Anda di halaman 1dari 6

A importncia do contrapiso para a colocao ...

29/02/2012 21:42

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteu...

Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

Login:

Senha:

Incio | IBDA | Frum de Discusso | Eventos | Artigos | Notcias | Boletins | Anuncie | Colabore | Links | Vdeos | Cadastre-se

Esta rea supervisionada e patrocinada pela TARKETT FADEMAC. O Grupo Tarkett considerado o principal player mundial em revestimentos vinlicos e pisos esportivos. Com faturamento de 2,1 bilhes de Euros, em 2007, a empresa chega agregando Fademac mais de cem anos de experincia e um quadro de nove mil funcionrios, distribudos em cinco continentes (Europa, Amrica do Norte e Central, sia e Oceania). O Grupo produz atualmente 347 milhes de metros quadrados de pisos ao ano e conta com um amplo portflio de produtos. Veja mais sobre a Fademac na pgina da empresa em nosso site Em Pisos vinlicos (veja mais 18 artigos nesta rea)

Enquete
Voc concorda com a criminalizao do exerccio ilegal da Engenharia? Sim No

A importncia do contrapiso para a colocao de pisos vinlicos


Tweetar 4

Parceria Sinaenco

Enviar
Ver todos os resultados

Notcias
Elegante, chique e sustentvel Lanamento da Fademac, apresentado na Casa Cor Minas Gerais, alia nobreza responsabilidade ambiental.

Atualmente as obras requerem grande velocidade e perfeio na sua execuo. H necessidade de vrias atividades simultneas, muitas vezes com dependncia entre elas. Para exemplificar, impossvel colocar um acabamento de piso sem que a laje esteja pronta e regularizada com o contrapiso. E disto que queremos falar, da importncia do contrapiso no s para colocao dos pisos vinlicos mas tambm para assentar cermicas e acabamentos base de madeira e outras fibras, como os carpetes. Quando est contruindo, muita gente (inclusive os profissionais) pensa mais na cor e no tipo de acabamento do piso e se esquecem da importncia do contrapiso, que a base para aplicao dos revestimentos. O contrapiso tem diversas funes dentro do sistema construtivo, dentre as mais importantes, destacam-se: Servir de suporte para o revestimento de piso e seus componentes, Corrigir pequenos desnveis na laje do piso, Resistir s cargas atuantes durante a utilizao, sem apresentar rupturas, Embutir tubulaes eltricas e hidrulicas, Incorporar sistemas de impermeabilizao, Complementar sistemas de isolamento acstico ou trmico, Proporcionar os caimentos necessrios para os diversos tipos de uso dos ambientes, O ltimo tem, em especial, bem conhecido das donas de casa. Parece que muitos pedreiros desconhecem a importncia dos caimentos no piso, colocando o ralo sempre no ponto mais alto do piso, e no onde deveria, que justamente no local mais baixo proporcionando o correto escoamento das guas. E o contrapiso que faz esta funo, o acabamento de piso, seja qual for, apenas uma casquinha que recobre o contrapiso e pouco tem a ver com o caimento, que deve ser dado no contrapiso. Nem todo piso precisa de caimento, este s usado em locais que recebem grande quantidade de gua, como o caso dos pisos de banheiros, cosinhas e reas externas. Nos outros ambientes, o contrapiso deve ser perfeitamente nivelado para que os mveis e acabamentos sejam colocados com facilidade e d aquele aspecto de obra bem feita. Caractersticas do contrapiso O bom desempenho do contrapso est diretamente relacionado algumas caractersticas e propriedades que devem ser observadas em sua execuo, tais como: Aspereza, determinada em funo da granulometria da areia utilizada, Poucas Ondulaes. O resultado esperado obtido face ao mtodo de desempeno utilizado e da habilidade e capricho do profissional. Resistncia mecnica, decorrente dos materiais utilizados e de suas dosagens. Recomenda-se argamassa com trao de 1:3, respectivamente, para cimento e areia. Quantidade de gua da mistura e etapas de execuo. A gua deve ser a estritamente necessria, nem mais nem menos, e a argamassa deve ser espalhada em pequenas camadas, devidamente adensadas, se a espessura a cobrir for superior a 2 ou 3 centmetros. Capacidade de absorver as movimentaes naturais da estrutura.

