Anda di halaman 1dari 11

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A.

Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO: Automao - Eltrico/Lgico/Telefnico AGNCIAS/ PABs/: PADRO ENDEREO:

O presente memorial, tem por finalidade orientar a elaborao do oramento, a execuo da obra, bem como completar as demais peas que compem os projetos, para reforma e/ou instalao do prdio em epgrafe.

1) Generalidades --------------------Prdio: composto de 01 pavimento. Fim que se destinar: bancrio A apresentao do projeto foi feito em ____ plantas: AUT- 01: Subsolo - eltrico/sinal.

2) Tenso de Suprimento. ------------------------------_380 / 220_V - 60 Hz.

3) Alimentao Geral do Sistema ------------------------------------------Est prevista a instalao de 01 No-Break(s) , que ser fornecido pelo Banco, nesta Agncia. A alimentao vir do CD-ESTAB Bipartido em cabos flexveis de 4(1 x 10,0 mm) FFFN - e alimentar o(s) No Break(s).

4) Proteo Geral do Sistema -------------------------------------A proteo geral ter um disjuntor de 3x70 A instalado no CD Bipartido. No CD-Bipartido ser instalado disjuntores de 3 x_50A no alimentador do No-Break, e 3x50A no alimentador da reversora.

- 1
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

5) Chave Reversora. -------------------------Ser instalada 01chave reversora de 3 posies, e de 4 cmaras internas, para _63A, em caixa especfica ao lado do CD- ESTAB.

6) Centro de Distribuio Estabilizado (CD-ESTAB) -------------------------------------------------------------------CD estabilizado ser de 24 elementos, com 02(dois) barramentos distintos (fase, neutro e terra), conforme esquema unifilar, com disjuntores de proteo dos circuitos terminais estabilizados e energia comum com disjuntor (es) geral conforme quadro de cargas.

7) Alimentadores -------------------No-Break (10,0 KVA): Entrada: cabo 5 (1 x10,0mm) FFFNT - flexvel em Canaleta Dutotec 73x25mm. Sada: cabo 4 (1 x_10,0mm) FFFN - flexvel em Canaleta Dutotec 73x25mm. CD-ESTAB: cabo 5 (1 x10,0mm) FFFNT - flexvel em eletroduto de dim 25 mm. Chave reversora : Entrada: - No-Break: cabo 4 (1 x10,0mm) FFFN - flexvel. - Rede : cabo 4 (1 x10,0mm) FFFN - flexvel. Sada: cabo 4 (1 x10,0mm) FFFN - flexvel. Banco de baterias : cabo 2 (1 x10,0mm)- flexvel em eletroduto de dim.25 mm.

8) Circuitos Terminais. ---------------------------Os condutores dos circuitos terminais sero com cabos flexveis, tendo sua seo especificada no quadro de cargas, conforme consta na planta.

9) Aterramento. ---------------O aterramento ser nico para No-Break e CD-ESTAB com cabos distintos de 1x10,0mm. O condutor de aterramento dos circuitos terminais ter a mesma bitola do condutor fase (2,5mm). Cada circuito ter um condutor terra independente desde o CDESTAB.

- 2
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

10) Elaborao do Projeto Executivo. ---------------------------------------------Para incio do servio, ser fornecido pelo Banco a empresa contratada o leiaute de cada Agncia. Para definio dos trajetos das tubulaes, localizao dos CD's, rack para HUB / SWITCH / CONCENTRADOR e pontos em geral, necessrios para elaborao do anteprojeto, a empresa efetuar levantamento "in loco" juntamente com a fiscalizao do Banco. Somente aps a aprovao do projeto executivo pelo Banco, ser autorizada a execuo da obra. Juntamente com o projeto executivo dever ser entregue o oramento da obra, com relaao de material conforme planilha de oramento do Banco. No final dos servios, para procedermos a fiscalizao, a empresa dever entregar o projeto executivo com as devidas correes de toda a instalao de eltrica, telefone, alarme e cftv e de automao (eltrica e lgica), inclusive a existente que permanecer em uso. Faro parte do projeto executivo os seguintes documentos: Memorial descritivo em compact disc utilizando MICROSOFT WORD e uma cpia. O Banco fornecer cpia do memorial padro. Planta baixa com a rede eltrica e lgica, diagramas, quadros de cargas e detalhes construtivos em geral, em compact disc ( AUTOCAD-verso 14 ou superior ) com uma cpia em papel sulfit, escala 1:50. Relao do material utilizada quantificada. Os padres utilizados nas execues das plantas sero definidos quando da aprovao do anteprojeto pelo Engenheiro responsvel pela obra. Para efeito de oramento do Projeto Executivo, ser considerada a rea (m) das plantas plotadas em escala 1:50.

