Anda di halaman 1dari 3

1.

CONCEITOS BSICOS

Para formatar, necessrio que voc tenha em mos o CD de instalao do Windows XP, os drivers de seus dispositivos (sejam eles on ou off-board) e, se necessrio, o backup de seus arquivos. Aqui irei aproveitar e ensinar a particionar o HD, assim os seus documentos ficariam em uma partio e os arquivos do Windows e dos programas ficariam em outra. Voc pode optar por fazer isso: se fizer, no ser mais necessrio fazer/restaurar o backup dos seus arquivos toda vez que for formatar.

Enfim, voc precisar dos seguintes itens:

- Disco de instalao do Windows XP (juntamente com a serial-key) - Drivers de seus dispositivos - Backup dos arquivos (opcional) - visite este link - Backup das configuraes (opcional) - visite este link

Pronto. J podemos comear a formatao e reinstalao do Windows XP. =)

2. FORMATANDO E INSTALANDO

J vou avisando que a instalao dos Windows 9x bem diferente da do Windows XP: a instalao deste capaz de formatar o HD, no precisando mais de um disco de inicializao. D "bye bye" para o Windows atual, e reinicie. Primeiro, configure a BIOS para o primeiro boot c/ CD. Para isso consulte o manual da sua placa-me. Configurou? Antes de salvar as alteraes, insira o CD do XP no drive de CD-Rom. Saia da BIOS, salvando as alteraes. O computador vai dar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:

Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...

Tecle alguma coisa. A instalao vai fazer alguns testes, mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo trs opes:

- Instalar o XP - Entrar no console de recuperao - Sair da instalao

Adivinha qual vamos escolher? Tecle ENTER, para comear a instalao do Windows XP. A instalao vai procurar por verses anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC. Chegamos no "ponto X": aqui que criamos, exclumos ou formatamos as parties. Navegue com as setinhas at a partio onde est instalado o Windows XP (normalmente C: ) e tecle DELETE. Vo aparecer duas confirmaes (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L. Pronto, a partio foi excluda e temos um HD "vazio". Agora, voc pode escolher entre fazer duas parties (como expliquei acima) ou uma s. Recomendo criar duas, assim no precisar fazer/restaurar seu backup toda vez que formatar o Windows. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.

Caso deseje duas, ter que escolher um tamanho para cada uma: este depende de voc e do seu HD; suponha que voc tenha um HD de 40GB e muitos programas. Fazemos uma partio com 20GB e outra de mesmo tamanho. Se voc tem/ter mais documentos do que programas, faa uma partio de 15GB para programas e outra de 25GB para documentos. Enfim, escolha o que for melhor para voc. Hoje, eu tenho 4 parties aqui; mas comecei fazendo 18GB para programas e 22GB para dados, num HD de 40GB. Escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (j que a instalao cria em Kbytes). Tecle C, e na opo Tamanho (em KBytes), digite o tamanho calculado. Tecle ENTER, aparecer a partio C: (recmcriada) e um Espao alocado. Use as setinhas e "pare" em cima deste Espao alocado. Tecle C novamente. No necessrio digitar o tamanho desta partio, j que o programa calcula automaticamente o que sobrou de espao no HD. Tecle ENTER.

Pronto, voc j tem duas parties. Navegue at a primeira, tecle ENTER. Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um mtodo de formatao; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso acontea alguma pane no Windows (o que no difcil de acontecer). D ENTER. A instalao vai

comear a escrever dados na partio, e vai copiar alguns arquivos. A partir da, espere terminar que a instalao reiniciar o PC automaticamente.

importante mencionar que, a partir de agora, vo aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...) no boot. NO pressione mais, exceto se aqui for especificado o contrrio. Assim, a instalao continuar.

Voc ir chegar na parte grfica da instalao: o mouse j estar disponvel. A partir da, vo aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horrio e etc.). A tranqilo, no nenhum bichode-sete-cabeas. Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. At que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc... continue seguindo as instrues.

At que, hora, vai aparecer a rea de trrabalho do Windows. Sucesso!! Fez tudo certinho at agora.

3. CONFIGURAO BSICA

Agora, v em Meu computador. Aparecer dois Discos locais, e mais alguma coisa. Duplo-clique no segundo Disco local. Vai aparecer que a partio no est formatada. Calma, isto normal. Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa), marque "Formatao rpida". Enfim, clique em Iniciar. Em poucos segundos, o processo finalizar e a partio estar pronta.

Instale os drivers de seus dispositivos. Agora depende do seu hardware, siga as instrues.

Sim: o Windows est pronto para ser usado. Covm fazer algumas alteraes, opcionais, para um melhor desempenho.

Anda mungkin juga menyukai