Anda di halaman 1dari 8

APRESENTAO DE FILOSOFIA - 22.05.

2012

A CONSTRUO LGICA DAS SOLUES JURDICAS

3.4.2.2- Epistemologia como enriquecimento interdisciplinar da exagese

A lgica jurdico-material fica empobrecida se, na anlise desses dados da realidade concreta da vida, informaes de outras cincias no se faam presentes. A essa visita a conhecimentos metajurdicos se d o nome de epistemologia. E isso somente possvel se o raciocnio lgico cuidar de encontrar os pontos comuns entre o Direito e as demais cincias tanto zetticas quanto dogmticas. A esse entrelaamento cientifico a respeito das situaes jurdicas, atribuda a denominao de interdisciplinaridade. De modo bem simples, seria analisar um certo tema aproveitando as informaes de diversas cincias e disciplinas. a epistemologia contribuio da interdisciplinaridade hermenutica. Estuda-se um assunto, observando-se as contribuies de diversas reas do conhecimento. Impossvel compreender-se, por exemplo, o fenmeno da filantropia sem antes observar-se a curva de distribuio de rendas pelos olhos da Economia; ou se analisarmos, luz da Sociologia, categorias sociais a que os assistidos pertencem e seu distanciamento do ideal e do bem estar pessoal; ou a origem daquela poro populacional e sua contribuio para a constituio de uma comunidade. Grande a dificuldade do jurista, ento, j que o Direito tem a ambio de regular toda qualquer forma de relao humana passvel de conflito. Isso impe a esse cientista uma postura interdisciplinar inescapvel. Sem recorrer a epistemologia, sob esse prima interdisciplinar, a exegese (interpretao) perde a credibilidade cientifica, beirando o palpite, a conjectura algo condenvel, sempre condenvel. Agora, somente possvel assimilar o que seja interdisciplinar, se o processo formativo do jurista oferecer esse tipo de reflexo como aspecto didtico-pedaggico do curso de Direito. E trs so os fatores estruturais de um currculo jurdicoacadmico, os quais, nos mais modernos cursos, j devem registrar elementos de interdisciplinaridade: grade de disciplinas, contedos programticos e metodologia de aula.

A esse respeito sugere-se: 1- Dinamizao da Grade de Disciplinas Ao longo de seus mnimos cinco anos, um curso de Direito h que oferecer aos seus graduandos um rol de matrias cuja seqncia por perodo denominado grade. Para que a interdisciplinaridade se apresenta j na disposio da grade, dois so os requisitos bsicos: 1.1Indispensabilidade de disciplinas metajurdicas: apesar de pertinentes aos contedos de outras formaes profissionais, competncias curriculares como Sociologia, Economia, Cincia Poltica, Sade Pblica, Psicologia... se fazem necessrias ao currculo mnimo oferecido ao aluno de graduao. A natureza de cincia social que o Direito tem exige do futuro jurista sensibilidade humanstica suficiente para, em sua deciso, poder aplicar a regra jurdica sem olvidar qualquer aspecto relativo ao contexto de vida em que se insere o fato sobe o qual decidir. Suplementaridade crescente dos contedos das disciplinas dogmticas: a sequencia das competncias curriculares tem de impor uma harmonia de temas a serem abordados de tal forma que jamais ao aluno seja ministro um contedo qualquer sem que outro lhe seja requisito tenha sido cursado. Ou seja, no se ensina Direito Tributrio anteriormente apreenso de matria referente a Direito Constitucional; no se ministra Direito Processual Civil, sem antes fazer-se um consistente passeio pela Teoria Geral do Processo.

1.2-

2.

Transversalizao dos Contedos Programticos

Alm de uma grade harmnica, a interdisciplinaridade depende de os programas de cada competncia curricular se desenvolverem numa filosofia de encontro com as demais disciplinas da grade. Disciplinas propeduticas quanto profissionalizantes devem encontrarse dentro de sala de aula e, por conseguinte, no universo cognitivo do aluno. Trata-se de temas fundamentais formao do jurista situados transversalmente a todas matrias, de tal forma que, do primeiro ao ultimo ano, o aluno venha a ter contato com eles, sob as mais diversas ticas, os mais diversos enfoques. Permitindo ao aluno fazer dialogar todos os contedos da grade: Etiologia Jurdica (estudo das causas, origens de fenmeno qualquer); Ontologia Jurdica (estudo do ser de algo; a anlise dos elementos que compem um determinado ente, tornando apto a produzir seus efeitos); Ontognoseologia Jurdica (estudo de como estudo o ser); Teleologia Jurdica (estudo dos fins de algo. Para proporcionar as decises que o Direito visa, necessrio entender os fatos jurdicos sob a perspectiva de determinados planos existncia, validade, eficcia e efetividade).

Axiologia Jurdica (estudos dos valores contidos em algo, defendidos por ele. Em Direito, isso nos leva noo de justia).