11) Teste da Rede Lgica. ------------------------------O teste da rede lgica compreendera a aferio da cabeao, incluindo os seguintes parametros eltricos e medidas de transmisso, conforme TIA/EIA/TSB40: Atenuao; Return loss Test-set-up-and-apparatus; Teste de capacitncia, continuidade, resistncia e impedncia; Teste de ruido - impulso; Teste SCAN (comprimento); Teste dos conectores (Wire-Map); Teste NEXT (Near-en-crosstalk-loss).

- 3
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

Dever ser entregue certificado/relatrio com os resultados dos testes, o qual sera realizado na presena dos tcnicos do Banco.

12) Normas Gerais. --------------------Todos os materiais utilizados na obra devero ser de primeira qualidade satisfazendo as especificaes. A mo-de-obra a empregar ser, tambm, de primeira qualidade, sendo a execuo e acabamento dos trabalhos, esmerados e seguindo os melhores padres conhecidos em servios congneres. Caso for julgado aconselhvel a substituio de algum material especificado por outro, ela s poder ser feita mediante autorizao por escrito da fiscalizao. A obra ser dirigida por um responsvel tcnico e ter um fiscal de obras. Os trabalhos executados que no satisfaam as condies estabelecidas podero ser impugnadas pelo Banco, correndo por conta do empreiteiro as despesas necessrias para a correo dos servios, caso houver nova fiscalizao por servios no executados, o custo ser repassado empreiteira.

13) Consideraes Gerais -------------------------------Quando da conexo do cabo UTP nos terminais RJ45, o mesmo no poder ter comprimento(extenso) retilineo maior que 1/4 do seu comprimento torcido(tranado) Quando a Agncia estiver em funcionamento poder ser necessrio a execuo de instalaes provisrias no decorrer da obra, para manter a operacionalidade dos servios. Nas planilhas de oramento que contenham o item "remontagem de pontos", ele s ser utilizada quando houver remontagem de pontos de automao. Isto compreender o remanejo e a reinstalao dos pontos, com prvia autorizao da fiscalizao do Banco, e com o reaproveitamento de materiais. Nas planilhas de oramento que contenham o item "desmontagem de pontos", ele s ser utilizada quando houver desmontagem de pontos existentes, com prvia autorizao da fiscalizao do Banco. O remanejo de luminrias inclui a sua retirada e reinstalao. O conjunto da caixa de sada para rede UNIX ser formado por caixa tipo condulete com espelho e um conector RJ45 fmea. O cabo UTP dever ser identificado nas duas pontas com a letra E + o respectivo nmero do cabo, ex: E12.

