Anda di halaman 1dari 146

REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL Prof.

JULIO PONTE

MDULO DE EXERCCIOS

1) A respeito da sede do Senado Federal, julgue:

I - O Senado Federal tem sede na praa do Congresso Nacional. II - Para que o Senado Federal se rena em outro local que no o seu de origem, o plenrio dever aprovar tal requerimento. III - A reunio do Senado em local diferente de sua sede tem carter eventual. IV Para que o Senado se rena em outro local que no a sua sede, so suficientes o requerimento da maioria absoluta do seus membros e a determinao da Mesa. V - Em caso de guerra, o Congresso Nacional funcionar em outro local que no o seu Palcio, sediado em Braslia.

2) No que se refere s sesses legislativas e legislatura, julgue:

I - Uma legislatura possui 8 perodos legislativos. II Em 25 de julho, o Senado no pode estar reunido em sesso legislativa ordinria. III - Se a Lei de Diretrizes Oramentrias no for aprovada at 17 de julho, o Senado Federal continuar funcionando, em sesso extraordinria, at a aprovao da referida lei, no perodo de 18 a 31 de julho, quando ento ter incio o recesso parlamentar. IV As sesses legislativas extraordinrias somente podem ocorrer nos meses de julho e janeiro, pois so os perodos de recesso parlamentares. V Se o dia 2 de fevereiro cair em um feriado nacional, a sesso legislativa ordinria comear no dia seguinte.

3) Em relao s reunies preparatrias, julgue: I Para qualquer reunio preparatria, o quorum de incio de 1/6 da composio da Casa. II A Mesa vai fixar o horrio das reunies preparatrias. III Na falta de membros da Mesa anterior, presidir a reunio preparatria o senador mais idoso entre os presentes. IV No incio da legislatura, a primeira reunio preparatria acontece a partir do dia 1 de fevereiro. V A primeira reunio preparatria realizada no dia 1 de fevereiro no incio da terceira sesso legislativa extraordinria.

4) Joo Jos Pereira da Silva foi eleito para Senador. Analise as afirmativas abaixo: I Nestas condies ele dever ter a conscincia de que se no tomar posse dentro de noventa dias legalmente estabelecidos, e se no houver solicitado prorrogao, devidamente justificada, por mais trinta dias, haver considerao de renncia ao cargo. Assim ocorrero novas eleies, pois faltam mais de 15 meses para o trmino do mandato. II Ele pode informar seu nome parlamentar como sendo Zez da Silva.

III Supondo que sua posse ocorra individualmente, prestar o compromisso "Prometo manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil". Ocorrendo a posse coletiva, pode ser que um dos senadores presentes preste o compromisso e Joo Jos Pereira da Silva, quando chamado, dir: assim o prometo. Esto corretas: a) apenas o item II b) apenas os itens I e III c) apenas os itens I e II d) apenas os itens II e III e) todos

5) Acerca do exerccio dos Senadores, julgue os itens a seguir: I) facultado ao Senador, uma vez diplomado, examinar quaisquer documentos existentes no arquivo da Casa. II) O Senador empossado pode frequentar o edifcio do Senado e as respectivas dependncias, s ou acompanhado, podendo o acompanhante ter o acesso ao plenrio, durante as sesses, exceto nos locais privativos dos Senadores. III) Um Senador foi substitudo pelo suplente para assumir o cardo de Ministro da Agricultura. Regimentalmente, ele ainda ter direito de receber em sua casa o Dirio do Senado Federal, o do Congresso Nacional e o Dirio Oficial da Unio.

6) Em relao remunerao dos senadores, julgue: I) Ao Senador diplomado antes da instalao da primeira sesso legislativa ordinria ser devida a remunerao a partir do incio da legislatura. II) O Senador que se afastar para assumir o cargo de governador do Distrito Federal pode optar pela remunerao mais vantajosa. III) Caso o nome de um senador no esteja na lista de comparecimento, ele ser necessariamente considerado ausente. IV) J se o nome do parlamentar estiver na referida lista, certo que ele no ser ausente. V) O painel do plenrio acionado nas sesses deliberativas e no deliberativas.

7) A respeito do uso da palavra, julgue: I) Quando se tratar de discusso de redao final, o relator e um Senador de cada partido podero fazer uso da palavra uma s vez, e por dez minutos. II) No encaminhamento de votao, o Senador poder fazer uso da palavra uma s vez, e por quinze minutos. III) No encaminhamento de votao de proposio em regime de urgncia o relator da comisso de mrito e os lderes de partido ou bloco ou Senadores designados podem fazer uso da palavra uma s vez, por 5 min. IV) Sero concedidos ao Senador 10 min para explicao pessoal, em qualquer fase da sesso, se nominalmente citado na ocasio, para esclarecimento de ato ou fato que lhe tenha sido atribudo em discurso ou aparte, no sendo a palavra dada, com essa finalidade, a mais de dois oradores na mesma sesso.

8) Ainda com relao ao uso da palavra, julgue: I) Os tempos dos oradores podero ser prorrogados, pelo presidente, uma nica vez, por igual perodo, para que encerrem seus discursos. II) A palavra dada aos oradores na ordem em que for pedida, salvo inscrio. III) A inscrio feita em um livro que se encontra sobre a Mesa, no plenrio, com antecedncia mnima de duas sesses deliberativas ordinrias ou no deliberativas. IV) O senador que fizer uso da palavra por 5 min pode ser aparteado por at 2 min. V) O senador s pode fazer uso da palavra para discutir uma proposio uma vez, porm pode pedir a palavra para encaminhar a votao da mesma proposio.

9) Ao Senador vedado usar de expresses descorteses ou insultuosas, e quando ocorrido o fato, o senador poder perder a palavra, e no sendo o bastante, o Presidente determinar sua sada do recinto, o que dever ser feito imediatamente.

10) Conforme estabelece o RISF, constitui desacato ao Senado a agresso, por atos praticados por Senador contra a Mesa, ou contra outro senador, no estando, porm, nessa qualidade as palavras proferidas pelos senadores, tendo em vista a imunidade parlamentar.

11) Assinale a alternativa correta. A) As vagas, no Senado, ocorrem em virtude de falecimento, renncia e suspenso de mandato. B) A comunicao de renncia senatria ou suplncia deve ser dirigida por escrito Mesa, com firma reconhecida, e independe da aprovao do Senado, mas somente efetiva e irretratvel depois de lida no Perodo do Expediente e publicada no Dirio do Senado Federal. C) lcito ao Senador, ou ao Suplente em exerccio fazer renncia ao mandato, a qual se torna efetiva e irretratvel, quando realizada em plenrio e oralmente. D) A ocorrncia de vacncia dever ser comunicada pelo respectivo Senador ao plenrio. E) O senador que sofrer sentena criminal transitada em julgado pode vir a perder o mandato, sendo esta questo decidida pelo plenrio, com quorum de 2/3 para a perda.

12) Perde o mandato o Senador, exceto: A) que deixar de comparecer tera parte das sesses deliberativas ordinrias do Senado, em cada sesso legislativa anual, salvo licena ou misso autorizada. B) que perder ou tiver cassados os direitos polticos. C) que praticar certos atos, cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar. D) que sofrer condenao criminal em sentena definitiva e irrecorrvel. E) que firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes.

13) O deputado e o senador perdero seus mandatos nas hipteses a seguir, exceo de uma. Assinale-a. (A) no comparecimento, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada (B) adoo de conduta incompatvel com o decoro parlamentar (C) perda ou suspenso de seus direitos polticos (D) ter contra si oferecida denncia criminal, perante o Supremo Tribunal Federal, por crime inafianvel (E) tornar-se proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico

14) A licena adotante, concedida Senadora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana, ser: I de cento e vinte dias, caso a criana tiver dez meses de idade. II de sessenta dias, se a criana tiver dois anos de idade. III de trinta dias, se a criana tiver sete anos de idade. Esto corretos: A) apenas o item I. B) apenas os itens I e II. C) apenas os itens II e III. D) todos. E) nenhum.

15) Quanto s licenas dos senadores, julgue: I) considerada licena concedida o no comparecimento s sesses do Senado em virtude de sentena criminal definitiva e irrecorrvel. II) considerada licena autorizada a ausncia s sesses de senador candidato a governador de seu estado, no perodo compreendido entre o registro da candidatura e a apurao do pleito. III) O senador pode tirar licena pra tratar de sade em membro da famlia, desde que seu dependente e instrudo com laudo mdico. IV) Mesmo que um senador tire uma licena para tratar de interesse particular pelo prazo mximo, dentro de uma sesso legislativa, seu suplente no convocado. V) A licena paternidade de 5 dias.

16) (FGV/SF/Consultor de Oramentos/2008): A Mesa do Senado se compe de: (A) Presidente, Vice-Presidente e quatro Secretrios. (B) Presidente, dois Vice-Presidentes e cinco Secretrios. (C) Presidente, dois Vice-Presidentes e quatro Secretrios. (D) Presidente, Vice-Presidente e trs Secretrios. (E) Presidente, trs Vice-Presidentes e quatro Secretrios.

