Anda di halaman 1dari 12

Algumas consideraes sobre a Teoria da Impreviso

Pablo Stolze Gagliano


Pgina 1 de 2

aA

1. O CONTRATO E A SOCIEDADE CONTEMPORNEA


O Professor Arnoldo Wald adverte que poucos institutos sobreviveram por tanto tempo e se desenvolveram sob formas to diversas quanto o contrato, adaptando-se a sociedades com estruturas e escalas de valores distintas, desde a Antigidade, passando pela Idade Mdia, e chegando at as sociedades neocapitalistas de nossos dias(1). De fato, erigiu-se este instituto filho dileto da autonomia privada - como o mais importante instrumento de circulao de riquezas, verdadeira mola propulsora do incipiente capitalismo do sculo XIX . Tendo o seu ncleo na manifestao livre de vontades, reflexo da autonomia privada, pretendeu-se anunciar o fim do contrato, aps o advento do comunismo e o surgimento do Estado Social. Engano. Mesmo nos regimes socialistas mais severos, a vontade individual embora sufocada nunca deixou de existir e o contrato no perdeu a sua utilidade, passando, sem dvida, por uma importante reestruturao. Alis, como bem asseverou o decano dos civilistas brasileiros, Professor Caio Mrio da Silva Pereira, "o mundo moderno o mundo do contrato. E a vida moderna o tambm, e em to alta escala que, se se fizesse abstrao por um momento do fenmeno contratual na civilizao do nosso tempo, a conseqncia seria a estagnao da vida social. O homo aeconomicus estancaria as suas atividades. o contrato que proporciona a subsistncia de toda a gente. Sem ele, a vida individual regrediria, a atividade do homem limitar-se-ia aos momentos primrios"(2). O contrato, mais importante espcie de negcio jurdico, acompanha o homem durante toda a vida, devendo-se ressaltar que a complexa teia de relaes formada a partir da sua celebrao, nem sempre exige formalidades extrnsecas para a sua validade. Ao pagar a passagem e sentar-se no

nibus que o levar ao trabalho, por exemplo, o passageiro celebra um contrato de transporte, com todas as obrigaes e direitos da decorrentes, sem que haja a necessidade de se documentar o ato em instrumento prprio(3).

Textos relacionados
Alguns cuidados na elaborao e na utilizao de procuraes Constitucionalizao do Direito Civil e seus efeitos na responsabilidade civil Defeitos do negcio jurdico: da leso e do estado de perigo Compra de imveis nos Estados Unidos: sonho ou pesadelo? A responsabilidade patrimonial do scio-gerente na execuo fiscal de crditos tributrios e notributrios

Com o passar do tempo, na medida em que as relaes socioeconmicas e de consumo tornaram-se mais complexas, surgiram as limitaes liberdade de contratar. Consentini, citado pelo Professor Darcy Bessone, afirmava que "quem estuda as consequncias ltimas do direito contratual, tal como sancionado nos Cdigos Civis de todas as naes, verifica que, normalmente, ele permite ao patro reduzir misria o operrio; ao proprietrio expuls-lo, com a sua famlia, mesmo quando no encontre nenhum asilo; ao negociante ou ao usurrio explor-lo, sem que a lei o ampare".(4) E isso tudo ocorreu porque o Direito Contratual, tal como concebido pelos juristas influenciados pelas idias individualistas do sc. XIX, estaria assentado no princpio da igualdade das partes contratantes, ignorando que tal isonomia apenas aparente. Sobretudo aps as duas grandes guerras, tais desigualdades tornaram-se cada vez mais ntidas, e os Estados passaram a intervir no mbito da autonomia privada para tentar reequilibrar os pratos da balana negocial, caracterizando o processo denominado pela doutrina civilista de dirigismo contratual. Nesse contexto, desponta o contrato de adeso nomenclatura consagrada em 1901 por Raymond Saleilles(5) - como resultado das alteraes experimentadas pela poltica e economia do mundo, tornando ainda mais vulnervel a posio do contratante hipossuficiente. To comum nos dias que correm, seria inconcebvel no sculo XVIII imaginar-se uma figura contratual em que todo o contedo do negcio fosse ditado apenas por uma das partes, ou que demandasse, para a sua validade, a anuncia dos rgos governamentais. o resultado do progresso humano.

