Anda di halaman 1dari 7

Marketing

O ciclO de sOfrimentO

34

latigidoicos are an
HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br

da era sociodigital

Martha Gabriel, coordenadora do Mba de MarketinG da hSM educao, evidencia oS SinaiS de que aS eMpreSaS viveM eStGioS de neGao, raiva, neGociao e depreSSo eM relao ao novo paradiGMa e prope uMa forMa de encurt-loS ruMo aceitao que Gera vantaGeM coMpetitiva

erda. Mudanas de pa radigmas nos do, a to dos, essa sensao, pois algo vaise embora. E qualquer perda origina um ciclo de sofrimento no ser huma no, conforme o descrito, nos anos 1960, por Elisabeth KblerRoss, com cinco estgios que se sucedem: negao, rai va, negociao, depresso e aceitao. A era sociodigital o novo paradig ma que se impe sociedade e aos negcios, e acredito que pessoas e empresas, tanto no Brasil como no exterior, esto vivenciando esse so frimento cclico. Como as empresas negam o novo pa radigma? Tipicamente, alegando que se trata de moda passageira. Sentem raiva quando percebem que h mes mo uma mudana em curso e que ela inevitvel. Ento, de repente, cons tatam que ser necessrio abraar o novo, mas tentam negociar um tempo, mantendose no paradigma que do minam. Quando notam que isso no funcionar e que precisaro mudar de fato, desesperamse por no saber ainda como lidar com o novo e caem em depresso. Em geral, s depois de enfrentar e superar os quatro estgios anteriores as companhias entram na fase final da aceitao, em que se capacitam e ha bilitam seus colaboradores e parceiros a abraar o novo paradigma. S a elas acreditam que podero atuar com su cesso tambm no cenrio emergente. Em qual desses estgios se encon tra sua organizao? Se ela for como a maioria, j passou pelos estgios de negao e raiva em 2010, e pelo da ne gociao em 2011. E, ao longo de 2012, gradativamente, chegar ao estgio da aceitao, quando abraar plenamen te o novo paradigma sociodigital e o incorporar a sua estratgia. Fao essa projeo com base no enorme crescimento da busca de ca pacitao em mdias sociais, acompa nhado de um aumento equivalente do oramento destinado ao treinamento na rea. Tambm a fao porque o bra sileiro social por natureza e as em

presas que aqui atuam so impelidas a considerar essa caracterstica. Nossa cultura aberta e extremamente pro pcia para plataformas que socializem acredito que essa seja a principal razo para sermos campees mun diais de acessos a sites de redes so ciais, apesar das limitaes de nossa infraestrutura de internet e de nos sos custos de conexo, muito altos at recentemente. No entanto, a fim de encurtar esse ciclo de sofrimento, proponho uma espcie de releitura dos estgios cls sicos, mostrando as possveis medi das atenuantes.

negao

Marketing e estratgia digitais no existem mesmo, mas so necessrios um marketing e uma estratgia prprios para a era sociodigital. De fato, marketing digital no existe, tem toda a razo quem o nega. Embora essa seja uma expresso bastante utili zada, o que existe marketing a cin cia de compreender as necessidades e os desejos das pessoas para satisfaz

los por meio de trocas praticado na era sociodigital. Essa simples negao pe os pingos nos is, esclarecendo que o foco so as pessoas, como sempre fo ram e sempre sero, jamais a tecnolo gia. Ento, preciso entender esse p blicoalvo, que deixa de ser apenas alvo e se converte tambm em mdia e pro dutor de contedo, um prosumidor, a fim de estabelecer novas estratgias. As redes sociais, que comearam a se disseminar em 2003, so o pro tagonista primordial dessa mudana de paradigma, pois conferem poder ao indivduo, invertendo o vetor de marketing alm de se tornar mais exigente, o consumidor ganhou po der, porque obteve uma capacidade de mobilizao nunca vista na histria. Exemplos do novo poder individual no faltam. Casos como o de Dave Carroll com a United Airlines (Uni ted Breaks Guitars) ou, no Brasil, o consumidor Oswaldo Borelli e o aten dimento da Brastemp que no foi uma Brastemp, Meu carro falha com a Renault e milhares de outros aconte cem todos os dias.