17) A respeito da Mesa, julgue: I) Caso no se encontre na sesso nenhum dos membros da Mesa, presidir o senador mais idoso entre os presentes. II) Enquanto no eleito o novo presidente, os trabalhos do Senado so dirigidos pela Mesa da legislatura anterior. III) Nas votaes ostensivas, o presidente no ter qualquer voto. IV) Se o 3 Secretrio estivar ausente em uma reunio da Mesa, ser convocado seu substituto, o 3 suplente. V) Havendo vaga em cargo da Mesa, haver nova eleio, salvo se faltarem menos de 120 dias para o trmino do respectivo mandato.

18) No processo de eleio dos membros da Mesa do Senado Federal, no correto afirmar que: (A) so eleitos para mandato de dois anos, vedada a reeleio para o perodo imediatamente subseqente. (B) a eleio ser feita em escrutnio secreto, exigida maioria de votos e presente a maioria da composio do Senado. (C) as bancadas partidrias, para fins do clculo de proporcionalidade, so consideradas pelos seus quantitativos data da diplomao. (D) enquanto no eleito o novo presidente, os trabalhos do Senado sero dirigidos por seu suplente. (E) dever ser assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado.

19) Analise as afirmativas abaixo: I. Compete ao Primeiro-Secretrio da Mesa do Senado assinar os autgrafos dos projetos e emendas a serem remetidos Cmara dos Deputados. II. O Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Senado tem a atribuio exclusiva de substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos. III. ao Presidente da Mesa do Senado que cabe a atribuio de convocar Suplente de Senador. Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se apenas a afirmativa III estiver correta.

20) (FGV/SF/Tcnico Legislativo/2008) Ao Secretrio da Mesa do Senado Federal no cabe:

Primeiro-

(A) despachar a matria do expediente que lhe for distribuda pelo Presidente. (B) promover a guarda das proposies em curso. (C) auxiliar o Presidente na apurao das eleies, anotando os nomes dos votados e organizando as listas respectivas. (D) expedir as carteiras de identidade dos Senadores. (E) assinar, depois do Presidente, as atas das sesses secretas.

21) A respeito das lideranas, julgue: I) Cada partido ou bloco, alm da maioria e minoria, possui lderes e vice-lderes. II) As lideranas dos partidos que se coligarem em bloco perdem suas atribuies e prerrogativas regimentais. III) S admitida a formao de bloco que represente, no mnimo, 1/27 da composio do Senado. IV) A escolha do lder do partido, a princpio, vale por 2 anos. V) A minoria no necessariamente faz oposio ao governo.

22) A respeito da representao externa, julgue: I) O Senado, atendendo a convite, poder ser representado em ato ou solenidade de cunho internacional, nacional ou regional. II) A representao ser constituda, no mnimo, de trs Senadores, designados pelo Presidente, de ofcio ou mediante deliberao do Plenrio. III) O presidente pode avocar a representao em caso de urgncia. IV) A criao de representao externa, como regra, depende de deliberao do plenrio, por proposta do presidente ou a requerimento de qualquer senador. V) Na impossibilidade de o plenrio deliberar, o presidente pode autorizar a representao externa para situaes especficas.

23) Assinale a afirmativa incorreta. (A) Extinguem-se as comisses temporrias pela concluso de sua tarefa, pelo advento do respectivo termo final ou ao trmino da sesso legislativa ordinria. (B) As comisses internas so as previstas no Regimento para finalidades especficas, ao passo que as comisses externas se destinam a representar o Senado em congressos, solenidades e outros atos pblicos. (C) Cada Senador s pode integrar, no mximo, trs comisses como titular e trs como suplente; o membro da Comisso Diretora, contudo, no pode integrar outra comisso permanente.

23) Assinale a afirmativa incorreta. (D) A criao de comisses externas decorre de deliberao do Plenrio, a requerimento de qualquer Senador ou comisso, ou de proposta do Presidente. (E) Todas as comisses permanentes podem, no mbito de suas competncias, criar subcomisses permanentes ou temporrias, at o mximo de quatro, desde que por proposta de qualquer de seus integrantes.

24) Em relao s Comisses Parlamentares de Inqurito, correto afirmar que: (A) o impedimento, mediante violncia ou ameaa, do seu regular funcionamento no constitui ilcito penal, mas configura ilcito administrativo. (B) so dispensadas de apresentar relatrio de seus trabalhos respectiva Cmara, desde que concluam pela elaborao de projeto de resoluo. (C) se lhes assegura o poder de decretar medidas assecuratrias de busca e apreenso domiciliar e de indisponibilidade de bens, atuando como rgo dotado de funo jurisdicional.

24) Em relao s Comisses Parlamentares de Inqurito, correto afirmar que: (D) so dotadas de competncia para decretar a priso provisria de indivduos que tenham cometido ato de improbidade administrativa. (E) tm competncia para quebrar o sigilo bancrio, fiscal e telefnico, desde seja fundamentada a deciso e comprovada a necessidade objetiva dessa providncia.

25) O SF atua, alm do plenrio, em inmeras comisses, algumas permanentes e outras temporrias. A Comisso de Assuntos Econmicos uma das Comisses Permanentes. Dentre suas atribuies especficas encontra-se: (A) opinar sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matrias que lhe forem submetidas pelo Plenrio. (B) opinar sobre a escolha dos Ministros do Tribunal de Contas da Unio. (C) no poder emendar projetos considerados parcialmente inconstitucionais. (D) no opinar, mesmo com despacho da Presidncia, sobre emendas de redao. (E) opinar sobre requerimentos de voto de censura, inclusive quando o tema interessar s relaes exteriores do Pas.

26) (FGV/Senado/2008) O Senado Federal funciona, internamente, por Comisses Permanentes e Temporrias; cada Comisso elege o seu Presidente e o Vice-Presidente. Dentre as atribuies do Presidente figuram: I. assinatura do expediente; II. desempatar as votaes; III. convocar reunies extraordinrias somente a requerimento dos seus integrantes; IV. coordenar a votao para escolha de relatores para as matrias que devem ser analisadas; V. promover a publicao das atas das reunies no Dirio do Senado Federal. Esto corretos apenas os itens: (A) I, II e V (B) III, IV e V (C) II, III e IV (D) I, III e V (E) I, II e III

27) As comisses permanentes e temporrias do Congresso Nacional e de suas casas legislativas: (A) na sua composio devem respeitar a representao proporcional de partidos e blocos parlamentares que participam da respectiva casa legislativa. (B) no podem convocar Ministros de Estado para prestar informaes, pois tal prerrogativa exclusiva das Comisses Parlamentares de Inqurito. (C) podem ser dissolvidas por deliberao do Presidente da respectiva casa legislativa. (D) As comisses permanentes tm atribuio apenas de discutir projetos de lei, ficando a votao reservada ao Plenrio da respectiva casa legislativa. (E) As comisses temporrias s funcionam durante o recesso do Congresso Nacional se tiverem atribuies a apreciar.

28) As comisses temporrias do Senado Federal: (A) sero internas, externas e parlamentares de inqurito. (B) so criadas, quando externas, por qualquer comisso do Senado. (C) podem ser internas, externas e mistas. (D) s podem ser criadas, quando externas, em dois turnos de votao. (E) classificam-se em internas, externas, oramentrias e parlamentares de inqurito.

29) O SF atua, alm do plenrio, em inmeras comisses, algumas permanentes e outras temporrias. A Comisso de Constituio, Justia e Cidadania uma das Comisses Permanentes. Entre suas atribuies especficas encontra-se: (A) opinar sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matrias que lhe forem submetidas pelo Plenrio. (B) emitir resolues para suspender leis declaradas inconstitucionais, que so encaminhadas para publicao imediata. (C) no poder emendar projetos considerados parcialmente inconstitucionais. (D) no opinar, mesmo com despacho da Presidncia, sobre emendas de redao. (E) opinar sobre requerimentos de voto de censura, inclusive quando o tema interessar s relaes exteriores do Pas.

30) A respeito das comisses parlamentares de inqurito, assinale a afirmativa correta. (A) As comisses parlamentares de inqurito dispem de competncia constitucional para ordenar a quebra do sigilo bancrio, fiscal e telefnico das pessoas sob investigao do Poder Legislativo, mas devem fundamentar adequadamente a deciso de quebra. (B) As comisses parlamentares de inqurito podem decretar monitoramento telefnico, desde que presentes os requisitos da lei 9296/96. A deciso ser fundamentada, sob pena de nulidade, indicando tambm a forma de execuo da diligncia, que no poder exceder o prazo de quinze dias, renovvel por igual tempo, uma vez comprovada a indispensabilidade do meio de prova.

(C) As comisses parlamentares de inqurito podem decretar a indisponibilidade de ativos financeiros das pessoas investigadas, por voto da maioria absoluta de seus membros. (D) O direito de no se auto-incriminar no se aplica s comisses parlamentares de inqurito. Todas as pessoas convocadas devem prestar compromisso de dizer a verdade aos membros da comisso, antes do incio do depoimento. (E) As decises tomadas por maioria absoluta dos membros das comisses parlamentares de inqurito no esto sujeitas a controle judicial, em razo do princpio constitucional da independncia dos poderes.

31) A respeito das comisses temporrias, analise as afirmativas a seguir: I. As comisses temporrias do Senado podem ser internas, externas e parlamentares de inqurito. II. Uma das causas da extino das comisses temporrias consiste no trmino da sesso legislativa ordinria. III. Nos perodos de recesso do Congresso Nacional, suspende-se o prazo das comisses temporrias. Assinale: (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se apenas a afirmativa I estiver correta.

