Anda di halaman 1dari 6

Cpia no autorizada

JUL 2001

NBR 14717

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas


Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 / 28 andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436 Endereo eletrnico: www.abnt.org.br

Chapas de gesso acartonado Determinao das caractersticas fsicas

Copyright 2001, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Origem: Projeto 18:107.01-003:2000 ABNT/CB-18 - Comit Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados CE-18:107.01 - Comisso de Estudo de Chapas de Gesso Acartonado NBR 14717 - Gypsum plasterboard - Test methods for physical requirements Descriptors: Dry wall. Plasterboard. Gypsum wallboard. Wallboard. Gypsum board Vlida a partir de 31.08.2001 Palavras-chave: Gesso. Chapa de gesso. Parede. Forro. Divisria 6 pginas

Sumrio Prefcio 1 Objetivo 2 Referncias normativas 3 Preparao dos corpos-de-prova 4 Densidade superficial de massa 5 Resistncia ruptura na flexo 6 Dureza superficial 7 Absoro de gua 8 Absoro superficial de gua Prefcio A ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pblica entre os associados da ABNT e demais interessados. 1 Objetivo Esta Norma estabelece os mtodos para determinao das caractersticas fsicas das chapas de gesso acartonado especificadas na NBR 14715, destinadas execuo de paredes, forros e revestimentos internos. 2 Referncias normativas As normas relacionadas a seguir contm disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para esta Norma. As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita a reviso, recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a convenincia de se usarem as edies mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informao das normas em vigor em um dado momento. NBR 14715 - Chapas de gesso acartonado - Requisitos EN 20535:1994 - Paper and board - Determination of water absorptiveness - Cobb method (ISO 535) 3 Preparao dos corpos-de-prova 3.1 Para os ensaios estabelecidos nas sees 4 a 6, relativos s determinaes de densidade superficial de massa, resistncia ruptura na flexo e dureza superficial, devem ser retirados seis corpos-de-prova de cada chapa, de acordo com o que mostra a figura 1. Cada corpo-de-prova deve ter as seguintes dimenses: (400,0 1,5) mm x (300,0 1,5) mm.

Cpia no autorizada

NBR 14717:2001

Os corpos-de-prova devem ser secos em estufa ventilada temperatura de (40 4)C at atingirem massa constante. Considera-se massa constante quando duas determinaes consecutivas, efetuadas com intervalo de 24 h, apresentam o mesmo resultado com tolerncia de 2 g. Deve-se destinar quatro corpos-de-prova para os ensaios de densidade superficial de massa e resistncia ruptura na flexo e dois corpos-de-prova para o ensaio de dureza superficial.
NOTA - Atentar para o fato de que dois corpos-de-prova destinados ao ensaio de resistncia ruptura na flexo devem ter sido cortados na direo longitudinal e dois na direo transversal.

3.2 Para o ensaio estabelecido na seo 7, relativo determinao da absoro de gua, devem ser retirados, de cada chapa, dois corpos-de-prova quadrados com (300,0 1,5) mm de lado, conforme mostra a figura 1. Os corpos-de-prova devem ser mantidos em cmara climatizada temperatura de (23 2)C e umidade relativa do ar de (50 5)% at atingirem massa constante. Considera-se massa constante quando duas determinaes consecutivas, efetuadas com intervalo de 24 h, apresentam o mesmo resultado com tolerncia de 0,5%. 3.3 Para o ensaio estabelecido na seo 8, relativo determinao da absoro superficial de gua, devem ser retirados, de cada chapa, dois corpos-de-prova quadrados com (125,0 1,5) mm de lado, conforme mostra a figura 1. Os corpos-deprova devem ser mantidos em cmara climatizada temperatura de (23 2)C e umidade relativa do ar de (50 5)% at atingirem massa constante. Considera-se massa constante quando duas determinaes consecutivas, efetuadas com intervalo de 24 h, apresentam o mesmo resultado com tolerncia de 0,5%. 4 Densidade superficial de massa 4.1 Aparelhagem 4.1.1 Balana Com resoluo de 0,1 g. 4.1.2 Estufa Ventilada e capaz de manter a temperatura no intervalo de (40 4)C. 4.1.3 Rgua metlica Com resoluo de 1 mm. 4.2 Execuo do ensaio Preparar os corpos-de-prova como estabelecido em 3.1. Medir quatro corpos-de-prova com a rgua, com exatido de 1 mm, registrando suas dimenses. Determinar a massa (m) dos corpos-de-prova com exatido de 1 g e registr-la. 4.3 Clculo Calcular a densidade superficial de massa com a seguinte equao:
d = m 10 3 x.y

onde: d a densidade superficial de massa, em quilogramas por metro quadrado; m a massa do corpo-de-prova, em gramas; x o comprimento do corpo-de-prova, em milmetros; y a largura do corpo-de-prova, em milmetros. 4.4 Expresso dos resultados Os resultados de densidade devem ser expressos em dcimos de quilogramas por metro ao quadrado. A densidade de cada chapa caracterizada pela mdia aritmtica dos resultados das determinaes realizadas nos quatro corpos-de-prova retirados para ensaio. A densidade superficial de massa mdia da amostra (seis chapas) caracterizada pela mdia aritmtica dos valores de densidade de cada chapa. 5 Resistncia ruptura na flexo 5.1 Aparelhagem 5.1.1 Balana Com resoluo de 0,1 g.

