Anda di halaman 1dari 2

OS FRANCOS

A maioria dos reinos brbaros formados a partir da destruio do Imprio Romano do Ocidente teve vida curta e acabaram dominados ou destrudos. Apenas os francos conseguiram se estruturar e fincar suas razes na Glia ( Frana). Mais tarde, expandiram seus domnios sobre a Alemanha, Blgica, Itlia e mais oito pases da Europa. A palavra franco vem do alemo antigo frekkr e significa forte, ousado, corajoso.

1.

A formao do Reino Franco


Os reinos Brbaros que emergiram da destruio do Imprio Romano tiveram curta durao. Apenas o reino Franco teve razes e estruturou-se na Glia. O reino Franco formou-se e expandiu-se sob o governo de duas dinastias: 1. Dinastia dos reis Merovngios ( sculos V a VIII) perodo de formao e expanso do reino Franco e da aliana com a Igreja Catlica. 2. Dinastia dos reis Carolngios ( sculos VIII e IX ) perodo de apogeu dos francos e da tentativa de formao de um imprio universal

2.

Os Merovngios
Meroveu foi o lder dos francos na primeira metade do sculo V. Por descender de Meroveu, a primeira dinastia dos reis francos denominada Merovngia. O primeiro rei merovngio foi Clvis (neto de Meroveu). Clvis fundou o reino e conseguiu promover a unificao dos francos, expandiu seus domnios territoriais e converteu-se ao cristianismo catlico e aliou-se a Igreja com objetivo de integrar os romanos aos francos. Aps a morte de Clvis, seus 4 filhos dividiram o reino franco, enfraquecendo-o politicamente. Somente com o rei Dagoberto houve nova reunificao dos francos. Porm, aps a morte de Dagoberto, uma seqncia de reis, conhecidos como Reis Indolentes, foram perdendo a autoridade, desmoronando o poder dos merovngios. Isto porque, o poder real passou a ser absorvido por um alto funcionrio da corte, os majordomus ou prefeito do palcio (mordomo do pao) que, na prtica desempenhava o papel de verdadeiro rei. Enquanto os reis merovngios, assumiram uma vida de prazeres e de ociosidade, da o ttulo de Reis Indolentes. No fim do sculo VII, o mordomo do pao Pepino de Herstal tornou seu cargo hereditrio. Seu sucessor, Carlos Martel, impediu o avano dos rabes muulmanos em direo Europa Ocidental, o que lhe trouxe grande prestgio e poder. Em 732, quando os rabes , aps conquistarem a Pennsula Ibrica, marchavam sobre o restante da Europa crist, Carlos Martel interrompeu o avano dos muulmanos, derrotando-os na Batalha de Poitiers. Ficando conhecido como o salvador da cristandade ocidental. Ao morrer, Carlos Martel, repartiu seus domnios entre seus dois filhos: Carlomano e Pepino, o Breve. Carlomano entrou para a vida monstica, deixando para Pepino todos os poderes polticos. Em 751, Pepino fundou a Dinastia Carolngia. Em 754, o papa Estevo II pediu a Pepino que combatesse os lombardos na pennsula Itlica. As terras conquistadas, foram doadas Igreja, junto com o ducado de Roma que passaram a constituir o Patrimnio de So Pedro, que mais tarde daria origem ao Estado do Vaticano. Esta doao fortaleceu o poder temporal da Igreja.

3.

Os Carolngios
Antes de morrer, Pepino dividiu o reino entre seus dois filhos: Carlos Magno e Carlomano . Porm, 3 anos depois Carlomano morreu, e Carlos Magno tornou-se soberano absoluto do reino franco. Carlos Magno ampliou os domnios Francos por quase toda Europa. IMPRIO CAROLNGIO ( A tentativa de reunificao da Europa ) A Igreja catlica aliou-se a Carlos Magno, desejando proteo e expanso do cristianismo. No Natal de 800, Carlos Magno recebeu do papa Leo III o ttulo de Imperador do Sacro Imprio Romano. Com isso, a Igreja procurava recuperar as glrias e o poder do antigo Imprio Romano do Ocidente, desaparecido em 476. A ADMINISTRAO DO IMPRIO O Imprio Franco no tinha capital fixa. Sua sede dependia do lugar onde se encontrava o imperador e sua corte. Procurando dar uma organizao mais adequada aos usos e costumes, Carlos Magno baixou normas/leis escritas conhecidas como capitulares , primeiras leis escritas da Idade Mdia.

