Anda di halaman 1dari 7

[Oracula, So Bernardo do Campo, 3.

6, 2007] ISSN 1807-8222

O RITO: ANTROPOLOGIA E FENOMENOLOGIA DA RITUALIDADE


TERRIN, Aldo Natale. O rito: antropologia e fenomenologia da ritualidade. So Paulo: Paulus, 2004. 448p. ISBN 85-349-2064-8.

Maria Aparecida de Andrade Almeida

Rito: aquilo que faz com que um dia seja diferente dos outros dias, uma hora, das outras horas.

Resumo

O trabalho de Aldo Natale Terrin dividido em duas partes: na primeira ele mostra que o rito no algo que sobrevive com dificuldade no interior das mudanas prprias do moderno e ps-moderno, mas ao contrrio, constitui o verdadeiro ordenador da experincia de sentido antes que esta experincia possa ser tematizada. concentra-se mais nos temas antropolgicos, com objetivo de definir e classificar o rito por meio scio-funcionalista, etolgico e ecolgico. J na segunda parte, o autor destaca a capacidade que o rito tem de assumir diferentes sentidos, os quais so expressos atravs de uma linguagem religiosa prpria-ditica e percebidos por nossa sensibilidade, levando o leitor a descobrir as modalidades do rito segundo as categorias da msica, do jogo, da dana, do teatro, das performances do ps-moderno. Esta parte

Palavras-chave: Rito; linguagem; interpretao; smbolo e realidade.

Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubat e mestranda em Cincias da Religio pela Universidade Metodista de So Paulo (Umesp). Integrante do Grupo Oracula de Pesquisa em Apocalptica Judaica e Crist. Endereo eletrnico: mcidalmeida@hotmail.com.

Oracula 3.5, 2007.

Abstract

The work of Aldo Natale Terrin is divided in two parts: at first he shows that the rite is not something that survives with difficulty inside the particular changes of the modern and post-modern, but constitutes the true orderer of the sense experience before this experience can be thematized. This part concentrates more on the anthropological themes in order to define and classify the rite by socio-functionalist, ethological and ecological means. In second place the author emphasizes the capacity the rite has to assume different meanings which are expressed through a particular-deitic religious language and noticed by our sensibility, taking the reader to discover modalities of the rite according to categories of the music, game, dance, theater, and performances of the post-modern.

Keywords: Rite; language; interpretation; symbol and reality.

Em seu trabalho, Aldo Natale Terrin, professor de Antropologia e Histria das Religies, pretende contribuir para a valorizao e ampliao da leitura do rito em nossa sociedade. O autor trabalha o rito na perspectiva da antropologia e da histria comparada das religies e mostra, em princpio, que o trabalho com o rito no uma tarefa fcil medida que nossa cultura dominada pela modernidade racionalista o v como uma realidade que escapa ao domnio da razo. Somado a isto, verifica-se tambm o preconceito em avaliar os ritos como entediantes, longos e quase sempre inteis. Ademais, o rito carrega certa tendncia de expressar o que externo, formal e superficial, ou seja, falso.

O texto dividido em duas partes. A primeira se concentra em temas mais antropolgicos, com o objetivo de definir e classificar o rito por meio scio-funcionalista, etolgico, ecolgico. Por sua vez, a segunda parte se dedica fenomenologia ldico-expressiva do mundo ritual, com entonao mais religiosa.

O autor expe que o rito possui elementos que o qualificam nos nveis: teolgico, fenomenolgico, histrico-religioso, antropolgico, lingstico, psicolgico, sociolgico, etolgico e biolgico. O fato de poder ser interpretado por todas estas reas do conhecimento faz dele uma realidade polidrica que o aproxima do conceito de cultura e dificulta, assim, seu entendimento de maneira no equivocada e de forma correspondente sua etimologia original.

162

Oracula 3.5, 2007.

Alm de sua caracterstica interdisciplinar, sua essncia pode ser definida como conceito, praxe, processo, ideologia, experincia ou funo. Mas mesmo nessa imensa diversidade h um ponto comum e importante, ou seja, o rito possui uma caracterstica religiosa e indicao de uma ordem csmica. O rito nos permite viver num mundo organizado e no catico, permite-nos sentir em casa, num mundo que, do contrrio, apresentar-se-ia a ns como hostil, violento, impossvel.