3. Atividades Extracurriculares Ensino, Pesquisa e Extenso 3.13.23.3Extenso universitria, na forma de cursos, palestras, congressos e etc. Programa de monitoria; e Praticas de pesquisa cientifica.

4. Estgio de Prtica Jurdica 5. Metodologia de Aula voltada Sensibilizao

Em sntese, a interdisciplinaridade, no processo de formao do futuro profissional do Direito exige: - Dinamizao da Grade Curricular; - Transversalizao dos Contedos Programticos - atividades complementares fazendo interagir ensino, pesquisa e extenso; - estgio de pratica jurdica multiprofissional; e - metodologia de aula voltada sensibilizao do graduando. Somente aps submeter a uma formao com essa abordagem, queremos crer, ter o jurista condies de apresentar habilidade epistemolgica, em seu trabalho hermenutico. A riqueza com que poder, ento, identificar os sujeitos, objetos, meios, fins imediatos e tempo de cada situao jurdica em anlise, visando moralidade institucional. Oferecer sua futura deciso o risco de aproximar-se do justo.

3.4.2.3- Eliminao de antinomias


Toda forma de contradio entre regras jurdicas (antinomia) tem de ser superada, para que se defina qual regra aplicvel ao caso concreto. Vale que, em cada uma das possveis modalidades de antinomias, declinamos os critrios de sua eliminao: a) Antinomia entre regra infraconstitucional (lei) e a Constitucional Federal: nesse caso, evidente que caber o entendimento de que a lei nula por inconstitucionalidade, prevalecendo o que disser a Constituio. A esse critrio se d o nome de critrio da hierarquia (Lex superior derogat inferiori). o caso, por exemplo, da lei 7.716/89, alterada pela 9.459/97, que, em seus dispositivos, institui a punibilidade criminal do preconceito, algo que a prpria Constituio Federal estatui como parte do direito de conscincia (art. 5, VI)
VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;

Tudo quanto essa lei poderia regular era criminalidade da conduta discriminatria, redondamente distinta do preconceito. Semntica, lingstica e etimologicamente o vocbulo preconceito da famlia do termo conscincia, como a modalidade de pensamento que entende algo anteriormente a conhec-lo e, portanto, de forma precipitada e tendente ao engano algo desumano, em se tratando da concepo de um ser humano a respeito de outro. Silveira Bueno, assim define preconceito: opinio, idia, juzo feito apressadamente, sem examinar primeiro as causas reais. Crena, superstio sem fundamento.

Ainda, para desfazerem-se as confuses terminolgicas entre preconceito e discriminao, vale trazer tona lembrana que a emotividade que a conduta preconceituosa inspira em ns no nos admite perder de vista que o Direito cuida de oferecer ao preconceito o seu mais eficaz antdoto: a licitude de sua prtica. Ou seja, toda forma de conscincia autorizada; preconceito e forma de conscincia; logo, preconceito autorizado. A verdade por detrs dessa liberdade implcita em nossa CF que, ainda que o Estado viesse a punir o preconceito, no poderia faz-lo, pois nada pode fiscalizar nossa conscincia, nosso pensamento. como se a Carta Poltica estivesse dizendo: NO EST AO MEU ALCANCE CONTROLAR A IGNORANCIA DO HOMEM. Entretanto, no devemos confundir preconceito com a noo de discriminao: toda forma de preconceito autorizada; discriminao criminalmente punvel; logo, preconceito e discriminao so condutas diferentes. E, de fato,

discriminar algum no mero desgostar leviano, mas injustamente privar o individuo de exercer um direito; portanto, no se confundem tais noes. Por serem distintos preconceito e discriminao, e, mais, por ser aquele constitucionalmente autorizado, diferentemente deste, havemos de consignar a parcial constitucionalidade das Leis 7.716/89 e 9.459/97, pois pecam por impreciso conceitual. Assim, esto viciados de nulidade parcial. b) Antinomia entre lei nova (posterior) e lei velha (anterior): prevalece a lei mais nova, por se presumir que esteja mais consentnea com os dias atuais. o critrio da cronologia (Lex posterior derogat priori). c) Antinomia entre lei especfica e lei genrica: denominado critrio da especialidade (Lex specialis derogat Lex generalis), ele vem a servio de fazer que, entre uma lei que, sobre certo tema, tenha descido a detalhes e outra que, sobre o mesmo tema, tenha sido demais vaga, em relao outra, prevalea a mais especifica. Caso tpico do conflito entre leis de esferas federativas distintas, como a situao em que uma lei municipal contradiz uma outra estadual sobre um tema a respeito do qual a CF autoriza que ambas as unidades possam legislar. Prevalece, no Municpio, a lei municipal. Duas observaes so cabveis, a respeito da utilizao desses critrios de eliminao de antinomias. 1. Em havendo conflito entre os critrios da cronologia e da especialidade (uma lei mais especifica em conflito com uma lei nova mais genrica) o auto do livro, assim como Alf Ross, deve-se entender que existe uma ordem de utilizao desses critrios: 1 - Hierarquia, 2 - cronologia e 3 especialidade. Isso impede o impasse. No exemplo dado, prevalece a lei mais nova, apesar de ser mais genrica vale observar que essa posio minoritria, na doutrina brasileira, que opta pela prevalncia da lei mais especifica, ainda que mais velha. 2. Invalidade de lei por contradizer a Constituio diferente de invalidade de lei por contradizer outra lei.

