Anda di halaman 1dari 4

Projeto Missionrio: Equador; Quito La Colmena.

. Mira que te mando que te esfuerces y seas valiente: no temas ni desmayes, porque Jehov tu Dios ser contigo en donde quiera que fueres. Josu 1:9 No fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! No se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estar com voc por onde voc andar". Josu 1:9 Quem eu sou?

Eu

sei que esse um projeto, e que eu deveria responder isso da maneira mais objetiva o possvel, mas acontece que eu no consigo! Costumo brincar que o serto to serto, que at o sertanejo feito de terra e galhos secos, mas sempre pronto a florescer. Pois bem, sou sertanejo com toda a conscincia dessa palavra, alis, at agora tenho vivido em uma tomada de conscincias culturais e geogrficas. Nasci em Santa Cruz de Malta em 1989, me mudando para Ouricuri em 2001, ambas a cidades situadas no interior de Pernambuco. Tornei-me "camarada de Cristo", passando a ser seu amigo e discpulo em 2005, sou fruto dos trabalhos missionrios da Misso Zero. Logo me veio a partir da leitura da Bblia e outros livros a importncia da Misso crist para o discipulado. Passei a auxiliar na igreja o mximo que pude, participando tambm de alguns projetos missionrios de implantao de igreja no Piau (2006) e no Paraguai (2007).

Em

2007 comecei a participar da Escola Bblica do Serto, um curso de teologia para liderana leiga. Este foi um curso oferecido pela FATEV e seus professores, teve a durao de dois anos, o que me validou o primeiro ano do curso de Teologia em Curitiba, o qual passei a cursar em 2009. Nos dois primeiros anos em Curitiba tive a experincia de trabalhar como educador em uma ONG que visa apresentar o evangelho a moradores de rua, buscando resgat-los e reintegr-los na sociedade. Esse trabalho junto aos mendigos mudou completamente minha cosmoviso crist. Nestes ltimos dois anos tenho tido a oportunidade de me ater mais ao estudo e reflexo, estagiando como monitor dos alunos na FATEV.

desafio que desejo levar a minha prxima experincia ministerial unir a reflexo prtica. Indagar constantemente os prprios conceitos a fim de obter uma atividade bem fundamentada e til para o contexto onde est sendo desenvolvida. J ia me esquecendo... Meu nome Weslley (Starlley Rubstaine) Rodrigues Lima. Obs: isso mesmo, tenho 5 nomes, dos quais trs so estrangeiros. Isso faz jus criatividade da minha me e a cultura nordestina. Chamado

Nenhum relmpago quase caiu na minha cabea (Lutero), ou uma voz infantil

ecoou no meu jardim cantando - Abre e l... (Agostinho), nem muito menos fiquei cego na estrada de Damasco (Paulo). Para ser bem sincero, nem conheo Damasco. O despertar da vocao missionria de Deus em minha vida veio de maneira gradual. Havia dito acima que tenho tido tomadas de conscincia cultural-geogrfica, e meu chamado tem total haver com isso, j me explico! Quando vim a Curitiba, foi que percebi que era Nordestino (Sertanejo), e o que significava isso, assim vieram os complexos, os aprendizados, as crises... E depois, as afirmaes culturais, a tomada de identidade, a cura das crises e complexos, e por fim, contribuies ao "outro" com reflexes e pratica a partir daquilo que eu sabia que eu era.

A segunda tomada de conscincia foi identidade latina. O que me ajudou a


isso foi Belchior (que eu ouvia desde de criana) e seu olhar mstico-potico para a Amrica latina, a reflexo da Misso Integral, que clama por uma teologia Latina, e em detrimento refora nossa identidade como latino americanos. Apaixonei-me! Antes de me ver missionrio na Amrica Latina, percebi-me como Latino. E para selar a paixo, fiz uma andarilhagem por um ms conhecendo mais terras latinas alm do Brasil e Paraguai. Conheci Chile e Argentina, dei de cara com a riqueza cultural, com a cordilheira dos Andes. Tudo isso passei a ler a partir de duas experincias, a da Casa Redentor, que me despertou o chamado para trabalhar com o pobre, o marginalizado, os "camaradas de Cristo", por que foi com pessoas assim que Cristo andou. E o texto que um irmo leu em uma viglia no Paraguai, e que me marcou, o texto de Josu 1.9. Ali Deus no me deu endereo, mas entendi que estava me convidando a viver a radicalidade do discipulado, como agente transformador.

Veja,

quando estive no Equador, em um novo projeto missionrio, percebi: Eles so latinos, esto aos ps da cordilheira (sentimento esttico), precisam de transformao em todos os sentidos dessa palavra (sentimento missionrio), a igreja precisa de reflexo, e a sociedade l fora, precisa de ao transformadora (sentimento vocacional). Olhei aquela cidade cheia de morros, e parecia que Deus tava dando uma piscada de olhos que significava - Fechou! Servindo no Equador, mas o que o Equador?

