Anda di halaman 1dari 14

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert Direito do Trabalho II Reviso Tema: Terceirizao trabalhista 1 Introduo Focar as atividades nos ncleos

os centrais de procedimentos, terceirizar para que as demais atividades sejam realizadas por outras empresas. Maior centralizao dos servios, maior eficincia para atingir o seu objeto social uma melhor forma. Reduzir custos Quebrou a relao jurdica que tnhamos tradicional trabalhista. 2 Evoluo normativa O que define hoje uma smula. Setor pblico = sec. XX. O estado percebeu que a terceirizao era boa, para praticar ilcitos. At sair uma OJ 383 SDI 1 do TST. Decreto-Lei 200/67, Lei n. 5.645/70 permitiu que a administrao pblica terceirizasse atividades descentralizadas. Setor privado = Lei 6.019/74 (famosa lei do trabalho temporrio) e a lei 7.102/83 (permitiu a terceirizao da vigilncia do setor bancrio), depois foi autorizado esse servio de vigilncia de uma forma generalizada. Terceirizao - 3 meses Com o passar do tempo o tribunal viu que precisava sumular a matria, veio a sumula 256 do TST, mas ela j estava atrasada e ela foi revogada. Foi editada a sumula 331 do TST que usamos hoje. Sumula tem papel definidor de matrias. 3 Evoluo Jurisprudencial Prestao de servio Empresa Terceirizante (intermediadora) Empresa terceirizada (Tomadora de servios) 4 Smula 331 TST estudo analtico
SUM-331 CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS. LEGALIDADE (nova redao do item IV e inseridos os itens V e VI redao) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011 I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert


VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral. Histrico: Smula mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Smula alterada (inciso IV) - Res. 96/2000, DJ 18, 19 e 20.09.2000 N 331 (...) IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a res-ponsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das em-presas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993). Redao original (reviso da Smula n 256) - Res. 23/1993, DJ 21, 28.12.1993 e 04.01.1994 N 331 (...) II - A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica Direta, Indireta ou Fundacional (art. 37, II, da Constituio da Repblica). (...) IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial.

Inciso I - trabalho temporrio = 3 meses Inciso II No forma vinculo s existe vinculo com a administrao pblica por concurso. OJ 383 SDI 1 TST aplicando isonomia na administrao publica com o servidor e terceirizado, se desempenham a mesma atividade tero a mesma remunerao. Inciso III vigilncia, conservao e limpeza e servios ligado atividade meio do tomador sem subordinao. No posso terceirizar a atividade fim. A lei de trabalho temporrio autoriza para atividade fim, com subordinao direta. Atividade fim: so funes e tarefas empresariais ligadas ao ncleo existencial do empreendimento e que serve, inclusive, para classific-la perante a ordem econmica. (busca do contedo do objeto social da empresa) Atividade meio: so funes e tarefas empresariais que auxiliam o atingimento da finalidade do empreendimento, ou seja, so atividades perifricas, acessrias. Inciso IV responsabilidade subsidiria da tomadora macete reter nota fatura. Inciso V mudana sutil, no mais o mero inadimplemento, mas tem que ficar evidenciado a conduta culposa da administrao pblica, agora questo de nus probatrio do ru, do tomador de provar que fiscalizou. Inciso VI simplesmente repetiu a jurisprudncia trabalhista. No diferencia verbas, abrange todas as verbas referentes ao perodo laboral. Tudo que no for adimplido tudo ser passado para o subsidirio. 19/08/2011 Tema: A figura Jurdica do Empregador 1 Introduo conceito art. 2 - crtica: foca apenas a empresa, mas pode ser pessoa fsica e entes despersonalizados /empregado art 3 CLT. 2 Caractersticas Alteridade assuno dos riscos do empreendimento e da prpria prestao de servio. Caput art. 2. Principio da intangibilidade do salrio mnimo, no posso repassar os danos e os riscos para o empregado.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert Mas os danos causados pelo empregado de forma dolosa pode ser descontado do salrio art 462. H descontos legais previstos pela CLT. Despersonalizado o contrario de pessoalidade, pouco importa as alteraes societrias, no compromete a relao de emprego existente. Se mudar o empregado h um problema mas o contrrio no. A desconsiderao da personalidade jurdica facilitada na justia do trabalho, atinge o patrimnio dos scios administradores.

3 Grupo econmico trabalhista art. 2 2


Art. 2 - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria (autnomas), estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Responsabilidade solidria do grupo. Franquia no h responsabilidade subsidiria e nem solidria.

