................ 5.2 Discipulado Cristo ................................................................................................................ 5.3 O Processo de Formao de Lderes ...................................................................................... 6 CONCLUSO 7 BIBLIOGRAFIA 1 INTRODUO interessante observar como no existe hoje no Brasil uma igreja, ou um ministrio de juventude, que no reconhea a necessidade e o valor de um treinamento de liderana especfico

aos lderes de jovens e adolescentes. Tambm fato a carncia de um material, profundo, conciso e aplicvel relacionado a esta rea especfica, o que pode ser claramente observado pela falta de um material especfico como este, escrito no contexto da realidade e da cultura brasileira para compor a bibliografia deste trabalho. O que ser apresentado a seguir ainda no o ideal para se desenvolver um processo de formao de liderana leiga para a juventude. Entretanto, com certeza um bom comeo para aqueles que enxergam esta mesma necessidade mas no tm o tempo ou mesmo material suficiente para realizar tal projeto; pois este fornece o alicerce necessrio para que um projeto especfico voltado formao de liderana leiga para a juventude venha a ser desenvolvido. A metodologia prtica nem sempre ser adequada a todos os contextos, mas com certeza as bases tericas que sero apresentadas a seguir sero vlidas para qualquer um que deseje aprofundar-se no estudo e na prtica desse grande desafio que a formao de lideres leigos para os ministrios de juventude das igrejas evanglicas brasileiras. Para tanto o trabalho concorda com a viso de Robert Joseph Choun Jr., professor de educao crist no Dallas Theological Seminary, quando este escreve no cap. 8 (Ensinando Jovens) do livro Manual de Ensino Para o Educador Cristo dizendo que Deus nos ordena que ensinemos os jovens. Os adolescentes de hoje so os lderes de amanh. Eles estabelecem metas, fazem escolhas e vivem a vida levando em conta suas decises. O ministrio de ensino para os jovens deve ser excelente (CHOUN JR. in GANGEL & HENDRICKS, 1999, p.149). O mesmo autor conclui o seu raciocnio apresentando algumas citaes de grandes lderes de Ministrio de Juventude nos Estados Unidos, dentre os quais se destaca a citao do Pastor Steve Johson da Reinhardt Bible Church, Dallas, Texas, onde este diz:
Ensinar os jovens importante para a nossa igreja, por causa do perodo em que essa crianada se encontra na vida. Decises cruciais so tomadas medida que passam para a maioridade. Ns os ensinamos, no apenas para ampar-los como jovens, mas tambm para ajud-los a se tornar excelentes lderes adultos. Procuramos formar neles as qualidades e caractersticas da maioridade crist. Nosso mais profundo desejo que o andar cristo dos jovens torne-se um estilo de vida, no conhecimento da Palavra de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador . (CHOUN JR. In GANGEL & HENDRICKS, 1999, p.149).

Werner, psicloga e conferencista de MPC do Brasil, completa esta idia dizendo que todo ministrio com pessoas exige de ns uma compreenso integral de sua natureza (WERNER, 2001, p.1). Se isto verdade e este trabalho apenas um instrumento para o auxlio do cumprimento da misso da Igreja de levar o evangelho todo para o homem todo (KVITZ, apud LAUSANNE, 2000, p. 26), no caso especfico deste: para o jovem todo, torna-se necessrio que, antes de tudo,

definam-se as caractersticas peculiares dos jovens e dos adolescentes em todos os aspectos relacionados sua vida, e no apenas ao mbito espiritual. Somente assim poder-se- desenvolver um projeto realmente relevante no que diz respeito formao de uma liderana leiga capacitada, para desenvolver um ministrio especfico e bem sucedido com a juventude evanglica brasileira. preciso tambm, comprovar a necessidade que os jovens e adolescentes tm de lderes (mentores) que lhes sejam modelo de vida. Somente ento o trabalho apresentar uma proposta de modelo de liderana adequado, atravs do qual lderes possam acompanhar e orientar, eficaz e humanamente, os jovens e adolescentes nos complicados processos de encontrar e elaborar a sua identidade pessoal, desenvolver ao mximo a sua personalidade e formar-se escolar, profissional e, principalmente, espiritualmente para viverem na sociedade ps-moderna (DAUNIS, 2000, p. 11).

2 DEFINIO DE JUVENTUDE Entende-se o desenvolvimento humano como um processo do qual a juventude uma parte significativa por ser o momento da formao real da identidade e da individualidade do indivduo, onde ele desenvolve a sua autonomia ao sair da dependncia na infncia partindo para a maturidade na vida adulta.

Segundo Pikunas:
Na civilizao americana o perodo de adolescncia tem sido considerado de vrias maneiras como uma ocasio de tormenta e stress, uma idade de frustrao e sofrimento, uma amplitude de intensificao de conflitos e crises de ajustamento, uma fase de sonhos e devaneios, de romance e amor, uma era de alheamento da sociedade e cultura adultas. De um outro ponto de vista, o adolescente pode ser caracterizado como em um estgio de busca do seu eu, assinalado por aflio ntima de pares e formao de panelinhas, pelo descobrimento de autos valores e ideais, pelo desenvolvimento da personalidade e formao de identidade e pela consecuo de status adulto com suas tarefas e responsabilidades desafiadoras. (PIKUNAS, 1979, p. 274).

Collins complementa dizendo que a adolescncia que mais tarde ele subdivide em: pradolescncia, adolescncia propriamente dita e adolescncia final significa o perodo de crescimento em direo maturidade (COLLINS, 1995, p. 191). Para alcanar os objetivos desse trabalho especfico, que visa formao de lderes leigos para a juventude, partindo dos prprios jovens; o projeto restringir as suas anlises e concluses adolescncia propriamente dita e adolescncia final, pelo fato de estes se encontrarem em um perodo da vida onde so na maioria das vezes responsveis por suas decises. Nesse grupo enfatizado pelo trabalho o que no significa que exclui os demais grupos encontram-se jovens (como sero tratados no restante do trabalho) de 14 a 24 anos que cursam ou o 2 ou o 3 grau. Werner resume bem essa idia quando os define como sendo pessoas que esto na fase de adaptao emocional s mudanas fsicas, de intenso potencial sexual, da crise de identidade, do forte interesse pelo grupo, e de fazer importantes escolhas (vocacional, sexual e ideolgica) (WERNER, 2001, p. 2). A Bblia, no Evangelho de Lucas, captulo dois versculo cinqenta e dois, afirma que Jesus cresceu em sabedoria (intelectualmente), em estatura (fisicamente), e em graa para com Deus (espiritualmente) e os homens (social e emocionalmente). Pelo fato desse trabalho ter por objetivo que os jovens cresam rumo a maturidade assim como Cristo o fez, e assim tornem-se modelos de vida e conduta para os demais; torna-se necessrio que se analise, luz das definies j citadas, estas mesmas caractersticas vistas em Jesus, na vida dos jovens em questo. Robert Joseph Choun Jr. faz um quadro interessante onde analisa brevemente, sob cada uma dessas perspectivas e caractersticas em questo, os estudantes de 2 grau dos Estados Unidos. Este quadro ser apresentado a seguir, pois resume bem as definies acima no que dizem respeito adolescncia:
CARACTERSTICAS DE ESTUDANTES DO SEGUNDO GRAU FSICAS:

Esto crescendo e sua falta de jeito est diminuindo. Tm aparncia atraente e de adulto. Em geral tm muito apetite. Seus hbitos fsicos esto sendo formados. Normalmente preocupam-se com sua natureza sexual. MENTAIS: SOCIAIS: EMOCIONAIS: Seus poderes de argumentao esto alcanando novas alturas. Gostam de argumentar e debater. So muito criativos e idealistas. Seu julgamento est melhorando. A imaginao habitualmente est sob o controle da razo e julgamento. Por via de regra so inclinados a sugestes. Pertencem a uma turma ou grupo social exclusivo. So atrados pelo sexo oposto (embora nem sempre). Esto muito interessados em caractersticas pessoais e aparncia exterior. Querem aprovao social. Esto tentando encontrar seu lugar na sociedade. Em geral tm crescente desejo de ajudar os outros. As emoes ainda so intensas. Agora possuem mais de uma habilidade para controlar as emoes. Podem estar de mau humor. Desejam segurana. Gostam de excitao e entretenimento.

ESPIRITUAIS: Sua religio pessoal. Sua religio de ao. Sua religio emocional. As dvidas sobre a f podem aumentar. Agora conseguem apreciar o abstrato e a atmosfera de adorao. (CHOUN JR. in GANGEL & HENDRICKS, 1999, p. 152 153).

3 BREVE ANLISE DA HISTRIA DA JUVENTUDE EVANGLICA BRASILEIRA (1950 2000) Nessa seo o trabalho tem por objetivo, de uma forma breve e concisa, apresentar e analisar alguns dos principais eventos histricos mundiais, e principalmente nacionais, relacionados Igreja Evanglica Brasileira que tiveram alguma influncia relevante em seus Ministrios de

Juventude. Com isso espera-se compreender o caminho percorrido pela Igreja para que os jovens chegassem situao em que se encontram hoje, alm de se observar o que foi feito durante esse perodo para se tirar lies, tanto dos acertos, quanto dos erros da Igreja nesse perodo. A partir desse quadro ser possvel compreender melhor as razes da grande carncia que a juventude evanglica brasileira tm de lderes maduros e capacitados para estar sua frente. importante ressaltar que os dados da histria da juventude evanglica brasileira que sero apresentados a seguir so baseados em relatos, seminrios e materiais no publicados dos pastores Jader Borges Filho e Marcelo Gualberto obreiros de renome nacional, conferencistas, autores de livros e diversos artigos relacionados juventude, e com largo envolvimento com os eventos evanglicos que sero mencionados a seguir que foram rearranjados e analisados pelo trabalho a fim de atender aos propsitos j estabelecidos por este. Contriburam tambm para este histrico alguns lderes de mocidade da ICEB (Igreja Crist Evanglica do Brasil) neste perodo, fornecendo relatos informais de suas gestes frente dos ministrios de juventude em suas respectivas igrejas. 3.1 Dcada de 50 Historicamente este foi um perodo de poucas transformaes para a humanidade e tambm para o Brasil. Foi nessa dcada entretanto que o mundo comeou a tomar a forma que se v hoje com a estabilizao da Guerra Fria e a conseqente diviso do mundo entre capitalistas e socialistas. Alguns fatos entretanto podem caracterizar, em termos gerais esse perodo da histria. No mbito mundial capitalista, no qual o Brasil estava inserido pode-se destacar: O autoritarismo total dos pais e submisso irrestrita dos jovens relao esta sustentada pelo medo; A condio feminina fortemente repressiva; Os rgidos padres de comportamento em pblico; A religio como absoluto (o Domingo virou sinnimo de missa); Os padres e princpios pautados na Bblia regiam a sociedade (honestidade, moralidade, etc.); Recesses econmicas como conseqncias das Guerras Mundiais. Em termos especficos de Brasil ainda pode-se acrescentar:

A situao de emprego para os jovens: trabalho rural em um pas eminentemente agrcola, e a insero do comrcio como opo para alguns; Fincava-se razes: poucas oportunidades de viagens e intercmbios (no mximo os filhos daqueles que tinham uma condio social mais privilegiada estudavam na capital, ou num centro mais desenvolvido).

