Anda di halaman 1dari 5

RAMOS DO DIREITO

AUTORA: Sabrina Rodrigues, disponvel em www.jurisway.com.br

Particularidades do Direito Dependendo do enfoque que se queira dar ao Direito, pode-se dizer que ele apresenta algumas classificaes. Quanto abrangncia, pode ser Direito Comum ou Direito Especial. As regras de Direito Comum visam toda a coletividade e envolvem quaisquer relaes jurdicas, como as leis trabalhistas. J as regras de Direito Especial mais centrado, e destinado no toda coletividade, mas to somente a uma parcela do todo, como no caso do menor, que possui no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), as disposies sobre os menores. Outro aspecto seria quanto situao a que se encontra a Ordem Jurdica, o Direito pode ser: Direito Regular ou Direito Singular. O Direito Regular exercido de acordo com seus princpios e regras, no estado normal. J o Direito Singular, ocorre diante de uma situao excepcional, onde o h quebra da estrutura lgica, e dos preceitos fundamentais pelas autoridades competentes. Um exemplo seria os perodos de guerras, e "estado de stio". A dicotomia: Direito Pblico X Direito Privado A princpio importante ter em mente que o Direito um todo harmnico, com seus princpios e regras fundamentais que estruturam todo o sistema jurdico. Entretanto, para facilitar o estudo, necessrio distinguir algumas categorias. O Direito possui uma classificao muito relevante que o distingue em dois grandes ramos: Direito Pblico e Direito Privado.

H, na doutrina, inmeros debates jurdicos a respeito dessa distino, chegando existir, inclusive, teorias a respeito de tema. Entretanto o objetivo, nesse tpico, no ficar tecendo comentrios sobre essas teorias, mas, passar ao estudo dessa grande classificao, de ordem prtica e didtica e seus desdobramentos. O Direito Pblico, pode ser explicado como um grande ramo de normas que possuem natureza pblica, na qual o Estado atua com seu poder, por ser um tema de relevante carter social e organizacional da sociedade. J o Direito Privado possui outro enfoque, pois visa disciplinar as relaes inter-individuais, e os interesses privados. Dessa forma, pode-se dizer que so ramos do Direito Pblico: o Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro, Penal, Internacional Pblico, Internacional Privado e Processual. E os ramos do Direito Privado so: Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho. importante dizer, nesse momento, que o que se pretende no fornecer conceitos especficos de cada um dos ramos acima citados, mas to somente abordar, de forma bastante genrica, do que tratam cada um desses ramos. Ramos do Direito Pblico Direito Constitucional: as normas de Direito Constitucional so normas internas e estruturais cada Estado. Elas disciplinam as instituies polticas, a estrutura de governo, organizao dos poderes do Estado, limites de funcionamento, a sociedade, e as garantias fundamentais de cada indivduo. Seriam normas que fornecem um modelo para as demais leis que surgirem. So normas que montam toda a estrutura da sociedade e ditam os parmetros econmicos, polticos e sociais. Direito Administrativo: o ramo do Direito Pblico que regulamenta a atividade estatal, com todos os servios pblicos postos disposio da sociedade, em busca do bem comum. Vale dizer que o Direito Administrativo se preocupa com a prestao do servio pblico, a forma e