Garantir a solvabilidade, o recebimento do credito trabalhista. Art 3, 2 da lei 5.889/73 -> estatuto do trabalhador rural tambm h grupo econmico. No d para formar um grupo econmico com empregada domestica para fornecer servio, pois a atividade dela no exerce atividade econmica. Nexo inter empresarial nexo que liga os integrantes dos grupos econmicos: Grupo econmico por subordinao ou verticalizado = quando existe marca de controle, direo da principal com cada uma das suas subordinadas. Tem registro formal de sua existncia Grupo econmico por coordenao ou horizontalizado = mais informal, apenas tem laos administrativos de um sobre o outro, mas no h controle societrio. Uma pessoa scia de A, B e C e administra todas elas.

Smula 129 TST acoberta a idia do chamado empregador nico, o fato de voc prestar servio para mais de uma empresa do grupo trabalhista no significa que tenho mais de um contrato de trabalho. A vinculao formal est ligada a uma empresa. SUM-129 CONTRATO DE TRABALHO. GRUPO ECONMICO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. Smula 205 TST chamar todos os integrantes do grupo sumula cancelada! Significa dizer a priori que eu no tenho que trazer a tona todos os integrantes do grupo trabalhista. Mas, por segurana, para maior zelo melhor chamar, incluir na demanda os participes, pois eles j fazem parte do ttulo executivo. 4 Sucesso de empregadores = a transferncia integral ou parcial de estabelecimento empresarial, perfazendo verdadeira transmisso do ativo empresarial e assuno do passivo empresarial. Estou transferindo, integral ou parcial, o estabelecimento empresarial, vou assumir o ativo, mas tambm assumo o passivo do empreendimento. EX. compra e venda. Efeito jurdico = o sucessor no contrato de compra e venda, o comprador, ele assume as repercusses pretritas, presentes e futuras dos contratos de trabalho.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert Clausula de no responsabilizao o comprador coloca uma clausula de no responsabilizao passadas, apenas a partir do momento da assinatura do contrato. As passadas ficaria a cargo do devedor. Ela no vale na justia do trabalho. A continuidade da prestao de servio no requisito, a mera transferncia j basta para a sucesso de empregadores. Mas se ocorrer mais explicita a sucesso. Normatizao aplicvel art. 10 e 448 da CLT para garantir a solvibilidade do crdito trabalhista Tema: A figura jurdica do empregado 1 Introduo: o direito do trabalho trata de forma diferente os tipos de empregados. Alguns empregados tem algumas particularidades. (Contratos e regulamentaes especiais do trabalho Alice Monteiro de Bastos) 2 Empregado comum X empregado especial A Cargo de confiana continua sendo empregado, s que especial. Brao do empregador, longa manus. Nomeia algum para ter uma fidcia (confiana) alm do normal. Tem poderes do empregador, um empregado diferente na empresa. - Requisitos: . Art. 62 CLT dentro do contexto de jornada de trabalho. Inciso II ele tem que exercer cargo de gesto, de elevada gesto dentro do empreendimento, pode at demitir por justa causa. . Art. 62 tem que ter uma distino remuneratria no mnimo de 40% do salrio dos demais, a ttulo de gratificao de funo. No necessariamente tem que estar no holerite esse valor. - Efeitos jurdicos: a) no recebimento de horas extras art 62, inciso II no tem jornada de trabalho fixada, no h controle nem fiscalizao, presumidamente. b) possibilidade de reverso art 468, nico no lesivo. uma exceo. A fidcia pode acabar. Smula 372 TST pode ser revertido mas no pode ter reduzido o seu salrio.

SUM-372 GRATIFICAO DE FUNO. SUPRESSO OU REDUO. LIMITES (converso das Orientaes Jurisprudenciais nos 45 e 303 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I - Percebida a gratificao de funo por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revert-lo a seu cargo efetivo, no poder retirar-lhe a gratificao tendo em vista o princpio da estabilidade financeira. (ex-OJ n 45 da SBDI-1 - inserida em 25.11.1996) II - Mantido o empregado no exerccio da funo comissionada, no pode o empregador reduzir o valor da gratificao. (ex-OJ n 303 da SBDI-1 - DJ 11.08.2003)

c) possibilidade de transferncia art. 469, 1 CLT- em regra o empregado no pode ser transferido. Exceo para os que exercem cargos de confiana, desde que decorra de real necessidade de servio. B Diretor empregado: possibilidade do sujeito ser diretor e empregado ao mesmo tempo, ele a prpria corporificao do empregador, acima do cargo de confiana. Smula 269 TST tanto prevalece para o empregado que foi eleito para diretor ou recrutado de forma externa. Contrato de trabalho suspenso. Contrato de prestao de servio comum, salvo se permanecer a subordinao jurdica da relao de emprego. Tenho que estudar se h ou no subordinao jurdica para saber a relao.

SUM-269 DIRETOR ELEITO. CMPUTO DO PERODO COMO TEMPO DE SERVIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio desse perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert C Scio empregado: uma das modalidades de fraude. Ou scio ou empregado da empresa. Scio com afeio dono, e no empregado, este subordinado. D Trabalhador domstico: 5859/72 INSS hoje uma faculdade. Habitao e alimentao no podem ser descontados hoje. Deu 30 dias de frias e criou-se a estabilidade de emprego em estado gravdico.

