Anda di halaman 1dari 115

psicologia espiritual psicologia espiritual a experimentao pessoal: cada ser humano seu prprio laboratrio para explorar seus

us prprios estados interiores... Este Blog Link daqui Este Blog Parte superior do formulrio Parte inferior do formulrio Link daqui No destrua seus valores comparando-se com outras pessoas. por sermos diferentes uns dos outros que cada um de ns especial. No estabelea seus objetivos por aquilo que os outros consideram importante. S voc sabe o que melhor para voc. No considere como garantidas as coisas que esto mais perto de seu corao. D ateno a elas como sua vida, pois sem elas a vida no tem sentido. No deixe sua vida escorregar pelos dedos, vivendo no passado ou s voltado para o futuro. No desista enquanto voc tiver algo para dar. Uma coisa s termina realmente no momento em que voc deixa de tentar. No tenha medo de admitir que voc "menos que perfeito". esse tnue fio que nos liga uns aos outros. No tenha medo de correr riscos. aproveitando as oportunidades que ns aprendemos a ser valentes. No exclua o amor de sua vida dizendo que ele impossvel de encontrar. A maneira mais rpida de perder o amor agarrar-se demais a ele, e a melhor maneira de conservar o amor dar-lhe asas. No despreze seus sonhos. Viver sem sonhos viver sem esperana. Viver sem esperana viver sem objetivo. No corra pela vida muito depressa. A pressa pode faz-lo esquecer no s onde voc esteve, mas tambm para onde voc vai. A Vida no uma competio, mas uma jornada, e cada passo do caminho deve ser saboreado.

Os 6 portes para o inferno 0 Comments

Ao redor do mundo, acredita-se que existam 6 portas para o inferno, so as portas que as antigas civilizaes acreditavam ser a entrada para o submundo o mundo dos mortos, entre elas esto: Vulco Masaya , caverna Xibalba, caverna Hade, vulco Hekla, purgatrio de So Patrcio e o vulco Erta Ale. PRIMEIRA PORTA: Amrica Central , mais exatamente na Nicargua, existe um Vulco chamado de Massaya La bueca Del diablo que acreditam ser um portal para o Inferno. L expele gs txico, dizem ter um cheiro forte de enxofre. H 500 anos, um padre entrou l e viu um gigantesco abismo de fogo e lava ele foi apenas com um crucifixo, os antigos faziam oferendas humanas a fim de acalmar o inferno, existe uma cruz na entrada do vulco a 500 anos. SEGUNDA PORTA: Amrica Central, 600 km da do vulco, existe uma caverna onde os Mais acreditavam ser o Xibalba, o mundo espiritual, o mundo dos mortos. L houve muitos sacrifcios humanos. TERCEIRA PORTA: Sul da Grcia existe uma caverna na costa de um rio que acreditam ser a passagem para o Hades(o prprio inferno), l dentro existe um rio que segue at o final da caverna que no se conhece bem, quem j viu Hercules sabe como , aquele rio do desenho onde as almas passavam. QUARTA PORTA: Na Islndia existe um vulco, que eu acho que todos devem saber qual , porque no ano passado, estava na mdia porque entrou em erupo e atrasou vrios vos na

Europa. Mas o que acreditam mesmo que seja uma passagem para o Inferno um vulco a 500Km do outro, esse se chama Heckla, que acham que um portal para o Inferno. Na poca Medieval houve uma imensa e desastrosa erupo do Heckla, que achavam que era os demnios vindo a terra para a terrorizar e gerar o caos, achavam que o inferno tinha subido para a terra. QUINTA PORTA: Na Islndia, Baslica de So Patrcio, dizem que l um porto para o Inferno, mas tambm l os catlicos acreditam que pode se alcanar o Perdo. Ele considerado um porto ,pois 1.500 anos atrs, So Patrcio teve vises nesse lugar .H uma caverna nessa ilha que reza a lenda, que quando So Patrcio tentava converter os pages, precisava de uma prova para lhes dar, ento ele falo com Deus e Deus lhe mostrou a passagem dessa caverna que ligava ao Inferno. SEXTA PORTA: Etipia, vulco Erta Ale. E se todos portes do inferno fosse interligados a um porto s? Dizem que esse o porto que leva ao corao do Inferno.

Os portes para o inferno ficam na Guatemala

A primeira reao que temos ao ver essa foto pensar que ela uma obra do fotoshop. No . E tambm no fomos visitados pelo surfista prateado (quem assistiu o Quarteto Fantstico e o Surfista Prateado vai entender a referncia). As imagens foram divulgadas pelo prprio governo guatemalteco. Esse enorme buraco apareceu na ltima semana, na Cidade de Guatemala. Sim, simplesmente apareceu.

Ele uma depresso natural causada pelo movimento da gua nas camadas mais profundas do solo. O processo, normalmente, lento, mas h casos em que o buraco simplesmente aparece como aconteceu na Guatemala, onde o buraco engoliu uma casa inteira. A causa foi o enorme movimento de guas causada pela tempestade tropical batizada de Agatha. Esse tipo de buraco pode ter pequenas dimenses a milhares de metros de profundidade, como esse que voc v. Apesar de nenhuma vtima ter sido confirmada, vizinhos dizem que um pequeno prdio de trs andares foi completamente engolido pelo buraco. http://hypescience.com/os-portoes-para-o-inferno-ficam-na-guatemala/ --------Ira de Deus ou portes do inferno: veja fotos desses incrveis buracos gigantes Publicado originalmente em 20 de dezembro de 2011

Ira de Deus, ou portes do inferno, no importa como os chamem. Os intrigantes buracos gigantes encontrados em algumas partes do mundo tm Explicaes na verdade simples: muitos so resultados da interveno humana, como escavaes para minerao, outros de causas naturais, como movimentos de placas tectnicas. Imensos, atraem legies de turistas e aventureiros para locais como a glida Sibria, na Rssia, o Turcomenisto, a Guatemala, a frica do Sul, o Canad ou os Estados Unidos. Vejam s:

Darvaza, ou "portes do inferno", no Turcomenisto

Outra viso dos "portes do inferno", no Turcomenisto

Darvaza ou portes do inferno, Turcomenisto Um enorme depsito subterrneo de gs natural foi descoberto por gelogos em 1971 neste pas da sia Central, na poca parte da Unio Sovitica. A precria tecnologia sovitica de ento levou a que a plataforma de perfurao desabasse. Para que os gases venenosos no escapassem do buraco, atearam foro ao que jorrava do buraco resultado que no poderia ser mais desastroso, pois os gases continuam queimando at hoje, quase 40 anos depois. Kimberley Big Hole, frica do Sul considerada a maior escavao feita por mos humanas em todo o mundo. Para render mais de 3 toneladas de diamante at o encerramento das atividades extrativistas, em 1914, ficou com mais de 1 quilmetro de profundidade com cerca de 22,5 milhes de toneladas de terra removidas.

Kimberley Big Hole, na frica do Sul

Visto mais do alto, de novo o Kimberley Big Hole, na frica do Sul Chuquicamata, Chile Mina a cu aberto no norte do Chile, detentora do ttulo de maior produo total de cobre do mundo. Com mais de 850 metros de profundidade, est em segundo lugar em tamanho, atrs da Bingham Canyon Mine, no Estado de Utah, EUA.

Mina de Chuquicamata, no Chile

Vista mais de longe, a mesma mina de Chuquicamata, no Chile http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/ira-de-deus-ou-portao-para-o-infernoveja-fotos-desses-incriveis-buracos-gigantes/

---------------

Uma das maiores sutileza de Satans, fazer o indivduo acreditar que ele bonzinho, que ajuda os outros, no faz mal a ningum, que Deus est no corao dele, ento vai para o cu. Mentira diablica. Essas virtudes no passam de um dever que cada um deva praticar. Quando morre algum, seus familiares e amigos pensam e afirmam sem nada entenderem dos mistrios de Deus que a pessoa querida foi para o cu, porque era trabalhador, ou era uma criana, ou era boa, ajudava aos outros e em suas mentes, como no filme acima, s vo para o inferno pessoas ms e perversas. MENTIRA INFERNAL QUE EST IMPREGNADA NA MENTE HUMANA.

Hebreus 12:14 Segui a paz com todos, e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor; Efsios 2 8 9 Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie;

VEJAMOS O QUE DIZ A PALAVRA VIVA DO DEUS VIVO

Para entrar no CU tem um preo a ser pago. Jesus no pagou um preo alto pela sua salvao? Medite que Deus quer falar ao seu corao, no seja rebelde nem pretensioso.

II Pedro 1.20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura de particular interpretao. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo.

I Corntios 6 5 Para vos envergonhar o digo. No h, pois, entre vs sbios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmos? Mas o irmo vai a juzo com o irmo, e isto perante infiis. Na verdade j realmente uma falta entre vs, terdes demandas uns contra os outros. Por que no sofreis antes a injustia? Por que no sofreis antes o dano? Mas vs mesmos fazeis a injustia e fazeis o dano, e isto aos irmos. No sabeis que os injustos no ho de herdar o reino de Deus? No erreis: nem os devassos, nem os idlatras, nem os adlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladres, nem os avarentos, nem os bbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdaro o reino de Deus.

6 7

8 9 10

Glatas 5.16-26

16 17

Digo, porm: Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne. Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei.

18

19

Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, fornicao, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Contra estas coisas no h lei. E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito. No sejamos cobiosos de vanglrias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

20 21

22

23 24 25 26

Efsios 4

17

E digo isto, e testifico no Senhor, para que no andeis mais como andam tambm os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorncia que h neles, pela dureza do seu corao; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram dissoluo, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vs no aprendestes assim a Cristo, Se que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como est a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscncias do engano; E vos renoveis no esprito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus criado em verdadeira justia e santidade.

18

19

20 21 22

23 24

25

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu prximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e no pequeis; no se ponha o sol sobre a vossa ira. No deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, no furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mos o que bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas s a que for boa para promover a edificao, para que d graa aos que a ouvem. E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno. Toda a amargura, e ira, e clera, e gritaria, e blasfmia e toda a malcia sejam tiradas dentre vs, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Deus vos perdoou em Cristo. Efsios 5 1 2 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por ns, em oferta e sacrifcio a Deus, em cheiro suave. Mas a fornicao, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vs, como convm a santos; Nem torpezas, nem parvoces, nem chocarrices, que no convm; mas antes, aes de graas. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual idlatra, tem herana no reino de Cristo e de Deus. Ningum vos engane com palavras vs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia. Portanto, no sejais seus companheiros. Porque noutro tempo reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

26 27 28

29

30 31

32

7 8

9 10 11 12 13

(Porque o fruto do Esprito est em toda a bondade, e justia e verdade); Aprovando o que agradvel ao Senhor. E no comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto at diz-lo torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecer. Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios, mas como sbios, Remindo o tempo; porquanto os dias so maus. Por isso no sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Esprito; Falando entre vs em salmos, e hinos, e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao; Dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vs, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido a cabea da mulher, como tambm Cristo a cabea da igreja, sendo ele prprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vs, maridos, amai vossas mulheres, como tambm Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da gua, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel.

14

15 16 17 18 19

20

21 22 23

24

25

26 27

28

Assim devem os maridos amar as suas prprias mulheres, como a seus prprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ningum odiou a sua prpria carne; antes a alimenta e sustenta, como tambm o Senhor igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixar o homem seu pai e sua me, e se unir a sua mulher; e sero dois numa carne. Grande este mistrio; digo-o, porm, a respeito de Cristo e da igreja. Assim tambm vs, cada um em particular, ame a sua prpria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

29

30 31

32 33

Salmos 9:17 Os mpios (os injustos; que no tem a F que produz ou que trs salvao - A F sem obras morta) sero lanados no inferno, e todas as naes que se esquecem de Deus.

Salmos 55:15 A morte os assalte, e vivos desam ao inferno; porque h maldade nas suas habitaes e no meio deles. Provrbios 5:5 Os seus ps descem para a morte; os seus passos esto impregnados do inferno.

Provrbios 7:27 A sua casa caminho do inferno que desce para as cmaras da morte.

Provrbios 9:18Mas no sabem que ali esto os mortos; os seus convidados esto nas profundezas do inferno.

Provrbios 15:11 O inferno e a perdio esto perante o Senhor; quanto mais os coraes dos filhos dos homens?

Provrbios 15:24 Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.

Provrbios 23:14 Tu a fustigars com a vara (a criana), e livrars a sua alma do inferno.

Provrbios 27:20 Como o inferno e a perdio nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.

Isaas 5:14 Portanto o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para l descero o seu esplendor, e a sua multido, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram. Isaas 14:15 E contudo levado sers ao inferno, ao mais profundo do abismo.

Isaas 28:15 Porquanto dizeis: Fizemos aliana com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilvio do aoite, no chegar a ns, porque pusemos a mentira por nosso refgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.

Habacuque 2:5 Tanto mais que, por ser dado ao vinho desleal; homem soberbo que no permanecer; que alarga como o inferno a sua alma; e como a morte que no se farta, e ajunta a si todas as naes, e congrega a si todos os povos.

Mateus 5:29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lanado no inferno.

Mateus 5:30 E, se a tua mo direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lanado no inferno.

Mateus 10:28 E no temais os que matam o corpo e no podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Lucas 16:23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abrao, e Lzaro no seu seio.

Tiago 3:6 A lngua tambm um fogo; como mundo de iniqidade, a lngua est posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e inflamada pelo inferno.

2 Pedro 2:4 Porque, se Deus no perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lanado no inferno, os entregou s cadeias da escurido, ficando reservados para o juzo;

Apocalpse 1:18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Apocalpse 6:8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Apocalpse 20:13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Apocalpse 20:14 E a morte e o inferno foram lanados no lago de fogo. Esta a segunda morte. http://arrebatamento1.blogspot.com.br/2012/02/portoes-para-o-inferno-90-minutos.html

------------Os portes do inferno ficam na Rssia Trabalho Sujo - por Alexandre Matias

H 35 anos, uns gelogos estavam trabalhando no Uzbequisto quando descobriram uma mina que poderia estar infestada com gs. Por precauo, atearam fogo no lugar para saber quanto gs tinha e o buraco no parou de pegar fogo desde ento. Se liga no vdeo. http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2009/07/14/os-portoes-do-inferno-ficam-narussia.htm

------------

Inferno Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ilustrao medieval do inferno no Hortus deliciarum, manuscrito de Herrad de Landsberg (cerca de 1180). Inferno um termo usado por diferentes religies, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenao. A origem do termo latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior". Etimologia A palavra inferno, que hoje conhecemos, origina-se da palavra latina pr-crist inferus "lugares baixos", infernus.[1] Na Bblia latina, a palavra usada para representar o termo hebraico Seol e os termos gregos Hades e Geena, sem distino. A maioria das verses em idioma Portugus seguem o latim, e eles no fazem distino do original hebraico ou grego: V.T. Hebraico V.T. Grego N.T. Grego Latim Seol [2] Hades Portugus vezes no N.T. 10 vezes 11 vezes

Hades [3] infernus inferno

Ge Hinom [4] Ennom [5] Geena [6] infernus inferno

Das palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tendo conotao clara de um lugar para onde os mortos vo. Em versculos bblicos onde se menciona tais palavras, possvel perceber que se trata de um s lugar. Com o passar do tempo, muitas religies interpretaram o inferno, como o destino de apenas alguns; pessoas que no assumiram uma conduta louvvel no ponto de vista religioso, e que por isso, foram condenadas ao sofrimento jamais visto pelo mundo material.[7] Alguns telogos observaram, contraditoriamente, que o inferno no poderia ser um lugar desagradvel, afirmando que um personagem bblico que estava em sofrimento no mundo real, almejou esconder-se no inferno, para aliviar sua dor. Porm, o

prprio Jesus fez uma narrativa de uma situao de uma pessoa que se encontrava no inferno, essa pessoa implorava a Abrao que mandasse um conhecido que no estava no inferno lhe refrescasse a lngua com pelo menos a ponta do dedo molhado em gua, pois em chamas era atormentado (Ver Lucas, captulo 16, versculos de 19 ao 31).[8] Obviamente tal relato no foi em sentido literal, pois uma gota de gua no alivia dor de quem est em chamas ou num calor intenso, mas queria dizer que pelo enorme sofrimento precisaria aliviar-se de qualquer jeito. A crena na existncia de um lugar de tormento para o significado das palavras Hades e Sheol, foi muitas vezes confundida com a palavra Geena, traduzida para lago de fogo, uma forma simblica para destruio eterna. Alguns telogos concluem que todos que morrem vo para o inferno (Hades e Sheol), lugar onde at o prprio Jesus foi, a sepultura, sua cmara morturia. Como a prpria Bblia menciona, ele no foi esquecido no Inferno, foi ressuscitado ao terceiro dia conforme relatam os evangelhos. Porm deve-se salientar que outros telogos veem que essa ida de Cristo ao lugar de tormento foi para tomar o lugar de cada ser humano que estava destinado morte eterna pelo pecado original de Ado, e sendo Jesus tido como o consumador da f serviu de cordeiro expiatrio apesar de no ter visto corrupo. Portanto, as palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tem conotao clara de um lugar para onde vo os mortos. Segundo a Traduo do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Hades se refere a sepultura comum da humanidade, lugar onde vo todos os que morrem. J a palavra Geena se refere a uma condio. Sendo esta a condio daqueles pecadores no arrependidos: destruio eterna. De fato, no existe inferno de fogo literal, lugar de tormento eterno para onde vo os maus. Quando a Bblia menciona inferno nada mais do que a prpria condio da morte. Romanos 6: 23 diz: "Pois o salrio pago pelo pecado a morte, mas o dom dado por Deus a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor." Mudanas no Sentido da Palavra Inferno O Dicionrio Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento diz a respeito do uso de inferno para traduzir as palavras originais do hebraico Sheol e do grego Hades (Bblia): Hades . . . Corresponde a Sheol no Antigo Testamento. Na Verso Autorizada do A.T. e do N. T., foi vertido de modo infeliz por Inferno.[9] A Enciclopdia da Collier diz a respeito de Inferno: Primeiro representa o hebraico Seol do Antigo Testamento, e o grego Hades, da Septuaginta e do Novo Testamento. Visto que Seol, nos tempos do Antigo Testamento, se referia simplesmente habitao dos mortos e no sugeria distines morais, a palavra inferno, conforme entendida atualmente, no uma traduo feliz.[10] O Terceiro Novo Dicionrio Internacional de Webster diz: Devido ao entendimento atual da palavra inferno (Latim Infernus) que ela constitui uma maneira to infeliz de verter estas palavras bblicas originais. A palavra inferno no transmitia assim, originalmente, nenhuma idia de calor ou de tormento, mas simplesmente de um lugar coberto ou oculto (de . . . helan, esconder).[11]

A Enciclopdia Americana diz: Muita confuso e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da Bblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades e Geena pela palavra inferno. A simples transliterao destas palavras por parte dos tradutores das edies revistas da Bblia no bastou para eliminar apreciavelmente esta confuso e equvoco.[12] O significado atribudo palavra inferno atualmente o representado em A Divina Comdia de Dante[13], e no Paraso Perdido de Milton[14], significado este completamente alheio definio original da palavra. A idia dum inferno de tormento ardente, porm, remonta a uma poca muito anterior a Dante ou a Milton. O Inferno de Fogo e a Igreja O conceito sobre o inferno de fogo comeou a ser adotado pela igreja catlica principalmente a partir do 2. sculo E , bem depois da poca dos primitivos cristos, segundo a pocalypse of Peter (Apocalipse de Pedro do 2. sculo EC) foi a primeira obra crist apcrifa a descrever a punio e as torturas de pecadores no inferno.[15] o entanto, os primeiros Pais da Igreja discordavam na questo do inferno. ustino, o Mrtir, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Cipriano acreditavam que o inferno era um lugar de fogo. r genes e o telogo Gregrio de issa achavam que o inferno era um lugar de separao de Deus de sofrimento espiritual. gostinho de Hipona, por outro lado, sustentava a idia de que o sofrimento no inferno era tanto espiritual como f sico conceito que passou a ser aceito. Por volta do quinto sculo a rigorosa doutrina de que os pecadores no tero uma segunda oportunidade aps a vida, e que o fogo que os devorar jamais se extinguir, prevalecia em toda a parte.[16] o sculo I, reformadores protestantes tais como Martinho Lutero e oo alvino entenderam que o tormento ardente do inferno simbolizava passar a eternidade separado de Deus. o entanto, a idia de o inferno ser um lugar de tormento ressurgiu nos dois sculos seguintes. pregador protestante onathan Ed ards costumava aterrorizar o corao dos colonos americanos no sculo III com a descrio v vida do inferno. Pouco depois, porm, as chamas do inferno comearam a diminuir lentamente. inferno quase morreu no sculo 20.[17] Inferno como arqutipo contemporneo A fuso entre paixo, desejo, pecado e condenao envolvida na imagem do Inferno permitiram ao imaginrio contemporneo imaginar antes lugar de prazer e de servido ao prazer do que propriamente de sofrimento ou purificao. O fenmeno bem observado na cultura crist que, no seguimento dos esforos aplicados s ideias de purificao do monotesmo, condenou as divindades mais materiais da fertilidade, das paixes e da energia sexual, o que literalmente as transformou em demnios. Assim, os arqutipos da paixo e do prazer ficaram associados ao do inferno, com a conseqente mudana de sentido e de atrao sobre a imaginao.