32) Assinale a afirmativa incorreta. (A) As Comisses Diretora e de Constituio, Justia e Cidadania so comisses permanentes. (B) As comisses, quanto durao, dividem-se em comisses permanentes e temporrias. (C) So comisses temporrias a interna, a externa e a parlamentar de inqurito. (D) As comisses externas so criadas por deliberao do Plenrio ou por proposta do Presidente. (E) As comisses parlamentares de inqurito se enquadram nas comisses permanentes.

33) No um exemplo de comisso permanente: A) Comisso de Desenvolvimento Regional e Turismo CDR B) Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica CCT C) Comisso Diretora D) Comisso de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel CMA E) Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa CDH

34) Acerca das atribuies especficas da comisses, analise os itens a seguir. I - s comisses permanentes compete estudar e emitir parecer sobre os assuntos submetidos ao seu exame, bem como regular a polcia interna. II - Comisso Diretora compete, dentre outras, exercer a administrao interna do Senado nos termos das atribuies fixadas no seu Regulamento Administrativo III - competncia da Comisso Diretora emitir, obrigatoriamente, parecer sobre as proposies que digam respeito ao servio e ao pessoal da Secretaria do Senado e as que alterem este Regimento Esto corretos: A) I e II B) II e III

C) Apenas III

D) Todos

E) Nenhum

35) No exerccio das suas atribuies, a comisso parlamentar de inqurito ter poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, facultada a realizao de diligncias que julgar necessrias, podendo convocar Ministros de Estado, tomar o depoimento de qualquer autoridade, inquirir testemunhas, sob compromisso, ouvir indiciados, requisitar de rgo pblico informaes ou documentos de qualquer natureza, bem como requerer ao Tribunal de Contas da Unio a realizao de inspees e auditorias que entender necessrias.

36) No dia previamente designado, se no houver nmero para deliberar, a comisso parlamentar de inqurito poder tomar depoimento das testemunhas ou autoridades convocadas, sendo necessria pelo menos a presena do Presidente. 37) Os indiciados e testemunhas sero intimados de acordo com as prescries estabelecidas na legislao processual penal, aplicando-se, no que couber, a mesma legislao, na inquirio de testemunhas e autoridades. 38) A comisso parlamentar de inqurito encaminhar suas concluses, se for o caso, ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

39) O prazo da comisso parlamentar de inqurito poder ser prorrogado, automaticamente, a requerimento de um tero dos membros do Senado, comunicado por escrito Mesa, lido em plenrio e publicado no Dirio do Senado Federal. 40) Nos atos processuais das comisses parlamentares de inqurito aplicam-se subsidiariamente as disposies do Cdigo de Processo Penal. 41) Os esclarecimentos ao Plenrio sobre atos da competncia da Comisso Diretora sero prestados, oralmente, por relator ou pelo Primeiro-Secretrio.

42) Acerca das emendas que podero ser apresentadas perante as comisses, assinale a alternativa incorreta. A) Perante as comisses, podero apresentar emendas qualquer de seus membros, em todos os casos. B) Qualquer Senador poder apresentar perante as comisses emendas aos projetos de cdigo. C) Considera-se emenda de comisso a proposta por qualquer de seus membros e por ela adotada. D) Ser considerada inexistente a emenda que for apresentada Comisso por qualquer de seus membros, que no tenha sido por ela adotada. E) Em nenhum momento, poder o relator oferecer emendas ou subemendas.

43) Acerca dos prazos para exame das matrias por parte das comisses, julgue os itens a seguir. I - O exame das comisses sobre quaisquer proposies obedece ao prazo de vinte dias teis quando tal exame for realizado pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania. II O prazo para exame por parte das comisses, com exceo da CCJ, de quinze dias, ressalvadas as matrias que necessitem de prazo maior III O prazo da comisso no se suspender nos projetos sujeitos a prazos de tramitao. IV Quando a matria for despachada a mais de uma comisso e a primeira esgotar o prazo sem sobre ela se manifestar, poder ser dispensado o seu parecer, por deliberao do Plenrio, a requerimento de qualquer Senador.

44) Assinale a alternativa correta. A) As comisses podero convocar Ministros de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies. B) As comisses somente podero solicitar depoimento de autoridades do poder pblico, no estando em sua abrangncias a sociedade civil em geral. C) s comisses, no mbito de suas atribuies, cabe discutir e votar projetos de lei ordinria de Senador, ainda que sobre projeto de cdigo. D) lcito ao Presidente do Senado, ouvidas as lideranas, conferir s comisses competncia para apreciar, terminativamente, projeto de resoluo que altere o RI. E) As PECs podero ser apreciadas, terminativamente, pelas comisses, desde que a competncia seja conferida pelo PSF

45) As comisses permanentes, exceto a Diretora, tero suplentes em nmero igual ao de titulares. 46) s comisses compete receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas, bem como solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado. 47) Constitui uma competncia das comisses propor a sustao dos atos normativos do Poder Executivo os quais exorbitem do poder regulamentar.

48) Ainda acerca das comisses assinale, julgue os itens a seguir. I Qualquer membro da Comisso Diretora poder integrar outras comisses permanentes. II Cada Senador poder integrar at trs comisses como titular e trs como suplente. III Os membros das comisses sero designados pelo Presidente, por indicao escrita dos respectivos lderes, assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado Federal IV O prazo das comisses temporrias contado a partir da publicao dos atos que as criarem, suspendendo-se nos perodos de recesso do Congresso Nacional.

49) Cabe a todas as comisses permanentes, no mbito das respectivas competncias, criar subcomisses, podendo estas serem permanentes ou temporrias, at o mximo de quatro, mediante proposta de qualquer de seus membros. 50) Os relatrios aprovados nas subcomisses sero submetidos apreciao do respectivo Presidente da comisso. 51) As comisses de que trata o Regimento Interno do Senado se extinguem quando concludos os trabalhos ou trmino do respectivo prazo, ou ainda quando do trmino da sesso legislativa ordinria.

52) O Regimento Interno do Senado admite a prorrogao de comisses temporrias, quando ainda no houver concludo as respectivas tarefas. 53) O termino do respectivo prazo de comisses temporrias poder ser prorrogado por tempo determinado, no superior a um ano. 54) Em qualquer hiptese o prazo da comisso parlamentar de inqurito no poder ultrapassar o perodo da legislatura em que for criada.

55) Assinale o item errado: A) Cada comisso ter tantos suplentes quantos forem o nmero de titulares. B) Nenhum senador pode fazer parte de mais de trs comisses permanentes como titular. C) Todo senador pode ser membro titular de comisso permanente, inclusive se ocupar cargo na Mesa. D) O lugar na comisso pertence ao partido ou bloco. E) Como regra, o lder pode substituir um indicado para as comisses a qualquer tempo.

56) Assinale o item errado: A) A alterao no nmero de membros das comisses permanentes depende de uma alterao no regimento. B) A Comisso Diretora constituda pelos titulares da Mesa. C) Para fins de proporcionalidade, em regra, as representaes partidrias so fixadas pelos seus quantitativos data da diplomao. D) Os membros da Comisso Diretora so indicados pelos lderes e designados pelo presidente. E) A designao dos membros das comisses temporrias externas feita imediatamente aps a aprovao do requerimento que der motivo sua criao.

57) Em relao suplncia da comisso, assinale o item correto: A) O suplente somente substituir o titular eventualmente, para fins de quorum nas reunies. B) vedado ao suplente relatar proposio da comisso, salvo se em regime de urgncia. C) Ausentes o presidente e o vice, ficar adiada a reunio da comisso. D) Impossibilitado de comparecer a qualquer reunio de comisso a que pertena, o senador deve comunicar o fato ao presidente do Senado, a tempo de ser tomada providncia regimental para sua substituio. E) a renncia a lugar na comisso feita em documento escrito Mesa.

58) Assinale o item incorreto: A) No incio da legislatura, nos cinco dias teis que se seguirem designao de seus membros, e na terceira sesso legislativa, nos cinco dias teis que se seguirem indicao dos lderes, cada comisso reunir-se- para instalar seus trabalhos e eleger, em escrutnio secreto, o seu Presidente e o Vice-Presidente. B) Em caso do no cumprimento do disposto neste artigo, ficaro investidos nos cargos os dois titulares mais idosos, at que se realize a eleio. C) Ocorrendo empate, a eleio ser repetida no dia seguinte; verificando-se novo empate, ser considerado eleito o mais idoso.

58) Assinale o item incorreto: D) Na ausncia do Presidente e do Vice-Presidente, presidir a comisso o mais idoso dos titulares. E) Em caso de vaga dos cargos de Presidente ou de VicePresidente, far-se- o preenchimento por meio de eleio realizada nos cinco dias teis que se seguirem vacncia, salvo se faltarem cento e vinte dias ou menos para o trmino dos respectivos mandatos.

59) Assinale o item correto a respeito das reunies das sesses: A) As comisses reunir-se-o nas dependncias do edifcio do Senado, salvo determinao do presidente, de ofcio, ou a requerimento de qualquer membro da comisso. B) As CPIs devem se reunir em horrio diverso das reunies de outras comisses permanentes e temporrias. C) A reunio das comisses ocorre, no mnimo, com a presena de um tero de seus membros. D) Todas as deliberaes nas comisses so realizadas por votao simblica. E) Sempre que as comisses realizarem reunio conjunta para o estudo de qualquer matria, a direo dos trabalhos caber ao presidente mais idoso.