02/09/2011 Poder Empregatcio 1 Introduo Empregador aquele que dirige a prestao de servio. Poder de dirigir, regulamentar, fiscalizar e disciplinar 2 Conceito: o conjunto de prerrogativas de direito repassadas pela ordem jurdica ao empregador para que este possa organizar, regulamentar, viajar e impor sanes disciplinares na prestao de servio do trabalhador e do prprio ambiente interno do empreendimento. Acompanhar a prestao de servio e dar a proteo. 3 Espcie: a) Poder diretivo: guiar, o que legitima o poder empregatcio. o poder de organizar a prestao de servio. Repassar os outros poderes. b) Poder regulamentar: regimento interno da empresa. impor um padro de conduta pessoal durante a prestao de servio. o poder do empregador de legislar. Isso ocorre quando ele estipula as regras da empresa, regulando o seu espao. Entretanto, no pode violar as leis constitucionais e ordinrias (direitos fundamentais). EX: uso de uniforme. A regulamentao pode ser interna ou mesmo fora, desde que esteja relacionado a prestao de servio. c) Poder fiscalizatrio: vigiar os trabalhadores. Art. 373 A vedao de revista ntima nas mulheres. (cabe analogia aos homens). Esse artigo restrio especfica ao poder fiscalizador. No pode haver afronta a intimidade, honra do empregado, podendo ser indenizado. Se houver extrapolao, abuso = indenizao pelo tratamento discriminatrio. Revista eletrnica totalmente aceitvel. Tudo vai depender do caso concreto. Deve haver uma ponderao no modo de fiscalizar. O empregador pode monitorar o e-mail? O empregado pode ter o e-mail corporativo monitorado, mas o pessoal no, pois o corporativo ferramenta de trabalho. Cmeras de vigilncia so permitidas, desde que colocadas em locais que no violem a intimidade do empregado. d) Poder disciplinar: impor sano. Poder de impor sano, penalidades ao empregado em decorrncia do descumprimento. No somente punitivo, mas tambm pedaggico. Art. 482 CLT cabe justa causa, sano mxima. Deve haver sempre que possvel impor uma penalidade progressiva. EX. faltar sem justificativa advertncia, suspenso e, por fim, a justa causa. PROPORCIONALIDADE da sano deve ser observada IMEDIATICIDADE - ao tomar cincia da infrao deve ocorrer a punio punio at 30 dias do ato do conhecimento se no: PERDO TCITO.

Matria da prova:

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert Terceirizao trabalhista, figura jurdica do empregador (caractersticas, grupo econmico, sucesso de empregadores), figura jurdica do empregado (cargo de confiana, direito e empregado, scio empregado, e empregador domstico) e poder empregatcio. 03/09/11 Contrato de Trabalho - Clausulas contratuais 1) Qualificao das partes empregado X empregador 2) Objeto do contrato prestao de servio, comercializao, etc. 3) Funo/cargo/atividade o que o empregado ir realizar, cumulao de cargos, cuidado tem que ter realidade ftica. 4) Remunerao forma fixa ou comisso, premiao de meta, 13 a media dos ltimos 12 meses 5) Jornada de trabalho comum, quando fixo o intervalo, no mnimo 1 hora, no fazer parte da jornada de trabalho, especificar 08:00 a 12:00 e de 13:00 a 18:00. 6) Obrigaes contratuais sigilo, se tiver a necessidade, especificidades de contrato de trabalho. Matria Jamile: Contrato de trabalho 1- Introduo: um negcio jurdico como qualquer outro. Conceito: Art. 442 CLT "o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego", ou "o negcio jurdico pelo qual uma pessoa fsica (empregado) se obriga, mediante o pagamento de uma contraprestao (salrio), a prestar trabalho no-eventual em proveito de outra pessoa fsica ou jurdica (empregador) a quem fica juridicamente subordinado". Expresso: deixa explcito s relao de emprego podendo ser oral ou escrito. Tcito: os elementos que giram em torno da prestao de servio denotam uma relao de emprego, uma vez que na realidade ftica os 5 elementos se fazem presentes. S pode ser verbal. 2- Caractersticas do contrato de trabalho: - Consensual: no h uma forma solene de estruturao, mas alguns tm forma, exigem certa formalidade. Ex: contrato de experincia para atleta profissional, contrato temporrio (funo de acrscimo temporrio de servio e substituio de empregado permanente). Os contratos por prazo determinado so contratos solenes. - Trato sucessivo: as prerrogativas de direito se sucedem no tempo. O lapso temporal mensal. - Atividade: estabelece uma obrigao de fazer. A principal obrigao trabalhista de fazer e espera-se contraprestao salarial. - Oneroso: reciprocidade de perdas e ganhos de contedo econmico. Estabelece perdas e ganhos econmicos para ambas as partes. O empregador perde quando tem que pagar, mas ganha com a fora de trabalho. O empregado perde com a fora de trabalho despedida e ganha com a remunerao. - Sinalagmtico: direitos e obrigaes recprocas. - Alteridade: o empregador assume os riscos do empreendimento. Quem assume o risco do contrato o empregador. Assume um risco da prpria ao do empregado. Se for composto um plo passivo ser a empresa chamada e no o empregado, pois o empregador responde pelos atos dos seus prepostos (empregados). Pode o empregador depois tentar ao de regresso no cvel. 3 - Elementos essenciais: elementos jurdicos formais (elementos essenciais do contrato de trabalho)

