Anda di halaman 1dari 6

Curso: Engenharia Sanitria e Ambiental Disciplina: IAD 223 Fsica Geral e Experimental III 2012.

.1 Professor: Alexandre Emmanuelle Bortoletto Discente: Cristiano Duarte de Magalhes

Trabalho: Medidores Eltricos (Galvanmetro, Voltmetro e Ampermetro) e Construo de um Voltmetro e um Ampermetro a partir de um Galvanmetro e um Resistor (Rs)

Trabalho entregue como requisito parcial da avaliao da disciplina de Fsica Geral e Experimental III do curso de Engenharia Sanitria e Ambiental da UFBA Campus Barreiras,Bahia.

Barreiras, Maro de 2012.

Voltmetro: O voltmetro e um aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tenso eltrica. Para no atrapalhar o circuito, sua resistncia interna deve ser muito alta, a maior possvel. Se sua resistncia interna for muito alta, comparada s resistncias do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal. Os voltmetros podem medir tenses contnuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. Voltmetro Ideal Resistncia interna infinita.

Voltmetro Ideal

Voltmetro no-ideal

Ampermetro: O ampermetro e um aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente eltrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente continua como corrente alternada. A unidade utilizada o ampare. O ampermetro deve ser ligado sempre em srie, para aferir a corrente que passa por determinada regio do circuito. Para isso o ampermetro deve ter sua resistncia interna muito pequena, a menor possvel. Se sua resistncia interna for muito pequena, comparada s resistncias do circuito, consideramos o ampermetro como sendo ideal. Ampermetro Ideal Resistncia interna nula

Ampermetro Ideal

Galvanmetro: O galvanmetro um instrumento muito sensvel utilizado para medir correntes de baixa intensidade, como por exemplo, correntes da ordem miliampre. O galvanmetro nada mais do que um ampermetro muito sensvel, com o ponteiro no meio da escala, podendo assim medir correntes nos dois sentidos do circuito eltrico. Para ligarmos um galvanmetro em um circuito muito simples, basta lig-lo no circuito para que passe corrente atravs dele, para poder fazer a medio.

Quando ligado a um circuito eltrico, a corrente que passa pelo galvanmetro cria um campo magntico que move o ponteiro sobre uma escala graduada proporcional a corrente eltrica que transcorre o circuito eltrico, demonstrando assim, na escala, a intensidade da corrente. A sua representao em um diagrama :

Construo de um Ampermetro utilizando um Galvanmetro e um Resistor (Rs): Um ampermetro construdo pela associao em paralelo de um resistor (chamado de "shunt") com um galvanmetro. A corrente total IA que atravessa a associao se divide na corrente IG que atravessa o galvanmetro, e por ele medida, e na corrente IS que desviada atravessando o "shunt", na razo inversa de suas resistncias. A corrente IG que atravessa o galvanmetro apenas uma frao da corrente total IA; sabendo em que proporo a corrente total IA se divide entre IG e IS poderemos determinar quanto vale a corrente total I medindo a parte dela que atravessa o galvanmetro. Mostre que:

E a partir da que:

O nmero adimensional,

o fator de amplificao da escala natural de medida de corrente do galvanmetro conseguida com a associao em paralelo com o resistor RS. A partir dessa relao podemos calcular o valor da resistncia necessrio para converter o galvanmetro num ampermetro na escala desejada. A resistncia do ampermetro na nova escala RA enquanto a corrente mxima que se pode medir igual RGIFE/RA. O produto da resistncia numa escala pela corrente mxima nessa escala igual para todas as escalas e corresponde mxima queda de potencial no ampermetro. Esse valor uma caracterstica do galvanmetro utilizado no ampermetro, e igual ao produto da resistncia do galvanmetro RG pela corrente de fundo IFE: queda de potencial mxima no ampermetro = RGIFE (em A).

Construo de ampermetro com galvanmetro e resistor em paralelo

Construo de um Voltmetro utilizando um Galvanmetro e um Resistor (Rs): Um voltmetro construdo pela associao em srie de um resistor RS com um galvanmetro. A diferena de potencial total UV aplicada sobre a associao se divide entre o resistor e o galvanmetro na razo direta de suas resistncias RS e RG. A tenso UG aplicada sobre os terminais do galvanmetro apenas uma frao da tenso total UV aplicada sobre a associao; se soubermos em que proporo UV se divide entre UG e US poderemos determinar quanto vale a tenso total UV medindo a parte dela que atua sobre o galvanmetro. Mostre que:

E a partir da que:

O nmero adimensional,

o fator de amplificao da escala natural de medida de tenso do galvanmetro conseguida com a associao em srie com o resistor RS. A partir dessa relao podemos calcular o valor da resistncia necessrio para converter o galvanmetro num voltmetro na escala desejada. A resistncia do voltmetro na nova escala RV enquanto a tenso mxima que se pode medir igual a RVIFE. A relao entre a resistncia numa escala e a tenso mxima nessa escala a sensibilidade do voltmetro, uma "resistncia especfica" que caracterstica do galvanmetro utilizado, igual ao inverso da corrente de fundo de escala: sensibilidade do voltmetro = IFE-1 (em /V).

Construo de voltmetro com galvanmetro e resistor em srie

Referncias Bibliogrficas: http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge3/medeletr/galvanometer_por.html http://www.infoescola.com/eletricidade/galvanometro/ http://www.fisica.ufs.br/egsantana/elecmagnet/campo_magnetico/galvanometro/galvano metro.htm http://www.ufsm.br/gef/Eletro/eletro15.pdf

Anda mungkin juga menyukai