Anda di halaman 1dari 21

Mdulo 1 - Fundamentos da Vibrao Dentro de Fundamentos da Vibrao temos de uma forma simples a familiarizao com conceitos muito importantes

ao longo de nosso curso, tais como: Perodo, Freqncia, Freqncia Natural e Ressonncia. O bom entendimento desta primeira parte ir refletir diretamente no entendimento das fases seguintes. 1.1 O que Vibrao Um corpo vibra quando descreve um movimento oscilatrio em relao a um sistema de referncia. Ou seja, vibrao pode ser definida como um movimento de oscilao de um corpo em torno de sua posio de equilbrio. Todos ns podemos sentir as vibraes. Percebemos a vibrao do solo causada pelo impacto de uma prensa. Um pndulo percorre sua trajetria 30 vezes por minuto, ento sua freqncia de 30 oscilaes por minuto. Conclumos que a freqncia de um movimento vibratrio o nmero de oscilaes completas, por intervalo de tempo. A freqncia usualmente utilizada em unidades Hz ciclos/ segundos. Se houver rudo a freqncia uma escala que indica a intensidade sonora. O mesmo pndulo oscila a cada 2 segundos. Isso um ciclo ou oscilao completa. O perodo de um pndulo o tempo que ele gasta em uma vibrao completa. Voltemos ao exemplo da prensa, se a prensa atinge a mesa 10 vezes a cada segundo, dizemos que a freqncia de trabalho da prensa de 10 ciclos por segundo. Assim o perodo de trabalho da prensa o tempo gasto em um ciclo apenas. Na prtica, muito difcil evitar a vibrao. Geralmente ela ocorre por causa dos efeitos dinmicos de tolerncias de fabricao, folgas, contatos, o atrito entre peas de uma mquina e, ainda, devido a foras desequilibradas de componentes rotativos e de movimentos alternados. comum acontecer que vibraes insignificantes excitem as freqncias de outras peas da estrutura, transformandose em vibraes e rudos indesejados. Entretanto, s vezes, a vibrao mecnica realiza um trabalho til. Por exemplo, podemos provocar a vibrao intencionalmente em dispositivos alimentadores de componentes ou peas numa linha de produo, em compactadores de concreto, em banhos de limpeza ultra-snicos, em britadores e bate-estacas. Mquinas vibratrias de ensaio so bastante usadas para transmitir um certo nvel controlado de Vibrao aos conjuntos e subconjuntos.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

1.2 Modelos Na anlise de vibraes em mquinas importante definir o modelo representativo da dinmica de mquinas. Diferentes tcnicas de modelagem podem ser adotadas. Para efeito de anlise ser considerado o modelo que descreve o comportamento do sistema em termos dos elementos fsicos, massa, mola e amortecedor, pois todo sistema mecnico possui massa, rigidez e amortecimento, semelhante ao sistema massa-mola. Esse sistema possui um ponto de equilbrio ao qual chamaremos de ponto zero (0). Toda vez que tentamos tirar o nosso sistema desse ponto zero (0), surge uma fora restauradora da mola que tenta traz-lo de volta a situao inicial. O Grau de Liberdade indica o nmero de coordenadas necessrias para descrever o movimento de um dado sistema. As coordenadas podem ser de movimento linear (translao) e angular (rotao). Os modelos podem ser simples de um grau de liberdade, ou seja, se movimentam em apenas uma direo, e complexos quando descritos por vrios graus de liberdade, ou seja, tm a possibilidade de se movimentaram em vrias direes. Sistemas vibratrios reais normalmente so complexos, e podem ter muitos graus de liberdade. Portanto os movimentos devem ser descritos atravs de diferentes coordenadas que caracterizaro os movimentos de rotao e translao. As coordenadas so usadas para identificarmos o movimento no espao. Para saber mais sobre Vibrao Livre, Vibrao Forada e Vibrao Amortecida, clique sobre o tpico correspondente na janela acima e visualize graficamente o comportamento de diferentes caractersticas de carregamento sobre o sistema massa-mola-amortecedor. Vibrao Livre Este tipo de vibrao ocorre em situaes em que a massa do sistema estrutural deslocada de sua posio de equilbrio e ento liberada. Vibrao Amortecida Este o caso real, geralmente no gostamos das vibraes e usamos amortecedores para amortizar a amplitude das vibraes. Vibrao Forada ou Regime Permanente Este tipo de vibrao ocorre quando uma fora persistente atua a todo instante no sistema.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

1.3

Parmetros Um sistema de um grau de liberdade excitado por uma fora senoidal apresenta uma resposta caracterizada por movimento harmnico simples. Qualquer movimento peridico composto por uma srie de movimentos harmnicos simples, cada um deles descrito por uma funo senoidal. Freqncia - Nmero de ciclos que ocorrem em um dado intervalo de tempo. Perodo - Tempo para que o corpo execute um ciclo completo do movimento. Amplitude, Magnitude ou tamanho do movimento vibratrio - As unidades de medida a serem empregadas dependem de qual grandeza esta sendo usada: Deslocamento, Velocidade e Acelerao.Aqui a amplitude mxima ou Valor de Pico de 5 mm, o valor Pico a Pico desse movimento de 10mm.