Cpia no autorizada

NBR 14717:2001
5.1.2 Estufa Ventilada e capaz de manter a temperatura no intervalo de (40 4)C. 5.1.3 Suporte

Dispositivo constitudo por dois cilindros de ao ou material similar, paralelos, de mesmas dimenses, com raio compreendido no intervalo de 3 mm a 10 mm e comprimento mnimo de 310 mm, espaados em 350 mm. 5.1.4 Mquina de ensaio Com capacidade de aplicao de carga velocidade de (250 50) N/min. 5.3 Execuo do ensaio 5.3.1 Preparao dos corpos-de-prova Devem ser utilizados os mesmos corpos-de-prova que serviram determinao da densidade superficial de massa. 5.3.2 Posicionamento dos corpos-de-prova Posicionar os corpos-de-prova sobre o suporte definido em 5.1.3. Os corpos-de-prova cortados no sentido longitudinal devem ser posicionados sobre o suporte com a face da frente virada para baixo. Os corpos-de-prova cortados no sentido transversal devem ser posicionados sobre o suporte com a face da frente virada para cima. 5.3.3 Procedimento Aplicar uma carga progressiva velocidade de (250 50) N/min no centro do vo. Essa carga deve ser aplicada por um rolo cilndrico idntico aos apoios, ou dispositivo equivalente, colocado paralelamente e no meio da distncia dos apoios. Anotar a fora que provoca a ruptura de cada corpo-de-prova, determinada com exatido de 1 N. 5.4 Expresso dos resultados Os resultados dos ensaios de resistncia ruptura na flexo devem ser expressos em Newtons. A resistncia ruptura na flexo longitudinal de cada chapa caracterizada pela mdia aritmtica dos resultados das determinaes realizadas nos dois corpos-de-prova retirados para ensaio na posio longitudinal. A resistncia ruptura na flexo transversal de cada chapa caracterizada pela mdia aritmtica dos resultados das determinaes realizadas nos dois corpos-de-prova retirados para ensaio na posio transversal. 6 Dureza superficial 6.1 Aparelhagem 6.1.1 Balana Com resoluo de 0,1 g. 6.1.2 Estufa Ventilada e capaz de manter a temperatura no intervalo de (40 4)C. 6.1.3 Esfera de ao Esfera macia de ao, com massa de (510 10 ) g e dimetro aproximado de 50 mm. 6.1.4 Rgua metlica Com resoluo de 1 mm. 6.2 Corpos-de-prova Devem ser obtidos e preparados para o ensaio dois corpos de prova, de acordo com o estabelecido em 3.1. 6.3 Execuo do ensaio Efetuar o ensaio em trs pontos escolhidos aleatoriamente sobre a face da frente de cada corpo-de-prova. Posicionar cada corpo-de-prova sobre uma superfcie rgida, plana e horizontal, que permita o contato de toda a superfcie do corpo-de-prova e apresente inrcia suficiente em relao ao da esfera de ao. Deixar a esfera de ao (6.1.3) cair de uma altura de (50 1) cm, sem velocidade inicial, sobre o corpo-de-prova, evitando repiques. Medir o dimetro da mossa causada pela esfera de ao no corpo-de-prova, com exatido de 1 mm.
NOTA - Recomenda-se o uso de papel-carbono para auxiliar a leitura do dimetro da mossa.

Cpia no autorizada

NBR 14717:2001

6.4 Expresso dos resultados Os resultados dos ensaios de dureza superficial devem ser expressos em milmetros. A dureza superficial de cada corpo-de-prova caracterizada pela mdia aritmtica dos resultados das trs determinaes realizadas em um mesmo corpo-de-prova. A dureza superficial de cada chapa caracterizada pela mdia aritmtica dos valores de dureza superficial dos corpos-deprova. 7 Absoro de gua 7.1 Campo de aplicao Este ensaio aplica-se apenas s chapas de gesso acartonado resistentes umidade (tipo RU), de acordo com a classificao constante na NBR 14715. 7.2 Aparelhagem 7.2.1 Balana Com resoluo de 0,1 g. 7.2.2 Cmara climatizada Com dimenses suficientes para estocagem dos corpos-de-prova. Capaz de manter a temperatura ambiente no intervalo de (23 2)C e umidade relativa do ar no intervalo de (50 5)%. 7.2.3 Recipiente Estanque, com dimenses suficientes para conter os corpos-de-prova em posio horizontal e isento de vibraes prejudiciais realizao do ensaio. Deve dispor de aparelho regulador de temperatura da gua, com termostato, que permita manter a temperatura da gua no intervalo de (23 2)C durante todo o ensaio. 7.2.4 Relgio ou cronmetro Com resoluo de 1 min. 7.3 Corpos-de-prova Devem ser obtidos e preparados para o ensaio de acordo com o estabelecido em 3.2. 7.4 Execuo do ensaio Determinar a massa inicial (mi) dos corpos-de-prova, com exatido de 0,1 g. Submergir os corpos-de-prova em gua a (23 2)C e posicion-los no interior do recipiente de forma que no fiquem apoiados no fundo do mesmo e que no haja contato entre os corpos-de-prova em ensaio. Durante todo o perodo de repouso, uma lmina de gua com altura compreendida entre 25 mm e 35 mm deve permanecer sobre os corpos-de-prova. Deixar os corpos-de-prova em repouso durante (120 2) min. Retirar os corpos-de-prova da gua, remover o excesso de gua superficial com um pano mido e determinar sua massa final (mf) com exatido de 0,1 g. 7.5 Clculo Calcular a absoro de gua, em porcentagem, como sendo o aumento de massa do corpo-de-prova com relao sua massa inicial, com a seguinte equao:
a= m m f i m i

