Anda di halaman 1dari 3

ASBC completo (1) A elaborao do ASBC assumiu o compromisso de ser to econmico, ao ponto de que tods as famlias brasileiras possam

ter acesso a ela. Sendo assim buscando um valor de 10% de um aquecedor solar tradicional. Para isso foram considerados alguns aspectos: o sistema hidrulico, meteorologia brasileira, eliminao de processos de industrializao, onde o prprio usurio consiga construir, escolhendo os materiais disponveis ao seu redor e visando o limite qualitativo do produto. (2) Energia Solar O Brasil usufrui de uma excelente irradiao solar que est disponvel praticamente em todos os dias do ano. Esta energia est disponvel a todo brasileiro, por ser uma energia renovvel. Por esses motivos e entre outros ela pode complementar as energias tradicionais, em especial quando estas tem como alvo o aquecimento da gua. A energia mais utilizada nos lares brasileiro a eltrica. Sendo que boa parte dela aplicada no chuveiro eltrico, que corresponde cerca de 7 a 8% do total da energia produzida pela nao. Este consumo equivale a 35% da energia produzida pela Itaipu. O uso de energia eltrica por mais que parca ser importante para o aquecimento, no to vivel, por ser uma energia nobre, podendo ser utilizada em diversas aplicaes. (3) Conceitos Originais O aquecedor solar convencional ainda no to acessvel a toda populao, com tudo essa indstria tenta ao maximo ter essa acessibilidade. Portanto, ainda se procura achar mtodos mais baratos para o aquecimento de gua, entre eles esto, o ASBC. H diferena do sistema de distribuio hidrulica nacionais com os pases de primeiro mundo, que utilizamos caixa dagua.

O ASBC grficos (1) Introduo O avano tecnolgico levou-o ao homem uma necessidade de uma maior demanda de energia eltrica. O Brasil por ser banhado por vrios rios, tem um maior potencial hidroeltrico o que favorece o crescimento econmico. Contudo, ainda temos regies sem acesso a energia eltrica.

(2) Segundo MARTINS (2004) o Brasil dispe de enorme capacidade de aproveitamento da energia solar, pois quase a rea total do pais recebe insolao, mesmo assim, ainda se investe pouco nesta fonte de energia infinita. Como o sol uma fonte inesgotvel e limpa diversas pesquisas tem sido feitas no sentido de aproveitar a energia que dele provm. (3) Segundo WOELZ, 2002, a converso da energia solar em energia trmica para o aquecimento de gua representa um promissor desenvolvimento, uma forma de reduzir o consumo de energia eltrica e proporcionar o conforto onde ela no existe. BASSOS ET AL. (2010) elucida que a grande virtude do aquecimento de gua por energia solar a diminuio do consumo de energia nas residncias no horrio de pico, entre 19 e 21 horas, quando h grande aumento de energia, devido ao hbito das pessoas de tomarem banho com chuveiro eltrico. (4) A implementao do aquecedor solar de baixo custo (ASBC), promove, diversos benefcios, tais como: reduo de emisso de pelas usinas termoeltricas, reduo na necessidade de reas inundadas, reduo na utilizao de energia eltrica em horrio de pico, e por serem feitos por materiais alternativos, seu custo se torna acessvel a toda populao, permitindo uma reduo na conta de energia eltrica e levando um maior conforto a populao que no tem acesso a energia eltrica. Livro Um banho de Sol para o Brasil Dlcio Rodrigues e Roberto Matajs do Instituto Vitae Civilis Editora Vitae Civilis de 2005 site http://br.boell.org/downloads/Banho _de_sol_CEPEL1.pdf 03/05/12 s 11:54 Brasil tem um enorme potencial de aproveitamento da energia solar: praticamente todas as suas regies recebem mais de 2.200 horas de insolao, com um potencial equivalente a 15 trilhes de MWh, correspondentes a 50 mil vezes o consumo nacional de eletricidade. Mesmo assim a infra-estrutura para aquecimento de gua na maioria das residncias brasileiras baseada nos chuveiros eltricos, equipamentos de baixo custo inicial, mas de grande consumo de energia eltrica ao longo de sua vida til, que geram importantes demandas de capital para o setor eltrico, alm de altos custos ambientais e sociais. Os chuveiros eltricos e os aquecedores de acumulao consomem 8% de toda a eletricidade produzida no pas e so responsveis por 18% do pico de demanda do sistema eltrico. Radiao Solar De acordo com (FRAIDENRAICH, 1995; QUEIRZ, 2005; E LION, 2007), a converso da radiao solar direta em energia trmica, passa por dois

estgios, como segue: no primeiro a radiao solar capitada atravs de uma superfcie de captao e refletida para o tubo absorvedor. No segundo a radiao absorvida pelo tubo absorvedor transferida ao fluido e ao ar atmosfrico por conveco e por radiao. Bibliografia FRAIDENRAICH, N., Lyra, F., Energia solar: Fundamentos e Tecnologia de converso heliotrmeltrica e fotovoltaica, Ed. Universitria, Recife, 1995.

Anda mungkin juga menyukai