Anda di halaman 1dari 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Gesto de Negcios Internacionais
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Guilherme Nascimento


Faculdade Anhanguera de Bauru

Administrao 5 Srie Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Compreender tecnologias associadas aos instrumentos, tcnicas e estratgias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizaes. Prospectar e pesquisar mercados, definir plano de ao, negociar e executar operaes legais, tributrias e cambiais inerentes ao processo de exportao e importao.

DESAFIO
Os alunos, em grupo, devero desenvolver um plano de internacionalizao de uma empresa nacional (fictcia ou no). Este trabalho abordar os principais pontos a serem observados e seguidos durante um processo de internacionalizao. Estes pontos sero tratados independentemente em cada etapa do ATPS e, ao final de cada etapa, o grupo postar ao professor tutor a distncia um arquivo em formato (.doc). Este desafio importante para que os alunos aprendam, de modo prtico, o processo para se desenvolver um plano de internacionalizao.

Objetivo do desafio
Produo um plano de internacionalizao de uma empresa nacional.

Produo Acadmica

Pesquisas online e na biblioteca. Elaborao de relatrios parciais, com os resultados de pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronizao
O material digitado no word solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT 1 , com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Guilherme Nascimento

Administrao 5 Srie Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 3 de 6

se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc tenha o primeiro contato com os principais pontos levantados quando se pensa em exportar e determinar as operaes de marketing para a promoo e venda do produto no mercado-alvo. Perguntas como: O que exportar?; Como exportar?; Qual preo?; E outras comearo a ser trabalhadas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 a) Reunir-se com sua equipe e determinar uma empresa para desenvolver o trabalho. Esta empresa pode ser uma empresa real, que j atua no mercado internacional ou no; ou uma empresa fictcia, ou seja, criada pelo grupo. importante que neste passo, o grupo determine o nome da empresa e ramo de atividade. b) Analisar em conjunto com sua equipe os aspectos importantes referentes ao(s) produto(s) com potencial de comercializao no exterior. Neste passo, o grupo perguntar se este produto um produto com perfil internacional, se atinge um padro mnimo de qualidade para ser lanado no mercado internacional, se so necessrias modificaes neste produto para adequ-lo ao mercado global. Passo 2 Determinar o preo de exportao deste produto. Para isso, o grupo pesquisar nos livros textos ou na internet como fazer o clculo para determinar o preo de exportao do produto. importante que este preo seja apresentado como sendo o preo EXW (mercadoria disponvel na fbrica). No se esquea de agregar os custos de modificao no produto ou na empresa primria, caso seja necessrio, bem como os custos da embalagem de exportao. No site APRENDENDO A EXPORTAR, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, existe um simulador que ajudar o grupo a realizar este passo. Para isso, acesse o link <http://www.aprendendoaexportar.gov.br/informacoes/simulador/simula.htm>, Acesso em: 14 out. 2011.

Passo 3 Pesquisar a Marca da empresa/produto escolhida no Passo1 para verificar se esta marca vem sendo utilizada no mercado-alvo. Obviamente esta ser uma pesquisa simples, onde o grupo
Guilherme Nascimento

Administrao 5 Srie Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 4 de 6

dever procurar no Google, por exemplo, o nome da marca e o nome do pas, e verificar se o buscador retorna com algum nome de empresa para o mesmo produto ou segmento. Passo 4 Elaborar um trabalho digitado com toda a informao levantada nos passos anteriores. Neste passo o grupo poder se utilizar de toda a criatividade para apresentar a empresa e o produto (fotos, informao tcnica do produto). Finalizar o arquivo e guardar.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que o aluno compreenda o processo de internacionalizao de uma empresa. Aps determinar a empresa que atuar ou que j atua no mercado externo, e aps determinar o produto; o grupo comear um trabalho investigativo e levantar toda informao importante para a internacionalizao da empresa. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Fazer junto com seu grupo um levantamento preliminar das oportunidades de exportao. Ou seja, pesquisar se j existe algum canal de vendas desenvolvido para este produto, ou se j existem mercados especficos que compram este produto. Para completar este passo, o grupo pesquisar, por exemplo, sites especializados e o livro-texto O exportador de Nicola Minervini que apresenta dezenas de sites especializados, tanto no Brasil como no Exterior.