1.4 Freqncia Natural Freqncia Natural A freqncia de uma vibrao livre uma caracterstica do sistema denominada Freqncia Natural e depende basicamente da sua distribuio de massa e rigidez. Ou seja, a freqncia natural uma propriedade intrnseca do sistema. Para uma mquina as freqncias naturais so aquelas em que ela vibrar livremente aps um impacto. a freqncia na qual ela "tende" a vibrar, quando excitado por alguma fora. Em um sistema de um grau de liberdade com rigidez k e massa m a freqncia natural dada pela expresso: Wn = k/m (rad/seg) Da expresso Wn = k/m (rad/seg), verificamos a variao da amplitude do deslocamento e do perodo com a variao da massa do sistema. Nesse exemplo verificamos experimentalmente como a amplitude e o perodo variam com o aumento da massa do sistema. Percebemos que a freqncia natural se reduz pela metade quando aumentamos a massa do sistema em quatro vezes Wn1 = Wn2 = k/m ; k/4m; Wn2 = 1/2 k/m; Wn2 = 1/2 Wn1

Ressonncia Quando a freqncia de uma das foras gerada pelo funcionamento de uma mquina igual a uma de suas freqncias naturais, ocorre uma ressonncia e a amplitude da vibrao nessa freqncia ser muito maior do que a natural. Porm, ressonncia uma condio especial onde alguma fora externa excita continuamente alguma freqncia natural do objeto, agravando os seus nveis de vibrao. Em outras palavras, ressonncia uma condio em que uma fora aplicada a um objeto com uma freqncia muito prxima ou igual a uma das freqncias naturais do objeto. O resultado de uma condio de ressonncia um grande aumento da amplitude.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Uma condio de ressonncia pode afetar o desempenho dos equipamentos e a qualidade dos produtos. Portanto para evitar essa situao os equipamentos so projetados de forma a trabalharem em regies distantes de suas freqncias naturais, normalmente as faixas de trabalho se encontram em altas rotaes e as freqncias naturais esto nas baixas rotaes. 1.5 Ressonncia Grandezas Relacionadas As grandezas utilizadas para quantificar os nveis de vibrao de um sistema so: deslocamento, velocidade e acelerao. Atravs destas grandezas o grau de severidade da vibrao em um sistema pode ser avaliado. Deslocamento Em sistemas vibratrios o deslocamento uma grandeza que indica o quanto um corpo desvia de sua posio de equilbrio. A unidade de deslocamento no sistema internacional o metro (m), no diagnstico de mquinas a unidade o mcron (0,001mm). Velocidade Indica quo rpido o corpo esta se movendo. A unidade no sistema internacional metros por segundo (m/s), ou (mm/s). Acelerao A acelerao de um corpo est relacionada com as foras que causam a vibrao. A unidade de acelerao no sistema internacional o metro ao quadrado por segundo (m/s2). Na situao de mquinas operando em baixa velocidade, ou seja, rotao menor que 600 rpm recomendvel utilizar o deslocamento como parmetro de anlise da severidade da vibrao. Assim a acelerao prefervel no diagnstico de mquinas operando em altas velocidades. Quando o aspecto do sinal desconhecido, recomenda-se iniciar a anlise atravs da velocidade. Na prtica o uso do acelermetro, o qual um sensor de medida de acelerao, bastante usual. Com o sinal de acelerao, a velocidade e o deslocamento podem ser obtidos facilmente. Podemos dizer que a melhor grandeza utilizada para medir os nveis de vibrao so aqueles que nos apresentam as maiores amplitudes.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Mdulo 2 Representao do Movimento Vibratrio Aqui entenderemos os principais domnios que o movimento vibratrio pode ser exibido, ou seja, os espectros de vibrao. A familiarizao desse conceito deve ser feita de maneira clara e didtica para que se torne duradoura visto que a implantao de uma anlise preditiva se baseia na anlise dos espectros. Aprenderemos suas principais diferenas, inclusive pela visualizao de seus sinais caractersticos. 2.1 Domnios da Vibrao H dois mtodos principais de exibir o movimento vibratrio: No domnio do Tempo No domnio da Freqncia Esses dois domnios simplesmente observam o mesmo sinal dinmico de dois diferentes ngulos. O domnio do tempo uma exibio bidimensional de amplitude no eixo vertical com o tempo ao longo do eixo horizontal, enquanto o domnio de freqncia v a amplitude no eixo vertical com freqncia exibida no eixo horizontal. Pense nesses dois domnios como duas janelas colocadas a 90 uma da outra como ilustrado na figura acima. Domnio do Tempo A forma de onda a representao do sinal no domnio do tempo. Ela mostra o que esta acontecendo a cada instante. O exame da forma de onda pode revelar detalhes importantes das vibraes que no so visveis nos espectros de freqncia. Sua principal aplicao identificar a ocorrncia de eventos de curta durao, como impactos, e determinar sua taxa de repetio. Domnio da Freqncia Analisar a prpria forma de onda no tempo pode ser muito trabalhoso, incmodo e muitas vezes invivel, quando existem muitas componentes de sinal, ou seja, caso a pessoa de manuteno no possua conhecimentos amplos e completos do equipamento e seus sinais analgicos, uma alterao no apresentar significado imediatamente interpretado pelo mesmo. Neste caso necessrio empregar uma exibio no domnio da freqncia. Essa uma das tcnicas mais poderosas para o monitoramento das condies das mquinas. Os instrumentos de manuteno preditiva com capacidade de diagnstico devem exibir vibraes no domnio da freqncia. A descrio dessa forma denominada forma espectral ou simplesmente espectro da vibrao. Para simplificar esse processo, os modernos analisadores de vibrao utilizam a Transformada Rpida de Fourier (Fast Fourier Transform). Uma FFT uma transformao de dados do domnio do tempo (amplitude em funo do tempo) em dados de domnio de freqncia (amplitude em funo da freqncia), feita por um computador (microprocessador). Podemos, nesse domnio, verificar qual espectro de freqncia mais relevante no espectro global de vibrao.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