sinoPse Segundo o livro Socialnomics, 25% dos resultados na primeira pgina de busca para as 20 principais marcas do mundo j so, nos dias atuais, links para sites de mdias sociais. Isso torna impossvel, para uma grande empresa, rejeitar o novo paradigma da era sociodigital em seu marketing. No entanto, muitas organizaes, no Brasil e no mundo inteiro, ainda vivenciam o ciclo de sofrimento Kbler-Ross em relao a essa mudana de paradigma. A maioria j passou pelos estgios de negao e raiva em 2010 e pelo da negociao em 2011, e, ao longo de 2012, gradativamente, deve ir da negociao aceitao. possvel abreviar esse ciclo? Sim. Mas as empresas precisam analisar o que tm feito em relao ao paradigma sociodigital e entender o que deveriam estar fazendo. Por exemplo, no estgio da raiva, elas probem os funcionrios de usar a internet e as redes sociais online no ambiente de trabalho, quando poderiam estar educando-os para que saibam lidar com os consumidores 2.0 (ou prosumidores) e com novos desafios entre outros, o dilogo instantneo e constante, a construo de imagem da marca descentralizada e a hiperexposio.

HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br

35

Marketing

O ciclO de sOfrimentO

da era sociodigital latigiDoicos are aD

O fato que as redes sociais j se tornaram a principal forma de mdia. Duvida? As mdias sociais, como cha mamos os contedos que as pessoas trocam dentro das redes sociais, eram insignificantes h dez anos, mas hoje seu volume gigantesco: segundo Erik Qualman, em seu livro Socialnomics: como as mdias sociais esto transformando a forma como vivemos e fazemos negcios (ed. Saraiva), 25% dos resultados na primeira pgina de busca para as marcas top 20 do mundo so, nos dias atuais, links para sites de mdias so ciais. Para as grandes corpora es, tornase impossvel, por tanto, negar a nova mdia, no a levando em conta em suas estratgias de marketing. Como diferenciam essas estratgias em relao s tradicionais?

Abrangem todas as novas pla


taformas que a tecnologia digi tal oferece buscadores, redes sociais, mobile etc. Levam em considerao as transformaes que esse am biente tem causado nas pes soas em geral consumido res e sociedade e em seus comportamentos.

Conhecer o pblicoalvo e ter ob jetivos definidos com esse pblico o que vai determinar as estratgias a ser desenvolvidas e seu sucesso. E estas, por sua vez, apontaro que platafor mas, digitais ou no, devem ser utiliza das em cada situao.

raiVa

as proibies s fazem atrasar o processo de educao necessrio aos colaboradores, que precisam vivenciar o ambiente digital para lidar com os consumidores 2.0. imprescindvel educar a organizao em direo a uma empresa 2.0, capaz de atuar em um ambiente 2.0, em vez de, por exemplo, proibir os colabora dores de frequentar e compreender esse ambiente.

