Anda di halaman 1dari 35

Manual do Utilizador do Nokia 2720 fold

9216141 Edio 2.0

ndice Mensagens instantneas Mensagens de voz Definies de mensagens Contactos Registo de chamadas Definies Perfis Tons Visor Data e hora Atalhos Sincronizao e criao de cpias de segurana Conectividade Chamada e telefone Acessrios Configurao Repor os valores de origem Menu do operador Galeria Mdia Cmara e vdeo Rdio FM Gravador de voz Leitor de msica Aplicaes Organizador Despertador Agenda e lista de tarefas Web ou Internet Ligar a um servio Web Servios SIM Sugestes para uma utilizao ecolgica 16 16 16 17 17 18 18 18 18 18 19 19 19 20 21 21 22 22 22 23 23 24 24 25 26 26 26 27 27 28 28 28

ndice
Segurana Introduo Inserir o carto SIM e a bateria Carregar a bateria Antena Auricular manes e campos magnticos Teclas e componentes Ligar e desligar Modo de espera Funes da tecla de volume quando a tampa est fechada Bloqueio do teclado Funes sem um carto SIM Aplicaes executadas em segundo plano Informaes gerais Acerca do seu dispositivo Servios de rede Memria partilhada Cdigos de acesso Suporte Chamadas Efectuar e atender uma chamada Altifalante Atalhos de marcao Escrever texto Modos de texto Introduo tradicional de texto Introduo assistida de texto Navegar nos menus Mensagens Mensagens de texto e multimdia E-mail Mensagens flash Mensagens de udio Nokia Xpress 4 5 5 5 6 6 6 7 7 7 8 8 9 9 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 12 12 12 13 13 13 14 15 16

ndice Poupe energia Recicle Mais informaes Acessrios Bateria Informaes sobre a bateria e o carregador 28 29 29 30 30 30

Cuidados com o seu dispositivo Reciclar Informaes adicionais sobre segurana Crianas Ambiente de funcionamento Dispositivos clnicos Veculos Ambientes potencialmente explosivos Chamadas de emergncia Informaes de certificao (SAR) ndice remissivo

31 31 32 32 32 32 32 32 33 33 34

Segurana

Segurana
Leia estas instrues bsicas. O no cumprimento das mesmas pode ser perigoso ou ilegal. Para mais informaes, leia o manual completo do utilizador. LIGAR O DISPOSITIVO EM SEGURANA No ligue o dispositivo quando a utilizao de um telefone mvel for proibida ou quando possa causar interferncias ou perigo. A SEGURANA NA ESTRADA EST EM PRIMEIRO LUGAR Cumpra toda a legislao local. Mantenha sempre as mos livres para operar o veculo enquanto conduz, uma vez que, nesse momento, a sua principal preocupao dever ser a segurana na estrada. INTERFERNCIAS Todos os dispositivos mveis so susceptveis a interferncias, as quais podem afectar o respectivo desempenho. DESLIGAR O DISPOSITIVO EM REAS SUJEITAS A RESTRIES Respeite quaisquer restries. Desligue o dispositivo num avio, quando se encontrar perto de equipamento clnico, combustveis, qumicos ou em reas de detonao. ASSISTNCIA QUALIFICADA A instalao ou reparao deste produto est reservada a pessoal tcnico qualificado. ACESSRIOS E BATERIAS Utilize apenas acessrios e baterias aprovados. No ligue o dispositivo a produtos incompatveis. RESISTNCIA GUA O dispositivo no resistente gua. Mantenha-o seco.

Introduo

Introduo
Inserir o carto SIM e a bateria Remoo segura. Antes de retirar a bateria, desligue sempre o dispositivo e desligue o carregador. O carto SIM e os respectivos contactos podem ser facilmente danificados por riscos ou dobras, pelo que deve ter cuidado ao manipular, instalar ou remov-lo.

1 2 3 4

Prima e faa deslizar a tampa posterior na direco da parte inferior do telefone e retire-a (1). Retire a bateria (2). Abra o suporte do carto SIM (3), insira o carto SIM com a superfcie dos contactos voltada para baixo (4) e feche o suporte (5). Introduza a bateria (6) e volte a instalar a tampa posterior (7).

Carregar a bateria A bateria encontra-se parcialmente carregada de fbrica.+ Se o dispositivo indicar que a bateria tem pouca carga, execute o seguinte procedimento:

1 2 3

Ligue o carregador a uma tomada de parede. Ligue o carregador ao dispositivo. Assim que o dispositivo indicar que a bateria est totalmente carregada, desligue o carregador do dispositivo e, em seguida, da tomada.

No necessrio carregar a bateria durante um perodo de tempo especfico e pode utilizar o dispositivo enquanto est a carregar. Se a bateria estiver completamente descarregada, pode ser necessrio aguardar vrios minutos at o indicador de carga aparecer no visor ou para poder efectuar chamadas.

Introduo

Antena

O dispositivo pode ter uma antena interna e uma antena externa. Evite tocar desnecessariamente na rea da antena, quando a antena estiver a transmitir ou receber. O contacto com as antenas afecta a qualidade das comunicaes, pode causar um nvel de consumo de energia superior durante a utilizao e pode reduzir a durao da bateria. A imagem apresenta a rea da antena marcada a cinzento. Auricular Aviso: Quando utilizar o auricular, a sua capacidade de ouvir os sons exteriores pode ser afectada. No utilize o auricular quando este puder colocar em risco a sua segurana. Quando ligar um dispositivo externo qualquer ou quaisquer auriculares diferentes dos aprovados pela Nokia para utilizao com este dispositivo, ao conector AV Nokia, preste ateno aos nveis do volume. No ligue produtos que originem um sinal de sada, uma vez que poder causar danos no dispositivo. No ligue qualquer fonte de tenso ao conector AV Nokia. manes e campos magnticos Mantenha o seu dispositivo afastado de manes ou de campos magnticos.

Introduo Teclas e componentes 1 2 3 4 5 6 7 8 Tecla de Alimentao/Terminar Tecla de seleco direita Auricular Visor principal Tecla de seleco esquerda Tecla Navi; daqui em diante referida como tecla de deslocamento Tecla Chamar Teclado

9 10 11 12 13 14 15

Lente da cmara Conector do auricular/Conector AV Nokia (2,5 mm) Ponto de fixao da correia de pulso Altifalante Conector do carregador Teclas de volume Visor da tampa

Ligar e desligar Mantenha premida a tecla de alimentao. Modo de espera Quando o telemvel est pronto para ser utilizado e o utilizador no introduziu quaisquer caracteres, o telemvel encontra-se no modo de espera.

8 1 2 3 4

Introduo Intensidade do sinal de rede Nvel de carga da bateria Nome da rede ou logtipo do operador Funes das teclas de seleco

A tecla de seleco esquerda, Ir para, permite-lhe aceder s funes da sua lista de atalhos pessoal. Ao ver a lista, escolha Opes > Opes seleco para ver as funes disponveis ou escolha Opes > Organizar para organizar as funes da sua lista de atalhos. Funes da tecla de volume quando a tampa est fechada Activar o visor da tampa Prima uma tecla de volume. Ajustar o volume Utilizar as teclas de volume quando o visor da tampa est activado. Silenciar o tom de toque quando recebe uma chamada Prima uma tecla de volume. Rejeitar uma chamada recebida Mantenha premida uma tecla de volume. Bloqueio do teclado Bloquear o teclado Escolha Menu e prima * no espao de 3,5 segundos para bloquear o teclado. Desbloquear o teclado Escolha Desbl. e prima * no espao de 1,5 segundos. Se o bloqueio do teclado de segurana estiver activado, introduza o cdigo de segurana quando for solicitado. Definir o bloqueio automtico do teclado Escolha Menu > Definies > Telemvel > Bloqueio automtico de teclas > Activar e defina o perodo de tempo aps o qual o teclado bloqueia. Atender uma chamada quando o teclado est bloqueado Prima a tecla Chamar. Quando termina ou rejeita a chamada, o teclado bloqueado automaticamente.

Informaes gerais

Quando o dispositivo est bloqueado, possvel efectuar chamadas para o nmero de emergncia oficial programado no dispositivo. Funes sem um carto SIM Algumas funes do telefone podem ser utilizadas sem instalar um carto SIM, tais como as funes do Organizador e os jogos. Algumas funes so apresentadas a cinzento nos menus e no podem ser utilizadas. Aplicaes executadas em segundo plano As aplicaes deixadas activas em segundo plano aumentam o consumo da bateria e reduzem a respectiva autonomia.