E mais especificamente na igreja: Dilogo frgil com o questionamento do jovem ainda inibido; Cultos e programaes centrados nos adultos; Lderes e pastores escassos e pouco preparados para desenvolverem os ministrios com jovens, adolescentes e crianas; Um enorme silncio e um imenso tabu entre adultos e jovens no que dizia respeito a temas polmicos como sexo e drogas; Padres morais e ticos questionveis principalmente no que diz respeito disciplina crist. No lado positivo de tudo isso houveram os primeiros congressos evangelsticos. Vieram para o Brasil tambm os primeiros missionrios especializados no trabalho com jovens e comearam a surgir os primeiros esboos de ministrios especficos para a juventude, embora ainda sem nenhum destaque ou influncia nacional. 3.2 Dcada de 60 Ao contrrio da dcada anterior, esse perodo da histria foi marcado por profundas e significantes mudanas principalmente com as influncias do Movimento Beat e do Rocknroll, j no final da dcada. Houve a invaso de uma contracultura, representada em termos gerais pelo Movimento Hippie, que vigorava em alta e em expanso. Acentuava-se a rebeldia e os questionamentos por parte dos jovens. O esoterismo Oriental invadiu o ocidente, sendo abraado pelos jovens. Explodiuse ento o grande problema das drogas. O sexo jovem era praticado de forma desenfreada: confiava-se na plula! Grandes festivais, tipo Woodstock, tratavam de acentuar a rebeldia jovem. Na falta de referenciais e dolos sadios surgiram Os Beatles, que marcaram a grande avalanche idoltrica musical mundial, sendo eles os grandes incentivadores das drogas e do misticismo oriental. Foi a celebrao da gerao paz e amor!

No Brasil, comeou a era da televiso, que foi se tornando cada vez mais popular e mais influente. A msica jovem ganhou um grande impulso com o surgimento da Jovem Guarda j por volta de 1968. Ideologicamente causas como a Guerra do Vietn e um primeiro esboo de revolta contra a ditadura militar timidamente comearam a ganhar espao mesmo que apenas os jovens mais intelectualizados tenham aderido a tais movimentos, que se tornaram populares apenas na dcada seguinte. Enquanto isso nem os pais, nem os professores bem como as lideranas eclesisticas sabiam o que fazer, ou o que dizer. Entretanto foi nesse perodo que alguns bons ministrios voltados para o pblico jovem tiveram um despertamento (outros surgimento) Aliana Bblica Universitria; Palavra da Vida; Mocidade Para Cristo; Jovens da Verdade; etc. cujos reflexos foram vistos de uma forma mais clara na dcada seguinte. Esses ministrios, com os seus programas pautados no Desafio Jovem, no Jesus People ou em outros similares, ganharam visibilidade principalmente atravs da msica com o ministrio de Vencedores por Cristo (VpC). Pode-se ento destacar alguns resultados altamente positivos, principalmente do final deste perodo que marcou o incio da dcada de ouro para a mocidade evanglica brasileira como popularmente chamada a dcada de 70 nos congressos de juventude brasileiros dentre os quais, o surgimento de muitos lderes jovens nas igrejas locais, e o envolvimento de muitos destes em agncias paraeclesisticas como as j citadas. tambm importante destacar que muitos desses jovens so, ainda hoje, lderes de ministrios, presbteros ou diconos em suas respectivas igrejas locais. 3.3 Dcada de 70 No mundo esse continuou a ser um perodo de grandes transformaes. Enquanto a trilogia sexo, drogas e rocknroll comeava a dar sinais de falncia, embora a violncia continuasse a aumentar, os jovens comearam a se despertar por outras estratgias de fuga de sua realidade; como os intercmbios, viagens e o crescente xodo rural. Comeou-se ento um grande intercmbio de gostos e costumes juntamente com a aquisio de novos costumes e ideologias, que fizeram parte de uma histria marcada pela rebeldia contra as autoridades viessem elas de onde viessem. No Brasil, pode-se verificar esse fato muito claramente atravs de algumas entidades que entraram firmes na luta contra a ditadura militar e na aprovao de leis como a do divrcio que

traziam um senso maior de liberdade principalmente para o jovem. Fatos como estes marcaram o incio da desestabilizao da famlia, tirando-a do centro da vida de muitos jovens ao redor do pas. Vale ainda destacar o surgimento do fenmeno das discotecas j no final da dcada, que contribuiu bastante para a concretizao da realidade supracitada. Caminhando paralelamente a esta realidade, a juventude evanglica brasileira vivenciou o que talvez tenha sido o seu auge dentro da histria. Esse perodo, que mais tarde ficou conhecido no meio evanglico como sendo a dcada de ouro, foi marcado por uma sucesso de fatos relacionados principalmente ao desenvolvimento das entidades paraeclesisticas voltadas especificamente para o ministrio com a juventude. Vale destacar as atuaes da ABU (Aliana Bblica Universitria) que, juntamente com a Cruzada Estudantil, desenvolveu um grande ministrio entre os universitrios; da MPC (Mocidade Para Cristo) com encontros dinmicos e Bblicos que tiveram como auge o Gerao 79 cujo preletor principal foi o Pr. Billy Graham que contou com a participao de mais de 4.000 jovens em So Paulo; do PV (Palavra da Vida) com seus clubes bblicos e acampamentos; alm de ministrios como Jovens da Verdade e VpC (Vencedores por Cristo), que envolviam equipes de jovens viajando e pregando atravs do pas. Ainda no meio evanglico, as igrejas refletiram esse despertamento atuante das entidades paraeclesisticas vivenciando um avivamento jamais visto na histria , no que diz respeito juventude. Intensificaram-se as reunies de mocidade nas igrejas locais, surgiram novos grupos musicais espelhados no ministrio de VpC, desenvolveu-se um bom sistema de federaes de mocidades (denominacionais). A soma desses fatos desencadeou na formao e no despertamento de uma boa safra de jovens lderes leigos e capacitados. Isso era facilmente observado, entre outros fatos, pela concorrncia sadia que havia por cargos como o de Presidente de Mocidade nas igrejas locais. Entretanto esse fantstico despertamento que ocorreu durante toda essa dcada atingiu apenas o grupo de jovens propriamente dito das igrejas. Muitos adolescentes seguiram deslocados e esquecidos. Eles no se adequavam mais ao departamento infantil, por j terem ultrapassado a idade limite deste, e tambm no conseguiam integrar-se nos crculos jovens. O trabalho entende que esse foi o fato principal que desencadeou o processo de decadncia da juventude evanglica nas dcadas seguintes. O que foi to bem feito com um grupo especfico de pessoas no foi reproduzido em outras.

Essa lacuna no preenchida na formao de sucessores tem sido algo constante no que se diz respeito reproduo de formadores de liderana, mudando apenas a faixa etria em questo. 3.4 Dcada de 80 No Brasil e no mundo, esse perodo foi marcado por um grande desenvolvimento tecnolgico, com a popularizao de diversos bens de consumo. Entretanto, na medida que a populao adquiriu o acesso a essas tecnologias, esta teve acesso tambm s drogas e a doenas como a AIDS. Com o final da ditadura militar e da censura no Brasil, muitas novas tendncias comportamentais, tendo na anarquia sua base, atraram milhares de jovens. Acentuou-se tambm a crise econmica do pas, forando estes jovens a comearem a trabalhar para ajudar nas finanas em casa. Com isso a competitividade e os pr-requisitos para se conseguir um emprego nos grandes centros aumentou gerando uma busca frentica por capacitao e cursos especficos como ingls e informtica, que foi a tnica da dcada seguinte. Muitos jovens foram tambm induzidos pelas circunstncias a estudarem noite. Esses e outros fatos preencheram a agenda dos jovens tirandolhes o tempo que antes era dedicado s igrejas. Devido a esse ritmo acelerado de trabalho, alm do trnsito catico nos grandes centros, do aperto financeiro e de outros, surgiu tambm o stress, alterando o humor e a dedicao dos pais a seus filhos. Esses foram alguns dos elementos responsveis pelo declnio da juventude evanglica nesse perodo. Em sua maioria, os lderes gerados na dcada anterior foram envolvidos nessa bola de neve supracitada; e como j foi mencionado, esses no integraram os mais jovens nem se reproduziram em outros lderes. Comeou ento a ocorrer um gradativo esvaziamento nas reunies de mocidade. Na tentativa de segurar os jovens nas igrejas houve um enfraquecimento de contedo e desafios nessas reunies, gerando uma juventude que ficou conhecida como sendo mundana e sem compromisso. O ministrio de acampamentos, devido repetio exaustiva de modelos dos anos 70 e falta de preparo dos conselheiros, lderes e equipantes, comeou a dar sinais de crise. Enquanto isso as igrejas tradicionais comearam a perder um grande nmero de jovens para o mundo, ou para trabalhos evanglicos paralelos emergentes ministrios neopentecostais, representados fortemente na poca pelas comunidades evanglicas que vinham

secularizando/profissionalizando seus ministrios principalmente aqueles relacionados juventude. Em contrapartida, as entidades paraeclesisticas, sustentada nos lderes remanescentes da dcada anterior, continuou a ter um papel muito importante no cenrio evanglico brasileiro. Embora essas no obtivessem mais o mesmo impacto, e tivessem diminudo o ritmo de crescimento, elas foram as que mais se adequaram a esta nova realidade que se lhes apresentava. A misso Atletas de Cristo, onde jovens atletas professavam a sua f em Jesus com grande cobertura e espao na mdia; a MPC do Brasil com o Clubo em diversas cidades do pas e o Som do Cu anualmente em Belo Horizonte, apresentando o evangelho aos jovens com novas formas e estratgias clticas; a SEPAL (Servio Para a Evangelizao da Amrica Latina) promovendo relevantes congressos e eventos voltados para a juventude; e a Igreja Batista do Morumbi com seus ministrios especficos para a juventude, o auxilio de VpC e de obreiros como o Dr. Jaime Kemp, se destacaram positivamente no cenrio evanglico nacional. Houve tambm uma grande e sensvel melhora no trabalho infantil das igrejas, principalmente devido ao despontamento da APEC (Aliana Pr Evangelizao das Crianas) no cenrio nacional. Professores de crianas recebiam treinamentos especializados e contavam com bons materiais. No entanto, pouco ou quase nada era feito em prol dos adolescentes, fato este que gerou a perda de muitos deles nessa dcada e na seguinte. 3.5 Dcada de 90 Em termos gerais esse perodo da histria no se distingue muito da dcada anterior. A violncia e a AIDS seguiram matando muitos jovens. Aumentaram-se consideravelmente os ndices de delinqncia infanto-juvenil, bem como o nmero de jovens viciados em lcool e nas demais drogas. O cenrio scio-poltico-econmico manteve-se instvel e os ndices de desemprego aumentam muito, principalmente no final da dcada. A Globalizao e a internet, passam a integrar a vida da populao em geral. No ambiente das igrejas evanglicas no houve sinais considerveis de melhora das programaes de Mocidade. Algumas igrejas inclusive aboliram, ou diminuram consideravelmente tais reunies. Em muitas igrejas, a liderana jovem leiga comprometida praticamente desapareceu. Em outras igrejas as poucas que tinham condies financeiras terceirizou-se o grupo de jovens. Porm muitos desses profissionais (pastores de jovens ou seminaristas exclusivos para o