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert a) Capacidade das partes: (Art. 7, XXXIII, CF/88) De 14 aos 16 anos o menor exerce funo de aprendiz, tem o menor que estar assistido ou representando pelos representantes legais, assim como na resciso. O menor pode firmar recibo de quitao de salrio, sem assistncia e representao do representante legal. O menor a partir de 18 anos assume capacidade plena para prtica de atos da vida trabalhista. A proteo do menor de 18 no direito trabalhista, mesmo emancipado, no vai deixar de reconhecer os direitos do menor. Ex: no pode o menor de 18 anos trabalhar em ambiente perigoso. b) Forma prescrita ou no defesa em lei. Para alguns contratos h uma forma prescrita em lei, se no for essas excees descritas em lei, no h uma definio ou vedao com relao a outras formas de contratao, podendo at mesmo ser tcita. c) Objeto lcito. Para termo validade do contrato o objeto da prestao de servios no pode ser um objeto contrario a lei. 4 - Nulidades contratuais: Regra geral: como impossvel devolver a fora de trabalho ao obreiro, se aplica a nulidade com efeito ex nunc, resguardando o que j fora adquirido, sendo objeto de ressarcimento ao empregado. Se no houvesse efeito ex nunc, haveria enriquecimento ilcito do empregador. Quando tiver vcios nos elementos essenciais jurdicos formais h nulidade de efeito ex nunc. Dar efeito do ato para frente (no a formatao qualquer, formao do negocio jurdico, no h efeitos. Preserva-se o ocorrido, seno estaria se beneficiando o empregador). -> Tem-se aplicabilidade plena da matriz trabalhista quando: 1- O vcio estiver na capacidade das partes. 2- Estiver em forma prescrita ou defesa em lei. Neste caso existe vnculo, mas dou efeitos jurdicos restritos. Art. 37, IX. No pode se decretar vnculo, mas nestes casos o contratado de forma irregular tem direito ao saldo salrio e FGTS. Daqui pra frente no gera mais efeitos jurdicos e os direitos trabalhistas anteriores ficam assegurados Aplicabilidade plena: vai se aplicar no vcio sobre capacidade das partes e da forma prescrita em lei. O j foi pretrito da relao, mesmo que no podia ser empregado, como, por exemplo, um menino de 12 anos. O contrato ser invalidado daqui pra frente, tudo que passou est preservado, receber todas as parcelas. Aplicabilidade restritiva: smula 363 TST. Apenas algumas prerrogativas do direito, isso beneficia a administrao pblica (mesmo decretando a nulidade contratual no pode vincular com a administrao porque no houve concurso pblico). Deste jeito est permitindo a irregularidade do poder pblico. Efeito restritivo: Confere apenas o salrio hora e FGTS. a contratao direita, no terceirizao. Presume-se que ele tinha que saber que o cargo era mediante concurso pblico. Aplicabilidade da matriz civilista: nica situao onde decreta a nulidade sem efeito nenhum: quando houver objeto ilcito. Neste caso h efeito ex tunc (volta ao estado quo, retroage). Ex: jogo do bicho (se ele fizer pedido de vnculo no pode haver). No repassa ao trabalhador parcelas rescisria, parcelas trabalhistas de ganho. No caso da danarina da casa de prostituio tem vnculo, mas h uma teoria mais rgida, chamada de tradicional, que diz que ela est inserida em um meio ilcito, que ela faz parte de um sistema ilcito. A corrente moderna que prima a dignidade da pessoa humana, diz que o seu trabalho no traduz o ato ilcito que ocorre no ambiente. Tem-se idias modernas e tradicionais a respeito das nulidades contratuais. Nos casos concretos tem-se adotado teorias modernas, ou seja, as que preservam a dignidade da pessoa humana. 5- Modalidades contratuais: Indeterminado e determinado - Regra geral que todo contrato de trabalho por prazo indeterminado pois h o princpio da continuidade da relao trabalhista, e tambm porque o contrato indeterminado inclui o indivduo no ambiente de trabalho. Os prazos determinados surgem como exceo para se preencher lapsos temporrios.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert Sumula 212 TST: princpio da continuidade da prestao de servio, busca de contrataes duradouras e permanentes. Estabelece presuno favorvel ao empregado. Ou seja, a relao jurdica distinta nus do empregador pois h uma presuno relativa iuris tantum ao empregado; o empregador que dever rebater as alegaes comprovando que no existe os cinco elementos fticos-jurdico. O empregado pode fazer a contra-prova. Interrupo: fica sustada apenas a obrigao do empregado, mantendo-se da mesma forma o vnculo de emprego e a obrigao de pagar do empregador permanece. Ex: frias Suspenso: Ambas as obrigaes do empregador e do empregado ficam paralisadas, mas o vnculo de emprego fica mantido. Pagamento de salrio continua e prestaes de servios ficam sustadas. Do Primeiro ao dcimo quinto dia do contrato de trabalho tem-se uma interrupo, mas do dcimo sexto dia pra frente tem-se a suspenso. No caso de interrupo por acidente de trabalho ou doena profissional o empregador tem que continuar depositando o FGTS Art. 492 CLT. 1966- criao do FGTS, no incio era facultativo entre o decenal. Mas a CF-88 acabou com a estabilidade decenal. A estabilidade existe com relao mulher em estado gravdico, durante cinco meses depois do parto e um empregado doente em at 1 ano aps sua volta. A estabilidade evita a dispensa sem justa causa. Tem-se o caso da mulher, estagiria em caso gravdico, como se trata de contrato por tempo determinado, esta no far jus estabilidade. 6 - Alteraes contratuais Introduo Princpios: Inalterabilidade lesiva X jus variandi (ordinrio e extraordinrio) Tipologia a) Subjetivas b) Objetivas: b.1 Qualitativa: funo b.2 Quantitativa: jornada de trabalho