Informaes gerais
Acerca do seu dispositivo O dispositivo celular descrito neste manual est certificado para utilizao redes EGSM 900 e 1800 MHz. Para mais informaes sobre redes, contacte o seu operador de rede. O dispositivo pode ter alguns favoritos e ligaes pr-instalados para sites de Internet de terceiros e pode permitir o acesso a sites de terceiros. Estes no so propriedade de subsidirias da Nokia nem de terceiros associados com a Nokia e a Nokia no garante nem assume qualquer responsabilidade relativamente a estes sites. Se aceder a esses sites, tome precaues em termos de segurana ou contedo. Aviso: Para utilizar qualquer das funes deste dispositivo, excepo do despertador, o dispositivo tem de estar ligado. No ligue o dispositivo quando a utilizao de um dispositivo celular possa causar interferncias ou perigo. Quando estiver a utilizar este dispositivo, cumpra todas as leis aplicveis, os costumes locais, a privacidade e outros direitos legtimos de terceiros, incluindo direitos de autor. A proteco conferida pelos direitos de autor pode impedir a cpia, a modificao ou a transferncia de algumas imagens, msicas e outros contedos. Crie cpias de segurana ou mantenha um registo escrito de todas as informaes importantes guardadas no seu dispositivo. Quando ligar o dispositivo a outro dispositivo, consulte o respectivo manual do utilizador para obter informaes de segurana pormenorizadas. No ligue o dispositivo a produtos incompatveis. As imagens apresentadas neste manual podem ter um aspecto diferente das visualizadas no visor do dispositivo. Para outras informaes relevantes acerca do dispositivo, consulte o manual do utilizador.

10

Informaes gerais

Servios de rede Para utilizar o dispositivo, ter de subscrever os servios de um operador de rede mvel. Algumas funes no esto disponveis em todas as redes; outras funes podem requerer acordos especficos com o seu operador de rede, para poder utiliz-las. Os servios de rede envolvem a transmisso de dados. Consulte o seu operador de rede para obter informaes sobre as tarifas na sua rede de origem ou em roaming noutras redes. O seu operador de rede pode explicar-lhe os encargos aplicveis. Algumas redes podem ter limitaes que afectam o modo de utilizao de algumas funes deste dispositivo que requerem suporte de rede, como o caso do suporte de tecnologias especficas, tais como protocolos WAP 2.0 (HTTP e SSL) que funcionam com base em protocolos TCP/IP e caracteres dependentes do idioma. possvel que o seu operador de rede tenha solicitado a desactivao ou a no activao de determinadas funes no seu dispositivo. Se for esse o caso, essas funes no sero apresentadas no menu do dispositivo. O seu dispositivo tambm pode ter itens personalizados, tais como nomes de menus, ordem dos menus e cones. Memria partilhada As seguintes funes deste dispositivo podem partilhar a memria: mensagens multimdia (MMS), aplicao de e-mail, mensagens instantneas. A utilizao de uma ou mais destas funes pode reduzir a memria disponvel para as restantes funes. Se o dispositivo apresentar uma mensagem indicando que a memria est cheia, apague algumas das informaes guardadas na memria partilhada. Cdigos de acesso O cdigo de segurana ajuda a proteger o telefone de utilizaes no autorizadas. O cdigo predefinido 12345. Pode criar e alterar o cdigo e configurar o telefone para solicitar o cdigo. Guarde o novo cdigo secreto num lugar seguro, separado do telefone. Caso esquea o cdigo e o telefone esteja bloqueado, ser necessria assistncia e podero ser aplicveis custos adicionais. Para mais informaes, contacte o ponto Nokia Care ou o vendedor do telefone. O cdigo PIN, fornecido com o carto SIM, ajuda a proteger o carto de utilizao no autorizada. O cdigo PIN2, fornecido com alguns cartes SIM, necessrio para aceder a determinados servios. Se introduzir o cdigo PIN ou PIN2 incorrectamente trs vezes consecutivas, ser-lhe- pedido o cdigo PUK ou PUK2. Se no os possuir, contacte o seu fornecedor de servios. O PIN do mdulo necessrio para aceder s informaes contidas no mdulo de segurana do carto SIM. O PIN de assinatura poder ser necessrio para a assinatura digital. necessria uma palavra-passe de restrio quando utilizado o servio de restrio de chamadas. Para definir a forma como o telefone utiliza os cdigos de acesso e as definies de segurana, seleccione Menu > Definies > Segurana.

Chamadas

11

Suporte Se quiser obter mais informaes sobre o modo de utilizao do produto ou se no tiver a certeza sobre a forma como o dispositivo deveria funcionar, consulte o manual do utilizador ou as pginas de suporte em www.nokia.com/support ou o Web site local da Nokia, ou, com um dispositivo mvel, www.nokia.mobi/support. Se isto no resolver o problema, efectue os seguintes procedimentos: Reinicie o dispositivo: desligue o dispositivo e remova a bateria. Aps cerca de um minuto, coloque novamente a bateria e ligue o dispositivo. Restaure as definies originais da forma descrita no manual do utilizador.

Se o problema continuar sem resoluo, contacte a Nokia para obter informaes sobre opes de reparao. Visite www.nokia.com/repair. Antes de enviar o dispositivo para reparao, efectue sempre uma cpia de segurana dos dados do dispositivo.

Chamadas
Efectuar e atender uma chamada Efectuar uma chamada Introduza o nmero de telefone, incluindo o indicativo do pas e de rea se necessrio, e prima a tecla Chamar. Atender uma chamada recebida Prima a tecla Chamar. Rejeitar uma chamada Prima a tecla Terminar. Ajustar o volume Durante uma chamada telefnica, utilize as teclas de volume. Altifalante Se disponvel, pode seleccionar Altifal. ou Normal para utilizar o altifalante ou o auscultador do telefone durante uma chamada. Aviso: A exposio contnua a um volume elevado pode causar danos sua audio. Oua msica num nvel de som moderado e no segure o dispositivo junto ao ouvido quando o altifalante estiver a ser utilizado.

12

Escrever texto

Atalhos de marcao Atribuir um nmero de telefone a uma tecla numrica Escolha Menu > Contactos > Marcaes rpidas, especifique o nmero pretendido (2 a 9) e escolha Atribuir. Introduza o nmero de telefone pretendido ou seleccione Procurar e um contacto guardado. Activar a marcao rpida Escolha Menu > Definies > Chamadas > Marcao rpida > Activada. Fazer uma chamada utilizando a marcao rpida No modo de espera, prima a tecla numrica pretendida sem soltar.

Escrever texto
Modos de texto Para introduzir texto (por exemplo, quando escrever mensagens), pode utilizar a introduo tradicional ou assistida de texto. Quando escrever texto, prima, sem soltar, Opes para alternar entre a introduo tradicional de texto, indicada por , e a introduo assistida de texto, indicada por . Nem todos os idiomas so suportados pela introduo assistida de texto. As maisculas e minsculas so indicadas pelos smbolos , e . Para alternar entre maisculas e minsculas, prima #. Para passar do modo de texto para o modo numrico, indicado por , prima, sem soltar, # e seleccione Modo numrico. Para passar do modo numrico para o modo de texto, prima, sem soltar, #. Para definir o idioma de escrita, seleccione Opes > Idioma de escrita. Introduo tradicional de texto Prima uma tecla numrica (2-9) repetidamente at ser apresentado o carcter pretendido. Os caracteres disponveis dependem do idioma de escrita seleccionado. Se a letra seguinte que desejar introduzir estiver localizada na mesma tecla, aguarde at o cursor aparecer e introduza a letra. Para aceder aos sinais de pontuao e caracteres especiais mais comuns, prima 1 repetidamente. Para aceder lista de caracteres especiais, prima *. Introduo assistida de texto A introduo assistida de texto baseada num dicionrio incorporado ao qual tambm pode adicionar palavras novas.

