Anda di halaman 1dari 9

Cincia da Administrao

CIDADANIA POLTICA E CIDADANIA ADMINISTRATIVA

Docente: Joo Salis Gomes Discente: Soraia Galamba n33421 Turma - CPC1

ndice

Introduo .... pg. 2

Cap.1

Dimenses

da

Cidadania

Poltica

Administrativa....pg.3 Cap.2 Distino entre o elemento poltico da cidadania e o elemento civil & Evoluo da Cidadaniapg.4 Cap.3 Cidadania Tradicional Vs. Nova Cidadaniapg.5 Cap.4 Participao e Envolvimento dos cidados na Administrao Pblica..pg.6

Introduo

O presente trabalho realizado no mbito da cadeira Cincia da Administrao. No mesmo, abordarei o tema Cidadania, mas explorando duas vertentes da mesma, sendo elas, a Cidadania Poltica e a Cidadania Administrativa, tentando relacion-las o mximo possvel. Apesar do tema, se tratar de Cidadania Poltica e Cidadania Administrativa, achou-se pertinente fazer uma abordagem da evoluo da mesma, desde a jurdica ou civil, passando depois para as primeiras referidas. Ao longo do trabalho, irei abordar temas como, As dimenses da Cidadania (Poltica e Administrativa), o Envolvimento e Participao dos Cidados na Administrao Pblica, como tem sido ao longo do tempo a Evoluo da cidadania e tambm referir o Elemento Poltico e Civil da mesma. Ser referida neste trabalho, a relao que existe entre o cidado e a administrao pblica no que toca aos processos de deciso, sendo que sero observados e analisados os nveis de envolvimento e tambm de participao dos cidados na administrao pblica. Para que o trabalho flua naturalmente, posteriormente entrada directa nestes temas especficos ser feita uma pequena contextualizao do tema, referindo algumas definies.

CAPTULO 1 Dimenses da Cidadania Poltica e Administrativa

Apesar de estarmos a tratar de apenas duas dimenses da cidadania, a poltica e a administrativa importante ressalvar que esta possua vrias e que por isso mesmo, devem ser dadas a conhecer, assim como devemos abordar a definio de cidadania num todo. Desta forma, Hans- Jurgen Puhle, um conhecido historiador alemo e tambm cientista poltico, diz que quando referimos o conceito cidadania temos de falar explicitamente, e esto em causa, os direitos, especialmente no que toca aos direitos humanos e civis, na qual o poder tem de estar situado na nao, no povo, nos cidados. A cidadania engloba vrios direitos inseparveis da participao, da proteco e da providncia, sendo que os cidados so importantes actores polticos do Estado nas democracias. Thomas Humphrey Marshall (1893-1981) foi um britnico socilogo , mais conhecido pelos seus ensaios, como por exemplo a coleo de ensaios Cidadania e Classe Social e tambm ele tem, um diferente conceito, mais moderno, para cidadania e que nos remete para a fruio de um estatuto susceptvel de conferir acesso a determinados direitos e poderes, incluindo direitos socioeconmicos. Um dos traos proeminentes da sociedade industrial foi o alargamento desse estatuto generalidade da populao, podemos tomar como exemplo, o direito de voto universal. Assim sendo, dadas estas definies comea a ser pertinente abordar ento cada uma das dimenses da cidadania. O conceito cidadania surgiu a partir de uma ideia em que os indivduos so membros de uma comunidade poltica e por isso devemos comear por definir primeiramente Cidadania Poltica. Sendo os cidados membros de uma comunidade poltica, podem atravs de procedimentos eleitorais fazer parte e participar do exerccio do poder poltico.

Passando agora Cidadania Administrativa, esta, permite que o individuo possua poder de interveno e de envolvimento junto dos servios pblicos, ou seja o individuo participa na Administrao Pblica.

CAPTULO 2 Distino entre o elemento poltico da cidadania e o elemento civil

Se nos referimos a Cidadania, importante que observemos e analisemos a distino entre o seu elemento poltico e o seu elemento civil. O primeiro, o elemento poltico, permite que o cidado tenha o direito de participar no exerccio do poder poltico, sendo como eleitor das instituies que possuem autoridade poltica ou at mesmo como eleito, sendo que este direito, inevitavelmente ligado aos rgos de governo local, s assembleias e instituio parlamentar. J se nos referirmos ao elemento civil, este abrangido por conjuntos de direitos que se referem segurana-social, ao partilhar do nvel de vida segundo os padres da sociedade, ou seja, so direitos referentes ao bem estar econmico e social, e com os quais esto relacionados instituies como o sistema educativo e o conjunto dos servios sociais. O direito justia, o direito de propriedade e de concluso de contratos, a liberdade individual e a liberdade de expresso, compem tambm o elemento civil da cidadania. Com isto, podemos concluir que a cidadania um conceito cada vez mais abrangente que se situa em diversos nveis. Evoluo da Cidadania A igualdade ps fim s hierarquias, sendo que a igualdade uma das mais importantes dimenses das democracias e, para que uma democracia funcione correctamente, pertinente evidenciar-se que as garantias da cidadania so uma base essencial a isso.