Por fora desta mudana de rumos, sob a influncia de idias solidaristas e em face da hipertrofia do Estado, as legislaes foram levadas ao dirigismo contratual para proteger o economicamente fraco. Tal ingerncia estatal, traduzida por normas de ordem pblica condicionadoras do direito de contratar, foi fruto da necessidade de se impor limite aos organismos empresariais economicamente fortes, cuja situao na relao contratual, por si s, desequilibraria a balana de interesses, em detrimento da outra parte contratante. Com efeito, enquanto absoluta a idia do liberalismo puro, tinha-se como dogma a "igualdade" dos contratantes, ligado umbilicalmente "liberdade de contratar". Acontece que a experincia dos regimes liberais nascidos da Revoluo Francesa acabou por impor o reconhecimento da irrealidade de tais dogmas, sobretudo pela notria diferena social e econmica entre os contratantes, que levava, muitas vezes, o mais forte em uma verdadeira fagocitose jurdica a querer engolir o mais fraco. Nesse diapaso, foroso reconhecer que o dirigismo contratual da segunda metade do sculo XX, alteraria profundamente a feio do Direito das Obrigaes, mudando, at mesmo, o eixo interpretativo do contrato, que passaria a ser, no mais o instrumento de opresso do mais forte, mas sim, dentro da concepo de BETTI, uma simples oportunidade para a manifestao de vontade das partes contratantes. Alis, o Professor lvaro Villaa Azevedo, um dos maiores civilistas brasileiros na atualidade, profetizou que "de futuro, certamente, no plano internacional, dever existir um sistema jurdico de ordem pblica, para que se cobam, abuso nas contrataes, preservando-se, assim, principalmente, a prpria dignidade dos povos em desenvolvimento. "(6) Tal fenmeno, todavia, no poderia significar, como pretenderam alguns, a aniquilao da vontade individual, da autonomia privada, a decadncia do prprio contrato(7). A respeito do tema, emocionantes so as palavras do magistral civilista belga Henry de Page: "semelhante sistema seria pura utopia. S se conceberia isto num sistema autoritrio integral, onde o intervencionismo estatal seria tudo, e o indivduo, nada. V-se, facilmente, que aqueles que a pretexto de evitar a explorao dos fracos pelos fortes, sonham com tal sistema, se constituiriam, em definitivo, em coveiros da liberdade. Observe-se, outrossim, que a partir do momento em que toda a atividade contratual seja irremediavelmente submetida a um tipo nico e rgido de justia legal, toda vida econmica, todo prmio ao esforo, capacidade, habilidade, correm o risco de desaparecer".(8) Toda essa mudana na disciplina normativa do contrato do individualismo absoluto ao dirigismo contratual acabou por relativizar a sua fora obrigatria.

Por longo tempo, entendeu-se que os pactos eram informados pelo inatacvel princpio da obrigatoriedade (pacta sunt servanda), de forma que deviam ser cumpridos sempre, sob pena de execuo patrimonial. Ou seja, por decorrer da livre manifestao de vontades das partes contratantes, que se presumiam iguais, o contrato fazia lei entre elas, tornado-se obrigatrio e intangvel. O Direito Contemporneo, todavia, diante de toda evoluo no regime jurdico do contrato, cuidou de relativizar a obrigatoriedade contratual, permitindo a reviso do contedo do negcio, ou at mesmo a resoluo da avena, em virtude de transformaes imprevisveis que onerassem sobremaneira a situao jurdica de um dos contratantes. A esse respeito, profticas so as palavras do culto Arnoldo Wald: "num mundo em que nada mais absoluto, o contrato, para subsistir, aderiu ao relativismo, que se tornou condio de sua sobrevivncia no tempo, em virtude da incerteza generalizada, da globalizao da economia, e da impreviso institucionalizada"(9). Assim, temperando o princpio da obrigatoriedade, em um primeiro momento a jurisprudncia cuidou de revivescer a antiga clusula rebus sic stantibus do Direito Cannico, segunda a qual nos contratos comutativos de longo prazo, a execuo devia ser feita sob o pressuposto de terem as condies externas permanecido imutveis. Tal recurso antiga clusula tornou-se imperioso, sobretudo aps os estragos causados pela Primeira Grande Guerra Mundial(10). A partir do ressurgimento desta clusula medieval, o processo evolutivo, principalmente alimentado pela doutrina e jurisprudncia francesas, desenvolveu a chamada teoria da impreviso(11), pondo por terra o carter absoluto do princpio do pacta sunt servanda.