Outras correntes de pensamento actuais, curiosamente tambm com base na cultura catlicacrist, demonstram a sua opinio de inferno no como um local fsico, mas antes como um estado de esprito, indo ao encontro da ideia preconizada por diversas correntes filosficoreligiosas partidrias da reencarnao. Mitologia grega Ver artigo principal: Hades (reino)

Esttua de Hades, o deus grego dos mortos, com Cerberus. Na mitologia grega, as profundezas correspondiam ao reino de Hades, para onde iam os mortos. Da ser comum encontrar-se a referncia de que Hades era deus dos Infernos. O uso do plural, infernos indica mais o carter de submundo e mundo das profundezas do que o carter de lugar de condenao, em geral dado pelo singular, inferno. Distinguindo o lugar dos mortos - o Hades - a mitologia grega tambm concebeu um lugar de condenao ou de priso, o Trtaro. A Grolier Universal Encyclopedia(Enciclopdia Universal Grolier, 1971, Vol. 9, p. 205), sobre Inferno, diz: s hindus e os budistas consideram o inferno como lugar de purificao espiritual e de restaurao final. A tradio islmica o considera como um lugar de castigo eterno. conceito de sofrimento aps a morte encontrado entre os ensinos religiosos pagos dos povos antigos da Babilnia e do Egito. As crenas dos babilnios e dos assrios retratavam o mundo inferior . . . como lugar cheio de horrores, . . . presidido por deuses e demnios de grande fora e ferocidade. Embora os antigos textos religiosos eg pcios no ensinem que a queima de qualquer vtima individual prosseguiria eternamente, eles deveras retratam o

utro Mundo como tendo covas de fogo para os condenados. The Religion of Babylonia and Assyria (A Religio de Babilnia e Assria), de Morris Jastrow Jr., 1898, p. 581; The Book of the Dead (O Livro dos Mortos), com apresentao de E. Wallis Budge, 1960, pp. 135, 144, 149, 151, 153, 161, 200. Religies abramicas Judasmo No judasmo, o termo Gehinom (ou Gehena) designa a situao de purificao necessria alma para que possa entrar no Paraso - denominado por Gan Eden. Nesse sentido, o inferno na religio e mitologia judaica no eterno, mas uma condio finita, aps a qual a alma est purificada. Outro termo designativo do mundo dos mortos Sheol, que apresenta essa caracterstica de desolao, silncio e purificao. A palavra vem de Ceeol, que mais tarde d origem ao termo sheol, no confundindo com "Geena" que era o nome dado a uma ravina profunda ao sul de Jerusalm, onde sacrifcios humanos eram realizados na poca de doutrinas anteriores. Mais tarde, tornou-se uma espcie de lixo da cidade de Jerusalm, frequentemente em chamas devido ao material orgnico. O uso do termo Sheol indica lugar de inconscincia e inexistncia, conforme o contexto nos mostra e no um lugar de punio. Cristianismo

O Inferno de Dante Alighieri. Dante e Virglio no Inferno, quadro de William-Adolphe Bouguereau No Cristianismo existem diversas concepes a respeito do inferno, correspondentes s diferentes correntes crists. A idia de que o inferno um lugar de condenao eterna, tal como se apresenta hoje para diversas correntes crists, nem sempre foi e ainda no

consenso entre os cristos. Nos primeiros sculos do cristianismo, houve quem defendesse que a permanncia da alma no inferno era temporria, uma vez que inferno significa "sepultura", de onde, segundo os Evangelhos, a pessoa pode sair quando da ressurreio. Essa idia defendida hoje por vrias correntes crists. Adventismo Na criao da humanidade, a unio do p da terra com o flego de vida produziu uma criatura ou alma vivente. Ado no recebeu uma alma como entidade separada; ele tornou-se alma vivente (Gnesis 2:7). Na morte, ocorre o inverso: o p da terra menos o flego de vida resulta numa pessoa morta ou alma morta, sem qualquer grau de conscincia (J 34:14-15; Salmo 146:4; Eclesiastes 9:5,6). Os elementos que haviam composto o corpo retornam terra de onde haviam provindo (Gnesis 3:19), enquanto que flego de vida volta a Deus, que o deu (Eclesiastes 12:7). Cabe lembrar que na Bblia, os termos hebraico e grego para 'esprito' (ruach e pneuma, repectivamente) NO se referem a uma entidade inteligente, capaz de existncia consciente parte do corpo. Ao contrrio, esses termos se aplicam ao 'flego de vida' - o princpio vital da existncia que anima seres humanos e animais. (baseado no livro 'Nisto Cremos' - Ensinos Bblicos dos Adventistas do Stimo Dia - download: http://www.cpb.com.br/arqs/nc/NC.pdf) A Bblia enftica ao afirmar que uma pessoa viva uma alma (Atos 7:14); afirma, tambm, que a alma NO imortal (Ezequiel 18:4; Romanos 6:23), que o homem busca a imortalidade (Romanos 2:6-7; I Corntios 15:53) e que o nico que possui e imortalidade Deus (I Timteo 6:16). Assim sendo, fica evidente que os mortos dormem num estado de insconscincia (I Reis 2:10; 11:43; J 14:12; Salmo 17:15; Mateus 27:52; Joo 11:11-14; I Corntios 15:51; I Tessalonicenses 4:13-17); logo, no esto em alguma habitao intermediria mas, unicamente, na sepultura (J 3:11-19; 14:10-12; Salmo 89:48; Eclesiastes 9:10; Joo 5:28-29), donde no podero retornar s suas casas (J 7:9-10), no possuem glrias (Salmo 49:17), no sabem de nada do que se passa (J 14:21), no possuem sentimentos e nem lembrana alguma (Eclesiastes 9:56), no lembram de Deus e nem louvam a Deus (Salmos 6:5; 88:11; 115:17; Isaas 38:18-19). impossvel que algum homem esteja, agora, no Cu, pois a Bblia afirma que ningum subiu ao Cu, a no ser Jesus Cristo (Joo 3:13; Atos 2:34; Hebreus 11:13). O prprio Cristo afirmou que no subiu ao Cu por ocasio de Sua morte (Joo 27:17), mas desceu ao Hades (greg. supultura - Atos 2:31), ressuscitando ao terceiro dia (Atos 2:32) Todos aguardam a segunda vinda de Cristo, quando ento os salvos sero ressuscitados e reinaro com Jesus durante mil anos (I Tessalonicenses 4:15-18; 2 Corintios 4:14, Apocalipse 20:6). Depois desse perodo, os mpios ressuscitaro para o Juzo final (Apocalipse 20:5-9). Ento cair fogo e enxofre do Eterno Deus para purificar a Terra (2 Pedro 3:10-12). Esse fogo queimar tudo (Isaias 33:12; Malaquias 4:1); no restar nada (Salmo 37:20). Satans, os demnios e os mpios tambm sero aniquilados (Apocalipse 20:9). Isso chamado pela Bblia de segunda morte (Apocalipse 20:6, 14) Jesus e Seu povo fiel reinar para sempre na Nova Terra (Apocalipse 21:1-5). Nos textos originais, o significado da palavra inferno est associado total inconscincia dos mortos na sepultura. A nomenclatura inferno no aparece nos textos gregos e hebraicos por se tratar de uma palavra de origem latina (inferuim - mundo inferior). Na Bblia, os prprios

termos originais j denotam isso - Sheol (hebraico, sig. sepultura: Salmos 16:10; 49:15; 89:48); Hades (grego, sig, sepultura: Atos 2:27 e 31, Apocalipse 20:13-14). O fogo da destruio final vem da palavra hebraica "Geena", e mesmo este s ocorre aps o juizo final e resulta na aniquilao completa de Satans, os demnios e os perversos (Mateus 10:28). Cada um receber seu castigo de acordo com suas obras (Mateus 16:27; II Timteo 4:1; Apocalipse 20:11-15; 22:12) Por fim, interessante notar que em Mateus 25 e Apocalipse 14, as palavras traduzidas por "eterno" e "sculos dos sculos" no significam necessariamente sem fim. As palavras gregas aion e aionios expressam durao enquanto a natureza do objeto permite. Por exemplo, em Judas 7 registra que as cidades de Sodoma e Gomorra esto sofrendo o fogo do castigo eterno (aionios) Mas 2 Pedro 2:6 diz que elas foram reduzidas a cinzas, tanto que facilmente verificvel que tais cidades no esto mais queimando em chamas. Quando o objeto das palavras "eterno" ou "para sempre" a vida dos remidos que recebem imortalidade, a palavra significa um tempo sem fim. Quando se refere ao castigo dos mpios, que no recebem a imortalidade, a palavra tem o significado de um perodo limitado de tempo. (baseado na Lio da Escola Sabatina - Jan/Mar 2009 - Casa Publicadora) Para os adventistas do stimo dia, o plano de Deus no a destruio da humanidade, mas a salvao das pessoas gratuitamente por meio da f (Efsios 2:8-9) no sacrifcio do Seu Filho (Joo 3:16). O objetivo de Deus restaurar a Terra em sua imagem ednica (Atos 3:21), criando um novo Cu, um novo Lar para Seus filhos queridos (Apocalipse 21 e 22), livre da dor e da morte (Isaas 25:8-9), com um ambiente perfeito e puro (Isaas 35), nesta terra renovada (Salmos 37:9 e 22; 78:69; Mateus 5:5; Apocalipse 5:11), onde os salvos habitaro para sempre (Isaas 66:22-23) nas moradas que Cristo foi preparar (Joo 14:1-3) ... O pecado no se levantar segunda vez (Naum 1:9) Catolicismo Para a corrente catlica, conduzida pela Igreja Catlica Apostlica Romana, o inferno eterno e corresponde a um dos chamados novssimos: a morte, o juzo final, o inferno e o paraso. Baseando-se em textos bblicos como quando Jesus disse que o homem que desprezar seu irmo incorrer os fogos da Gehenna (Mt 5,22). esus tambm advertiu, no temais os que matam o corpo mas no podem matar a alma. Antes, temei quem pode destruir tanto corpo como alma na Gehenna (Mt 10,28). esus disse, Se tua mo te faz cair, corta-a. Melhor voc entrar na vida com uma s mos que manter ambas as mos e ir para a Gehenna com seu fogo inextingu vel (Mc 9,43). Usando a parbola do joio e do trigo para descrever o juzo final, esus disse, os anjos lanaro *os pecadores+ na fornalha inflamvel onde prantearo e moero os seus dentes (Mt 13,42). Tambm, quando Jesus fala sobre o juzo final onde a ovelha ser separada dos lobos, Ele dir ao pecador, afastai-vos de mim, malditos, para o fogo perptuo preparado para o demnio e seus anjos (Mt 25,41). No Livro da Revelao, relatado que cada pessoa julgada individualmente e os pecadores so lanados em uma fosso de fogo, a segunda morte (20,13-14). Protestantismo

Para muitas das denominaes protestantes, o inferno o local destituido da presena de Deus, porm no lhe est oculto, sendo que no cumprir das profecias esse inferno ser lanado no lago que arde com fogo e enxofre. A interpretao bblica protestante afirma que, aps a morte, a alma, uma vez no inferno, no poder mais sair, assim como em relao ao paraso (cu), no existindo forma de cruzar a fronteira que separa estes dois locais. H ainda outra viso dentro do cristianismo no-catlico, que coloca a morte como um sono, um estado sem conscincia (Eclesiastes 9:5; J 14:21; Joo 11:11-14), de forma que, conseqentemente, os mpios mortos no esto no inferno nem os salvos mortos no cu, mas aguardando a segunda vinda de Cristo, quando ento os salvos entraro para o cu, que eterno, e os mpios entraro no lago de fogo, o inferno, (Apocalipse 20:15), que tambm ser eterno (Miquias 4:3). Segundo esta interpretao, o inferno um lugar preparado para a punio de Satans, seus anjos e seus seguidores (Mateus 25:41), ao contrrio da viso comum que coloca Satans como dominante do inferno. Testemunhas de Jeov Para as Testemunhas de Jeov, o inferno de fogo como lugar literal de tortura das pessoas inquas rejeitado. Citam na Bblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", Hades (Bblia) [termo grego] e Seol [ou Sheol, termo hebraico], significando "sepultura" ou "lugar dos mortos". Tambm no caso de Geena [termo grego] com a ideia de destruio e aniquilao eterna.(Traduo do Novo Mundo das Escrituras Sagradas). Citam Atos 2:27, onde Jesus desceu ao Inferno (Hades ou Seol) e foi ressuscitado . As Testemunhas de Jeov acreditam que aps a ressurreio dos mortos, os pecados anteriores no lhes sero imputados [Romanos 6:7 "Pois aquele que morreu foi absolvido do [seu] pecado".(TNM) mas podero recomear a vida escolhendo voluntariamente servir a Deus e alcanar assim a salvao. Mais informaes: Alma, Morte e a Ressurreio Espiritismo O inferno, segundo a viso do Espiritismo, um estado de conscincia da pessoa que incorre em aes contrrias s estabelecidas pelas Leis morais, as quais esto esculpidas na conscincia de cada pessoa. Uma vez tendo a criatura a sua conscincia ferida, passa a viver em desajuste mais ou menos significativo de acordo com o grau de gravidade de suas aes infelizes, e se estampam atravs de desequilbrios Espiritual, emocional, psicolgico ou at mesmo orgnico. Esta situao lhe causa terrveis dissabores. Uma vez morta, se a criatura no evitou aes infelizes, buscando vivncia saudvel de acordo com as leis divinas, ela segue para o Plano Espiritual ou incorpreo. L, junta-se a outros espritos, que trazem conturbaes conscienciais semelhantes. Afins, atraem afins.

Os Planos Espirituais de sofrimentos so inumerveis e, guardam nveis de sofrimentos diferenciados, cujos nveis so estabelecidos pelos tipos de degradao da conscincia, resultantes das aes perpetradas por cada criatura. Portanto o Inferno na viso esprita, como regio criada por Deus para sofrimento eterno da criatura e geograficamente constitudo, no existe. Se um dia todas estas criaturas sofredoras na erraticidade regenerarem-se, estas regies deixaro de existir. como se todos os pacientes de um manicmio terrestre fossem curados; o hospital poderia ser demolido e ceder o seu espao a um jardim, etc. Deus no imputa pena eterna a nenhum de seus filhos. Podem Sofrer, enquanto no despertarem para o Bem e se propuserem a trilhar o reto caminho. Um dia mais cedo ou mais tarde Ele, O Criador, na Sua Misericrdia e Amor, conceder criatura sofredora retorno carne para continuar o seu aprendizado e aperfeioamento. Estes conceitos so encontrados em O Livro dos Espritos, editado em Abril de 1857 na sua quarta parte e, no livro O Cu E O Inferno editado em 1865. Ambas obras tendo como autor, Allan Kardec. Islamismo No Isl, o inferno eterno, consistindo em sete portes pelos quais entram as vrias categorias de condenados, sejam eles muulmanos injustos ou no-muulmanos. Como na crena judaica, para o islamismo o inferno tambm um lugar de purificao das almas, onde aqueles que, se ao menos um dia de suas vidas acreditaram que Deus (Allah) nico, no Gerou e nem Foi gerado, tero suas almas levadas ao Paraso um dia. No raro, comum a crena de que no Isl o castigo eterno, por ter bases fundamentalistas de alguns praticantes, pelo fato de o Alcoro mencionar diversas vezes a palavra castigo e sofrimento no fogo do inferno. Porm fato que o mesmo Texto deixa claro que existem condies para se pagar os pecados e sofrer as consequencias, como tambm existem meios de se alcanar o perdo para o no banimento ao inferno por meio de aplicaes de condutas que condizem com os bons costumes e a maneira de enxergar Deus, a vida e a forma de como dever cada ser conduzi-la, a ponto de pagarem seus pecados post mortem, ou alcanarem a graa do perdo Divino. Religies orientais Budismo De certo modo, todo o samsara um lugar de sofrimento para o budismo, visto que em qualquer reino do samsara existe sofrimento. Entretanto, em alguns reinos, o sofrimento maior correspondendo noo de inferno como lugar ou situao de maior sofrimento e menor oportunidade de alcanar a liberao do samsara. Por esse motivo, muitas vezes expressam-se esses mundos de sofrimento maior como infernos. Nenhum renascimento em um inferno eterno, embora o tempo da mente nessas situaes possa ser contado em eras. Contam-se dezoito formas de infernos, sendo oito quentes, oito frios e mais dois infernos que so, na verdade, duas subcategorias de infernos: os da vizinhana dos infernos quentes e o infernos efmeros. Alm desses dezoito que constituem o "Reino dos Infernos", pelo

sofrimento, o "Reino dos Fantasmas Famintos" comparvel noo de inferno, sendo constitudo de estados de conscincia de forte privao - como fome ou sede - sem que haja possibilidade de saciar essa privao. No budismo, o renascimento em um inferno uma conseqncia das virtudes e no-virtudes praticadas, de acordo com a verdade relativa do karma. Entretanto, alguns poucos atos podem, por si, conduzir a um renascimento nos infernos, principalmente o ato de matar um Buda e o ato de matar o prprio pai ou a prpria me. A meditao sobre os infernos deve gerar compaixo. Referncias Lewis & Short Inferus Sheol: Gnesis, 37:35, 42:38, 44:29, 44:31, e assim por diante Hades: Mateus 11:23 16:18 Lucas 10:15. Atos 2:27,31. 1 Corntios 15:55. Apocalipse 1:18 6:8 20:13,14 Hinnom: Jeremias 19:6 "Por isso eis que dias vm, diz o SENHOR, em que este lugar no se chamar mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matana". e assim por diante L - o Vale do Filho de Hinom

Gehenna: Mateus 5:22,29,30, 10:28, 18:09, 23:15,33. Marcos 9:43,45,47, Lucas 12:05, Tiago 3:6. Cambridge, 1811, p. 148. A Translators Handbook on the Book of Jonah (Manual do Tradutor Para o Livro de Jonas), 1978, p. 37. Encyclopdia Britannica (Enciclopdia Britnica; 1971, Vol. 11, p. 276). Bblia Sagrada. Traduzida em portugus por J. F. Almeida. R.A. 2ed. SBB ines Expository Dictionary of ld and e Testament Words (Dicionrio Expositivo de Palavras do A.T. e do N.T., de Vine, 1981, Vol. 2, p. 187) olliers Encyclopedia (Enciclopdia da ollier, 1986, ol. 12, p. 28)

Websters Third e International Dictionary (Terceiro ovo Dicionrio Internacional de Webster) The Encyclopedia Americana(Enciclopdia Americana, 1956, Vol. XIV, p. 81) A Divina Comdia de Dante PARASO PERDIDO (1667) John Milton (Inglaterra/1608 - 1674) Encyclopdia Universalis francesa. Professor . . D. elly.

evista U.S. e s ----------------

World eport.

Veja o "porto do inferno" e outras "loucuras" geolgicas

Conhecido como Porto do Inferno, este local est queimando h 39 anos no Turcomenisto. A cratera, que tem cerca de 60 m de dimetro e 20 m de profundidade, surgiu em 1971. Uma escavao exps uma caverna rica em gs metano. Gelogos soviticos decidiram queimar o gs para liberar a caverna. Aps o desabamento da caverna, o gs no parou mais de queimar

Segundo a agncia Reuters, como o local rico em gs natural, o presidente do pas, Kurbanguly Berdymukhamedov, ordenou que se descubra uma maneira de apagar o fogo para extrair gs

O cnion Antlope fica no Estado americano do Arizona e formado de arenito

Na maior parte do ano, o local totalmente seco, mas chuvas fortes fazem a guam passar por dentro do cnion. esta gua que esculpe as pequenas passagens que permitem a passagem apenas de pequenos grupos de turistas

As colinas de chocolate ficam em Bohol, nas Filipinas e, apesar da aparncia, no foram feitos pela mo do homem

Segundo a Unesco, so 1,776 montes com o mesmo formato, cobertas de grama que, na poca de seca, fica com cor de chocolate. So consideradas patrimnio natural da humanidade e acredita-se que so formadas por depsitos de corais que, com a ao da chuva e eroso, resultaram no curioso formato

A Caverna de Cristal fica no Mxico

Segundo o site da National Geographic, os cristais podem passar dos 10 m de comprimento e de 55 toneladas

Djavolja Varos (Cidade do Demnio) fica em Montenegro e considerada patrimnio da humanidade pela Unesco

Segundo a Unesco, a eroso criada pela gua criou 200 pirmides naturais com entre 2 e 15 m de altura e bases entre 4 3 6 m. O nome vem uma lenda que afirma que o local foi formado por causa de lutas entre demnios

Segundo a Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, o que chama a ateno no vulco Erta Ale que ele um dos poucos com piscina de lava ativa

Um estudo indica que a piscina de lava est ativa h 90 anos. A mesma pesquisa especula que uma camada magma que tem maior densidade (causando pelo resfriamento do material) impede que vulco entre em erupo

As florestas de pedra Shilin, no sul da China, so mais um patrimnio natural da humanidade e se estendem por 500 mil km, passando por trs provncias

Segundo a Unesco, a paisagem foi criada por 270 milhes de anos de eroso

O pagode Kyaikhtiyo, conhecido tambm como Pedra Dourada, fica em Mianmar

Uma lenda diz que a pedra no cai devido a um fio de cabelo de Buda, que estaria na pequena construo acima da pedra

O monte Roraima faz parte do Parque Canaima, tambm considerado patrimnio da humanidade pela Unesco

A montanha fica na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana e a curiosidade sobre o que havia no seu cume inspirou o criador de Sherlock Homes, o escritor Conan Doyle, que escreveu O Mundo Perdido

A Wave Rock fica na Austrlia

Acredita-se que uma das rochas mais antigas do planeta, com 2,7 bilhes de anos, mas o formato peculiar teria sido causado pela eroso h 60 milhes de anos http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI141962-EI238,00Veja+o+portao+do+inferno+e+outras+loucuras+geologicas.html

OS PORTES DO INFERNO

o Great Rift Valley, no Qunia, onde o equilbrio representa uma chave para a sobrevivncia... Este documentrio explora o Great Rift Valley, no Qunia, onde o equilbrio representa uma chave para a sobrevivncia. este local, poderosos geysers fervilham nas entranhas da Terra

mediante actividade vulcnica e a gua sobre superfcie da Terra. Ao longo desta fissura na crosta terrestre estende-se o Lago Bongoria, um dos que correm junto ao Rift Valley. http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=24202&e_id=&c_id=8&dif=tv

----------------------

Vdeos sobre as portas do inferno e do purgatrio.

O segundo vdeo, intitulado Sounds of purgatory (Sons do purgatrio), repete a histria e afirma que os tais cientistas haviam chegado ao purgatrio e no ao inferno.

O terceiro vdeo intitula-se Drilling into hell (scary), mais ou menos Perfurando o inferno (estarrecedor). datado de janeiro de 2009 e o pastor senior Dennis Cummins revela que o buraco foi perfurado h cerca de 40 anos. Diz que microfone especial foi lanado atravs da sonda. Ao chegar ao fundo do poo, o microfone durou apenas dezenove segundos, pois o calor fundiu o equipamento. Mesmo assim, conseguiram gravar os sons terrveis do inferno. Em 2002, ao comentar o assunto pela primeira vez, dissemos: Oua, mas no se impressione muito com isso no. Qualquer pessoa, com alguma habilidade no manuseio de equipamento de gravao de som, pode produzir sons bem mais aterradores. Prova disso so essas bandas de rock que aparecem por a :)) Somente agora, em 2009, obtivemos a prova incontestvel de que dissemos a verdade. E o que aparece no vdeo? Veja voc mesmo. Mas, repetimos, no se impressione com os sons contidos na segunda parte do vdeo. So terrveis, sim. Mas nada de pnico. Ainda h salvao.

Vozes do inferno: cientistas chegam s portas do inferno! Tudo teria acontecido na Sibria, em 1989, num lugar indeterminado e sem nome: perfuratriz encontra o inferno! Desculpem, mas no foi a perfuratriz, foi a equipe de amedrontados gelogos. Como sempre ocorre nessas histrias estapafrdias, o local da ocorrncia fica muito longe o que impede as pessoas de irem at l confirmar o fato.

O lugar chamado Sibria fica na Rssia, muito frio e corresponde a cerca de 77% do seu territrio. ( l que fica a cidade de Irkutsk, a cidade mais fria do mundo.) Por motivos no esclarecidos na mensagem se buscavam petrleo ou outra coisa , eles usavam uma poderosa perfuratriz e j estavam com a broca a 14.000 metros de profundidade. De repente, a broca deixou de encontrar resistncia e comeou a girar livremente. Os gelogos da expedio imaginaram haver encontrado um bolso oco: o centro da Terra. O Dr. Azzacove ou Azzacov, conforme a verso, cientista conhecido apenas pelo enorme buraco que teria cavado no cho da Sibria, ficou surpreso com a descoberta. Segundo o relato, aos 14.000 metros de profundidade a temperatura encontrada foi de 2.000 graus Fahrenheit (1.093 graus Celsius). Apesar de tanto calor, os cientistas conseguiram introduzir, atravs da sonda, um microfone e ficaram pasmos com o que escutaram. S pra incio de conversa: se houvesse gelogos nessa histria, eles saberiam que o dimetro do nosso planeta de bem mais de 28 km. Os 14 km supostamente atingidos, portanto, nada significariam diante do dimetro da Terra que de 12.756 km. Ao analisar as fitas gravadas com os estranhos sons os cientistas ouviram gritos horrveis. Eram vozes pedindo gua e misericrdia. (Acrescento por minha conta: aparelhos de ar condicionado tambm seriam uma boa pedida ;-)) Mais "estudos" e logo eles interpretaram os sons como sendo gemidos e lamentos das almas dos mpios, almas penadas, almas condenadas ao fogo eterno. E onde estariam essas almas penadas, condenadas, perdidas e recm-achadas? Elementar, meu caro Watson: no inferno, claro! Que pedissem por misericrdia, at que seria coerente, pois misericrdia um "sentimento doloroso causado pela misria de outrem" (Caldas Aulete) e bem adequado ao estado em que as almas condenadas encontravam-se, mas pedir gua?! estranho. gua coisa material e almas so, por definio, coisas incorpreas e imateriais. Como poderiam elas sentir falta de coisa material, pedir gua, sentir sede? Tudo foi publicado por um conceituado (!) jornal finlands de nome Ammennusatia, Ammennusastia ou Ammenusastia. Ao procurar no Google por esse famoso jornal, ele aparece apenas nas referncias ao enorme buraco que teria chegado ao inferno.