consumidores 2.0, os colaboradores 2.0 precisam ser engajados no am Os novos consumidores cocriam, biente digital em vez de proibidos de ir queiramos ou no, nossos produtos l. O processo o mesmo usado com nossos filhos: ns os educamos para e o significado de nossas marcas. Isso muda profundamente o papel que extraiam o melhor de seu poten das organizaes, de seus colabora cial para fazer coisas interessantes, de forma que sejam felizes e ao mesmo dores e dos pblicos. Os funcionrios, que antes obede tempo faam do mundo um lugar me ciam e s precisavam ser rpidos e lhor no caso dos colaboradores, esse baratos, agora so indispensveis mundo melhor engloba a organizao. Observe o leitor que, quando falo em para manter o sistema funcionando. fazer coisas interessantes, estou me referindo ao que faz seu cora o bater e incendeia sua alma. No existe uma frmula nica s para acender esse fogo; varia de ar com o para lid pessoa para pessoa se, em al 2.0, guns indivduos, o dom natural midores consu a contabilidade, para outros, o dores ora paraso so os relacionamentos. os colab A misso dos departamentos de m ser a 2.0 precis recursos humanos e de cada no gestor ser descobrir e valori gajados en zar esses talentos diversos ao digital longo do tempo para que eles ambiente os trabalhem a pleno vapor no de proibid em vez novo cenrio. Por isso se fala da necessidade de uma gesto de ir l baseada em servir (e capaz de reter talentos). S se sabe que a frmula no a proibio raivosa, que, alis, mostrase Isso requer que o objetivo principal incua, j que as pessoas usam smart das organizaes no seja mais fo phones no escritrio e levam trabalho cado em vender produtos ou satis para casa. Assim, dois novos desafios fazer os consumidores apenas, mas se apresentam para as empresas no em fazer um mundo melhor, enga cenrio atual: jado com os valores das pessoas. A marca precisa se transformar em Segurana da informao, implan contedo para os consumidores. tando um programa para que todos A densidade informacional a que saibam o que fazer, quando e como. as pessoas esto submetidas hoje, Novos modelos de avaliao de pro extremamente alta, aumenta a difi dutividade, com polticas que englo culdade de conseguir a ateno das bem a atuao no novo cenrio. pessoas, e audincia no nada sem ateno. O modo de conseguir aten preciso educar todos os colabora o agora ter relevncia para o p dores para esse ambiente 2.0, mas, em blico e estar alinhado com seu con paralelo, h profissionais de marke texto e valores (quanto mais sincero ting 2.0 a ser contratados e desenvol isso, mais eficiente o marketing). vidos. Acabe com a iluso de que um nico perfil profissional resolve isso. A lgica infalvel nesse caso: para A empresa deve reunir profissionais que sejam capazes de lidar com os multidisciplinares, como especialistas Quais so suas caractersticas?

36

HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br

Marketing

O ciclO de sOfrimentO

da era sociodigital latigiDoicos are aD

SaiBa maiS SoBrE MartHa gabriel


Engenheira formada em 1984 pela unicamp, martha Gabriel comeou sua carreira desenvolvendo sistemas para clculo de barragens, mas fez ps-graduao em marketing pela ESPm e em design grfico pela Faculdade de Belas artes de So Paulo ela artista com exposies no currculo. Em 1995, em um congresso de multimdia nos Estados unidos, conheceu a internet e apaixonou-se por ela uma paixo que mantm at hoje. De volta ao Brasil, logo abriu sua conta de acesso no primeiro provedor que disponibilizou o servio, a originet, e registrou os domnios de seu nome e de sua empresa, a nmD new media Developers, que foi uma das pioneiras do desenvolvimento da web no Pas, vencedora de 11 prmios iBest de 1998 a 2005. Com as mdias sociais, seu envolvimento foi natural e gradativo, mas nem por isso menos intenso. Ela uma ativa participante do Twitter tanto que foi considerada o(a) professor(a) de marketing mais influente nesse microblog no Brasil e a nona mais influente em nvel mundial pela sm magazine e est listada entre os 50 business professors you should follow on Twitter (os 50 professores de negcios que voc deve seguir no Twitter).

cUrso na HsM edUcao


no bastassem suas credenciais, martha autora de quatro livros, incluindo o best-seller marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratgias (ed. novatec), Cio (executiva-chefe de informao) da nmD e apontada pela revista ProXXima em 2011 como um dos dez profissionais mais inovadores em marketing digital. uma das raras palestrantes brasileiras com assiduidade nos palcos internacionais j apresentou mais de 50 palestras nos Estados unidos, Europa e sia, tendo sido premiada como melhor palestrante em trs delas nos Eua (em 2003, 2004 e 2008), coordenadora e professora do novo mBa em marketing da hSm Educao. Concebi um programa que capacitar o gestor a desenvolver estratgias para o mercado atual, englobando plataformas tradicionais e digitais, 100% adequado era sociodigital que vivemos. Estou convencida de que se trata de um curso nico em termos de desenvolvimento profissional e pessoal, porque une esse contedo e viso diferenciados com as metodologias de ponta praticadas pela hSm Educao, afirma a professora.