Passo 2 Ler o Artigo Multinacionais Brasileiras com fbricas no exterior: desafios para a Gesto Internacional de manufatura, disponvel em; <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0703_1398.pdf>, Acesso em: 14 out. 2011. Passo 3 Levantar informaes referentes s estruturas e caractersticas do mercado: tamanho do mercado, produo interna e importaes, estatstica de informaes, taxas anuais de crescimento do setor, usos e costumes dos consumidores e suas expectativas, hbitos de compras, matrias-primas e componentes utilizados, concorrncia, lderes de mercado, tendncia de demanda, etc. Buscar tambm informaes dos nveis de preo e prticas comerciais: estrutura de preos mdios dos vrios pontos da cadeia de distribuio: importadores, atacadistas, varejistas e consumidores. Mtodos usuais para a cotao, condies de pagamento usuais, condies de crdito, prazos de entregas requeridos, transporte recomendado, etc.

Guilherme Nascimento

Administrao 5 Srie Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 5 de 6

Passo 4 Elaborar um trabalho digitado com toda a informao importante levantada nos passos anteriores, que serviro de apoio para tomadas futuras de deciso e que contribua com a tarefa principal. No mnimo 15 pginas e no mximo 20 pginas. Finalizar o arquivo e guardar.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc determine a forma de entrada e posteriormente o mercado-alvo, alm da logstica internacional envolvida para entrega do produto no pas alvo. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Reunir com sua equipe e buscar um cliente potencial, para a entrada no mercado-alvo. Existem vrias formas de fazer isso: consulta pela internet, visitas ao pas-alvo, indicao de outras empresas do setor, participao em feiras, contratao de um agente, etc. Neste passo o grupo escolher a melhor forma para buscar um potencial cliente e identific-lo no trabalho escrito, sendo ele fictcio ou no. Passo 2 Identificar como ser a logstica internacional envolvida na operao de venda. As caractersticas do produto e forma de distribuio so fundamentais para a escolha do INCOTERM e modal de transporte a ser utilizado. Passo 3 Reunir-se com sua equipe e determinar o preo de exportao com base no INCOTERM e no modal utilizado. Utilizar como referncia o livro O exportador de Nicola Minervini. Passo 4 Elaborar o trabalho final com as informaes levantadas em todas as etapas anteriores. Nesta ltima etapa, o grupo finalizar o trabalho de internacionalizao contendo: A. O nome, localizao, porte, segmento, misso e valores da empresa. B. Os produtos ou servios produzidos ou comercializados pela empresa. C. Levantamento que descreva as oportunidades de exportao. D. Todas as informaes coletadas/pesquisadas do Mercado Alvo. E. Descrio do Cliente potencial. F. Informaes referentes forma de distribuio. G. Descrio das Estratgias de Promoes que sero utilizadas. H. O preo de comercializao e a forma de pagamento dos produtos. Este Plano de Internacionalizao dever ter no mnimo 30 pginas e, no mximo, 40 pginas e deve ser postado na plataforma moodle ao seu professor tutor a distncia, seguindo a Padronizao descrita no incio dessa ATPS. Sugestes de fontes de pesquisa para realizao dos passos do trabalho:
Guilherme Nascimento

Administrao 5 Srie Gesto de Negcios Internacionais

Pg. 6 de 6

Aprendendo a exportar: <www.aprendendoaexportar.gov.br>. Sebrae: <http://www.internacionalizacao.sebrae.com.br/ >(na sesso LINKS, existe uma grande variedade de fontes de pesquisa em vrias reas do comrcio exterior) Brazil Trade Net: <http://www.braziltradenet.gov.br/>. MDIC: <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/index.php?area=5>. Banco do Brasil: <http://www.bb.com.br/portalbb/home23,3389,3389,1,0,1,2.bb?codigoMenu=135>. Fiesp: <http://www.fiesp.com.br/derex/default.aspx>. Acessados em: 20 out. 2011.

Guilherme Nascimento

Anda mungkin juga menyukai