A importncia do contrapiso para a colocao ...

29/02/2012 21:42

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteu...

A observao de algumas caractersticas do contrapiso tem fundamental importncia na durabilidade do revestimento nele instalado. Por isso, deve-se conhecer inicialmente o local a ser revestido e o estgio de execuo da obra. Com isso, ser possvel orientar ao executor as caractersticas necessrias ou realizar a avaliao de um contrapiso j existente. Passo a passo da execuo Agora que j vimos a importncia e principais caractersticas dos contrapisos, vamos literalmente por a mo na massa, vendo passo-a-passo como fazer um bom contrapiso. A massa do contrapiso deve ser bem seca, parecido como uma farofa. Acompanhe: 1 Aps limpar a base e retirar todos os restos de argamassa, entulho ou qualquer material aderido o primeiro passo fazer a tranferncia de nvel com o auxlio de um nvel de mangueira (ou nvel laser) a partir do nvel de referncia

Marcar a altura do contrapiso com o auxlio de uma trena

Sobre a superfcie limpa, jogar uma mistura de gua e adesivo na rea onde as taliscas sero executadas.

Polvilhar cimento sobre a mistura.

Com a ajuda de um vassouro, escovar a massa. Essa mistura serve de ponte de aderncia entre a laje e o contrapiso

Colocar a argamassa sobre a superfcie

A importncia do contrapiso para a colocao ...

29/02/2012 21:42

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteu...

Depois de nivelar a argamassa, colocar a talisca (um pedao de cermica ou madeira)

Com auxlio da trena e prevendo o caimento no sentido dos ralos, conforme o projeto, confira a altura do nvel do contrapiso. Faa as outras taliscas do local

Com um fio esticado, confira a altura das taliscas

10 Aplicar sobre toda a base a mistura de aditivo e gua

11 Em seguida, polvilhar cimento sobre toda a base

12 Com o auxlio do vassouro, escovar toda a rea

A importncia do contrapiso para a colocao ...

29/02/2012 21:42

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteu...

13 Jogar a farofa do contrapiso

14 Com a ajuda de uma enxada, preencher os intervalos entre as taliscas, espalhando a argamassa em movimentos contnuos, para que no seque rpido demais

15 A argamassa deve ser compactada com um soquete de madeira. Esse processo deve ser feito at que a argamassa de contrapiso chegue no nvel marcado com o fio.

16 Aps compactar a argamassa, sarrafear com movimento de vai-e-vem, apoiando a rgua de alumnio nas taliscas.

17 Sarrafear a sobra at que a superfcie alcance o nvel das faixas em todos os lados da rea do contrapiso.

18 Sobre as falhas e pequenos buracos, colocar um pouco de argamassa e nivelar a superfcie at ficar totalmente lisa

A importncia do contrapiso para a colocao ...

29/02/2012 21:42

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteu...

19 Desempenar a massa, alisando e dando o acabamento final no trabalho com o auxlio de uma desempenadeira de madeira (ou de alumnio, se necessrio)

Concluso No queremos que voc, empreendedor, arquiteto ou engenheiro, v fazer contrapisos. O objetivo deste artigo mostrar a importncia de um bom contrapiso e como deve ser feito, para que se possa acompanhar a obra e certificar-se de que o profissional que est executando o contrapiso est seguindo as providncias recomendveis. Esperamos que tenha sido til!

Voc conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Mais artigos sobre este mesmo tema: Revestimentos vinlicos para rea molhadas, a soluo da Tarkett Fademac A praticidade e o design do Piso Vinlico Como decorar o quarto do seu beb. Qual o piso e outras dicas. Solues em pisos vinlicos para ambientes esportivos e hospitalares Olhos atentos no cho, inovando com pisos vinlicos. Tarkett Fademac marca presena na Casa Cor Trio 2009 Pisos vinilicos unindo sonho e fantasia Parece madeira, mas piso Fademac FADEMAC, agora, TARKETT-FADEMAC FADEMAC apresenta novas cores na SPFW Pisos vinlicos auxiliam na questo da humanizao hospitalar Fademac cria hot site para linha ABSOLUTE Pisos sustentveis: Voc sabe onde se est pisando? Pisos vinlicos : Quando valorizar a imitao significa respeitar a natureza Fademac inova em estilo para pisos vinlicos na Revestir Pisos vinilicos : um novo olhar! A importncia do contrapiso para a colocao de pisos vinlicos Dvidas mais comuns em relao aos pisos vinlicos Pisos vinlicos na Hospitalar 2006 Comentrios dos leitores: Nossos leitores j fizeram 10 comentrios sobre este artigo:
De: Celso Armentano (em 2011-03-14 19:41:38)