60) No secreta a reunio para: A) declarao de guerra B) perda de mandato de senador C) trnsito de foras estrangeiras no territrio nacional D) celebrao de paz E) escolha de chefe de misso diplomtica de carter permanente

61) A respeito dos prazos das comisses, assinale o item errado: A) Em regra, a CCJ possui 20 dias teis para emitir seu parecer, enquanto que as demais comisses possuem 15 dias teis. B) Sobre as emendas, o prazo de 15 dias teis e corre em conjunto se tivermos mais de uma comisso. C) Desde que solicitado por seu presidente antes de expirar o prazo, admitida uma nica prorrogao comisso para que profira seu parecer. D) O relator dever apresentar o relatrio no prazo correspondente metade do da comisso. E) possvel que o presidente da comisso inclua na pauta dos trabalhos matria que no foi relatada no prazo.

62) Em relao aos relatores, assinale o item errado: A) A designao de relator feita em dois dias teis aps o recebimento do projeto, como regra. B) O relator do projeto ser o das emendas a este oferecidas em plenrio, salvo ausncia ou recusa. C) A escolha do relator deve ser alternada entre os membros da comisso. D) No poder funcionar como relator o autor da proposio nem o presidente. E) Vencido o relator, o Presidente da comisso designar um dos membros, em maioria, para suceder-lhe, exceto se o fato ocorrer apenas em relao a parte da proposio ou emenda, quando permanecer o mesmo relator, consignando-se o vencido, pormenorizadamente, no parecer.

63) Assinale a opo que no possvel para a concluso de um parecer: A) aprovao total B) arquivamento C) apresentao de projeto D) rejeio parcial E) destaque para proposio em separado, de parte da proposio principal, quando originria do Senado

64) Assinale o item incorreto a respeito das CPIs no Senado: A) Podem ser criadas por requerimento de 1/3 dos senadores. B) O requerimento de criao deve determinar o limite de despesas a serem realizadas. C) Funcionam nos perodos de recesso parlamentar. D) No podem apurar fatos atinentes Cmara, s atribuies do Poder Judicirio ou aos Estados. E) Podem funcionar por mais de uma sesso legislativa.

65) Consoante os termos do Regimento Interno do Senado Federal, as sesses podem ser: (A) deliberativas, no deliberativas e especiais. (B) ordinrias, extraordinrias e complementares. (C) legais, regulamentares e senatoriais. (D) especiais, complementares e suplementares. (E) no deliberativas, complementares e legais.

66) No que se refere s sesses do Senado, assinale a afirmativa correta. (A) A apresentao de projetos constitui matria da Ordem do Dia. (B) O perodo da Ordem do Dia posterior ao Perodo de Expediente. (C) O Perodo de Expediente tem incio s dezesseis horas, salvo prorrogao em carter de exceo. (D) Na Ordem do Dia so apreciados pedidos de licena de Senadores. (E) A Ordem do Dia antecede ao Perodo de Expediente.

67) Assinale a afirmativa incorreta. A) Entre as matrias includas na OD, tem precedncia o exame de MPs, a partir do 46 dia de sua vigncia. B) A posse de Senador e o exame de matria que envolva perigo para a segurana nacional provocam a alterao da seqncia dos trabalhos da Ordem do Dia. C) Na sesso pblica, somente poder ser lido documento de carter sigiloso com autorizao do Presidente do Senado, devidamente registrada em ata. D) Devem constar da OD as matrias no apreciadas da pauta da sesso deliberativa ordinria anterior, com precedncia sobre outras dos grupos a que pertenam. E) Na Ordem do Dia, as matrias de votao em curso tm precedncia sobre as de votao no iniciada, e as de votao sobre as de discusso em curso.

68) Julgue as afirmativas a seguir: I - A fase de discusso somente poder ser interrompida pela apresentao de questo de ordem. II - Aps o anncio da matria a ser decidida, ser dada a palavra aos oradores para a discusso. III - A discusso, inclusive nos projetos em regime de urgncia, poder ser adiada em caso de no manifestao de Comisso Parlamentar, que deveria ter se pronunciado sobre o tema. IV - de trs dias teis o interstcio entre a distribuio de avulsos dos pareceres das comisses e o incio da discusso ou votao correspondente. V - Sempre que for aprovado substitutivo integral a projeto de lei, ele ser submetido a turno suplementar.

69) Acerca das sesses do Senado Federal, analise os itens a seguir. I As sesses do Senado podem ser deliberativas, que se desdobram em ordinrias e extraordinrias, no deliberativas e especiais. II O Presidente poder convocar, para qualquer tempo, sesso extraordinria quando, a seu juzo e ouvidas as lideranas partidrias, as circunstncias o recomendarem ou haja necessidade de deliberao urgente III - As sesses no deliberativas destinam-se a discursos, comunicaes, leitura de proposies e outros assuntos de interesse poltico e parlamentar, e realizar-se-o sem Ordem do Dia

70) A primeira parte da sesso, que ter a durao de cento e vinte minutos, ser destinada leitura do expediente e aos oradores. 71) O expediente ser lido pelo Primeiro Secretrio, na ntegra ou em resumo, a juzo do Presidente, ressalvado a qualquer Senador o direito de requerer sua leitura integral. 72) Qualquer documento que chegue ao Senado ser lido no perodo de expediente, bem como divulgado em sesso pblica.

73) O tempo que se seguir leitura do expediente ser destinado aos oradores do Perodo do Expediente, podendo cada um dos inscritos usar da palavra pelo prazo mximo de dez minutos nas sesses deliberativas e por vinte minutos nas sesses no deliberativas, sendo cabvel a intercalao com as comunicaes inadiveis, o uso da palavra pelas lideranas ou as delegaes delas. 74) O regimento interno do Senado Federal admite prorrogao do perodo de expediente por quantas vezes for necessrio, desde que pelo Presidente, para que o orador conclua o seu discurso caso no tenha esgotado o tempo de que disponha, aps o que a Ordem do Dia ter incio impreterivelmente.

75) Se algum Senador, antes do trmino do Perodo do Expediente, solicitar Mesa inscrio para manifestao de pesar, comemorao, comunicao inadivel ou explicao pessoal, o Presidente lhe assegurar o uso da palavra durante o Perodo do Expediente, sendo cabvel a intercalao com oradores inscritos, o uso da palavra pelas lideranas ou as delegaes destas. 76) No Perodo do Expediente, s podero ser objeto de deliberao requerimentos que no dependam de parecer das comisses, que no digam respeito a proposies constantes da Ordem do Dia ou os que o Regimento no determine sejam submetidos em outra fase da sesso.

77) Constituem matria do Perodo do Expediente, exceto: A) a apresentao de projeto, indicao, parecer ou requerimento no relacionado com as proposies constantes da Ordem do Dia. B) as comunicaes enviadas Mesa pelos Senadores. C) exames de emendas. D) os ofcios, moes, mensagens, telegramas, cartas, memoriais e outros documentos recebidos. E) os pedidos de licena dos Senadores.

78) Acerca da ordem do dia, assinale a alternativa incorreta. A) Em regra a Ordem do Dia ter incio s dezesseis horas. B) Constaro da Ordem do Dia as matrias no apreciadas da pauta da sesso deliberativa ordinria anterior, com precedncia sobre outras dos grupos a que pertenam. C) A Publicao no Dirio do Senado Federal no necessria para a incluso de matria na Ordem do Dia. D) Salvo em casos especiais, assim considerados pela Presidncia, no constaro, das Ordens do Dia das sesses das segundas e sextas-feiras, matrias em votao E) Somente podero ser includas na Ordem do Dia, para deliberao do Plenrio, em cada sesso legislativa, as proposies protocoladas junto Secretaria-Geral da Mesa at a data de 30 de novembro.

79) A Ordem do Dia ser anunciada ao trmino da sesso anterior, publicada no Dirio do Senado Federal e distribuda em avulsos antes de iniciar-se a sesso respectiva. 80) Nenhum projeto poder ficar sobre a mesa por mais de dois meses sem figurar em Ordem do Dia, salvo para diligncia aprovada pelo Plenrio. 81) Em nenhum momento a sequncia dos trabalhos da Ordem do Dia poder ser alterada.

82) Esgotado o tempo da sesso ou ultimados a Ordem do Dia e os discursos posteriores a esta, o Presidente a encerrar. 83) Se o trmino do tempo da sesso ocorrer quando iniciada uma votao, esta ser ultimada independentemente de pedido de prorrogao. 84) Em certos casos a sesso poder ser prorrogada, mediante concesso pelo plenrio, em votao simblica, antes do trmino do tempo regimental.

85) A prorrogao da sesso ser sempre por prazo fixo, que no poder ser restringido, salvo por falta de matria a tratar ou de nmero para o prosseguimento da sesso. 86) A reportagem fotogrfica no recinto, a irradiao sonora, a filmagem e a transmisso em televiso das sesses dependem de autorizao do plenrio Senado.

87) A cerca da sesso secreta analise os itens a seguir. I A sesso secreta ser convocada pelo Presidente, de ofcio ou mediante requerimento II A finalidade da sesso secreta dever figurar expressamente no requerimento, mas no ser divulgada, assim como o nome do requerente. III Na sesso secreta, antes de se iniciarem os trabalhos, o Presidente determinar a sada do plenrio, tribunas, galerias e respectivas dependncias, de todas as pessoas estranhas, exceto os funcionrios da Casa IV O Presidente poder admitir na sesso, a seu juzo, a presena dos servidores que julgar necessrios.