Tema: Modalidades Contratuais 1 Introduo Convergncia a manuteno da relao de emprego Suspenso do contrato = ambas as obrigaes de empregado e empregador so sustadas temporariamente. Interrupo = o empregado tem sua obrigao de prestar servio sustada, mas a obrigao do empregador perdura, ele continua a pagar o contrato, salrio. Acidente de contrato de trabalho o empregador continua depositando o FGTS (8.036/90). Estabilidade do emprego 2 Contrato indeterminado - Verbas rescisrias o conjunto de parcelas do contrato indeterminado mais vantajoso que o determinado. - Institutos trabalhistas Suspenso suspende a obrigao de ambas as partes.. Interrupo- s h obrigao do empregador frias e doena at 15 dias (depois suspenso) o FGTS que assume as obrigaes com o empregado Estabilidade 3 Contrato determinado os institutos da suspenso do contrato, da estabilidade e da interrupo no se aplicam aqui.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert - Hipteses de pactuao Art. 443, 2, CLT. O servio que vai ser prestado ou a natureza transitria da prestao justifica essa predeterminao. EX. contratar algum para cobrir a licena maternidade de outra empregada. A prpria atividade de empresa de carter transitrio. EX. empresa que fabrica fogos de artifcios. Contrato de experincia experincia existe para: saber se o empregado est adaptado aquela funo ou ao ambiente de trabalho. - Prorrogao e sucessividade art. 445 o contrato de trabalho tem prazo de no mximo 2 anos. O contrato de experincia no pode exceder 90 dias, passou um dia ele j indeterminado. Prorrogao a renovao do contrato de trabalho s posso fazer uma, e tem que estar dentro do lapso temporal Maximo de contratao. Da segunda renovao j se torna indeterminado. Sucessividade estou formando um outro contrato de trabalho, extinguiu o primeiro e formo outro, regra 452 CLT tem que esperar 6 meses para contratar de novo se no ele transforma em contrato indeterminado. - Extino Contratual por prazo determinado Extino normal aquela advinda decorrente do implemento do tempo final pr fixado no tempo e extingue o contrato. A parcela rescisria = ruptura contratual. O indeterminado tem um conjunto de parcelas maior que o determinado. So as parcelas: - Saldo salrio recebe o salrio proporcional ao trabalhado, dias trabalhados. Ex. o contrato acabou dia 15 de outubro. Pego o salrio divido por 30 para saber o valor do dia trabalhado e multiplicar os dias trabalhados. O domingo repouso semanal remunerado. Se faltar sem justificao, perde o repouso semanal remunerado. - 13 salrio parcela trabalhista, gratificao natalina sinnimo repassar ao empregado que labora 12 meses. Se trabalhou alguns meses tem o proporcional. A cada 1 ms trabalhado eu adquiro 1/12 do 13 salrio. Se for alguns dias, se trabalhou 15 dias ou mais j faz jus ao 1/12 do 13 salrio. - Frias depois de 12 meses trabalhados tem frias = remunerao + 1/3 do salrio (criado com a constituio) proporcionalidade a mesma 1 ms trabalhado 1/12 de frias 15 dias trabalhados ou mais faz jus a 1/12 de frias. Depois tenho que acrescentar 1/3 das frias que irei receber. OBS: poca de frias escolhida pelo empregador. - Levantamento do FGTS levantar aquilo que foi depositado mensalmente. Extino antecipada Iniciativa empregador parcelas todas acima descritas o empregado vai receber, ainda tem que pagar a multa de 40 % do saldo para fins rescisrios. Art. 479 CLT mais uma multa pagaria tudo aquilo que faria jus ao perodo que completaria o contrato e divide pela metade. Iniciativa empregado o empregado no vai fazer jus apenas ao FGTS, muito menos a multa fundiria. Alm disso tem que pagar multa para o empregador 480 CLT a indenizao no pode ir alm da multa que o empregador pagaria se fosse por iniciativa do empregador pelo perodo que ainda tinha que trabalhar.