trabalho de jovens) no tinham experincia nem preparo para lidar com jovens e acabaram por afundar junto com seus ministrios. O meio evanglico em geral foi ento marcado pelo movimento Gospel. Esse foi e continua sendo uma srie de eventos reacionrios onde, para no perder os jovens para o mundo, a igreja copia o que o mundo faz, colocando uma tintura evanglica sobre o mesmo, chamando-o de Gospel. Este por sua vez teve como carro chefe mais uma vez a msica, que durante a dcada de 70 era utilizada principalmente para evangelismo (em praas pblicas, escolas, etc.) e edificao; e agora passou a ser utilizada para fins de estrelismo em um comrcio financeiro rentvel que passou a movimentar milhes (com shows, apresentaes com cachs, etc.). Negcios e f passaram a se misturar a cada dia mais, comprometendo, na maioria das vezes, a f. Despontaram ento igrejas como a Renascer em Cristo e a Sara Nossa Terra como uma espcie de carroschefe desses movimentos, atraindo muitos jovens na sua maioria vindo de igrejas tradicionais. O quadro de mundanismo e falta de compromisso que havia comeado a ser pintado na dcada anterior consolida-se com o surgimento das primeiras mega-igrejas brasileiras, onde o que levava os jovens para as reunies era a paquera, o rever a turma, o entretenimento, etc.. O importante passou a ser encher a casa e promover o agito santo. Entretanto, apesar de todo este contexto negativo, existiram alguns fatos altamente sadios e positivos nesse perodo: a MPC realizou alguns congressos para milhares de jovens, dentre os quais se destaca o Gerao 90 em Braslia, reunindo novamente mais de 4000 jovens de todo o Brasil. Algumas igrejas acordaram para a situao dos adolescentes, proporcionando-lhes salas, lies e programaes adequadas. Porm, medida que os adolescentes foram encontrando o seu espao; um novo grupo, o de jovens-adultos (jovens casais, alguns com filhos pequenos; ou jovens universitrios; recm-formados; ou jovens proficionais...) passou a formar o mais novo grupo a sentir-se deslocado na Igreja. (informao verbal FILHO, 2000 & GUALBERTO, 2001 e 2002) 3.6 A Juventude Evanglica do Brasil Hoje Conforme dados estatsticos da MPC do Brasil, hoje, 80 milhes das pessoas no Brasil tm menos de 30 anos. Em geral, os adolescentes e jovens constituem cerca de 30 % de cada igreja local. Assim como a maioria das decises mais importantes da vida, cerca de 75% das decises por Cristo so tomadas nessa faixa etria. Mas tambm nessa fase da vida que muitos deixam a igreja. E isso tudo tem uma grande influncia na formao do carter e da individualidade de cada pessoa.

Entretanto, apesar da enorme carncia, apenas 5% dos obreiros se dedicam especificamente a esse pblico. (folder Treinamento de liderana de Juventude, MPC do Brasil, 2001). Por se estar ainda no incio da dcada, percebe-se que a realidade ainda assemelha-se muito do perodo anterior; entretanto, a tendncia que, devido a tendncias como o ecumenismo e a secularizao, a cada ano que se passar a crise aumente. Devido a esta triste realidade, fica evidenciada a necessidade iminente de um trabalho srio voltado para a formao de lderes que se dediquem ao ministrio especfico com a juventude. Entendendo tambm as limitaes scio-poltico-econmicas e culturais nas quais o Brasil se encontra, e a inviabilidade da maioria das igrejas evanglicas de contar com um obreiro especializado em tempo integral; este trabalho tem por objetivo desenvolver algumas alternativas de formao de liderana especfica para a juventude brasileira, atravs do ministrio leigo.

4 LIDERANA CRIST 4.1 Definio At aqui o trabalho dedicou-se a apresentar e entender o jovem das igrejas evanglicas do Brasil, suas caractersticas, interesses e necessidades. No entanto a partir de agora este apresentar os conceitos e as caractersticas necessrias queles que desenvolvero algum tipo de liderana espiritual junto aos jovens. O conceito de Liderana Crist propriamente dito bastante amplo e complexo. Existe uma gama tremenda de aspectos e definies sobre o conceito de liderana; entretanto no h nenhuma que seja universalmente aceita. Para os propsitos do projeto vale destacar a definio de liderana

dada por John Haggai em seu livro Seja um Lder de Verdade onde este a descreve como: A disciplina de deliberadamente exercer influncia dentro de um grupo para lev-lo a alvos de benefcio permanente, que satisfaz as necessidades do grupo (HAGGAI, 1986, p. 4). importante ressaltar que esta foi definio escolhida pelo Dr. Russell Shedd, conferencista e escritor de renome nacional, em seu livro O Lder que Deus usa: Resgatando a Liderana Bblica para a Igreja no Novo Milnio. Entretanto este acrescenta o seguinte comentrio quando se refere mais especificamente liderana no contexto cristo:
Liderana Crist, mais do que outra qualquer, precisa escolher objetivos que so coerentes com a vontade e lei de Deus. A liderana positiva precisa ser exercida por um homem ou uma mulher que conhea a Deus e inclua os alvos dEle. As prioridades do lder precisam ser prioridades bblicas. Suas qualidades precisam ser aquelas que lhe dem o nome de Amigo de Deus e de cooperador com ele. Como Paulo, sua ambio nica ser agradar a Deus. (SHEDD, 2000, p. 11).

Keneth O. Gangel considera liderana crist como sendo o exerccio dos dons espirituais de algum que est sob o chamado de Deus para servir a um certo grupo de pessoas, ajudando-as a atingir os objetivos que Deus lhes deu com a finalidade de glorificar a Cristo. (GANGEL in BARNA, 1999, p. 31). Bruce Bugbee, fundador e presidente do programa de treinamento Rede Ministerial Internacional, e Armando Bispo, pastor da Igreja Batista Central de Fortaleza e representante no Brasil do programa Rede Ministerial Internacional, ao tratarem dos dons espirituais no livro em que assinam como co-autores Como Descobrir Seu Ministrio no Corpo de Cristo, completam esse conceito quando apresentam a seguinte definio do dom espiritual de liderana: Capacidade divina de convencer, motivar e orientar pessoas a cumprir harmoniosamente os propsitos de Deus (BUGBEE & BISPO, 2001, p. 58). Vale ainda destacar a afirmao de C. Gene Wilkes, quando este diz que os lderes-servos aprendem a liderar mediante as experincias que Deus permite na vida deles. A liderana no pode ser ensinada: ela deve ser aprendida. O maior laboratrio para a liderana a prpria vida. (WILKES, 1999, p. 152). 4.2 A Pessoa do Lder Cristo Percebe-se que a liderana faz uma grande diferena, pois esta oferece direo, molda o carter e cria oportunidades. No entanto a juventude evanglica brasileira vem sofrendo de uma carncia gigantesca de lderes srios, responsveis e conscientes de seu comissionamento da parte de Deus fato este que j foi demonstrado no captulo anterior. Lderes que tenham sido chamados

por Deus para liderar; que liderem com um carter plenamente semelhante ao de Cristo; e que revelem em si aptides funcionais que permitam que sua liderana se concretize. 4.2.1 Tem de ser chamada por Deus Liderana no algo opcional, um chamado da parte de Deus. Seja a vocao, na literatura proftica, seja o envio, na literatura evanglica, sempre Deus quem chama envia e sustenta (STEUERNAGEL & SOUSA, 2002, p. 23). Cabe aos que so chamados apenas uma relao de completa dependncia para com aquele que os chamou. Pode-se tambm afirmar com convico que, em todas as igrejas, Deus colocou pessoas vocacionadas para os diversos ministrios, e que cabe ao pastor identificar e capacitar os que se levantarem, dentro do contexto de igreja local. Apenas os vocacionados para o ministrio tempo integral, aps terem sido testados e aprovados pela igreja, devem sair para receber uma capacitao maior para que assim possam desempenhar melhor o seu chamado. Entretanto importante ressaltar que cursos, seminrios, simpsios e outros, tm o seu papel dentro da formao do lder cristo, desde que auxiliem, e no substituam, o papel que cabe igreja local. Stanley Jones no captulo 6 de seu livro Jesus Senhor ressalta a importncia da participao efetiva de leigos no ministrio, pois estes foram separados por Deus para desempenharem ministrios. Ele complementa o seu raciocnio referindo-se ao chamado dos doze apstolos aps um perodo de orao da parte de Jesus (Lucas 6: 12 e 13) o referencial mximo tanto desse trabalho como de toda a vida Crist. Mas, como saber quais so os realmente chamados por Deus? Dr. Shedd afirma que qualquer processo humano de seleo apresenta defeitos, at fracassos ocasionais. (SHEDD, 2000, p. 29). Em assuntos de importncia eterna, a descoberta e a seleo do lder vocacionado por Deus para um determinado ministrio pode ser ainda mais desgastante e difcil. Entretanto, como j foi dito anteriormente, o projeto acredita que Deus quem escolhe esses lderes. Sendo assim o projeto no se valer de estratgias e mtodos fechados como manuais para o processo de seleo, mas estabelecer a orao como critrio decisivo para a seleo de homens e mulheres que sejam segundo o corao de Deus, aprovados por Ele, dispostos para a obra, que tenham o corao aprovado e que sejam perseverantes diante das difceis tarefas para as quais Deus os comissionou. Isto ento implica em uma anlise cuidadosa e criteriosa de princpios referentes, principalmente, ao carter do candidato a liderana.

Michael Youssef, que foi vice-presidente executivo do Instituto Haggai Para Treinamento Avanado de Liderana, complementa esta idia quando afirma em seu livro O Estilo de Liderana de Jesus que a chamada para a liderana precisa ser confirmada (YOUSSEF, 1987, p.17). Nesse processo a igreja a principal agncia confirmadora do chamado do lder cristo ao reconhecer e provar na vida da pessoa princpios e aptides relativas ao exerccio de liderana explcitos em seu carter. importante tambm que os lderes espirituais sejam confirmados pelos de fora por causa do seu testemunho e carter. O apstolo Paulo, instruindo a Timteo sobre a ordenao dos oficiais da igreja, adverte que o futuro lder deve ter bom testemunho dos de fora, a fim de no cair no oprbrio e no lao do Diabo (1 Tm. 3: 7). Um outro fator que vale ser mencionado (ser apresentado com mais detalhes no captulo seguinte sobre discipulado) o papel de destaque que, principalmente o Pastor e os Lderes Espirituais mais experientes, devem ocupar atravs do processo de mentoria que em si acaba se tornando tambm um processo de confirmao do chamado. Os aspectos relativos ao carter do candidato lder sero explanados a seguir. Entretanto antes vale tambm destacar algumas lies sobre a renovao da liderana espiritual e a descoberta de novos lderes que Michael Youssef apresenta:
1. Ningum indispensvel no servio do reino de Deus. 2. As pessoas podem no estar conscientes de sua prpria capacidade de liderana at que algum as descubra e d-lhes oportunidade. 3. A liderana aparece quando as pessoas tm a oportunidade de desenvolv-la. 4. As pessoas assumem posio de liderana quando sabem que os outros querem que o faam. 5. A maior parte dos lderes aprende fazendo. (YOUSSEF,1987, p. 156, 1987).

