Anda di halaman 1dari 7

Crase

sobre Gramtica Por Gramtica Online contato@gramaticaonline.com.br

Publicidade
Crase a fuso de duas vogais idnticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos piscina artigo e preposio Ocorrer a crase sempre que houver um termo que exija a preposio a e outro termo que aceite o artigo a. Para termos certeza de que o "a" aparece repetido, basta utilizarmos alguns artifcios: I. Substituir a palavra feminina por uma masculina correspondente. Se aparecer ao ou aos diante de palavras masculinas, porque ocorre a crase. Exemplos: Temos amor arte. (Temos amor ao estudo) Respondi s perguntas. (Respondi aos questionrio) II. Substituir o "a" por para ou para a. Se aparecer para a, ocorre a crase: Exemplos: Contarei uma estria a voc. (Contarei uma estria para voc.) Fui Holanda (Fui para a Holanda) 3. Substituir o verbo "ir" pelo verbo pelo verbo "voltar". Se aparecer a expresso voltar da, porque ocorre a crase. Exemplos: Iremos a Curitiba. (Voltaremos de Curitiba) Iremos Bahia (Voltaremos da Bahia)

No ocorre a Crase a) antes de verbo Voltamos a contemplar a lua. b) antes de palavras masculinas Gosto muito de andar a p. Passeamos a cavalo. c) antes de pronomes de tratamento, exceo feita a senhora, senhorita e dona: Dirigiu-se a V.Sa. com aspereza Dirigiu-se Sra. com aspereza. d) antes de pronomes em geral: No vou a qualquer parte. Fiz aluso a esta aluna. e) em expresses formadas por palavras repetidas: Estamos frente a frente Estamos cara a cara. f) quando o "a" vem antes de uma palavra no plural: No falo a pessoas estranhas. Restrio ao crdito causa o temor a empresrios. Crase facultativa 1. Antes de nome prprio feminino: Refiro-me (a) Julinana. 2. Antes de pronome possessivo feminino: Dirija-se (a) sua fazenda. 3. Depois da preposio at: Dirija-se at (a) porta. Casos particulares 1. Casa Quando a palavra casa empregada no sentido de lar e no vem determinada por nenhum adjunto adnominal, no ocorre a crase. Exemplos: Regressaram a casa para almoar Regressaram casa de seus pais 2. Terra

Quando a palavra terra for utilizada para designar cho firme, no ocorre crase. Exemplos: Regressaram a terra depois de muitos dias. Regressaram terra natal. 3. Pronomes demonstrativos: aquele, aquela, aqueles, aqueles, aquilo. Se o tempo que antecede um desse pronomes demonstrativos reger a preposio a, vai ocorrer a crase. Exemplos: Est a nao que me refiro. (Este o pas a que me refiro.) Esta a nao qual me refiro. (Este o pas ao qual me refiro.) Estas so as finalidades s quais se destina o projeto. (Estes so os objetivos aos quais se destino o projeto.) Houve um sugesto anterior que voc deu. (Houve um palpite anterior ao que voc me deu.) Ocorre tambm a crase a) Na indicao do nmero de horas: Chegamos s nove horas. b) Na expresso moda de, mesmo que a palavra moda venha oculta: Usam sapatos (moda de) Lus XV. c) Nas expresses adverbiais femininas, exceto s de instrumento: Chegou tarde (tempo). Falou vontade (modo). d) Nas locues conjuntivas e prepositivas; medida que, fora de... OBSERVAES: Lembre-se que: H - indica tempo passado. Moramos aqui h seis anos A - indica tempo futuro e distncia. Daqui a dois meses, irei fazenda. Moro a trs quarteires da escola.

Crase um dos metaplasmos por supresso de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas medida que uma lngua evolui. Neste caso, h a fuso de dois fonemas voclicos idnticos e seguidos em um s. Exemplos:

door (portugus arcaico) > dor ((em portugus)); noo (portugus arcaico) > n ((em portugus)); seer (portugus arcaico) > ser ((em portugus)); veer (portugus arcaico) > ver ((em portugus));

ndice
[esconder]

1 A crase 2 Regras de verificao 3 Crase facultativa 4 Casos Proibidos 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

[editar] A crase
O termo crase significa fuso, juno. Em portugus, a crase o nome que se d contrao da preposio "a" com:

artigo feminino "a" ou "as". o "a" dos pronomes "aquele"(s), "aquela"(s), "aquilo", "aqueloutro"(s) e "aqueloutra" (s). o "a" do pronome relativo "a qual" e "as quais" o "a" do pronome demonstrativo "a" ou "as".

Observao geral de Crase: Sempre haver crase quando a orao se refere a algum ou a alguma coisa. O sinal que indica a fuso, que indica ter havido crase de dois aa o acento grave.

