Anda di halaman 1dari 2

SET UP rpido - uma atividade que alia o conhecimento tcnico e a criatividade

A troca rpida de ferramentas um dos conceitos bsicos de produo integrada. Foi desenvolvido por Shingo na dcada de 70 e continua desafiando os gestores de produo at hoje. Ao tratar o problema dos "setups" convencionais demorados, identificamos quatro grupos de funes tipicamente desenvolvidas durante esses "setups" de mquinas, distribudas proporcionalmente no tempo gasto para cada atividade de acordo com os seguintes percentuais: 30% do tempo para preparao de matria prima, dispositivos de montagem, acessrios, etc. 5 % para fixao e remoo de matrizes e ferramentas 50% para centragem e determinao das dimenses das ferramentas 15% para processos iniciais e ajustes.

Na busca por "setups" rpidos, existe uma teoria para troca rpida de ferramentas que pode ser resumida em quatro estgios: Identificar e separar o setup interno do externo; Converter o setup interno em externo; Simplificar e melhorar os pontos relevantes; Eliminar o setup.

Identificar e separar o setup interno do externo Identificar como as atividades de setup esto sendo feitas atualmente, buscando detalhar dentro do conceito de tempos e movimentos cada uma dessas atividades. Setup interno aquele executado quando a mquina est parada. Setup externo aquele executado enquanto a mquina est operando.

Atividades desnecessrias, como o prprio nome j diz, uma atividade que no faz parte da realizao do setup. Exemplo: aguardar que a empilhadeira fique livre; aguardar a vinda de um auxiliar para a movimentao do material. Converter o setup interno em externo Organizadas as atividades externas e internas do setup e eliminadas as desnecessrias, para chegar a uma reduo maior do tempo de mquina parada, deve-se proceder a uma anlise criteriosa das atividades inicialmente classificadas como internas, no sentido de verificar se realmente essa uma atividade que s pode ser executada com a mquina parada, bem como, se no existe outra alternativa melhor que permita transferi-la, total ou parcialmente, para a atividade externa.

Simplificar e melhorar os pontos relevantes Consiste em analisar detalhadamente essas atividades buscando simplificar e melhorar ainda mais alguns pontos relevantes do setup. Nesse sentido algumas solues podem ser propostas, tais como: Usar operaes paralelas; Usar sistema de colocaes finitas; Empregar fixadores rpidos; Eliminar a tentativa de erro. Eliminar o setup

Eliminar a atividade de setup o objetivo final da troca rpida de ferramentas. O melhor setup aquele que no existe, ou seja, ao invs de se supe que os setups so inevitveis, deve-se responder a seguinte pergunta: Como produzir itens diferentes sem promover setups?

A resposta a essa pergunta pode ser uma simples modificao no projeto do produto, a produo focalizada em clulas, ou a produo de peas em grupos. importante ressaltar que a melhoria dos setups exige conhecimento tcnico do equipamento e dos processos e como j foi citado, uma anlise detalhada dos mesmos, mas a criatividade outro fator importante. Busque solues diferentes das tradicionais. Oua o colaborador envolvido no processo, os resultados podero ser surpreendentes.

Anda mungkin juga menyukai