Sobretudo importante ressaltar que: Embora as pessoas possam ser treinadas para a liderana, apenas Deus vocaciona. (YOUSSEF, 1987, p.17). 4.2.2 Tem de ter o seu carter semelhante ao de Cristo A segunda observao a ser feita concernente pessoa do lder, observar nele um carter que se assemelhe ao de Cristo, principalmente naqueles princpios deixados por este atravs de seu exemplo. Roswitha Massambani, professora, conferencista e coordenadora nacional do Departamento Para Treinamento de Lderes de juventude da MPC do Brasil, sugere o seguinte esboo:
PRINCPIOS DE LIDERANA DO EXEMPLO DE JESUS: 1. A beira da mesa Mc. 2: 15 17 princpio da espiritualidade (prtica)

2. A beira dos ps Jo. 13: 1 5 princpio da humildade (sincera) 3. A beira do monte Mt. 4: 8 10 princpio da integridade (absoluta) 4. A beira do tanque Jo. 5: 1 14 princpio da bondade (ilimitada) 5. A beira do mar Mc. 7: 31 37 princpio da qualidade (esplndida) 6. A beira da morte Jo. 19: 30 princpio da responsabilidade (completa) (MASSAMBANI, 2001, p.1)

Esses princpios devem ser inerentes ao carter do lder cristo. So eles que norteiam suas vidas e os distinguem dos demais lderes do mundo. O verdadeiro lder cristo deve ento ser: cheio do Esprito Santo, humilde, integro, bom, esplndido e responsvel em tudo o que fizer. Ele deve dedicar sempre o melhor para Deus. Entendendo que o lder cristo caracteriza-se por ser um crente maduro, Perry G. Downs acrescenta que este ter um corao que ama a Deus, deleita-se em conhec-o e deseja agrad-lo de todas as maneiras. (DOWNS, 2001, p. 21). Paulo, que em todos os sentidos de sua vida declarava-se um imitador de Cristo (I Co. 11: 1), complementa esta idia ao exortar Timteo em relao sua conduta como lder quando diz em sua primeira epstola a este, no captulo quatro, versculo doze quando diz: Ningum despreze a tua mocidade; pelo contrrio, torna-te padro dos fiis, na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza. Nesse trecho das Sagradas Escrituras Paulo diz a Timteo que sua relativa mocidade e natural timidez no devem servir de pretexto para que outros o desprezem. Antes, este deve apresentar-se francamente diante de todos, como modelo para ser imitado, no s no ensino, como na conduta, e no amor, na f e na pureza subjacente, dos quais a conduta obviamente expresso. John Stott, ao comentar este versculo em seu livro Os Desafios da Liderana Crist, acrescenta:
Se Timteo queria que a sua liderana fosse aceita, teria que dar um bom exemplo, sendo um padro para os demais. No desprezariam a sua mocidade se pudessem apreciar a sua vida. Este o novo modelo de liderana que Jesus introduziu: uma liderana do exemplo, em vez de ser do autoritarismo.(STOTT, 1999, p. 56)

semelhana de Jesus, ao treinar homens para a liderana, Paulo se concentrava nos indivduos e tambm se dirigia s multides. Ele derramou a sua vida para um pequeno nmero de homens com liderana potencial, baseando o seu ministrio em sua confiana suprema na promessa de cooperao do Esprito Santo. interessante observar nos textos supracitados como que as caractersticas concernentes liderana crist esto intimamente relacionadas condio dos lderes de serem modelos (Jesus Paulo Timteo/Tito Lderes Leigos das Igrejas)! O renomado professor e escritor Gene Getz, em uma fantstica reflexo sobre a formao de lderes espirituais maduros, acrescenta o seguinte comentrio a respeito do treinamento de liderana realizado por Paulo com Timteo e Tito:

Paulo queria que tanto Timteo como Tito soubessem sem vacilao o que buscar em um lder potencial. Enquanto esquematizamos e estudamos estes requisitos, notemos que Paulo disse muito pouco sobre as habilidades ou capacidades, ou mesmo dons. Todas estas caractersticas esto relacionadas a qualidades de vida: moral elevada, comportamento tico, atitudes corretas, motivos puros, alvos apropriados, hbitos positivos, relacionamentos de qualidade e boa reputao. Mesmo o conhecimento no se destaca na lista de prioridades de Paulo, embora ele esteja certamente pressuposto, particularmente em sua carta a Tito, quando diz que estes lderes deviam exortar pelo reto ensino e convencer os que se contradizem (Tt 1: 9). (GETZ in BARNA, 1999, p. 88).

Leighton Ford, Presidente Honorrio Vitalcio da Comisso de Lausanne para a Evangelizao Mundial que atuou por muitos anos como vice-presidente da Associao Evangelstica Billy Graham, atualmente vinculado a Arrow Leadership centralizando o seu trabalho no desenvolvimento de lderes evangelsticos jovens; resume bem esses princpios quando apresenta o seguinte quadro relativo formao do carter do lder cristo:
A TEM O CORAO EM DEUS 1 Anseia estar na presena de Deus, tem profunda comunho com Ele 2 Ministrio e vida so envolvidos pela intercesso 3 Busca a santidade e obedincia pessoais 4 Confia em que Deus operar por meio dele/dela 5 Adora a Deus com seu povo B TEM UM CHAMADO E UMA VISO CLAROS VINDOS DE DEUS 1 Tem um chamado claro de Deus para servi-lo e ao seu povo 2 Tem uma viso divina clara sobre aquilo que Deus deseja que ele ou ela realize 3 Tem uma filosofia de vida e ministrio claros e integrados C TEM O CORAO NAS PESSOAS 1 Intercede por e ora com outras pessoas de forma consistente 2 Lidera e pastoreia bem a sua famlia (homens casados) 3 Segue a liderana do marido e nutre a famlia (mulheres casadas) 4 Demonstra um amor ativo por seu prximo 5 Age com compaixo por aqueles em necessidade 6 Aprecia pessoas e se relaciona bem 7 Compromete-se responsavelmente pelos relacionamentos D EST AMADURECENDO INDIVIDUALMENTE 1 Tem a mente de Cristo / Perspectivas Bblicas 2 A Bblia est integrada em sua vida e seu ministrio por meio de uma reflexo teolgica ativa 3 Demonstra integridade e consistncia 4 conhece sua prpria personalidade (dons, fora emocional e fraqueza) 5 Mantm seu vigor fsico

(FORD in BARNA, 1999, p. 154) Gene Wilkes, em seu livro O ltimo Degrau da Liderana, baseado no modelo de liderana de Jesus, acrescenta ainda que os lderes que vivem o sonho de Deus nem sempre so os mais extrovertidos, populares e talentosos. So pessoas que tiveram humildade suficiente para serem moldadas por Deus, que desenvolveram carter para agir em nome de Deus. Ele ainda acrescenta que a humildade e a espera fazem parte do estilo de vida do lder-servo. Uma confiana

santa combinada com pacincia confiante permite que o lder-servo cumpra a misso de Deus em sua vida. A humildade e a pacincia o prepararo para cumprir propsitos durante toda a sua vida...O primeiro princpio da liderana servil os lderes-servos se humilham e esperam que Deus os exalte. (WILKES, 1999, p. 59, 66 e 69). Finalmente, entende-se que, quanto ao carter, todos os filhos de Deus devem ser guiados pelo Esprito (Rm 8: 14) ou andar no Esprito (Gl 5: 16 e 25), mas ainda mais importante que o lder seja assim liderado. Suas decises passam a afetar mais pessoas. Sua vida ento passa a chamar a ateno como um modelo exemplar. Perry G Downs descreve o processo de santificao como sendo aprender a tornar-se cada vez mais obediente a Deus...As pessoas no podem dizer verdadeiramente que crem em Jesus a menos que tenham um compromisso com ele que se traduz em obedincia ativa. Parte do amor a Deus um desejo de agrad-lo com obedincia. (DOWNS, 2001, p. 23). Sendo assim, Neil T. Anderson e Robert L Saucy afirmam no livro Santificao (2000, p. 28) que somente atravs de uma vida de santidade uma pessoa pode ser cheia do Esprito Santo e conseqentemente adquirir o Fruto do Esprito descrito em Glatas cinco, versculo vinte e dois e vinte e trs; que amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio.
A sabedoria d ao lder o equilbrio necessrio, e o livra da excentricidade e da extravagncia. O conhecimento obtido pelo estudo, mas quando o Esprito enche um homem, Ele concede sabedoria para usar e aplicar esse conhecimento de maneira correta. Cheio de sabedoria era um dos requisitos at mesmo para lderes subordinados na igreja apostlica (At. 6: 3). (SANDERS, 1985, p. 51).

4.2.3 Tem de revelar em si aptides funcionais que permitam que sua liderana se concretize Um outro aspecto a ser destacado sobre a pessoa do lder cristo que este deve revelar em si algumas aptides funcionais caractersticas de todo e qualquer tipo de liderana para que este possa realizar as tarefas e responsabilidades que lhe cabem. A partir de agora o projeto analisar quatro dessas aptides que esto conectadas entre si numa relao de interdependncia uma da outra. So elas: 4.2.3.1 Viso O Dr. Russell P. Shedd, citando John Gardner, afirma que a primeira responsabilidade de um lder focalizada na viso.. Ainda segundo o Dr. Shedd o homem que Deus usa precisa ter uma viso do alvo e dos objetivos finais da organizao. (GARDNER apud SHEDD, 2000, p. 67).

atravs dela que este sabe para onde est indo e conseqentemente para onde est levando aqueles que o esto seguindo pois ela que fornece a orientao que o torna eficiente como lder e influente como equipe. (BARNA, 1999, p. 57). John Maxwell, renomado conferencista internacional e escritor de vrios livros sobre liderana crist, complementa esta idia referindo-se fundamentao terica de viso quando diz:
A viso tudo para um lder. absolutamente indispensvel. Por qu? Porque a viso lidera o lder. Ela desenha o alvo. Acende e alimenta a chama interior e impele o lder para frente, ela tambm acende aqueles que seguem o lder (MAXWELL, 1999, p. 134 135).

Wayne Cordeiro, autor do livro Faa de Sua Igreja Uma Equipe, define viso como sendo:
A capacidade de ver o que os outros no podem. a possibilidade de ver o potencial o que as coisas podem vir a ser. Viso a capacidade de ver o que Deus enxerga, e a motivao concedida, por Deus, para realizar o que se v! Seja uma viso pessoal ou para uma igreja, a viso que estimula a f! No se pode ter uma sem a outra. A f faz surgir a viso, e a viso o combustvel da f (CORDEIRO, 2002, p. 140).

George Barna complementa quando diz que viso um retrato mental claro de um futuro prefervel, comunicado por Deus a seus servos-lderes escolhidos, baseados num entendimento real de Deus, de si mesmo e das circunstncias. (BARNA, 1999, p. 49). Para ser um lder cristo essencial que a viso para a qual se lidera o povo de Deus seja dada pelo prprio Deus. Barna complementa o seu raciocnio apresentando uma explanao sobre quatro fatores primrios envolvidos no discernimento da viso de Deus para a vida e o ministrio de um lder cristo, que sero relatados a seguir:
querida, sem o uso sbio de sua preciosa viso, a no ser que voc se compreenda de dentro para fora. Grandes lderes sabem quem so nos nveis mais ntimos do autoconhecimento. Qualquer coisa menor do que isto nos torna perigosos. Conhecer a Deus: Voc mais til para o desenvolvimento de seu Reino quando est disposto a ser usado para seus propsitos, no seu tempo, sua maneira e para a sua glria. Ele abrir os seus olhos para uma verso cativante de uma realidade futura, na qual voc, tendo desenvolvido uma intimidade profunda com Ele, poder ter um papel significante levando-a sua realizao. Desenvolvemos esta intimidade por meio da orao, da meditao, do jejum e da leitura das Escrituras especialmente aquelas passagens que apresentam o relacionamento divino com os lideres visionrios da histria. Conhecer o seu contexto: Deus trabalha por meio de ns dentro do contexto da realidade humana. Se voc deseja ser til na moldagem do futuro, necessrio entender o passado e o presente. Isto significa adquirir um bom conhecimento da comunidade que voc foi chamado para liderar; das pessoas que sero tocadas; tomar parte no ministrio que voc vai liderar; conhecer outros lderes cristos que tambm foram chamados para trabalhar no mesmo ministrio, embora de maneiras diversas e com deferentes vises (mas sempre complementares e relacionadas); e os seus concorrentes no mundo, que trabalham na base de uma viso humana e procuram distrair o povo das coisas de Deus.

Conhecer-se: Deus no pode confiar a voc a liderana de sua criao mais

Receber bons conselhos: um dos benefcios de trabalhar com outras pessoas que elas podem perceber coisas que no vemos por estarmos muito envolvidos na situao. Quando se trata do prolongado processo de determinar a viso de Deus para nossas vidas e nossos ministrios, fcil nos perdermos ou perdermos o domnio da realidade. Muitas vezes, um dos mais valiosos auxlios na determinao da trilha da viso procurar o conselho de um grupo de pessoas que o conhecem intimamente, conhecem a Deus e o contexto de seu ministrio. Assim como o ferro molda o ferro, eles bem podem dar-lhe percepes exatas que voc est incapaz de reunir dentro de sua procura da viso. (BARNA, 1999, p. 54 55).