2. A TEORIA DA IMPREVISO
A Lei 48 do Cdigo de Hammurabi, grafado em pedra 2.700 anos antes de nossa era, j trazia latente to importante teoria: "se algum tem um dbito a juros, e uma tempestade devasta o campo ou destri a colheita, ou por falta de gua no cresce o trigo no campo, ele no dever nesse ano dar trigo ao credor, dever modificar sua tbua de contrato e no pagar juros por esse ano."(12) O Direito Romano no cuidou de sistematizar regras que conferissem ao pretor um poder de reviso do contrato.

Na Idade Mdia, sob o influxo do Direito Cannico, consagrou-se a clusula rebus sic stantibus, segundo a qual, por imperativo de equidade, a subsistncia de uma relao contratual estaria na dependncia de persistirem as circunstncias existentes no momento da concluso do contrato. Em fins do sculo XVIII, com a ascenso do individualismo liberal, a clusula entra em franca decadncia, no merecendo, inclusive, nenhuma referncia no Cdigo de Napoleo. Aniquilada, a clusula rebus sic stantibus veio a ressurgir em nosso sculo aps a Primeira Grande Guerra Mundial, ao tempo em que a economia europia encontrava-se desequilibrada e vulnervel. Conforme noticiamos acima, as transformaes imprevistas e imprevisveis ditadas pela Guerra foram de tal ordem que, a manterem-se rigidamente os contratos comutativos de trato sucessivo ou de execuo continuada, sem qualquer reviso, chegar-se-ia a intolerveis situaes, de enorme e injusto enriquecimento de um dos contratantes custa da runa total, ou quase total, do outro. Nesse contexto, surge a primeira lei francesa de reviso dos contratos: a Lei Failliot de 21 de maio de 1918. Com nova roupagem jurdica, a clusula rebus sic stantibus desponta sob a denominao de teoria da impreviso consistente no reconhecimento de que a ocorrncia de acontecimentos novos, imprevisveis pelas partes e a elas no-imputveis, refletindo sobre a economia ou na execuo do contrato, autorizam sua reviso, para ajust-lo s circunstncias supervenientes. A esse respeito, preleciona o culto Professor Miguel Maria de Serpa Lopes: "a impreviso consiste, assim, no desequilbrio das prestaes sucessivas ou diferidas, em conseqncia de acontecimentos ulteriores formao do contrato, independentemente da vontade das partes, de tal forma extraordinrios e anormais que impossvel se tornava prev-los razovel e antecedentemente. So acontecimentos supervenientes que alteram profundamente a economia do contrato, por tal forma perturbando o seu equilbrio, como inicialmente estava fixado, que se torna certo que as partes jamais contratariam se pudessem ter podido antes antever esses fatos. Se, em tais circunstncias, o contrato fosse mantido, redundaria num enriquecimento anormal, em benefcio do credor, determinando um empobrecimento da mesma natureza, em relao ao devedor. Consequentemente, a impreviso tende a alterar ou excluir a fora obrigatria dos contratos."(13) Tomemos uma hiptese recente de aplicao desta teoria. H pouco tempo, noticiou-se uma grave crise financeira, marcada pela fuga expressiva de investimentos estrangeiros em nosso pas, o que acarretou a alta explosiva da taxa do dlar. Muitos contratos para a aquisio de bens mveis durveis (automveis, por exemplo), utilizavam indexadores atrelados variao do dlar, para a atualizao das parcelas devidas pelo consumidor. Ora, em funo da alta imprevisvel do dlar, uma vez que a majorao operou-se de forma desarrazoada, muitos consumidores invocaram a teoria da impreviso para obter a reviso judicial do