limites de atuao e ainda disciplina o relacionamento entre entes pblicos e privados, e a relao dos indivduos com a Administrao Pblica. Direito Financeiro: O Estado, para prestar os servios pblicos em prol dos cidados, necessita de recursos, que advm dos tributos (impostos, taxas e contribuies). Assim, seria a preocupao central do Direito Financeiro, o estudo dos princpios e diretrizes que norteiam a forma de aplicao, administrao e gerenciamento desses recursos pblicos para a execuo destes servios, e ainda o planejamento necessrio de forma que a receita e despesa pblica se equilibrem no grande oramento pblico. a inteno do Direito Financeiro que o Estado empregue seus recursos da maneira mais eficiente possvel para a sociedade. Direito Penal: ramo do Direito que disciplina as condutas humanas que podem por em risco a coexistncia dos indivduos na sociedade. O Direito Penal vai regular essas condutas com base na proteo dos princpios relacionados vida, intimidade, propriedade, liberdade, enfim, princpios que devem ser respeitados no convvio social. Dessa forma, o Direito Penal vai descrever as condutas consideradas crimes (condutas mais graves) e contravenes (condutas menos grave) e as respectivas penas cominadas. Vale dizer que o Estado o responsvel pelo direito de punir, e o faz mediante critrios pr- estabelecidos, com o intuito de desestimular os indivduos a transgredirem as normas, e, tambm, de readaptar o indivduo ao convvio social. Direito Internacional Pblico: o ramo do Direito voltado a disciplinar as relaes entre os vrios Estados, possuindo princpios e diretrizes, que visam uma interao pacfica entre os Estados, tanto na esfera poltica, econmica, social e cultural. Vale dizer que so criados organismos internacionais, tais como a ONU (Organizao das Naes Unidas) e a OMC (Organizao Mundial do Comrcio), para auxiliar na descoberta de interesses comuns, e de que forma interao dos Estados vai se dar. Os instrumentos dos acordos entre os Estados so denominados tratados.

Direito Internacional Privado: ramo destinado a regular a situao do estrangeiro no territrio nacional, pois como o estrangeiro est em local diverso de seu pas, haveria um conflito de leis a serem aplicadas no caso concreto: a lei estrangeira, ou do local onde o indivduo se encontra? Assim, a base do Direito Internacional Privado seria regular essas relaes e estabelecer diretrizes e normas, dirigidas s autoridades para a resoluo inerente a esses conflitos. Direito processual: para definir o objeto de estudo desse ramo do Direito, primeiramente, importante dizer que o Estado que detm o poder de aplicar o Direito, estabelecendo a ordem, aplicando as penalidades, e solucionando os conflitos entre as partes, por meio de um processo judicial. Dessa forma, o ramo em questo visa disciplinar de que forma isso vai se dar, estabelecendo princpios e regras a serem previamente obedecidas, tanto pelo Estado, quanto pelas partes na disputa judicial. Assim a funo do Direito processual organizar a forma de como o Estado vai prestar esse poder-dever de julgar, e como as partes devem agir no embate judicial. Ramos do Direito Privado Direito Civil: ramo do Direito Privado por excelncia, pois visa regular as relaes dos indivduos, estabelecendo direitos e impondo obrigaes. O Direito Civil atua em toda a vida do indivduo, pois disciplina todos os campos de interesses individuais. O Cdigo Civil, ou seja, reunio de todas as leis de Direito Civil, estruturado em duas grandes partes: geral, que contm normas de carter abrangente, que servem a qualquer rea do Direito Civil e parte especial, que trata dos assuntos especficos. Na parte Geral encontram-se os livros que contm os temas relativos s pessoas, aos bens e aos fatos jurdicos. J a parte especial os livros so: obrigaes, Direito de Empresa, Direito das Coisas, Direito de Famlia, Direito das Sucesses e um livro complementar das disposies finais e transitrias. Assim verifica-se que o Direito Civil abrange todas as rea do relacionamento humano, que sero objeto de estudo durante todo o Curso de Direito.

Direito do Trabalho: um ramo que se destina a disciplinar as relaes de trabalho, estabelecendo princpios e regras, de forma a evitar a explorao pelo do trabalho, e conceder direitos e obrigaes recprocos tanto aos que prestam os servios, quanto para queles cujo o servio se destina. H discusso entre os juristas se o Direito do Trabalho seria um ramo do Direito Pblico ou Privado. Por muito tempo, vrios autores entenderam se tratar de um ramo do Direito Pblico, pois apesar de suas normas disciplinarem relaes privadas, a vontade das partes ficaria limitada s regras pr- estabelecidas pelo Estado. Contudo com o passar do tempo entenderam se tratar de ramo do Direito Privado, pois predomina o interesse particular, em detrimento da natureza das regras pblicas. H autores que atentam, ainda, para uma classificao mista, pois o Direito do Trabalho teria uma esfera pblica, e outra privada.

Anda mungkin juga menyukai