Anda di halaman 1dari 4

Morrendo a todo Instante Francis A.

Schaeffer (1912-1984)

Se, de uma hora para a outra, acontecesse alguma grande catstrofe, se o lugar onde voc mora fosse abalado por um grande terremoto e a sua casa casse toda sobre a sua cabea, voc estaria morto, enterrado debaixo dos tijolos e vigas. Os seus talentos carnais j no interessariam tanto e voc no seria chamado para us-los por nem mais um instante. Voc j estaria morto para tudo isso. Eis a a forma como ns devemos viver as nossas vidas crists: como criaturas glorificadas, tomando as nossas decises racionais e morais pela f, oferecendo-nos a ns mesmos a Deus. S ento estaremos em condies de, por assim dizer, nos libertar dos tijolos e vigas que estavam nos soterrando. Ns sairamos com os nossos corpos, por assim dizer, ressurretos na mesma frao de segundo, podendo descer os caminhos estreitos pelo meio da escurido para dentro de nosso mundo. Neste instante, teremos nos oferecido a Deus. Paulo diz que soube de um homem (a maioria dos entendidos em Bblia desconfiam que era ele mesmo) que ascendeu at o terceiro cu, onde Deus est, para depois de l voltar novamente (2Co 12.1-4). Se voc e eu fssemos, neste instante, transportados para o cu, e vssemos a sua glria, pureza, esplendor e alegria, para depois voltar para este mundo to pobre e srdido, voc acha que conseguiramos ver este mundo com os mesmos olhos? Pois at o mais rico entre ns pareceria pobre e todas as nossas alegrias terrenas pareceriam tristezas. Bem, dessa forma que somos chamados a viver. Portanto, entregue-se neste instante, por meio da f, para ser o que voc ser quando Jesus o ressuscitar dos mortos. Isto a vida crist. Pensar que vida crist algum ativismo pessoal, o brilho de algum talento pessoal - o dom para falar em pblico, o dom do canto - pensar que isso tudo, quo ruim, quo pobre isto comparado com o real clamor de Deus para se tornar o Mestre das nossas vidas.

Deixe-me diz-lo to sobriamente quanto eu posso: nenhum ministrio cristo ser real se no for realizado por pessoas verdadeiramente mortas, tanto para o bem quanto para o mal naquele instante, e que tenham se entregado de forma exclusiva a Deus. As pessoas podem at ser salvas, muitas obras podem estar sendo realizadas, hospitais podem estar sendo construdos, igrejas crescendo, organizaes sendo fundadas, denominaes sendo inauguradas. Mas tudo isso ser defeituoso. Nenhum de ns perfeito e no temos nenhum instante que seja perfeito, se comparado com a perfeio de Jesus Cristo. Mas poderemos sempre ver casos esparsos, por toda a histria da igreja, de homens e mulheres que, com ardente fervor, ofereceram-se verdadeiramente a Deus. Eis a a diferena entre o que h de mudano no Cristianismo e o que vivo e est respirando e que abala a alma dos seres humanos. Voc quer desfrutar a vida? Este o nico momento e a nica maneira na qual voc jamais ir desfrutar dela de fato. Isso o oposto do Ascetismo. No morte pela morte mesmo. morte para a vida. Ela inclui a obra para o Senhor, mas ela tambm inclui o alegrar-se na vida presente. Eis a a forma como Deus quer que ns vivamos. Qual a principal finalidade da humanidade, seno glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre? No h verdadeira glorificao de Deus e nenhuma alegria verdadeira nele, mesmo em meio ao assim chamado "ministrio cristo", nenhum desfrute real, bsico e profundo do mundo presente de Deus, se ns no morrermos a todos os instantes, e nos dedicarmos intencionalmente a Deus, com base no sangue de Cristo, no poder do Esprito, por meio da f. S depois disso podemos voltar para o mundo presente para glorificar e desfrutar do nosso Deus. Quando chegamos a este ponto de entrega total a Deus, no s estaremos nos alegrando mais profundamente nele, mas tambm estaremos encontrando muito maior alegria em todos os nossos relacionamentos humanos naturais. Toda vez que o homem peca, boa parte do relacionamento do homem com Deus se quebra. Mas tambm h uma quebra no relacionamento do homem consigo mesmo, do homem com outros homens, do homem com a natureza. Em algum grande momento futuro, em que todos os cristos forem ressuscitados, todos estes relacionamentos alcanaro um ponto perfeito e glorioso; contudo, por meio da f, j podemos experimentar um pouco desta cura, mesmo na vida presente. medida que vivemos cada instante da nossa vida "para Deus", como criaturas glorificadas, todos os nossos relacionamentos humanos comeam a entrar substancialmente nos seus devidos eixos - no perfeitamente, perceba, mas real e substancialmente. Seu relacionamento com voc mesmo, seu relacionamento com outras pessoas, seu