Acentua-se a preposio a quando, substituindo-se a palavra feminina por uma masculina, o a torna-se ao. As palavras terra e casa so casos especiais de crase. A preposio "a" antes da palavra casa (lar) s recebe o acento grave quando vier acompanhada de um modificador, caso contrrio no ocorre a crase. J com a palavra terra (cho firme, oposto de bordo) s ocorre crase quando vier acompanhada de um modificador - da mesma maneira que existe a expresso "a bordo", enquanto que com a palavra terra (terra natal ou planeta) sempre ocorre crase. Exemplos: Chegamos cedo a casa (coloquialmente, "em casa").

Chegamos cedo casa de meu pai. Os jangadeiros voltaram a terra. Os jangadeiros chegaram terra procurada. Ele voltou terra dos avs.

O pronome aquele (e variaes) e tambm aquilo e aqueloutro (e variaes) podem receber acento grave no a inicial, desde que haja um verbo ou um nome relativo que pea a preposio a. A contrao "" pode surgir tambm com a elipse de expresses como " moda (de)", " maneira (de)", como em "arroz grega" ( maneira grega), "fil Chat" ( moda de Chat)", etc. este o nico caso em que "" se pode usar antes de um nome masculino.

[editar] Regras de verificao


Para saber se a crase aplicvel, ou seja, se deve ser usada a contrao (com acento grave) em vez da preposio a (sem acento), aplique-se uma das regras de verificao: 1) substitui-se a preposio a por outra preposio, como em ou para; se, com a substituio, o artigo definido a permanecer, ento a crase aplicvel. Exemplos: Pedro viajou Regio Nordeste: com crase, porque equivale a Pedro viajou para a Regio Nordeste O autor dedicou o livro a sua esposa; sem crase em portugus do Brasil, porque equivale a O autor dedicou o livro para sua esposa; mas com crase em portugus de Portugal,O autor dedicou o livro para a sua esposa. 2) troca-se o complemento nominal, aps "a", de um substantivo feminino para um substantivo masculino; se, com a troca, for necessrio o uso da contrao ao, ento a crase aplicvel. Exemplos: Prestou relevantes servios comunidade; com crase, porque ao se trocar o complemento - Prestou relevantes servios ao povo - aparece a contrao ao. Chegarei daqui a uma hora; sem crase, porque ao se trocar o complemento - Chegarei daqui a um minuto - no aparece a contrao ao. Importante: A crase no ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que no utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do prprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expresses com palavras repetidas (dia a dia).

[editar] Crase facultativa


A crase facultativa nos seguintes casos: 1) Antes de nome prprio feminino: Refiro-me (a) Fernanda.

2) Antes de pronome possessivo feminino: Dirija-se (a) sua fazenda. 3) Depois da preposio at: Dirija-se at (a) porta.

[editar] Casos Proibidos


O uso da crase proibida: 1) Antes do emprego de verbos: Preos a combinar. 2) Antes de substantivos masculinos: Passear a Cavalo 3) Antes de numerais: De 100 a 1.000 Encontramos o produto numa faixa de preo que vai de R$120,00 a R$ 150,00. 4) Antes de plural sem o emprego do artigo definido as: a brilhantes cientistas. a problemas 5) Aps o uso de preposies: Ante a descoberta o cientista gritou. Aps a voz de priso o bandido entregou os comparsas. Contra a ao do governo, Joo realizou um protesto. 6) Antes de pronomes indefinidos, pessoais, relativos ou demonstrativos (com exceo da terceira pessoa): Entregue o relatrio a ela. (Pessoal) Dei nota zero a esta aluna. (Demonstrativo) Permiti apenas a uma mulher conhecer-me. (Indefinido) Jamais dei dinheiro a ningum. (Relativos)

Ateno (Pronomes demonstrativos de 3 pessoa, aquele, aquela, aqueles, aquelas podem levar crase): Entreguei as chaves quela mulher. (Demonstrativo) 7) Entre substantivos idnticos: Menino, vais tomar essa sopa gota a gota! Vamos nos encontrar cara a cara. 8) Antes de topnimos de cidades que no admitem a: Vou a Salvador. Vou a Lisboa. Vou a Madri. Obs.: Substituir por: "Estou na" ou "Vim da" (vai crase) - "Estou em" ou "Vim de" (no vai crase). Ex: Vou a Braslia. - Estou em Braslia. Vim de Braslia.(no vai crase), Estou na Braslia. Vim da Braslia.(no concorda). Ex: Vou a Bahia. - Estou em Bahia. Vim de Bahia.(no vai crase), Estou na Bahia. Vim da Bahia.(concorda e vai crase ento).

Anda mungkin juga menyukai