Navegar nos menus 1 2

13

Comece a escrever uma palavra, utilizando as teclas 2 a 9. Prima cada tecla apenas uma vez para uma letra. Para confirmar uma palavra, prima a tecla de navegao para a direita ou adicione um espao. Se a palavra no estiver correcta, prima * repetidamente e seleccione a palavra na lista. Se o carcter ? for apresentado aps a palavra, a palavra pretendida no consta do dicionrio. Para adicionar a palavra ao dicionrio, seleccione Letras. Introduza a palavra utilizando a introduo tradicional de texto e seleccione Gravar. Para escrever palavras compostas, introduza a primeira parte da palavra e prima a tecla de navegao para a direita, para confirmar. Escreva a ltima parte da palavra e confirme. Comece a escrever a palavra seguinte.

Navegar nos menus


As funes do telefone esto agrupadas em menus. No se encontram aqui descritas todas as funes ou opes de menu. No modo de espera, seleccione Menu e o menu e o submenu pretendidos. Seleccione Sair ou P/ trs para sair do nvel de menu actual. Prima a tecla terminar para voltar directamente ao modo de espera. Para alterar a vista de menu, seleccione Menu > Opes > Vista menu princip..

Mensagens
Pode ler, escrever, enviar e guardar mensagens de texto, multimdia, udio, flash e e-mail. Os servios de mensagens s podem ser utilizados se a rede ou o fornecedor de servios suportar os mesmos. Mensagens de texto e multimdia Pode criar uma mensagem e, opcionalmente, anexar uma imagem, por exemplo. O telemvel modifica automaticamente uma mensagem de texto para uma mensagem multimdia, quando anexado um ficheiro. Mensagens de texto O dispositivo suporta mensagens de texto que excedem o limite de uma nica mensagem. As mensagens mais longas so enviadas como duas ou mais mensagens. O seu operador de rede poder cobrar cada mensagem da srie. Os caracteres com acentos, outras marcas ou alguns idiomas ocupam mais espao e limitam o nmero de caracteres que pode ser enviado numa nica mensagem. Um indicador situado na parte superior do ecr apresenta o nmero total de caracteres remanescentes e o nmero de mensagens necessrio para o envio.

14

Mensagens

Para poder enviar mensagens, necessrio guardar o nmero do centro de mensagens. Seleccione Menu > Mensagens > Defini. das mensagens > Msgs. de texto > Centros de mensagens > Adicionar centro e introduza um nome e o nmero do fornecedor de servios. Mensagens multimdia Uma mensagem multimdia pode conter texto, imagens e clips de som ou de vdeo. Apenas os dispositivos com funes compatveis podem receber e apresentar mensagens multimdia. O aspecto de uma mensagem pode variar, em funo do dispositivo receptor. A rede mvel poder limitar o tamanho das mensagens multimdia MMS. Se a imagem inserida exceder esse limite, o dispositivo poder reduzi-la de modo a poder envi-la por MMS. Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens podem conter software nocivo ou prejudicar o seu dispositivo ou PC de qualquer outra forma. Para informaes sobre a disponibilidade e a subscrio do servio de mensagens multimdia (MMS), contacte o seu fornecedor de servios. Tambm pode importar as definies de configurao. Criar uma mensagem de texto ou multimdia 1 Seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Mensagem. 2 Para adicionar destinatrios, desloque-se para o campo Para: e introduza o nmero do destinatrio ou o endereo de e-mail, ou seleccione Juntar para seleccionar os destinatrios a partir das opes disponveis. Seleccione Opes para adicionar destinatrios e assuntos, bem como para definir opes. 3 Desloque-se para o campo Texto: e introduza o texto da mensagem. 4 Para anexar contedo mensagem, desloque-se para a barra de anexao na parte inferior do visor e seleccione o tipo de contedo pretendido. 5 Para enviar a mensagem, prima Enviar. O tipo de mensagem indicado na parte superior do visor e alterado automaticamente, dependendo do contedo da mensagem. Os fornecedores de servios podem cobrar preos diferentes, dependendo do tipo de mensagem. Consulte o fornecedor de servios, para obter mais informaes. E-mail Aceda sua conta de e-mail POP3 ou IMAP4 com o dispositivo para ler, escrever e enviar mensagens de e-mail. Esta aplicao de e-mail diferente da funo de e-mail SMS e MMS. Antes de poder utilizar o e-mail, certifique-se de que tem as definies correctas. Para mais informaes sobre a disponibilidade e as definies da conta de e-mail, contacte

Mensagens

15

o seu fornecedor de servios de e-mail. Pode receber as definies de configurao de e-mail como uma mensagem de configurao. Assistente de configurao de correio electrnico O assistente de configurao de e-mail iniciado automaticamente se no estiverem configuradas definies de e-mail no telemvel. Para iniciar o assistente de configurao para uma conta de e-mail adicional, seleccione Menu > Mensagens e a conta de e-mail existente. Seleccione Opes > Juntar cx. correio para iniciar o assistente de configurao de e-mail. Siga as instrues apresentadas no visor. Escrever e enviar um e-mail Escrever um e-mail Escolha Menu > Mensagens > Criar mensagem > Msg. de e-mail. Anexar um ficheiro ao e-mail Seleccione Opes > Inserir. Enviar o e-mail Prima a tecla Chamar. Seleccione a conta pretendida, se necessrio. Importar e-mail Importante: Tenha cuidado ao abrir mensagens. As mensagens podem conter software nocivo ou prejudicar o seu dispositivo ou PC de qualquer outra forma. Escolher o modo de obteno Escolha Menu > Mensagens > Defini. das mensagens > Msgs. de e-mail > Editar caixas de correio e a caixa de correio pretendida e escolha Definies de descarregamento > Modo de obteno. Importar e-mail Escolha Menu > Mensagens e a caixa de correio pretendida. Se solicitado, confirme o pedido de ligao. Mensagens flash As mensagens flash so mensagens de texto que so apresentadas instantaneamente ao serem recebidas. 1 2 Para escrever uma mensagem flash, seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Msg. flash. Introduza o nmero de telefone do destinatrio, escreva a mensagem (com um mximo de 70 caracteres) e seleccione Enviar.

16

Mensagens

Mensagens de udio Nokia Xpress Crie e envie uma mensagem de udio utilizando o servio MMS, de uma forma extremamente conveniente. 1 2 3 4 Seleccione Menu > Mensagens > Criar mensagem > Msg. de udio. O gravador de voz iniciado. Grave a sua mensagem. Introduza um ou mais nmeros de telefone no campo Para: ou seleccione Juntar para obter um nmero. Para enviar a mensagem, seleccione Enviar.

Mensagens instantneas As mensagens instantneas (MI, servio de rede) permitem-lhe enviar mensagens de texto curtas a utilizadores online. Ter de subscrever um servio e registar-se no servio de MI que pretende utilizar. Para obter mais informaes sobre a disponibilidade deste servio, preos e as instrues, contacte o seu fornecedor de servios. Os menus podem variar, dependendo do fornecedor de servios de MI. Para estabelecer a ligao ao servio, seleccione Menu > Mensagens > Mensagens instantn. e siga as instrues apresentadas no visor. Mensagens de voz A caixa de correio de voz um servio de rede que poder ter de subscrever. Para mais informaes, contacte o seu operador de rede. Efectuar uma chamada para a caixa de correio de voz Mantenha premido 1. Editar o nmero da caixa de correio de voz Escolha Menu > Mensagens > Mensagens de voz > Nmero da caixa de correio de voz. Definies de mensagens Seleccione Menu > Mensagens > Defini. das mensagens e entre as seguintes opes: Definies gerais para guardar cpias de mensagens enviadas no telemvel, para substituir mensagens antigas se a memria de mensagens ficar cheia e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens Msgs. de texto para permitir relatrios de entrega, para configurar centros de mensagens para SMS e e-mail por SMS, para seleccionar o tipo de suporte de caracteres e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens de texto Msgs. multimdia para permitir relatrios de entrega, para configurar o aspecto de mensagens multimdia, para permitir a recepo de mensagens multimdia e anncios e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens multimdia

Contactos Msgs. de e-mail para permitir a recepo de e-mail, para definir o tamanho de imagens em e-mail e para configurar outras preferncias relacionadas com e-mail Msgs. de servio para activar mensagens de servio e para configurar outras preferncias relacionadas com mensagens de servio

17

Contactos
Seleccione Menu > Contactos. Pode guardar nomes e nmeros de telefone na memria do telefone e na memria do carto SIM. Na memria do telefone, pode gravar contactos com nmeros e itens de texto. Os nomes e nmeros gravados na memria do carto SIM so indicados por . Juntar um contacto Seleccione Nomes > Opes > Juntar novo cont.. Juntar detalhes a um contacto Certifique-se de que a memria em utilizao Telemvel ou Telemvel e SIM. Escolha Nomes, marque o nome e seleccione Detalhes > Opes > Juntar detalhe. Procurar um contacto Seleccione Nomes e percorra a lista dos contactos, ou introduza as primeiras letras do nome. Copiar um contacto entre a memria do telefone e a memria do carto SIM Escolha Nomes, desloque o cursor para o contacto e escolha Opes > Copiar contacto. Na memria do carto SIM apenas pode guardar um nmero de telefone para cada nome. Para escolher a memria do carto SIM ou do telefone para os seus contactos, para escolher a forma como os nomes e nmeros na lista de contactos so apresentados e para ver a capacidade de memria livre para contactos, escolha Definies. Pode enviar e receber as informaes de contacto de uma pessoa, sob a forma de carto de visita, atravs de um dispositivo compatvel que suporte a norma vCard. Enviar um carto de visita Escolha Nomes, procure o contacto cuja informao pretende enviar e escolha Detalhes > Opes > Enviar carto vis..