2.2 Classificao dos Sinais Estacionrios Sinais Estacionrios so aqueles que mantm as caractersticas ao longo do tempo. So classificados em: Determinsticos; Aleatrios. Sinais Determinsticos So descritos por uma relao matemtica explcita. O movimento de componentes de sistemas mecnicos podem consistir de um sinal caracterizado por uma nica freqncia ou de sinais que contenham vrias componentes, ocorrendo diferentes freqncias simultaneamente. Sinais determinsticos podem ser decompostos em n componentes de freqncia, sendo a primeira componente a freqncia fundamental. A senide um caso particular de sinal determinstico que contm somente a freqncia fundamental. Sinais Aleatrios No so representados por relaes matemticas explcitas, mas podem ser analisados atravs de ferramentas estatsticas (mdias, desvio padro, probabilidade, etc...). Um sinal aleatrio aquele cujo valor num instante futuro no pode ser previsto atravs de uma relao matemtica explcita. Sinais aleatrios so aqueles que no tem componentes peridicos e harmnicos relacionadas. A anlise de sinais aleatrios requer o uso de ferramentas estatsticas. O espectro de um sinal aleatrio estacionrio apresenta uma distribuio contnua com a freqncia.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Mdulo 3 Transdutores de Vibrao Os transdutores de vibrao so instrumentos de extrema importncia na medio de sinais, pois eles traduzem uma forma de energia em outra ou uma grandeza fsica, qumica em outra. Em nosso contexto, traduzem um sinal mecnico do equipamento medido em um sinal eltrico capaz de ser medido e, principalmente, analisado. 3.1 Tipos de Transdutores A medio de vibraes consiste simplesmente em transformar o sinal mecnico originado pelas vibraes num sinal mensurvel. Os transdutores, instrumentos que traduzem um tipo de forma de energia em outra ou traduzem uma grandeza fsica, qumica em outra, so os dispositivos utilizados para verificao desses sinais. Um alto-falante, por exemplo, converte energia eltrica em energia sonora, ao passo que o microfone faz a converso contrria. Tendo por base o fenmeno fsico utilizado para converso, possvel ter disposio transdutores sensveis ao deslocamento, velocidade das partes mveis e acelerao. Os espectros de vibrao, forma de leitura dos sinais de vibrao, so formados por componentes de freqncia que iro formar uma curva. As componentes de freqncia da curva de medio de um transdutor de velocidade necessitam de uma alterao relativamente menor que as outras para que comece a influenciar nos nveis de vibrao global. Os transdutores de deslocamento so sensveis a um movimento relativo, por exemplo, a distncia entre o sensor fixo em um mancal e um eixo vibrando. O princpio de operao pode ser baseado na eletrodinmica ou na variao da capacitncia, e so constitudos por uma bobina imersa num campo magntico e ancorada atravs de suportes de baixa resilincia. Este tipo de transdutor apresenta a vantagem de no ter contato com a superfcie que est sendo verificada, opera em freqncias extremamente baixas, e no possui partes mveis de modo que no apresenta desgaste. Entretanto, a faixa dinmica bastante limitada principalmente devido s variaes nas propriedades magnticas e eltricas da superfcie sendo medida, alm das irregularidades geomtricas da superfcie sendo ensaiada. Sendo assim, a faixa de freqncia tambm limitada devido ao fato dos deslocamentos serem extremamente pequenos a altas freqncias. Os transdutores de velocidade consistem basicamente de bobina enrolada em uma massa suspensa por uma mola e envolvida por um im permanente fixo carcaa. Este um sensor absoluto que mede a velocidade de vibrao do ponto ao qual fixado, com relao a um ponto fixo no espao. Os acelermetros constituem uma classe de transdutores cuja resposta proporcional acelerao, e representam o desenvolvimento presente no campo da medida e anlise de vibraes.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Acelermetros Piezoeltricos so os transdutores mais largamente usados para converter a acelerao do movimento vibratrio em um sinal eltrico proporcional, para propsitos de medio, monitoramento e controle. Graas a sua grande faixa de freqncia podem ser empregados para medir vibrao senoidal, randmica ou transitria. Os acelermetros Piezoeltricos so compostos por uma massa ssmica fixada sobre um cristal de quartzo ou de material piezoeltrico cermico sintetizado que, por sua vez, fixado base do sensor. Os acelermetros constituem uma classe de transdutores cuja resposta proporcional acelerao, e representam o desenvolvimento presente no campo da medida e anlise de vibraes. Acelermetros Piezoeltricos so os transdutores mais largamente usados para converter a acelerao do movimento vibratrio em um sinal eltrico proporcional, para propsitos de medio, monitoramento e controle. Graas a sua grande faixa de freqncia podem ser empregados para medir vibrao senoidal, randmica ou transitria. Os acelermetros Piezoeltricos so compostos por uma massa ssmica fixada sobre um cristal de quartzo ou de material piezoeltrico cermico sintetizado que, por sua vez, fixado base do sensor. 3.2 Tcnicas de Fixao Uma das consideraes mais importantes com relao montagem, seu efeito sobre a faixa de freqncia utilizvel. Para melhores resultados de medida, especialmente em altas freqncias, importante preparar uma superfcie lisa e plana na mquina, aonde o acelermetro ser fixado. Inspecione a rea para assegurar que nenhum pedao de metal ou outras partculas externas interfiram nas superfcies em contato. Existem seis tipos de fixao e cada uma delas exerce uma alterao na resposta til do acelermetro. Veja cada um dos tipos de fixao acima. Prisioneiro a montagem que apresenta os melhores resultados e o principal cuidado com a fixao da base do acelermetro no prisioneiro. Recomenda-se torque da ordem de 18kpcm. Arruela de Mica Neste caso necessrio que a arruela seja o mais fina possvel de modo a proporcionar um acoplamento satisfatrio. O torque mximo recomendado de 6kpcm. Camada de Cera A cera tambm proporciona um acoplamento satisfatrio, no entanto, a medida que a temperatura se eleva o acoplamento destrudo. Colagem