88) No incio dos trabalhos de sesso secreta, deliberar-se- se o assunto que motivou a convocao dever ser tratado secreta ou publicamente, no podendo esse debate exceder a quinze minutos, sendo permitido a cada orador usar da palavra por trs minutos, de uma s vez. No primeiro caso, prosseguiro os trabalhos secretamente; no segundo, sero levantados para que o assunto seja, oportunamente, apreciado em sesso pblica. 89) Ao Senador que houver participado dos debates em sesso secreta permitido reduzir por escrito o seu discurso, no prazo de vinte e quatro horas, para ser arquivado com a ata. 90) A sesso secreta ter a durao de quatro horas, salvo prorrogao.

91) O perodo em que o Senado funcionar secretamente no ser descontado da durao total da sesso. 92) Somente em sesso secreta poder ser dado a conhecer, ao Plenrio, documento de natureza sigilosa. 93) O Senado poder interromper sesso ou realizar sesso especial para comemorao ou recepo de altas personalidades, a juzo do Presidente ou por deliberao do Plenrio, mediante requerimento de seis Senadores.

94) A respeito das sesses especiais, analise os itens: I. Salvo o caso de recepo a Chefe de Estado ou de Governo ou autoridade equivalente, a sesso especial somente poder ocorrer duas vezes por ms, s segundas ou sextasfeiras, e quando no houver Ordem do Dia previamente agendada para esses dias. II. A homenagem mesma efemride ou personalidade somente poder ocorrer uma vez a cada 10 anos. III. A primeira comemorao das homenagens somente poder ocorrer aps 25 anos do fato. IV. A sesso especial ter a durao mxima de duas horas. V. No sero concedidos apartes nas sesses especiais.

95) Em relao abertura e durao da sesso, assinale o item correto. A) deve estar presente o quorum de 1/27 para que a sesso tenha incio. B) no havendo quorum de incio, mas em caso de constar na Ordem do Dia matria relevante que justifique, pode o presidente adiar o incio da sesso por at uma hora. C) Em qualquer fase da sesso, estando presentes no plenrio menos que 1/10 da composio do Senado, o presidente a suspender. D) As suspenses ocorridas so descontadas do perodo do tempo da sesso. E) As sesses deliberativas ordinrias tm incio sempre s quatorze horas.

96) Assinale a alternativa que no corresponde a um caso de alterao na sequencia dos trabalhos da ordem do dia: A) posse de senador B) inverso da ordem do dia C) pedido de urgncia para atender a calamidade pblica D) questo de ordem E) retirada de matria para correo de erro

97) Da lista abaixo, assinale o item que corresponde a uma autoridade que, como regra, no tem acesso ao plenrio durante as sesses pblicas: A) suplentes de senador B) deputados federais C) ex-senadores D) ex-suplentes E) senadores

98) Em relao sesso deliberativa extraordinria, julgue: I) ter o mesmo rito e durao da ordinria II) o perodo do expediente no exceder a 30 min III) s haver oradores antes da ordem do dia caso no haja nmero para as deliberaes IV) o presidente divulgar o dia e hora que a sesso extraordinria ocorrer V) no obrigatria a incluso na ordem do dia de matria no apreciada na sesso deliberativa ordinria anterior

99) Assinale o item que contm matria que no deliberada em sesso secreta: A) declarao de guerra B) acordo de paz C) perda de mandato de senador D) escolha de chefe de misso diplomtica de carter permanente E) requerimento para realizao de sesso secreta

100) A sesso especial, que independe de nmero, ser convocada em sesso, atravs do Dirio do Senado Federal, ou por outro meio oficial de comunicao, e nela somente usaro da palavra os senadores previamente designados pelo Presidente ou por lder de partido ou bloco parlamentar.

101) So consideradas proposies pelo RISF:

(A) propostas de emenda Constituio e medidas provisrias. (B) projetos de lei ordinria e de decretos autnomos. (C) projetos e requisies. (D) emendas e votos. (E) indicaes e pareceres.

102) Poder ter tramitao iniciada no Senado propostas de emendas Constituio de iniciativa de: (A) senador. (B) um tero, no mnimo, dos membros do Congresso Nacional. (C) de mais da metade das Assembleias Legislativas das Unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros. (D) um tero, no mnimo, das Assembleias Legislativas das Unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. (E) um tero, no mnimo, dos membros do Senado Federal.

103) Segundo o RISF os projetos compreendem:


I projeto de lei, referente a matria da competncia do Senado Federal, com sano do Presidente da Repblica. II projeto de decreto legislativo, referente matria de competncia exclusiva do Congresso Nacional. III projeto de resoluo sobre matria da competncia privativa do Congresso Nacional.

correto apenas: A) I e II B) I e III C) II D) III E) I, II e III

104) Sobre os projetos de lei de consolidao, julgue: I facultado a qualquer Senador ou comisso oferecer projeto de lei de consolidao, alterando, inclusive, o mrito das normas que serviram de base para a consolidao. II Aps recebido, lido, numerado e publicado o projeto ser distribudo a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, que se pronunciar sobre o atendimento ao princpio de preservao do contedo original das normas consolidadas. III Qualquer Senador ou comisso poder, no prazo de trinta dias aps a publicao do projeto de lei de consolidao, oferecer a comisso encarregada de seu exame sugestes de redao. IV So vedadas sugestes de incorporao de normas que no foram objeto de consolidao.

105) Assinale a alternativa correta: A) Aps aprovado o projeto de lei de consolidao na comisso, ele vai Casa revisora. B) As sugestes que envolverem alterao no mrito da proposio que serviu de base formulao do projeto de lei de consolidao sero dadas como prejudicadas. C) Senadores e comisses dispem de 30 dias aps a publicao do projeto de consolidao para oferecer comisso encarregada de seu exame sugestes de incorporao de normas que no foram objeto de consolidao. D) No podero ser oferecidas em plenrio qualquer espcie de emendas aos projetos de lei de consolidao. E) As emendas de correo de erro de redao julgadas improcedentes pela comisso que guardar maior pertinncia quanto matria sero dadas como rejeitadas.

106) oral e despachado pelo presidente o requerimento de: A) retificao da ata. B) publicao de documentos no Dirio do Senado Federal para transcrio nos Anais. C) reconstituio de proposio. D) esclarecimentos sobre atos da administrao interna do Senado. E) prorrogao de tempo da sesso.

107) Analise os itens a seguir sobre os requerimentos: I Em regra os requerimentos so escritos e dependem de votao por maioria simples, presente a maioria da composio do Senado. II - O requerimento de permisso para falar sentado oral e depende de deciso da Mesa. III - O requerimento de licena, por motivo de sade, escrito e depende de deciso da Mesa. Est(o) correto(s) o(s) item(ns): A) I e II B) III C) I e III D) II e III E) I, II e III

108) Sobre os requerimentos de informao, incorreto: A) Ao fim de trinta dias, quando no hajam sido prestadas as informaes, ou que estas sejam falsas, o Senado reunir-se, dentro de trs dias teis, para declarar a ocorrncia do fato e adotar as providncias cabveis quanto ao crime de responsabilidade cometido. B) se deferidos, sero solicitadas, autoridade competente, as informaes requeridas, ficando interrompida a tramitao da matria que se pretende esclarecer. Se indeferidos, iro ao Arquivo, feita comunicao ao Plenrio. C) no podero conter pedido de providncia, consulta, sugesto, conselho ou interrogao sobre propsito da autoridade a quem se dirija. D) lidos no Perodo do Expediente, vo Mesa para deciso. E) so admissveis para esclarecimento de qualquer assunto submetido apreciao do Congresso Nacional.

109) Sobre os requerimentos de homenagem de pesar, julgue: I - O requerimento de insero em ata de voto de pesar admissvel por motivo de luto nacional decretado pelo Poder Executivo. II - O requerimento de insero em ata de voto de pesar no admissvel por falecimento de Presidente de Tribunal Superior da Unio. III - Ao serem prestadas homenagens de pesar, poder ser observado um minuto de silncio, em memria do extinto, mesmo antes que todos os oradores tenham usado da palavra. IV - O requerimento de levantamento da sesso, por motivo de pesar, s permitido em caso de falecimento do Presidente da Repblica, do Vice-Presidente da Repblica ou de membro do Senado Federal.

110) Sobre os requerimentos de voto de aplauso ou semelhante correto afirmar: A) O requerimento de voto de aplauso, regozijo, louvor, solidariedade, congratulaes ou semelhante s ser admitido quando diga respeito a ato pblico ou particular que tenha alta significao nacional ou internacional B) Lido no Perodo do Expediente, o requerimento ser remetido CCJ ou CRE, conforme o caso. C) O requerimento ser includo na Ordem do Dia da sesso deliberativa imediata quela em que for apresentado. D) A Mesa no poder se associar a manifestaes de regozijo ou pesar. E) Os requerimentos de voto de censura tero tramitao diferente dos requerimentos de voto de aplauso.