em monitoramento e mtricas, estrate gistas de marketing, relaespblicas, designers, programadores e especialis tas tcnicos em cada plataforma (Fa cebook, Twitter, LinkedIn, Slideshare, Foursquare), com uma formao que vai de cursos tradicionais como ma temtica at cursos novos como trans media storytelling. Eles precisam saber aproveitar o imenso potencial das mdias sociais para a promoo e relacionamen to com o mercado e tambm devem enfrentar srios desafios, principal mente trs:

negociao

Disponibilidade constante e habili Descentralizao da construo de Hiperexposio e/ou desalinhamen


to dos colaboradores funcionrios e parceiros estratgicos desalinhados podem gerar, consciente ou incons cientemente, crises com mensagens contrrias marca. imagem da marca. dade para dialogar.

enquanto sua empresa adia as mudanas com a desculpa do mercado limitado, outras abraam rapidamente o comrcio social, as marcas com senso de humor, a inteligncia online, a linguagem mvel. Um argumento recorrente de quem adia o mergulho no mundo sociodigital a excluso de grande parte da popu lao brasileira por conta dos desafios em termos de qualidade de banda de acesso particularmente em algumas regies do Pas. O seno que isso muda muito ra pidamente; temos visto uma grande transformao nesse cenrio desde 2011. Se a preconizada incluso digi tal dependia de computadores e banda fixa, hoje ela est acontecendo pelos celulares com banda mvel. Temos mais de 230 milhes de contas mveis em nosso Pas, o que representa uma densidade mvel maior do que popu lacional, e tanto a qualidade ampliada como os custos barateados dos smart

phones e da banda larga mvel am plificam essa revoluo. Hoje, as ope radoras de telefonia mvel oferecem planos de R$ 0,50 por dia para acesso de dados ilimitado. Empresas de todos os tipos e portes esto se tornando as novas Avons e Na turas do ambiente digital, praticando o chamado comrcio social, que significa vender por meio das redes sociais das pessoas. Se, no mundo offline, Avon e Natura vendem por meio das redes sociais de revendedoras seleciona das e treinadas, que so os agentes de disseminao dessas marcas e venda de seus produtos, no online, isso pode acontecer com qualquer pessoa. Por exemplo, a varejista Magazine Luiza est fazendo uma ao interes santssima de comrcio social. Ela criou o Magazine Voc, que consiste em um aplicativo de Facebook que per mite s pessoas divulgar em seus perfis os produtos de que gostam, e todas as vendas feitas ali resultam em comis ses de 2,5% a 4%.

38

HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br

Marketing

ConVErSa EnTrE aVaTarES: a estratgia Pessoal


Muitos executivos continuam mudos nas redes sociais. Mas no estaro perdendo oportunidades que vo de relacionamento a marketing pessoal? @marthagabriel, que tem quase 30 mil seguidores no Twitter, prope que haja tambm uma estratgia individual e conta um pouco da dela nesta troca de ideias com a editora-executiva @drisallesgomes.

Voc faz questo de estar sempre presente nas mdias sociais? Por qu? Estar online essencial na minha vida, seja quando estou estudando, trabalhando ou me divertindo. alis, misturo tudo isso, porque, apesar de eu trabalhar muito, no tenho rotina em 2001, eu li o livro cio criativo, do Domenico De masi, e isso est l: h uma evoluo do trabalho de forma que lazer, estudo e trabalho se misturam. acho que faz parte do novo modo de vida cbrido. como faz isso? Voc programa posts? mesclo contedos programados com contedos em tempo real. Por exemplo, programo diariamente trs frases uma de bom dia, outra ao meio-dia e outra de boa noite. Eu fao um planejamento de contedo em cada plataforma, pensando na integrao com a minha atuao off-line palestras, cursos, eventos, consultoria, networking, de forma que