Concluses provisrias: * no havia gelogos em tal suposta prospeco. Se houvesse, eles teriam informaes sobre a composio e espessura da crosta terrestre; * tanto o nome do gelogo responsvel pelo buraco, o Dr. Dmitri Azzacove ou Dmitri Azzacov como o nome do jornal finlands eles apenas so conhecidos por conta da suposta descoberta; * no d para imaginar que a temperatura tenha chegado, de repente, aos quase 1.100 graus Celsius. Alguns metros acima do inferno (?), a temperatura j teria chegado aos 1.000 graus. Mesmo assim, a broca e a sua haste de sustentao no fundiram nem se tornaram maleveis e continuaram o servio; * o microfone no fundiu certamente porque fora especialmente preparado para a misso, no a de descobrir o inferno, mas a de ouvir os sons dos movimentos das placas tectnicas. De qualquer forma, fica a pergunta: a que distncia da "porta do inferno" o microfone teria chegado? Numerosos saites reproduzem o texto e as afirmaes parecem transformar-se em verdades no porque elas meream crdito, mas pelo nmero de repeties delas. algo semelhante ao mote "uma mentira apresentada muitas vezes transforma-se em verdade". Muitos dos sites que reproduzem a histria so sites religiosos fundamentalistas que tomam ao p da letra o texto da Bblia. Alguns deles falam de demnios, do satanismo, do dia do arrebatamento (!?), da besta do Apocalipse e de coisas semelhantes. Um dos saites mostra foto borrada onde se "vem" o rosto de Jesus, o rosto do diabo, anjos, gente sendo "arrebatada", animais, carros e quem quiser ver ver muitas outras coisas como uma bola de futebol e um radinho de pilha. Mesmo no apresentando simetria, a foto, ou melhor, os borres lembram as cartelas dos famosos testes de Rorschach: pessoas diferentes vem coisas diferentes nas manchas apresentadas. Mas ser que encontraram mesmo o inferno? mais embaixo, diz o site Tabernculo.Net:

O assunto precisa ser analisado com cautela, antes de darmos ampla divulgao nas igrejas. No me parece fcil aceitarmos a idia de que o inferno, possa, doravante, ser acessado por qualquer pessoa, bastando que possua o equipamento necessrio. Se admitirmos a literalidade na interpretao de alguns textos bblicos (Efsios 4.9: regies mais baixas da terra ; J 38.16: Profundo abismo ; Apocalipse 19.20; 20.15; 21.8: Lago de fogo e enxofre ; Marcos 9.43; Isaas 66.24: Fogo que no se apaga ) e formos levados ao entendimento de que o inferno um lugar fsico, devemos entender que esse lugar no profundo abismo, onde o fogo nunca se apaga. Ainda que vlida a interpretao literal, esse lugar de suplcio eterno no se encontraria to prximo da superfcie terrestre, e vulnervel, que uma sonda de um cientista ateu pudesse descobri-lo. Uma voz ponderada, sem dvida: antes de divulgar, convm analisar com cautela. O autor desse texto nos esclarece o seu ponto de vista e diz da sua incredulidade sobre o fato noticiado. (Veja a mensagem.) E mais: uma sonda comandada por cientista ateu no poderia jamais encontrar o inferno. Quem sabe, talvez um cristo bem comportado tivesse melhores chances... Em Vozes do Inferno o autor apresenta algumas preocupaes: 6 Excluda a hiptese de a sonda do cientista haver perfurado a litosfera at chegar a um bolso [...] nossa ateno estaria voltada, ento, para a tese da regio vulcnica. Ora, existem uns 600 vulces ativos [...]. Perguntamos: em qual deles estaria o inferno? O inferno estaria estratificado, dividido por sees, e assim espalhado por muitas regies? Cada pas teria seu inferno particular? Onde estaria o inferno do Brasil? 7 Por outro lado, s com muito esforo poderamos admitir a hiptese vulcnica, pelo simples fato de que o inferno seria uma priso vulnervel. A no ser que circundado com portas invisveis pelo Deus do impossvel, o inferno nessas condies teria uma porta de escape, a cratera por onde os mais rebeldes escapariam. No h dvida nenhuma: um inferno vulnervel, sem controle de sada dos seus hspedes iria transformar a nossa vida aqui Terra em um verdadeiro inferno. (Perdo, eu sei que foi pssima ;} J pensou uma coorte, ou muito pior, uma legio de almas danadas, danadinhas e rebeldes a atanazar a nossa vida? (D at pra imaginar a cena: "Sai pra l, sua alma danada! Desafasta!" ;] Mais alguns pontos chamam a ateno:

* O recorte do jornal tem a manchete Researchers record the screams of the damned. Por que um jornal da Finlndia publicaria matria em ingls e no no idioma da terra, o finlands? * Ouviam-se vozes de milhes de humanos: como distinguir entre elas as vozes que faziam os pedidos de gua e os de misericrdia? (Considerando que, certamente, as almas estavam bastante irritadas, elas no falavam palavres? Nenhum f*d*p* ou s*o*b* foi registrado?) * Por que motivo os cientistas no tomaram nenhuma providncia para atender os pedidos das almas pecadoras? Misericrdia, certamente, no seria um sentimento presente nos coraes dos pesquisadores comunistas, ateus e comedores de criancinhas, mas por que no forneceram gua? Vejam que o Dr. Azzacove, um empedernido comunista, talvez at tivesse corao, pois ele declarou, certamente num momento de fraqueza, que passara a acreditar no inferno. A pergunta continua sem resposta: por que no puseram gua atravs da sonda? (De qualquer forma, usar gua para esfriamento da broca e de equipamentos de perfurao de poos e de sondagens profundas prodedimento recomendvel.) Se usassem gua potvel, melhor ainda. * Qual o idioma usado pelas almas penadas ao fazerem os pedidos? Russo? Finlands? Ingls? Latim? rabe? Quais os idiomas, alm do russo, que o Dr. Azzacove e a sua equipe de cientistas dominavam? E como essa histria comeou? Em 1984, foi publicado na revista Scientific American artigo falando de um poo com 12 km de profundidade cavado pelos russos na Pennsula de Kola. (Ye. A. Kozlovsky, 'The world's deepest well', Scientific American, vol. 251(6), December 1984, pp. 106-112.)

O artigo Mysteries of the Inner Earth menciona o poo de Kola e diz que, aos 10 km de profundidade, registrou-se a temperatura de 180C, quando o esperado era 100C. Segundo a revista Scientific American, ao atingir os 12 km de profundidade, a temperatura registrada foi de 180 graus Fahrenheit (82 graus Celsius). O poo teve a construo iniciada em 1970 e foi interrompida em 1994 ao atingir 12.262 metros. Quase dois quilmetros menos que os 14 relatados e a temperatura era de 180 graus, bem menos que os 2.000 graus mencionados na "reportagem". Qualquer pessoa com um mnimo de informaes sobre a Terra sabe qual o seu dimetro (o da Terra :) e onde fica o seu centro. O centro do nosso planeta encontra-se a bem mais de 12 quilmetros de distncia da superfcie. Os tais cientistas no sabiam disso? Em 1989, o Trinity Broadcasting Network (TBN) da Califrnia, USA publicou matria intitulada Scientists Discover Hell (Cientistas descobrem o inferno). Dizia que cientistas russos cavaram um poo, que o tal buraco ficava na Pennsula de Kola e que, no fundo do buraco, eles haviam

encontrado as portas do inferno. Professor noruegus que, na ocasio, visitava os Estados Unidos viu a reportagem. Ao retornar ao seu pas, ele escreveu uma carta sobre o tema e a enviou para uma revista religiosa da Finlndia que a publicou na sua seco de cartas (ou de opinio dos leitores). A partir da, o contedo da carta chegou a alguns missionrios finlandeses que levaram a "notcia" de volta para os Estados Unidos. Ao chegar de volta TBN, que divulgara a matria original, o contedo do texto realimentou a si prprio e espalhou-se entre missionrios, agora com uma suposta certificao cientfica, pois teria sido publicado por conceituada publicao cientfica finlandesa. No ano seguinte, 1990, a lenda tomou a forma atual e espalhou-se pelo mundo atravs de publicaes religiosas. No meio dessa histria toda, apareceu um adendo ao texto afirmando que um gs incandescente havia sado pela abertura do poo e com ele surgiu um ser com asas de morcego mostrando a inscrio em russo: Eu venci! Rastreando a origem desse acrscimo, descobriu-se o autor da inscrio. Ele explicou tratar-se de uma brincadeira para mostrar que muita gente iria acreditar nessa histria sem contest-la. No h dvida de que, para quem acredita nessas coisas, tudo aterrador. Sobre as instalaes de perfurao do poo, vale a pena comparar as duas fotos: a que acompanha algumas verses do texto sobre as vozes do inferno e a apresentada no artigo Mysteries of the Inner Earth. A foto da esquerda de pssima qualidade e no permite identificar com preciso a geringona mostrada. A foto da direita mostra a fachada do prdio onde se instalaram a equipe de cientistas e os equipamentos de prospeco.

Agora, oua o som do inferno (Real Player). A gravao dividida em duas partes. Na primeira, o apresentador alerta para os sons terrveis e diz que eles so muitos reais. Foi um tio dele quem obteve a fita de um amigo que trabalha na BBC em Londres ( bem verdade que no se sabe qual o nome do tio nem o nome do sobrinho, mas isso no importa). Os ltimos 40 segundos do total de 2 minutos e 39 segundos reproduzem as vozes das almas penadas. Oua, mas no se impressione muito com isso no. Qualquer pessoa, com alguma habilidade no uso de programaas de edio de sons, pode produzir sons bem mais aterradores. Prova disso so essas bandas de rock que aparecem por a :)) Veja os vdeos. http://www.quatrocantos.com/lendas/109b_vozes_do_inferno.htm

Depresso: Portes do Inferno

Tanto se fala em depresso esse mal que assola o sculo XXI, que na minha inocente curiosidade resolvi experimentar, atravs de uma semente de amor que tinha tudo para brotar, mas foi corrompida. Como poderia descrev-la... eu diria que a depresso se compara a uma visita ao inferno sem ter morrido. Perde-se a referncia no mundo, voc se v como um amontoado de sentimentos confusos, tudo que antes fazia sentido perde o valor... como caminhar descalo sobre espinhos de rosas e no ver nenhuma sada para curar os ps que sangram a cada passo. Eis um inimigo terrvel, implacvel, sem d. Todos os seus medos so colocados sua frente, imaginrios na verdade, mas para quem est sob o domnio da depresso, parecem monstros sanguinrios que te devoram aos poucos, aumentando a angstia. Os pensamentos passam a ser traioeiros; s vezes, dependendo do grau de espiritualidade da pessoa, surgem lampejos de luz para iluminar as trevas por onde se caminha. Os amigos no fazem noo do tamanho do buraco; no comeo at tentam dar uma fora e incentivar a sair da depresso, mas logo perdem a pacincia tm outros interesses na vida, e vo embora, justamente quando deveriam ficar e dar a mo. A a pessoa se sente sozinha e o diabo fica espreita, torcendo e cutucando para que ela desistir e entregar-lhe a alma Resumindo: depresso o purgatrio em vida. Pessoas da minha faixa etria j devem ter ouvido seus avs falarem que os cristos com pecado, antes de irem para o inferno, Deus manda ao purgatrio, ali se arrependem e seguem para o cu, ou caem de vez nas profundezas do inferno. Para quem est nessa situao, restam apenas 3 caminhos: 1- Desistir de viver; 2- Se entupir de medicamentos (como a depresso d lucro para alguns setores...) 3Olhar para cima. Sim, olhar para cima. Descrente por mais de 30 anos, confiando somente no meu conhecimento e saber, do fundo do poo observei que o cu mudava em questes de

segundos, passei a olhar em volta e vi a grandiosidade de uma obra perfeita. Independente de rico ou pobre, branco ou azul, todo Homem entra e sai deste mundo da mesma forma, percebi que h uma sabedoria regendo tudo, no uma sabedoria de outro planeta como a TV est querendo implantar agora, mas uma Sabedoria nica, Verdadeira, que no se corrompe com o passar dos sculos. Do purgatrio se nasce para uma nova vida nossos avs tinham razo, e tudo fica para trs, como se fossemos resgatados. Cada dia comea a ter um significado diferente, no mais um dia aps o outro, uma nova oportunidade de se desenvolver em todos os sentidos a cada amanhecer. Quem escapa das garras da depresso, nunca mais quer voltar. uma experincia nica, a minha durou 10 dias. O lado bom que passei a entender (no a concordar nem aceitar) porque o mundo parece to perdido, a violncia aumentando, a falta de respeito pelo ser humano, os abusos... Modstia parte, se eu - que nunca fui muito chegada a sentimentalismo e levava a vida de maneira objetiva, fraquejei na presena da depresso, fico a imaginar homens e mulheres sem objetivos de vida, sem estudo, pobres de alma, como devem ser presas fceis e escravos desse sentimento nefasto da nova era. E saber que basta olhar para cima e notar a existncia de uma Inteligncia Superior para tudo se acalmar, mas o Homem continua ignorante apesar de toda a sua cincia e no aprende com os exemplos mais simples da natureza. No uma tarefa muito fcil tambm, requer desprender de valores falsos, abdicar velhos conceitos, fazer uma limpeza na alma... nem todos esto dispostos a isso, querem que o mundo melhore sem abrirem mo de tudo que os aprisiona numa viso pequena da dimenso do Universo e do Criador.

Autor: Silvane Luz http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_9773/artigo_sobre_depressao:_portoes_do_in ferno ---------------

Portes do Inferno Postado por Revista Impacto em 8 dez, 2011 em Por: Rick Joyner Quando Pedro fez sua grande confisso que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo, o Senhor prometeu: sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela (Mt 16.18). As portas do inferno so as entradas por onde os poderes das trevas obtm acesso a este mundo. So pontos estratgicos, normalmente planejados como contrapontos aos propsitos importantes de Deus. Estamos chegando poca em que todos os portes do inferno estaro abertos por completo. essencial que tenhamos capacidade de reconhecer e compreend-los, e depois fech-los, de acordo com a autoridade que nos foi dada.

As maiores iluminaes que este mundo j recebeu vieram por intermdio da igreja. Desde a salvao, passando pelo surgimento da democracia e a erradicao da escravido, praticamente todo grande avano na condio de vida humana nos ltimos dois mil anos pode ser diretamente relacionado verdade e doutrina crists. Portas do cu, por onde graa e verdade divinas podem fluir para o mundo, sero abertas com maior intensidade agora neste final de tempos para continuar o avano da verdade e da justia. Sero abertas tambm para capacitar a igreja a fechar os portes do inferno, representados por algumas das questes mais significativas do nosso tempo, como por exemplo guerra, racismo, homicdio, misria, doena, e a iluso das drogas. Quando analisamos historicamente o caminho que Deus usou para abrir portas do cu para este mundo, no nos surpreendemos ao encontr-las na igreja. Entretanto, muito nos assusta constatar que a mesma igreja abriu caminho para que alguns dos portes mais devastadores do inferno lanassem seu veneno sobre a terra. Portanto, antes de podermos confrontar e fechar os portes do inferno que esto abertos no mundo, precisamos fechar os que se encontram no nosso meio. As portas do inferno no podem prevalecer se os confrontarmos, mas enquanto no o fizermos, continuaro desempenhando seu papel mortfero. Se voc no acredita que isso seja possvel, veja o que Paulo escreve aos tessalonicenses sobre o homem do pecado: o qual se ope e se levanta contra tudo que se chama Deus ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santurio de Deus, ostentando-se como se fosse o prprio Deus (2 Ts 2.4). santurio de Deus no mais um templo feito com mos humanas a igreja! Assim, a igreja no tem sido apenas o veculo de Deus para tocar e abenoar este mundo, mas tambm a fonte de algumas das doutrinas e filosofias mais diablicas que j surgiram. Alm disso, ser o lugar onde a manifestao mxima do mal se assentar, no somente afirmando vir de Deus, mas dizendo que o prprio Deus. Como preldio desta manifestao final do homem do pecado, os grandes pecados do homem tm tomado seu lugar na igreja, um por um, disfarados como verdades de Deus; e grande parte da igreja est sendo enganada por cada um deles. O Senhor Jesus nos advertiu de antemo que isto aconteceria na parbola do joio e do trigo, mostrando que cada vez que ele semeasse boa semente num campo, o inimigo viria e semearia sementes perversas no mesmo campo (Mt 13.24-30). Desta forma, no nos deve admirar que haja tanta ambivalncia no mundo em relao igreja, j que somos to grande fonte tanto de bno como de maldio. Entretanto, Deus est para comear o processo de separao, e de manifestao do mal, para que este possa ser arrancado sem destruir o trigo. E o primeiro passo neste processo identificar o joio. Nossa responsabilidade na preparao para esta separao permitir que o Senhor nos sonde e que exponha tudo que ele quiser na nossa vida. Temos de ter a humildade de reconhecer e confrontar claramente nossos pecados, a fim de ser livres deles. Quem tentar encobri-los ser includo com o joio, como Deus falou com o profeta Jeremias: Se tu voltares, ento te trarei, e me servirs; se apartares o precioso do vil, sers o meu porta-voz ( r 15.19). A Raiz da rvore

O primeiro porto do inferno que foi aberto para este mundo foi atravs da rvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Foi por esta rvore que a morte entrou no mundo, e ser justamente a morte o ltimo inimigo de Deus a ser vencido. A morte a raiz mestra desta rvore, e alimenta todas as outras ramificaes das razes do mal no mundo. Este porto do inferno realmente a fonte de todos os outros portes. Quando esta rvore for arrancada da terra, a morte no mais ter acesso a este mundo, nem o bem e o mal com sua origem humanstica. Nossa batalha final ser para arrancar esta rvore da terra, e ento Satans perder seu acesso ao homem. Quando um indivduo tem esta rvore arrancada do jardim da sua vida, o inimigo, o pecado e a morte, perdem seu acesso a ele. O mesmo vlido de uma congregao, cidade ou nao. As duas rvores no jardim representam o ponto mximo no conflito entre o reino das trevas e o reino de Deus. Quando se arranca uma rvore, importante que todas as ramificaes das razes sejam removidas tambm. Se ao menos uma pequena ramificao permanecer na terra, poder brotar novamente, e tornar-se numa outra rvore. Atravs da histria da igreja, muitas dessas razes secundrias foram encontradas e arrancadas da terra. Porm, ainda h muitas que devem ser removidas antes que a raiz mestra da morte possa ser destruda. Algum poderia argumentar que a rvore boa s pode dar bom fruto (Mt 7.17). Isto verdade, mas o bem da rvore do onhecimento to pernicioso quanto o mal dela. origem do mal que tem contaminado a igreja justamente esta falha de entender que o bem e o mal tm a mesma raiz, e o fruto deles resultar em morte, indiferentemente se aparece na sua forma boa ou m. bondade humana um veneno to mortfero quanto a maldade humana, e mais perigosa porque muito mais enganosa. Como que a igreja, plantada por Deus, pde produzir tantos frutos bons e maus na histria e at o presente momento? Principalmente, porque a igreja no apenas uma planta. O apstolo Paulo chamou a igreja de lavoura de Deus (1 o 3.9). Esta lavoura ou plantao de Deus convive com muitas teologias, que foram semeadas no mesmo campo: algumas boas, outras ms; algumas que do vida, outras que produzem morte. E o joio plantado junto com o trigo assustadoramente enganoso: como o prprio inimigo sabe usar as Escrituras, pode parecer muito bblico. Por isto, no podemos discernir a verdade somente verificando se bblica ou no, mas observando seu fruto (Mt 7.16). Portes do Inferno em Colnia: Me de Nero Queremos agora examinar o caso especfico de um porto do inferno que se estabeleceu numa localidade geogrfica especfica: a cidade de Colnia, na Alemanha. Esta cidade tem sido uma das mais influentes na histria do mundo; e isto apesar de manter sua influncia admiravelmente escondida e obscura o que atende s preferncias das foras das trevas. Algumas das teologias e filosofias mais notveis e venenosas que o mundo j conheceu se originaram em Colnia. possvel que mais derramamento de sangue resultou da influncia desta cidade do que de qualquer outra cidade no mundo.

A provncia de Colnia foi fundada na mesma poca do nascimento de Cristo. Uma sobrinha do Imperador Augusto, Agripina, que se dizia ser descendente da deusa do amor, Afrodite, casouse com Germnico, o conquistador de Glia, em Colnia. No ano 16 d.C., nasceu sua filha, Agripina, a Jovem, num centro de culto pago, situado exatamente onde a Catedral de Colnia se encontra hoje. Agripina, a Jovem, seria a me do imperador Nero, um dos imperadores mais cruis e dementes da histria romana. Foi Nero quem primeiro jogou os cristos s feras no Circo Maximus, e quem condenou Pedro e Paulo morte em Roma. Assim, a primeira grande perseguio contra a igreja teve suas razes em Colnia. Durante mais de dois sculos, Colnia seria a capital da parte ocidental do Imprio Romano. Em 313, o Imperador Constantino, que estabeleceu o cristianismo como religio oficial do imprio, mandou destruir os dolos e templos pagos em Colnia, entre outros lugares. Entretanto, como acontecia em todo o imprio, nem tudo foi destrudo, mas muitos edifcios ou materiais foram aproveitados para os templos cristos. Era simblico da grande mistura que estava ocorrendo no cristianismo, e das razes do mal que estavam permanecendo dentro dele. Portes do Inferno em Colnia: Cruzadas Sculos depois, a cidade de Colnia seria um dos principais centros das Cruzadas para libertar Jerusalm e a terra santa do domnio dos muulmanos. Como os muulmanos estavam avanando cada vez mais na Europa, o papa criou a estratgia das Cruzadas para desviar sua ateno, obrigando-os a voltar para defender seu prprio territrio. Pedro de Amiens, ou Pedro o Eremita, foi um dos organizadores da Primeira Cruzada em 1096, e uma das principais bases que usou para recrutar participantes, foi Colnia. As Cruzadas continuariam por quase dois sculos, e contaram com o apoio no s de reis e soberanos da Europa, ansiosos para deter o avano do Isl, mas com centenas de milhares de camponeses, pobres e at mulheres e crianas, que desejavam ficar livres da servido feudal, ou que foram contagiados pelo fanatismo religioso e pelas promessas de obter indulgncia total dos seus pecados. Assim, no nome de Cristo, e levantando o smbolo da cruz, os cruzados no s usaram a espada e a lana para combater o islamismo, mas tambm cometeram atrocidades incrveis contra pessoas inocentes no caminho, principalmente contra os judeus, que eram considerados os grandes inimigos de Cristo. As Cruzadas mudaram profundamente o mundo da poca, mas deixaram profundas feridas culturais entre cristos e muulmanos, e entre cristos e judeus. Como naquela poca os judeus j eram grandes banqueiros, os cruzados os obrigaram a financiar sua misso. Primeiro hipotecaram suas terras aos banqueiros, e depois resolveram no pagar suas dvidas porque os judeus haviam matado Jesus na cruz. Depois, Godofredo de Bulhes, soberano da Baixa Lorena que inclua Colnia, ordenou que matassem todos os judeus na regio como expiao pela morte de Jesus. Os judeus ofereceram dinheiro em resgate das suas vidas, o que tambm serviu para financiar as Cruzadas. S que mesmo assim, alguns nobres comearam a matar judeus em Colnia e outras cidades da regio, iniciando um perodo de quase 900 anos de perseguies e massacres de judeus. Podemos dizer que as sementes do Holocausto do sculo XX comearam naquela poca, e da em diante, numa das maiores perverses da mensagem do Salvador, a maioria dos ataques sangrentos contra o

povo que trouxe Jesus ao mundo viriam atravs das prprias pessoas que diziam ser seus embaixadores. Durante os sculos a seguir, os judeus eram periodicamente assaltados, roubados, e s vezes massacrados em bairros inteiros, poupando somente aqueles que aceitassem ser batizados como cristos. Houve alguns cristos, verdade, que se opunham a esta trgica intolerncia, como Bernardo de Clairvaux, mas no tiveram muito sucesso em deter esta violncia fantica. Os ataques contra os judeus no foram limitados ala catlica do cristianismo. Com o surgimento do protestantismo no sculo XVI, foram promulgadas teologias que apoiaram esta perseguio, e que culminariam com as piores atrocidades de toda a histria na Alemanha Nazista do sculo XX. Os judeus sobreviveram a todos estes ataques como povo, mas as feridas causadas pelos cristos atravs dos sculos so muito profundas. Por isto, mais fcil o judeu associar o cristianismo com sua destruio como povo, do que com a sua mensagem de salvao. Depois de perder quase todo seu exrcito de 30.000 homens, mulheres e crianas num confronto com os turcos perto de Constantinopla, Pedro de Amiens se ajuntou com Godofredo de Bulhes e um outro exrcito organizado por este, e partiram para a Terra Santa. A sua palavra de ordem era: Deus o quer! Deus o quer! Em julho de 1099, a idade Santa de Jerusalm foi tomada e os cristos entraram. Para os cristos foi a realizao de um grande sonho, e uma grande vitria, custa de muito sofrimento e perda de vidas humanas. Sabemos que uma grande derrota para os homens pode ser na verdade uma grande vitria para Deus. O maior exemplo disso foi a morte de Jesus na cruz. Mas o inverso tambm verdadeiro. Nesta conquista de Jerusalm, o que parecia ser uma grande vitria para a causa de Cristo, na verdade permanece na histria como uma das maiores vergonhas e infmias para seus seguidores. At esta poca o prefeito muulmano de Jerusalm havia sido relativamente tolerante com todos os cidados da cidade, inclusive com cristos e judeus, permitindo que estes tivessem seus lugares prprios de culto, e liberdade para ir e vir como quisessem. Quando estava claro que os cristos da Cruzada iriam tomar a cidade, ele deixou que os cristos de Jerusalm sassem para se ajuntarem aos cruzados durante o stio, esperando em troca um alto grau de cavalheirismo por parte de seus conquistadores. Ele estava terrivelmente enganado. Depois que a cidade foi tomada, muitos muulmanos se reuniram sob um estandarte cristo, onde se lhes prometera uma anistia. Os cruzados os cercaram e massacraram a todos. Os judeus da cidade correram para se refugiar na sinagoga. Presos l dentro, os cruzados incendiaram o edifcio, matando a todos num horrendo espetculo. Tudo isto fazia parte de uma estratgia deliberada de erradicar todos os no cristos, e fazer de Jerusalm uma cidade puramente crist. Os cruzados triunfantes, alguns cobertos pelo sangue das suas vtimas, se reuniram no Santo Sepulcro, e chorando de alegria, ofereceram aes de graas por sua grande vitria. Mais de 50.000 sarracenos muulmanos foram mortos nesta terr vel carnificina.

