Anda di halaman 1dari 5

A VERDADEIRA HISTRIA DOS TRS PORQUINHOS

Em todo o mundo, as pessoas conhecem a histria dos Trs Porquinhos. Ou pelo menos, acham que conhecem. Mas, eu vou contar um segredo. Ningum conhece a histria verdadeira, porque ningum jamais escutou o meu lado da histria. Eu sou o lobo Alexandre T. Lobo. Pode me chamar de Alex. Eu no sei como comeou este papo de Lobo Mau, mas est completamente errado. Talvez seja por causa de nossa alimentao. Olha, no culpa minha se lobos comem bichinhos engraadinhos como coelhos e porquinhos. apenas nosso jeito de ser. Se os cheeseburgers fossem uma gracinha, todos iam achar que voc Mau. Mas como eu estava dizendo, todo esse papo de Lobo Mau est errado. A verdadeira histria sobre um espirro e uma xcara de acar. No tempo do Era Uma Vez, eu estava fazendo um bolo de aniversrio para minha querida vovozinha. Eu estava com um resfriado terrvel, espirrando muito. Fiquei sem acar. Ento resolvi pedir uma xcara de acar emprestada para o meu vizinho. Agora, esse vizinho era um porco. E no era muito inteligente tambm. Ele tinha construdo a casa de palha. D para acreditar? Quero dizer, quem tem a cabea no lugar no constri uma casa de palha. claro que sim, que bati, a porta caiu. Eu no sou de ir entrando assim na casa dos outros. Ento chamei: Porquinho, voc est a? Ningum respondeu. Eu j estava a ponto de voltar para casa sem o acar para o bolo de aniversrio da minha querida e amada vovozinha. Foi quando meu nariz

comeou a coar. Senti o espirro vindo. Ento inflei. E bufei. E soltei um grande espirro. Sabe o que aconteceu? Aquela maldita casa de palha desmoronou inteirinha. E bem no meio do monte de palha estava o Primeiro Porquinho mortinho da silva. Ele estava em casa o tempo todo. Seria um desperdcio deixar um presunto em excelente estado no meio daquela palha toda. Ento eu o comi. Imagine o porquinho como se ele fosse um grande cheeseburger dando sopa. Eu estava me sentindo um pouco melhor. Mas ainda no tinha minha xcara de acar. Ento fui at a casa do prximo vizinho. Esse era um pouco mais esperto, mas no muito. Tinha construdo a casa com lenha. Toquei a campainha da casa com lenha. Ningum respondeu. Chamei: Senhor Porco, senhor Porco, est em casa? Ele gritou de volta: V embora Lobo. Voc no pode entrar. Estou fazendo a barba de minhas bochechas rechonchudas. Ele tinha acabado de pegar na maaneta quando senti outro espirro vindo. Inflei. E bufei. E tentei cobrir minha boca, mas soltei um grande espirro. Voc no vai acreditar, mas a casa desse sujeito desmoronou igualzinho a do irmo dele. Quando a poeira baixou, l estava o Segundo Porquinho mortinho da silva. Palavra de hora. Na certa voc sabe que comida estraga se ficar abandonada ao relento. Ento fiz a nica coisa que tinha de ser feita. Jantei de novo. Era o mesmo que repetir um prato. Eu estava ficando tremendamente empanturrado. Mas estava um pouco melhor do resfriado.

E eu ainda no conseguira aquela xcara de acar para o bolo de aniversrio da minha querida e amada vovozinha. Ento fui at a casa do prximo vizinho. Esse sujeito era irmo do Primeiro e do Segundo Porquinho. Devia ser o crnio da famlia. A casa dele era de tijolos. Bati na casa de tijolos. Ningum respondeu. Eu chamei: Senhor Porco, o senhor est? E sabe o que aquele leitozinho atrevido me respondeu? Caia fora daqui, Lobo. No me amole mais. E no me venham acusar de grosseria! Ele tinha provavelmente um saco cheio de acar. E no ia me dar nem uma xicrinha para o bolo de aniversrio da minha vovozinha. Que porco! Eu j estava quase indo embora para fazer um lindo carto em vez de um bolo, quando senti um espirro vindo. Eu inflei. E bufei. E espirrei de novo. Ento o Terceiro Porco gritou: E a sua velha vovozinha pode ir s favas. Sabe sou um cara geralmente bem calmo. Mas quando algum fala desse jeito da minha vovozinha, eu perco a cabea. Quando a polcia chegou, evidente que eu estava tentando arrebentar a porta daquele Porco. E todo o tempo eu estava inflando, bufando e espirando e fazendo uma barulheira. O resto, como dizem, histria. Tive um azar: os reprteres descobriram que eu tinha jantado os outros dois porcos. E acharam que a histria de um sujeito doente pedindo acar emprestado no era muito emocionante. Ento enfeitaram e exageraram a histria como todo aquele negcio de bufar, assoprar e derrubar sua casa.

