Anda di halaman 1dari 5

Apostila de Desenho Tcnico DESENHO TCNICO: DESDE O EGITO, PASSANDO PELA GRCIA, REVOLUO INDUSTRIAL AT O CAD

DESENHO

O desenho um suporte artstico ligado produo de obras bidimensionais, diferindo, porm, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho encarado tanto como processo quanto como resultado artstico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfcie marcada aplicando-se sobre ela a presso de uma ferramenta (em geral, um lpis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, tambm pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composio bidimensional formada por linhas, pontos e formas. O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desgnio) em relao realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensvel, transform-la ou criar uma nova realidade com as caractersticas prprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.

HISTRIA

Anteriormente, um objeto era facilmente representado por formas planas e nas mais variadas situaes os homens pr-histricos reproduziam objetos ou seres reais nas paredes das cavernas. Para os egpcios e os maias a realidade era retratada por meio de desenhos mais avanados e em suas formas de escrita buscaram detalhar.

Professor: Bruno Ribeiro Bastos Ano: 2012 REVISO: 00

Apostila de Desenho Tcnico DESENHO TCNICO: DESDE O EGITO, PASSANDO PELA GRCIA, REVOLUO INDUSTRIAL AT O CAD
medida que as civilizaes foram evoluindo com a escrita, houve o surgimento do alfabeto e os desenhos comearam a se assemelhar com as fotografias. Surgem os primeiros desenhos tcnicos, por volta do Renascimento. Mas, de acordo com registros histricos, o primeiro uso do desenho tcnico consta no lbum de desenho da Livraria do Vaticano, no ano de 1490, o desenhista Giuliano de Sangalo j usava planta e elevao. A partir do Sculo XV, paralelamente popularizao do papel, o desenho comeou a tornar-se o elemento fundamental da criao artstica, um instrumento bsico para se chegar obra final (sendo seu domnio quase uma virtude secundria frente s outras formas de arte). Com a descoberta e sistematizao da perspectiva, o desenho vir a ser, de fato, uma forma de conhecimento e ser tratado como tal por diversos artistas, entre os quais se destaca Leonardo da Vinci. No sculo XVII, o matemtico e desenhista francs Gaspar Monge (1746-1818) criou um sistema utilizado na engenharia militar com o uso de projees ortogonais, ou seja, um sistema capaz de representar as trs dimenses de um objeto, com preciso, em superfcies planas. Esse sistema foi publicado em 1795, cujo ttulo era Geometrie Descriptive ou Geometria Descritiva, conhecida como mtodo de monge ou geometria mongeana, usado como a base da linguagem do desenho tcnico. Essa geometria passou a retirar a expresso artstica do desenho, caracterizando-o com uma linguagem tcnica e precisa. Sua metodologia consiste em utilizar a pura (tcnica capaz de representar o volume de um slido) para visualizar objetos situados no infinito. Por volta do sculo XIX, com a Revoluo Industrial, a Geometria Descritiva precisava ser normalizada para que a comunicao pudesse ser feita em nvel internacional. Assim, a Comisso Tcnica TC 10, da International Organization for Standardization ISO cumpriu esse papel e tornou a Geometria Descritiva a principal forma de linguagem grfica da engenharia e da arquitetura, sendo chamada de desenho tcnico.
2

Professor: Bruno Ribeiro Bastos Ano: 2012 REVISO: 00

Apostila de Desenho Tcnico DESENHO TCNICO: DESDE O EGITO, PASSANDO PELA GRCIA, REVOLUO INDUSTRIAL AT O CAD
DESENHO TCNICO

O desenho tcnico um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua normalizao e pela apropriao que faz dos seguintes contedos:
3

Geometria Descritiva: vistas ortogonais, cortes e sees. Perspectivas: mtodos de ilustrao do espao e de objetos. (Sendo as principais: Perspectiva isomtrica, Perspectiva cavaleira e Perspectiva cnica. Desenho Geomtrico: construes fundamentais e concordncias.

Tal forma de representao grfica utilizada como base do projeto na arquitetura, no design e na engenharia. O desenho tcnico a ferramenta necessria para a interpretao e representao do projeto, por ser o meio de comunicao entre a equipe de criao e a de fabricao (ou de construo).

DESENHO TCNICO X DESENHO ARTSTICO

O desenho tcnico um tipo de representao grfica utilizada por profissionais de uma mesma rea, como, por exemplo, na mecnica, na marcenaria, na eletricidade, na eletnica entre outras. Os artistas transmitiram suas ideias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista no tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artstico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. J o desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas tcnicas. Assim, todos os elementos do desenho tcnico obedecem a normas tcnicas, ou seja, so normalizados. Cada rea ocupacional tem seu prprio desenho tcnico, de acordo com normas especficas.