contrato, com o escopo de se reequilibrar o eixo obrigacional da avena, evitando-se o indevido enriquecimento do credor. E para que no haja dvidas quanto aplicao de to importante teoria, cumpre, neste ponto, invocar a autorizada lio do Professor Arnoldo Medeiros da Fonseca, um dos juristas que melhor tratou da matria entre ns, e que cuidou de sistematizar os pressupostos da teoria da impreviso: A) a alterao radical no ambiente objetivo existente ao tempo da formao do contrato, decorrente de circunstncias imprevistas e imprevisveis; B) onerosidade excessiva para o devedor e no compensada por outras vantagens auferidas anteriormente, ou ainda esperveis, diante dos termos do ajuste; C) enriquecimento inesperado e injusto para o credor, como conseqncia direta da supervenincia imprevista(14). Quanto aos efeitos da teoria da impreviso, Zaki(15) anota que nem sempre a resoluo do contrato a melhor soluo, uma vez que, em sendo possvel e razovel, poder o juiz revisar os termos da avena, adaptando-a novas condies fticas. Alis, preferimos colocar como regra a possibilidade de reviso, com vistas a se tentar manter o vnculo contratual firmado entre as partes, luz do princpio da conservao do contrato. Alis, o nosso Projeto de Cdigo Civil, cuidando do tema com alguns temperamentos, em sua Parte Especial, Livro I, Ttulo V, Captulo II, Seo IV, intitulada "Da onerosidade excessiva", acaba por consagrar normas que autorizaro, em caso de supervenincia de acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, a resoluo, e, em algumas hipteses, at mesmo a reviso do contrato(16). Fixadas tais premissas, duas importantes advertncias devem ser feitas. A teoria da impreviso no aboliu simplesmente o princpio da fora obrigatria dos contratos, nem permitiu que se pretendesse a resoluo ou reviso judicial do negcio, simplesmente porque a execuo ficou mais onerosa, dentro da previsibilidade natural inserta na lea de todo o contrato. Ou seja, no se admite a aplicao da teoria simplesmente porque a parte fez um mau negcio (risco previsto). Outro erro muito comum consiste em confundir-se a teoria da impreviso com as hipteses de caso fortuito ou fora maior(17). A teoria revisionista pressupe a supervenincia de fato imprevisto que dificulta excessivamente a prestao de uma das partes, impondo, como regra, a reviso das clusulas contratuais; ao passo que o caso fortuito e a fora maior ocasionam a impossibilidade absoluta no cumprimento da avena, determinando a extino do contrato, a teor do art. 1058 do CC.