- 4
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

O CD estabilizado dever ser de uso aparente, e possuir barramentos distintos: para o fio fase, neutro e terra. Todos estes barramentos devem ser compatveis com a capacidade de carga especificada em planta. O CD-BK tambm ser de uso aparente. No CD estabilizado e nas caixas de sada, dever ser colocada etiqueta de acrlico com fundo preto e letras brancas tamanho 1x4cm, ou etiqueta de PVC padro Banrisul, ou etiqueta de poliester PSL-311-122 da impressora ID-PRO PLUS, para identificao dos circuitos, por exemplo: GERAL; CIRC. 1 - MODEN; CIRC. 2 - MICRO, conforme quadro de carga. Cada anilha dever ter a dimenso adequada ao respectivo cabo. No CD estabilizado todo o condutor dever ser anilhado e identificado conforme sua designao. Por exemplo: FC3; NC3:TC3, para fase, neutro e terra do circuito "3". Dever tambm os condutores terem acabamento com fita plstica branca espiral tube bitola 3/8". No CD estabilizado quando for realizada adequao para trifsico, dever ser feito o balanceamento das cargas com adequao das plaquetas de identificao. Nas instalaes de disjuntores adicionais no CD estabilizado ser utilizado barramento de cobre. Para identificao do cabo lgico UTP sero utilizadas anilhas ou etiquetas de poliester. Dever ser colocada placa de acrlico com fundo preto e letras brancas no tamanho de 1x1 cm, ou etiqueta de PVC padro Banrisul, ou etiqueta de poliester, na tampa das caixas de sada para dados, com a indicao E + o nmero do cabo UTP (ex: E12). Os condutores dos circuitos terminais (fase, neutro e terra) devero possuir terminal olhal soldado, para conexo nos barramentos e tipo pino no disjuntor. Os cabos e condutores flexveis tero suas pontas e derivaes estanhadas. Nas tomadas estabilizadas os condutores tero terminais olhal soldado para sua conexo as mesmas. Caso seja conectadas ao seu circuito atravs de rabicho, devero ter emenda estanhada. Nas tomadas instaladas nas canaletas metlicas os condutores sero soldados diretamente nos pinos das tomadas e devidamente isolados. Quando da existncia de forro (gesso, madeira, PVC, etc.), podero ser utilizadas caixas de uso externo nas dimenses 130x150x50 mm, no mnimo, tanto para rede eltrica estabilizada e dados. Os eletrodutos/caixas acima do forro devero ser fixados da seguinte maneira: Eletrodutos: cinta metlica perfurada/bucha e parafuso ou terminal de tiro. Caixas: bucha e arruela/retalho de eletroduto/bucha e parafuso ou terminal de tiro. Os eletrodutos nas suas emendas devero obedecer os seguintes critrios: Acima do forro: luva com rosca. Aparente fixo na parede: luva com rosca ou terminal tipo luva de encaixe; Aparente no teto fixo por estrutura metlica: luva com rosca.

- 5
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

As luvas para efeito de oramento esto inclusas no item eletroduto razo de uma a cada eletroduto. Dever ser montada estrutura metlica, para sustentao dos eletrodutos aparente no teto, a cada 1,5 metros. Os eletrodutos sero fixos por meio de abraadeiras acima dessa estrutura. Nas curvas e derivaes das tubulaes de dados e energia estabilizada sero instaladas caixas de passagem, em casos especficos com prvio entendimento com a fiscalizao, conectores curvos para box. Para conexo dos eletrodutos nos conduletes, CD-ESTAB., CD-BK, caixa para reversora e etc., devero ser utilizados terminais tipo bolsa ponta com rosca. Especificamente no CD-ESTAB, CD- BK e etc, instalar na extremidade do terminal, bucha e arruela, razo de 2 unidades por caixa de sada e 4 unidades por caixa/centro de distribuio. Os eletrodutos aparentes, conectores curvos para box, caixas e estruturas metlicas de sustentao sero pintados na cor a ser definida pela fiscalizao do Banco. Os eletrodutos aparentes possuiro abraadeiras a cada 1,5 metros. Dever ser deixado alapo prximo as caixas de passagem que ficarem acima do forro, conforme solicitado em projeto. As dimenses dos eletrodutos so consideradas como internas. Por exemplo: 20mm = 3/4", 25mm=1". Os servios executados no piso, parede e acima do forro devero ser deixados acesso livre para fiscalizao. A empreiteira dever comunicar fiscalizao do banco com antecedncia de 72 horas a data do incio dos trabalhos na Agncia. A obra dever ser entregue com o arremate das partes envolvidas no servio, tais como: alvenaria, lambri, gesso, pintura, etc. A empresa deve possuir especializao tcnica reconhecida no mercado, para os servios requeridos. Quando da instalao dos equipamentos por parte do fornecedor, a empresa dever colocar um tcnico a disposio no local da obra, a fim de sanar problema eventuais que podero ocorrer. O no cumprimento deste procedimento implicar na suspenso da empresa nas demais obras. A empresa dever entregar a obra com todos os acabamentos no prazo previsto em planilha. Assim sendo a empresa dever comunicar o termino do servio, obedecendo o prazo previsto em, planilha. Para efeito de servio/obra, considerar-se- todos os detalhes, como: projeto, memorias, planilhas e anexos, por serem esses documentos integrantes da presente licitao.