A cidade de Jerusalm permaneceria nas mos dos cristos por 87 anos, quando foi tomada novamente pelos muulmanos. Apesar de vrias outras Cruzadas organizadas para retomar a cidade, nunca mais o conseguiram. Hoje, em retrospectiva, fcil condenar os mtodos e objetivos dos cruzados. Mas tambm no podemos negar que houve muitas almas nobres e corajosas entre eles, e muitos que sinceramente desejavam recobrar a honra do nome do Senhor em Jerusalm. Porm, apesar da nobreza da nossa motivao, quando usamos mtodos que so contrrios ao fruto do Esprito Santo, o mal resultar. Do comeo ao fim, as Cruzadas liberaram algumas das foras, filosofias e teologias mais perversas sobre o mundo, impedindo milhes de pessoas de entrar no Reino de Deus por causa das enormes barreiras que estes eventos criaram entre os povos. As fortalezas do mal que nasceram destas tragdias precisam ser enfrentadas para que o evangelho possa ser liberado em algumas das regies mais estratgicas do mundo. Portes do Inferno em Colnia: Karl Marx Mas a histria dos portes do inferno em Colnia no terminou ainda. Em 1164, o arcebispo de Dassel levou os supostos ossos dos trs magos a Colnia, e alguns anos depois, foi feito um caixo de ouro para cont-los (caixo este que existe at hoje em Colnia). Devido ao nmero cada vez maior de romeiros que afluiu para a cidade para adorar no santurio, resolveu-se construir uma catedral maior. Em 15 de agosto de 1248, lanou-se os fundamentos da catedral de Colnia, como lugar de honra do tmulo dos trs magos. Durante 300 anos prosseguiu a construo da catedral, e depois de repente foi interrompida. De acordo com uma lenda registrada nos anais de histria da cidade, o construtor da catedral precisou fazer um pacto com o diabo para completar seu projeto. Neste pacto, colocou-se como condio que se construsse um aqueduto da cidade de Trier cidade de Colnia, para que a gua pudesse fluir do trono de Satans em Trier para Colnia, antes que este permitisse a concluso da catedral. As obras da catedral foram paralisadas entre 1560 e 1842. Karl Marx, o fundador de socialismo e do sistema atesta mais poderoso do mundo, nasceu em Trier no ano de 1818, e mudou-se para Colnia em 1842, ou seja, no mesmo ano em que as obras da catedral foram reiniciadas. A catedral foi completada em 1880. No foi uma mera coincidncia o pacto com o diabo fora honrado. As guas do trono de Satans vieram atravs de publicaes: primeiro num jornal editado por Marx, e depois nos manifestos comunistas lanados no salo Gurzenich, ambos em Colnia. Outros lderes poderosos do movimento comunista tambm comearam em Colnia. O rio de destruio que procederia deste movimento ofuscaria todos os outros espritos de morte que originaram em Colnia, resultando na morte estimada de mais de 100 milhes de pessoas, somente no sculo XX. Deus fecha os portes do inferno abrindo uma porta do cu no mesmo lugar. Apesar de ser o local onde nasceu a me do primeiro perseguidor da igreja, de ter sido uma das bases das Cruzadas, da perseguio crist dos judeus, e finalmente do comunismo, a cidade de Colnia tambm foi o local onde William Tyndale, o famoso reformador ingls, mandou imprimir as primeiras Bblias na linguagem do povo. Foi considerado o bero do sionismo, o movimento de restabelecimento da nao de Israel. Moses Hess editou o mesmo jornal em Colnia que fora o

veculo de Karl Marx, para divulgar a viso do sionismo, e depois dele outros lderes do movimento fizeram da cidade de Colnia sua base de operaes. E como mais um sinal de que Deus vai reverter as obras das trevas nesta cidade, em 1982, na inaugurao da Congregao Crist de Colnia (esta denominao no ligada Congregao Crist do Brasil), o nico salo que acharam para alugar foi um prdio antigo chamado Salo Gurzenich. Sem saber, o pastor Terry Jones comeou a igreja pregando no mesmo plpito onde Marx iniciou sua divulgao do comunismo. Depois de muitas lutas, esta congregao agora est crescendo, e conta com mais de 900 pessoas de 27 nacionalidades diferentes. Seu amor especial por Israel e pelos judeus. Assim, no local que serviu como trono de Satans por tantos sculos, Deus quer manifestar sua graa mais forte e mais abundante. Colnia ainda uma cidade de grande destino. http://www.revistaimpacto.com.br/portoes-do-inferno

-----------

Porta do Inferno (Muse Rodin). Em 1880 Auguste Rodin recebeu a encomenda de uma porta, esta porta deveria extrair seus temas da Divina Comdia de Dante. Projetada sob a obra da "Porta do paraso", esculpida no sculo XV pelo italiano Lorenzo Ghiberti para o batistrio de Florena. A obra levou anos para ser concluda. Feita em bronze traz 180 figuras com dimenses que variam de 15 cm a mais de um metro. Diversas figuras foram reproduzidas em tamanho maior como esculturas independentes. Entre elas, O Pensador, O Beijo e As Trs Sombras. http://pt.wikipedia.org/wiki/Porta_do_Inferno

Postagens mais antigas Assinar: Postagens (Atom)

Origens do Medo da Morte Dualidade e Apego A histria do desenvolvimento humano se d em quatro dimenses: fsica, emocional, intelectual e espiritual (KBLER-ROSS, 1983 e 1995). no desenvolvimento destas dimenses que se forma o medo visceral e irracional da morte. Pela inteno e pelo desejo nascemos para esta realidade. (PIERRAKOS, 1990) Para entrar nesta dimenso dual a alma precisa se apegar ao corpo, o que nos traz j duas grandes realidades com as quais brigaremos grande parte de nossa existncia: a dualidade e o apego. (JOHNSON, 1996) A dualidade se nos apresenta pelos opostos. Conhecemos o salgado e o doce, o quente e o frio, o amor e o medo, a dor e o prazer, corpo e alma, natureza e conscincia, o bem e o mal... A espcie humana expresso de uma diviso em duas partes, anteriores ao nascimento, que se manifesta em muitas formas. A relao dupla da criana a um s tempo com o pai e a me o smbolo dessa diviso. Caractersticas masculinas e femininas, oriundas desta relao, se alternaro em nossos comportamentos e relacionamentos todo tempo. Para solucionar este conflito projetamos e transferimos nossa dualidade primria, experienciada nos relacionamentos parentais em praticamente todas as nossas atitudes. A depender da cultura na qual estamos inseridos, atribuiremos a determinados valores o positivo e o negativo. Nesta nossa abordagem, o positivo e o negativo da concluso de cada uma das fases do desenvolvimento no esto relacionados a bom ou ruim mas sim ao resultado de uma vivncia adequada ou inadequada do indivduo na sociedade. (JOHNSON, 1996) Quando escolhemos uma das polaridades de qualquer de nossas dualidades, internamente tentamos matar a outra e assim negamos parte de ns que, por no morrer e ter a necessidade de ser ouvida e vista, fica minando nossas intenes na tentativa de ser ouvida e vista e conseqentemente fica dando-nos experincias cada vez mais sofridas e dolorosas obrigando-nos a v-la. Em casos extremos, estas experincias podem at nos levar morte fsica. Fugimos destas nossas mortes dirias pelo medo visceral da morte fsica, o que nos impede de viver nossa vida no momento presente. (MAY, 1988) Apenas quando nos tornamos conscientes de nossas transferncias e projees podemos escolher fazer a entrega para efetuar a transformao com a responsabilidade pelo nosso prprio processo e retornar ao Self. (JUNG, 1964) Apenas quando nos tomamos conscientes das nossas pequenas mortes dirias, em todas as suas dimenses, somos capazes de viver em plenitude a felicidade que o cotidiano nos traz e caminhar com segurana para nossa morte fsica. (KBLER-ROSS, 1978, GLACER e STRAUSS, 1965). O apego a grande causa do sofrimento humano (ALMEIDA, 1995). Sofremos porque perdemos toda e qualquer coisa: sofremos porque perdemos um brinquedo, um carro, uma casa, nossas imagens e iluses, pessoas queridas... Perdemos, perdemos e perdemos... e sofremos. Entramos aqui num crculo vicioso de perda e dor: por medo da entrega, nos apegamos ao conflito da dualidade, que nos conhecido, reforamos o medo, reforamos o apego, e reforamos a dualidade... Como aprendemos em nossa cultura, evitamos a dor, evitamos a perda e fugimos da morte, ou pensamos fugir dela, o que nos mantm presos ao crculo. (BROMBERG, 1994 e PIERRAKOS,

1990). A Evoluo do Desenvolvimento Humano nas Quatro Dimenses A morte se revela a ns a todo instante e em todas as circunstncias, pois o seu registro est em nossas clulas, em nossas emoes, em nosso racional. "Ns podemos at retard-la, mas no podemos escapar dela". (KBLER-ROSS, 1975) As quatro dimenses da totalidade do ser humano se desenvolvero na seguinte ordem: fsica, emocional, mental e espiritual. Estas dimenses esto interligadas no processo contnuo de nosso desenvolvimento e, claro, consideremos didtica a rigidez de sua cronologia. Quanto mais abrangente for o nosso autoconhecimento, mais ampliaremos nossa conscincia (WILBER, 1977), tendendo a permanecer em nosso centro: nico lugar de onde teremos a chance de responder de forma inteira s solicitaes que o viver nos traz no nosso dia a dia. (WALSH, 1980). Este ponto, alm do crebro e alm do ego, nos d a oportunidade de cruzar o medo da morte, alcanando a sua aceitao e vivendo em plenitude a vida. A Dimenso Fsica A dimenso fsica comea na concepo e vai at os 6 meses de idade, perodo em que todo o registro sensorial. Qualquer sensao que ameace a vida fsica percebida como uma ameaa de morte, (GROF, 1988) e como neste estgio o desenvolvimento do nosso sistema nervoso no est de todo formado (ESBRARD, 1980) esse medo registrado na memria celular e no elaborvel intelectualmente. o medo visceral e irracional da morte escrito em ns. O propsito bsico ou seja o objetivo principal desta fase crescer com sade e segurana. Esta segurana necessria para que a criana possa contatar, conhecer e se expressar neste plano dual. A necessidade bsica desta fase a sobrevivncia. nesta fase que iremos observar os reflexos instintivos e automticos de auto-preservao como a reao do choro quando sentimos fome. O medo bsico desta fase o de danos que causem ameaa vida fsica. Toda experincia sensorial que seja percebida como ameaadora registrada como uma experincia de morte. Fechando esta fase do desenvolvimento e inseridos em uma dimenso dual, temos duas maneiras de conclu-la: positivamente, quando integramos as experincias traumticas peri-natais e ameaadoras da vida fsica, adequando-as realidade subsequente, tornamo-nos seguros; negativamente, quando congelamos estas experincias, transformando-as em imagens que se repetiro num continuum na realidade subsequente, tornamo-nos inseguros e instveis. (PIERRAKOS, 1990) As experincias peri-natais so, em geral, traumticas, ameaam todo sistema de vida do beb e, por si s, bastam para registrar a nvel celular o medo da morte e suas implicaes no inconsciente. O beb vem de um sistema ideal de sobrevida e nutrio e, j ao nascer, necessrio que lute pelo ar inspirado para sobreviver. (GROF, 1988). Somando-se a isto as experincias fsicas que ameaam sua sobrevivncia, o beb experimentar grandes traumas a partir da unidade simbitica original com o organismo materno e a partir de suas prprias experimentaes. A Dimenso Emocional A dimenso emocional, segundo estgio do nosso desenvolvimento, vai dos 6 meses aos 6

anos de idade. A vivncia bsica desta fase a experimentao dos sentimentos e das emoes. A criana passa a reconhecer pai e me, a responder de forma emocional dos estmulos externos, e passa a aceitar ou rejeitar, circunstncias em funo do princpio do prazer e da dor. (FREUD, 1976). O propsito desta fase relacionar-se. nesta fase que a criana amplia o processo de relacionamento, to importante para o desenvolvimento do Ser, tornando-nos capazes de partilhar informaes, sentimentos e sensaes. A necessidade bsica da criana de ser amada e, aos poucos, com este aprendizado, surge a necessidade de tambm amar. As experincias de amor, distorcidas ou no, que experimentamos nesta fase sero determinantes para nossa crena do que o amor. (PIERRAKOS, 1990). A depender da crena que formamos, reconheceremos o amor ou no. Habitualmente crescemos aprendendo um amor totalmente condicional, amo voc se..., amo voc se voc se comportar, no chorar, no fizer malcriao; e desta forma ficamos todo o tempo tentando comprar, vender, trocar ou barganhar amor. O medo bsica desta fase do abandono e da rejeio. Por melhor, mais atenciosos e carinhosos que tenham sido nossos pais, todos ns, em algum momento desta fase, conhecemos a rejeio e o abandono. Dependendo do grau de abandono, rejeio e suas circunstncias, temos duas formas de concluir esta fase: em uma concluso positiva, quando da integrao, permisso e expresso dos sentimentos, o resultado ser o amor prprio, autoestima, a habilidade de dizer no e de suportar a frustrao; caso contrrio, ocorre a autodesqualificao. So registrados vrios mecanismos de defesa para suportar a "morte emocional", tais como represso, negao, introjeo e projeo, entre outros. (CREMA, 1985). Registram-se, ento, congelamentos responsveis pelos bloqueios emocionais, que iro gerar nas estratgias de carter as questes duais que representaro nosso maior impedimento e, paradoxalmente, a ponte para a nossa realizao pessoal. (BRENNAN, 1987). A Dimenso Intelectual ou Mental A dimenso intelectual ou mental vai dos 6 anos adolescncia; sua vivncia bsica o desenvolvimento do pensamento e da racionalidade. O sistema nervoso humano s conclui seu desenvolvimento completo por volta dos 7 anos de idade. Todos os medos sentidos at esta fase estaro registrados de forma visceral na memria celular, e na forma de crenas na dimenso emocional, ambas anteriores a este desenvolvimento. Da falarmos em congelamentos, no acessveis pela simples elaborao intelectual, e sim atravs de vivncias regressivas, mtodos nativos de resgate de alma, hipnose, sesses de cura e outros. (BRENNAN, 1987 e ACHTERBERG, 1985). O propsito desta fase compreender a si mesmo e ao mundo. O homem o nico ser vivente capaz de ser sujeito e objeto de uma ao. A racionalidade, diferente da racionalizao, esta um mecanismo psicolgico de defesa, a capacidade do ser humano de analisar, situar, classificar, julgar, decidir e discernir sobre fatos seus e do mundo. A necessidade bsica conhecer e organizar a realidade para lidar com as questes que a vida nos impe. Neste momento da nossa evoluo onde aprenderemos a estabelecer relaes entre nossas sensaes, nossos sentimentos e nossas crenas com a realidade das nossas circunstncias. O medo bsico desta fase o medo do desconhecido, do insondvel e do inquestionvel, o medo da entrega. A integrao das experincias vividas nesta fase, a valorizao da estrutura racional do discernimento, do reconhecimento da nossa prpria capacidade intelectual nos leva a ser agentes transformadores da realidade. A no integrao das experincias desta fase leva a inadequao na realidade, inabilidade de

escolhas pertinentes e ao congelamento em falsas auto-imagens, mantendo padres de negatividade. (DONOVAN, 1993). Levamos muito tempo da nossa vida para integrar estes trs nveis: fsico, emocional e mental - o nvel da personalidade humana. Apesar do desenvolvimento da dimenso espiritual se dar partir da adolescncia, s ser possvel nos dar conta desta dimenso e continuar a desenvolv-la conscientemente se tivermos integrado as trs dimenses anteriores. (WALSH e VAUGHAN, 1980). A Dimenso Espiritual A ltima dimenso nesta cronologia, a espiritual, tem incio na adolescncia e continua at momentos antes da morte fsica. Uma vez integrados os trs primeiros nveis do ser humano e avanando no processo de individuao, alcanamos uma dimenso alm do ego e do inconsciente pessoal e entramos no campo do Self ou Eu Real. Nesta direo, damos o enfoque da espiritualidade e das necessidades transcendentais inerentes a todo ser humano e diferentes do seu nvel de religiosidade. (GROF, 1988). A vivncia bsica desta fase a vontade de saber ouvir a voz interior, ainda que muitas vezes nos vrios nveis de inconsciente, com a propsito de alcanar a unidade. Como viemos da unidade temos uma pulso de buscar a unidade: buscamos a nossa integrao fsica cuidando da nossa alimentao, do nosso ambiente, do nosso conforto; a nossa integrao emocional vivenciando e aceitando nossos sentimentos, as nossas rejeies e abandonos; e nossa integrao mental rescrevendo a nossa prpria histria e transformando as nossas realidades. A necessidade bsica de retornar unidade somente se realiza quando nos tornamos co-criadores dos nossos prprios processos e assumimos a responsabilidade pelas nossas prprias circunstncias. O medo desta dimenso o de submeter-se. Entendemos submisso, no contexto do nosso ego, como humilhao e sinais de fraqueza e perda. Paradoxalmente quando somos donos do nosso ego que podemos abrir mo dele e submet-lo ao nosso Eu Real. "Somente quando voc perder a sua vida, e ganhar...". (Lc 17,33 1973). Ento nosso maior impedimento - as realidades cotidianas e dramticas do nosso ego e personalidade - se transforma na maior potencialidade para nos introduzir numa realidade maior, aqui e agora. Integrando as experincias da dimenso espiritual ampliao da conscincia, alcanamos a paz interior, o conhecimento do propsito da vida. Ao contrrio, quando no conseguimos integrar as trs dimenses interiores: fsica, emocional e mental, no alcanamos nosso desenvolvimento na espiritual e ficamos desorientados e sem propsito.

Evoluo do Desenvolvimento Humano nas Quatro Dimenses . Perodo FSICO EMOCIONAL INTELECTUAL ESPIRITUAL da adolescncia em diante saber ouvir a voz interior

da concepo aos 6 dos 6 meses aos 6 dos 6 anos meses anos adolescncia sensorial emoes e sentimentos pensamento e racionalidade

Vivncia

Propsito

crescer com sade relacionar-se e segurana

compreender a si alcanar a mesmo e ao unidade mundo ser co-criador da prpria vida

Necessidade Bsica

sobreviver

conhecer e ser amado e amar organizar a realidade abandono e rejeio amor prprio, auto-estima, habilidade de dizer no e de suportar a frustrao entregar-se

Medo Bsico

danos fsicos

submeter-se

Concluso Positiva

segurana

transformar a realidade

conhecimento do propsito da vida e paz interior

Concluso Negativa

insegurana

autodesqualificao

falsas autoimagens e inadequao realidade

desorientao e falta de propsito

Concluso Conhecemos os medos em todas as dimenses do nosso desenvolvimento e a experincia destes medos constituem-se a vivncia de nossas mortes dirias, tenhamos conscincia disto ou no. Assim, morremos a cada respirao, a cada apego, a cada fuga, a cada perda, a cada dia quando dormimos, a cada crena que abrimos mo... Na dimenso fsica percebemos e reagimos instintivamente a estas perdas; na dimenso emocional sentimos rejeitamos ou aceitamos nestas mesas perdas e na dimenso intelectual alcanamos o conhecimento destas mortes dirias. E no conseguimos transform-las. A transformao s possvel com o desenvolvimento espiritual, quando transcendemos o conhecimento, apliando nossa conscincia e alcanando a sabedoria. Quanto mais conscientes estivemos de nossas mortes dirias, mais nos preparamos para o momento da grande perda de tudo que colecionamos e nutrimos nesta vida, de toda a nossa bagagem intelectual, todos os nossos relacionamentos afetivos e do nosso corpo fsica. Lembrando que o grande medo da dimenso espiritual o de submeter-se, podemos afirmar que s com muita f poderemos nos submeter ao momento da morte de forma suave e menos dolorosa. bom lembrar que no precisamos aguardar a proximidade da morte fsica para entrarmos em contato com estes medos, muito pelo contrrio, se fizermos antes este contato atravs de nossas pequenas mortes dirias, alcanaremos uma melhor qualidade de vida, enquanto nos preparamos para a grande perda, a do corpo fsica. Morte e vida so opostos na nossa realidade dualista e apenas nela. Morte e

vida so um nico aspecto quando nos tornamos um Ser Inteiro, integrando e vivenciando todas as dimenses do Ser. NUREKR I e ITAI Por acreditar na origem do medo da morte em suas quatro dimenses, fundamos a ITAI como a filosofia de promover a dignidade na vida e na morte a todas as pessoas que assim o quiserem, entendendo dignidade como o respeito a si mesmo, ao outro e a todas as formas de vida; e adotamos o "HOSPICE" como modelo assistencial a nvel domiciliar, ambulatorial e hospitalar. O NUREKR I, imbudo desta filosofia e inserido em um contexto acadmico, desenvolveu um programa de capacitao visando uma mudana de atitude frente a morte e ao processo de morrer, permitindo assim que seus profissionais, ao receberem uma assistncia na elaborao de suas perdas pessoais sejam capazes de assistir ao processo de morrer e a morte de seus clientes com menos transferncias, aumentando assim a qualidade de seus atendimentos. Neste processo de capacitao temos a oportunidade de trabalhar as cinco fases que antecedem a morte, descritas pela Dra. Elisabeth Kbler-Ross: NEGAO, RAIVA, BARGANHA, DEPRESSO E ACEITAO (KBLER-ROSS, 1969), nas quatro dimenses do ser humano: fsica, emocional, mental e espiritual.