Terrin ressalta que, mesmo quando a definio e a classificao dos ritos se baseiam em um nvel descritivo e tipolgico, eles possuem traos interpretativos. preciso considerar o carter limitado da viso do antroplogo em relao ao mito, pois, segundo o autor, ele pode dilatar o real ou diminuir a vontade. Porm, as leituras antropolgicas do rito nos dizem algo importante, sugerem-nos lados ocultos da nossa humanidade e do nosso agir religioso e noreligioso.1

Terrin mostra que existe uma base natural nos ritos, na qual se misturam os smbolos no campo cultural. Deste modo, as perspectivas, tanto natural quanto cultural, no podem ser vistas como incompatveis medida que expressam uma linguagem simblica no mundo animal. Segundo os estudos scio-ecolgicos do rito de Girard, possvel perceber em um ritual de matana sacrifical de porcos (tsembaga Nova Guin) um meio social de liberar a violncia e a agressividade. O sacrifcio capaz de recriar a ordem, restabelecer a harmonia, deslocando a violncia, deixando de lado os significados literais e, mediante um procedimento simblico, fazendo com que a agressividade deslize para o leiro de uma descarga substitutiva e incua.2 Esta viso ecolgica estabelece uma relao de harmonia entre rito e o meio ambiente.

Para apresentar uma perspectiva scio-funcionalista, o autor recorre ao pensamento do socilogo Durkheim, seu principal representante, mas tambm utiliza as teorias de Radcliffi Brown, Malinowski e Mary Douglas, antroplogos segundo os quais o rito nada mais faz que dar consistncia aos ideais sociais (funo de agregao simblica). Nosso autor ressalta algumas das funes do rito, tais como a integrativa, confirmativa das estratificaes sociais,

1 2

Cf. p. 54. Cf. p. 59.

163

Oracula 3.5, 2007.

reconciliadora do mbito social e a simblico-funcionalista de Clifford Geertz e Victor Turner. O rito uma sntese dessa interao entre mundo religioso, sociocultural e ambiental.3 Tambm deixa claro que, embora no seja funo da antropologia demonstrar o significado religioso do mito, importante que ela legitime sua funo.

Quando nos apresentada a relao existente entre o mundo biolgico e o religioso, o autor se preocupa em mostrar as teses que provam a aproximao da religio com a natureza e a importncia desse lao para a nossa sobrevivncia, pois, segundo ele, este entrelaamento entre a religio e os ritos com a natureza so vitais. A religio e o rito no podem e no devem ser vistos como fenmenos marginais, absorvidos pela dimenso scio-cultural ou submetido concepo biologista e determinista, mas, ao invs, tudo deve ser visto numa co-adaptao global, numa correlao mtua e profunda na qual, se verdade que o esprito e matria interagem nos nveis mais profundos, pode e deve interagir tambm na gramtica de superfcie, quando se busca entender o seu significado e o seu valor em chave antropolgica e religionista.

Terrin rene algumas noes que demonstram que o rito co-natural ao homem. Deste modo, faz um breve histrico de seu incio, enfatizando a existncia dessa atividade mesmo antes da linguagem falada. A experincia era vivida antes de pensarem a seu respeito, ou seja, o rito no uma reao vida, mas uma reao quilo que o pensamento faz da vida.

O autor encerra a primeira parte do texto expondo a semelhana existente entre o jogo e o rito. Segundo ele, as regras, tanto do jogo quanto do rito, permitem uma transposio do real, isto , comporta uma comoo csmica e tem um carter religioso. Neste ponto, o rito mais que um jogo, pois pode ser ponte para outro mundo, um mundo possvel onde as regras tm significados mltiplos, simblicos.

Lanando mo das consideraes fenomenolgicas Merleau-Ponty e Heidegger, Terrin prope-se a refletir, na segunda parte do livro, sobre o rito em dilogo com a idia de espao, tempo, musica, teatro e as performances duplas do ps-moderno. Dentre muitas idias que julgamos centrais, o autor destaca a capacidade que o rito tem de assumir diferentes sentidos,

Cf. p. 123.

164

Oracula 3.5, 2007.

os quais so expressos por meio de uma linguagem religiosa prpria ditica4 e so percebidos atravs de nossa sensibilidade.5

Notam-se, com isso, os intentos primeiros do autor, que tem como mediadoras as teorias antropolgicas (radicadas na linguagem) e a fenomenologia (como base da anlise). A despeito do risco de esvaziamento que corre ao adotar as consideraes de Heidegger sobre o significado do espao, Terrin apia-se na crtica que o pensador alemo fez dicotomia sujeito-objeto para indicar a relao entre espao-rito como unitrio-existencial, ou seja, como experincia da vivncia humana em seu modo de ser e perceber. neste ponto que demonstra seu objetivo de relacionar espao-rito como elementos fontais de um mtodo que busca captar o espao sagrado e compreender, holisticamente, o ato de criao6 e o rito em si.7