- 6
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

14) Composies dos Materiais --------------------------------------Os materiais obedecero as composies apresentadas neste item, ficando seus insumos, para efeito de oramento, contidos no respectivo elemento. Disjuntor Geral na medio ou QGBT incluir: Plaqueta acrlica/PVC Terminais Disjuntor no CD estabilizado incluir: Plaqueta acrlica/PVC Terminais Barramento Balanciamento de carga CD-ESTAB incluir: Barramentos Isoladores Anilhas Plaquetas acrlicas Fita plstica espiral tube Camuflagem Terminais pino e olhal Espelho para Caixa de Sada para Dados incluir: Plaqueta acrlica Tomada Dupla com Espelho incluir: Plaqueta acrlica Caixa de Sada para Dados incluir: Anilhas Plaqueta acrlica Caixa de Sada para Energia Estabilizada incluir: Plaqueta acrlica Terminais olhal Espelho Eletroduto incluir: Conjunto bucha e arruela Terminais bolsa Luva Curva Estrutura de sustentao Abraadeira Pintura Canaleta metlica: Curva Conexes Tampa de encaixe

- 7
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

Pintura Cabo de energia incluir: Estanho Fita isolante identificao Cabo de lgica incluir: Estanho Fita isolante identificao certificao Luminria incluir: Calha completa Lmpadas Suportes Reator Aberturas no forro Ser considerando os seguintes elementos de fixao: tipo 1 - parafuso cabea panela 4,2 x 38mm com bucha S-6 tipo 2 - parafuso cabea panela 4,8 x 50 mm com bucha S-8 tipo 3 - parafuso cabea panela 3,2 x 16mm tipo 4 - parafuso cabea panela 4,2 x 25mm tipo 5 - parafuso cabea panela 4,8 x 25mm tipo 6 - chumbador dim. 16x125mm tipo 7 - parafuso parabolt PBI 940 tipo 8 - parafuso passante dim. 6x200mm com arruela e porca ou parafuso 4,8x80mm com bucha S-8 conjugado com afastador em isolador tipo roldana 42x42mm ou 48x48mm. tipo 9 - parafuso passante dim. 16x300mm com arruela e porca ou chumbador dim. 16x125mm com afastador em isolador tipo roldana 76 x 80mm. tipo 10 - parafuso com arruela e porca - rosca fina 6x25m tipo 11 - parafuso cabea panela 4,2 x 9,5mm tipo 12 - parafuso cabea panela 4,2 x 13mm tipo 13 - parafuso cabea panela 3,5 x 25mm com bucha S-5 Ser considerada as seguintes utilizaes nos diversos elementos projetados: ELEMENTO QTDE TIPO 1 1 12 1 2 7

abraadeira "d" tipo chaveta ............................................... 1 caixa condulete na parede ................................................. 2 caixa condulete no mdulo ou esquadrias .......................... 2 caixa 130x150x50 mm ....................................................... 2 suporte cantoneira para eletrodutos .................................... 2 suporte para fixao de luminria ....................................... 2

Para fixao em madeira: ELEMENTO QTDE TIPO 12

caixa condulete ................................................................... 2 - 8

I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

Os demais elementos de fixao do tipo 1 e 2 obedecero a seguinte correspondncia com as mesmas quantidades: tipo 4 por tipo 1 tipo 5 por tipo 2