Autores: Celso Fortes de Almeida Mdico Psicoterapeuta, Presidente e fundador da ITAI e da Rainbow Tribe Institution Foundation. Maria Fernanda C. Nascimento Mdica Psicoterapeuta, Counselor do Pathwork. http://www.fw2.com.br/clientes/artesdecura/REVISTA/psico/origens_do_medo.htm

A origem do medo

Como o medo do amanh, de perder o emprego, da morte, da doena, da dor gerado? O medo envolve um processo de pensamentos sobre o futuro, ou sobre o passado. Tenho medo do amanh, do que pode acontecer. Tenho medo da morte que ainda est longe, mas mesmo assim me amedronta. Bem, o que que gera esse medo? O medo sempre existe em relao a

alguma coisa. Se no fosse assim, no haveria medo. Temos medo do amanh, do que passou e do que est por vir. O que cria o medo? No o pensamento? O pensamento a origem do medo O pensamento gera o medo. Penso que perdi o emprego, ou que poderei perder, e esse pensamento cria medo. O pensamento sempre se projeta no tempo, porque pensamento tempo. Penso na doena que tive, e como no gostei de sofrer tenho medo de que o sofrimento possa voltar. Senti dor, e pensar nisso, no querer senti-la de novo, cria medo. O medo est estreitamente relacionado ao prazer. A maioria de ns guiada pelo prazer. Para ns, assim como para os animais, o prazer da mxima importncia e faz parte do pensamento. Quando penso em algo que me deu prazer, esse prazer aumenta. Concorda? J notou isso? Voc teve uma experincia de prazer olhando o pr-do-sol, ou fazendo sexo-, e pensa naquilo. Pensar na experincia aumenta o prazer, assim como pensar na dor que teve gera medo. Ento, o pensamento cria o prazer e o medo, no verdade? O pensamento responsvel por desejarmos o prazer e querermos que ele continue, da mesma forma que responsvel por sentirmos medo. Qualquer um pode ver isso, um fato real, experimentvel. Ento, algum pergunta: poss vel deixar de pensar no prazer e na dor, poss vel pensar apenas quando o pensamento requisitado, nunca de outro modo? Quando voc est trabalhando em um escritrio ou fazendo qualquer outro trabalho, o pensamento necessrio; do contrrio, nada poderia ser feito. Quando voc fala, escreve, vai para o trabalho, o pensamento necessrio. Mas o pensamento necessrio em qualquer outro campo de ao? Por favor, preste ateno. Para ns, o pensamento muito importante, pois o nico instrumento que temos. O pensamento a reao da memria, que se acumulou atravs de experincia, conhecimento, tradio. A memria o resultado do tempo, foi herdada do animal. E com essa formao que reagimos. Essa reao pensar. O pensamento essencial em certos nveis , mas quando se projeta psicologicamente como futuro e passado, cria o medo, assim como o prazer. Nesse processo a mente fica entorpecida e, desse modo, a inao inevitvel. Senhor, o medo, com j dissemos, criado pelo pensamento. Pensamos na possibilidade de perder o emprego, de a esposa fugir com algum, pensamos na morte, pensamos que j passou e assim por diante. Pode o pensamento parar de pensar no passado ou no futuro, psicologicamente, autodefensivamente? Ateno sem um centro lgum pergunta: poss vel o pensamento acabar de modo que se possa viver plenamente? oc j notou que quando d ateno completamente a alguma coisa no h nenhum observador e, portanto, nenhum pensador, no h um centro onde voc se coloca para observar? A ateno elimina o medo Quando voc presta essa ateno, no h absolutamente nenhum observador. E o observador que gera medo, porque o centro do pensamento, o mim, o eu, o ego. observador o censor. Quando no h pensamento, no h observador. Esse estado no inerte. Exige muita investigao, nunca aceita coisa alguma.

Do livro: O que voc est fazendo com a sua vida? < Passagens selecionadas sobre as grandes questes que nos afligem Captulo: Medo. pg. 81 a 87> http://www.krishnamurti.org.br/?q=node/517

Parte superior do formulrio


Pesquisar

tecnologia Parte inferior do formulrio

Google Translate My Page Gadgets powered by Google

Falar de psicologia espiritual ter em conta, de modo global, a dimenso espiritual do ser no quadro de abordagem psicolgica. Portanto, no se trata apenas de se interessar pela primeira infncia, a infncia, psico-afetiva ou a esfera profissional indivduo, mas tambm de se ter em conta a era espiritual ou o despertar espiritual, com as qualidades psquicas relacionadas, como por exemplo a intuio, e com toda a simbologia que expressa, atravs dos sonhos, do corpo fsico (simbologia corporal), do corpo psquico (psico-energtico), certos eventos interiores e certas enfermidades significativas. tambm ter em contar os elementos da

sombra em ns, isto , os elementos negativos de nosso Eu, os elementos que representam um problema e que devem ser reconhecidos e canalizados, para serem depois transmutados o caso da agressividade ou da passividade que devem ser reconhecidos como tal conscientemente, posto que devem ser transmutados ao longo dos anos em uma energia positiva disponvel para outra coisa. E tambm integrar os fenmenos que fogem ao ordnrio e que levantam questionamentos, como as experincias PES, as vises msticas, a sincronicidade, a memria de vidas anteriores, etc. - Tudo isto faz parte da alquimia interior. que diferencia a psicologia espiritual a experimentao pessoal: as observaes so feitas mergulhando-se na prpria psique, coisas que os sbios vm praticando h milhares de anos, graas meditao e as outras tcnicas de expanso da conscincia. Para eles, cada ser humano seu prprio laboratrio para explorar seus prprios estados interiores...

MEUS ARTIGOS CINCIA (8) CRTICA (24) DEFICINCIAS DO PLANETA (18) DEVANEIO (38) EDUCAO (14) ESPIRITUALIDADE (33) FILOSOFIA (25) HISTRIA (12) LENDAS (2)

METAFSICA (93) MUDANA DE VIDA (70) POLITICA (12) PSICOLOGIA (74) PSIQUIATRIA (7) RELIGIO (23) VIDA REAL (107)

CINCIA DA RELIGIO Cincia da Religio a disciplina emprica que investiga sistematicamente religio em todas as suas manifestaes. Um elemento chave o compromisso de seus representantes com o ideal da neutralidade frente aos objetos de estudo. o se questiona a verdade ou a qualidade de uma religio. Do ponto de vista metodolgico, religies so sistemas de sentido formalmente idnticos. especificamente este princ pio metaterico que distingue a incia da Religio da Teologia. O objetivo da Cincia da Religio fazer um inventrio, o mais abrangente possvel, de fatos reais do mundo religioso, um entendimento histrico do surgimento e desenvolvimento de religies particulares, uma identificao e seus contatos mtuos, e a investigao de suas inter-relaes com outras reas da vida. A partir de um estudo de fenmenos religiosos concretos, o material exposto a uma anlise comparada. Isso leva a um entendimento das semelhanas e diferenas de religies singulares a respeito de suas formas, contedos e prticas. O reconhecimento de traos comuns do cientista da religio, permite uma deduo de elementos que caracterizam religio em geral, ou seja como um fenmeno antropolgico universal. A Cincia da Religio tem uma estrutura multidisciplinar. Trata-se de um campo de interseco de vrias sub-cincias e cincias auxiliares. A Histria da Religio, a Sociologia da Religio e a Psicologia da Religio so as mais referidas. Mas h outras, por exemplo a Geografia da Religio ou a Economia da Religio, uma matria que atualmente ganha fora na Universidade de Tbingen, Alemanha. No Brasil, na rea da Cincia da Religio so freqentemente citados as teorias e os resultados da Etnologia e da Antropologia.

Livro de Maria Alice Cerqueira

DESABAFO Na fila do supermercado o caixa diz a uma senhora idosa que deveria trazer suas prprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plstico no eram amigveis ao meio ambiente. senhora pediu desculpas e disse: o havia essa onda verde no meu tempo. empregado respondeu: "Esse exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua gerao no se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente. " "Voc est certo", responde a velha senhora, nossa gerao no se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Naquela poca, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos loja. A loja mandava de volta para a fbrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes. Realmente no nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subamos as escadas, porque no havia escadas rolantes nas lojas e nos escritrios. Caminhamos at o comrcio, ao invs de usar o nosso carro de 300 cavalos de potncia a cada vez que precisamos ir a dois quarteires. Mas voc est certo. Ns no nos preocupvamos com o meio ambiente. At ento, as fraldas de bebs eram lavadas, porque no havia fraldas descartveis. Roupas secas: a secagem era feita por ns mesmos, no nestas mquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e elica que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmos mais velhos, e no roupas sempre novas. Mas verdade: no havia preocupao com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela poca s tnhamos somente uma TV ou rdio em casa, e no uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um leno, no um telo do tamanho de um estdio; que depois ser descartado como? Na cozinha, tnhamos que bater tudo com as mos porque no havia mquinas eltricas, que fazem tudo por ns. Quando embalvamos algo um pouco frgil para o correio, usamos jornal amassado para proteg-lo, no plstico bolha ou pellets de plstico que duram cinco sculos para comear a degradar. Naqueles tempos no se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia msculos. O exerccio era extraordinrio, e no precisava ir a uma academia e usar esteiras que tambm funcionam a eletricidade. Mas voc tem razo: no havia naquela poca preocupao com o meio ambiente. Bebamos diretamente da fonte, quando estvamos com sede, em vez de usar copos plsticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas:

recarregvamos com tinta umas tantas vezes ao invs de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invs de jogar fora todos os aparelhos 'descartveis' e poluentes s porque a lamina ficou sem corte. Na verdade, tivemos uma onda verde naquela poca. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou de nibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a p para a escola, ao invs de usar a me como um servio de txi 24 horas. Tnhamos s uma tomada em cada quarto, e no um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dzia de aparelhos. E ns no precisvamos de um GPS para receber sinais de satlites a milhas de distncia no espao, s para encontrar a pizzaria mais prxima. Ento, no risvel que a atual gerao fale tanto em meio ambiente, mas no quer abrir mo de nada e no pensa em viver um pouco como na minha poca?

Crash Questo do dilema social urbano Senadora Mila Bezerra Revisando tudo aquilo que se passa aos meus olhos diariamente, pelas ruas uma mistura de cores e faces, de luzes, sons e fumaas. Tudo marca de quem passa pela minha cidade. Mas o ponto ao qual quero atingir mais reflexivo do que o simples fato de se encontrar misturas humanas dentro de um territrio delimitado. Entre o vai e vem de pessoas, ntido termos um foco de como tudo se encaixa num contexto de urbanizao, daquilo que vai entre a concentrao espacial de uma populao, a partir de certos limites de dimenso e de densidade, e na difuso do sistema de valores, atitudes e comportamentos denominado "cultura urbana". Nas vertentes do mundo urbano que se formam discusses clssicas das principais relaes sociais ditas complexas: gnero e sexualidade, racismo, costumes e mitos, tudo se mistura criando nas mentes dos atores urbanos dilemas que geram entre mltiplos fenmenos: questes e dvidas, das dvidas os dilemas. Sei disso porque vivi ao produzir o artigo: "CIDADE ALTA - Extenso do desenvolvimento de relaes sociais natalense. Sociedade urbana, complexa, onde se tem conhecimento da existncia de vrias correntes e movimentos sociais se espera que no mnimo haja uma compreenso da existncia daquele corpo desconhecido, mas que seja no mnimo aceitvel. Dependendo das condies impostas pelos padres do consumismo tico, sim, mas basta est parado e analisando um determinado ponto para que seja alvo do que comum e necessrio para a antropologia sociocultural: estranhamento. No que se leve num sentido bizarro da palavra, mas no que consiste uma tcnica indispensvel para vermos o outro, aquele que divide o mesmo meio fsico urbano que ns, pode muito bem ser considerado o nosso estranho, e como isso acontece com freqncia. Crash o retrato de uma sociedade que alm de vivermos vizinhos e prximos dentro de um mesmo drama, marca uma seqncia de atos e relatos de preconceito entre os humanos que dividem de mesmo meio fsico. Anda-se sempre com medo uns dos outros, s vezes abrimos nossas casas para que algum possa fazer algo por ns, mas no fim das contas a desconfiana sempre a voz mais forte.

Dentro desse contexto somos todos pees de um intrigado tabuleiro de emoes; afinal de contas quem nunca mudou o sentido do caminhar ou atravessou a rua como medo de uma pessoa prxima? Ou quem nunca olhou para trs pela insegurana de est sendo seguido? No a premissa de achar que o ser humano desconhecido e urbano possa nos fazer mal, mas nosso medo do mal passa a ser um dilema que constitui at nossos preconceitos mais ridculos e patticos. No se deve simplesmente confiar na vontade de uma mo estendida por simples questo de preservao fsica e moral, mas tal gesto pode contribuir para que se quebrem um pouco as barreiras dos vrios mundos que constituem o quadro urbano complexo. Ser urbano assim construdo por ordem das mais diversas ordens, e sobre os limites polticos do nosso cotidiano somos todos designados aos determinismos que faz com que as faces que se misturam na cidade acabem se igualando. Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. O trecho da Declarao Universal dos Direitos Humanos tem uma tima inteno, mas que no se aplica ao cotidiano quando elementos tentam a todo custo se sobrepor em quaisquer que sejam seus dotes: intelectuais, financeiros, fora fsica, autoridades polticas ou ao que vemos constantemente, as foras de coero pela violncia. Cada um com sua conscincia e posio autrquica vai moldando os perfis urbanos sempre num quadro muitas vezes egocntrico, dividindo-se em castas superiores e inferiores e que aos poucos vo moldando a face discriminatria, intolerante e exclusiva. Por mais que se faam campanhas que agreguem valores as pessoas, o velho sentimento de temer e ser superior sobrevive na realidade urbana, atentando sempre a dignidade humana. O pensamento colonizador ainda resiste tambm delimitando o lugar de "pessoas e pessoas". To simples se ver isso quando pegamos o exemplo do elevador. O de servio quase sempre designado a pessoas de cor de pele mais escura, esse fenmeno s ocorre porque ainda prevalece no raciocnio social a temtica que Florestan Fernandes chama de "Dilema Social". Consiste na busca da sociedade (no caso, a brasileira) em atingir a modernidade e aos avanos sociais, mas sem deixar para trs o pensamento demais enraizado, tradicional e conservador pregado no nosso perodo colonial. Institudo o elevador de servio de tal forma que ainda no saiu do imaginrio do nosso dignssimo pas que h pessoas que sempre comporo o quadro dos eternos serviais ou subalternos (caso dos nossos escravos). Dentro do terreno urbano estamos todos laados pelas prerrogativas e banalizaes. Sem que as pessoas se dem conta do contexto que esto envolvidas, vo se cruzando entre mentes diversas, comportamentos e costumes, tolerando ou no quem esbarra por ns ou simplesmente por indiferena negando a existncia de pessoas como humanos e buscando sempre a sobreposio do ego. Somos sempre atores que compem as faces ticas da selva de pedra, e moldando assim suas caractersticas mais crticas. "Ningum te toca. Estamos sempre atrs do metal e do vidro. Acho que sentimos tanta falta desse toque, que batemos uns nos outros s para sentir alguma coisa. " http://pasargadabr.blogspot.com/

A BUSCA DA FELICIDADE A vida constituda de momentos: momentos felizes e momentos tristes. Lidar com os momentos felizes prazeiroso e fcil de encarar. Mas quando esses momentos so amargos e dolorosos, o suficiente para desanimarmos e desequilibrarmos, fazendo com que os momentos felizes caiam no esquecimento; o suficiente para transformarmos a vida numa grande desiluso, como se o mundo estivesse desabando em cima de nossa cabea. Os sonhos as vezes acabam antes mesmo de comear; mas no podemos esquecer de que o aqui e agora, so os grandes responsveis pelas frustraes que carregamos. O importante termos em mente que nossos pensamentos so responsveis por momentos felizes ou tristes, pois funcionam como mensageiros cerebrais. S o fato de se pensar em algo, j acaba favorecendo condies para que esse pensamento possa se tornar realidade. Por isso, a necessidade de ficarmos alertas aos pensamentos, de pensarmos coisas positivas e alegres. E simples: a vida maravilhosa! Basta olharmos para a natureza com sua riqueza em cores e vida, que ficar fcil percebermos que a felicidade est nas coisas mais simples. A vida o reflexo do pensamento e errado pensar que sua felicidade depende da felicidade do outro. No devemos buscar realizao pessoal numa outra pessoa, pois cada um tem a sua: basta olhar para voc com um pouco mais de ateno... carinho... e tudo ficar bem mais fcil. Elaine Marini

A BUSCA "O homem busca nos livros o segredo da existncia, mas no sabe que em si mesmo, que guarda a revelao que procura. H no homem um elemento perene, onde esto todas as respostas, onde reside seu

verdadeiro SER e onde ele se sente verdadeiramente protegido. Aquele que apesar de olhar para dentro de si e no encontrar seno trevas, fraquezas e vaidade, no deve cair em ceticismo amargo. Ele tem que olhar, sem trguas, sempre mais profundamente no mago de seu ser, at que comece a perceber sinais que devem ser recolhidos suavemente para que cresam e transponham o limiar da mente at atingir o EU SUPERIOR. H, entretanto, momentos na vida , que o homem desfruta da revelao da sua natureza superior mas deixa passar indiferente, preferindo continuar a viver livremente ao sabor de seus desejos inferiores. Nestes momentos o homem deveria se lembrar de sua alta linhagem: um ser infinitamente superior me natureza que lhe deu vida, pois tudo que grande e belo, lembra que o homem nasceu para ser eterno".

O SOM O som como a liberdade. Ningum o pode prender, ningum pode prescindir dele, no se pode encarcer-lo, porque de todos os lados ele sai vitorioso. E no h meios de ser esquecido, ou desdenhado, ou abafado,

ou espezinhado. E est em toda parte, menos dentro do mundo onde vive a morte. Est nos gritos da criana, quando nasce ou quando brinca. Esta nos cus, no barulho das asas, que transportam os viajantes para o reino da esperana. Esta no seio das florestas, compondo a vida das rvores e das feras, que lutam para sobreviver. Esta no murmrio dos rios, no canto das aves, na boca dos troves, nos lbios que beijam, no corao que bate, nas preces que pedem paz, nos gritos de escrnio, no ventre dos rgos, nas cordas do violino, no corao da borboleta, onde houver vida, enfim, mas s pode ser ouvido, Quando se faz silncio Gildo Lopes

" costume dizer-se que cada um tem sua Filosofia e at que todos os homens tm opinies metafsicas. Nada poderia ser mais tolo. verdade que todos os homens tm opinies, e que algumas delas - tais como as opinies sobre religio, moral e o significado da vida - confinam com a Filosofia e a Metafsica, mas raros so os homens que possuem qualquer concepo de Filosofia e ainda menos os que tm qualquer noo de Metafsica". Richard Taylor

"Os Anjos esto entre ns, mas como no acreditamos, no conseguimos enxerg-los e nem senti-los"

A vida numa corda bamba Costumo dizer que quando estamos muito tristes, com a alma triste at a morte, como se estivssemos atravessando um desfiladeiro em uma corda bamba. O que tem embaixo um Abismo, e o que est acima o Cu. Se voc olhar pra baixo, voc ver o Abismo. O Abismo atrai o olhar, mas o Abismo morte certa, e ao olhar para ele voc pode entontecer e cair. Portanto, nunca olhe para o Abismo. Mas tambm no olhe para o Cu. O Cu como um sonho, e ele pode estar belssimo, muito azul, com um Sol radiante ou repleto de estrelas, no importa: no olhe para o Cu, por que de to belo ele pode fazer voc esquecer de que precisa manter o equilbrio e seus ps bem firmes na corda. Desta forma, eu te digo: o nico lugar para o qual voc deve olhar para a frente, onde est o Horizonte. O Horizonte onde est tudo o que voc pode descobrir, viver e alcanar. Basta seguir em frente. Se voc olhar para trs, poder ver teus familiares e amigos dizendo siga em frente. Mas se no puderes ouvir isto, concentre-se em teus pensamentos, por que na verdade o que voc quer: Seguir em frente!Ento apenas mire o horizonte, mantenha teus passos bem firmes e voc atravessar o desfiladeiro, onde do outro lado haver um mundo, pessoas e uma vida que esperam, sinceramente, que voc siga em frente. Augusto Branco

O pensamento sistmico uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para perceb-lo, a abordagem sistmica lana seu olhar no somente para o indivduo isoladamente, considera tambm seu contexto e as relaes a estabelecidas. Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige tambm uma mudana de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivduo no o nico responsvel por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relaes que mantm este sintoma. Para exemplificar, possvel observar no funcionamento da famlia como um comportamento afeta e afetado pelo outro, ento se pode falar em co-participao e co-responsabilidade, ou seja, o sintoma que o indivduo apresenta resultante do material patognico da famlia, se esta no funciona de forma saudvel.

"O segredo de uma velhice agradvel consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solido." Gabriel Garca Marquez

"Na Natureza, a gua se purifica por infiltrao ou por evaporao. Infiltrando-se na terra, ela atravessa diversas camadas onde deixa os depsitos que carrega, e sai de novo purificada, potvel. Simbolicamente, esse o caminho que a maioria das pessoas segue: eles so constantemente comprimidos, esmagados pelos acontecimentos, e so justamente esses sofrimentos e essas fortssimas presses que eles tm de suportar que os purificam. O espiritualista, porm, procurar escolher o segundo mtodo: a evaporao. o sol a purificlo e no a terra. Assim como a gua evapora por efeito dos raios solares, quem se expe aos raios do sol espiritual se aquece e se eleva no ar simbolicamente falando. assim que ele se purifica, e nessa purificao, experimenta uma grande alegria. Depois, desce para irrigar as plantas, os animais e os homens." Omraam Mikhal Avanhov

SOLIDO Como suportar passar pela frustrao de sentir-se s, sem objetivos e conseqentemente com muito medo? Esse momento doloroso apesar da aparncia negativa pode ser bastante positivo para dar impulso ao eu interior e s respostas que precisa! S estaremos realmente tendo chances de entrar em contato com o que verdadeiramente importante em nossa vida, quem somos e o que nos sustenta, quando percebemos que nada no mundo externo pode nos sustentar de fato. Esses momentos podem chegar sem dor com a colaborao de nossa conscincia que se expande e deixa de atribuir ao externo, aos outros, o poder de sustentar nossa vida. Vemos a tudo e todos como companheiros de caminhada e no como muletas. Ou, essa busca pode vir com angstia, medo e sensao de solido, quando em meio dor, todas as nossas crenas so desafiadas, e no podemos contar com ningum para sustentar nossa angstia e nossa vida. Parece que o cho se abriu a nossos ps, e nos falta o apoio. Nesse momento de extrema sensao de solido, sentimos como se nada pudesse nos motivar ou tivesse importncia, consistncia ou objetivo. Essa a grande noite escura da alma! Se continuarmos a procurar no externo motivaes de vida ou a buscar nossa identidade na opinio dos outros, estaremos fadados ao insucesso e a muitas frustraes. Nosso olhar precisa se dirigir ao interno, busca de nossa base indestrutvel, e essa busca pode ter incio com muita curiosidade e prazer! Mas infelizmente, algumas pessoas precisam chegar a um ponto quase insuportvel de tenso para comearem a fazer esse caminho interior. E talvez por no conseguirem abandonar a viso e o mundo externo, essas pessoas acabem provocando que esse mesmo mundo ao qual se apegam as abandone primeiro. Talvez precisem se sentir descendo s profundezas de um poo escuro para terem que buscar suas respostas e sustento no eu interior. Mas seja qual for o motivo da descida, gosto de dizer que no "fundo do poo existe uma potente mola, e no, um ralo!" Existe no fundo do poo a mola que nos impulsiona para cima! s vezes, s mesmo chegando

ao fundo da piscina que encontramos apoio pra dar impulso e voltar superfcie! Talvez seja essa a sua hora de subir! Hora de dar a si mesmo esse impulso! Procure seu eu interno, sua verdade interior, sua alma, que quem tem as respostas corretas! Qual sua base indestrutvel? O que sente de verdade? Qual sua principal misso nessa vida? Quem voc realmente? Quais os seus anseios? Existe algo que s voc pode fazer nesse mundo e por isso nasceu, por isso est aqui e agora nesse planeta Terra. Busque e faa o que veio fazer, sem se importar com o que o externo ache a respeito! Ouse! Construa algo que tem em seu corao e ver o quanto o mundo precisava disso. Mas somente voc quem poderia fazer, pois somos seres nicos e a cada um de ns cabe uma parte dentro da grande obra de construo de um mundo melhor! Todas essas respostas esto dentro de voc! Perceba que na verdade voc j conhece essas respostas, mas apenas no ousou diz-las a si! No existe solido para quem encontrou a si mesmo!