111) Sobre indicaes incorreto afirmar: A) a finalidade de uma indicao o esclarecimento de um determinado assunto ou, ainda, formulao de proposio legislativa. B) a indicao s pode ser apresentada por comisso ou Senador. C) a indicao pode conter consulta a comisso sobre ato do executivo. D) a indicao no pode conter sugesto ou conselho a qualquer Poder. E) a deliberao da indicao tomar por base a concluso do parecer da comisso.

112) Analise os itens: I - Constitui proposio o parecer que deva ser discutido e votado pelo Plenrio, quando no concluir pela apresentao de projeto, requerimento ou emenda. II Para discusso e votao, o parecer includo na Ordem do Dia. III Se houver mais de um parecer, de concluses discordantes, sobre a mesma matria, a ser submetida ao plenrio, votado preferencialmente, o da comisso que tenha mais pertinncia. IV Em caso de competncia concorrente, votado, preferencialmente, o ltimo.

113) Julgue os itens. No se admitir emenda: I - sem relao com a matria da disposio que se pretenda emendar. II - em sentido contrrio proposio quando se trate de proposta de emenda Constituio, projeto de lei ou de resoluo. III - que diga respeito a mais de um dispositivo, a no ser que se trate de modificaes correlatas, de sorte que a aprovao, relativamente a um dispositivo, envolva a necessidade de se alterarem outros. IV - que importe aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa do Presidente da Repblica, em todos os casos. V - que importe aumento da despesa prevista nos projetos sobre organizao dos servios administrativos do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministrio Pblico.

114) Ainda sobre emendas, marque a alternativa correta: A) s comisses admitido oferecer subemendas, as quais podero conter matria estranha das respectivas emendas. B) A emenda no adotada pela comisso sempre poder ser renovada em plenrio, salvo quando o parecer pela rejeio seja aprovado pela maioria absoluta. C) Nenhuma emenda ser aceita sem que o autor a tenha justificado por escrito ou oralmente. D) A emenda que alterar apenas a redao de um dispositivo no precisa de parecer. E) Quando houver dvidas sobre se a emenda apresentada como de redao atinge a substncia da proposio, ouvirse- a Comisso que emitiu seu parecer.

115) Acerca da apresentao das proposies marque a alternativa incorreta: A) perante as comisses somente emendas podero ser apresentadas. B) somente seus membros podero apresentar emendas s matrias constantes nas comisses. C) no prazo de cinco dias teis ser apresentada emendas Mesa quando se tratar de projetos de autoria de comisso. D) a apresentao de indicao somente possvel no perodo do expediente. E) apresentada na Ordem do Dia requerimento que diga respeito a ordenao das matrias na ordem do dia.

116) Julgue: I - Os projetos e requerimentos de autoria individual de Senador, salvo requerimento de licena e de autorizao para o desempenho de misso, s sero lidos quando presente seu autor. II - As proposies que devam ser objeto de imediata deliberao do Plenrio so anunciadas em smula, sendo as demais lidas integralmente.

117) Assinale a alternativa correta. A) ser considerado, em todos os casos, o autor da proposio o seu primeiro signatrio. B) as assinaturas de apoiamento so consideradas para fins de autoria. C) ao signatrio de proposio ilcito dela retirar sua assinatura antes da publicao. D) nos casos de proposio dependente de nmero mnimo de subscritores, se, com a retirada de assinatura, esse limite no for alcanado, o Presidente a devolver ao primeiro signatrio, dando conhecimento do fato ao Plenrio. E) a proposio de comisso deve ser assinada pelo seu Presidente e membros, totalizando, pelo menos, a maioria simples.

118) Assinale a alternativa incorreta: A) tero numerao por legislatura, com sries especficas, dentre outras, propostas de emenda Constituio e os projetos de lei do Senado. B) as emendas podem ser classificadas de acordo com a sua natureza em supressivas, substitutivas, modificativas e aditivas. C) os projetos de lei complementar tramitam com essa denominao. D) na numerao dos projetos de decreto legislativo, existe a especificao da Casa de origem. E) ao nmero correspondente a cada emenda de comisso sero acrescentadas as iniciais desta.

119) Analise os itens a seguir: I A proposio apresentada em plenrio s ser submetida a apoiamento por solicitao do Presidente do Senado. II A votao de apoiamento no ser encaminhada em nenhuma hiptese. III O quorum para aprovao do apoiamento de um dcimo da composio do Senado. Assinale: A) Se apenas a afirmativa I estiver correta B) Se apenas a afirmativa II estiver correta. C) Se apenas a afirmativa III estiver correta. D) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. E) Se nenhuma das afirmativas estiver correta.

120) Toda proposio apresentada ao Senado ser publicada no Dirio do Senado Federal, em resumo, acompanhada, quando for o caso, da justificao e da legislao citada.

121) Aps ser lida perante o Plenrio, a proposio ser objeto de, exceto: A) deciso da Mesa B) deciso do Presidente C) deliberao de comisso D) deliberao do plenrio E) encaminhamento de votao

122) A deliberao do Senado ser: I na mesma sesso, aps a matria constante da Ordem do Dia, nos requerimentos que solicitem realizao de sesso deliberativa extraordinria, especial ou secreta, bem como quando se pretenda incluir em Ordem do Dia matria pendente de parecer. II mediante incluso em Ordem do Dia, quando se tratar, dentre outros, de projeto e requerimento. III imediata quando se tratar dos casos de urgncia regimental. A) apenas a afirmativa I est correta B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas a afirmativa III est correta. D) apenas as afirmativas I e II esto corretas. E) nenhuma das afirmativas est correta.

123) A retirada de proposies em curso no Senado permitida: I - a de autoria de um ou mais Senadores, mediante requerimento do nico signatrio ou do primeiro deles. II - a de autoria de comisso, mediante requerimento de seu Presidente ou do Relator da matria. III - O requerimento de retirada de proposio que constar da Ordem do Dia s poder ser recebido antes de iniciada a votao. A) apenas a afirmativa I est correta B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas a afirmativa III est correta. D) apenas as afirmativas I e II esto corretas. E) Todas as afirmativas esto correta.

124) Assinale a alternativa correta. A) Havendo em curso no Senado duas ou mais proposies regulando a mesma matria, lcito promover sua tramitao em conjunto a partir de requerimento de comisso ou de Senador, mediante despacho do Presidente, salvo as que j foram objeto de parecer aprovado em comisso ou que constem da Ordem do Dia. B) Aprovado o requerimento de tramitao conjunta, os projetos sero remetidos Comisso de Constituio, Justia e Cidadania. C) Na tramitao em conjunto o projeto do Senado ter precedncia sobre o projeto da Cmara. D) Na tramitao em conjunto o projeto mais antigo sempre ter precedncia sobre o mais recente. E) O regime especial de tramitao de uma proposio estende-se s demais que lhe estejam apensadas.

125) No caso de interrupo da discusso: A) recepo de visitante B) comunicao importante ao Senado C) votao de requerimento para prorrogar a sesso. D) explicao pessoal, quando nominalmente citado. E) suspenso da sesso em caso de tumulto no recinto.

126) Analise os itens a seguir: I - Lidos os pareceres das comisses sobre as proposies, em turno nico, e distribudos em avulsos, abrir-se- o prazo de cinco dias teis para apresentao de emendas. II - No sendo emendada, a proposio estar em condies de figurar em Ordem do Dia, obedecido o interstcio regimental. III - Lidos os pareceres sobre as emendas e publicados no Dirio Oficial da Unio, estar a matria em condies de figurar em Ordem do Dia, obedecido o interstcio regimental. A) apenas a afirmativa I est correta B) apenas a afirmativa II est correta. C) apenas a afirmativa III est correta. D) apenas as afirmativas I e II esto corretas. E) nenhuma das afirmativas est correta.

127) Assinale a alternativa correta: A) A discusso pode ser adiada, mediante deliberao do Plenrio, somente a requerimento de lder ou comisso. B) No permitido o adiamanto da discusso nos projetos em regime de urgncia. C) permitido o adiamento da discusso, mediante deliberao da Mesa, para a realizao de diligncia considerada imprescindvel ao seu esclarecimento. D) O requerimento de adiamento da discusso para dia determinado s pode ser apresentado com prazo mximo de 60 dias. E) No existe previso legal para que haja adiamento da discusso visando preenchimento de formalidade essencial.

128) Desde que a proposio esteja h mais de trs dias em tramitao no Senado, e mediante despacho da Mesa, a requerimento de qualquer Senador, considera-se lcita a dispensa do interstcio de cinco dias teis para incluso de matria em Ordem do Dia.

129) Julgue os itens a seguir: I - Sempre que for aprovado substitutivo integral a projeto de lei, de decreto legislativo ou de resoluo em turno nico, ser ele submetido a turno suplementar. II - o turno suplementar realizar-se- dois dias teis aps a aprovao do substitutivo. III - No turno suplementar no podem ser oferecidas emendas. IV - No sendo oferecidas emendas na discusso suplementar, o substitutivo dado como definitivamente adotado sem votao.

130) Acerca das Emendas da Cmara a Projeto do Senado analise os itens a seguir. I O substitutivo da Cmara a projeto do Senado votado em globo. II A votao se far em grupos, segundo os pareceres, se qualquer comisso manifestar-se favoravelmente a umas e contrariamente. III A emenda da Cmara a projeto do Senado suscetvel de modificao por meio de subemenda. Assinale: A) Se apenas a afirmativa I estiver correta B) Se apenas a afirmativa II estiver correta. C) Se apenas a afirmativa III estiver correta. D) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. E) Se nenhuma das afirmativas estiver correta.