15) Especificao dos Materiais. --------------------------------------Os condutores dos circuitos alimentadores e terminais sero com cabo do tipo Pirastic Flex Antiflam - 750V da marca Pirelli, Inbrac, Alcoa, Siemens, Corfio, Sil ou Cablena e obedecero: Fase= cor vermelha Neutro= Cor azul-claro Retorno= cor preta Terra= cor verde Os disjuntores do CD-ESTAB sero da marca Siemens curva C modelo 5SX1. As tomadas estabilizadas sero do tipo 2P+T (chatos) com suporte metlico para continuidade do aterramento. As tomadas estabilizadas instaladas em canaletas sero do tipo 2P+T (chatos) modelo DT73140 marca Dutotec. Luminria de sobrepor em forro para 2 lmpadas fluorescentes tubulares tecnologia T8 de (16 ou 32W), com corpo em chapa de ao tratada SAE 1010/1020, laminada a frio, com espessura mnima de 0,6mm. Pintura a p por processo eletrosttico tipo epxi/polister na cor branca. Cabeceira em ao com 0,6mm de espessura mnima. Refletor parablico e 14 ou 15 aletas parablicas, ambos em alumnio anodizado brilhante de altssima pureza (99,85%), com espessura mnima de 0,3mm. Soquetes tipo push-in G-5 de engate rpido, rotor de segurana em policarbonato e contatos em bronze fosforoso. Dimenses mnimas externas da luminria de 63mm de altura, 244mm de largura. Curva luminotcnica que alcance no mnimo 400cd/1000 lmens, com fator de utilizao mximo de 0,72, considerando um ambiente com k igual a 5 e relao de refletncia teto, parede e piso igual a 70%, 50% e 10%, respectivamente. Rendimento mnimo de 72%. As lmpadas de (16 ou 32W) sero trifsforo com fluxo luminoso em lumens padro, ndice de reproduo de cores mnimo de 80%, temperatura de cor de 4000k; padro de referncia das marcas Philips, Osram, Sylvnia ou GE. Os reatores eletrnicos sero: de partida rpida ou instantnea para duas lmpadas fluorescentes de 14, 28 ou 54W (16 ou 32W), tenso 220V, com tolerncia em relao a variao de tenso de +/-10%, fator de potncia mnimo de 0,97, fator de reator mnimo de 0,95, THD mximo de 20%, fator de eficcia mnimo de 1,46. Proteo contra lmpada desativada, conforme NBR 14418. Os reatores devero apresentar marcao comprovando a sua certificao pelo Inmetro, conforme Portaria do Inmetro n 188, de 09/11/2004. Demais caractersticas conforme NBR 14417 e NBR 14418. Garantia mnima de 2 anos. Dever estar gravada a data de fabricao do reator. As luminrias para iluminao de emergncia sero do tipo mdulo autnomo com: - 9
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