3. A TEORIA DA IMPREVISO E O DIREITO CIVIL BRASILEIRO


O Cdigo Civil Brasileiro no consagrou, de modo expresso e em captulo prprio, a teoria da impreviso como regra geral de reviso dos contratos, embora haja consignado, segundo a doutrina, em alguns dispositivos esparsos, aplicaes particulares da teoria (ex.: no Direito de Famlia: a alterao da situao econmica do alimentante e do alimentando autoriza a reviso da penso alimentar art. 401, CC; no Direito Obrigacional, ao credor assiste o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado no contrato: III - se cessarem, ou se tornarem insuficientes as garantias do dbito, fidejussrias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a refor-las art. 954, CC). Nessa linha, saliente-se a importncia da jurisprudncia e da legislao especial, que, reforando a tendncia de se impedir a escravido contratual decorrente do absolutismo do pacta sunt servanda, consagram amplamente a teoria da impreviso, a qual, com alguns matizes novos, passa a ser tratada em alguns diplomas como teoria da onerosidade excessiva. A Lei do Inquilinato um bom reflexo desta tendncia da legislao especial(18), quando, em seu art. 19, em caso de no haver acordo, aps trs anos de vigncia do contrato, admite a reviso judicial do aluguel, para ajust-lo ao preo de mercado. No Direito Pblico, a consagrao da teoria da impreviso amplamente admitida pela doutrina, no que tange aos contratos administrativos, com vistas preservao do equilbrio contratual (art. 65, II, d, da Lei n 8666/93). Ao embalo desse argumentos, constata-se a ntida tendncia de se consagrar legislativamente a teoria da impreviso, a fim de que esta importante construo jurdica no se assente apenas em leis esparsas ou seja apenas produto do trabalho jurisprudencial, mas sim, instituto consagrado no prprio corpo do Cdigo Civil, aplicvel s relaes civis em geral.

4. O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E A REVISO CONTRATUAL


O Cdigo de Defesa do Consumidor consagra a possibilidade de modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas (art. 6, V, do CDC). Frise-se, em linha de princpio, que respeitvel corrente doutrinria no reconhece a perfeita adequao desta norma aos pressupostos gerais da teoria da impreviso, uma vez que no faz referncia imprevisibilidade do acontecimento.

O fato , todavia, que a denominada teoria da onerosidade excessiva, consagrada na Lei n 8078/90, admite a reviso contratual em termos menos rgidos do que os da teoria da impreviso, talvez em ateno hipossuficincia do consumidor(19). Seguindo a linha de pensamento do brilhante Nelson Nery Jr., verdade que no sistema do Cdigo de Defesa do Consumidor, o princpio da obrigatoriedade do contrato (pacta sunt servanda) no atinge de modo integral o consumidor, nem o prprio fornecedor. O primeiro, por fora do art. 6, V, do CDC, que consagra a possibilidade de reviso do contrato; o segundo, por fora do art. 51, 2, do CDC, que permite a resoluo no a reviso do contrato, quando, da nulidade de uma clusula, apesar dos esforos de integrao do contrato, decorrer nus excessivo para qualquer das partes(20). A esse respeito, o Professor Joo Batista de Almeida, 1 Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Poltica e Defesa do Consumidor, conclui: "Pela sistemtica do Cdigo de Defesa do Consumidor, busca-se garantir a conservao do contrato, de tal sorte que, expurgado das clusulas abusivas, tenha condies de sobreviver e ser cumprido pelas partes, j que restabelecido o equilbrio contratual. Caso no seja possvel restabelecer-se esse equilbrio, apesar dos esforos de integrao, pois que o nus excessivo ter que ser suportado por uma das partes, nessa hiptese permite o Cdigo de Defesa do Consumidor a resoluo do contrato (art. 51, 2)"(21). Assim, no sendo possvel a composio da lide e nem o caso de nulidade incontornvel, poder o juiz, por fora do poder revisionista que lhe conferido, em defesa do direito do consumidor (art. 6, V), prolatar sentena constitutiva para rever o eixo obrigacional do contrato, alterando a base normativa da avena.