Criou subdivises administrativas, encarregando os condes, os marqueses e os missi-dominici de control-las. Cabia aos condes, responsveis pelos territrios do interior (condado); funo de juzes, chefes militares. Faziam cumprir as capitulares e cobravam os impostos em nome de Carlos Magno. Aos marqueses, cabia defender e administrar os territrios situados nas fronteiras do imprio, isto , as marcas. Os missi-dominici, inspetores reais, viajaram por todo o imprio e tinham plenos poderes para controlar a ao dos administradores locais. O BENEFCIUM E OS VASSALOS DO REI Durante o governo de Carlos Magno, muitas terras do Imprio foram concedidas em beneficium a diversos nobres locais, atravs do juramento de fidelidade ao rei. Esses nobres tornaram-se , ento, vassalos do rei, tendo para com ele dever de fidelidade. Por estarem na condio de vassalos diretos do rei, muitos desses nobres se recusaram a obedecer s instrues de autoridades administrativas, como os missidominici . Essa atitude dos nobres foi um importante elemento para a formao da sociedade feudal , com a fragmentao do poder nas mos de diversos nobres senhores de terra, unidos apenas pelos laos de vassalagem.
A RENASCENA CAROLNGIA

Guerreiro audacioso, Carlos Magno dedicou-se, durante toda a vida, muito mais a guerra do que ao cultivo do esprito, permanecendo analfabeto praticamente at a idade adulta. Porm, como administrador, preocupou-se em desenvolver a cultura. Assessorado por intelectuais, Carlos Magno abriu escolas e mosteiros, estimulou a traduo e a cpia de manuscritos antigos e protegeu artistas. Seu governo foi marcado pela atividade cultural, que abrangeu os setores das letras, das artes e da educao. Trata-se da chamada renascena carolngia, que contribuiu para a preservao e a transmisso de valores da cultura da Antigidade Clssica.

4.

A diviso e decadncia do imprio


Ao morrer, em 814, Carlos Magno deixou o poder para seu filho Lus I, o Piedoso, que conseguiu manter a unidade poltica, mas aps sua morte, em 840, o imprio foi disputado por seus filhos, numa desgastante guerra civil. Pelo Tratado de Verdum , assinado em 843, os filhos de Luis I firmaram a paz, estabelecendo a seguinte diviso do Imprio Franco: Carlos II, o Calvo, ficou com a parte ocidental, compreendendo a Frana atual; Luis, o Germnico, ficou com a parte oriental, compreendendo a regio da Alemanha atual; Lotrio ficou com a parte central, compreendendo regies que se estendiam da Itlia at o mar do norte. Em cada uma dessas regies a dinastia carolngia foi perdendo o poder com as sucessivas divises internas dos reinos. Assim, a obra de unidade poltica realizada por Carlos Magno no conseguiu sobreviver um sculo depois de sua morte.

Cotrim, Gilberto. Histria e Conscincia do Mundo Ed. Saraiva, 1994; pgs 138ss Internet Histria Antiga; Medieval de Leonel Iatussu e Luiz Csar Amad Costa e Nelson Piletti e Jos Jobson de A. Arruda) (Trabalho de pesquisa realizado pelo Prof. Joo Rocha)

ATIVIDADE
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Quem considerado fundador do Reino Franco e com que objetivo ele procurou associar-se Igreja? Com ajuda do seu livro, descreva sobre as Dinastias Merovngias e Carolngia. Quem eram os majordomus ou prefeitos do pao? Explique a importncia de Carlos Martel na Batalha de Poitiers. Como governava Carlos Magno? O que foi o Renascimento Carolngio. Comente sobre a desintegrao do Imprio e o Tratado de Verdun.

Anda mungkin juga menyukai