3.4.2.4- Integrao jurdica: a prova de que no h lacunas no Ordenamento

Muito dificultosa seria a vida do jurista, dependesse seu trabalho da capacidade do legislador de prever absolutamente tudo. Por isso, o prprio sistema prev caminhos solucionadores das incompletudes do sistema. Toda vez que uma regra se apresentar insuficiente em sua aplicao, a Cincia do Direito est autorizada pela Constituio Federal a encontrar um meio lgico de integr-la, isto torn-la inteira. Alis, quatro princpios constitucionais que, tidos como verdadeiros princpios gerais do Direito, impem esse raciocnio: PRINCPIO DA MORALIDADE INSTITUCIONAL: Por afastar toda e qualquer arbitrariedade.

(RE 579.951, Supremo Tribunal Federal, Rel. Ministro Ricardo Lewandowski, julgamento em 20-8-08, Informativo 516). "exigindo que o agente pblico paute sua conduta por padres ticos que tm por fim ltimo alcanar a consecuo do bem comum, independentemente da esfera de poder ou do nvel poltico-administrativo da Federao em que atue". As restries impostas atuao do administrador pblico, pelo princpio da moralidade, e demais postulados do artigo 37 da CF, "so auto-aplicveis, por trazerem em si carga de normatividade apta a produzir efeitos jurdicos, permitindo, em conseqncia, ao Judicirio exercer o controle dos atos que transgridam os valores fundantes do texto constitucional"

PRINCIPIO DA AMPLA DEFESA: J que admitir em processo que tudo de licito se faa para o alcance da equidade julgadora significa presumir que, no Direito Material, solues sempre existam. Por ele se possibilita s partes a oportunidade de manifestao a cada fato surgido no processo, de modo que, da tese desenvolvida pelo autor e da anttese trazida pelo ru, possa o juiz deduzir a sntese.

PRINCPIO DA INAFASTABILIDADE DA JURISDIO: Por determinar que, diante de uma leso ou ameaa, a soluo tem de ser encontrada, a pedido do lesado, por deciso competente; e o PRINCPIO DA EXEMPLIFICATIVIDADE FUNDAMENTAIS: ART. 5 nos traz o seguinte em seu 2.
2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

DOS

DIREITOS

GARANTIAS

Ou seja, por admitir princpios decorrentes daqueles j adotados pela Constituio, abre espao para a lgica (ou seja, examinando de forma genrica as formas que a argumentao pode tomar quais dessas formas so vlidas e quais so falaciosas)

E os quatro mtodos hbeis a essa revelao da completude do sistema so: - analogia legis: aplica-se uma regra, nos seus estritos termos, a um caso semelhante quele de que ela trata. No caso, por exemplo, do dispositivo constitucional sobre a inviolabilidade do domicilio. A aplicao de que os tribunais tm dado a esse preceito estende-o a outros abrigos que no apenas a casa, a moradia. - analogia iuris: a regra aplicada a caso semelhante quele de que ela trata; contudo, somente aps o seu enriquecimento com Princpios Gerais do Direito (tais como: princpio da igualdade, princpio da constitucionalidade, principio do equilbrio

nas relaes jurdicas etc.) No caso por exemplo, de unies entre pessoas do mesmo sexo pleiteantes dos direitos sucessrios, tributrios e previdencirios. Doutrina e Jurisprudncia, como j visto, manifestaram-se no sentido de que o artigo 226, pargrafo 3 da CF, aps enriquecido pelo princpio geral da isonomia entre os sexos, aplica-se a essas modalidades de entidade familiar independentemente de sua natureza ertico-afetiva. Inclusive, refuta-se a bizarra alegao de que a igualdade jurdica (formal) depende da igualdade fsica (material), pois a noo de isonomia, consagrada pela Teoria Geral do Direito, de Aristteles a Rui Barbosa e insculpida em nosso Texto Mximo no se traduz numa imposio de igualdade fsica entre as pessoas, para que tenham respeitados seus direitos. Isonomia exclusivamente a igualdade jurdica, isto , no distino de direitos, independentemente de aspectos fsicos. d) Costumes: prtica coletiva que se torna culturalmente obrigatria. Trata-se de fonte no dogmtica do Direito, suficiente para que observemos a evoluo dos hbitos da sociedade civil ....

Anda mungkin juga menyukai