o on alavanque o off e vice-versa. mas estou online de verdade. Em dias que no viajo ou participo de eventos, dedico aproximadamente cerca de 13 horas por dia trabalhando/estudando/me divertindo, sempre online. Em finais de semana, so sete horas online desse tempo, acredito que 50% sejam gastos em mdias sociais e e-mail entre estudar, trabalhar e me divertir, e o resto fica para a produo de contedos, como artigos, livros, palestras, minha tese de doutorado etc. uso um mix de plataformas extenso Twitter, Facebook, Linkedin, Slideshare, YouTube, Blip, Foursquare, Pinterest, instagram, Flickr, site, blog etc. Como gerencio meu contedo sozinha, d bastante trabalho; mas adoro, estou sempre pensando no que postar. Muitos acham que as mdias sociais roubam nosso tempo. s vezes,

elas so to interessantes que eu fico l mais do que devia mesmo embora esse tempo perdido sempre traga alguma recompensa. e voc? como se disciplina para no perder o foco? Consegui ao longo de quase 30 anos de carreira trabalhar e estudar com os mesmos assuntos com os quais me divirto. Eu amo tudo o que fao e isso a minha chave da produtividade. agora, h vrias coisinhas que me ajudam a ser produtiva tambm. Por exemplo, no uso sistemas de comunicao sncrona, como Skype, GTalk ou mSn mensagens chegando o tempo todo tiram a concentrao, e estas, sim, so sugadoras de produtividade. no levo o celular para a mesa durante as refeies e no durmo com ele ao lado. no fico navegando s nas headlines das mdias sociais quando surge um assunto que importante para mim, paro tudo e foco aquilo. Parei de dirigir h trs anos uso o tempo de transporte para fazer ligaes no celular e evito reunies presenciais ao mximo, trocando-as por conference calls; vou s de brainstorming, que so necessrias. outra coisa que procuro fazer, apesar de difcil, parar o multitasking sempre que possvel, pois este um dos viles da criatividade, da capacidade de tomada de deciso e da produtividade. Mas trabalhar/estudar/divertir-se ao mesmo tempo no sinnimo de ser multitarefas? no, isso convergncia de atividades. Voc tem uma estratgia de contedo? seus tutes so mais sobre trabalho e h esses aforismos programados. como voc faz para no soar artificial? eu particularmente acredito em misturar vida pessoal e pro-