Foi com o Estado providncia que que comearam a fazer parte da definio de cidadania, os direitos e as garantias sociais, e por esse motivo, considera-se que est sujeito a transformaes e mudanas com o passar do tempo.

Abordando ento a evoluo da cidadania, temos de primeiramente referir a sua primeira fase, a cidadania jurdica ou civil, esta, ligada ao direito vida e ao direito liberdade. Seguiu-se, a cidadania poltica e participativa, que surge com a Declarao dos Direitos do Homem, e que possibilita ao homem o direito de voto, e a atribuio de mandatos para a gesto dos servios pblicos. A cidadania social, surge depois e deve ainda ser mencionada a cidadania ambiental que surge a partir do sculo XX. A sucesso dos direitos polticos e civis tambm extremamente importante, porque apesar destes dois direitos estarem relacionados no quer dizer que evoluam linearmente ou que seja necessria uma evoluo. Habermas, diz que; a cidadania, enquanto instituio legal e direito de participao poltica, capacita o indivduo, como agente activo baseado no sufrgio universal, para a aco concreta do estado e para o processo democrtico de formao da opinio pblica A cidadania foi-se alargando cada vez mais, enquanto dimenso que assegura um mnimo de segurana e de proteco social, reestruturando assim as estruturas sociais

CAPTULO 3 Cidadania Tradicional Vs. Nova Cidadania Achou-se pertinente abordar estas duas curiosas dimenses da cidadania, por um lado uma cidadania aparentemente mais tradicional e por outro, a nova cidadania, mais moderna. Na Cidadania Tradicional h uma viso de uma igualdade um pouco abstracta perante a lei, porque nem todos os cidados tinham o direito de participar na poltica, e apesar dos direitos civis serem promovidos, no existia o sufrgio universal. 5

J na Nova Cidadania, o cidado passa a possuir poderes e responsabilidades, isto possibilitando-se devido ao desenvolvimento do Estado-Providncia. Os indivduos poderiam escolher quem representasse os seus interesses, exercendo o voto, e passou a participar nas dimenses sociais e polticas da gesto pblica.

CAPTULO 4 Participao e Envolvimento dos cidados na Administrao Pblica H 4 niveis de participao que merecem ser abordados quando falamos no processo de deciso referente relao entre o cidado e a administrao pblica O nvel mais baixo de participao, o conhecimento sobre as decises; Neste nvel, o cidado toma conhecimento sobre o que se decidiu atravs de audincias pblicas ou informaes pblicas.

Ser ouvido antes das decises o no nvel mdio baixo relativo ao processo de participao; O cidado pode ser ouvido em conferncias.

Ter influncia nas decises, considerado um nvel mdio de participao; Pode participar em workshops e possivelmente intervir na resoluo de alguns problemas.

O patamar mais alto, formar/concordar com as decises; Conciliao/mediao; comunidade. Negociao assistida; Deciso conjunta; Iniciativas da

Concluso
Aps a realizao deste trabalho, retiraram-se algumas concluses, nomeadamente sobre a evoluo da cidadania e sobre as suas principais dimenses, poltica e administrativa.

Tanto a evoluo da cidadania poltica, como a da cidadania administrativa, esto muito relacionadas entre si, contudo, esta evoluo resulta de um processo de aco, e de referir que a cidadania poltica evoluiu a um maior ritmo do que a cidadania Administrativa, portanto no foi uma evoluo linear.

ainda importante referir que a relao (directa e instrumental) dos indivduos com o Estado limita a participao dos indivduos nas instituies intermdias. Sucintamente, conclui-se que a Cidadania pressupe um forte relacionamento entre a sociedade e a economia. Cada cidado deve cumprir os seus deveres para com a sociedade para que possa ento reivindicar os seus direitos, implicando uma actividade responsvel por parte deste,

Bibliografia

Farrell, Catherine M. (2000), Citizen Participation in Governance; Vigoda, Eran (2002), From Responsiveness to Collaboration - Governance, Citizens and the Next Generation of Public Administration; Viegas, Jos Manuel; Dias, Eduardo; Cidadania, integrao, globalizao; Oeiras, Celta Editora, 2000; Mozzicafreddo, Juan; Estado-Providncia e Cidadania em Portugal; Celta Editora; 2001;

Anda mungkin juga menyukai