Tema: Alteraes Contratuais - Introduo tenho que estudar, como advogado da parte, as alteraes que causaram prejuzo para o empregado e para o empregador, depende da parte que defendo. - Princpio da Inalterabilidade contratual lesiva para lesar o empregado (468 CLT) x jus variandi empresarial ( o conjunto de prerrogativas repassadas pela ordem jurdica ao empregador para que o mesmo possa alterar ou modificar as circunstncias da prestao de servio, desde que haja previso legal destas modificaes contratuais (extraordinrio), ou no caso de lacunas na ordem jurdica trabalhista (ordinrio permitida, o comum)). Ex. 478,

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert nico CLT = reverso do cargo de confiana, pode ser lesivo, mas legitimo, pois a lei autoriza jus variandi extraordinrio. Smula 248 e 265 TST dizem: se o sujeito tinha contato com agentes insalubre adicional de insalubridade, mas se for mudado de cargo, local, ele perde o adicional, pode ser lesivo no sentido pecunirio, por outro lado vantajosa para a sade do empregado, mas legtimo. O direito do trabalho hoje permite certas variaes, mesmo que prejudique o empregado, mas so legitimadas por lei. Ter uma alterao que lese ou afastar o empregado, melhor a primeira opo. - Tipologia Alteraes Subjetivas: alterao dos sujeitos do contrato de trabalho. O empregado no sofre a alterao, pois ele rescinde o contrato. So pertinentes a modificao do empregador no vamos estudar (sucesso de empregador). Alteraes Objetivas: - Funo no apenas uma nomenclatura de um cargo, conjunto de tarefas, atos e atividades que realiza o empregado na prestao de servio que classifica aquele empregado na estrutura empresarial. A maioria das contrataes so verbalizadas e alguns contratos de trabalho no refletem a realidade, o que acontece na realidade. Precisamos buscar a funo: 1) Contrato de trabalho na forma solene partindo do pressuposto que o que est escrito o que acontece no cotidiano laboral. 2) Contrato realidade conjunto de atribuies fticas que servem para definir a funo que exero. 3) Aplicao 456, nico da CLT primazia da realidade sobre a forma. Quando h uma alterao contratual da funo exercida pelo empregado ela ilcita, lesiva, nula de pleno direito, regra geral. O empregado pode considerar rescindido o contrato de trabalho = resciso indireta do contrato de trabalho, art. 483 da CLT. Algumas alteraes, mesmo que prejudiciais, so legitimadas substituies temporrias previsveis e imprevisveis, no so duradouras, podem ser aceitas, se realizo atividades que tem salrio superior fao jus a esse salrio. Smula 159 TST. Readaptao funcional por causa previdenciria tambm licita art. 461, 4, CLT, pessoa muda de funo, a empresa o readapta para pois a funo anterior causou algum dano, tipo Lr. 1 ano de estabilidade aps o retorno de quem sofreu acidente de trabalho. - Jornada e salrio - Local de trabalho art. 469 CLT transferncia relevante = aquela que altera o domicilio obreiro, ele muda de domiclio. Transferncia irrelevante = no objeto de preocupao, a no ser quando cause prejuzo, for muito oneroso, o empregador ter que ressarcir essas despesas Smula 29 do TST. WWW.assediomoral.org Matria Jamile Alterao Contratual: Quantitativa

10

Jornada de trabalho: Redutora: reduzir o tempo a disposio daquele empregador. Ela trs conseqncias tambm salariais, pois recebe de acordo com seu tempo disponvel ao empregador. Art. 7, XIII, CF/88: durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho;

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; (Vide Del 5.452, art. 59 1)