Entretanto vale destacar que, o lder pode e deve pedir este tipo de apoio das pessoas, mas deve sempre ter em mente que a definio ltima da viso vem de Deus. A obra dEle, e o lder deve ser apenas um instrumento vivo nas mos do Senhor! 4.2.3.2 Comunicao Segundo Gilbert Amelio, Presidente e CEO da National Semiconductor Corporation, o desenvolvimento de excelentes habilidades de comunicao absolutamente essencial para a liderana eficaz. O lder deve ser capaz de compartilhar conhecimento e idias para transmitir uma sensao de urgncia e entusiasmo aos outros. Se um lder no capaz de transmitir uma mensagem com clareza e motivar os outros a agir de acordo com ela, ento nem mesmo importa ter uma mensagem. (AMELIO apud MAXWELL, 1999, p.31). Ou seja, o lder passa o significado da viso atravs da comunicao, desta forma motivando as pessoas ao. Segundo John Maxwell as pessoas no o seguiro se no souberem o que voc deseja ou para onde vai. (MAXWELL, 1999, p. 33). Carlos Veiga, pastor e msico de expresso nacional com formao secular em comunicao, apresenta o seguinte comentrio em sua apostila sobre comunicao no treinamento para lideres de juventude da MPC do Brasil:
Hoje, mais do que nunca clara a importncia da comunicao. Pesquisas indicam que diariamente cerca de 1000 estmulos em mdia atingem os sentidos das pessoas. O homem das metrpoles recebe um imenso bombardeio de informaes (VEIGA, 2001, p.2).

Sendo assim, como fazer para, em meio a essa diversa gama de informaes, transmitir uma viso sadia e divina a um pblico especfico? John Maxwell apresenta alguns bons princpios para maximizar os resultados da comunicao. So eles: 1. Simplifique a sua mensagem: A comunicao no s o que voc diz. tambm a
forma como voc diz. Torne a sua mensagem simples.

2. Observe as pessoas: Os comunicadores eficientes concentram-se nas pessoas com


as quais esto se comunicando. Se voc deseja se tornar um comunicador mais eficiente, volte-se para seu pblico. 3. Apresente a verdade: Acredite no que voc diz. Pratique o que voc diz. A credibilidade precede os bons comunicadores. 4. Busque uma resposta: O objetivo da comunicao a ao. Toda vez que falar s pessoas, d-lhes algo para sentir, para lembrar e para fazer. (MAXWELL, 1999, p. 33 34).

Gene Getz ainda acrescenta que um lder cristo deve ser capaz de comunicar-se de um modo no-contencioso, no defensivo e no desafiador demonstrando gentileza, pacincia, capacidade de aprender, sem comprometer a mensagem da Palavra de Deus. Ou seja, Um lder deve ser capaz de ensinar. (GETZ in BARNA, 1999, p. 96). J. Oswald Sanders complementa esta idia em sua anlise sobre a vida e o estilo de liderana do apstolo Paulo quando diz que sem dvida, um dos mais potentes elementos da liderana de Paulo foi sua capacidade de comunicar a verdade divina com poder e de modo convincente. Os lderes mais populares possuem esta capacidade. (SANDERS, 1986, p. 92). 4.2.3.3 Confiabilidade (Credibilidade) absolutamente necessrio que o lder seja responsvel e confivel para que a sua viso seja aceita pelo grupo. A confiana o lubrificante que mantm a maciez das relaes e do funcionamento de uma organizao. Entretanto esta s pode ser adquirida atravs de tomadas de posio absolutamente claras e confiveis (MASSAMBANI, 2001, p. 1). Lderes confiveis do aqueles que concluem suas tarefas, e esto dispostos a fazer o que for necessrio para complet-las. Sobre isso LeRoy Eims diz em seu livro Seja um Lder que Motiva que iniciar um trabalho que sabe ser fadado ao fracasso desmoralizante. E complementa: responsabilidade do lder ajudar as pessoas a completar a tarefa. Isso pressupe que ele sabe o que est fazendo e capaz de ajudar os seus liderados a aprender a tarefa e lev-la a um final bem sucedido. (EIMS,2002, p. 135). Segundo Kenneth O. Gangel reputao e credibilidade avultam como indispensveis para o visionrio. (GANGEL in BARNA, 1999, p. 43). David W. F. Wong, ao comentar sobre a vida e o ministrio do apstolo Paulo diz que este tambm era um lder dedicado ao cumprimento de suas tarefas, forte em seus princpios e no que se entende por verdade, cuja principal preocupao era a de cumprir o grande ministrio para o qual Deus o havia chamado (WONG, 1999, p.108).

O lder tambm deve ser coerente! Stott ao comentar o texto da primeira carta de Paulo a Timteo, captulo quatro, versculo desesseis, diz:
importante ver como Paulo une a sua vida com os seus ensinos; literalmente ele diz que Timteo devia dar muita ateno, tanto a si mesmo quanto sua doutrina. A combinao significativa. Ele no deveria descuidar-se de si mesmo por ensinar aos outros, nem deveria descuidar dos outros por preocupar-se consigo mesmo. Deveria praticar o que pregava e aplicar os seus ensinamentos tanto a si mesmo como aos outros (STOTT, 1999, p. 61).

Percebe-se nesse texto que Paulo, vivia, prezava e ensinava o princpio descrito na carta de Tiago, captulo primeiro, versculo vinte e dois quando este diz: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos. Ou seja, o princpio da confiabilidade. C. Gene Wilkes conclui muito bem este raciocnio quando traduz uma importantssima citao de Warren Bennis onde este diz: A integridade a base da confiana, a qual no propriamente um ingrediente, mas um produto da liderana. Ela a nica qualidade que no pode ser adquirida, mas deve ser ganha. conferida pelos colegas e seguidores e, sem ela, o lder no pode atuar. (BENNIS apud WILKES, 1999, p. 81). 4.2.3.4 Capacidade (Competncia) O lder precisa se conhecer, estar consciente de seu valor. Ao conhecer sua fora e sua fraqueza, saber onde se encaixa ou no, capaz de liderar outros dando o seu melhor. Entretanto para que isto acontea torna-se necessrio que este tenha um corao de aprendiz, buscando capacitar-se e progredir a cada dia mais. Kenneth O. Gangel diz que Lderes jovens, inexperientes e imaturos precisam dedicar tempo estudando, talvez calmamente antecipando aquilo que mais tarde poder ser desenvolvido com outros numa viso de ministrio coletivo para o futuro daquele trabalho. (GANGEL in BARNA, 1999, p. 43). Torna-se necessrio ressaltar que Lideres Cristos lidam essencialmente com um reino e um mundo espiritual. Sendo assim cabe ao lder despertar-se para a necessidade de se buscar, dia aps dia, uma maior capacitao no mbito espiritual de sua vida. Portanto, o lder cristo no deve se estagnar, principalmente no que diz respeito sua vida espiritual. Para isso, torna-se extremamente relevante que este dedique o seu tempo para aperfeioar-se nas trs reas da disciplina crist, propostas por John Stott no captulo dois de seu livro Os Desafios da Liderana Crist, quando este prope: a primeira a disciplina do descanso e do lazer; a segunda a disciplina na administrao do tempo; e a terceira a disciplina na vida devocional. (STOTT, 1999, p. 23). Dentre estas o

projeto entende ser altamente relevante destacar a necessidade que um lder espiritual tem de uma vida devocional sadia. Somente atravs desta o lder poder encontrar-se em uma condio de intimidade para com Deus a ponto de ser capaz de compreender qual a Sua vontade. Entendendo que a viso de um lder cristo deve ser de acordo com a vontade de Deus, a intimidade com o Pai torna-o espiritualmente capaz de liderar o povo de Deus. 4.3 As Tarefas (Responsabilidades) do Lder Cristo Roswitha Massambani prope tambm algumas marcas essenciais de um lder cristo que o projeto entende que esto intimamente relacionadas s tarefas que este deve exercer em todo seu ministrio. Ou seja; o Lder Cristo deve:
1. Exigir o melhor possvel compromisso com a excelncia 2. Estabelecer padres ter metas/alvos mensurveis 3. Medir os resultados avaliao constante 4. Estabelecer alvos realizveis usar de sabedoria 5. Identificar suas prioridades comunicao clara das prioridades 6. Prestar contas assumir a responsabilidade e ser honesto 7. Reconhecer que Deus maior Deus soberano e a Ele seja toda a Glria (MASSAMBANI, 2001, p. 1).

Ainda sobre esta temtica, Keneth O. Gangel (in BARNA,1999, p. 30) resume muito bem as tarefas realizadas por um lder quando diz que estas compreendem seis reas bsicas de atividade: 1. relacionar; 2. organizar; 3. realizar; 4. pensar; 5. visualizar e 6. perseverar. A estas o Dr. Russell Shedd (2000) ainda acrescenta as responsabilidades de: 7. criao de uma unidade funcional; 8. acompanhamento do processo de crescimento (gerenciamento de equipe); 9. explicar e exemplificar; 10. representar e 11. renovar. V-se portanto que a gama de atividades a serem realizadas por um lder cristo grande e variada. Entretanto, o projeto entende que, a grande tarefa deste a de conduzir queles que esto

subordinados a sua liderana a centro da vontade de Deus para as suas vidas, usando os mtodos e estratgias que Deus lhe der, para que estes possam experimentar em suas vidas a boa perfeita e agradvel vontade de Deus a qual o projeto entende que o lder j deve viv-la! 4.4 O Lder Cristo no Ministrio de Juventude John Maxwell fala a respeito de uma seqncia de desenvolvimento de potencial para a liderana baseado num processo a longo prazo de trabalho com um grupo de pessoas que verdadeiramente desejam crescer. (apud GANGELL in BARNA, 19999, p. 32). O projeto entende que este modelo que ser apresentado a seguir, retrata muito bem sobre como deve ser o estilo de liderana de um lder cristo ao liderar um grupo de jovens. O modelo consiste de cinco componentes progressivos: EU MOSTRO EU MENTOREIO EU MONITORO EU MOTIVO NS MULTIPLICAMOS Voc faz e ensina outra pessoa Eu fao Eu fao e voc me observa Voc faz e eu o observo Voc faz (GANGEL in BARNA, 1999, p. 32 33).

Miguel Fortes, ao analisar os fundamentos bblicos de treinamento, apresenta-nos, em sua anlise sobre liderana no Pentateuco, os seguintes princpios: 1. O processo de treinamento abrange todas as facetas da vida. No h aspecto da
vida que no precise ser trabalhado por meio de um treinamento efetivo. 2. O treinamento efetivo se destaca por ser transfervel para outros. Os passos so simples e gradativos, dados de acordo com a necessidade e a disponibilidade, e no exigem que s especialistas ensinem...observamos que o treinamento muito mais uma forma especfica e comprometida de relacionamento do que uma transmisso de conhecimento. 3. Liderana eficiente compartilhada. A boa liderana liderana delegada, que compreende as necessidades da situao; conhece as prprias limitaes e capacidades; tem viso dos seus propsitos e objetivos; e demonstra-se sistemtica e organizada. (FORTES in HORRELL, 1995, p. 53 54).

Entretanto, no cumprimento desses princpios que o trabalho entende que reside o maior problema do ministrio cristo com jovens no Brasil: a falta de acompanhamento no crescer dirio depois de uma deciso por Cristo, conduzindo-os verdadeira maturidade crist; formando discpulos verdadeiros de Cristo, capazes de reproduzir em outros o processo pelo qual passaram. preciso que se acompanhe os jovens num relacionamento pessoal, ntimo, que exija a prtica dos princpios cristos.