E fizeram de mim um Lobo Mau. isso a. Esta a verdadeira histria. Fui vtima de armao. Mas talvez voc possa me emprestar uma xcara de acar. Autor desconhecido

O pavo do abre-e-fecha (Ana Maria Machado)


Um pavo se admirava na beira do lago, se olhava na gua e se perguntava: - Sou feio? Sou bonito? Quando via a cauda aberta em leque, toda verde, roxa e azul-brilhante, se achava lindo e elegante. Mas quando olhava para os ps e seu andar desajeitado, ficava at desanimado. E se escondia envergonhado. Um dia, ele recebeu um convite para uma festa no cu, que devia ser ainda mais bonita que a tal do sapo. Abriu e perguntou: - Ser que isso bom? Ser que ruim? Sempre que precisava ter uma opinio, ficava assim. - Claro que bom disse o pombo-correio. - Festa sempre bom. E ele achou que era bom. Abriu a cauda e ficou se admirando. Depois, ensaiou uns passos de dana. E ouviu as gargalhadas de um tangar danarino que, bem ao seu lado, treinava para a festana: - Que bicho mais desajeitado! Este baile vai ser engraado.... Ficou todo sem graa e se fechou. A chegou um pardal e assim falou: - Que tristeza essa ?

- que eu dano esquisito... - E quem vai reparar nisso num bicho to bonito? E o pavo, elogiado, abriu a cauda com pena pra todo lado. Mas, de mau jeito, acabou perdendo uma, l no canto direito. Foi uma tristeza danada. E l ficou de novo, todo encolhido, de cara amarrada. - Por que todo esse aborrecimento? Perguntou o periquito, que passava nesse momento. - Perdi uma pena e isso ruim. - Ruim uma ova. sinal de que vai ganhar outra bem nova. Com isso, o pavo se animou e abriu seu leque. A chegou o bem-te-vi e riu muito engraado: - Olha o pavo de rabo banguela! J se sabe: o pavo encolheu a cauda, tratou de sumir com ela. E ficou assim a tarde toda, abrindo e fechando, abrindo e fechando, mudando de idia com cada bicho que ia encontrando. No fim do dia estava suado, cansado, de lngua de fora, exausto de abrir e fechar a toda hora. Resolveu: no ia mais. Mas tambm no ficava ali para todo mundo rir dele. Viu uma moita e se escondeu atrs. A ouviu uma conversa do outro lado: - Nem agento mais esperar o baile. Que festana vai ser essa... - mesmo! Comida boa, gua fresquinha, muitos amigos e msica bea.... O pavo foi at l, ver quem tinha tanta animao. No era pssaro colorido, nem danarino, nem de boa cano. Era um casal de urubus.

Foi a vez do pavo rir deles, abrindo suas penas verdes e azuis. - Vocs no se envergonham? Feios assim e cheirando ruim? Quando vocs danarem, todo mundo vai sair. Vai nada... - respondeu o urubu.- Todo mundo est mais ocupado, tratando de comer e beber, de cantar e danar, de se ver e conversar. E se algum quiser, pode rir. No por isso que vou deixar de me divertir. E a urubua completou: - E tem mais: no tem essa de feio e fedorento, no, ouviu? Urubu to bonito, da cor do jamelo e do jaguar, da jabuticaba e da noite sem luar.... E quando o pavo abria o bico e se espantava, ela continuou: - Voc que feioso, com esse rabo escandaloso, abrindo e fechando que nem gaveta. E nem ao menos tem a cor preta. Todo esse verde, vermelho e azul, cheio de bolinha..... Mas a ltima coisa que disse foi com um sorriso manhoso e olhar dengoso: - O que vale que voc tem uns ps que so mesmo uma gracinha...... E depois, isso de bonito ou feio s questo de recheio. A o pavo teve que rir. E depois que os dois saram voando, ele ficou pensando: - Feira de lixo ou beleza de artista no depende do bicho, mas do ponto de vista. Cada um diferente e o que importa mesmo a gente. E l foi ele animadssimo para uma festa bem divertida. Ainda bem. Se no, ficava naquele abre-e-fecha toda vida. 1- Pinte e recorte o corpinho do pavo; 2Pegue meia sulfite e dobre na horizontal em forma de sanfona; 3- dobre a sanfona em "V";

4- Pinte cada parte da sanfona de uma cor e cole o corpinho no meio.

Enumere as cenas... e faa o reconto.

Complete a seqncia com o dobro e a metade:

Complete o texto da msica: Bate o Sino Bate o sino, ____________, Sino de ________; J nasceu Deus __________ Para o nosso bem. Paz na Terra, pede o _________ Alegre a cantar Abenoe Deus ___________ Este nosso ________. Hoje a noite __________ Vamos capela Juntos eu e __________ Felizes a __________ Ao soar o _________, Sino ____________, Vai o Deus ___________ Nos abenoar.

Anda mungkin juga menyukai