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Este acoplamento bastante adequado quando se quer uma boa montagem e h necessidade de retirar o acelermetro de maneira espordica. / Cola Magnetizao o tipo mais utilizado, no entanto, inadequado quando as aceleraes apresentam uma amplitude igual ou superior a 100g para acelermetros grandes e a 200g para acelermetros pequenos. / Magneto Extenses (Caneta) Consiste no uso de extenses e a presso de contato manual. Neste mtodo a freqncia mxima admissvel de 1KHz.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Mdulo 4 Instrumentao de Medida e Anlise de Vibrao Nesta parte do curso daremos continuidade anlise dos sinais de vibrao provenientes dos transdutores. Portanto aqui demonstraremos o modo de funcionamento dos instrumentos de medida e tambm os mecanismos que permitem a visualizao do espectro de freqncia proveniente do transdutor. 4.1 Instrumentao importante conhecer os instrumentos e os dispositivos que so particularmente teis na anlise de mquinas e alguma terminologia bsica. Essas informaes podero tambm propiciar um ponto de partida para a seleo dos instrumentos mais adequados para uma aplicao especfica. 4.2 Sistema de Condicionamento de Sinais A leitura direta do sinal de sada de um acelermetro piezeltrico tem uma significativa perda de sensibilidade. Para eliminarmos esta ocorrncia, fazemos o uso de pr-amplificadores e amplificadores que conseguem transformar os sinais oriundos do transdutor mais ntidos e confiveis. Alm disso, os amplificadores podem apresentar amplificao varivel e outras facilidades para o condicionamento do sinal. Vrios modelos incluem integradores para converter o sinal de sada de acelerao em sinais de velocidade ou deslocamento. Atualmente existem equipamentos com ICP, que tendem a substituir os amplificadores. Filtros Os filtros tm a capacidade de limitar um sinal de vibrao em uma faixa ou banda de freqncia podendo isol-la para medio ou estudo. Como referncia, podemos imaginar o filtro utilizado nos rdios AM / FM. Quando sintonizamos alguma rdio, dentre as centenas de ondas que chegam at nossa antena, estamos utilizando um filtro. Veja nos botes acima alguns exemplos prticos. Analisador de Freqncia Um analisador um medidor de vibraes dotado de filtros especficos que podem selecionar apenas faixas especficas, podem ser correlacionados rotao do equipamento ou ento mostrar um espectro em funo do tempo de forma contnua. Cada tipo de analisador apresenta melhores qualidades dependendo do que se quer medir (limpar sinais na anlise de rbitas, balanceamento de eixos, mquinas que apresentam mudana de rotao, dentre outras). Alcance Dinmico O alcance dinmico a diferena de amplitude entre o maior sinal acomodado sem saturao e o menor sinal detectvel, logo acima do nvel de rudo. Um grande alcance dinmico significa que o instrumento pode mostrar claramente as vibraes muito pequenas e muito grandes no mesmo espectro, assegurando que picos que representam defeitos incipientes nas mquinas podero ser vistos com maior antecedncia. Em um instrumento com um alcance dinmico pequeno, o nvel de rudo visvel pode ocupar uma poro considervel da exibio, de forma que componentes de
Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