"Se o vaga-lume aprendesse a ficar quietinho, aceso, satisfeito e amoroso durante a escurido das noites, no haveria quem no pensasse que era uma estrela..." Hermgenes

A verdade um espelho que caiu das mos de Deus e se quebrou. Cada um recolhe o pedao e diz que toda a verdade est naquele caco !

No se acostume com o que no o faz feliz, revolte-se quando julgar necessrio. Alague seu corao de esperanas, mas no deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, no se perca! Se o achar, segure-o! Fernando Pessoa

Programe sua vida A vida acontece na proporo em que voc programa seu crebro. Que software voc est usando? Se for o das mazelas, das impossibilidades, dificuldades e fracassos, vai continuar se lamuriando: "Por que no consigo, por que comigo no d, por que eu no posso?". Mas experimente usar um software de grandeza, de fora, de beleza, de sade, de sucesso. s voc se programar, principalmente porque o crebro burro e voc tem de aproveitar. Faz parte da energia do Universo a sincronicidade. O acreditar faz a diferena e o sincronismo da vida d conta do resto. Basta a pessoa traar com seu pensamento determinadas metas, que o Universo conspira a seu favor e logo as coisas comeam a se encaixar e a acontecer, surpreendendo at a prpria pessoa: "Meu Deus, deu tudo to certo!". Mas foi o esforo, a vibrao e a emoo que ela ps que detonaram a ao rumo ao feliz desfecho. A sincronicidade, encarada por muitos como um absurdo, enquanto para outros no passa de um acontecimento normal, um fato que ocorre de forma inquestionvel. O Universo mental. Tudo que mentalizamos acaba por acontecer. Nosso pensamento energia pura, que age em ns e tambm se espalha por todo o globo. Determinadas pessoas tm um poder maior de espalhar essa energia mental que pode ser acolhida por outra pessoa, esteja ela em qualquer parte do mundo. Basta apenas que ela tambm esteja com seu canal de comunicao aberto e receptivo para a informao. Mas preciso estar disponvel para esse tipo de acontecimento. E ter equilbrio entre seus corpos fsico, mental, espiritual e emocional. Percebi claramente, em mais de quatro dcadas de experincia profissional, a fora e a quantidade de acontecimentos coincidentes que s poderiam ser entendidos por esse extraordinrio fenmeno da sincronicidade. Quantas vezes pensamos em algum que no vemos h anos e cruzamos com ele logo depois? Isso to bvio que no me espanto mais quando deparo com coisas que descobri ou pensei no passado, por exemplo, e usei durante anos para atingir meus objetivos de trabalho, ipsis literis em algum livro. Da mesma maneira, os negativistas, aqueles que foram mais fortemente atingidos pelo trip da anulao, so incapazes de acreditar em si prprios e acabam criando um "se". Eles sempre esto certos de que nada pode ocorrer de maneira positiva em sua vida e lanam pensamentos de no-realizao e de impossibilidade merc desse sincronismo - assim, como um bumerangue, a vida traz de volta tudo o que se pensou. Por isso voc o que voc pensa. E a pea mais importante da vida o acreditar. Voc tem de fabricar o seu destino e no chorar o seu destino.

Por isso pense sempre positivo! Acredite sempre!!! E ser sempre o que voc pensa que : forte, decidido, vencedor, lutador e otimista; ou fraco, indeciso, medroso, perdedor, desanimado e pessimista. A vida est em suas mos. Depende apenas de voc. Seremos sempre to poderosos quanto pensarmos que podemos ser. Poucos conseguem criar essa esfera emotiva que os faz alavancar para a vida com esplndida convico de que podem fazer com ela tudo o que quiserem, e realmente so esses que acabam se destacando no cenrio mundial dos feitos inacreditveis, em todas as reas da atividade humana. importante que tenhamos ntidos e bem definidos todos os nossos ideais. E o sucesso vem como resultado da prtica do fazer. Temos de ter entusiasmo, otimismo e confiana em nosso caminho. O limite do alcanar est na mesma proporo do seu acreditar. Esse o cerne do Mtodo Nuno Cobra. Um valioso resgate de nossas razes, de nossas origens de vencedor, que somos desde o nascimento mas que a castradora sociedade teima em arrancar de ns. O pensamento ainda uma forma de comunicao mal estudada pela cincia e por isso o sincronismo da vida considerado "coisa mstica" por muita gente, alm de levado pouco a srio. Estamos todos sincronizados com o Universo, mas poucos desenvolvem esse fabuloso aparato dado ao homem justamente porque lhes falta o equilbrio. Por isso o meu mtodo se funda na premissa de que a vida conspira a nosso favor, embora, infelizmente, como fomos criados por uma sociedade anulante, acabamos conspirando contra ns mesmos. E vai sempre acontecer aquilo em que voc acreditar. Nuno cobra

H circunstncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifcios, isto , herosmo. Ningum tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento herico. Cada um de ns tem essa obrigao, no porque outros lho peam ou censurem se o no fizer, mas porque as prprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. A histria de todas as culturas est cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatstico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstncias "normais". Juan Luis Lorda

O Respeito O respeito um conceito relativo que, na maioria das pessoas, est diretamente relacionado aos valores pessoais de cada um. Tais valores so aprendidos na famlia, na escola, na sociedade ou nos programas de televiso como acontece com muitas crianas hoje em dia. O conceito de respeito adotado por cada um influencia diretamente os relacionamentos que esta pessoa tem consigo prpria e com o mundo sua volta. Aqueles que esto apegados rigidamente aos seus valores pessoais provavelmente entraro em conflito com outras pessoas que tenham valores diferentes e que tambm estejam rgidos em sua postura, criando assim um grande conflito interno em ambas as partes. Na relao pai e filho, os conflitos em relao ao tema respeito vm tona frequentemente. Alguns pais foram educados a acreditar que a obedincia sinnimo de respeito. Esse tipo de atitude constantemente observado tambm na relao mestre e discpulo, onde este se deixa guiar mentalmente, emocionalmente e at fisicamente pelo mestre em questo. s conflitos se iniciam quando o(a) filho(a) comeam a entrar em contato e incorporar outros valores pessoais vindos da escola, da sociedade e do convvio com outras pessoas. H uma outra forma de respeito que transcende os valores pessoais de cada um. Ele ocorre quando cada pessoa aceita o outro do jeito que . Esse tipo de respeito no uma obedincia, e sim uma aceitao da manifestao do outro e de sua existncia. um respeito que nivela todos ns como iguais e faz com que cada um se conecte com sua prpria fora. um respeito que coloca cada um no seu devido lugar e delimita as responsabilidades de cada um para com sua prpria vida. A pessoa que atingiu esta forma de respeito no quer mais mudar o outro, e sim confia naquilo que atua no outro. Autor: Saulo Nagamori Fong e Equipe

"Cara amarrada, queixumes e birras no tiram o sol de sua rbita. Mas tiram da rbita do corao espiritual a estabilidade emocional. Por isso, fundamental a manuteno da simplicidade, do bom humor e da serenidade nas posturas vitais. por a que o brilho

espiritual aumenta e dissolve o ego." o h lugar nos planos sutis para aqueles que portam trevas no corao."

O limite real de um homem termina quando comea a sua imaginao. Um homem no pode fazer o certo numa rea da vida, enquanto est ocupado em fazer o errado em outra. A vida um todo indivisvel. Mahatma Gandhi Para conhecermos os amigos necessrio passar pelo sucesso e pela desgraa. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraa, a qualidade. Confcio Uma paixo forte por qualquer objeto assegurar o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrar os meios. W. Hazlitt

Seguidores

Meus Grandes Amigos Mais do que seguidores, so migos, que com carinho e pacincia que tm em ler os meus posts, cada vez mais me incentivam a escrever e lembrar que existo. Giulio Romeo

Quem sou eu

Giulio Romeo Arquelogo, Pesquisador de Cincias Ocultas e Professor de Cincias da Religio. Visualizar meu perfil completo

E-MAILS gsoseternos@gmail.com giulio_romeo@hotmail.com

MEU BLOG DE REVELAES

"A metafsica foi sempre a busca para o significado. Como seres humanos, ns somos observadores no universo, mas nossas observaes visuais da realidade so limitadas realmente a nossos prprios arredores imediatos - e mesmo aquela que ns vemos em torno de ns de uma natureza ilusria, colorido por nossas opinies, cultura e experincias. O que ns vemos alm de nosso mundo, na rea vasta do cu acima de nossas cabeas, no h simplesmente. Ns estamos vendo as partculas claras que so milhes e bilhes de anos velhos. Definitivamente, a viso no tempo real".

O professor de histria faz uma pergunta em sala: Professor: Joo, quantas so as raas que existem no mundo? Joo: Ahhh, um monte professor... Professor: Errado, existe apenas uma raa, a raa humana. "Deus no criou raas, Deus criou vidas"

"No importa o que fizeram de mim, o que importa o que eu fao com o que fizeram de mim." "Ainda que fssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa prpria passividade seria uma forma de ao." "No fazemos o que queremos e, no entanto, somos responsveis pelo que somos: eis a verdade."

Jean-Paul Sartre

"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invs de esperar que algum lhe traga flores. Assim voc aprende que realmente pode suportar... que realmente forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que no se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que voc tem valor diante da vida".

"Trocar os sonhos por realidade, a paixo por resultados, mesmo xingando e esbravejando quando no se tem o resultado apropriado o mais adequado. E chorando quando se obtm vitrias e agradecendo a Deus por tudo e por conseguir a permisso de alinhar matria e esprito, divino e humilde. Quando se trabalha num projeto de vida, se trabalha para a eternidade. E quando precisamos refletir, o som que mais apropriado, sem duvida nenhuma : som do silncio . Giulio Romeo

"Se somos seres espirituais percorrendo um caminho humano, e no seres humanos que podem estar a transitar por um caminho espiritual, no que eu acredito intuitivamente, ento a vida no s uma jornada mas tambm uma peregrinao, uma busca"

Mudana de vida Ns seres humanos normais, sempre que nos deparamos com a necessidade de uma mudana na vida , sempre estamos resistentes e, caso voc entenda, ausentes. Sim, ausentes. Ns temos a pretenso de ficarmos ausentes na tentativa de rever nossas

coisinhas. Ausentes porque negamos a necessidade urgente.... Acontece que a vida nos prega as maiores peas, por isso ela maravilhosa. Quando a necessidade de mudana aparece, no adianta, o melhor a fazer refletir, elaborar, verificar. Empurrar com a barriga que no vai adiantar... Quando a mudana esta na ordem da afetividade, a sim, nos sentimos pegos. Porque ser que insistimos tanto num relacionamento que esta pra l de deteriorado? Acredito que ficamos refns das nossas falsas esperanas, sempre acreditando que algo vai mudar, algo vai acontecer. Iluso. O que ! Um relacionamento falido no vai mudar assim, magicamente. No se engane. Isso mesmo, no se engane, no fique ausente para voc mesmo. Tudo se torna mais simples quando no ficamos dbeis. Ouo muitas reclamaes a respeito do companheiro, porque o companheiro isso, o companheiro aquilo. Mas voc mesmo fazer uma mudana de vida, nada. As mudanas so necessrias, so na verdade NOSSA SALVAO! No tenha medo, no paralise. No fique ausente na sua vida! Walnei Arenque

"Se quiser contribuir para a construo de uma sociedade menos imagtica, ame algum. Voc naturalmente ser menos refm de sua viso e vai treinar muito mais os outros quatro sentidos. O mundo se expande e as imagens se empalidecem diante das belezas cheiradas, tocadas, degustadas e ouvidas"

Que a verdade deve ser dita em qualquer situao, no resta dvida. Mas a forma com que ela comunicada que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lanarmos no rosto de algum pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente ser aceita com facilidade.

Perguntaram ao Dalai Lama... "O que mais te surpreende na Humanidade?" E ele respondeu: "Os homens... Porque perdem a sade para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a sade. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por no viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

"Para conseguir viver bem nesse plano fsico, Temos que organizar os nossos sentidos, apurar os nossos sentimentos e interagir com a nossa inteligncia. Temos que usar a Sabedoria, a bondade e a percepo. No devemos matar ou anular os nossos objetivos. Devemos lutar sempre para alcanar os nossos ideais, mas nunca podemos esquecer, na vida s se tem uma meta : Felicidade. Giulio Romeo

Tudo quanto fazemos, na arte ou na vida, a cpia imperfeita do que pensmos em fazer. Desdiz no s da perfeio externa, seno da perfeio interna; falha no s regra do que deveria ser, seno regra do que julgvamos que poderia ser. Somos ocos no s por dentro, seno tambm por fora, prias da antecipao e da promessa. Fernando Pessoa

"Devemos ficar com os olhos bem abertos, porem como ningum jamais conseguiu, desprezando a falsa venerao, nos tempos que correm, acredito que se quisermos entender o mundo e a nossa vida, h que partir da seguinte premissa: todos somos cegos, semi-cegos ou pelo menos daltnicos. Vemos o que queremos ver. Sem que ningum nos force a usar culos, vemos tudo a meias, limitando-nos a certas zonas da realidade, escolhendo os nossos pedaos de mundo para vivermos mais sossegados, at acabarmos por acreditar literalmente que o

nosso pequeno mundo o verdadeiro mundo. Devemos reavaliar os nossos conceitos e mudar a nossa forma de ver a vida, dessa forma, sem dvida nenhuma, a vida tambm nos enxergar".

MEDO Medo, normalmente, conseqncia de pensamentos de impotncia diante do mundo. Atribumos uma fora e um poder imensos a uma situao e por isso nos sentimos pequenos e impotentes. Quanto mais pensamos dessa forma, mais perigoso se torna esse monstro imaginrio aos nossos olhos! Ao nos sentirmos fracos e impotentes dessa forma, tudo pode nos causar medo pois achamos que qualquer coisa ter mais poder que ns! Como o medo um sentimento que pode ser bastante irracional, pode no adiantar nada tentar apenas raciocinar sobre a prpria condio, pois por vezes a pessoa que se sente impotente, reconhece que seus medos so absurdos, sem fundamento lgico, porm isso no lhes serve de alvio quando diante do sentimento. Ento, o que funcionaria? O que funciona no apenas raciocinar, pensar a respeito dos medos e do poder que estamos atribuindo situao e sim, fazer exatamente o contrrio: Sentir, perceber e raciocinar a respeito do nosso poder! o poder pessoal que deve ser o foco de sua ateno, e no o medo! Se pensar a respeito do medo, ele estar l em sua mente! Mesmo que diga: "Isso no tem o poder que estou dando!"- voc estar tentando diminuir mentalmente o poder que atribuiu situao e pode ser em vo, caso continue sem ver o SEU poder! Quando digo poder pessoal, digo que voc s poder encontr-lo dentro de si, quando comear a retirar sua ateno e pensamentos do externo, do mundo, do "monstro", e passar a colocar sua ateno em si, no seu poder de escolha, em seu eu interno que quem tem a luz e o poder de clarear sua viso, mostrando a voc que nada, nada pode fazer qualquer mal real, a menos que voc mesmo permita que isso acontea. Voc quem permite que esse "monstro" tenha essa forma, pois se v como uma pequena formiguinha. Voc quem cria o mostro e a formiguinha! Ambos so projees e fantasias de sua mente! Pare de escolher ser uma formiguinha! Escolha ser um ser divino e poderoso em amor e proteo! O caminho at sua fora e real condio de poder precisa ser dirigido ao eu interior! Sei que essas palavras nesse momento, podem te parecer quase incompreensveis, pois voc ainda no conhece propriamente onde comea esse caminho ao eu interior, pois ainda teme o externo, o mundo, o monstro. Por isso, antes de mais nada, procure agora, nesse momento, DECIDIR que quer e vai encontrar essa fora que est em seu eu interior! Repita isso diversas vezes ao dia, pois os pensamentos negativos precisam ser combatidos, para que voc possa ter espao para contatar seu eu interno. Repita sempre: ESTOU EM CONTATO COM MINHA FORA INTERIOR! Repita isso quando algum pensamento negativo de medo e impotncia entrar em sua mente, e mesmo que no incio, voc duvide que possa achar essa fora, insista e diga: "Essa fora est em meu corao e se

nesse momento no a enxergo, ela me guiar e me proteger de qualquer forma e quando ela atuar, eu a reconhecerei imediatamente!" Lembre-se de que o problema no est no tamanho do monstro que voc criou, mas no tamanho da formiguinha que voc pensa ser! No olhe para o monstro, transforme a formiguinha!

TRIUNFO TUDO te ser dado, se souberes imaginar com clareza e constncia aquilo que desejas. Se no obtns o que pedes, porque no sabes pedir e nem sabes o que pedes. Aprende a cultivar uma imaginao positiva, para beneficio teu e de todas as criaturas. Grava em tua memria que a imaginao uma fora poderosa. RUNAS, fracassos, enfermidades e humilhaes que te aborrecem foram atrados por teus pensamentos negativos. Procura descobrir o lado bom de todas as coisas, em ti e em teus prprios inimigos! Segue avante! IRMAO! O temor, o dio, a vaidade, o orgulho, a inveja, o egosmo e a luxria, so pensamentos negativos, culpados da tua derrota. S digno de ti mesmo e repele-os para sempre, a fim de vencer na vida. UMA mente positiva s irradia amor, confiana, paz, segurana, sade, tolerncia, caridade, agrado, serenidade e abundncia. S isto vence na vida. Aprende a ser positivo e a felicidade vir ao teu encontro. NUNCA faas a outrem o que no desejas a ti prprio, porque, se verdade que podes pensar positiva e negativamente, tambm certo que o que desejares ao teu prximo recebers em dobro! FORMASTE no passado imagens negativas, que se materializaram e agora te perseguem. Pois

bem, a arte de destru-las est em cultivares unicamente bons pensamentos. Experimenta e vers! OS PENSAMENTOS bons modificam u tua sade, o teu ambiente e a tua vida. Se queres melhorar de sorte, melhora tambm os teus pensamentos, pensando unicamente no Bem! Arthur Riedel

Quando se deseja realmente conquistar um corao, preciso que antes j tenhamos conseguido conquistar o nosso, preciso que ele j tenha sido explorado nos mnimos detalhes, que j se tenha conseguido conhecer cada cantinho, entender cada espao preenchido e aceitar cada espao vago....e ento, quando finalmente esse corao for conquistado, quando tivermos nos apoderado dele, vai existir uma parte de algum que seguir conosco. Uma metade de algum que ser guiada por ns e o nosso corao passar a bater por conta desse outro corao. Eles sofrero altos e baixos sim, mas com certeza haver instantes, milhares de instantes de alegria. Bater descompassado muitas vezes e sabe por que? Faltar a metade dele que ainda no est junto de ns. At que um dia, cansado de estar dividido ao meio, esse corao chamar a sua outra parte e algum por vontade prpria, sem que precisemos roub-la ou furt-la nos entregar a metade que faltava. ... e assim que se rouba um corao, fcil no? Pois , ns s precisaremos roubar uma metade, a outra vir na nossa mo e ficar detectado um roubo ento! E s por isso que encontramos tantas pessoas pela vida a fora que dizem que nunca mais conseguiram amar algum... simples... porque elas no possuem mais corao, eles foram roubados, arrancados do seu peito, e somente com um grande amor ela ter um novo corao, afinal de contas, coraes so para serem divididos, e com certeza esse grande amor repartir o dele com voc. Luis Fernando Verssimo

O olho a lmpada do corpo. Se teu olho bom, todo o teu corpo se encher de luz. Mas se ele mau, todo teu corpo se encher de escurido. Se a luz que h em ti est apagada, imensa a escurido". Jesus Cristo

Prolas do Saber AJUDE Natureza! No destrua os bens que a na tureza coloca a seu dispor, para ajud-lo a progredir. Coopere com as rvores, por que elas cooperam com a su vi da, na purificao do ar que vo c respira. Colabore com a pureza das fontes, porque elas lhe fornecem gua para dessedentar seu corpo. Auxilie o solo a produzir, para que o po seja sempre farto na mesa de todos. Ajude Natureza! NO maltrate os animais! So tambm filhos de Deus e irmos nossos menores, que no adquiriram a faculdade do raciocnio abstrato. Mas so amigos que precisam de nossa ajuda e carinho. No lhes imponha trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate- os em suas enfermidades. Faa com essas criaturas de Deus, que dependem de voc, o mesmo que voc gosta de rece ber dos Anjos do Bem. Por que est guardando tan tas coisas inteis? Para que tanta coisa em seus armrios, quando seus irmos esto com os deles vazios? Distribua tudo aquilo que lhe no est servindo, para que sua alma no fique pesada demais, quando se afastar da terra. "O corao do homem est onde est seu tesouro. Se voc juntar muitas coisas inteis, a elas poder permaneer preso, sem conseguir alar vo para as regies bem-aventuradas.

POLICIE suas palavras. Evite termos imprprios e ane dotas pesadas. Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aque les que pensam da mesma for ma, e que passaro a formar o crculo comum em redor de ns. No ofenda com palavras baixas os anjos de Deus, que se afastaro de voc horrorizados. A boa educao se manifesta tambm atravs das palavras que partem de ns. DEUS est dentro de ns em todas as circunstncias da vida. Quer voc esteja praticando uma boa ao, quer esteja agin do errado, Deus est dentro de voc. Quer voc sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofri mento, Deus est dentro de voc. Procure no esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida: DEUS EST DENTRO DE VOC! DESENVOLVA a parte humana de seu ser. No viva apenas na parte ve getal ou animal, por meio do ins tinto. Desenvolva a parte humana de seu ser. Procure conhecer a Verdade de sua origem e de seu destino, utilizando seu pensamento para conhecer-se a si mesmo cada vez mais. Por menos cultura que voc possua, voc tem uma inteligncia, com capacidade para raciocinar e pensar. A cada um de ns compete uma tarefa especifica, na difuso lo bem. Erga-se, para trabalhar, por- que as tarefas so muitas e importantes, e poucos so os que tm conscincia delas. Ajude o mundo, para que o mundo possa ajud-lo. Estenda seus braos eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abenoados da felicidade e do amor. Carlos Torres Pastorino

LIES PARA VIVER "Se a desiluso atingir sua alma, devastando seus sonhos e ofuscando novas possibilidades. Pense na infinidade de caminhos que podem se abrir para voc em apenas um dia, uma hora, um minuto... Se a frustrao acariciar friamente sua face, fazendo voc cair diante dos obstculos, olhe para trs e veja o quanto voc j caminhou. E o quanto cresceu colhendo em cada trilha amigos sinceros,

amores, experincias inesquecveis... Se as palavras de insulto e humilhao agredirem a sua integridade, lembre-se de que elas so frutos putrefatos da maldade e da inveja. Vire-se e continue a caminhar sem dar ouvidos aos fracos de alma que as pronunciam: um dia eles entendero porque so completamente ss... Se a preocupao com os encargos do dia-a-dia tomar sua mente e enfraquecer o seu corpo. Despertando o nervosismo e o estresse, olhe o horizonte e tente descobrir as sadas Para os problemas ao invs de lamentar e achar que eles so piores do que realmente so... Se o vazio e a insegurana invadirem o seu peito, abra os braos, feche os olhos e repita para si mesmo: "eu posso voar..." Voc capaz de tudo desde que acredite em si mesmo. Saiba enxergar a felicidade nas pequenas coisas da vida, numa conversa com os amigos, na brincadeira com o cachorro, numa paquera em barzinho ou no jogo de damas com seu av... Rotina uma palavra que no existe, pois cada dia traz consigo pequenas surpresas e cada pequeno gesto guarda uma imensa felicidade... E depois de tudo isso, olhe para si mesmo e veja o quanto voc especial! Imagine o quanto pode fazer pelo mundo e pelas pessoas. Valorize as suas qualidades e tente corrigir seus defeitos (o que realmente difcil) e saiba o quanto privilegiado por poder caminhar, cair e aprender com os erros, por ser capaz de escrever uma histria nica, como nenhuma outra... Pense nisso! Ouse sonhar, pois os sonhadores vem o amanh. ouse fazer um desejo, Pois desejar abre caminhos para a esperana e ela o que nos mantm vivos. Ouse buscar as coisas que ningum mais pode ver, acredite na magia, pois a vida cheia dela, mas, acima de tudo, acredite em si mesmo... Porque dentro de voc reside toda a magia da esperana, do amor e dos sonhos de amanh."

