Anda di halaman 1dari 3

1) a filologia e suas divises.

Filologia a cincia que se dedica ao estudo das lnguas, do ponto de vista histrico, partir de documentos escritos. A filologia principalmente associada ao estudo material e crtico dos textos, considerando problemas de datao, localizao e edio dos mesmos. Para tanto, se apoia na histria e em seus ramos como, por exemplo, a histria das religies , na lingustica, na gramtica, bem como em disciplinas ligadas arqueologia, como a papirologia. Aplicados esses conhecimentos aos registros o fillogo pode traar o desenvolvimento da lngua. Diante disso, e numa ampla acepo do termo, filologia passa a compreender o estudo da gramtica, retrica, histria, a interpretao dos autores, crticos e tradies associadas a um determinado idioma. Porm, tal definio to abrangente est se tornando rara, e filologia tende a se referir a um estudo de textos a partir da perspectiva histrica da lingstica. No seu sentido mais restrito de lingustica histrica, a filologia foi uma das primeiras cincias do sculo XIX a se aproximar da linguagem humana, vindo a orientar a cincia moderna da lingustica no no sculo XX, atravs da influncia de Ferdinand de Saussure. 2) metaplasmos: definio, tipos e exemplos.

Metaplasmo o nome que se d s alteraes fonticas que ocorrem em determinadas palavras ao longo da evoluo de uma lngua. O metaplasmo pode ocorrer pela adio, supresso, transposio ou transformao dos sons.

Por adio Prtese acrscimo de fonema no incio da palavra. Ex.: latim scutu - portugus "escudo". Epntese acrscimo de fonema no interior da palavra. Ex.: latim registu - portugus "registro". Obs.: no portugus brasileiro contemporneo, ocorre uma particularizao da epntese, chamada anaptixe, que consiste em se desfazer um encontro consonantal pela intercalao de vogal: ex.: advogado - ad(i)vogado ou ad(e)vogado. Paragoge acrscimo de fonema no final da palavra. Ex.: latim ante - portugus "antes".

Por supresso Afrese supresso de fonema no incio da palavra. Ex.: latim acume - portugus "gume".

Sncope supresso de fonema no meio da palavra. Ex.: latim malu - portugus "mau". Apcope supresso de fonema no fim da palavra. Ex.: latim mare - portugus "mar". Crase fuso de duas vogais iguais, desde que interna palavra. Ex.: portugus arcaico pee - portugus moderno "p". Eliso fuso de vogais que limitam palavras adjacentes, tornando-as um conjunto fonolgico. Ex.: latim de ex de - portugus "desde". Haplologia supresso da menos saliente entre duas slabas contguas. Ex.: portugus medieval bondadoso - portugus moderno "bondoso". Obs.: no portugus brasileiro contemporneo falado, h vrios dialetos em que se observam haplologias em palavras fonolgicas: ex.: perto de casa /perdjikaza/.

Por transformao Mettese deslocamento interno slaba. Ex.: latim semper - "sempre". Hiprtese transposio de um fonema de uma slaba para outra. Ex.: latim capio - portugus "caibo". Hiperbibasmo transposio de elementos supra-segmentais. Dividinde-se em: Distole avano do acento tnico. Ex.: latim lmite portugus "limite". Sstole recuo do acento tnico. Ex.: latim pantnu portugus "pntano".

Por transposio Vocalizao transformao de uma consoante em vogal. Ex.: latim nocte portugus "noite". Consonantizao transformao de uma (semi)vogal em consoante. Ex.: latim uita portugus "vida". Nasalizao: passagem de um fonema oral a nasal: Ex.: latim nec portugus "nem". Desnasalizao passagem de um fonema nasal a voclico. Ex.: latim luna portugus "lua". Assimilao ocorre quando consoantes diferentes se tornam iguais.

Ex.: latim persona portugus "pessoa". Dissimilao diferenciao entre dois fonemas iguais. Ex.: latim liliu portugus "lrio". Sonorizao: alterao de uma consoante de surda para sonora. Ex.: latim maritu - portugus "marido". Palatizao transformao de um ou mais fonemas num palatal. Ex.: latim junio portugus "junho". Assibilao transformao de um ou mais fonemas num sibilante. Ex.: latim lentio portugus "leno". Ditongao passagem de um hiato a ditongo. Ex.: latim do portugus "dou". Monotongao transformao de um ditongo numa vogal simples Ex.: latim auricula portugus orelha". Apofonia mudana do timbre de uma vogal por influncia de um prefixo. Ex.: latim in + aptu portugus "inepto". Metafonia mudaa de timbre de uma vogal tnica por influncia de outra vogal. Ex.: latim debita portugus " dvida ".

BIBLIOGRAFIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filologia http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaplasmo http://esjmlima.prof2000.pt/hist_evol_lingua/R_GRU-F.HTM

Anda mungkin juga menyukai