Registo de chamadas
Para ver informaes sobre as chamadas, mensagens, dados e sincronizaes, seleccione Menu > Registo e entre as opes disponveis.

18

Definies

Nota: A facturao real das chamadas e dos servios, por parte do operador de rede, pode apresentar variaes, consoante as funes de rede, os arredondamentos de facturao, os impostos, etc.

Definies
Perfis O telemvel tem vrios grupos de definies, denominados perfis, que pode personalizar com tons de toque para ocasies e ambientes diferentes. Seleccione Menu > Definies > Perfis, o perfil pretendido e entre as seguintes opes: Activar para activar o perfil seleccionado. Personalizar para alterar as definies do perfil. Temporrio para definir o perfil como activo durante um determinado perodo. Quando o tempo definido para o perfil chega ao fim, activado o perfil anterior sem temporizao. Tons Pode alterar as definies de tom do perfil activo seleccionado. Seleccione Menu > Definies > Tons. Pode encontrar as mesmas definies no menu Perfis . Visor Para ver ou ajustar o padro de fundo, o tamanho do tipo de letra ou outras caractersticas relacionadas com o visor do telefone, seleccione Menu > Definies > Visor. Data e hora Escolha Menu > Definies > Data e hora. Definir a data e a hora Seleccione Definies de data e hora. Definir o formato de data e hora Seleccione Definies formato de data e hora. Definir o telefone de modo a actualizar a hora e a data automaticamente, em funo do fuso horrio actual Escolha Actualizao automt. data e hora (servio de rede).

Definies Atalhos Com os atalhos pessoais, pode obter um acesso rpido s funes do telefone mais utilizadas. Escolha Menu > Definies > Meus atalhos. Atribuir funes do telefone s teclas de seleco Escolha Tecla de seleco direita ou Tecla selec. esq. e uma funo da lista. Escolher funes de atalho para a tecla de deslocao Seleccione Tecla de navegao. Especifique a direco pretendida e seleccione Alterar ou Atribuir e uma funo na lista.

19

Sincronizao e criao de cpias de segurana Escolha Menu > Definies > Sincr. e cpia segurana e uma das seguintes opes: Troca entre telemveis Sincronizar ou copiar dados seleccionados entre o seu telefone e outro telefone. Transf. dados Sincronize ou copie os dados seleccionados entre o telefone e outro dispositivo, PC ou servidor de rede (servio de rede). Conectividade O telemvel contm vrias funes para a ligao a outros dispositivos, a fim de transmitir e receber dados. Tecnologia sem fios Bluetooth A tecnologia Bluetooth permite-lhe ligar o telemvel, atravs de ondas de rdio, a um dispositivo Bluetooth compatvel num raio de 10 metros. Este dispositivo compatvel com a Especificao Bluetooth 2.0 + EDR e suporta os seguintes perfis: acesso genrico, troca de objecto genrica, mos-livres, auricular, envio de objectos, transferncia de ficheiro, acesso telefnico rede, servio de descoberta de aplicaes, acesso SIM e porta srie. Para garantir a interoperabilidade com outros dispositivos que suportam a tecnologia Bluetooth, utilize acessrios Nokia certificados para este modelo. Consulte os fabricantes dos outros dispositivos, para determinar a respectiva compatibilidade com este dispositivo. As funes que utilizam a tecnologia Bluetooth aumentam o consumo da bateria e reduzem a durao da mesma. Configurar uma ligao Bluetooth Seleccione Menu > Definies > Conectivi-dade > Bluetooth e execute os passos que se seguem: 1 Seleccione Nome do meu telemvel e introduza o nome do seu telemvel.

20 2 3 4

Definies Para activar a conectividade Bluetooth, seleccione Bluetooth > Ligar. indica que a funo Bluetooth est activada. Para ligar o telemvel a um acessrio de udio, seleccione Ligar a acessrios de udio e o dispositivo que a pretende ligar. Para emparelhar o telemvel com um dispositivo Bluetooth ao alcance, seleccione Dispositivos emparelhados > Junt. novo disp.. Seleccione um dispositivo encontrado e seleccione Juntar. Introduza uma senha (at 16 caracteres) no telemvel e permita a ligao no outro dispositivo Bluetooth.

Se estiver preocupado com a segurana, desligue a funo Bluetooth ou especifique a Visibilidade do meu telemvel como Oculto. Aceite apenas comunicaes Bluetooth de origens fidedignas. Ligao de PC Internet Utilize a tecnologia Bluetooth para ligar o PC compatvel Internet sem o software PC Suite. O telemvel tem de ter activado um fornecedor de servios que suporte acesso Internet e o PC tem de suportar rede de rea pessoal (PAN - Personal Area Network) Bluetooth. Depois de ligar ao servio de ponto de acesso rede (NAP - Network Access Point) do telemvel e de efectuar o emparelhamento com o PC, o telemvel inicia automaticamente uma ligao de dados por pacotes Internet. Dados por pacotes O GPRS (General Packet Radio Service - Servio de Dados por Pacotes) um servio de rede que permite que os telemveis enviem e recebam dados atravs de uma rede baseada num protocolo de Internet (IP). Para definir a forma de utilizao do servio, escolha Menu > Definies > Conectivi-dade > Dados por pacotes > Ligao de dados por pacotes e uma das seguintes opes: Quando neces. para estabelecer a ligao de dados por pacotes, quando uma aplicao o exija. A ligao encerrada quando a aplicao fechada. Sempre em linh. para se ligar automaticamente a uma rede de dados por pacotes, quando o telefone ligado. Pode utilizar o telefone como modem, ligando-o a um PC compatvel atravs da tecnologia Bluetooth. Para mais informaes, consulte a documentao do Nokia PC Suite. Chamada e telefone Escolha Menu > Definies > Chamadas. Desviar as chamadas recebidas Escolha Desvio de chamadas (servio de rede). Para mais informaes, contacte o seu fornecedor de servios.

Definies Voltar a marcar automaticamente dez vezes aps uma tentativa sem sucesso Seleccione Remarcao automtica > Sim. Receber uma notificao de chamadas recebidas durante uma chamada Escolha Servio de chamadas em espera > Activar (servio de rede).