Valdemar Kroker, finaliza muito bem essa sesso ao falar sobre alguns elementos fundamentais relacionados motivao e ao treinamento de lderes de juventude. So eles: 1. Orao. No existe motivao duradoura sem a interveno do Esprito Santo. 2. Alvos definidos. Onde houver alvos a serem alcanados, haver jovens dispostos a
atingi-los. 3. Alvos elevados. Quando os alvos, alm de serem claros, so elevados, desafiando os jovens a fazer grandes coisas para Deus, temos um ingrediente essencial para a disposio para o trabalho. 4. Tarefas delegadas. Partilhar o trabalho valoriza o ser humano, principalmente no caso do jovem, que est numa idade em que a luta pela auto-confiana ferrenha. 5. Viso ampliada. necessrio renovar e ampliar constantemente a viso dos jovens para o trabalho...a melhor forma de motivar os jovens viver uma vida apaixonada por Jesus e pelo reino na companhia deles. 6. Treinamento para o trabalho. Todas as atividades nas quais a turma est envolvida servem para treinar os membros do corpo para o servio cristo. Quando estamos levando a igreja e a sua misso a srio, agimos e ao mesmo tempo nos preparamos para uma ao mais abrangente e significativa com vistas ao Reino. (KROKER in HORRELL, 1995, p. 135 138).

John Gardner complementa esta idia ao dizer que quando lderes capacitam seus seguidores para desenvolver sua prpria iniciativa, esto criando algo capaz de sobreviver sua partida. (GARDNER, 1999 p. 320). 5 EDUCAO CRIST 5.1 Definio H vrios conceitos de educao, e conforme o conceito que se tem, a educao se processa. A palavra educao vem do latim ex ou e (de dentro de, para fora de) e, ducere (tirar, levar). Educao significa ento o processo de se tirar de dentro de uma pessoa, ou levar para dentro de uma pessoa. Num conceito amplo e genrico, esta supe o processo de desenvolvimento integral do homem, em suas capacidades fsicas, intelectuais e morais. Ela no visa somente formao de habilidades, mas tambm do carter e personalidade social. Portanto a educao um processo que dura vida inteira, podendo se dar em um mbito formal (sistemtico), isto , existe uma ordenao ou mtodo previamente preparado e visa, em primeira instncia a transmisso de conhecimentos; ou no-formal (assistemtica), que ocorre sem ordenao ou mtodo visando prioritariamente transformao de vidas. Este segundo mais determinante do que o primeiro na formao de uma pessoa, e o projeto entende que se relaciona melhor com a Educao Crist propriamente dita principalmente quando esta se d atravs do discipulado o que no significa que uma exclui a outra.

A Educao Crist, foi muito bem definida, em termos bem simples, pelo Dr. Perry G. Downs, grande expoente da Educao Crist na atualidade atuando como professor na Trinity Evangelical School, quando este a apresenta como sendo o ministrio de levar o crente maturidade em Jesus. (DOWNS, 2001, p. 17). Roswitha Massambani complementa bem esta idia quando faz, em sua apostila sobre Escola Bblica, uma citao do Dr. Lawrence O. Richards onde este diz:
Na Educao crist no importa somente ensinar a palavra, importa como a palavra ensinada. A educao crist quer ajudar as pessoas a tornarem-se o que seus professores so, no a saberem o que seus professores sabem. O jeito mais eficaz de edificar homens e mulheres para serem iguais a Cristo : Fazer discpulos (RICHARDS apud MASSAMBANI, 2002, p. 3).

Vale portanto destacar, antes de passar para o estudo do discipulado cristo, o resumo sobre uma estrutura de filosofia de educao crist apresentado pelo Dr. Michael S. Lawson, que se segue:
1. Por que ensinar? Cristo comissiona nossos esforos, enquanto Deus desafia nossa comunicao de ser criativo. 2. Que resultados devemos esperar? Amor, moralidade, estabilidade teolgica e servio combinam-se para forjar a mera do ensino cristo. 3. Quem o mediador do ensino cristo? Nenhum outro tipo de ensino proporciona um capacitador divino como o Esprito Santo. 4. Como devemos ensinar? Os professores cristos desenvolvem-se medida que criativamente administram motivao, tempo, contedo, espao e participao. 5. A quem devemos ensinar? Para o professor cristo, os alunos apresentam-se numa diversidade de pacotes composta de homens naturais e dois tipos de crentes espirituais. (LAWSON in GANGEL & HENDRICKS, 1999, p. 67).

5.2 Discipulado Cristo Uma definio boa, funcional e abrangente de discipulado dada por Tony Evans, PhD. pelo Dallas Theological Seminary, em seu livro Discipulado Espiritual Dinmico quando este diz: Discipulado aquele processo de desenvolvimento da igreja local que progressivamente conduz os cristos da infncia para a maturidade espiritual, de tal maneira que se tornam capazes de repetir o processo com outra pessoa. (EVANS, 2000, p. 14). Isto implica num processo de ensino no qual o aprendiz ou aluno conduzido a determinado alvo. Para se tornar discpulo, uma pessoa deve adquirir e dominar um conjunto de conhecimentos. No entanto, conhecimento apenas no faz de uma pessoa um discpulo. Esta precisa, alm do conhecimento, de saber como obter essa informao e o que fazer com ela. O discipulado implica no desenvolvimento de aptides. Por isso Jesus, depois de ensinar seus

discpulos, conduzia-os a situaes nas quais pudessem aplicar o que estavam aprendendo. Quando Jesus disse no captulo dez do evangelho de Mateus, versculos vinte e quatro e vinte e cinco, que os discpulos devem ser como seu mestre, ele estava esclarecendo a seus discpulos que ser discpulo um processo. Tony Evans ainda acrescenta que este processo chamado de discipulado relaciona-se ao desenvolvimento espiritual, no com o tempo em que voc cristo. (EVANS, 2000, p. 19). E ele ento complementa: Se o discipulado um processo de desenvolvimento espiritual, ento para qual alvo temos de avanar? Para a maturidade espiritual: tornar-se um discpulo adulto, bem preparado de Jesus Cristo. (EVANS, 2000, p. 21). A Grande Comisso deixada por Jesus a seus discpulos, que foi retransmitida Igreja por meio destes, e da qual os jovens fazem parte; est descrita no Evangelho de Mateus, captulo vinte e oito, versculos dezoito a vinte que diz: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra. Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo. Ao comentar este texto Ed Ren Kvitz diz que o discipulado se faz atravs de relacionamentos, pois discipular ensinar a guardar todas as coisas que o Senhor Jesus mandou, e no apenas ensinar o que o Senhor Jesus mandou. (KVITZ, 2000, p. 58 59). Perry G. Downs diz que nossa tarefa descobrir os modos mais eficazes de cumprir a Grande Comisso aprendendo a educar efetivamente. (DOWNS, 2001, p. 23). Michael S. Lawson, professor e catedrtico do Departamento de Educao Crist no Dallas Theological Seminary, ainda acrescenta
A caracterstica mais importante da Grande Comisso para os professores cristos gira em torno do aluno. A frase fazei discpulos na verdade significa fazei ou desenvolvei aprendizes. O prprio mandato para o ensino cristo dado por Cristo envolve mais do que disseminar informaes. Baseado nesse texto bblico, o professor cristo tem de desenvolver aprendizes. Os mestres cristos lutam com sua tarefa at que seus alunos se tornem discpulos de Jesus Cristo (LAWSON in GANGEL & HENDRICKS, 1999, p. 67).

Sendo assim percebe-se a importncia da anlise bblica sobre discipulado que se segue; onde torna-se possvel ver as seguintes definies e implicaes (a exegese que se segue baseada em aula e material no-publicado do curso de Discipulado Avanado do Treinamento Para Lderes de Juventude, ministrado pelo Pr. Nelson Bomilcar, em janeiro de 2002; acrescida de material da Bblia on Line; Manual dos Tempos & Costumes Bblicos; DITAT e DITNT): NO ANTIGO TESTAMENTO:

No Antigo Testamento ( discipular/discipulado) se emprega cerca de quarenta vezes. Emprega-se vinte e oito vezes para interpretar dml, que significa acostumar-se a, familiarizar-se com, aprender. Na maioria das passagens no temos nfase teolgica especial. Entretanto v-se claramente esta nfase teolgica de em Deuteronmio, onde Israel corre o risco de esquecer a vontade de hwhy (SENHOR), abrindo mo de sua eleio e das promessas de salvao (Dt. 6:10 12; 8: 17; 11: 1). Israel ento precisa mais uma vez de aprender a obedecer e fazer a vontade de Deus (Dt. 4: 10; 14: 23; 17: 19; 31: 12 13). O alvo temer ao SENHOR. Para os aprendizes significa entender e obedecer a Tor (Dt. 4: 14), que continha a histria total das aes de salvao da vontade de Deus. O resultado a aceitao interior desta vontade (Dt. 30:14). Na septuaginta, importante destacar que a falta de qualquer vocabulrio do Antigo Testamento para aprendiz, tal como se v o relacionamento mestre-aluno, se vincula com a conscincia de Israel quanto a ser ele um povo eleito. Todos que atendem a Moiss e aos profetas no so chamados alunos, mas servos. Josu o servo de Moiss (Ex. 24: 12; Nm 11:28); Elizeu o servo de Elias (1 Rs. 19:19); Geazi o servo de Eliseu (2 Rs. 4: 12); Baruque o servo de Jeremias (Jr. 32: 12 13). O que se reala no a autoridade ou personalidade de algum homem, mas a palavra de Deus. NO JUDASMO RABNICO: J no judasmo rabnico o quadro bastante diferente. fundamental o aprendizado da totalidade da tradio hebraica (escritos bblicos, Tora oral) diretamente do rabino, porque atravs de sua autoridade e seu acesso direto s Escrituras, seria facilitado o escutar correto e o entender correto. Era como um mediador entre o aprendiz e a Tora dando uma interpretao mais correta. O aprendiz absorveria o conhecimento examinando de modo crtico. Somente aquele que estudou e serviu sob superviso e autoridade de um estudioso judaico num perodo extenso, poderia se tornar um mestre com autoridade para ensinar. NO NOVO TESTAMENTO: No Novo Testameto o verbo ocorre vinte e cinco vezes, das quais apenas seis so nos Evangelhos. , ensinar muito mais comum. J o substantivo mayhthv ( discpulo) ocorre em torno de duzentos e sessenta vezes, exclusivamente nos Evangelhos e Atos. indica uma total devoo a algum, no discipulado. O uso secular da palavra no sentido de aprendiz, estudante, no presente nesses. Deve-se entender que textos como os de Mt. 10: 24 ss e Lc. 6: 40, que dizem o discpulo no est acima do seu mestre se