Outra marca central que vai perpassar toda abordagem o destaque dado ao trao paradoxal que o rito apresenta enquanto ato hermenutico. A fim de explicitar esta caracterstica, o autor aborda os espaos na concepo hindu, ou melhor, a relao ritual entre microcosmo (ambiente humano) e macrocosmo (universo). justamente neste duplo horizonte que o autor diz: O espao a possibilidade de colocar em relao realidades sem que elas desapaream; de ritmar a sua cadncia, de descobrir as suas leis de vida; de fazer com que existam as realidades, sem for-las.8

Uma vez que, para usar termos heideggerianos, h abertura tal de possibilidades na compreenso de espao, Terrin nos apresenta o rito como o ordenador de papis e distribuidor de funes na medida em que , originalmente, ato interpretativo/indicador das relaes fundamentais do ser humano.9 Tais relaes se estabelecem no espao em seu carter fsico, isto , pelo conjunto de elementos que caracterizam a biosfera e mantm seu trao orgnico. Alm das caractersticas fsicas, o espao , por meio de aes, gestos e palavras, significativo. Em outras palavras, performace e representao. Isto nos indica um movimento que perpassar

A respeito desse termo, ver as pp. 219-221. Cf. p. 199. 6 Nesta resenha usamos a expresso mito, que foi evitada propositalmente pelo autor. No obstante, pensamos que tal termo se adequa ao que o autor chama de ato de criao. 7 Cf. p. 201. 8 Cf. p. 205. 9 Aquelas que o autor destaca como antropolgicas, scio-culturais e religiosas: Cf. pp. 211-212.
5

165

Oracula 3.5, 2007.

toda a obra do autor, a saber, o da compenetrao entre smbolo (espao significativo) e realidade (espao fsico).

Tal movimento expressa as vertentes centrais do autor, que busca ver o rito como indicador da relao entre os espaos.10 Destarte, antecipamos que h um espao virtual e mstico diretamente relacionado com a maneira com que percebemos (lanamos para dentro de ns) os espaos que nos circundam. Nesta dimenso, o rito assume seu carter transparente, ou seja, como reao esttico-litrgica de nossa experincia. esta reao simblico-demostrativa que o autor chama ditica e que expressa por meio da linguagem11.

Sem abrir mo dos degraus que galgou no passo anterior (rito como ato hermenutico num espao funcional), Terrin passa a discutir os momentos rituais propriamente ditos as experincias rituais que se do no tempo.12

O que mais se destaca, isto , o elemento central ao longo do corpo ritual que o autor cria para analisar criticamente a exploso das performaces do ps-moderno13 que o rito conjuga em si os diferentes tempos (o do destino, o escatolgico, o mtico e o mstico) e, concomitantemente, abandona estes tempos na medida em que, na ritualidade, tudo se d na ordem, numa espcie de repetio simblica (pausa simblica) de uma conscincia ltima, advinda por meio dos elementos que compem o rito: o espao, o tempo, a msica e o gesto.14 Desta conscincia que retarda o tempo ritual, marcando o espao da ritualidade, no somente no nosso interior, mas tambm nas expresses que interagem dinamicamente com o tempo e o espao15, a ttulo de exemplo e seguindo Terrin, temos a msica que o elemento expressivo-simblico que, ratificando o carter ambguo das relaes rituais e desde os tempos mais antigos, ajuda-nos a compreender o sentido prprio de rito.16

10

Cf. p. 217. Cf. p. 220. 12 Cf. p. 229. 13 Cf. pp. 369-372. 14 Cf. pp. 259-261. 15 Cf. p. 262. 16 Cf. p. 270.
11

166

Oracula 3.5, 2007.

Aps um excurso a respeito da possvel proximidade ente msica e rito (que passou pela relao de ambos no Egito at o mundo dos cristos dos primeiros sculos), o autor chama a ateno para que somente na perspectiva gestltica do rito, ou seja, no conjunto de cdigos que se nos apresentam por meio do rito, possvel relacionar msica e rito, uma vez que, em termos teolgicos, a experincia apofgica poderia impedir tal relao. O que isso nos ensina, na concepo de rito, que a sensibilidade transcende realidade objetiva, sem superar as dimenses que a msica traz em seu bojo, seja a de cunho doxolgico ou no. A msica experincia da emoo e vem emoo. Justamente este sentimento que nos possibilita a expresso ritual por meio da msica.

167

Anda mungkin juga menyukai