Contrapiso D.Armentano Arquitetura !- Que adesivo este para melhor fixao da camada de regulalizao 2- Onde comprar. 3- Encarece o custo.
De: celso (em 2011-02-06 19:14:20)

agua e adesivo diga me o nome do adesivo porque eu vou fazer em minha casa o mesmo mas no interior,so que o chao tem restos de cola de alcatifa e tenho que endireitar os chaos..
De: celso (em 2011-02-06 19:14:05)

agua e adesivo diga me o nome do adesivo porque eu vou fazer em minha casa o mesmo mas no interior,so que o chao tem restos de cola de alcatifa e tenho que endireitar os chaos..
De: celso (em 2011-02-06 19:13:46)

agua e adesivo diga me o nome do adesivo porque eu vou fazer em minha casa o mesmo mas no interior,so que o chao tem restos de cola de alcatifa e tenho que endireitar os chaos..
De: Josimar (em 2008-10-01 10:39:04)

Duvida Achei muito bom o artigo so que me batel uma duvida gostaria de saber uma coisa posso fazer um contrapiso com areiola?

A importncia do contrapiso para a colocao ...

29/02/2012 21:42

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteu...

De: Vanderlan dos Santos Fraga (em 2008-07-24 09:06:36)

contra-piso primeira impresso de que est se criando algo contra um acabamento(contrapiso),mas na verdade este item de extrema importancia desde os seus objetivos at a sua perfomance.O texto elaborado se levado srio por profissionais(eng.,arq.e pedreiros),com certeza evitar grandes aborrecimentos futuros com possveis patologias. Estas dicas devem sempre que possvel vir pblico,j que agora temos uma ferramenta fortssima na mo que a Internet.Parabens.
De: Andre (em 2008-07-21 00:43:07)

contra piso Que material adesivo esse?


De: EMERSON LUIZ DA CRUZ (em 2008-07-09 23:00:21)

contra piso muito bom!


De: jsouza (em 2008-05-02 16:50:47)

Contra piso Achei mto interesante esse artigo, pois precisamos tbm saber como se faz. Mto Bom!!!!
De: Leandro Coelho Lopes (em 2008-01-05 13:04:23)

contra piso muito bom!

Comente voc tambm: Login: Senha:

Se voc j se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha. Caso ainda no tenha se cadastrado basta clicar aqui. Indique esse texto: Basta preencher o formulrio abaixo para enviar esse texto para algum. Seu nome: Seu e-mail: Nome do seu amigo: E-mail do seu amigo:

Arquitetura Sustentvel

Sade para Profissionais

Conforto Ambiental Construindo

Iluminao Impermeabiliz ao Infiltrao e Drenagem Materiais Bsicos

Cafzinho Eletrnico - Marketing para profissionais

Solues Arquitetnicas e Ideias Criativas

Decorao e Arquitetura de Interiores Dicionrio do Engenheiro e Arquiteto Eltrica Empreendimentos Imobilirios Energia Engenharia de Custos

Coberturas / Sistemas Construtivos

Ao na Arquitetura Alvenaria Estrutural Arquitetura Corporativa Arquitetura Inclusiva

Paisagismo Patologias da Construo Retrofit e Restaurao Revestimentos, Tintas e Vernizes Segurana

Geotecnia

Louas Sanitrias

Arquitetura - Terapia de Ambientes Automao Residencial

Exerccio Profissional Steel Frame e Drywall Gerenciamento de Obras Tecnologia Residencial Hidrulica

Pisos Vinlicos Carreiras de Sucesso

O Site | Contato | Imprensa | Equipe | Apoiadores | Perguntas Mais Frequentes

Anda mungkin juga menyukai