131) Assinale a alternativa correta. A) para aprovao da renovao da concesso ou permisso para o servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens necessrio voto favorvel de dois quintos do Senado. B) requerimentos de prorrogao do tempo da sesso ou de homenagem de pesar, inclusive levantamento da sesso aprovado por maioria de votos, presentes 1/10 dos Senadores. C) a fixao de alquotas mximas nas operaes internas, para resolver conflito especfico que envolva interesse de Estados e do Distrito Federal aprovada mediante voto favorvel da maioria absoluta da composio da Casa. D) a votao da redao final est sujeita a quorum qualificado. E) a suspenso de imunidade de Senadores durante o estado de defesa aprovada mediante voto favorvel de 2/3 do SF.

132) Assinale a alternativa correta: A) sero adotados os processos eletrnico, por meio de cdulas ou por meio de esferas nos casos de votao ostensiva. B) o requerimento de verificao de votao s ser admissvel se apoiado por 1/3 da Casa. C) na votao nominal, conhecido o voto das lideranas, votaro os demais Senadores. D) os Senadores que aprovarem a matria devero permanecer em p sentando-se os que votarem pela rejeio. E) o voto dos lderes representar o de todos os seus liderados.

133) Analise os itens a seguir: I - A votao secreta realizar-se- por meio de cdulas, salvo nas eleies. II - A votao pelo sistema eletrnico far-se- nas eleies. III - A votao por meio de esferas realizar-se- quando o equipamento de votao eletrnico no estiver em condies de funcionar. Assinale: A) Se apenas a afirmativa I estiver correta B) Se apenas a afirmativa II estiver correta. C) Se apenas a afirmativa III estiver correta. D) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. E) Se nenhuma das afirmativas estiver correta.

134) Marque a alternativa incorreta: A) votar-se- em primeiro lugar o projeto, ressalvados os destaques dele requeridos e as emendas. B) ocorrendo falta de nmero para a votao, passar-se- matria em discusso. C) a rejeio do projeto prejudica as emendas a ele oferecidas. D) o substitutivo integral, salvo deliberao em contrrio, ser votado em partes. E) a votao realizada imediatamente aps a discusso, como regra.

135) A respeito do encaminhamento, julgue: I A votao se considera iniciada desde o encaminhamento. II Anunciada a votao de uma matria, lcito ao senador encaminh-la por 10 min. III No tero encaminhamento de votao as eleies.

136) Permite-se destacar para votao, como emenda autnoma: I parte de substitutivo, quando a votao se faa preferencialmente sobre o projeto. II parte de emenda. III subemenda. IV parte de projeto, quando a votao se fizer preferencialmente sobre o substitutivo. Assinale: A) Se apenas a afirmativa I estiver correta B) Se apenas a afirmativa II estiver correta. C) Se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. D) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. E) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

137) Analise os itens: I - Terminada a votao, com a aprovao de substitutivo, o projeto ir comisso competente a fim de redigir o vencido para o turno suplementar. II - privativo da comisso especfica para o estudo da matria, redigir o vencido e elaborar a redao final nos casos de reforma do regimento interno, proposta de emenda Constituio e projeto de lei ordinria. III - Nos projetos da Cmara emendados pelo Senado, a redao final ir incorporar as emendas ao texto da proposio. IV - A discusso e a votao da redao final podero ser feitas imediatamente aps a leitura, desde que assim o delibere o Senado.

138) Analise os itens: I - tratando-se de contradio, incoerncia, prejudicialidade ou equvoco que importe em alterao do sentido do projeto, ainda no remetido sano ou Cmara, o Presidente encaminhar a matria comisso competente para que proponha o modo de corrigir o erro, sendo a proposta submetida ao Plenrio. II - tratando-se de contradio, incoerncia, prejudicialidade ou equvoco que importe em alterao do sentido do projeto, remetido sano, o Presidente encaminhar comisso pertinente novo projeto de lei que vise revogar a lei que contenha o erro.

III - Quando, em autgrafo recebido da Cmara, for verificada a existncia de inexatido material, lapso ou erro manifesto, no estando ainda a proposio aprovada pelo Senado, ser sustada a sua apreciao para consulta Casa de origem, cujos esclarecimentos sero dados a conhecer ao Senado, antes da votao, voltando a matria s comisses para novo exame se do vcio houver resultado alterao de sentido do texto. Assinale: A) Se apenas a afirmativa I estiver correta B) Se apenas a afirmativa II estiver correta. C) Se apenas a afirmativa III estiver correta. D) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. E) Se nenhuma das afirmativas estiver correta.

139) Os autgrafos consistem em: A) sano do presidente da repblica. B) promulgao das Mesas da Cmara e do Senado. C) promulgao do Presidente do Senado Federal. D) reproduo da redao final, aprovada pelo Plenrio, ou texto da Cmara, no emendado. E) despacho do Presidente do Senado Federal.

140) Assinale a afirmao correta: A) ao final da legislatura sero arquivadas as proposies em tramitao no Senado de autoria de Senadores que tenham sido reeleitos. B) ao final da sesso legislativa sero arquivadas as proposies em tramitao no SF, salvo algumas excees. C) a proposio que se encontre em tramitao h duas legislaturas ser automaticamente arquivada, salvo se requerida a continuidade de sua tramitao por 1/3 dos Senadores, at 30 dias aps o incio da primeira sesso legislativa da legislatura seguinte ao arquivamento, e aprovado o seu desarquivamento pelo Plenrio do Senado. D) o prazo mximo de tramitao de uma proposio de 3 legislaturas. E) todas as proposies so arquivadas ao final da legislatura.

141) A prejudicialidade ser declarada: A) pelo Presidente, de ofcio ou mediante consulta de qualquer Senador. B) pela Mesa, de ofcio ou mediante consulta de qualquer Senador. C) pelo Plenrio. D) pela CCJ. E) pela comisso na qual se encontrar a matria.

142) A urgncia dispensa, durante toda a tramitao da matria, salvo: A) interstcio. B) distribuio de cpias da proposio principal. C) formalidades regimentais. D) prazos. E) todos os itens acima so dispensveis.

143) Assinale a alternativa correta: A) quando se tratar de matria que envolva perigo para a segurana nacional ou de providncia para atender a calamidade pblica a urgncia pode ser proposta pela Mesa, 2/3 da composio do Senado ou lderes que representem esse nmero. B) quando se pretenda a apreciao da matria na primeira sesso deliberativa ordinria subsequente aprovao do requerimento a urgncia pode ser proposta por comisso, 2/3 da composio do Senado ou lderes que representem esse nmero. C) quando se pretenda incluir em Ordem do Dia matria pendente de parecer a urgncia pode ser proposta por comisso, 1/4 da composio do Senado ou lderes que representem esse nmero.

143) Assinale a alternativa correta: D) quando se pretenda a apreciao da matria na segunda sesso deliberativa ordinria subsequente aprovao do requerimento a urgncia pode ser proposta por comisso, maioria dos membros do Senado ou lderes que representem esse nmero. E) quando se pretenda incluir em Ordem do Dia matria pendente de parecer a urgncia pode ser proposta por comisso, maioria dos membros do Senado ou lderes que representem esse nmero.

144) Quanto ao requerimento de urgncia, julgue: I ser lido imediatamente em qualquer fase da sesso, ainda que com interrupo de discurso, discusso ou votao quando se tratar de matria que envolva perigo para a segurana nacional ou de providncia para atender a calamidade pblica, sendo deliberado pelo plenrio imediatamente. II ser lido e deliberado no Perodo do Expediente quando se pretenda a apreciao da matria na segunda sesso deliberativa ordinria subsequente aprovao do requerimento. III ser lido no Perodo do Expediente quando se pretenda incluir em Ordem do Dia matria pendente de parecer, sendo deliberado na sesso deliberativa seguinte, includo em Ordem do Dia.

145) Concedida a urgncia, a matria ser submetida ao Plenrio: I imediatamente, quando se tratar de providncia a atender a calamidade pblica. II na segunda sesso deliberativa ordinria que se seguir concesso da urgncia, aps a Ordem do Dia, no caso do art. 336, II. III na quarta sesso deliberativa ordinria que se seguir concesso da urgncia, quando se pretenda incluir em Ordem do Dia matria pendente de parecer.

146) Os pareceres sobre as proposies em regime de urgncia devem ser apresentados: I imediatamente, podendo o relator solicitar prazo no excedente a duas horas, quando se tratar de matria que envolva perigo para a segurana nacional ou de providncia para atender a calamidade pblica. II aps a matria ser anunciada na Ordem do Dia, quando se pretenda incluir em Ordem do Dia matria pendente de parecer. III no prazo compreendido entre a concesso da urgncia e o dia anterior ao da sesso em cuja Ordem do Dia deva a matria figurar, quando se pretenda a apreciao da matria na segunda sesso deliberativa ordinria subsequente aprovao do requerimento

147) No caso da urgncia: I - de matria que envolva providncia para atender a calamidade pblica os pareceres sobre as emendas sero proferidos imediatamente, por relator designado pelo Presidente, podendo solicitar prazo de at uma hora. II - referente a incluso em OD de matria pendente de parecer os pareceres sobre as emendas sero proferidos imediatamente, ou, se a complexidade da matria o indicar, no prazo de 24 hs, saindo, nesta hiptese, a matria da OD, para nela figurar na sesso deliberativa ordinria subsequente. III - referente a apreciao da matria na segunda sesso deliberativa ordinria subsequente aprovao do requerimento os pareceres sobre as emendas sero proferidos at o dia anterior ao da sesso em que a matria ser apreciada.