baixa amplitude so mascarados pelo rudo de mquinas, no sendo mais discernveis no espectro. Resoluo, Zoom e Expanso de Freqncia Na anlise de motores eltricos, caixas de engrenagens entre outros equipamentos existem componentes espectrais de alta freqncia proximamente espaadas que devem ser separadas e precisamente identificadas. Isto pode ser conseguido de duas maneiras: Atravs de alta resoluo, geralmente expressa por um grande nmero de linhas; Pela capacidade de zoom, isto , de concentrar a mxima resoluo em uma faixa de freqncia estreita, escolhida pelo operador. A capacidade de zoom no deve ser confundida com expanso de freqncia. A expanso de freqncia envolve a ampliao de parte do grfico de espectro para ocupar toda a largura de exibio da tela sem aumento de resoluo. Isto , a expanso de freqncia no aumenta a preciso de anlise e no revela nenhum pico novo, mas somente torna mais fcil identificar visualmente os picos no grfico do espectro. 4.3 Coletores de Dados FFT Os coletores de dados FFT (Fast Fourier Transform) so instrumentos bsicos em um Programa de Manuteno Preditiva. Esses instrumentos esto disponveis em muitos modelos e configuraes, e a escolha de qual utilizar depende do tipo de anlise necessria para as mquinas a serem monitoradas. O coletor de dados de preditiva combina a habilidade para medir vibrao e analisar espectros com armazenamento automtico. Possui recursos de comunicao com microcomputadores, para receber rotas com todas as condies de medio programadas e transferir os resultados das medies. A demodulao aumenta a capacidade de deteco antecipada de certos defeitos porque melhora a faixa dinmica efetiva do analisador em medies de sinais de baixo nvel e alta freqncia relacionados com esses defeitos, que podem ser mascarados num espectro comum por sinais de baixa freqncia, que geralmente possuem amplitude muito mais elevada. Indicamos acima o sistema utilizado por um demodulador.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Mdulo 5 Cadastro de Equipamento, Preparao e Coleta Com base na experincia acumulada por vrios especialistas em medida de anlise de vibraes, sero apresentadas sugestes para montagem de bancos de dados e definio das condies de medida e anlise e dos limites admissveis de vibrao, assim como procedimentos para a execuo correta das medies. 5.1 Evoluo das Atividades de Manuteno Manuteno Corretiva - com atuao somente aps a ocorrncia da falha. Manuteno Preventiva - programando-se paradas com periodicidade determinada por estudos estatsticos. Manuteno Preditiva - definio antecipada das intervenes a partir do conhecimento da real condio de funcionamento das mquinas. Atravs da aplicao sistemtica de tcnicas de monitorao, tais como: Anlise de Vibraes Anlise de Corrente Eltrica e Fluxo Magntico Anlise de Lubrificantes (Tribologia) Ultra-Som Termografia 5.2 Manuteno Preditiva Manuteno Preditiva aquela que indica as condies reais de funcionamento das mquinas com base em dados que informa o seu desgaste ou processo de degradao. Trata-se da manuteno que prediz o tempo de vida til dos componentes das mquinas e equipamentos e as condies para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Benefcios da Manuteno Preditiva: Eliminao das trocas de componentes e das intervenes preventivas desnecessrias; Diminuio dos custos e prazos das intervenes, atravs do conhecimento antecipado dos defeitos a serem corrigidos; Aumento da segurana operacional e disponibilidade dos equipamentos, com reduo dos riscos de acidentes e interrupes inesperadas de produo; Reduo das quebras de equipamentos em operao, que provocam danos secundrios em muitos componentes; Determinar antecipadamente a necessidade de servios de manuteno numa pea especfica de um equipamento; Eliminar desmontagens desnecessrias para inspeo; Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; Reduzir o trabalho de emergncia no planejado; Impedir o aumento de danos; Aumentar o grau de confiana no desempenho de um equipamento;

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Aproveitar a vida til total dos componentes de um equipamento; Determinar previamente as interrupes de fabricao para cuidar dos equipamentos que precisam de manuteno.

Implantao da Manuteno Preditiva Usando Anlise de Vibrao Mecnica Em linhas gerais, o planejamento da implantao desta tcnica de diagnose deve ser iniciada com o domnio da tecnologia e acompanhamento das mquinas consideradas crticas para o processo produtivo. O sistema de gerenciamento constitudo de um coletor de dados e um respectivo software. Implantao da Manuteno Preditiva Usando Anlise de Vibrao Mecnica Para a implantao desta tecnologia necessrio suporte e divulgao das reas de manuteno, uma vez que sero gerenciados atravs dos recursos disponveis nas manutenes de rea. Portanto, o planejamento (definio dos nveis de vibrao, periodicidade das medidas, etc.), acompanhamento histrico, diagnsticos e a deciso de onde e quando intervir so atribuies da manuteno de rea. Razes Econmicas De uma maneira geral, a aplicao de programas de Manuteno Preditiva em indstrias de processo resulta em redues da ordem de: 2/3 nos prejuzos com paradas inesperadas de produo; 1/3 nos gastos com a manuteno.

5.3 Implantao da Manuteno Preditiva Levantamento de Dados - cadastro dos equipamentos a serem monitorados e dos seus dados bsicos de projeto e funcionamento necessrios para avaliao e interpretao dos resultados das medies. Testes Preliminares - medies e anlises detalhadas do comportamento das mquinas, visando: Definir: grandezas de medida, alarmes, procedimentos de medio e anlise, roteiros de coleta de dados; Estabelecer referncias para posterior acompanhamento das condies de funcionamento ("baselines"). Medies Sistemticas, registro avaliao e anlise peridica das grandezas monitoradas, para detectar e diagnosticar falhas de funcionamento e orientar as intervenes corretivas.

Definir Alvo do Programa Identificar os Equipamentos Crticos, mquinas que tem histrico de manuteno crnico e/ou problemas recorrentes; Importncia no Processo Produtivo, ou seja, mquinas que reduziriam significativamente ou parariam as operaes na planta; Disponibilidade de Sobressalente, mquinas que devem ser programadas para conserto devido ao excessivo tempo de espera (lead Time) exigido para se obter peas de reposio; Disponibilidade de Reserva;
Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Condio de Operao da Mquina; Valor do Investimento; Custo do Reparo; Durao do Reparo (Incluindo Retomada de Produo).