Professor: Bruno Ribeiro Bastos Ano: 2012 REVISO: 00

Apostila de Desenho Tcnico DESENHO TCNICO: DESDE O EGITO, PASSANDO PELA GRCIA, REVOLUO INDUSTRIAL AT O CAD
DESENHO AJUDADO POR COMPUTADOR

Desde a dcada de 1990 o computador tem se tornado um instrumento importante na produo e acabamento de desenhos. Originalmente ele era usado principalmente para simular as tcnicas e os materiais supracitados, mas nos ltimos anos tem sido desenvolvidas linguagens prprias da ilustrao em tela. Entre os programas mais utilizados esto o Corel Draw, Adobe Illustrator, entre outros. No campo do desenho tcnico, existem diversos aplicativos CAD responsveis por um considervel aumento de produtividade e velocidade na produo de desenhos. Existem tambm programas mais simples, como o Microsoft Paint, distribudo com o sistema operacional Microsoft Windows, e que possuem mais um apelo recreativo que efetivamente produtivo. Os softwares de modelamento 3D, como o 3D Studio Max, o Maya e o Blender, ainda que no sejam tecnicamente aplicativos voltados produo de desenhos, tambm possuem um papel importante nesta rea (so bastante utilizados pela indstria cinematogrfica e publicitria). Os softwares de computao grfica tem evoluido muito rapidamente. medida que os equipamentos de hardware ficam mais eficientes, o nvel de qualidade das imagens esto cada vez melhores. Hoje em dia quase no distinguimos o que grfico computacional e o que real. O ramo do entretenimento um dos que mais se beneficiam com esta evoluo. Cada ano que passa vemos efeitos especiais nos filmes, jogos eletrnicos e filmes completamente digitais cada vez mais realsticos. quase impossvel prever at que ponto esta tecnologia poder nos oferecer em criaes e realidade. No de se estranhar que com o desenvolvimento da computao grfica e dos sistemas de informao os processos e mtodos de representao grfica, utilizados pelo Desenho Tcnico no contexto industrial, tenham tambm mudado profundamente. Passou-se rapidamente da rgua T e do esquadro s mquinas de desenhar, aos programas comerciais de desenho 2D assistido por computador (CAD) e mais recentemente a uma tendncia para a utilizao generalizada de sistemas de modelao geomtrica 3D (CAM). Nestas circunstncias, na organizao do ensino e na elaborao de textos de apoio na rea de Desenho Tcnico pem-se particulares desafios na forma de conciliar, por um lado, o desenvolvimento de capacidades de expresso e representao grfica e a sua utilizao em atividades criativas e, por outro lado, a aquisio de conhecimentos de natureza tecnolgica na rea do Desenho Tcnico. No primeiro caso procura-se o desenvolvimento do pensamento criativo e de capacidades de visualizao espacial, de transmitir ideias, formas e conceitos atravs de grficos, ainda executados mo livre. Esta capacidade constitui uma qualificao de reconhecida importncia no exerccio da atividade profissional do engenheiro.

Professor: Bruno Ribeiro Bastos Ano: 2012 REVISO: 00

Apostila de Desenho Tcnico DESENHO TCNICO: DESDE O EGITO, PASSANDO PELA GRCIA, REVOLUO INDUSTRIAL AT O CAD
No segundo caso trata-se do uso das tcnicas emergentes de representao geomtricas associadas aos temas mais clssicos da descrio tcnica de produtos e sistemas e suportadas num corpo estabilizado de normalizao tcnica internacionalmente aceita. A produo de desenhos de detalhe e de fabrico, incluindo as prticas clssicas de projees, cortes, dimensionamento, tolerncia e anotaes diversas, ainda uma atividade imprescindvel na confeco da documentao tcnica e constituem, em muitos casos, o suporte legal e comercial nas relaes com fornecedores e construtores. Importa reconhecer aqui as enormes potencialidades das tecnologias de modelao geomtricas atualmente disponveis em diversos programas comerciais. Prottipos virtuais so facilmente construdos e visualizados. As estruturas de dados associadas a estes modelos geomtricos so facilmente convertidas para outras aplicaes de engenharia e os projetos desenvolvidos podem ser verificados em termos de folgas, interferncias e atravancamentos em situaes de movimento relativo entre componentes e analisados do ponto de vista estrutural, escoamento de fluidos e transferncia de calor.

Professor: Bruno Ribeiro Bastos Ano: 2012 REVISO: 00

Anda mungkin juga menyukai