Anda di halaman 1dari 3

1.

Contabilidade
1.1. Contabilidade Geral
A contabilidade um sistema de informao cuja funo principal consiste em assegurar a colecta e o tratamento de informao de base, com o objectivo de fornecer, utilizando uma linguagem universal informao agregada, sincera e fiel do funcionamento da empresa. Dentro da empresa a contabilidade tem numerosas funes. Alm da dimenso jurdica e fiscal que faz da contabilidade um sistema obrigatrio e normalizado, ela igualmente um meio de informao e de proteco de terceiros, um meio de previso e um instrumento de gesto (MELYON, Grard; NOGUERA, Remdios, 2004, Pgina 54). Pode ser considerado normal que um autor, como o anterior, da rea financeira, atribua tamanha importncia contabilidade. Mas, conhecidos que so os conflitos internos existentes em muitas empresas, entre a rea comercial e a rea financeira, torna-se surpreendente que, aquele que considerado talvez como o maior guru do marketing, tambm o admita. Os executivos de marketing modernos dependem de um fluxo contnuo e profundo de informaes, a fim de tomarem decises. O sistema de informaes mais antigo e bsico utilizado pelo executivo de marketing o sistema de contabilidade interna. Por intermdio dessas informaes, os executivos podem encontrar oportunidades e problemas e podem comparar os nveis de desempenho reais e previstos (KOTLER, 1987, Pgina 486 e 487). Quando a contabilidade era uma tarefa manual, levava-se muito tempo at se atingirem os mapas que podiam fornecer informao para a gesto. Hoje, a informtica ao automatizar certas operaes, suprimiu algumas tarefas ingratas, bem como o tempo dispendido na sua realizao, reduzindo o tempo necessrio para se chegar informao indispensvel tomada das decises de gesto. O tratamento informtico da contabilidade permite pr disposio dos gestores das empresas, informaes actuais, de maneira permanente, que facilitam a tomada de deciso e permitem reagir rapidamente em caso de dificuldade (MELYON, Grard; NOGUERA, Remdios, 2004, Pgina 103). Nesta dissertao vamos abordar o tema da contabilidade geral, vamos comear por abordar os princpios contabilsticos. Seguidamente iremos ver o que o activo, passivo, custos e proveitos, o que so dbitos, crditos, contas, subcontas, saldos, o dirio, o razo e o balancete.

1.1.1. Princpios Contabilsticos Comecemos por analisar os diversos princpios que servem de base contabilidade. O Principio da Continuidade considera que a empresa opera continuadamente no futuro previsvel ou seja a empresa ter durao ilimitada. Por outras palavras, assumisse que a empresa no tem nem a inteno nem a necessidade de entrar em liquidao ou de reduzir de forma materialmente relevante o volume das suas operaes. O Principio da Consistncia pressupe que as polticas contabilsticas no so alteradas ao longo dos vrios exerccios de onde resulta a possibilidade de se efectuarem comparaes. O Principio do Acrscimo a trave mestra de toda a estrutura contabilstica uma vez que considera que os proveitos e os custos so reconhecidos quando obtidos ou incorridos e so apresentados nas demonstraes financeiras dos exerccios a que respeitam. O Principio da Prudncia, que o POC denomina de conservantismo, considera que, sendo numerosas operaes rodeadas de incerteza, a contabilidade deve registar todas as perdas de valor e no atender aos ganhos potenciais. De notar que no aceitvel toda e qualquer excessiva prudncia que conduza existncia de reservas ocultas. O Principio da substncia sobre a forma determina que aquando do registo ou mensurao de qualquer operao ou acontecimento a sua substncia e realidade econmico-financeira deve prevalecer em relao sua forma legal. O Principio da Materialidade estabelece que as avaliaes e decises relativas s demonstraes financeiras devem basear-se na relevncia do seu significado. O Principio da No Compensao de Saldos considera que no apropriado compensar saldos de contas activas com contas passivas no Balano e de contas de custos e perdas com contas de proveitos e ganhos na demonstrao de resultados lquidos. O Principio da Correspondncia de Balanos Consecutivos determina que os saldos do balano de abertura de cada exerccio devem corresponder aos saldos do balano de encerramento do exerccio anterior. O Principio do Custo Histrico determina que os registos contabilsticos se efectuem com base numa realidade objectiva em contraste com valores aleatrios ou subjectivos. O Principio da Recuperao do Custo das Existncias estabelece que as existncias finais no devem ser apresentadas no Balano por um valor tal que no possa ser recuperado atravs da sua venda ou consumo.

O Principio da Entidade estipula que os activos, passivos e as operaes de cada entidade ou empresa devem ser segregados dos de qualquer outra ou dos seus proprietrios. O Principio do Balanceamento determina que os proveitos e os ganhos devem ser balanceados com os custos e as perdas de forma a se determinar o resultado lquido de cada exerccio. O Principio da Divulgao Total estabelece que as demonstraes financeiras devem conter uma divulgao adequada de todos os dados pertinentes para uma apresentao verdadeira e apropriada da situao financeira e dos resultados das operaes. O Principio do Ciclo Operacional determina que quando o ciclo da actividade empresarial inferior a um ano ou no existe, a base para a segregao dos activos correntes deve corresponder a um ano; caso contrrio, tal base deve coincidir com o ciclo operacional. O Principio da Objectividade estabelece que a informao contabilstico-financeira no deve ser registada ou relatada de acordo com os desejos de quaisquer utentes especficos mas sim deve ser objectivamente apresentada de acordo com os princpios contabilsticos geralmente aceites, e preparada para as necessidades comuns de todos os utentes. O Principio da Inclusividade Total considera que todos os itens que afectem a situao lquida, excepto dividendos e alteraes de capital, devem ser includos na determinao do resultado liquido de cada exerccio (COSTA, Carlos Baptista da,1989, Pgina 41). Analisados os princpios contabilsticos, vamos agora analisar as componentes do balano.

Anda mungkin juga menyukai