Determinar os Mtodos de Coleta Monitoramento Peridico (Baseado em Rotas) Fcil Acesso; Deslocamento de Pessoal; Equipamentos de Uso Geral; Coleta Manual; Medio Peridica (Tipicamente Mensal). Monitoramento Permanente (On-line) Equipamentos Crticos; reas Inacessveis ou Inseguras; Instalao de Sensores; Monitorao Automtica; Intervalo Curto entre Medies (de 20 seg a on-line). Criar Banco de Dados Levantar Dados Bsicos das Mquinas: Localizao do Equipamento (Posto); Identificao (Nmero de Patrimnio / TAG); Descrio; Velocidade (rpm, mps); Potncia (cv, W); Especificao de Rolamentos; Nmero de Dentes de Engrenagens; Nmero de Ps de Mquinas de Fluxo. Informaes sobre os equipamentos Devemos criar jogos de parmetros, como bandas de freqncia, que nos permitam distinguir cada um dos defeitos que possam surgir durante o funcionamento da mquina. Dessa forma, a evoluo de cada defeito poder ser acompanhada individualmente, atravs de Curvas de Tendncia das respectivas bandas ou parmetros: Nomenclatura para Fcil Identificao; Descrio; Tipo de Sensor (Tpico: Acelermetro); Grandeza de Medida (Tpica: Velocidade); Parmetros para Anlise (Bandas, Resoluo, Mdias); Limites de Alarme (Valores Aceitveis).

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Localizao dos Pontos de Medida Normalmente as medies so realizadas nas carcaas dos mancais. atravs dos mancais que os esforos gerados pelo funcionamento da mquina so transmitidos estrutura. Por essa razo, as vibraes medidas junto aos mancais so menos influenciadas pelas caractersticas dinmicas da estrutura e so mais representativas da condio dos componentes rotativos da mquina do que as vibraes medidas em outros pontos. Assim, as posies 1, A ou O (outboard) so reservados para o mancal externo de um motor, as posies 2, B ou I (inboard) so reservadas para o mancal interno. Para posio 1, a localizao horizontal identificada como 1H ou AH ou MOH e para a posio 2, a posio horizontal identificada como 2H, BH ou MIH. O mesmo se aplica para identificar as medies verticais e axiais e todas as outras posies. Coleta de Sinais Anteriormente a Coleta de Sinais, alguns pontos devem ser Discutidos: Anlise Preliminar de Risco (Pessoal e Instrumental); Condies Tcnicas de Medio; Avaliar o Mtodo de Medio mais Adequado; Avaliar Pontos de Medio; Levantamento de Dados de Projeto das Mquinas. Coletar de Sinais Vantagens da Monitorao Contnua ou Permanente: Muito mais segurana para os equipamentos crticos; Deteco automtica de falhas incipientes; Notificao imediata de condies de alarme; Histrico detalhado sempre disponvel para diagnstico; Tendncia de alta resoluo sempre disponvel para prognstico. Anlise e Diagnstico dos Sinais Podemos estabelecer alguns critrios de referncia que podem caracterizar o comportamento normal de trabalho de certo tipo de equipamento. As caractersticas de um grupo de mquinas similares podem ser comparadas s caractersticas de uma unidade do grupo em boas condies. Pode-se selecionar um grupo de mquinas semelhantes e definir as caractersticas de vibrao de uma delas, considerada em boas condies, para servir de linha base ou de referncia para avaliao dos nveis de espectro de vibrao registrados nas demais mquinas do grupo. Bandas de Freqncia: Muito mais segurana para os equipamentos crticos; Deteco automtica de falhas incipientes; Notificao imediata de condies de alarme; Histrico detalhado sempre disponvel para diagnstico; Tendncia de alta resoluo sempre disponvel para prognstico.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Principais sintomas verificados em equipamentos desbalanceados: Vibraes elevadas na direo radial, com predominncia da componente 1N (N freqncia de rotao do equipamento); A amplitude da componente 1N aumenta com o aumento da velocidade de rotao; As amplitudes das componentes mltiplas no so elevadas. (Componentes mltiplas de 1N, 2N, 3N, 4N... indicando os mltiplos da velocidade de rotao o equipamento). As vibraes na direo axial no so elevadas. Principais sintomas verificados em equipamentos desalinhados: Vibraes elevadas nas direes radial e axial, com predominncia de componentes 1N, 2N e at 3N. Essas componentes apresentam amplitudes estveis; As amplitudes das componentes 4N a 10N geralmente no so elevadas. O desalinhamento pode ser causado por erros de montagem, recalque de fundaes, dilatao trmica, deformao da estrutura ou travamento do acoplamento. Principais sintomas apresentados em equipamentos com folgas: Vibraes elevadas nas direes radiais, com amplitudes elevadas das componentes 3 a 10N; As vibraes podem ter uma direo predominante, normalmente a vertical; Em certos casos podem ocorrer sub e inter-harmnicos; Geralmente as vibraes axiais so elevadas. As folgas podem ser causadas por erros de montagem, desgaste excessivo, danos na fundao ou na base, trincas ou ruptura de componentes de fixao. Principais sintomas verificados em mancais de rolamentos Analisando o espectro de freqncia da vibrao, os defeitos em rolamentos esto dispostos de maneira harmonicamente relacionados, em freqncias no sncronas com a rotao (No mltiplos); Geralmente no espectro da velocidade podemos constatar defeitos em seu estgio intermedirio; Apenas no espectro da acelerao conseguimos captar com antecedncia o aparecimento de defeitos com predominncia de freqncia na faixa de 1000 a 20000 Hz. Geralmente defeitos em rolamentos evoluem com certa lentido e emitem sinais com bastante antecedncia da falha final.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Mdulo 6 Identificao da Origem das Vibraes As exigncias que a indstria moderna impe s mquinas rotativas e equipamentos de produo, como motores eltricos, geradores, compressores, turbinas, exaustores, ventiladores, etc, devem ser satisfeitas apesar do aumento da velocidade de rotao. Estas exigncias so cada vez mais rigorosas quanto aos nveis de vibrao, os quais devem ser cada vez menores. 6.1 Desbalanceamento O desbalanceamento um problema que aparece sempre em toda a pea girante, em grau maior ou menor. Como existe o problema da dilatao trmica, um eixo e seu mancal devem ter, necessariamente, um pequeno ajuste ou folga, destinado lubrificao. Com isso os centros das duas peas dificilmente coincidiro, havendo sempre uma pequena diferena. Portanto o desbalanceamento sempre existir mesmo utilizando-se materiais perfeitamente homogneos e usinagens de preciso. Principais causas: Gradientes trmicos Desbalanceamentos em mancais No homogeneidade do material Excentricidades A maior parte dos desbalanceamentos so originados nos processos de fabricao. Principais sintomas verificados em equipamentos desbalanceados: Vibraes elevadas na direo radial, com predominncia da componente 1N (N freqncia de rotao do equipamento); A amplitude da componente 1N aumenta com o aumento da velocidade de rotao; As amplitudes das componentes mltiplas no so elevadas. (Componentes mltiplas de 1N, 2N, 3N, 4N... indicando os mltiplos da velocidade de rotao o equipamento); As vibraes na direo axial no so elevadas. A ao de eliminar o desbalanceamento em sistemas rotativos denominada balanceamento. De acordo com a ISO, o balanceamento o processo pelo qual a distribuio da massa corrigida, de modo que as vibraes, assim como os esforos nos mancais no ultrapasse os valores limite estabelecidos para o sistema. Devemos sempre fazer o balanceamento de equipamentos que apresentem nveis de vibrao acima do nvel residual do equipamento, determinado por seu peso dinmico. 6.2 Desalinhamento Assim como o desbalanceamento o desalinhamento d origem a vibraes. No caso do desbalanceamento a freqncia da vibrao coincide com a rotao do rotor, mas, no caso do desalinhamento, pode aparecer outra freqncia igual ao dobro ou triplo da velocidade de rotao. De maneira geral, existem dois tipos de desalinhamento:

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Desalinhamento Paralelo: verificamos freqncias de rotao e do dobro da rotao do eixo, a amplitude se propaga no plano radial; Desalinhamento Angular: verificamos freqncias correspondentes a uma vez e duas vezes a rotao do eixo, vibrao dominante no plano axial.

Principais sintomas verificados em equipamentos desalinhados. Vibraes elevadas nas direes radial e axial, com predominncia de componentes 1N, 2N e at 3N. Essas componentes apresentam amplitudes estveis; As amplitudes das componentes 4N a 10N geralmente no so elevadas. O desalinhamento pode ser causado por erros de montagem, recalque de fundaes, dilatao trmica, deformao da estrutura ou travamento do acoplamento. 6.3 Folgas Devido ao uso prolongado, aparece uma folga entre o eixo e o seu mancal, entre o pisto e o cilindro, entre o cabeote e as guias das corredias em prensas. Toda vez que duas peas mecnicas deslizam entre si, h necessidade de uma diferena de dimenses, diferena comumente conhecida como ajuste, destinado a manter uma pelcula de lubrificante entre as peas deslizantes. Com o uso, tal ajuste aumenta alm do necessrio, passando a constituir uma folga. A folga comumente aparece nos mancais de metal patente, ou de desgaste sendo importante sua deteco para evitar prejuzos de monta. Tm-se as seguintes caractersticas: Folgas estruturais: Verificamos freqncias iguais a uma, duas ou trs vezes a rotao do eixo, sendo esta ltima predominante. Ocasionalmente pode podem ser encontradas freqncias da ordem de dez vezes a rotao do eixo. A vibrao se d predominantemente no plano radial; Folgas de elementos rotativos: Verificamos freqncia dominante igual rotao do eixo, com pequenas amplitudes. A vibrao se d predominantemente no plano radial. As folgas podem aparecer somente em certas condies de carga e temperatura, ou a partir de impulsos transitrios no funcionamento da mquina. Principais sintomas apresentados em equipamentos com folgas: Vibraes elevadas nas direes radiais, com amplitudes elevadas das componentes 3 a 10N; As vibraes podem ter uma direo predominante, normalmente a vertical; Em certos casos podem ocorrer sub e inter-harmnicos; Geralmente as vibraes axiais so elevadas. As folgas podem ser causadas por erros de montagem, desgaste excessivo, danos na fundao ou na base, trincas ou ruptura de componentes de fixao. 6.4 Defeitos em Mancais de Rolamento As principais causas de defeitos em mancais de rolamentos a seleo incorreta dos rolamentos, sobrecarga, desalinhamento, estocagem inadequada, lubrificao inadequada e principalmente montagem incorreta.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Quando os rolamentos giram, as pistas dos anis interno e externo fazem contato com os elementos rolantes, isto resulta em marcas de trabalho. Se os traados so claramente definidos possvel determinar, se o rolamento foi submetido carga axial, radial ou de momento. Verificar se cargas inesperadas ou erros de instalao ocorreram. Tambm determinar a provvel causa do dano do rolamento. Principais sintomas verificados em mancais de rolamentos Analisando o espectro de freqncia da vibrao, os defeitos em rolamentos esto dispostos de maneira harmonicamente relacionados, em freqncias no sncronas com a rotao (No mltiplos); Geralmente no espectro da velocidade podemos constatar defeitos em seu estgio intermedirio; Apenas no espectro da acelerao conseguimos captar com antecedncia o aparecimento de defeitos com predominncia de freqncia na faixa de 1000 a 20000 Hz; Geralmente defeitos em rolamentos evoluem com certa lentido e emitem sinais com bastante antecedncia da falha final. 6.5 Defeitos em polias e correias Os principais motivos que equipamentos acionados por polias e correias de transmisso vibram so: montagem inadequada da correia na polia, mau acabamento das polias, desalinhamento das polias, tenso inadequada, excentricidade e desalinhamento. Os Principais sintomas que encontramos em equipamentos vibratrios so: Vibraes radiais elevadas em mltiplos da freqncia de passagem da correia (geralmente mltiplos pares). No caso de desalinhamento das polias: o Vibraes axiais elevadas na freqncia de rotao dos eixos o As vibraes de um eixo so transmitidas ao outro. 6.6 Defeitos em Mancais de escorregamento Os mancais de desgaste, normalmente constitudos de peas de ao, recobertas com ligas especiais, tambm conhecidos por "babbit" ou "metal patente". O problema se situa no seu desgaste. Mancais de escorregamento podem apresentar vrias falhas, incluindo folgas, roamentos e instabilidade dinmica. Esses problemas podem ser causados por montagem incorreta, folga excessiva, desgaste, lubrificao incorreta, carga radial ou projeto inadequado. Os principais sintomas de vibraes em mancais de escorregamento so: Vibraes radiais de nvel elevado e constante, com predominncia da componente 1N, 2N ou 3N, podendo ser confundida com desbalanceamento, desalinhamento ou folga na fixao dos componentes; Em mquinas horizontais, o melhor indicador o nvel elevado de vibrao vertical; Tambm podem ocorrer vibraes axiais elevadas em mancais de escora.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