refere no apenas ao relacionamento com o professor, mas entre o mayhthv (discpulo) e o Kuriov (Senhor), Jesus. A tambm est relacionado o aprender a vontade de Deus, conforme Jesus o transmite a seus ouvintes (Mt. 9: 13; 11: 29; Jo. 6: 45). O prprio Jesus o ponto de referncia, sendo que somente nEle que se pode conhecer a vontade de Deus (Mt. 11: 29). quando usado nas epstolas, refere-se mensagem ou ensino de Jesus (Rm. 16: 17; Ef. 4: 20; 2 Tm. 3: 14). indiscutvel que Jesus chamou os homens para serem Seus discpulos e seguidores. A natureza do discipulado foi baseada em Sua prpria pessoa. Jesus inicialmente surgiu como um rabino ou escriba, ensinava e debatia como um destes (Mc. 12: 18 ss). Ainda que muitos no o reconhecessem como tal por no ter passado por escola rabnica (Mc. 6: 2; Jo. 7: 15), seus discpulos o chamavam de Rabi (Mc. 9: 5; 11: 21; Jo. 1: 38; 4:31). No caso de Jesus, o diferencial para uma caminhada como discpulo e no somente numa relao mestre-aluno, era a sua chamada (Lc. 5: 1 11; Mt. 5: 18 ss). Jesus lanou mo desta iniciativa e chamou os homens para aceitarem o discipulado (Mc. 1:17; 2: 14; Lc. 9:59 62; Jo. 1: 43). Na chamada feita por Jesus, no se trata de um relacionamento de aprendizagem do qual o discpulo pode posteriormente se separar como mestre (Mt. 23: 8). Seguir a Jesus exige que o discpulo se sacrifique de modo incondicional a vida inteira (Mt. 10: 37; Mc. 3: 31 35; Lc. 14: 26 27; 9: 57 62) para a totalidade se sua vida (Mt. 10: 24 25; Jo. 11: 16). Na chamada ao discipulado sempre est includa a ordem de servir. Servio inclui o ser pescadores de homens (Mc. 1: 17 e Lc. 5: 10). Devido chegada do reino, teriam que buscar homens para o reino vindouro, por meio do testemunho e pregao do evangelho, trabalhando em nome de Jesus (Mt. 16: 15 ss). No servio ento, os discpulos estaro expostos aos mesmos perigos que Jesus (Mc. 10: 32). Jesus andou frente de seus discpulos em todas as situaes, inclusive no sofrimento. Nelson Bomilcar ainda acrescenta a esse estudo quatro consideraes:
a. O discipulado precisa ser repensado e desmistificado, principalmente diante de tanta confuso observada na histria da igreja e em nossa gerao, com modelos e programas centralizados em estruturas e instituies eclesisticas. b. O chamado de Jesus para o discipulado imperativo e evoca nossa vocao e misso. Fomos chamados para uma caminhada ao lado de Jesus, aprendendo de Sua vida e Seus ensinos, para conhecermos e fazermos a vontade de Deus, ministrio que foi desvendado em Cristo (Ef. 1: 9) e devemos investir nosso tempo e vida em outras pessoas. c. O discipulado visa formar uma pessoa na cultura do Reino de Deus, para que a pessoa conhea, guarde e viva os mandamentos de Jesus.

d. Importante no esquecermos que o discipulado resultado da evangelizao, resposta de pessoas ao contedo da mensagem do evangelho que temos de anunciar. O contedo essencial : Cristo morreu, por amor, pelos nossos pecados, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou, ressurreio confirmada pelo testemunho histrico de vrias pessoas, registrado nas Escrituras Sagradas. (BOMILCAR, 2002, p. 3 4).

Um dos grandes problemas que se tem hoje no meio evanglico a compreenso errnea do que seja discipulado. Na maioria das vezes o discipulado encarado como sendo apenas o acompanhamento inicial de um recm convertido. No entanto, nos evangelhos, como foi demonstrado, o discipulado comea com o chamado f e prossegue at o discpulo possa alcanar a maturidade. A maturidade no a disposio de viver de acordo com determinados costumes ou de possuir determinado conhecimento doutrinrio. Maturidade algum estar perfeitamente habilitado para desenvolver o ministrio, ou servio, para o qual foi chamado. Ainda sobre o estudo do termo mayhthv (discpulo)na Bblia, Christian T. Gillis (2002, p. 1 2), ex-diretor nacional de treinamento da Mocidade Para Cristo; diretor da Escola de Liderana e Ministrio; professor no Seminrio Bblico Mineiro, Treinamento Para Lderes de Juventude (MPC), e outros; apresenta as seguintes consideraes (que foram rearranjadas para atingir aos fins especficos do trabalho), utilizando o mtodo de verificar como a palavra foi empregada no restante do livro [Evangelho de Mateus] bem como nos dias de Jesus (GILLIS, 2002, p. 47): Uso comum do termo: Mt. 9: 14 (Vieram, depois, os discpulos de Joo e lhe perguntaram: Por que jejuamos ns, e os fariseus muitas vezes, e teus discpulos no jejuam?) O trabalho demonstrar ento que Jesus: 1. Pregou s multides 2. Chamou alguns discpulos dentre as multides e passou a ensin-las 3. Escolheu entre seus discpulos alguns para liderana do futuro movimento 1. Jesus pregando as multides (Mt. 4: 12 17): O verbo pregar nos Evangelhos s aparece relacionado s multides O verbo pregar s aparece no incio do ministrio de Jesus Curas, milagres e libertao acontecem predominantemente no contexto da multido 2. Jesus chamando discpulos (Mt. 4: 18 ss; 8: 18 22; 9: 9): Depois de algum tempo pregando, Jesus comeou a chamar pessoas para serem seus alunos (discpulos). Esse grupo aparece com freqncia nos Evangelhos: 70, 120, 500, etc...

Para esse grupo de discpulos a nfase no ensino, na formao de carter. Raramente acontecem curas ou milagres dentro desse grupo. 3. Jesus seleciona lderes (Mt. 10): Depois de conhecer um pouco melhor seus seguidores passou a selecionar dentre eles alguns para que estes se tornassem lderes. A este grupo, constitudo por doze de seus discpulos, Jesus deu ensino ainda mais especfico. O trabalho entende ento que a chamada para ser e para fazer discpulos no uma opo, uma responsabilidade de todos os crentes. Edward B. Berkey acrescenta que o crescimento e a multiplicao da igreja uma incumbncia de todos os membros, que devem levar a srio esse mandato. (BERKEY, 2003, p. 39). O trabalho com a multido apenas um estgio para se chegar a este. Entretanto, alguns havero de passar por um discipulado avanado para se tornarem lderes. 5.3 O Processo de Formao de Lderes Conforme tudo o que foi dito e apresentado cabe ressaltar que o trabalho entende que o caminho do sucesso ministerial da igreja deste novo milnio, passa por um processo de formao de liderana, capacitada, dirigida especificamente juventude e baseada num modelo bblico muito mais relacional do que formal. C. Gene Wilkes trs uma abordagem interessante sobre o relacionamento entre Jesus e seus discpulos. Segundo ele nos dias de Jesus, os discpulos seguiam literalmente o professor por onde quer que ele fosse a fim de aprender com ele. Aprender de Jesus significa seguir Jesus. A igreja hoje parece estar mais interessada nos que ambicionam liderar do que nos que esto desejosos de seguir...Jesus chamou seus discpulos para segui-lo. Eles s se tornaram lderes depois que Jesus lhes deu poder para liderar; ele os capacitou e insistiu que primeiro o seguissem (WILKES, 1999, p. 88). Esta atitude de seguir bem traduzida pela idia de mentoria. Segundo o Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa mentor significa pessoa que guia, ensina ou aconselha a outra; guia, mestre, conselheiro. (FERREIRA, 1986, p. 1120). O trabalho entende que este foi exatamente o processo metodolgico utilizado por Jesus para com os doze, e que estes reproduziram por onde passaram. No restante do Novo Testamento tambm possvel se observar que Paulo ministrou o

mesmo processo de treinamento a Timteo, Tito, Silas, quila, Priscila e outros. Miguel Fortes, ao abordar este mesmo tema, acrescenta que especialmente a partir de Atos, vemos tambm que, no processo de treinamento, cada um comprou a viso, considerando-a sua. No era a viso de Paulo, mas era a nossa viso e misso. (FORTES in HORRELL, 1995, p. 57). O mesmo pode tambm ser visto e dito da chamada escola ou tradio joanina, passando do apstolo para Policarpo, Papias e Irineu. fascinante observar como ambos e tambm os outros apstolos se mantiveram fiis ao exemplo dado por Jesus. Entendendo ento que eles eram lderes, e que a viso do projeto se restringe formao de lderes, o trabalho se dedicar a partir de agora a analisar alguns princpios-chave, relacionados ao processo de formao de liderana desses atravs da mentoria. A liderana espiritual chama os mais maduros e experimentados para mostrarem o caminho a outros. Segundo Lynn Anderson:
O mentor , em certo sentido, outra dimenso do pastor, mas com uma nfase diferente. Os pastores alimentam, protegem e cuidam das ovelhas; os mentores caminham ao lado dos seres humanos e modelam comportamentos, valores e f mediante a vida compartilhada. Embora o alvo do pastor seja o grande modelo da liderana espiritual na Escritura, o mentor , todavia, essencial (ANDERSON apud WILKES, 1999, p. 242).

Paulo era um mentor. Em sua primeira carta aos corntios, ele insistiu em que os cristos de l o imitassem (I Co. 4: 16). A palavra imitadores derivada do termo grego usado por Paulo. O apstolo disse literalmente: Imitem-me! Seguir um mentor portanto, uma forma de imitar algum. O prprio apstolo era um imitador de algum no caso dele, imitava diretamente ao prprio Cristo (I Co. 11: 1). O mtodo Paulino de preparar seus discpulos para a obra da vida foi profundamente instrutivo. Ele andou segundo as pegadas de seu Mestre, derramando sua prpria personalidade e convices sobre os seus discpulos, passando o mximo de tempo possvel junto a estes. Todo momento de contato, de conversa e de convivncia uma oportunidade de discipulado e de ensino. (KROKER in HORRELL, 1995, p. 133). Dessa forma Jesus orientou seus seguidores ensinando-os (Mt. 5, 6 e 7); demonstrando o poder de Deus na vida deles (Mc. 6: 32 44); e oferecendo-lhes um modelo de vida baseado na orao e em um relacionamento de total dependncia do Pai (Lc. 6: 12; 11: 1 4). Seguindo esses modelos Miguel Fortes apresenta alguns princpios essncias de mentoria, que ajudam a entender como possibilitar o acompanhamento dos jovens num relacionamento pessoal, ntimo, que exija a prtica dos princpios cristos. 1. preciso estabelecer critrios claros para avaliar se algum est apto para o
processo de treinamento.

2. O treinamento efetivo exige que se esteja disposto a qualquer tarefa, por mais
simples que seja. O que mais se exige disposio, a maioria das habilidades pode ser adquirida. 3. Deve-se partir do mais simples para o mais complexo, do geral para o especfico, do bvio para o imperceptvel. 4. Nem todos so capazes de tudo, mas todos so capazes de alguma coisa. importante desde o incio saber que o mais simples dos discpulos pode chegar a ser mestre em alguma rea. 5. O mestre excelente aquele que consegue fazer com que seu discpulo seja melhor do que ele mesmo. Ao mestre no existe maior honra do que fazer com que seu discpulo se transforme em algum melhor, mais capaz do que si prprio. (FORTES in HORRELL, 1995, p. 56).

Percebe-se claramente que necessrio, para a formao de um lder de verdade, algum que possa ser um referencial de vida para o lder potencial. Ziel Machado, ao escrever sobre a Evangelizao de Universitrios, resume simplificadamente o que foi dito anteriormente e, levanta essa questo ao falar sobre alguns alicerces fundamentais no treinamento de lderes (no caso o autor os especifica como missionrios entre os universitrios, pois assim atinge melhor os seus objetivos) que sero apresentados a seguir: Modelo. Aquele que deseja formar esse missionrio [lder] deve saber que ele prprio o modelo para seu discpulo. O estudante [lder] estar observando sua maneira de lidar com o dinheiro, com a sexualidade, com a vida, enfim. Os ensinos sero abafados pelas atitudes, se elas no forem coerentes com o viver. Ao pedaggica. Sempre que oportuno, estar pronto para ensinar, abrir a Bblia com o estudante [lder] e pacientemente ouvi-lo em suas dvidas mais profundas. Nesse aspecto importante superar o conceito de ensino baseado exclusivamente na informao. O que desejamos uma mudana de comportamento. Todo ensino deve resultar em compromisso. Acompanhamento. Talvez este seja o aspecto mais difcil nos dias de hoje, devido s muitas presses de agenda a que estamos expostos. Mas se no caminharmos ao lado dos estudantes [lderes], seremos superficiais em nossa tarefa. Isso custa tempo, implicando uma reorientao de prioridades. Temos de ficar prximos dos estudantes [lderes] para ajud-los a enfrentar as tentaes e resolver as dvidas, pois necessitam ouvir palavras de perdo e de estmulo. (MACHADO in HORRELL, 1995, p. 145).