OS SETE PASSOS PARA A SUPERAO DO CONTROLE DO EGO

Uma mensagem de Wayne W. Dyer Domingo 19 de Outubro de 2008

Aqui esto sete sugestes para ajud-lo a transcender os conceitos enraizados do orgulho. Foi escrito com o intuito de preveni-lo contra a falsa identificao com o ego orgulhoso. 1. Pare de se sentir ofendido. O comportamento de outras pessoas no motivo para se sentir imobilizado. Existe a ofensa apenas quando voc se enfraquece. Se procurar por situaes que o aborrea, as encontrar em cada esquina. o ego no controle convencendo voc que o mundo no deveria ser do jeito que . Mas possvel tornar-se um observador da vida e alinhar-se com o Esprito da Criao universal. No se alcana o poder da inteno sentindo-se ofendido. Procure erradicar, de todas as formas possveis, os horrores do mundo que emanam da identificao macia do ego, e esteja em paz. Assim como nos lembra o Curso em Milagres (Clique aqui para baixar): a paz est em Deus e voc que parte Dele s retorna ao lar em Sua paz. O Ser est em Deus e voc que parte Dele s retorna ao lar em Sua paz. Ficar ofendido cria o mesmo tipo de energia destrutiva que a princpio o feriu, e leva a agresso, ao contra-ataque e a guerra. 2. Abandone o querer vencer. O ego adora nos dividir entre ganhadores e perdedores. A busca pela vitria a forma infalvel de evitar o contato consciente com a inteno. Por qu? Porque basicamente impossvel vencer sempre. Algumas pessoas sero mais rpidas, mais sortudas, mais jovens, mais fortes e mais espertas que voc e acabar se sentindo insignificante e sem valor diante delas. Voc no se resume as suas conquistas e vitrias. Uma coisa gostar de competir e se divertir num mundo onde vencer tudo, mas no precisa ser assim em seus pensamentos. No h perdedores num mundo onde todos compartilham da mesma fonte de energia. S se pode

afirmar que, em determinado dia, sua atuao esteve num certo nvel comparada a outras. Mas cada dia diferente, com outros competidores e novas situaes a serem consideradas. Voc continua sendo a infinita presena num corpo que est a cada dia ou a cada dcada, mais velho. Pare com essa necessidade de vencer, no aceite o conceito de que o contrrio de vencer perder. Esse o medo do ego. Se seu corpo no est respondendo de forma vencedora, no importa, significa que voc no est se identificando unicamente com seu ego. Seja um observador, perceba e aprecie tudo sem a necessidade de ganhar um trofu. Esteja em paz e alinhe-se com a energia da inteno. De forma inusitada, as vitrias aparecero mais em seu caminho quanto menos as desej-las. 3. Abandone o querer estar certo. O ego a raiz de muitos conflitos e desavenas porque o impulsiona julgar as pessoas como erradas. Quando a pessoa hostil, houve uma desconexo com o poder da inteno. O Esprito de Criao generoso, amoroso e receptivo; e livre de raiva, ressentimento ou amargura. Cessar a necessidade de ter razo nas discusses e nos relacionamentos como dizer ao ego; o sou seu escravo. Quero me tornar generoso. Quero rejeitar a necessidade de ter razo. D a oportunidade de se sentir bem dizendo a outra pessoa que ela est certa, e agradea-a por lhe direcionar ao caminho da verdade. Ao deixar de querer ter razo, voc fortalece a conexo com o poder da inteno. Mas fique atento, pois o ego um combatente determinado. Tenho visto pessoas terminarem lindos relacionamentos por apego a necessidade de estarem certas. Preste ateno vontade controlada pelo ego. Quando estiver no meio de uma discusso, pergunte a si mesmo; Quero estar certo ou ser feliz? o optar por ser feliz, amoroso e predisposto espiritualmente, a conexo com a inteno se fortalecer. Esses momentos expandem novas conexes com o poder da inteno. A Fonte universal comear a colaborar com voc para uma vida criativa ao qual foi predestinado a viver. 4. Abandone o querer ser superior. A verdadeira nobreza no uma questo de ser melhor que os outros. uma questo de ser melhor ao que voc era. Concentre-se em seu crescimento, consciente de que ningum neste planeta melhor que ningum. Todos ns emanamos da mesma fora de vida criadora. Todos temos a misso de realizar nossa pretendida essncia, tudo que precisamos para cumprir nosso destino est ao nosso alcance. Mas nada possvel quando nos sentimos superiores aos outros. um velho ditado e, todavia, verdadeiro: somos todos iguais aos olhos de Deus. Abandone a necessidade de sentir-se superior, perceba a expanso de Deus em cada um. No julgue as pessoas pelas aparncias, conquistas, posses e outros ndices do ego. Ao projetar sentimentos de superioridade retorna a voc sentimentos de ressentimentos e at hostilidade. Esses sentimentos so veculos que os levam para longe da inteno. O Curso em Milagres aborda essa necessidade de se sentir especial e superior. A distino sempre leva a comparaes. Baseia-se na falta vista no outro, e se mantm pela procura e ostentao das falhas percebidas. 5. Deixe de querer ter mais.

mantra do ego mais. Ele nunca est satisfeito. o importa o quanto conquistou ou conseguiu, o ego insiste que ainda no o suficiente. Ele pe voc num estado perptuo de busca e elimina a possibilidade de chegada. Na realidade, voc j est l e a forma que opta para usar esse momento presente da vida uma escolha. Ao cessar essa necessidade por mais, as coisas que mais deseja comeam a chegar at voc. Sem o apego da posse, fica mais fcil compartilhar com os outros. Voc percebe o pouco que precisa para estar satisfeito e em paz. A Fonte universal feliz nela mesma, expande-se e cria vida nova constantemente. Nunca obstrui suas criaes por razes egostas. Cria e deixa ir. Ao cessar a necessidade do ego de ter mais, voc se unifica com a Fonte. Como um apreciador de tudo que aparece, aprende a lio poderosa de So Francisco de ssis: dando que se recebe. o permitir que a abundncia lhe banhe, voc se alinha com a Fonte e deixa essa energia fluir. 6. Abandone a idia de voc baseado em seus feitos. um conceito difcil quando se acredita que a pessoa o que ela realiza. Deus compe todas as msicas. Deus constri todos os prdios. Deus a fonte de todas as realizaes. Posso ouvir os egos protestando em alto e bom som. Mas, v se afinizando com essa idia. Tudo emana da Fonte! Voc e a Fonte so um s! Voc no esse corpo ou os seus feitos. Voc um observador. Veja tudo ao seu redor e seja grato pelas habilidades acumuladas. Todo crdito pertence ao poder da inteno, o qual lhe fez existir e do qual voc uma parte materializada. Quanto menos atribuir a si mesmo suas realizaes, mais conectado estar com as sete faces da inteno, mais livre ser para realizar e muito aparecer em seu caminho. Quando nos apegamos s realizaes e acreditamos que as conseguimos sozinhos abandonamos a paz e a gratido Fonte. 7. Deixe sua reputao de lado. Sua reputao no est localizada em voc. Ela reside na mente dos outros. Voc no tem controle algum sobre isso. Ao falar para 30 pessoas, ter 30 imagens. Conectar-se com a inteno significa ouvir o corao e direcionar sua vida baseado no que a voz interior lhe diz. Esse o seu propsito aqui. Ao preocupar-se demasiadamente em como est sendo visto pelos outros, mostra que seu eu est desconectado com a inteno e est sendo guiando pelas opinies alheias. o seu ego no controle. uma iluso que se levanta entre voc e o poder da inteno. No h nada a fazer, a no ser que voc se desconecte da fonte de poder convencido de que seu propsito provar o quo poderoso e superior , desperdiando sua energia na tentativa de obter uma reputao maior entre outros egos. Faa o que fizer, guie-se sempre pela voz interior conectada e seja grato Fonte. Atenha-se ao propsito, desapegue-se dos resultados e assuma a responsabilidade do que reside dentro de voc: seu carter. Deixe os outros discutirem sobre a sua reputao, isso no interessa. Ou como o ttulo de um livro diz: O que voc pensa no me diz respeito!

2008 Direitos Autorais Dr. Wayne W Dyer http://www.luzdegaia.org/aajuda/itextos/sete_ego.htm

Uma alma imortal

imos que, segundo Plato, a realidade est dividida em duas partes. Uma parte o mundo sens vel - de que s podemos atingir um conhecimento impreciso e imperfeito, e onde usamos os nossos cinco (imprecisos e imperfeitos>) sentidos. A caracterstica do mundo dos sentidos que "tudo flui" e consequentemente nada possui estabilidade. Nada no mundo dos sentidos, existe apenas um conjunto de coisas que nascem e perecem. A outra parte o mundo das ideias - de que podemos alcanar um saber certo usando a razo. Este mundo das ideias no pode ser conhecido atravs dos sentidos. Em compensao, as ideias (ou formas>) so eternas e imutveis. Consequentemente, para Plato, o homem tambm um ser dividido em duas partes. Temos um corpo que "flui". Ele est indissoluvelmente ligado ao mundo sensvel e sofre o mesmo destino que o sensvel (por exemplo, uma bola de sabo>). Todos os nossos sentidos esto ligados ao corpo e so de pouca confiana. Mas ns possu mos tambm uma alma imortal - ela a sede da razo. Uma vez que a alma no material, pode observar o mundo das ideias. Bem, j disse quase tudo. Mas h mais, Sofia: H MAIS! Para Plato, a alma j existia antes de se ter estabelecido no nosso corpo: antigamente, a alma estava no mundo das ideias. (Estava junto s formas dos biscoitos em cima do armrio>). Mas logo que a alma acorda num corpo humano, esquece-se das ideias perfeitas. Inicia-se ento um processo espantoso: quando o homem se apercebe das formas na natureza, emerge

progressivamente na alma uma vaga recordao. O homem v um cavalo - mas um cavalo imperfeito (sim, um cavalo em biscoito!>), e isso o suficiente para despertar na alma uma recordao vaga do cavalo perfeito que a alma viu outrora no mundo das ideias. Com isto, surge igualmente uma saudade, um desejo da verdadeira sede da alma. Plato chamava a este desejo Eros - ou seja amor. A alma sente, portanto, um "desejo amoroso" da sua verdadeira origem. A partir da, v o corpo e tudo o que sensvel como imperfeito e insignificante. A alma deseja voar "de volta" ao mundo das ideias nas asas do amor. Desejaria ser libertada da priso do corpo. Devo sublinhar que Plato descreve aqui o percurso ideal. Com efeito, nem todos os homens permitem que a sua alma inicie a viagem de regresso ao mundo das ideias. A maior parte dos homens fixa-se nos "reflexos" das ideias no mundo sensvel. Vem um cavalo - e outro. Mas no vem aquilo de que todos os cavalos so apenas uma cpia. (Entram de rompante na cozinha e atiram-se aos biscoitos sem perguntar de onde que vm>). Plato descreve o percurso dos filsofos. Podemos ler a sua filosofia como descrio da atividade de um filsofo. Quando vs uma sombra, Sofia, pensas tambm que h algo que est a fazer sombra. Vs a sombra de um animal. Talvez seja um cavalo, pensas tu, mas no consegues ter a certeza absoluta. Ento, voltas-te e vs o verdadeiro animal - que obviamente de longe mais bonito e ntido nos contornos do que a sua inconstante sombra. POR ISSO, SEGUNDO PLATO, TODOS OS FENMENOS DA NATUREZA SO MERAS SOMBRAS DAS FORMAS OU IDEIAS ETERNAS. Porm, a maioria das pessoas est satisfeita com a sua vida entre as sombras. No pensam que h algo que provoca as sombras. Acham que as sombras so tudo o que existe - e por isso no tomam as sombras como sombras. Deste modo, esquecem tambm a imortalidade das suas almas. Plato conta uma alegoria que ilustra precisamente esta reflexo. Denominamo-la a alegoria da caverna. Vou cont-la com as minhas prprias palavras. Imagina homens que vivem numa caverna subterrnea. Esto virados de costas para a entrada, presos com correntes, pelas mos e pelos ps; por isso s podem olhar para a parede da caverna. Por detrs deles h um muro alto, e atrs desse muro passam por sua vez vultos humanos que levam diversos objectos por cima do muro. Uma vez que atrs desses objectos arde uma fogueira, eles provocam sombras trmulas na parede da caverna. A nica coisa que os homens da caverna podem ver portanto este "teatro de sombras". Esto ali desde que nasceram e para eles as sombras so tudo o que existe. Imagina agora que um destes habitantes da caverna consegue libertar-se da priso. Primeiro, questiona-se de onde que vm estas imagens na parede da caverna. O que que achas que sucede quando ele se volta para as figuras que so levadas por cima do muro? De incio, fica ofuscado pela luz brilhante. A viso dos objectos com contorno ntido ofusca-o - at ento, ele vira apenas as suas sombras. Se pudesse subir pelo muro e passar o fogo at sair para fora da caverna, ficaria ainda mais encandeado. Mas depois de ter esfregado os olhos veria tambm como tudo belo. Pela primeira vez, veria cores e contornos ntidos. Veria animais e flores verdadeiros - dos quais as figuras na caverna eram cpias. Mas nesse momento, perguntar-se-

ia de onde que os animais e as plantas vm. V o sol no cu e compreende que o sol d vida s flores e aos animais na natureza, da mesma forma que o fogo da caverna fazia com que ele pudesse ver as sombras. O feliz habitante da caverna poderia sair a correr para a natureza e alegrar-se com a sua liberdade recm adquirida. Mas ele pensa em todos aqueles que ainda esto na caverna. Por isso, regressa. Logo que chega l, tenta explicar aos outros habitantes da caverna que as sombras na parede so apenas cpias trmulas de coisas verdadeiras, mas ningum acredita nele. Eles apontam para a parede da caverna e afirmam que o que a vem tudo o que existe. Por fim, matam-no. Aquilo que Plato descreve na alegoria da caverna o percurso do filsofo, desde as opinies confusas at s ideias reais por detrs da natureza. Pensa tambm em Scrates, que os "habitantes da caverna" assassinaram por destruir as opinies habituais e por lhes querer mostrar o caminho para o verdadeiro conhecimento. Desta forma, a alegoria da caverna torna-se uma imagem da coragem e da responsabilidade pedaggica do filsofo. Para Plato, a relao entre a escurido da caverna e a natureza l fora corresponde relao entre os objectos da natureza e o mundo das ideias. Ele no queria dizer que a natureza era escura e triste, mas que ela escura e triste em comparao com a claridade das ideias.

www.acasadoaprendiz.com.br

CDIGO DE PURIFICAO

Antes de podermos nos curar, necessitamos primeiro de sermos verdadeiros conosco. A energia da purificao ira ajud-lo a se perdoar por ter feito escolhas que no entendeu completamente nesse momento. A partir do momento em que esteja liberto de

arrependimentos ou de pena de si prprio, pode comear a curar-se, e de seguida ir automaticamente curar todos sua volta com amor radiante e incondicional. Purifique-se! A tenso no mundo est a aumentar. Leia um jornal qualquer, assista s notcias na televiso, noite, e o que vemos, se olharmos com ateno, um mundo em transio. A distncia entre a luz e as trevas est a aumentar rapidamente no mundo. No gostaramos ns de estar rodeados pela luz e o amor? medida que a Terra se est a purificar com gua, vento e chuva, tambm ns necessitamos de nos purificar para nos prepararmos para a nossa prpria transio individual. medida que a Terra se magoa, tambm ns precisamos perceber que talvez possamos sentir dor se tivermos a audcia de iniciar este processo de purificao. Livre-se de velhos hbitos, autodenominados programas, que corremos no nosso dia-a-dia sem nos apercebermos disso. Uma forma poderosa de o fazer usando a Geometria Sagrada. A cincia j provou muito tempo que os nossos corpos so sistemas geometricamente desenhados. O nosso subconsciente reconhece os smbolos complexos da Geometria Sagrada que tm sido usados desde tempos imemoriais. Apesar das nossas mentes conscientes no os entenderem, e mesmo ach-los estranhos, a Geometria Sagrada tem um efeito poderoso no nosso estado mental e tambm no nosso corpo fsico. Este cdigo, chamado de Purificao, foi publicado com o nico propsito de ajudar as pessoas com esta purificao. No tem direitos de autor! Por isso copie-o! Use-o como ambiente de trabalho no seu computador. Envie-o para o maior nmero possvel de pessoas que conseguir (no ganha crditos extra por isso, nem desejos realizados, faa-o simplesmente) Descarregue o ficheiro de alta resoluo e use-o para brochuras, pastas, flyers, nas suas promoes, tudo em que possa pensar. Imprima-o e pendure-o na sua parede. Nenhuma empresa ou organizao ir beneficiar com isto, apenas todo o indivduo que olhe para a Geometria Sagrada. Espalhe a Purificao por todo o mundo, incondicionalmente. Ambiente de trabalho holograma Purificao Clique Aqui com o boto direito do mouse para baixar a imagem purificao em diversas resoluo para ser utilizado na rea de trabalho do seu pc http://www.share-purification.com/purification/port.htm

A LEI DA DDIVA

A segunda lei espiritual do sucesso a Lei da Ddiva. A Esta - lei tambm se podia chamar A Lei de Dar e Receber, pois o universo opera atravs da troca dinmica. Nada esttico. O nosso corpo mantm-se em troca Constante e dinmica com o corpo do universo; o nosso esprito mantm uma interao dinmica com o esprito do cosmos; a nossa energia constitui uma expresso da energia csmica. O fluxo da vida constitui apenas a interao harmoniosa de todos os elementos e foras que estruturam o Campo da existncia. Essa interao harmoniosa de elementos e foras da vida funciona como a Lei da Ddiva. COMO o nosso corpo, o nosso esprito e o universo vivem da troca constante e dinmica, fazer parar a circulao da energia como parar o fluxo do sangue. Quando o sangue deixa de fluir, comea a formar grumos, a coagular, a estagnar. Por isso se deve dar e receber, para que a riqueza e a prosperidade - ou tudo aquilo que quiser continuem a circular nas nossas vidas. A prosperidade provm da afluncia, palavra cuja raiz affluere, significa fluir para. termo afluncia significa fluir com abundncia. dinheiro constitui de fato um s mbolo da energia vital que trocamos e da energia vital que utilizamos como resultado dos servios que prestamos ao universo. termo ingls currency, aplicado ao dinheiro em circulao revela bem a natureza fluente da energia. palavra currency vem da palavra latina currere, que significa orrer ou fluir. Portanto, se pararmos a circulao do dinheiro, se a nossa nica inteno for guardar e acumular dinheiro, tambm faremos com que ele deixe de voltar a circular nas nossas vidas, j que o dinheiro constitui energia vital. Para que essa energia continue a chegar at ns, temos de a manter em circulao. Como um rio, o dinheiro deve fluir, seno comea a estagnar, a parar, a sufocar e estrangular a sua prpria fora vital. A circulao mantm-o vivo. Todas as relaes implicam dar e receber. O dar engendra o receber e o receber engendra o dar. Aquilo que sobe tambm desce; aquilo que vai tambm volta. Na realidade, receber representa a mesma coisa que dar, pois dar e receber constituem diferentes aspectos do fluxo de energia do universo. E se pararmos qualquer destes fluxos, estamos a interferir com a inteligncia da natureza. Em cada semente encontra-se a promessa de milhares de florestas. Mas a semente no deve ser guardada; deve fazer oferta da sua inteligncia ao solo frtil. Atravs da ddiva, a sua energia oculta flui para a manifestao material. Quanto mais der, mais receber, porque assim a abundncia do universo continuar a circular na sua vida. Na verdade, tudo o que na

vida tem valor multiplica-se quando se d. Aquilo que no se multiplica atravs da ddiva no merece ser dado nem recebido. Se, no ato de dar, sentir que perdeu alguma coisa, a ddiva no foi feita com sinceridade e nada se multiplicar. Se der de m vontade, no haver nenhuma energia nessa ddiva. A inteno que se encontra por de trs do ato de dar e receber o mais importante. A inteno deve ser sempre para gerar alegria para quem d e para quem recebe, para que a felicidade constitua o apoio e o suporte da vida E portanto gera o progresso. O retorno diretamente proporcional ddiva, se esta for incondicional e feita com amor. Por isso o ato de dar tem de ser feito com alegria. preciso que o seu estado de esprito seja de alegria no prprio ato de dar. Assim a energia que se encontra por de trs da ddiva multiplica-se muitas vezes. Na verdade, a prtica da Lei da Ddiva muito simples: se quer alegria, d alegria aos outros; se quer amor, aprenda a dar amor; se quer ateno e apreo, aprenda a dar ateno e apreo; se quer prosperidade material, ajude os outros a tornarem-se prsperos no aspecto material. O modo mais fcil para obter aquilo que queremos de fato ajudar os outros a obterem aquilo que querem. Este princpio aplica-se da mesma forma a indivduos, corporaes, sociedades e naes. Se quiser que a vida o abenoe com todas as coisas boas, aprenda a abenoar os outros, em silncio, com todas as coisas boas da vida. At a idia de dar, a idia de abenoar, ou uma simples orao tm o poder de afetar os outros. Isto acontece porque o nosso corpo, reduzido ao seu estado essencial constitui um feixe localizado de energia e informao implica energia, que se manifestam sob a forma de pensamento. Portanto, somos feixes de pensamento num universo pensante. E o pensamento possui o poder de transformar. A vida consiste na eterna dana da conscincia, que se exprime pela troca dinmica de impulsos de inteligncia entre o microcosmo e o macrocosmo, entre o corpo humano e o corpo universal, entre o esprito humano e o esprito csmico. Quando aprendemos a dar aquilo que desejamos para ns, ativamos e coreografamos a dana, atravs do movimento delicado, enrgico e vital, que constitui a eterna vibrao da vida. O melhor meio para pr em prtica a Lei da Ddiva dar incio a todo o processo de circulao, que consiste em tornar a deciso de dar qualquer coisa a cada pessoa com quem contatamos. No tem de ser sob a forma de coisas materiais; pode ser uma flor, um cumprimento, uma orao, Na verdade, as mais poderosas formas de dar no so Materiais. O carinho, a ateno, o afeto, o apreo e o amor constituem algumas das mais preciosas ddivas que se podem oferecer e no custam nada. Quando encontrar algum pode, em silncio, fazer recair uma bno sobre essa pessoa, desejando-lhe felicidade, alegria e prazer. Este tipo de ddiva silenciosa revela-se muito poderoso. Uma das coisas que me ensinaram em criana, e que eu depois tambm ensinei aos meus filhos, foi o nunca ir a casa de ningum sem levar qualquer coisa. Nunca visitar ningum sem levar uma oferta. Pode perguntar: omo posso dar alguma coisa aos outros em certas alturas, se no tenho o suficiente para mim? Pode, leve uma flor. Pode levar um bilhete ou um postal que diga qualquer coisa acerca dos seus sentimentos pela pessoa que est a visitar. Pode fazer um cumprimento ou uma orao. Tome a deciso de dar, para onde quer que v, ou quem quer que v visitar. Na medida em que der, tambm receber. Quanto mais der, maior ser a sua fiana nos efeitos miraculosos desta lei. E quanto mais receber, mais aumentar a sua capacidade para dar. A nossa verdadeira natureza consiste na prosperidade e na abundncia; somos naturalmente prsperos, porque a natureza prov todas as necessidades e desejos. No nos falta nada, porque a nossa natureza se baseia na potencialidade pura e nas possibilidades infinitas. Portanto, aceitemos a prosperidade como inerente nossa natureza, independentemente de termos pouco ou muito dinheiro, pois o

campo da potencialidade pura constitui a fonte de toda a riqueza. a conscincia que sabe como realizar todas as necessidades, incluindo alegria, amor, prazer, paz, harmonia e sabedoria. Se procurar primeiro estas coisas, no s para si, mas tambm para os outros, tudo o resto lhe chegar espontaneamente.