11

Havendo negociao coletiva possvel reduzir salrio e jornada de trabalho. Quando houver interesse extracontratual obreiro. Deve se manifestar expressamente, por escrito, para que o empregado tenha segurana que caso ocorra uma ao trabalhista, possa comprovar em juzo que houve o interesse extra-contratual Ex: uma dentista trabalha em uma clinica durante oito horas e recebe X, ela recebe uma proposta de trabalho de quatro horas com uma remunerao considervel com relao ao salrio atual. Sendo assim a ordem trabalhista legitima a alterao contratual da jornada de trabalho extra-contratual obreiro. Ampliativa: essa alterao por si s tem um nivelamento de prejuzo para o trabalhador. So trs casos: *Acordo de prorrogao de jornada. Art. 59, caput CLT: A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. Pode pr-contratar as horas extras e receber pagamento pelas horas extras trabalhadas ao longo do ms. um acordo individual ou atravs de combinao coletiva. Para o professor para um grande contra-senso no direito brasileiro, pois as horas extras no deveriam ser habituais e da forma autorizada por lei, transforma como se fosse parte da carga horria comum do empregado. As horas extras impedem a nova contratao de relaes de emprego, ao invs de criar novos postos de trabalho causa uma circunstancia mais gravosa para o empregado, principalmente para a sade. Deveria reduzir as jornadas e contratar mais novos funcionrios. O percentual de hora extra no mnimo 50% a mais do que a hora do salrio normal. *Acordo de Compensao de Horrio. Art. 59,2, CLT: 2o Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. (Redao dada pela Medida Provisria n 2.164-41, de 2001) O sujeito vai trabalhar uma sobre jornada, mas no vai receber por essas horas trabalhadas a mais na jornada de trabalho, ir receber folgas compensatrias. Ex: Oito horas de segunda a sexta e quatro horas no sbado. Na compensao voc pega s quatro horas de sbado e dilui na semana, onde ele ir deixar de trabalhar aos sbados. No incio da CLT, tem que compensar na prpria semana e no mximo no padro mensal, ou seja, a folga teria que ser passada na semana da compensao ou no mesmo ms. S que a tendncia flexibilizadora, ampliou a proposta mxima de compensao para 120 dias. Isto est estipulado em uma mudana feita pela Lei 9601/91. Em 2001 FHC ampliou o prazo mximo para compensao para 1 ano o que ficou at hoje. E mais o empregador que escolhe quando ser tirada a folga por compensao. Banco de horas tem que ser investido da negociao coletiva ou por meio de acordo ou pela conveno coletiva de trabalho. No banco de horas a proporo de um pra um, ou seja, uma hora no banco de horas equivale a uma hora de folga. SUMULA 85 TST: *Horas Extras Praticadas Por Motivo de Fora Maior, em caso de necessidade imperiosa. Art. 61, CLT: Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. 1 - O excesso, nos casos deste artigo, poder ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, autoridade competente em matria de trabalho, ou, antes desse prazo, justificado no momento da fiscalizao sem prejuzo dessa comunicao. 2 - Nos casos de excesso de horrio por motivo de fora maior, a remunerao da hora excedente so ser inferior da hora normal. Nos demais casos de excesso previstos neste artigo, a remunerao ser, pelo menos, 25%

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert (vinte e cinco por cento) superior da hora normal, e o trabalho no poder exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei no fixe expressamente outro limite. 3 - Sempre que ocorrer interrupo do trabalho, resultante de causas acidentais, ou de fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, a durao do trabalho poder ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de 2 (duas) horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 (dez) horas dirias, em perodo no superior a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, sujeita essa recuperao prvia autorizao da autoridade competente. Ex: entrega de prdio. Salrio: Ampliativa: tudo possvel, bilateral, unilateral, nenhum tipo de instrumento aqui afastado. Ex: papel de po. Redutora: Art. 7, VI,CF/88: irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; s pode diminuir o salrio atravs da negociao coletiva, que um direito fundamental, est descrito na constituio fundamental. No comum realizar conveno coletiva para reduo de salrio.

12

22/10/11 No teve aula. ENEM 28/10/11 No teve aula. 29/10/11 (Caderno da Mari) Salrio e Remunerao 1) Introduo Obrigao trabalhista, em caso de descumprimento, sempre ser prejuzo pecunirio ao empregador. Espcies e garantias pecunirias que o empregador tem que cumprir e o empregado tem que exigir. Pagar de forma correta, quando a lei determinar, da forma que ela determina. Se pagar de forma errnea, o funcionrio ter direito adquirido e poder requerer o valor em uma ao trabalhista. 2) Remunerao X Salrio Remunerao=onerosidade, conjunto das parcelas salariais. Elemento subjetivo animus contraendi (trabalho voluntario, por exemplo no tem o animus). Distino Remunerao o gnero, salrio s a espcie, popularmente. Remunerao onerosidade, conjunto das parcelas salariais. Elemento subjetivo animus contraendi (trabalho voluntrio, por exemplo no tem o animus). No campo prtico, so sinnimos. A prpria CLT se confunde. Art. 76. Salrio mnimo a contraprestao mnima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distino de sexo, por dia normal de servio, e capaz de satisfazer, em determinada poca e regio do pas, as suas necessidades normais de alimentao, habitao, vesturio, higiene e transporte. Art. 457. Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. No caso das gorjetas, as mesmas so pagas por terceiros e no pelo empregador. A CLT utilizou uma tcnica pra incluir essa parcela(terceiros). Lembrando que as gorjetas devem sempre constar da folha de pagamento, para que incidam os impostos e garantias ao empregador (FGTS, por exemplo), mesmo as gorjetas espontneas: Smula 354 do TST- As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de avisoprvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert Parcelas salariais e no-salariais