21

Mostrar ou ocultar o seu nmero de telefone pessoa a quem est a telefonar Escolha Enviar a minha identidade (servio de rede). Responder a chamadas recebidas abrindo a tampa Seleccione Atender com tampa aberta > Sim. Escolha Menu > Definies > Telemvel. Definir o idioma dos textos do visor Seleccione Definies de idioma > Idioma do telemvel. Definir o dispositivo para ir para modo de espera quando fecha a tampa Seleccione Efeito ao fechar tampa > Ir para espera. Acessrios Este menu e as suas vrias opes apenas so visualizados caso o telefone esteja ou tenha estado ligado a um acessrio mvel compatvel. Seleccione Menu > Definies > Acessrios. Seleccione um acessrio e uma opo consoante o acessrio. Configurao Pode configurar o telefone com as definies necessrias para determinados servios. O fornecedor de servios tambm pode enviar-lhe estas definies. Seleccione Menu > Definies > Configu-rao e uma das seguintes opes: Defs. de configurao predefinida para ver os fornecedores de servios memorizados no telefone e o fornecedor de servios predefinido. Activar predefs. em todas aplics. para activar as definies de configurao predefinidas para as aplicaes suportadas. Ponto de acesso preferido para ver os pontos de acesso guardados. Definies gestor de dispositivos para autorizar ou impedir o telefone de receber actualizaes de software. Esta opo pode no estar disponvel, dependendo do telefone. Defs. de configurao pessoais para acrescentar manualmente contas pessoais novas para vrios servios e para as activar ou apagar. Para acrescentar uma conta pessoal nova, seleccione Jnt. nova ou Opes > Juntar novo. Seleccione o tipo de

22

Menu do operador

servio e introduza os parmetros necessrios. Para activar uma conta pessoal, marque-a e seleccione Opes > Activar. Repor os valores de origem Para repor as definies de fbrica do telemvel, seleccione Menu > Definies > Repor valo-res origem e entre as seguintes opes: Restaurar apenas definies para repor todas as definies de preferncias sem eliminar dados pessoais. Restaurar tudo para repor todas as definies de preferncias e eliminar todos os dados pessoais, tais como contactos, mensagens, ficheiros multimdia e chaves de activao.

Menu do operador
Aceda a um portal de servios fornecidos pelo operador de rede. Para mais informaes, contacte o operador de rede. O operador pode actualizar este menu atravs de uma mensagem de servio.

Galeria
O telefone suporta um sistema DRM (gesto de direitos digitais) para proteger os contedos adquiridos. Verifique sempre os termos de entrega de quaisquer contedos e chaves de activao antes de os adquirir, pois podem estar sujeitos a pagamento. Gesto de direitos digitais Os proprietrios de contedos podem utilizar diferentes tipos de tecnologias de gesto de direitos digitais (DRM - Digital Rights Management) para protegerem a sua propriedade intelectual, incluindo direitos de autor (copyrights). Este dispositivo utiliza vrios tipos de software DRM para aceder a contedos protegidos por DRM. Este dispositivo permite-lhe aceder a contedos protegidos por OMA DRM 1.0. Se algum software DRM falhar na proteco dos contedos, os seus proprietrios podem solicitar o cancelamento da capacidade desse software DRM para aceder a novos contedos protegidos por DRM. O cancelamento tambm pode impedir a renovao dos contedos protegidos por DRM j existentes no dispositivo. O cancelamento do software DRM no afecta o uso de contedos protegidos por outros tipos de DRM ou o uso de contedos no protegidos por DRM. Os contedos protegidos por DRM (gesto de direitos digitais) so fornecidos com uma chave de activao associada, que define os seus direitos de utilizao dos contedos. Se o dispositivo tiver contedos protegidos por OMA DRM, para efectuar uma cpia de segurana, tanto das chaves de activao como dos contedos, utilize a funo de cpia de segurana do Nokia PC Suite.

Mdia

23

Outros mtodos de transferncia podem no transmitir as chaves de activao que necessitam de ser repostas com os contedos, para que possa continuar a utilizar contedos protegidos por OMA DRM aps a formatao da memria do dispositivo. Tambm poder necessitar de repor as chaves de activao no caso dos ficheiros do dispositivo se danificarem. Ver contedo da Galeria Seleccione Menu > Galeria.

Mdia
Cmara e vdeo O dispositivo suporta uma resoluo de captura de imagem de 1024x1280 pixels. Modo de cmara Utilizar a funo de imagem esttica Escolha Menu > Mdia > Cmara. Ampliar ou reduzir Prima a tecla de deslocao para cima ou para baixo. Capturar uma imagem Seleccione Capturar. Definir o modo de pr-visualizao e a hora Escolha Opes > Definies > Tempo pr-visualizao da imagem. Para activar o auto-temporizador ou para tirar fotografias numa sequncia rpida, escolha Opes e a opo pretendida. Modo de vdeo Utilizar a funo de vdeo Escolha Menu > Mdia > Vdeo. Iniciar a gravao de um clip de vdeo Seleccione Gravar. Durante a gravao, um vdeo de mais baixa qualidade pode ser gravado por um perodo de tempo mais longo. Para alterar as definies de qualidade e definir a durao mxima do clip de vdeo, escolha Menu > Mdia > Cmara > Opes > Definies > Qualidade do clip de vdeo ou Durao do clip de vdeo.

24

Mdia

Alternar entre o modo de cmara e de vdeo Em modo de cmara ou vdeo, prima a tecla de deslocao para a esquerda ou para a direita. Rdio FM O rdio FM depende de uma antena diferente da antena de comunicaes sem fios do dispositivo. Para o rdio FM funcionar correctamente, necessrio ligar um auricular ou acessrio compatvel ao dispositivo. Aviso: A exposio contnua a um volume elevado pode causar danos sua audio. Oua msica num nvel de som moderado e no segure o dispositivo junto ao ouvido quando o altifalante estiver a ser utilizado. Seleccione Menu > Mdia > Rdio ou, no modo de espera, prima, sem soltar, *. Procurar uma estao prxima. Mantenha premida a tecla de deslocao para a esquerda ou direita. Guardar uma estao Sintonize a estao pretendida e escolha Opes > Gravar canal. Alternar entre as estaes memorizadas Desloque-se para cima ou para baixo, para alternar entre as estaes, ou prima a tecla numrica correspondente posio de memria de uma estao pretendida. Ajustar o volume Utilize as teclas de volume. Deixar o rdio a reproduzir em segundo plano Prima a tecla Terminar. Fechar o rdio Mantenha premida a tecla Terminar. Gravador de voz O gravador no pode ser utilizado quando est activa uma chamada de dados ou uma ligao GPRS. Iniciar a gravao Escolha Menu > Mdia > Gravador e o boto de gravao no visor.

Mdia Ouvir a gravao mais recente Seleccione Opes > Reprod. lt. grav.. Enviar a ltima gravao atravs de uma mensagem multimdia Seleccione Opes > Enviar lt. gravado.

25

Leitor de msica O telefone inclui um leitor de msica para ouvir faixas de msica ou outros ficheiros de som MP3 ou AAC. Aviso: A exposio contnua a um volume elevado pode causar danos sua audio. Oua msica num nvel de som moderado e no segure o dispositivo junto ao ouvido quando o altifalante estiver a ser utilizado. Seleccione Menu > Mdia > Leitor msic.. Iniciar ou interromper a reproduo Prima a tecla de deslocao. Avanar para o incio da faixa actual Desloque-se para a esquerda. Retroceder para a faixa anterior Desloque-se para a esquerda duas vezes. Avanar para a faixa seguinte Prima a tecla de deslocao para a direita. Rebobinar a faixa actual Mantenha premida a tecla de deslocao para a esquerda. Avanar rapidamente a faixa actual Mantenha premida a tecla de deslocao para a direita. Ajustar o volume Utilize as teclas de volume. Silenciar ou activar o leitor de msica Prima #. Deixar o leitor de msica a reproduzir em segundo plano Prima a tecla Terminar.

26

Aplicaes

Fechar o leitor de msica Mantenha premida a tecla Terminar.

Aplicaes
O software do telefone pode incluir alguns jogos e aplicaes Java especialmente concebidos para este telefone Nokia. Seleccione Menu > Aplicaes. Abrir um jogo ou aplicao Escolha Jogos ou Recolha. Especifique um jogo ou aplicao e seleccione Abrir. Ver a quantidade de memria disponvel para instalaes de jogos e aplicaes Seleccione Opes > Estado memria. Descarregar um jogo ou aplicao Escolha Opes > Descarregament. > Descarreg. jogos ou Descarreg. aplics.. O telefone suporta aplicaes Java J2ME. Certifique-se de que a aplicao compatvel com o telefone antes de a importar. Importante: Instale e utilize apenas aplicaes e outro software provenientes de fontes seguras, tais como aplicaes "Symbian Signed" ou que tenham passado no teste Java Verified. As aplicaes importadas podem ser guardadas na pasta Galeria, em vez da pasta Aplicaes.

Organizador
Despertador Seleccione Menu > Organizador > Rel. alarme. Activar ou desactivar um alarme Seleccione Alarme:. Definir a hora para o alarme Seleccione Hora do alarme:. Definir o telefone para o avisar em determinados dias da semana Seleccione Repetio:. Personalizar o tom do alarme Seleccione Tom do alarme:.