6 CONCLUSO Alm do acompanhamento de um mentor extremamente necessrio que o lder espiritual de jovens tenha uma capacitao terica que lhe d respaldo para exercer o seu ministrio. O trabalho entende que, em primeiro lugar, o lder precisa ter conhecimento do embasamento terico que foi apresentado anteriormente afim de que este possa compreender o seu papel no cumprimento da Grande Comisso; e tambm seja capaz de reproduzir em outros o mesmo processo que foi desenvolvido nele, pois, como John Maxwell diz: No h sucesso sem sucessor. (MAXWELL apud WILKES, 1999, p. 242). tambm necessrio que, alm de dar-lhe o exemplo, seja estudado com ele os fundamentos bblicos de seu ministrio, apresentando-lhe a pessoa, a vida e a obra de Cristo e o que este deseja de seus seguidores. Recomenda-se para tais fins, um estudo aprofundado do Sermo do Monte (Mt. 5, 6 e 7) enfocando o carter de um discpulo verdadeiro de Cristo. Vale ressaltar que este lder ser o referencial de vida mais prximo para o qual os jovens que este liderar olharo. O Pr. Joo Batista Cavalcante foi muito feliz ao escrever sobre o Pastor e Leigo Integrados no Ministrio, quando diz: fundamental a organizao de um programa que alimente o leigo com a palavra de Deus, demonstrando princpios bblicos para seus ministrios e atividades, e que tambm o acompanhe, tanto quanto possvel, no processo de aplic-los e aperfeio-los. (CAVALCANTE in HORRELL, 1995, p. 25). Fica evidente que o trabalho ainda no a soluo definitiva para a grande carncia de lderes capacitados para desenvolver ministrios junto s juventudes das igrejas evanglicas brasileiras. Entretanto, as bases bblico-tericas para a realizao de tal ministrio esto bem

arranjadas para que aqueles que tm paixo por este, ou mesmo a necessidade de desenvolverem um projeto prtico para sua igreja, possam recorrer. Fica tambm o desafio para que pastores e lderes faam uso deste trabalho em suas igrejas, desenvolvendo tambm aplicaes prticas para este dentro de suas realidades especficas. Sobre essa temtica, o trabalho deixa aqui uma sugesto de currculo de cursos prticos que englobam algumas reas essenciais do ministrio de juventude e que podero ser desenvolvidas de acordo com a necessidade e a realidade de cada ministrio especfico, como ferramentas para o melhor desenvolvimento destes: Jovens: Desenvolvimento e Identidade; Liderana Crist; Evangelismo; Discipulado; Aconselhamento; Grupos Pequenos; Planejamento e Programao; Comunicao Criativa; Acampamentos; Jogos e Dinmicas; Levantamento de Recursos; Rede Ministerial; Desenvolvendo uma Vida Devocional; e Envolvendo os Pais no Trabalho com Jovens e Adolescentes. Somente quando os pastores se despertarem para a realidade da juventude evanglica brasileira hoje; e colocarem em prtica os princpios que foram apresentados, formando lderes capazes para desenvolver ministrios frutferos junto a eles, que os jovens podero experimentar e desfrutar do que viver o Evangelho Todo!

7 BIBLIOGRAFIA ANDERSON, Neil T.; SAUCY, Robert L.. Santificao: Como viver retamente em um mundo corrompido. Traduo Wanda de Assumpo. So Paulo: Vida, 2000. BARNA, George (Ed.). Lderes em ao: Sabedoria e encorajamento na arte de liderar o povo de Deus. Traduo Helosa Martins. Campinas: United Press, 1999. BERKEY, Edward B.. Manual do Pastor e lder: ferramentas para o ministrio. Traduo Lucy Yamakami & Gordon Chown. So Paulo: Shedd, 2003. BROWN, Colin; LOTHAR, Coenen (Orgs.). Dicionrio internacional de teologia do Novo Testamento. 2 Ed. Traduo Gordon Chown. So Paulo: Vida Nova, 2000, 2v. BUGBEE, Bruce; BISPO, Armando. Como descobrir seu ministrio no corpo de Cristo: Uma introduo Rede Ministerial. 3. ed. Traduo Eduardo Ferreira. So Paulo: Vida, 2001. COLEMAN, William L. Manual dos tempos e costumes bblicos. Traduo Myrian Talitha Lins. Venda Nova: Betnia, 1991. COLLINS, Gary R.. Aconselhamento Cristo. Traduo Neyd Siqueira. So Paulo: Vida Nova, 1995. CORDEIRO, Wayne. Faa de sua igreja uma equipe. Traduo Alexandre Emlio Silva Pires. Rio de Janeiro: Danprewan, 2002. DAUNIS, Roberto. Jovens: Desenvolvimento e identidade Troca de perspectiva na psicologia da educao. So Leopoldo: Sinodal, 2000. DOWNS, Perry. Ensino e Crescimento: Uma Introduo Educao Crist. Traduo Marcelo Cliffton Tolentino. So Paulo: Cultura Crist, 2001.

EIMS, LeRoy. A arte perdida de fazer discpulos: Uma orientao prtica queles que querem discipular. Traduo Joo A. de Souza Filho. Belo Horizonte: Atos, 2000. ______. Seja um lder que motiva. Traduo Mateus Ferraz de Campos. Belo Horizonte: Atos, 2002. EVANS, Tony. Discipulado espiritual dinmico: os quatro pilares indispensveis para a maturidade crist. Traduo Yolanda M. Krievin. So Paulo: Vida, 2000. FIELDS, Doug. Um ministrio com propsitos para lderes de jovens. Traduo Jorge Camargo; Ftima Camargo. So Paulo: Vida, 2001. FILHO, Pedro Luiz de Paula. Transformando vocacionados em modelos de exportao: Uma abordagem prtica da igreja local no treinamento seletivo de candidatos ao ministrio. Curitiba: Descoberta, 2002. FRIESEN, Albert. Cuidando do ser: Treinando em aconselhamento pastoral. Curitiba: Esperana, 2000. GANGEL, Keneth O.; HENDRICKS, Howard G.. Manual de ensino para o educador cristo: Compreendendo as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristo. Traduo Lus Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. HARRIS, R. Laird (Org.). Dicionrio internacional de teologia do Antigo Testamento. Traduo Mrcio Loureiro Redondo; Luiz Alberto T. Sayo; Carlos Oswaldo C. Pinto. So Paulo: Vida Nova, 1998. HENDRICKS, Howard G. Aprenda a mentorear. Traduo Nina Lcia de Souza Jensen. Venda Nova: Betnia, 1999. ______. Ensinando para transformar vidas. Traduo Myrian Talitha Lins. Venda Nova: Betnia, 1991. HENDRIKSEN, William. Mateus. Traduo Valter Graciano Martins. So Paulo: Cultura Crist, 2001, 2 v.. HORRELL, J. Scott (Ed.). Ultrapassando barreiras: Igrejas inovadoras e mtodos bblicos que brotam no Brasil. So Paulo: Vida Nova, 1995. JONES, E. Stanley. Jesus Senhor. So Paulo: Shedd, 2001. KIVITS, Ed Ren. Quebrando paradigmas. 4 edio. So Paulo: Abba Press, 2000. KORNFIELD, David. Desenvolvendo dons espirituais e equipes de ministrio. 3. ed. So Paulo: Sepal, 2000.

MAXWELL, John C.. As 21 indispensveis qualidades de um lder. Traduo Josu Ribeiro. So Paulo: Mundo Cristo, 2000. MAXWELL, John C.; DORNAN, Jim. Como tornar-se uma pessoa de influncia. Traduo Degmar Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. PIKUNAS, Justin. Desenvolvimento humano. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979. SANDERS, J. Oswald. Liderana Espiritual. So Paulo: Mundo Cristo, 1985. ______. Paulo, o lder: Uma viso para a liderana crist hodierna. 2. ed. Miami: Vida, 1986. SHEDD, Russell P. A orao e o preparo de lderes cristos. Traduo Milton A. Azevedo. So Paulo: Shedd, 2001. ______. O lder que Deus usa: Resgatando a liderana bblica para a igreja do novo milnio. Traduo Edmilson F. Bizerra. So Paulo: Vida Nova, 2000. SINE, Tom. O lado oculto da globalizao: Como defender-se dos valores da nova ordem mundial. Traduo Eduardo Pereira e Ferreira. So Paulo: Mundo Cristo, 2001. STEUERNAGEL, Valdir; SOUSA, Ricardo Barbosa. Nova Liderana: paradigmas de liderana em tempos de crise. Curitiba: Encontro, 2002. STOTT, John. A mensagem do Sermo do Monte: Contracultura crist. 3 Ed. Traduo Yolanda M. Krievin. So Paulo: ABU, 2001. ______. Os desafios da liderana crist. Traduo Milton Azevedo Andrade. So Paulo: ABU, 1999. YOUSSEF, Michael. O estilo de liderana de Jesus: Como desenvolver as qualidades de liderana do Bom Pastor. Traduo Ruth Vieira Ferreira. Venda Nova: Betnia, 1987. WAREN, Rick. Uma igreja com propsitos. 2. Ed. Traduo Carlos de Oliveira. So Paulo: Vida, 1999. WILKES, C. Gene. O ultimo degrau da liderana. Traduo Neyd Siqueira. So Paulo: Mundo Cristo, 1999. WILKINSON, Bruce. As 7 leis do aprendizado: Como ensinar quase tudo a praticamente qualquer pessoa. Traduo Eros Pasquini. Venda Nova: Betnia, 1998. WONG, David W. F.. Sabedoria Pastoral: Trilhando o caminho entre a ingenuidade e o cinismo. Traduo Hans Udo Fuchs. Curitiba: Descoberta, 1999. CD ROOM

BBLIA ONLINE 3.0. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 2002. 1 CD-ROM. MATERIAL NO-PUBLICADO BOMILCAR, Nelson. Chamados e vocacionados para o discipulado. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2002, 10 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). FEITOZA, Claudia Barbosa de S.. Devocional. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2001, 4 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). GILLIS, Christian T.. Discipulado. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2002, 5 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). LEMOS, Loide. Psicologia. Anpolis: Seminrio Teolgico Cristo Evanglico do Brasil, 2001, (Apostila no publicada, preparada para a disciplina Psicologia). MAROTTA, Alexandra S.. Aconselhamento. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2001, 3 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). MASSAMBANI, Roswitha. Liderana. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2001, 2 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). ______. Escola Bblica. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2002, 6 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). NUNES, Wilson. Liderana Crist. Anpolis: Seminrio Teolgico Cristo Evanglico do Brasil, 2001, 37 p. (Apostila no publicada, preparada para a disciplina Liderana Crist). OLIVEIRA, Jos Humberto de J.. Grupos Pequenos. Anpolis: Seminrio Teolgico Cristo Evanglico do Brasil, 2002, Pequenos). VEIGA, Carlos. Comunicao. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2001, 2 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). WERNER, Eliane. Psicologia da juventude. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2001, 4 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). ______. Evangelismo na escola. Belo Horizonte: Mocidade Para Cristo do Brasil, 2001, 7 p. (Apostila no publicada, preparada para o Treinamento Para Lderes de Juventude). (Apostila no publicada, preparada para a disciplina Grupos

Anda mungkin juga menyukai