6.7 Defeitos em Engrenagens As engrenagens podem apresentar defeitos semelhantes aos de outras mquinas, como desalinhamento, desbalanceamento, folgas, porm podem apresentar defeitos especficos que se manifestam de forma caracterstica no espectro de vibrao: deformao no crculo primitivo, irregularidades de passo e da forma dos dentes e excentricidade. Esses defeitos podem ser causados por erros de usinagem, montagem ou ajuste incorretos, desgaste excessivo, lubrificao inadequada, contaminao, desalinhamento, fadiga ou sobrecarga. Mesmo em engrenagens em boas condies de uso, apresentam bandas laterais em torno da componente na freqncia de engrenamento e seus mltiplos, devido s no-uniformidades inerentes ao engrenamento, como: excentricidade das engrenagens e irregularidades na geometria dos dentes. Principais sintomas apresentados por equipamentos com defeitos em engrenagens: Aumento das amplitudes das vibraes radiais na freqncia de engrenamento e seus harmnicos e, principalmente, das suas bandas laterais; Numa caixa de engrenagens a freqncia de engrenamento indica o par de engrenagens defeituoso, enquanto que a causa do defeito est relacionado ao espaamento das bandas laterais.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Mdulo 7 Exemplo de Aplicao Aqui sero mostrados dois exemplos muito importantes e largamente utilizados na indstria, que nos permitiro analisar os espectros de vibrao e reconhecer os principais problemas. 7.1 Exemplo de Problemas em Motores Motor eltrico o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia eltrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando - com sua construo simples, custo reduzido e grande versatilidade de adaptao s cargas dos mais diversos tipos. Em todo o setor industrial imensa a participao dos motores eltricos, tanto nos processos de transformao de bens de consumo, quanto na prestao de servios. Espectro de Vibrao de Motores eltricos Seu objetivo ajudar os profissionais da rea de manuteno na tarefa de interpretar espectros em freqncia obtidos atravs de tcnicas preditivas (anlise de vibrao, anlise de corrente e anlise de fluxo magntico), e concluir se h ou no, defeitos nos motores estudados. Os problemas diagnosticveis podem ser tanto de origem mecnica (desalinhamento, desbalanceamento e folga mecnica), como de origem eltrica (barras quebradas e desequilbrio de fase), e a situao sem defeito (condio normal da mquina). 7.2 Exemplo de Problemas em Redutores Estes so equipamentos utilizados largamente na indstria. Redutores e Motoredutores fornecem a soluo para as mais variadas condies de aplicao, desde a indstria naval at a minerao atravs do princpio bsico de acionamentos com velocidades especficas e torque apropriado. As aplicaes so inmeras, entretanto, listamos aqui apenas alguns exemplos importantes, onde esto presentes tais equipamentos. Indstria ferroviria, martima, minerao e ainda equipa os geradores de energia elica. Acionamento Engrenagens so rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e fora entre os eixos. Elas permitem a reduo ou aumento do momento torsor, com mnimas perdas de energia, e aumento ou reduo de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por no deslizarem. Espectro de um redutor com problemas no pinho Quando verificamos problemas em redutores, seus espectros no domnio do tempo e freqncia so mostrados nos quadros. Note no domnio da freqncia que as bandas laterais so espaadas igualmente na velocidade do pinho. No domnio do tempo verificamos o aumento dos impactos a cada volta do pinho.

Copyright NSK Brasil 2004 Todos os direitos reservados.

Anda mungkin juga menyukai