5. CONCLUSO

O direito atual prioriza o justo equilbrio entre as partes de um negcio jurdico, ressaltando, assim, a funo social do contrato. Para tanto, no se imagina mais absoluta a igualdade entre os contratantes, como pretendiam os cultores do individualismo voluntarista do sculo XIX. Sobre o tema, anotem-se as percucientes palavras do Mestre Alvino Lima: "O princpio da igualdade, to nobremente alado como dogma fundamental da concepo individualista, assegurando uma igualdade formal, criou o abismo mais profundo entre os homens, porque se esqueceu de que a igualdade legal no corrige as desigualdades sociais e econmicas reveladas na vida. Destruiu-se, ante o egosmo humano, que encontrou, na prpria lei, o amparo para a explorao do mais fraco social e economicamente. A liberdade contratual tornou-se, na realidade social, a liberdade da ditadura do que socialmente poderoso, e a escravido do que socialmente fraco."(22) Sob a tica do Direito Civil Constitucional, o fato que, diante do disposto na Carta Magna de 1988 em especial nos arts. 1, 170, e 5, XXXV , no mais se pode conceber um contrato em que impere o desequilbrio, a ausncia de boa f e equidade, a vantagem exagerada de um dos contraentes e o prejuzo acentuado do outro, mesmo nas relaes firmadas entre particulares que continuam a ser reguladas pelo Cdigo Civil Brasileiro(23). Humaniza-se a idia do contrato, que seria uma simples oportunidade para que as partes manifestassem as suas vontades (BETTI), e no um instrumento de opresso econmica. Nesse contexto, como vimos, a teoria da impreviso, reforada pela esperada aprovao do Projeto do Cdigo Civil, caracteriza-se por ser um dos instrumentos de socializao do contrato, na medida em que, por imperativo de equidade, permite o restabelecimento do equilbrio negocial injustamente violado por fora de um acontecimento imprevisvel.

NOTAS
1 WALD, Arnoldo. O contrato: passado, presente e futuro - Revista da Associao dos Magistrados Brasileiros. Ano IV, nmero 08. Rio de Janeiro, 1 semestre de 2000.

Textos relacionados
Alguns cuidados na elaborao e na utilizao de procuraes Constitucionalizao do Direito Civil e seus efeitos na responsabilidade civil Defeitos do negcio jurdico: da leso e do estado de perigo Compra de imveis nos Estados Unidos: sonho ou pesadelo?

A responsabilidade patrimonial do scio-gerente na execuo fiscal de crditos tributrios e notributrios

2 PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil, vol. III. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. 3 Outra no a lio do Mestre Darcy Bessone que preleciona: "o formalismo, extremamente rigoroso em direito romano, deixou-se substituir, progressivamente, pela consensualidade, que logo conduziu ao princpio da liberdade da forma nas convenes, segundo o qual a validade das declaraes de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir art. 82. " (BESSONE, Darcy. Do Contrato Teoria Geral. 4.ed. So Paulo: Saraiva). 4 BESSONE, Darcy. Ob. cit, pg. 33. 5 SALEILLES, Raymond. De la dclaration de volont. Paris: Librairie Gnrale de Droit et de Jurisprudence. 6 AZEVEDO, lvaro Villaa de. Princpios Gerais de Direito Contratual, 1997, p. 100, cit. por FACHIN, Luiz Edson. Teoria Crtica do Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. 7 Nesse sentido, o pensamento de MORIN, DUGUIT, SAVATIER, JOSSERAND, RIPERT, dentre outros. 8 Cit. por JR. THEODORO, Humberto. O Contrato e Seus Princpios. Rio de Janeiro: 1993. 9 WALD, Arnoldo. Art. citado. 10 J em 1918, surgiria a primeira Lei Francesa de reviso dos contratos a Lei Failliot, seguindo-selhe, inclusive aps a Segunda Grande Guerra, numerosos outros diplomas legais de emergncia no mesmo sentido.(BRUNO, Vnia da Cunha. A Teoria da Impreviso e o Atual Direito Privado Internacional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1994). digno de registro ainda que, na Itlia, antes da Lei Failliot, apontada como o marco legislativo da teoria da impreviso, em 1915, um decreto j havia equiparado fora maior a circunstncia que tornasse excessivamente onerosa a obrigao assumida antes da mobilizao geral decorrente da guerra (BESSONE, Darcy, ob. cit.). 11 Com fundamento na clusula rebus sic stantibus, no decorrer deste sculo vrias teorias desenvolveram-se, a despeito de a doutrina haver consagrado a teoria da impreviso, como o "remate do processo evolutivo" (BESSONE). Citem-se as seguintes teorias: da "pressuposio", de Windscheid; da "vontade marginal", de Osti; da "base do negcio jurdico", de Oertmann; da "vontade eficaz", de Kaufmann; do "erro", de Giovne; da "situao extraordinria", de Bruzin; da "diligncia", de Hartmann; do "estado de necessidade", de Lehmann e Coviello e do "equilbrio das prestaes", de Giorgi e Lenel (cf. SIDOU, J.M. Othon. Resoluo Judicial dos Contratos - Clusula Rebus Sic