Web ou Internet Definir o tempo limite para o alerta de repetio Seleccione Tempo limite rep.:. Parar o alarme Seleccione Parar.

27

Se deixar o dispositivo continuar a emitir o alarme durante um minuto ou se escolher Repetir, o alarme pra durante o perodo do tempo limite de repetio e, em seguida, recomea. Agenda e lista de tarefas Seleccione Menu > Organizador > Agenda. O dia actual apresentado com uma moldura. Se houver notas definidas para o dia, este aparece em negrito. Juntar uma nota de agenda Escolha a data e escolha Opes > Criar uma nota. Visualizar os detalhes de uma nota Escolha uma nota e escolha Ver. Apagar todas as notas da agenda Escolha Opes > Apagar notas > Todas as notas. Ver a vista de tarefas Escolha Menu > Organizador > Lista de tarefas. A lista de tarefas apresentada e ordenada por prioridade. Para adicionar, apagar ou enviar uma nota, para marcar uma nota como concluda ou para ordenar a lista de tarefas por prazo, seleccione Opes.

Web ou Internet
Pode aceder a vrios servios de Internet com o browser do telefone. O aspecto das pginas Web pode variar devido ao tamanho do visor. Pode no ser capaz de ver todos os detalhes das pginas Web. Dependendo do telefone, a funo de navegao na Web poder ser apresentada como Web ou Internet no menu, daqui em diante referida como Web. Importante: Utilize apenas servios fidedignos que ofeream um nvel adequado de segurana e proteco contra software nocivo. Para obter mais informaes sobre a disponibilidade, os preos e as instrues destes servios, contacte o seu fornecedor de servios.

28

Servios SIM

Pode receber as definies de configurao necessrias para a realizao de consultas com o browser sob a forma de uma mensagem de configurao enviada pelo operador de rede. Ligar a um servio Web Escolha Menu > Web > Pgina inicial. Ou, em modo de espera, prima, sem soltar 0. Aps estabelecer ligao ao servio, pode consultar as respectivas pginas. As funes das teclas do telefone podem variar consoante os diferentes servios. Siga as instrues apresentadas no visor do telefone. Para mais informaes, contacte o seu operador de rede.

Servios SIM
O seu carto SIM pode fornecer servios adicionais. S pode aceder a este menu se for suportado pelo carto SIM. O nome e os contedos do menu dependem dos servios disponveis.

Sugestes para uma utilizao ecolgica

Eis algumas sugestes sobre como pode contribuir para a proteco do ambiente. Poupe energia Quando tiver carregado a bateria completamente e desligado o carregador do dispositivo, desligue o carregador da tomada. No ser necessrio carregar a bateria com tanta frequncia se efectuar os seguintes passos: Feche e desactive aplicaes, servios e ligaes quando no estiverem a ser utilizados. Diminua o brilho do ecr. Defina o dispositivo para entrar no modo de poupana de energia aps o perodo mnimo de inactividade, se esta funo estiver disponvel no seu dispositivo. Desactive quaisquer sons desnecessrios, tais como tons do teclado e de toque.

Sugestes para uma utilizao ecolgica

29

Recicle A maioria dos materiais utilizados num telefone Nokia so reciclveis. Veja como reciclar os produtos Nokia em www.nokia.com/werecycle, ou atravs de um dispositivo mvel, www.nokia.mobi/werecycle. Recicle as embalagens e os manuais do utilizador atravs do esquema de reciclagem local. Mais informaes Para obter mais informaes sobre os atributos ambientais do dispositivo, visite www.nokia.com/ecodeclaration.

30

Acessrios
bateria. Um dispositivo utilizado com uma bateria muito quente ou fria pode no funcionar temporariamente. O rendimento da bateria fica particularmente limitado quando sujeita a temperaturas muito abaixo do nvel de congelao. No provoque um curto-circuito. Pode ocorrer um curto-circuito acidental quando um objecto metlico, como seja uma moeda, um clipe ou uma caneta, causar a ligao directa dos terminais positivo (+) e negativo (-) da bateria. (Estes terminais tm o aspecto de filamentos metlicos na bateria). Esta situao pode verificar-se, por exemplo, se transportar uma bateria sobressalente num bolso ou num saco. O curto-circuito dos terminais pode danificar a bateria ou o objecto que a ela for ligado. Eliminao. No destrua as baterias queimando-as, porque podem explodir. Desfaa-se das baterias em conformidade com o estabelecido na regulamentao local. Recicle-as, sempre que possvel. No as trate como lixo domstico. Fugas. No desmonte, corte, abra, esmague, dobre, perfure nem fragmente clulas ou baterias. No caso de ocorrer uma fuga na bateria, evite o contacto do lquido com a pele ou com os olhos. Se tal acontecer, lave imediatamente as zonas afectadas com gua abundante ou procure assistncia mdica. Danos. No modifique, refabrique, tente inserir objectos estranhos na bateria nem submerja ou exponha a bateria a gua ou outros lquidos. As baterias podem explodir se forem danificadas. Utilizao correcta. Utilize a bateria apenas para a sua funo especfica. A utilizao imprpria da bateria pode resultar num incndio, exploso ou outro tipo de acidente. Se o dispositivo ou bateria cair, especialmente numa superfcie dura, e se acreditar que a bateria ficou danificada, leve-o a um centro de assistncia para inspeco antes de continuar a utiliz-la. Nunca utilize um carregador ou uma bateria danificados. Mantenha a bateria fora do alcance das crianas.

Acessrios Aviso: Utilize apenas baterias, carregadores e acessrios aprovados pela Nokia para uso com este modelo especfico. A utilizao de quaisquer outros tipos poder invalidar qualquer aprovao ou garantia e pode ser perigosa. Em particular, a utilizao de carregadores ou baterias no aprovados pode representar um risco de incndio, exploso, fuga ou outro acidente. Para obter informaes sobre os acessrios aprovados disponveis, contacte o Agente Autorizado. Para desligar o cabo de alimentao de qualquer acessrio, segure e puxe a respectiva ficha, no o cabo. Bateria Informaes sobre a bateria e o carregador O dispositivo alimentado por uma bateria recarregvel. A bateria que deve ser utilizada com este dispositivo a BL-4CT. A Nokia pode disponibilizar modelos de bateria adicionais para este dispositivo. Este dispositivo deve ser utilizado com energia fornecida pelos seguintes carregadores: AC-3. O nmero exacto do modelo do carregador pode variar, dependendo do tipo de conector. A variante de conector assinalada por uma das seguintes identificaes: E, EB, X, AR, U, A, C, K ou UB. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, embora acabe por ficar inutilizada. Quando a autonomia em conversao e espera se tornar marcadamente inferior normal, deve substituir a bateria. Utilize apenas baterias certificadas pela Nokia e recarregue-as apenas utilizando os carregadores aprovados pela Nokia, destinados a este dispositivo. Ao utilizar uma bateria pela primeira vez, ou no tendo sido a bateria utilizada durante muito tempo, pode ser necessrio ligar o carregador e, em seguida, deslig-lo e voltar a lig-lo para iniciar o carregamento da bateria. Se a bateria estiver completamente descarregada, pode ser necessrio aguardar vrios minutos at o indicador de carga aparecer no visor ou para poder efectuar chamadas. Remoo segura. Antes de retirar a bateria, desligue sempre o dispositivo e desligue o carregador. Carregamento adequado. Desligue o carregador da tomada de corrente e do dispositivo, quando no estiver a ser utilizado. No deixe uma bateria completamente carregada ligada a um carregador, porque o sobreaquecimento pode encurtar a respectiva vida til. Se uma bateria completamente carregada no for utilizada, vai perdendo a carga ao longo do tempo. Evite temperaturas extremas. Tente manter sempre a bateria a uma temperatura entre 15 C e 25 C (59 F e 77 F). As temperaturas extremas reduzem a capacidade e durao da

Cuidados com o seu dispositivo

31

No guarde o dispositivo em locais com temperaturas elevadas ou baixas. As temperaturas elevadas podem reduzir a durao dos dispositivos electrnicos, danificar as baterias e deformar ou derreter certos plsticos. Quando o dispositivo retoma a temperatura normal, a partir de uma temperatura baixa, pode formar-se humidade no respectivo interior, podendo danificar as placas dos circuitos electrnicos. No tente abrir o dispositivo seno segundo as instrues deste manual.