40

HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br

Foto: Divulgao

O ciclO de sOfrimentO

da era sociodigital latigiDoicos are aD


fissional nas mdias sociais; seno, as pessoas no parecem humanas... De fato, meu uso predominante em mdias sociais a martha profissional com foco em marketing e educao. os tipos de contedos que posto so estrategicamente selecionados com esse objetivo. meus perfis online so bastante informacionais, pouco conversacionais. agora, se aproximadamente 80% dos meus posts contm informaes nas reas de marketing e educao, privilegiando tendncias, temas de ponta e as transformaes causadas pelo digital, 10% deles humanizam meus perfis publicando assuntos de que gosto muito, como frases, arte, msica, curiosidades, fotos etc. Por exemplo, como viajo muito a trabalho, posto fotos e coisas interessantes das minhas viagens. E os 10% restantes eu uso para divulgar cursos, eventos, palestras, prmios, exposies, relacionados comigo ou com meu mercado. Concordo com voc sobre a autenticidade; no acredito em fazer tipo. mas eu atuo nas mdias sociais de forma muito parecida com o que realmente sou fora delas. Sou muito tagarela sobre assuntos profissionais e culturais que amo, mas falo muito pouco da minha vida pessoal com desconhecidos; sou mais formal no modo de falar, no uso palavres, sou bastante emotiva (procuro expressar isso usando hashtags) e raramente reclamo publicamente dos meus direitos, pois procuro sempre resolver problemas de forma discreta, porque tenho muita preocupao tica. Sobre as frases, por exemplo, eu coleciono frases de pensadores desde menina; quem me conhece sabe que elas so a minha cara. J eu sou meio informacional e meio conversacional. Falo de gesto, mas como mais um assunto, inserindo-o no cotidiano, e essa uma estratgia: trato de gesto e de futebol, jornalismo, noticirio, minha experincia da maternidade, moda, literatura, msica e fao muitas perguntas. acho que eu gosto da prtica de desequilibrar que o rubem alves recomenda [veja entrevista na pgina 96]. como tenho dupla personalidade, com o perfil @hsmmanagement, o contedo mais concentrado de gesto fica l escrevo sobre nosso artigo da burberry na @hsmmanagement, mas falo disso e do trenchcoat azul que adorei no @drisallesgomes. s que, no Facebook, uso mais imagens e msicas e menos palavras e l sou mais bissexta. como voc se diferencia nas plataformas? respeito as especificidades de cada uma tambm. no Twitter sou mais ativa em funo de suas caractersticas, que favorecem o dinamismo: ali publico de oito a dez posts por dia, em mdia. j no Facebook, o ritmo outro e o meu foco de contedo tambm. a frequncia de um post por dia. Voc retuta outras pessoas? Sim! mas existem consideraes ticas e estratgias especficas que uso para usar o boto de retuitar ou usar o rT ou via. o retute muito importante no apenas para divulgar informaes interessantes, mas tambm para alavancar capital social. assim, us-lo com critrios essencial para as estratgias sociais. o Twitter tem meia dzia de comandos, mas o modo como os usamos faz toda a diferena. tenho conhecido muita gente por meio do twitter e do Facebook. Marquei entrevista com o tom Peters pelo twitter, por exemplo. e voc? isso, para mim, uma das grandes oportunidades que as plataformas digitais oferecem. hoje, john maeda e Stephen Baker, por exemplo, me seguem no Twitter. Talvez eu jamais me relacionasse com eles se no fossem as plataformas digitais sociais. Voc conhece um gestor, l fora ou no brasil, que considere realmente preparado para as mdias sociais? no Brasil, acredito que um dos gestores mais preparados para atuar em mdias sociais o romeo Busarello, da Tecnisa. isso se comprova nos resultados que ele alcana, decorrentes de uma estratgia integrada entre todas as plataformas e no apenas as online. Eles conhecem seus pblicos muito bem e os respeitam. no exterior, um dos gestores mais preparados que conheo o mark Greenfield, diretor da university of Buffalo. Ele tem uma viso ampla do mercado que inclui as mdias sociais. Como consultor, tem ajudado as universidades a iniciar sua atuao de forma adequada nesse ambiente. Para fechar, nos posts em tempo real, voc pensa muito antes de postar algo ou se permite agir por impulso? Penso dez vezes antes de postar qualquer coisa. nesses textos curtos caractersticos do ambiente online, muito fcil acontecerem mal-entendidos ou distores de sentido. na minha opinio, o Twitter uma das ferramentas mais poderosas e tambm mais perigosas que j existiram pode alavancar ou destruir algum. Voc tem razo. no meu caso, como a autntica adriana impulsiva, fao um disclaimer, brincando que o perfil vira abbora depois da meia-noite e, portanto, pode estar sob efeito de um encantamento... [risos] obrigada!
HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br 41

Marketing

O ciclO de sOfrimentO

da era sociodigital
j est ibridismo o c sa hoje, nos m curso: e e nossa memria de de capacida esto raciocnio das pelas sparrama e em redes nologias tec