Stantibus e Contratos de Adeso No Direito Vigente e no Projeto do Cdigo Civil. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000). 12 Cf. SIDOU, J.M. Othon, cit. por Vnia da Cunha Bruno. 13 SERPA LOPES, Miguel Maria de. Curso de Direito Civil, Vol. III. 5. 6d. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2001. 14 FONSECA, Arnoldo Medeiros da. Caso Fortuito e Teoria da Impreviso. 2.ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943. 15 ZAKI. Limprvision en droit anglais, cit. por BESSONE, ob. cit. 16 No Projeto do Cdigo Civil, segundo o Relatrio Final do Deputado Ricardo Fiza: "Art. 478. Nos contratos de execuo continuada ou diferida, se a prestao de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra em virtude acontecimentos extraordinrios e imprevisveis, poder o devedor pedir a resoluo do contrato. Pargrafo nico. Os efeitos da sentena que decretar a resoluo do contrato retroagiro data da citao. Art. 479. A resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar eqitativamente as condies do contrato. Art. 480. Se no contrato, as obrigaes couberem a apenas uma das partes, poder ela pleitear que a sua prestao seja reduzida, ou alterado o modo de execut-la, a fim de evitar a onerosidade excessiva." 17 Uma das mais tormentosas tarefas do estudioso do Direito Civil fixar a diferena entre caso fortuito e fora maior. A doutrina no se entende, propendendo a considerar fora maior o fato inevitvel que independe da vontade do homem (um terremoto), e caso fortuito aquele imprevisvel, decorrente da atuao humana (uma greve). Nesse ponto, preferimos a posio acertada do estimado Professor Silvio de Salvo Venosa, que, interpretando o Cdigo Civil, pontifica: "caso fortuito e fora maior so situaes invencveis, que refogem s foras humanas, ou s foras do devedor, impedindo e impossibilitando o cumprimento da obrigao." (VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil Teoria Geral das Obrigaes e Teoria Geral dos Contratos, Vol. 2.So Paulo: Atlas, 2001). 18 Sobre a crise da codificao e a importncia das leis especiais no Direito Civil, formadoras de verdadeiros microssistemas jurdicos, consulte-se TEPEDINO, Gustavo. Problemas de Direito Civil Constitucional. Introduo: Cdigo Civil, os chamados microssistemas e a Constituio: premissas para uma reforma legislativa. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. 19 A respeito do carter protetivo do Cdigo de Defesa do Consumidor, conclui a Professora Aline Arquette Leite Novais: "Portanto, atravs da edio do Cdigo de Defesa do Consumidor, o Estado garante o respeito ao princpio da tutela do contratante dbil, como forma de promover a realizao da igualdade material." (Os Novos Paradigmas da Teoria Contratual: O Princpio da Boa F Objetiva e o Princpio da Tutela do Hipossuficiente, in Problemas de Direito Civil Constitucional, ob. cit.)

20 JUNIOR NERY, Nlson e outros. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 5. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1998. 21 ALMEIDA, Joo Batista de. Revista do Direito do Consumidor, n 33., Jan./Mar. de 2000, Ed. RT. 22 LIMA, Alvino, art. publicado, Revista Forense, Vol. 80;19, cit. por LOPES, Miguel Maria de Serpa, ob. cit. 23 CAMARGO VIANA, Rui Geraldo de, ANDRADE NERY, Rosa Maria de. Temas Atuais de Direito Civil na Constituio Federal. So Paulo: RT, 2000.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/2206/algumas-consideracoes-sobre-a-teoria-daimprevisao/2#ixzz1t3YSkg5L

Anda mungkin juga menyukai