No deixe cair, no bata nem abane o dispositivo. Um manuseamento descuidado pode partir as placas do circuito interno e os mecanismos mais delicados.

No utilize produtos qumicos, diluentes nem detergentes abrasivos para limpar o dispositivo. Utilize apenas um pano macio, limpo e seco para limpar a superfcie do dispositivo. No pinte o dispositivo. A pintura pode obstruir os componentes mveis e impedir um funcionamento correcto.

Utilize apenas a antena fornecida ou uma antena de substituio certificada. Antenas, modificaes ou ligaes no autorizadas podem danificar o dispositivo e infringir normas que regulamentam os dispositivos de rdio. Utilize os carregadores em espaos interiores. Crie sempre uma cpia de segurana de todos os dados que pretende manter, tais como contactos e notas da agenda. Para reiniciar o dispositivo de tempos a tempos, a fim de optimizar o desempenho, desligue a respectiva alimentao e retire a bateria.

Estas sugestes aplicam-se igualmente ao dispositivo, bateria, ao carregador ou a qualquer acessrio. Reciclar Coloque sempre os produtos electrnicos, baterias e materiais de embalagem utilizados em pontos de recolha destinados ao efeito. Deste modo, ajudar a evitar a eliminao no controlada de resduos e a promover a reciclagem dos materiais. Para obter informaes ambientais sobre o produto e sobre como reciclar os seus produtos Nokia, consulte www.nokia.com/werecycle ou nokia.mobi/ werecycle.

Cuidados com o seu dispositivo O seu dispositivo um produto de qualidade superior e dever ser tratado com cuidado. As sugestes que se seguem ajud-lo-o a preservar a cobertura da garantia. Mantenha o dispositivo seco. A chuva, a humidade e todos os tipos de humidificantes podem conter minerais, que causaro a corroso dos circuitos electrnicos. Se o dispositivo ficar molhado, retire a bateria e deixe-o secar completamente, antes de voltar a instal-la. No utilize nem guarde o dispositivo em locais com p e sujidade. Os componentes mveis e electrnicos podem ser danificados.

O smbolo do contentor de lixo sobre rodas riscado, includo no produto, na bateria, nos documentos ou na embalagem, indica que todos os produtos elctricos e electrnicos, baterias e acumuladores devem ser objecto de recolha selectiva no final do respectivo ciclo de vida. Este requisito aplica-se Unio Europeia. No deposite estes produtos nos

32

Informaes adicionais sobre segurana


no devem transportar o dispositivo celular num bolso junto ao peito; e Utilizar o ouvido oposto ao lado do dispositivo clnico. Desligar o dispositivo mvel se tiver motivos para suspeitar que est a ocorrer uma interferncia.

contentores municipais, como se de resduos urbanos indiferenciados se tratassem. Para mais informaes sobre o ambiente, consulte as Eco-Declaraes do produto, em www.nokia.com/environment. Informaes adicionais sobre segurana A superfcie deste dispositivo no contm nquel. Crianas O dispositivo e respectivos acessrios no so brinquedos. Podem conter componentes de pequenas dimenses. Mantenha-os fora do alcance das crianas. Ambiente de funcionamento Este dispositivo cumpre as normas de exposio a radiofrequncia na posio normal de utilizao, junto ao ouvido, ou a uma distncia de, pelo menos, 2,2 centmetros (7/8 polegadas) do corpo. Qualquer bolsa de transporte, mola para cinto ou suporte para utilizao junto ao corpo no devero conter metal e devero colocar o dispositivo distncia acima indicada do corpo. Para poder enviar ficheiros de dados ou mensagens, necessria uma ligao de qualidade rede. Os ficheiros de dados ou mensagens podem aguardar at que uma ligao dessa natureza esteja disponvel. Cumpra as instrues de distncia do corpo, at a transmisso estar concluda. Os componentes do dispositivo so magnticos. O dispositivo poder atrair objectos metlicos. No coloque cartes de crdito ou outros suportes magnticos de armazenamento junto do dispositivo, uma vez que as informaes guardadas nestes suportes podem ser apagadas. Dispositivos clnicos O funcionamento de equipamento transmissor de rdio, incluindo telefones mveis, pode interferir com a funo de dispositivos clnicos protegidos inadequadamente. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo clnico, para determinar se este se encontra adequadamente protegido contra a energia de radiofrequncia externa. Desligue o dispositivo na presena de regulamentao afixada nesse sentido. Os hospitais ou instalaes de servios de sade podem utilizar equipamento sensvel energia de radiofrequncia externa. Dispositivos clnicos implantados Os fabricantes de dispositivos clnicos recomendam uma distncia mnima de 15,3 centmetros (6 polegadas) entre um telefone mvel e um dispositivo clnico implantado, tais como um pacemaker ou um cardiodesfibrilhador implantado, para evitar potenciais interferncias com o dispositivo clnico. As pessoas que tm um dispositivo destes devem: Manter sempre o dispositivo mvel a mais de 15,3 centmetros (6 polegadas) do dispositivo clnico.

Seguir as instrues do fabricante do dispositivo clnico implantado.

Se tiver quaisquer dvidas sobre a utilizao do dispositivo mvel com um dispositivo clnico implantado, consulte o seu profissional de cuidados de sade. Auxiliares de audio Alguns dispositivos mveis digitais podem causar interferncias em determinados auxiliares de audio. Veculos Os sinais de radiofrequncia podem afectar sistemas electrnicos incorrectamente instalados ou inadequadamente protegidos em veculos motorizados, como por exemplo, sistemas electrnicos de injeco, de travagem com antibloqueio, de controlo de velocidade e de airbag. Para mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou do respectivo equipamento. A reparao do dispositivo ou a sua instalao num veculo dever ser efectuada apenas por pessoal qualificado. Uma instalao ou reparao incorrecta pode ser perigosa, alm de poder causar a anulao da garantia. Verifique regularmente se todo o equipamento do dispositivo mvel do seu veculo est montado e a funcionar em condies. No guarde ou transporte lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo e respectivos componentes ou acessrios. Lembre-se de que os airbags so insuflados com grande potncia. No coloque o dispositivo ou acessrios na rea de accionamento do airbag. Desligue o dispositivo, antes de embarcar num avio. A utilizao de dispositivos telefnicos mveis num avio pode ser perigosa para o controlo do avio e pode ser ilegal. Ambientes potencialmente explosivos Desligue o dispositivo em qualquer rea com um ambiente potencialmente explosivo. Cumpra todas as instrues afixadas. Fascas nessas reas podero causar uma exploso ou incndio, tendo como resultado leses pessoais ou a morte. Desligue o dispositivo em locais de abastecimento, como por exemplo, prximo de bombas de gasolina em estaes de servio. Observe as restries em zonas de depsitos, armazenamento e distribuio de combustvel, fbricas de qumicos ou locais onde sejam levadas a cabo operaes que envolvam a detonao de explosivos. As reas com um ambiente potencialmente explosivo esto frequentemente, mas no sempre, claramente identificadas. Entre estas reas, contam-se os locais em que normalmente seria advertido no sentido de desligar o motor do seu veculo, pores de navios, instalaes de transferncia ou

Informaes adicionais sobre segurana


armazenamento de qumicos e reas em que se verifique a presena de qumicos ou partculas no ar, como gro, p ou limalhas. Deve consultar os fabricantes de viaturas de gs de petrleo liquefeito (como o gs propano ou butano) para determinar se este dispositivo pode ser utilizado com segurana na sua vizinhana. Chamadas de emergncia Importante: Este dispositivo funciona utilizando sinais de rdio, redes sem fios, redes terrestres e funes programadas pelo utilizador. Se o seu dispositivo suportar chamadas de voz atravs da Internet (chamadas de Internet), active as chamadas de Internet e o telemvel. O dispositivo pode tentar efectuar chamadas de emergncia atravs das redes mveis e atravs do seu fornecedor de chamadas de Internet, se ambas as funes estiverem activadas. As ligaes no podem ser garantidas em todas as condies. Nunca deve ficar dependente exclusivamente dum dispositivo mvel para as comunicaes essenciais, como por exemplo, emergncias mdicas. Para efectuar uma chamada de emergncia: 1 Se o dispositivo estiver desligado, ligue-o. Verifique se a intensidade de sinal adequada. Consoante o dispositivo, tambm pode ser necessrio efectuar o seguinte: 2 3 4 Inserir um carto SIM, se o seu dispositivo o utilizar.