relacionamento com a natureza: estes relacionamentos, todos eles secundrios se comparados ao nosso relacionamento com Deus, sero desfrutados na medida em que estejamos, naquele preciso instante do relacionamento, por livre escolha, mortos para todas as coisas, e estejamos vivendo fervorosamente para Deus, em comunho amorosa com ele. isso que Paulo est dizendo, e ele no est dizendo menos do que isso. Paulo no est apenas nos fornecendo este padro de vida crist; ele tambm est nos indicando como segui-lo: "em Cristo Jesus nosso Senhor" (versculo 11 e 23). Pela graa de Deus, poderemos vir a conhecer esta realidade em parte, e estaremos cada vez mais em condies de nos ajudar uns aos outros, para que, por meio da realidade, morramos para todas as coisas, para podermos estar vivos para Deus: que, por meio da f, possamos viver agora como se j tivssemos nossos corpos ressurretos; e que, a cada instante, de instante em instante, possamos dar continuidade, no morte, mas vida, para a glria de Deus - a fim de que possamos realmente alegrar-nos em Deus e em tudo quanto ele nos d. E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justia. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravido da impureza, e da maldade para a maldade, assim oferecei agora os vossos membros para servirem a justia para a santificao. (6.18-19) Temos aqui novamente a palavra oferecer. Antes de voc ter sido salvo, voc se oferecia absolutamente a si mesmo como escravo ao pecado, escravo para rebelar-se contra Deus. Algum poderia dizer.-"Olhe s aquela mulher ali, aquela prostituta que perambula pelas ruas; eu jamais me ofereci desse jeito". Paulo est se referindo a um oferecer-se para a escravido do pecado e rebelio contra o Deus que nos fez. Isto certamente diz respeito a coisas como a prostituio, mas tambm inclui todos os outros pecados, tudo o que envolve rebelio contra Deus - rebelio intelectual, moral e prtica. "Assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem a justia para a santificao". A santificao um chamado. um mandamento. Um dos maiores pontos fracos da maioria das crenas, mesmo daquelas que eu mais aprecio, a falta de nfase no que eu chamaria de "lado consciente" da nossa f, especialmente em termos de santificao e da obra do Esprito Santo. Certamente temos que nos prevenir contra qualquer ensinamento que sugira a possibilidade da perfeio absoluta na vida crist. Mas ns no podemos cair no outro extremo de deixar de falar da necessidade da nossa entrega consciente ao Esprito Santo. Esta oferta um mandamento. um privilgio. um chamado. um dever. uma alegria.

E no algo mecnico. De todas as pessoas, somos os que mais deveramos saber que no algo mecnico. Deveramos estar lutando contra o conceito do sculo 20 de homem como mquina. Ns vivemos em um mundo composto por personalidades reais. Deus um Deus pessoal. Nosso relacionamento com ele est acima de todos os relacionamentos individuais e pessoais. Ns no somos mquinas. Ele no mquina. Ele nos chama para agirmos dentro das nossas capacidades, como criaturas morais e racionais, para nos entregarmos a ele.

Anda mungkin juga menyukai