Repblica do Equador um pas situado aqui na Amrica Latina, mas especificamente Amrica do Sul. Passou por um processo de colonizao muito parecido ao nosso. Sua estrutura poltica atual dividida em poder Executivo, Legislativo e Judicirio. Sua unidade monetria o Sucre, mas a partir do ano de 2000 foi substituda pelo dlar americano. Em uma rpida visita ao pas j se pode perceber que eles conservaram mais que ns seus traos tnicos e culturais indgenas, por isso embora o espanhol seja sua lngua oficial, o quchua ainda um idioma fluentemente utilizado pelos equatorianos, tendo at mesmo a Bblia traduzida para esse idioma indgena. A populao de maioria catlica.

local onde de fato desejamos servir uma periferia de Quito, chamada de La Colmena. Comunidade que a Misso Zero j marcou presena, com visitas

pessoais da parte do Apstolo Wanderson Perobelli e So Airton Palm. Depois com um grupo de 15 pessoas com o objetivo de trocar experincia e mobilizar a evangelizao no local. No difcil perceber que todos os problemas urbanos esto amplificados nas periferias. La Colmena no foge a regra, mesmo tendo um povo acolhedor, casas antigas que contribuem para a beleza da comunidade, h taxista que se recusam a entrar na regio.

Isso

se d pelo nvel de violncia com que o bairro conhecido. Quero compartilhar com vocs algumas informaes bsicas do bairro: - A populao de aproximadamente 8.000 pessoas. - A classe social de mdia e baixa. - A maioria vive do comrcio, vendem no mercado (o mercado no bairro, no um prdio, mas uma grande feira na rua), trabalham de diaristas limpando e cozinhando. H ainda alvenarias, padarias, pequenas tendas que vendem variadas coisas, mas principalmente comida, sapatarias, etc. - Existe um alto nvel de famlias disfuncionais, onde a maioria so as mes que cuidam das despesas de casa e tornaram-se responsveis sozinhas por seus filhos. - H a presena de alcoolismo e drogadico. - Existem 4 igrejas no bairro. Objetivos - Ser discpulo de Cristo naquele contexto, esperando com o auxlio do Esprito Santo expressar Jesus nas diversas reas e aspectos da vida das pessoas e comunidade. Abusando assim como Jesus fez de um discipulado da convivncia. Acredito que eu no deveria escrever este objetivo, por ele j estar (pelo menos deveria) contido de maneira subliminar, como base e princpio de todo e qualquer ao missionria crist. Mas como eu sei que nem sempre se tem este propsito em vista (nunca se pergunta com quantas pessoas chorou, mas quantos membros foram acrescentados igreja) quando se prope medir o sucesso da empreitada missionria, eu resolvi express-lo, at por que, em uma anlise de contexto e em prol desse objetivo, os outros podem ser mudados no decorrer da caminhada. - Investimento no discipulado e na formao de liderana. Metodologicamente falando a partir do estudo conjunto da Bblia, e depois na medida em que os espaos forem sendo oferecidos, na tentativa da formao de um programa, observando sempre o contexto, ou seja, quais os conceitos que precisam ser elogiados, melhor fundamentados e apor ultimo destrudos para serem reconstrudos (Sei que Deus vai fazer isso na minha prpria vida naquele local). Como foi dito no incio, organiza-se os conceitos, no para um bonito texto, mas para uma expresso mais Bblica e concreta do Reino de Deus. - Espero poder me envolver com algum tipo de trabalho social, em primeiro lugar por que uma pratica essencial no exerccio missionrio e me vejo chamado por Deus para execut-la, e em segundo, preciso dar testemunho a igreja de que ela precisa se envolver com os problemas mais concretos do

contexto onde ela est situada. Sinto-me convidado a vivncia da misso integral, e espero poder repassar este convite igreja a qual vou servir. - Desejo me envolver no ministrio da visitao e evangelizao que foi "reativado" a partir de nossa visita quela comunidade. - A abertura que nos foi dada at agora o trabalho com jovens, o que j uma beno, mas esperamos poder fazer pessoas mais maduras serem tambm influenciadas com a atividade desenvolvida durante meu tempo de permanncia ali. - Esses objetivos foram formulados a partir de uma estadia de quinze dias no local, observando e ouvindo alguns clamores diretos, pode ser que a partir de um conhecimento mais profundo da realidade eles sejam mudados e outros sejam acrescentados. No queremos oferecer po, enquanto eles precisam de gua! Recursos - Alimentao: - Internet: - Moradia: - Sade: - INSS: -

Anda mungkin juga menyukai