33

margens de segurana, de modo a garantir a segurana de todas as pessoas, independentemente da idade e do estado de sade. As normas de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medio, designada por SAR (Taxa de Absoro Especfica). O limite de SAR especificado nas directrizes da ICNIRP de 2,0 watts/quilograma (W/kg), calculados sobre 10 gramas de tecido corporal. Os testes de SAR so realizados utilizando posies de funcionamento standard, com o dispositivo a transmitir ao seu mais elevado nvel de potncia certificada, em todas as bandas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo, quando est a funcionar, pode situar-se muito abaixo do valor mximo, devido ao facto de o dispositivo ter sido concebido de modo a utilizar apenas a energia necessria para alcanar a rede. Este valor pode mudar em funo de diversos factores, como por exemplo, a distncia a que se encontrar de uma estao base da rede. O valor de SAR mais elevado, nos termos das directrizes da ICNIRP para a utilizao do dispositivo junto ao ouvido, de 0,96 P/kg. A utilizao de acessrios e melhoramentos com o dispositivo pode alterar os valores de SAR. Os valores de SAR podem variar em funo dos requisitos de registo e teste nacionais, bem como da banda da rede. Podero estar disponveis mais informaes sobre o valor SAR nas informaes sobre o produto, em www.nokia.com.

Retirar determinadas restries de chamadas que activou no dispositivo.

Prima a tecla terminar as vezes que forem necessrias, para limpar o visor e preparar o dispositivo para a realizao de chamadas. Introduza o nmero de emergncia oficial do local onde se encontra. Os nmeros de emergncia variam de local para local. Prima a tecla de chamada.

Alterar o perfil de "Offline" ou "Flight" (voo) para um perfil activo.

Quando efectuar uma chamada de emergncia, fornea todas as informaes necessrias com a maior preciso possvel. O seu dispositivo mvel pode ser o nico meio de comunicao no local de um acidente. No termine a chamada at ter permisso para o fazer. Informaes de certificao (SAR) Este dispositivo mvel cumpre os requisitos relativos exposio de ondas de rdio. O seu dispositivo mvel um transmissor e receptor de rdio. Foi concebido de forma a no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados pelas directrizes internacionais. Estas directrizes foram desenvolvidas pela organizao cientfica independente ICNIRP e incluem

34

ndice remissivo J jogos 21 26 19 6 M marcao rpida mensagens mensagens de udio mensagens de udio mensagens flash mensagens instantneas menu do operador MI modo "offline" modo numrico modos de texto N nmero do centro de mensagens O organizador P palavra-passe perfis PIN proteco do teclado R recursos de suporte registo de chamadas T teclas tons V visor W web

ndice remissivo
A acessrios aplicaes atalhos auricular B bateria carregar bloqueio do teclado browser C carto SIM chamadas cdigo de acesso cdigo de segurana componentes configurao D definies configurao data fbrica hora telefone tons visor E e-mail escrever texto G gravador de voz I Informaes sobre o suporte Nokia Internet introduo assistida de texto introduo tradicional de texto

26 12 16 16 15 16 22 16 9 12 12 13 26 10 18 10 8 11 17 7 18 18 27

5 8 27 5, 9 11 10 10 7 21 18 21 18 22 18 20 18 18 14 12 24 11 27 12 12

35
DECLARAO DE CONFORMIDADE PERDA DE DADOS OU LUCROS CESSANTES NEM POR QUAISQUER DANOS ESPECIAIS, ACIDENTAIS, CONSEQUENCIAIS OU INDIRECTOS, QUALQUER QUE SEJA A CAUSA DOS MESMOS. O CONTEDO DESTE DOCUMENTO FORNECIDO "TAL COMO SE ENCONTRA". SALVO NA MEDIDA EXIGIDA PELA LEI APLICVEL, NO SO DADAS GARANTIAS DE QUALQUER TIPO, EXPRESSAS OU IMPLCITAS, INCLUINDO, MAS NO LIMITANDO, GARANTIAS IMPLCITAS DE COMERCIALIZAO E ADEQUAO A UM FIM ESPECFICO, RELACIONADAS COM A EXACTIDO, FIABILIDADE OU CONTEDO DESTE DOCUMENTO. A NOKIA RESERVA-SE O DIREITO DE REVER OU DAR SEM EFEITO ESTE DOCUMENTO EM QUALQUER ALTURA, SEM AVISO PRVIO. A disponibilidade de determinados produtos, assim como aplicaes e servios para esses mesmos produtos podero variar consoante a regio. Consulte o seu agente Nokia para obter detalhes e a disponibilidade de opes de idiomas. Este dispositivo pode conter equipamentos, tecnologia ou software sujeito a leis de exportao e legislao dos Estados Unidos e de outros pases. So proibidos quaisquer desvios ao disposto na lei. As aplicaes de terceiros fornecidas com o dispositivo podem ter sido criadas e podem constituir propriedade de pessoas ou entidades que no so subsidirias da Nokia nem esto relacionadas com a mesma. A Nokia no detm os direitos de autor (copyrights) nem direitos de propriedade intelectual sobre as aplicaes de terceiros. Como tal, a Nokia no assume qualquer responsabilidade pela assistncia ao utilizador final, pela funcionalidade das aplicaes nem pelas informaes apresentadas nas aplicaes ou materiais. A Nokia no presta qualquer garantia a aplicaes de terceiros. AO UTILIZAR AS APLICAES, O UTILIZADOR DECLARA TER CONHECIMENTO E ACEITAR QUE AS APLICAES SO FORNECIDAS "TAL COMO ESTO", SEM GARANTIA DE QUALQUER ESPCIE, EXPLCITA OU IMPLCITA, NA MXIMA MEDIDA DO PERMITIDO PELA LEGISLAO APLICVEL. DECLARA AINDA TER CONHECIMENTO E ACEITAR QUE NEM A NOKIA NEM AS SUAS SUBSIDIRIAS PRESTAM QUAISQUER DECLARAES OU GARANTIAS, QUER EXPLCITAS QUER IMPLCITAS, INCLUINDO NOMEADAMENTE GARANTIAS RELATIVAS TITULARIDADE, GARANTIAS DE COMERCIALIZAO OU ADEQUAO A QUALQUER FIM ESPECFICO, OU DE QUE AS APLICAES NO VIOLAM QUAISQUER PATENTES, DIREITOS DE AUTOR, MARCAS COMERCIAIS OU OUTROS DIREITOS DE TERCEIROS. 9216141/Edio 2.0 PT

NOKIA CORPORATION declara que este RM-519 est conforme com os requisitos essenciais e outras disposies da Directiva 1999/5/CE. possvel obter uma cpia da Declarao de Conformidade no endereo http://www.nokia.com/phones/ declaration_of_conformity/. 2009 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Navi so marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados neste documento podero ser marcas comerciais ou nomes comerciais dos respectivos proprietrios. proibida a reproduo, a transferncia, a distribuio ou o armazenamento da totalidade ou parte do contedo deste documento, seja sob que forma for, sem a prvia autorizao escrita da Nokia. A Nokia segue uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alteraes e melhoramentos em qualquer um dos produtos descritos neste documento, sem aviso prvio.

Includes RSA BSAFE cryptographic or security protocol software from RSA Security.

Java and all Java-based marks are trademarks or registered trademarks of Sun Microsystems, Inc. Este produto autorizado ao abrigo Licena da Carteira de Patentes da MPEG-4 Visual (i) para uso pessoal e no comercial relacionado com informaes que tenham sido codificadas, em conformidade com a Norma MPEG-4 Visual, por um consumidor ligado a uma actividade pessoal e no comercial; e (ii) para uso relacionado com vdeo MPEG-4, disponibilizado por um fornecedor de vdeo autorizado. No concedida, nem ser tida como implcita, nenhuma autorizao para qualquer outro uso. Quaisquer informaes adicionais, incluindo as relacionadas com usos promocionais, internos e comerciais, podero ser obtidas junto da MPEG LA, LLC. Consulte a pgina http://www.mpegla.com. NA MXIMA EXTENSO PERMITIDA PELA LEI APLICVEL, NEM A NOKIA NEM NENHUM DOS SEUS LICENCIADORES SER, EM NENHUMA CIRCUNSTNCIA, RESPONSVEL POR QUALQUER

Anda mungkin juga menyukai