E o lado negativo disso tudo? Qualquer falha em uma em presa facilmente exposta pe las pessoas nas redes sociais e pode gerar crises. Isso requer cuidado permanente para estar tudo em ordem, monitoramen to constante, colaboradores 2.0 atuantes nas redes sociais onli ne e uma postura fundamental: que as marcas adquiram senso de humor. Na verdade, o senso de humor uma das sugestes do livro The cluetrain manifesto: the end of business as usual, que aborda as principais transformaes que a internet traz ao mercado e ao am biente de negcios. Senso de humor significa que as empresas precisam ter honestidade, humildade, valores e ponto de vista com certo charme, rin do de si mesmas quando preciso. No Brasil, vimos recentemente um banco, o Bradesco, respondendo a uma recla mao feita em poesia por um usurio tambm com poesia. Sobre o monitoramento, j exis tem ferramentas sofisticadssimas disposio das empresas, mas, como sempre, mais importante o piloto do que a aeronave e, para que funcio nem adequadamente, tais ferramentas precisam ser configuradas e acompa nhadas pela inteligncia humana. O grande desafio do mercado formar e contratar profissionais qualificados para aproveitar o melhor delas. E quanto s tecnologias mveis? Se o celular, que j convergia quase tudo, cada vez mais funcionar tambm como carteira, substituindo cartes de crdito e de dbito e tornandose ins trumento de relacionamento local com o consumidor, algumas empresas j se posicionam nessa nova fronteira: em So Paulo, a varejista Leroy Merlin ofe rece caf expresso a quem fizer check in em suas lojas pelo Foursquare.

dePresso

sua empresa simplesmente no consegue acompanhar os novos comportamentos das pessoas.

A um s tempo, as novas mdias di gitais parecem acentuar a alienao dos indivduos e ampliar seu contato com a realidade. No primeiro caso, as novas tecnolo gias permitem uma superexposio do indivduo numa imensa acumulao de espetculos, transformando tudo o que era vivido diretamente em uma representao. Assim, a proliferao de imagens e mensagens dos mais va riados tipos torna cada vez mais difcil separar fico e realidade. No segundo caso, as tecnologias digitais permitem a proliferao de informaes geradas por indivduos comuns (e no mais apenas por uma fonte centralizadora filtrante, como a televiso tradicional), relatando os mais diversos aspectos da realidade, sob os mais diversos ngulos. Amplia se a oferta informacional, aumentan do a capacidade das pessoas de discer nir e de controlar as coisas. A sociedade do espetculo e a do controle encontram no ambiente di gital o meio ideal para desenvolver se (os dois conceitos foram descritos, respectivamente, por Guy Debord, em 1967, e por PaulMichel Foucault e Gil les Deleuze, em 1975 e 1990). Sua empresa se sente ameaada por tudo isso? E o que dizer do palavro cibridismo, ento? Pois tratase da transformao de nosso ser biolgico em um ser hbrido digital, ou cbrido (juno dos termos ciber e hbrido). O cibridismo j est em curso: hoje,

as mdias sociais so um espelho da sociedade, e, se esta mudou, sua empresa e voc precisam mudar tambm. De maneira geral, as pessoas se com portam da mesma maneira dentro e fora das mdias sociais. Estatsticas comprovam que apenas 10% das pes soas online geram 90% do contedo digital como acontece no offline, em que poucas pessoas geram grandes volumes de contedo. Foi medido tam bm que no ambiente online mulheres falam mais do que homens e jovens so mais ativos do que idosos, exata mente como no offline. Se h algo que a histria nos ensina que a tendncia natural do ser huma no rejeitar as novidades que modifi cam as estruturas de comportamento e poder. No entanto, a mesma histria mostra que diversos efeitos positivos so alcanados em decorrncia da evo luo tecnolgica. Desista de culpar a tecnologia; aceitea para poder educar se e educar os outros nela quanto an tes. Alis, esse um problema do Bra sil: falase muito de incluso digital e quase nada de educao digital. o modo como usamos uma tecno logia, e no ela em si, que nos trans forma. Como dizia Marshall McLuhan, os homens criam as ferramentas, e as ferramentas recriam os homens. Que o faamos direito, ento. Certa vez, o futurlogo Alvin Toffler disse que os analfabetos do sculo 21 no sero aqueles que no sabem ler e escrever, mas os que no conseguem aprender, desaprender e reaprender. No seja mos ns esses analfabetos. HsM Management

42

HsMManagement 92 maio-junho 2012 hsmmanagement.com.br

latigiDoicos are aD
nossa memria e nossa capaci dade de raciocnio, bem como as informaes que constroem nos so ser, esto esparramadas pe las tecnologias digitais em redes. Mesmo deprimidas, as empresas precisam entender o que ocorre para seguir adiante.

aceitao

Anda mungkin juga menyukai