13

Efeito expansionista (integrao/repercusso) H de se verficar: - Se tem natureza salarial, se integra o complexo remuneratrio. Vai traduzir ao empregado maiores ganhos: ex.:comisso. - Se esta parcela salarial repercute em outras parcelas, reflexos . A parcela tem que ser paga com habitualidade (repetio uniforme no tempo). Ex: Adicional de hora-extra, se pagas todos os meses, ao final, durante o pagamento do dcimo terceiro salrio, ter que ser feito uma base de clculo mdia das horas extras para que incidam tambm neste pagamento. Tambm refletir nas frias. Comisses: No final do ano ou nas frias, recebe o fixo, mais a mdia das comisses. As parcelas no-salariais so apenas um ganho. No integram e nem repercutem. Ex.: PRL (participao nos lucros). O empregador tem uma meta que depende do empregado para ser superada. Caso a meta seja atingida, o empregador pega parte do lucro e repassa ao empregado. Negociao coletiva, pode ser paga no mximo 2 vezes por ano. Diz a CF: Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; Parcelas dissimuladas: Parece mais no . A PRL, se paga de forma fraudulenta, se torna salarial. Na ajuda de custo ocorre a mesma coisa, maior que realmente deve ser, ela serve apenas para ressarcir. Smula 281 TST -A instituio do fundo de participao dos Estados e Municpios no fez surgir, para os professores, direito a piso salarial. Efeito expansionista = INTEGRAO/REPERCUSSO (reflexos), para isso a distino feita entre parcelas salariais e parcelas no salariais. A parcela no salarial no integra, ela s um ganho, plus para o empregado. A salarial tem efeito integrativo. HABITUALIDADE = parcela contra prestativa paga com repetio uniforme no tempo se tiver ter efeitos reflexos, com repercusso em outras parcelas. As parcelas que no integram o salrio, que no vo ser refletidas so dispostas em lei como tal. Salrio complessivo smula 91 do TST chamamos de salrio mas no o so. Uma mesma parcela trabalhista eu acoberto dois ou mais direitos do trabalhador. Ex. Comisso j includa as horas extras que eventualmente eu fizer. Clausula nula. O empregador tem que destacar as parcelas pagas, tem que ser separadas. 3) Modos de aferio salarial Tempo, produo, tarefa 4) Salrio utilidade 5) Espcies salariais Pegar Matria Jamile

12.11.11

Direito Trabalhista II Gabriela Daibert - Modos de Aferio Salarial Salrio por unidade de tempo leva em considerao o tempo que o empregado fica a disposio do empregador (est executando tarefas ou aguardando as ordens no pode sair e realizar outras tarefas se tiver a disposio). O bipe, pela jurisprudncia, s caracteriza jornada de trabalho quando realmente a pessoa acionada, se no teria jornada de 24horas. Salrio por unidade de produo ou de obra aquele que recebe comisses em percentual. Estou pagando pelo que efetivamente voc trabalhar. Est longe dos olhos da fiscalizao do empregador, normalmente. O salrio mnimo tem que ser respeitada, ou o mnimo estabelecido em lei ou pela conveno coletiva. Salrio tarefa a mescla entre tempo e produo, normalmente acontece no setor de confeco de roupa.

14

- Salrio utilidade benefcios, no necessariamente pecnia, que so oferecidos ao empregado. Art. 458 CLT. Alm do salrio posso passar bens e servios aos empregado prestaes in natura, esse bens ou servios aderem ou no ao contrato de trabalho? ganho indireto, o empregador no tem obrigao de dar essa vantagem ou repercute? Se ela for integrar ou repercutir vai haver um acrscimo nas parcelas remuneratrias, mas o bem est sendo usufrudo mensalmente, uso uma tabela de locao de veculo, por ex se o empregador me deu um carro para trabalhar. Primeira analise - tem natureza salarial(repercute) ou benefcio indireto(no repercute) Segunda anlise quando que efetivamente tem natureza salarial 2 requisitos: Natureza contra prestativa benefcio pelo trabalho prestado que diferente se for fornecida para o trabalho que apenas benefcio indireto. Ateno para o 2 do 458 Pagas com habitualidade repetio uniforme no tempo

OBS: alimentao fornecida pelo empregador parcela salarial exceto: Smula 241 do TST Quando a conveno ou acordo de conveno coletiva esterilizar essa natureza, no est nela esse efeito de parcela salrio. Quando a empresa for participante do PAT, programa de alimentao ao trabalhador.

Anda mungkin juga menyukai