a) Dois faroletes de 55W de longo alcance, bateria livre de manuteno, 127 ou 220V e autonomia de 2 horas, referncia WE01 da Wetzel ou modelo BP da Unitron, Technomaster ou Utiluz. O mdulo com baterias devero ser instalados em suporte metlico em altura de 2,00metros na rea de manuteno da Sala de auto-atendimento, conforme definio pela Engenharia do Banco e ou fiscalizao. b) Difusor transparente com duas lmpadas fluorescentes de 8W ou uma compacta de 9W, com autonomia mnima de 2 horas, Aureonlux(blokito D-9) ou MAC-512-9 da Unitron, LM 0109 da Technomaster ou Emerlux VSM-101(2x8W) da Utiluz. c) Difusor com o dizer SADA ser com uma lmpada compacta de 9W, autonomia mnima de 2 horas, modelo MAC-512-9 da Unitron, LM 0109 da Technomaster, Emerlux VSM-102(dupla-face) da Utiluz ou Powerlux c/ Leds. Quando especificado em planilha a iluminao de emergncia do tipo central, a mesma ser da marca Technomaster, Utiluz ou ureon e tero baterias sem manuteno (selada). Os eletrodutos externos sero de ao zincado quente. As canaletas metlicas 73x25mm, 73x45mm, Slim e seus acessrios sero da marca Dutotec, dupla ou tripla. Os eletrodutos internos (aparentes e acima do forro) sero de ferro do tipo zincado, do tipo leve II da Zamprogna ou Tomell. Os eletrodutos embutidos no piso ou parede sero de PVC rgido rosquevel, da marca Tigre ou Wetzel. Os terminais tipo bolsa devero ser Ferro Leve III. As caixas de aparentes de passagem, e de sada eltrica, sero do tipo condulete. As caixas tipo condulete sero da marca Forjasul ou Wetzel com pintura epxi-poliester na cor cinza e no podero estar misturadas na mesma obra. Todas as caixas de sada e de passagem que ficarem embutidas, de eltrica estabilizada e dados sero do tipo caixa telefnica n1 (100x100x50 mm). A caixa para central de alarme ser da marca CEMAR ref: CS-6048-17, 600x480x170mm e ser instalada a uma altura de 1,50m do piso. As abraadeiras sero "d" tipo chaveta. O conector curvo para box ser de alumnio silcio, marca Wetzel. O cabo UTP ser de 4 pares, nvel 5e, marca Furukawa, AMP ou Nexans, modelo MULTI-LAN, devero obedecer as normas da EIA / TIA. A identificao dos cabos UTPs, cabos do no-break e reversora, caixas de sada e disjuntores dos CDs, podero ser feitas, tambm, com impressora porttil tipo I.D. PRO PLUS marca BRADY, com etiquetas de poliester. O conector RJ45 (macho/fmea) ser do padro IEEE 802.3, nvel 5, marca AMP, Furukawa ou AT&T.

- 10
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Banco Estado do Rio Grande do Sul S.A. Unidade de Engenharia Gerncia de Projetos e Obras de Infraestrutura

O PATH CORDON formado por um cabo UTP de 2,5 metros, tendo em suas extremidades conectores RJ45 (macho) devero obedecer as normas da EIA / TIA. A contatora ser do tipo 3TF 43 da Siemens ou CWM 25 ou CWM 32 da WEG conforme especificao de utilizao. O timer digital ser da marca Coel.

No ser permitida a instalao de marcas e modelos diferentes de um mesmo material na obra. Em caso de reforma e/ou complementao de instalaes existentes sero utilizadas as mesmas marcas e modelos j existentes, exceto nos casos em que a alterao for exigncia do projeto.

16) Consideraes Finais. -------------------------------Todos materiais e equipamentos da rede ETHERNET devero obedecer as normas da EIA / TIA. Toda instalao nova referente a automao dever ser executada dentro do prazo estipulado pela fiscalizao. Todo material da instalao existente para automao, eltrica, telefone, alarme e cftv, que no for reaproveitado, deve ser retirado, recolhido e entregue no almoxarifado na Unidade de Infra-Estrutura Manuteno eltrica- Porto Alegre-RS. Dever ser anotado em planta e entregue a fiscalizao do banco, todas as alteraes de projeto realizadas no decorrer da obra. Nos casos em que no for solicitada a entrega do Projeto executivo, dever ser anotado na planta de leiaute o "as built " de todas as instalaes que foram realizadas, e entregue a fiscalizao do Banco no final da obra. Qualquer detalhe omisso no projeto, ser executado de acordo com a norma NBR5410/2004. Caso isto no seja suficiente, a empresa dever marcar um dia especfico para dirimir suas dvidas, junto a Gerncia de Engenharia do Banco.

Porto Alegre,_21 de setembro de 2011.

__________________________________ Luis Antonio Rosa Tcnico em Eletrotcnica CREA 142312 Infra Estrutura Eltrica

- 11
I:\Engenharia\Infraestrutura\DP_Eletr\Projetos\Novo Hamburgo\SUREG LESTE\Memorial Descritivo.doc

Anda mungkin juga menyukai