O TERRVEL CUSTO DE NO PERDOAR

pessoa que mais precisamos perdoar S MESM S, por que S M S NOS QUE ES LHEM S PE MITI QUE UT S S M HUQUEM. o perdoar visto como um dos mais severos e limitadores problemas da experincia humana. Existem custos inevitveis para nos que estamos presos no no perdoar. Todos estes custos esto em operao, continuamente, em cada no perdoar no importa se nos o reconheamos conscientemente ou no. Estas conseqncias acontecem com todos, toda vez que somos apanhados por alguma situao que no resolvemos e no perdoamos. Todos nos pagamos este alto custo nas nossas vidas repetidas vezes. Nos provavelmente ainda pagamos em muitas reas da nos psique e do nosso esprito que precisam de cura. Considere estas como conseqncias do julgamento, da critica e do no perdo. 1. Ns continuamos a sentir a dor psicolgica da ofensa recebida. 2. Ns bloqueamos uma comunicao saudvel e a potencial reconciliao com o ofensor. 3. Ns recebemos ofensas similares por outros que lembram-nos o ofensor. 4. Ns atramos situaes similares, pessoas e insultos para nos. 5. Ns entregamos o nosso poder pessoal para outros determinarem como nos sentimos e respondemos(de fato, nos reagimos) em situaes similares. 6. Nos ns rendemos incapazes de realmente, conhecer e aprender a verdade sobre o evento que danificou o relacionamento. 7. Ns adicionamos negatividade txica nos relacionamento presentes. 8. Nos isolamos/prevenimos/evitamos/limitamos ns mesmos de termos novos relacionamentos, mais saudveis e mais satisfatrios. 9. Nos tornamos vulnerveis, maliciosos, ressentidos e amargos. 10. Nos desrespeitamos, destrumos e depreciamos a nos mesmos em nveis profundos da nossa mente. 11. Nos bloqueamos espiritualmente de receber ajuda e cura do Fonte Superior. 12. Nosso esprito e alma contraem (paralisam) mais e mais. Certamente muito mais pode ser adicionado a esta lista. Ainda muitos de ns tem algumas destas atitudes queimando no fundo de nossas mentes subconscientes. Tomando uma atitude de superioridade com a inteno de causar mal ou perda para algum,

incluindo a si prprio, um problema espiritual maior, bem como psicolgico. Considere isto. Quando eu assumo uma posio julgadora, critica, punitiva, vingativa ou de rejeio contra algum, incluindo a mim mesmo, o que eu estou fazendo espiritualmente ? Bem eu estou brincando de Deus ! Eu estou me colocando como juiz, jri e executor. Eu estou, conseqentemente, violando o Primeiro Mandamento! Isto significa que Deus no pode sequer me ajudar com o meu dilema de No Perdoar. Eu estou por conta prpria com meu sofrimento e o terrvel custo do meu prprio no perdoar. Se voc olhar para esta violao da perspectiva religiosa ou filosfica, ou no, ela ainda ferve fazendo-me o centro do poder e o centro do universo. Esta uma posio muito perigosa para estar por que nenhum de nos tem este poder ou autoridade em nos. Isto reservado para nosso Poder Superior. Logo, esta uma batalha perdida para nos com todos os custos descritos acima. O maravilhoso pagamento de trabalhar o no perdoar que voc pode erradicar todo o terrvel custo !! Perdoar todos e desfrutar as benes da nova e maravilhosa liberdade que voc tem ! http://www.besetfreefast.com

DEZ DICAS PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL Remez Sasson O crescimento espiritual o processo do despertar interior, tornando-se consciente de nosso ser interior. Isto significa a elevao da conscincia alm da existncia comum, e o despertar para algumas verdades Universais. Significa ir alm da mente e do ego e compreender quem realmente voc . O crescimento espiritual um processo de desprendimento de nossas concepes, pensamentos, crenas e idias errneas, tornando-nos mais e mais conscientes de nosso ser interior. Este processo revela o esprito interior que est sempre presente, mas oculto alm da personalidade-ego. O crescimento espiritual de grande importncia para todos, no somente para as pessoas que buscam a iluminao espiritual e escolhem viver em locais distantes ou isolados. O crescimento espiritual a base para uma vida melhor e mais harmoniosa para todos, livre de tenso, medo e ansiedade. Ao descobrirmos quem ns realmente somos, ns temos uma abordagem diferente da vida. Ns aprendemos a no permitir que as circunstncias externas influenciem o nosso ser interior e o estado da mente. Ns manifestamos serenidade e desprendimento, e desenvolvemos poder e fora interior, os quais so ferramentas muitos teis e importantes. O crescimento espiritual no um meio para escapar das responsabilidades, com comportamentos estranhos e sendo uma pessoa no prtica. um mtodo de evoluir e se tornar uma pessoa mais forte, mais feliz e mais responsvel. Vocs podem percorrer o caminho do crescimento espiritual, e ao mesmo tempo, viver o mesmo tipo de vida como

todos os outros. Vocs no tm que ter uma vida reclusa, em algum lugar distante. Vocs podem criar uma famlia, trabalhar ou dirigir um negcio, e ainda, ao mesmo tempo, se engajarem em prticas que levem ao crescimento interior. Uma vida equilibrada requer que cuidemos no somente das necessidades do corpo, sentimentos e mente, mas tambm do esprito, e este o papel do crescimento espiritual. Dez dicas para o crescimento espiritual: 1 - Leia livros espirituais e edificantes. Pense no que l, e descubra como voc pode usar a informao em sua vida. 2 - Medite, por pelo menos 15 minutos todos os dias. Se no souber como meditar, fcil encontrar livros, websites ou professores que podem lhe ensinar a meditao. 3 - Aprenda a acalmar a sua mente atravs de exerccios de concentrao e da meditao. 4 Reconhea o fato de que voc um esprito com um corpo fsico, no um corpo fsico com um esprito. Se puder realmente aceitar esta idia, isto mudar a sua atitude em relao a muitas coisas em sua vida. 5 Olhe freqentemente para si mesmo e para a sua mente, e tente descobrir o que que o torna consciente e vivo. 6 Pense positivo. Se voc estiver pensando de modo negativo, imediatamente mude para o pensamento positivo. Esteja no controle do que entra em sua mente. Abra a porta para o positivo e a feche para o negativo. 7 Desenvolva o hbito da felicidade, olhando sempre o lado bom da vida e se esforando para ser feliz. A felicidade vem do interior. No permita que as suas circunstncias externas decidam a sua felicidade por voc. 8 Exercite freqentemente a sua fora de vontade e a sua capacidade de tomar decises. Isto o fortalece e lhe d o controle sobre a sua mente. 9 Agradea ao Universo por tudo o que voc recebe. 10- Desenvolva a tolerncia, a pacincia, o tato e a considerao pelos outros. O crescimento espiritual o direito nato de todos. a chave para uma vida de felicidade e de paz de esprito, e da manifestao do enorme poder do esprito interior. Este esprito est igualmente presente na pessoa mais materialista e na pessoa mais espiritualizada. O nvel da manifestao da espiritualidade depende de quanto o esprito interior est prximo superfcie e de quanto ele est oculto pelos pensamentos, crenas e hbitos negativos. Regina Drumond reginamadrumond@yahoo.com.br

APRENDENDO A GOSTAR DE SI MESMO Amar a ns mesmos parece simples, mas s vezes muito difcil. Eu gostaria de ensinar algumas maneiras que descobri para aprendermos a nos amar melhor. E quero insistir carinhosamente para que vocs as pratiquem sempre, porque as mudanas que elas podem proporcionar so impressionantes. O amor respeitoso, generoso, solidrio e cheio de compaixo. Quem ama a si mesmo entra em sintonia com o universo no que ele tem de melhor, e tudo flui em sua vida. "A Bblia diz: Ama a teu prximo como a ti mesmo. Por mais simples e clara que esta afirmao possa parecer, levei muito tempo para me dar conta do que significa "amar a si mesmo" e para saber que se no amarmos e respeitarmos a ns mesmos seremos incapazes de qualquer amor verdadeiro pelos outros. Alguns talvez digam que amar a si mesmo vaidade, egosmo e arrogncia. Talvez seja por isso que esse amor por ns mesmos no despertado e estimulado em ns desde pequenos. Pelo contrrio, somos formados para atender o desejo alheio, a expectativa dos pais, as exigncias dos professores, as ordens dos adultos. Lutamos desesperadamente para atender o desejo dos outros, achando que assim seremos amados por eles. E nesse esforo perdemos de vista o incrvel milagre que cada um de ns como centelha divina e esplndida expresso da vida. As atitudes de vaidade, egosmo ou arrogncia no revelam amor por ns mesmos. Revelam medo, insegurana, necessidade de afirmao. Essas atitudes so disfarces, so escudos para ocultar as carncias que incomodam e fazem sofrer. Pense nisso sempre que uma pessoa arrogante intimidar ou procurar diminuir voc. O amor respeitoso, generoso, solidrio e cheio de compaixo. Quem ama a si mesmo entra em sintonia com o universo no que ele tem de melhor, e tudo flui em sua vida.

Como que amamos um filho querido para que ele cresa e se desenvolva dentro de suas caractersticas prprias? procurando conhec-lo tal como ele , e no como gostaramos que ele fosse. acolhendo suas necessidades e estimulando suas capacidades. ajudando-o a superar suas dificuldades e colocando limites para que ele se d conta dos direitos dos outros. tendo para ele um olhar de amor que reconhece, respeita, valoriza, levando-o a descobrir a pessoa nica e especial que ele . Levando-o a amar a si mesmo. Por que ento no fazemos o mesmo conosco? Somos adultos, est na hora de cuidarmos de ns como o faramos com um filho querido. Est na hora de aprender a amar a ns mesmos. Louise Hay

O dinamismo do cosmos

O universo constitudo de uma energia dinmica, uma energia que pode nos sustentar. Contudo, fomos desligados da fonte maior dessa energia, nos isolamos dela, e por isso nos sentimos fracos, inseguros e carentes. Diante desse dficit, ns sempre procuramos intensificar nossa energia pessoal da nica maneira que conhecemos: buscando rouba-la psicologicamente de outros; uma competio inconsciente que a base de todo conflito humano no mundo. De vez em quando, outra pessoa quer voluntariamente que a gente defina a situao dela para ela, nos dando sua energia diretamente, nos fazendo sentir fortalecidos, mas em geral isso no dura. A maioria das pessoas no bastante forte para continuar dando energia. Por isso que a maior parte dos relacionamentos acaba virando disputa pelo poder. Os seres humanos ligam as energias e depois lutam para decidir quem vai control-las. Assim que ns compreendemos essa luta, comeamos imediatamente a transcender esse conflito e nos livramos da disputa por simples energia humana, percebendo que podemos receber nossa energia de outra fonte: da Conscincia Csmica.

Ao nos ligarmos a uma fonte humana para obter nossa energia masculina ou feminina, bloqueamos o fornecimento espiritual. Depois de fecharmos o crculo por ns mesmos, estabilizando nosso canal com o Universo, podemos nos ligar amorosamente a outra pessoa num relacionamento mais elevado. Para um nmero cada vez maior de seres humanos a fonte Csmica est se tornando comprovadamente real , porque esses indivduos experimentam clares e vislumbres desse estado mental no decorrer de suas vidas, sendo essa experincia a chave para o fim do conflito humano. Quando temos a oportunidade de ver brevemente a magnitude da energia que poderamos obter, mas, que no conseguimos mante-la por muito tempo, isso porque, quando tentamos nos relacionar com algum que atua com a conscincia normal, ou tentamos viver num mundo em que ainda existe conflito, somos rechaados desse estado avanado e recamos no nvel de nossos antigos egos. Para reconquistar o que vislumbramos, e iniciar uma marcha de volta quela conscincia suprema, precisamos aprender a nos inundar conscientemente de energia para concretizar o novo nvel em base permanente. Para isso temos que enfrentar nossa maneira particular de dominar os outros, pois sempre que recamos em antigos hbito, nos desligamos da fonte. Esses hbitos so sempre inconscientes a principio, e a chave para abandona-los traz-los inteiramente conscincia, e fazemos isso observando nosso estilo particular de dominar os outros para conseguir que a energia passe para ns, e ficamos empacados a. Esse estilo uma coisa que repetimos vrias e vrias vezes. Assim, interrompemos a nossa evoluo quando repetimos esse drama nico para manipular em busca de energia. Todos manipulam em busca de energia, ou de maneira agressiva, direta, forando as pessoas a prestar ateno neles, ou de maneira passiva, jogando com simpatia ou curiosidade das pessoas para chamar ateno. Por exemplo, se algum nos ameaa, seja verbal ou fisicamente, ento somos obrigado, por medo de que alguma coisa ruim nos acontea, a prestar ateno nele, e portanto a transmitir energia para ele. Esse tipo de pessoa um intimidador. Se por outro lado, algum nos conta todas as coisas horrveis que j aconteceram com ele, insinuando que talvez sejamos os responsveis, e que se nos recusarmos a ajuda-lo essas coisas horrveis vo continuar, essa pessoa est buscando controlar no nvel mais passivo, esse tipo de drama pode ser chamado de coitadinho de mim. Um tipo menos passivo que o coitadinho de mim seria o distante, ele cria na cabea um drama durante o qual se isola e parece misterioso e cheio de segredos. Diz a si mesmo que est sendo cauteloso, mas o que faz na verdade esperar que algum seja atrado para esse drama e tente imaginar o que se passa com ele. Quando algum faz isso, ele se mantm vago, obrigando a pessoa a lutar e cavar para discernir seus verdadeiros sentimentos. Quando a pessoa faz isso, dedica toda a ateno a ele, lhe transmitindo a energia. Quanto mais consegue mant-la interessada e confusa, mais energia ele recebe.

Entretanto, se uma pessoa mais sutil em sua agresso que o intimidador, encontrando defeitos e solapando lentamente o mundo das pessoas para extrair lhes a energia, ento podemos considera-la um interrogador. As pessoas que usam essa maneira de adiquirir energia encenam um drama de fazer perguntas e sondar o mundo de outra pessoa, com o propsito especfico de descobrir alguma coisa errada. Assim que fazem isso, criticam esse aspecto da vida da outra pessoa. Se essa estratgia der certo, a a pessoa criticada atrada para o drama. Ela se v derepente ficando intimidada perto do interrogador, prestando ateno ao que ele faz e pensando nisso, para no fazer nada errado que o interrogador perceba. A deferncia psquica d ao interrogador a energia que ele deseja. Temos que alcanar uma conscincia mais plena, uma ligao mais ntima com o Plano Maior, pois s ento nossa evoluo para alguma coisa melhor poder ser orientada por uma parte superior de ns mesmos. Liberto do medo da escassez e de nossa necessidade de dominao, podemos ficar abertos para nos doarmos, em benefcio das necessidades do momento atual. Texto extrado do livro : A Profecia Celestina

Assuma o leme de sua prpria vida

Daqui para a frente, veja a si mesmo e pense sobre si mesmo como o senhor de seu prprio destino, no total comando de sua vida. Veja-se como presidente de sua prpria empresa de servios pessoais, uma pessoa poderosa, completamente determinada e autodirecionada. Recuse-se a se lamuriar e a se queixar de acontecimentos passados que no podem ser alterados. Em vez disso, volte-se para o futuro e pense no que quer e para onde est indo. Acima de tudo, pense nas suas metas. O simples fato de pensar em suas metas torna-o novamente positivo e determinado. Defina o seu ponto de controle Uma ampla esfera da literatura psicolgica gira em torno da Teoria do Locus de Controle. Em mais de 50 anos de pesquisas os psiclogos determinaram que o locus de controle de cada um o fator determinante de sua felicidade ou infelicidade na vida. Eis por qu. As pessoas que tm um locus de controle interno sentem-se em total controle de suas vidas. Consideram-se fortes, confiantes e poderosas. Costumam ser otimistas e positivas. Sentem-se incrivelmente satisfeitas consigo mesmas e no controle absoluto de seus destinos. Em contrapartida, as pessoas com um locus de controle externo sentem-se controladas por fatores externos, pelo patro, pelas contas a pagar, o casamento, os problemas da infncia e sua situao atual. Sentem-se fora de controle e, em conseqncia, fracas, irritadas, temerosas, negativas, hostis e impotentes.

O lado bom que existe uma relao direta entre a quantidade de responsabilidade que voc invoca para si e a quantidade de controle que percebe ter. Quanto mais voc disser "Eu sou responsvel", mais desenvolver um locus interno de controle, e mais poderoso e confiante se sentir. O tringulo de ouro Tambm existe uma relao direta entre responsabilidade e felicidade. Quanto mais responsabilidade voc assume, mais feliz se torna. Tudo indica que as trs coisas responsabilidade, controle e felicidade andam de mos dadas. Quanto mais responsabilidade voc assume, mais sente que est no controle. Quanto mais sente que est no controle, mais feliz e confiante se torna. Quando voc se sente positivo e no controle de sua vida, passa a estabelecer metas mais ambiciosas e desafiadoras para si mesmo. Tambm passa a encontrar a energia e a determinao necessrias para alcan-las. Voc ter a sensao de ter sua vida nas prprias mos e de ser capaz de transform-la no que bem entender. Est em suas mos O ponto de partida do estabelecimento de metas consiste em perceber que voc tem um potencial praticamente ilimitado de ser, ter ou fazer qualquer coisa que realmente queira na vida, desde que simplesmente o deseje muito e esteja disposto a trabalhar com afinco e perseverana para alcan-lo. A segunda parte do estabelecimento de metas consiste em aceitar total responsabilidade por sua vida e por tudo que lhe acontece, sem querer culpar ningum nem nada, nem encontrar justificativas. Tendo em mente esses dois conceitos que o seu potencial ilimitado e que voc totalmente responsvel , de maneira clara, voc pode, agora, dar o passo seguinte, que consiste em comear a vislumbrar o seu futuro ideal. Texto extrado do livro Metas, de Brian Tracy

O encanto de cada momento A vida lhe foi oferecida nessa espantosa sincronicidade do Universo, na qual voc desenvolveu um verdadeiro triatlo com tantos milhes de outros concorrentes e se fez vencedor. Voc absolutamente nico e constitui uma experincia que nunca mais ser repetida. Carrega no bojo da vida esse algo extraordinrio que o fez vencer tantos milhes de indivduos - quase a populao de todos os pases da Europa juntos - que com a mesma garra e vontade nadaram, correram e no supremo esforo de ganhar a vida perderam para voc que fecundou o vulo e se constituiu pessoa vitoriosa, premiada com a vida. Est ento no seu cerne esse extraordinrio potencial de luta, de otimismo, de garra e de vencedor. Voc possui essa fora estupenda, raz de sua verdadeira existncia. Deus o fez gigante como seu representante na Terra para que tirasse da essncia da vida essa fora

espantosa capaz de tudo enfrentar e tudo desenvolver. Ele lhe deu esse acreditar perene em suas possibilidades infinitas. Busque com todas as suas foras essa verdade incontestvel do divino que voc . E se voc no acredita em voc, acredite em Deus, que fez voc sua imagem e semelhana e proporcionou essa espantosa oportunidade de voc exuberar diante da vida, vibrando a cada instante com toda a intensidade. A vida uma passagem gloriosa de uma oportunidade imperdvel. Nada vale a pena se no se puder usufru-Ia em todo o seu esplendor e encantamento, por isso pense longe, pense alto e dignifique seu direito de viver completo e completamente liberto. Ele lhe deu o passaporte da vida e salvo-conduto pelo livre-arbtrio, por isso a felicidade existe e depende somente de voc. Faa sua vida direcionada para a verdade e para a felicidade; afinal, a felicidade qumica. Temos de trabalhar constantemente, levando nossa mente a se orientar no sentido de buscar sempre pensamentos que a otimizem. A felicidade algo que faz parte da embalagem da vida. Temos de fazer valer a vontade do Criador, que no quer ver sua obra mxima triste e derrotada. Ele o fez para ter sade, sucesso, otimismo e felicidade. Ele o quer querido e alegre, saudvel e feliz. Perceba o quanto voc bendito por ter sido escolhido para esta viagem sem par, capaz dos sentimentos mais puros e grandiosos. Que por meio dessa reflexo voc possa ter entendido sua fora e suas perspectivas infinitas de uma vida plena e de como voc maravilhoso: Perceba a vida! Sinta-a presente em todo o seu corpo e tome conhecimento denso e profundo dela com essa fantstica experincia que est sua frente agora... Nada mais importante que viver o momento presente intensamente, porque essa a verdadeira vida. Comemore essa ddiva imensa de sade, de sua encantadora famlia, de seus amigos. Pais valorizando seus filhos, essa magia da vida; os filhos concentrando em seus pais, fato primeiro da possibilidade dessa experincia de viver. A esposa saudando seu companheiro e valorizando sua existncia. O marido saudando essa imensa fora que recebe dela. Veja quantas coisas boas j temos para agradecer e quantas outras maravilhosas ainda nos aguardam em cada alvorecer. Busque a felicidade! Como j dizia um poeta, talvez no sculo XIX: "Felicidade, rvore frondosa de dourados pomos. Existe, sim, mas ns nunca a encontramos porque ela est sempre apenas onde ns a pomos, e nunca a pomos onde ns estamos...". Palavras sbias e encantadoras. Ento coloque a felicidade ao seu alcance e a saboreie na mais esplndida conquista, a maior de toda a nossa vida. D-se conta desse privilgio e o use ao mximo. No deixe nada para depois. O momento sagrado e constitui a nica maneira de se viver intensamente. O passado algo que no mais existe - j se foi. Serve apenas como referncia. Da mesma maneira, o futuro tambm no existe, pois quando ele passar pelo presente voc estar ausente pensando no futuro. Muitas pessoas realmente no vivem, porque esto ausentes da vida que passa encantada sua frente. O presente uma ddiva de Deus. o momento que espera ser vivido. Por isso no pense, faa! Por isso no pense, viva! Por isso no pense, curta! No uma discusso filosfica falar sobre a importncia de se estar no presente vivendo o momento; questo de inteligncia, porque no existe outra forma de se viver realmente. Ento viva cada maravilhoso momento que lhe oferecido, porque ele passar clere... Curta

ao mximo, porque ele sempre nico. E sempre maravilhoso! Mergulhe em cada um deles intensamente, porque a nica possibilidade concreta que a vida lhe oferece. Viva intensamente esse momento grandioso que passa agora sobre sua cabea! Respire fundo... Deixe-o penetrar pelos seus poros. No fique nunca espera de momentos clebres, porque clebre o momento! Do livro: A Semente da Vitria, de Nuno Cobra

A Verdadeira Oportunidade

Uma das palavras que mais maltratadas tm sido, no entendimento que h delas, a palavra oportunidade. Julgam muitos que por oportunidade se entende um presente ou favor do Destino, anlogo a oferecerem-nos o bilhete que h-de ter a sorte grande. Algumas vezes assim . Na realidade quotidiana, porm, oportunidade no quer dizer isto, nem o aproveitarse dela significa o simplesmente aceit-la. Oportunidade, para o homem consciente e prtico, aquele fenmeno exterior que pode ser transformado em consequncias vantajosas por meio de um isolamento nele, pela inteligncia, de certo elemento ou elementos, e a coordenao, pela vontade, da utilizao desse ou desses. Tudo mais herdar do tio brasileiro ou no estar onde caiu a granada. Fernando Pessoa, in 'Teoria e Prtica do Comrcio'

Anda mungkin juga menyukai