x 100

onde: a a absoro de gua, em porcentagem; mf a massa final de cada corpo-de-prova, em gramas; mi a massa inicial de cada corpo-de-prova, em gramas. 7.6 Expresso dos resultados Os resultados de absoro de gua devem ser expressos em porcentagem, arredondados primeira casa decimal mais prxima. A absoro de gua mdia de cada chapa caracterizada pela mdia aritmtica dos resultados das determinaes realizadas nos dois corpos-de-prova retirados para ensaio.

Cpia no autorizada

NBR 14717:2001

8 Absoro superficial de gua 8.1 Campo de aplicao Este ensaio aplica-se apenas s chapas de gesso acartonado resistentes umidade (tipo RU), de acordo com a classificao constante na NBR 14715. 8.2 Aparelhagem 8.2.1 Balana Com resoluo de 0,01 g. 8.2.2 Cmara climatizada Com dimenses suficientes para estocagem dos corpos-de-prova. Capaz de manter a temperatura ambiente no intervalo de (23 2)C e a umidade relativa do ar no intervalo de (50 5)%. 8.2.3 Relgio ou cronmetro Com resoluo de 1 min. 8.2.4 Equipamento Cobb De acordo com a EN 20535, possuindo um cilindro com 25 mm de altura e dimetro interno 112,8 mm 0,2 mm. 8.3 Corpos-de-prova Devem ser obtidos e preparados para o ensaio de acordo com o estabelecido em 3.3. Um dos corpos-de-prova destina-se realizao do ensaio na face da frente da chapa e o outro corpo-de-prova destina-se realizao do ensaio na face do verso da chapa. 8.4 Execuo do ensaio Condicionar o equipamento Cobb temperatura de (23 2)C. O ensaio deve ser realizado imediatamente aps a preparao dos corpos-de-prova. Determinar a massa inicial (mi) dos corpos-de-prova com exatido de 0,01 g e coloc-los no equipamento Cobb com o lado a ser exposto gua virado para cima. Encher o anel do equipamento com gua a (23 2)C, at que a superfcie do corpo-de-prova em ensaio esteja coberta por 25 mm de gua. Deixar o corpo-de-prova por (120 2) min em repouso no equipamento. Retirar a gua do equipamento e determinar a massa final do corpo-de-prova com exatido de 0,01 g. Ao retirar a gua, no deve haver escorrimento sobre o corpo-de-prova. 8.5 Clculo Calcular a absoro superficial de gua, da face da frente e da face do verso do corpo-de-prova, em gramas por metro quadrado, como sendo o aumento de massa do corpo-de-prova em relao sua massa inicial, com a seguinte equao: as = ( mf mi ) x 100 onde: as a absoro superficial de gua, em gramas por metro quadrado; mf a massa final do corpo-de-prova, em gramas; mi a massa inicial do corpo-de-prova, em gramas. 100 a constante para expresso do resultado, em gramas por metro quadrado (g/m 2), sempre que a rea do corpode-prova submetida ao contato com a gua for igual a 100 cm 2 (anel Cobb). 8.6 Expressos dos resultados Os resultados de absoro superficial de gua devem ser expressos em gramas por metro quadrado, tanto para a determinao realizada na face da frente da chapa como para a determinao realizada na face do verso da chapa.

Cpia no autorizada

NBR 14717:2001

x = 400 mm y = 300 mm z = 125 mm

_ +

1,5 mm mm mm

_ + 1,5 _ + 1,5

T
1

y x

y
2

L = Longitudinal T = Transversal

L
y

T
4

T
5

y x

100 mm

z
9 10

rea destinada retirada dos corpos-de-prova


100 mm

Legenda: 1 a 4 - Corpos-de-prova destinados aos ensaios de densidade superficial de massa e de resistncia ruptura na flexo 5 e 6 - Corpos-de-prova destinados aos ensaios de dureza superficial 7 e 8 - Corpos-de-prova destinados aos ensaios de absoro de gua (somente para chapas resistentes umidade - RU) 9 e 10 - Corpos-de-prova destinados aos ensaios de absoro superficial de gua (somente para chapas resistentes umidade - RU)

Figura 1 - Obteno dos corpos-de-prova para obteno dos ensaios

_________________

Anda mungkin juga menyukai