148) Extingue-se a urgncia: A) expressamente, pelo trmino da legislatura. B) pela aprovao de requerimento de extino de urgncia formulado pela maioria dos membros do Senado ou lderes que representem esse nmero, quando se tratar de matria que envolva perigo para a segurana nacional ou de providncia para atender a calamidade pblica. C) pela aprovao de requerimento de extino de urgncia formulado por um quarto da composio do Senado ou lderes que representem esse nmero, quando se tratar de matria pendente de parecer. D) pela aprovao de requerimento de extino de urgncia formulado por dois teros da composio do Senado ou lderes que representem esse nmero, quando se tratar de matria que envolva perigo para a segurana nacional. E) no existe previso de extino da urgncia.

149) Assinale a alternativa que NO contm matria que tramita em regime de urgncia independente de requerimento: A) Proposio que vise autorizar o Presidente da Repblica a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional. B) Proposio que tenha por fim autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra ou celebrar a paz. C) Proposio que visa autorizar o Presidente da Repblica a se ausentar do pas. D) Proposio que trate de matria que envolva perigo para a segurana nacional. E) Proposio que vise suspender interveno federal.

150) Acerca da proposta de emenda Constituio: A) A proposta lida no Perodo do Expediente e publicada no DSF e em avulsos, para distribuio aos Senadores. B) A proposta ser despachada Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, que ter prazo de 20 dias teis, contado da data do recebimento, para emitir parecer. C) Existe limitao de emendar a CF apenas na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de stio. D) Trs dias aps a publicao do parecer no Dirio do Senado Federal e sua distribuio em avulsos, a matria poder ser includa em Ordem do Dia. E) Decorrido o prazo de at trinta dias sem que a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania haja proferido parecer, a proposta de emenda Constituio ser includa em Ordem do Dia, para discusso, em primeiro turno, durante cinco sesses consecutivas.

151) Ainda sobre a PEC, assinale a alternativa correta: A) Durante a discusso em plenrio podero ser oferecidas emendas por senador, desde que guardem relao direta e imediata com a matria tratada na proposta. B) assegurado o prazo de 20 dias para exame e parecer das emendas pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania. C) A deliberao sobre a proposta, as emendas e as disposies destacadas para votao em separado ser feita pelo processo simblico. D) lcito o interstcio entre o primeiro e o segundo turno de sete dias teis. E) A matria constante de proposta de emenda Constituio rejeitada ou havida por prejudicada s pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa mediante requerimento assinado pela maioria dos membros da Casa.

152) Analise os itens a seguir, referentes a proposta de emenda Constituio: I - Includa a proposta em Ordem do Dia, para o segundo turno, ser aberto o prazo de trs sesses deliberativas ordinrias para discusso, quando podero ser oferecidas emendas que envolvam o mrito. II - Encerrada a discusso, em segundo turno, com apresentao de emendas, a matria voltar Comisso, para parecer em cinco dias, prorrogveis por igual perodo, aps o que ser includa em Ordem do Dia, em fase de votao. III - Aprovada, sem emendas, a proposta ser remetida Cmara dos Deputados; emendada, ser encaminhada Comisso de Constituio, Justia e Cidadania, que ter o prazo de cinco dias para oferecer a redao final.

153) Sobre os projetos de cdigo correto afirmar: A) Na sesso subsequente quela em que for lido o projeto de cdigo, a Presidncia designar uma comisso temporria para seu estudo, composta de onze membros, e fixar o calendrio de sua tramitao. B) ao projeto sero anexadas as proposies em curso ou as sobrestadas, que envolvam matria com ele relacionada. C) encerrado o prazo para a apresentao de emendas, os relatores gerais encaminharo, dentro de dez dias teis, ao relator parcial as concluses de seus trabalhos. D) a discusso poder ser encerrada mediante autorizao do Plenrio, a requerimento de lder, depois de debatida a matria em duas sesses deliberativas consecutivas. E) possvel a tramitao simultnea de projetos de cdigo.

154) Sobre os projetos com tramitao urgente estabelecida pela constituio avalie os itens a seguir: I os projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica e os casos de apreciao de atos de outorga ou renovao de concesso, permisso ou autorizao para servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens tero a tramitao de urgncia constitucional. II esse projeto ser apreciado, simultaneamente, pelas comisses, sendo feitas tantas autuaes quantas forem necessrias. III as comisses devero apresentar os pareceres at o 25 dia contado do recebimento do projeto no Senado. IV no sendo emitidos os pareceres, o projeto includo na Ordem do Dia por ato do Presidente, se faltarem vinte dias para o fim do prazo.

155) Julgue os itens abaixo, a respeito do projeto de decreto legislativo referente a tratados internacionais: I - s ter iniciado o seu curso se estiver acompanhado de cpia autenticada do texto, em portugus, do ato internacional respectivo, bem como da mensagem de encaminhamento e da exposio de motivos. II - lido no Perodo do Expediente, ser o projeto publicado e distribudo em avulsos, acompanhado dos textos referidos no regimento interno e despachado Comisso temtica que guardar mais pertinncia com o assunto do tratado. III - publicados o parecer e as emendas e distribudos os avulsos, decorrido o interstcio regimental, a matria ser includa em Ordem do Dia. IV - a Comisso tem, para opinar sobre o projeto, e emendas, 15 dias teis, prorrogvel por igual perodo. V - pode ter tramitao terminativa.

Acerca do funcionamento do Senado Federal como rgo judicirio julgue a afirmao a seguir: 156) Em qualquer hiptese, a sentena condenatria s poder ser proferida pelo voto de dois teros dos membros do Senado, e a condenao limitar-se- perda do cargo, com inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das sanes judiciais cabveis.

157) Compete privativamente ao Senado Federal: I processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica, nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles. II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio, nos crimes de responsabilidade. III mediante a presidncia do Presidente do Supremo Tribunal Federal funcionar como rgo judicirio nos casos estabelecidos no regimento interno.

158) Sobre escolha de autoridades, julgue: I - a comisso convocar o candidato para, em prazo no inferior a 3 dias, ouvi-lo, em arguio pblica, sobre assuntos pertinentes ao desempenho do cargo a ser ocupado. II - a arguio de todos os candidatos ser feita mediante arguio pblica III - a comisso poder realizar investigaes e requisitar, da autoridade competente, informaes complementares. IV - o relatrio dever conter dados sobre o candidato, passando a constituir parecer com o resultado da votao, aprovando ou rejeitando o nome indicado; V - o parecer ser apreciado pelo Plenrio em sesso pblica, sendo a votao procedida por escrutnio secreto. VI - A eleio dos membros do Conselho da Repblica ser feita mediante lista sxtupla elaborada pela CRE, ouvidas as lideranas com atuao no Senado.

159) O Senado conhecer da declarao, proferida em deciso definitiva pelo Supremo Tribunal Federal, de inconstitucionalidade total ou parcial de lei mediante: A) representao do Presidente do Tribunal. B) comunicao do Procurador-Geral da Repblica. C) projeto de resoluo de iniciativa da Comisso de Constituio, Justia e Cidadania. D) comunicao do Presidente do Senado. E) representao da Mesa.

160) Sobre o disposto no regimento interno acerca da autorizao para operaes externas de natureza financeira analise os itens a seguir: I Lida no Perodo do Expediente, a matria ser encaminhada Comisso de Assuntos Econmicos, a fim de ser formulado o respectivo projeto de resoluo, concedendo ou negando a medida pleiteada. II vedado a qualquer Senador encaminhar Mesa documento destinado a complementar a instruo. III Qualquer modificao nos compromissos originariamente assumidos depender unicamente de parecer da Comisso de Assuntos Econmicos.

161) A respeito da convocao e comparecimento do Ministro de Estado, julgue: I o Ministro pode ir ao Senado convocado pelo plenrio ou por uma comisso, ou ainda quando ele prprio solicitar. II quando no plenrio, o Ministro ocupar lugar na Mesa. III o Ministro no pode ser aparteado durante sua exposio, que tem a durao de meia hora. IV o Ministro, quando interpelado, tem 2 min para a resposta. V os assessores do Ministro no podem interferir nos debates.

162) Julgue os itens abaixo a respeito da alterao ou reforma do regimento: I O RISF pode ser alterado por projeto de resoluo de qualquer senador. II A CCJ competente para propor alterao no RISF. III Em todos os casos, o projeto enviado Comisso Diretora. IV Em caso de reforma, os pareceres devem ser emitidos em 20 dias teis. V A CCJ far, ao final de cada legislatura, a consolidao das modificaes feitas no RISF.

163) A respeito da questo de ordem, assinale o item errado: a) pode ser suscitada em qualquer fase da sesso. b) deve indicar o dispositivo regimental em que se baseia. c) deve se referir a tese doutrinria relacionada dvida de interpretao ou aplicao do regimento em questo. d) seu prazo de 5 min. e) s pode ser contraditada por um senador.

Anda mungkin juga menyukai