Anda di halaman 1dari 4

Breve introduo ao Sistema Oramentrio O Oramento Pblico uma das maiores conquistas e avanos da democracia.

. Com seu advento e com o amadurecimento do regime democrtico, temos a possibilidade cada vez maior de controlar, fiscalizar e at (!?) decidir sobre o destino do dinheiro pblico. Sua origem remonta aos tempos do Brasil Imprio, quando a Constituio de 1824 tornou obrigatria a elaborao formal de oramento por parte das instituies imperiais. Durante sua longa trajetria, a elaborao do oramento j foi de responsabilidade nica do Congresso Nacional, nica do Executivo, at chegar forma do tipo misto, ou seja: o Executivo elabora o Projeto de Lei de oramento e o encaminha para discusso e votao nas Casas Legislativas. Com a notcia da realizao, pela Secretaria de Participao e Parceria, de Audincias Pblicas Regionais para ouvir a sociedade na formulao do Oramento de 2006 e do Plano Plurianual-2006/2009, no cumprimento de dispositivo legal, decidimos redigir um pequeno guia explicativo do sistema oramentrio no Brasil e, especificamente, um resumo da Lei de Diretrizes Oramentrias que foi publicada em 29 de junho de 2005. Dessa forma, pretendemos colaborar para que esses encontros sejam mais ricos em seus debates e para que a populao saiba cada vez mais como atuar na gerncia daquilo que lhe diz respeito por essncia: o bem pblico. O que Oramento? Oramento Pblico um instrumento de execuo de planos de governos, uma baliza para a atuao governamental em um determinado perodo de tempo. Atravs dele o governante planeja e administra suas aes e seus planos previstos. Praticamente todos os servios ditos de interesse local, como coleta de lixo, pavimentao, iluminao pblica, obras de saneamento etc., alm daqueles financiados pela Unio ou pelo Estado, esto inseridos no oramento municipal, da a importncia de acompanharmos e fiscalizarmos a elaborao do Sistema Oramentrio municipal em todos os seus passos. O Sistema Oramentrio atual A Constituio de 1988 estabeleceu um Sistema Oramentrio, formado pela edio de um Plano Plurianual, Diretrizes Oramentrias e Oramento Anual -- atos interligados com o objetivo de criar um processo de planejamento oramentrio de longo, mdio e curto prazos. Vamos explicar melhor cada um deles:
Plano Plurianual de Aes-PPA: Procura ordenar as aes do governo (federal, estadual e municipal) que levem ao cumprimento das metas fixadas para um perodo de quatro anos. Seus elementos essenciais so o planejamento estratgico, compreendendo a avaliao da situao atual e perspectivas para desenvolver aes futuras e continuadas, e os programas, definindo as aes que propiciaro o alcance dos objetivos de governo;

Lei das Diretrizes Oramentrias - LDO: Os objetivos fundamentais da LDO so (art. 165, 2, Constituio Federal): orientar a elaborao da lei oramentria anual, bem como sua execuo; dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias oficiais de fomento (bancos oficiais); alm disso, so passveis de incluso na LDO matrias como os limites oramentrios do Poder Legislativo, normas de concesso de vantagens ou aumento de remunerao, criao de cargos ou alteraes de

estrutura de carreiras e a admisso de pessoal.


Lei do Oramento Anual - LOA: O Oramento Anual compreende o oramento referente aos Poderes do Estado, seus fundos, rgos e entidades da Administrao direita e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimentos das empresas em que o Estado detenha maioria do capital social com direito a voto, inclusive o oramento da seguridade social, e abrangendo todas as suas entidades. Ou seja, o Estado tem a responsabilidade de antecipadamente demonstrar aos cidados a maneira que ir distribuir toda a receita dos cofres pblicos, definindo quais instituies sero contempladas e qual quantidade de dinheiro ser destinado para cada uma delas, devendo sempre estar compatvel com o PPA e com a LDO vigentes.

A Lei de Diretrizes Oramentrias-LDO A LDO foi introduzida pela Constituio de 1988, em seu artigo 165 e seguintes, tornando-se agora, com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000), que determinou a previso de vrias outras situaes na LDO, pea obrigatria da gesto fiscal dos poderes pblicos federal, estaduais e municipais. De acordo com a constituio, a LDO deve, no mnimo, identificar os seguintes itens: Estabelecer metas e prioridades da administrao, incluindo as despesas de capital previstas para o exerccio seguinte (art. 165, 2, CF); Estabelecer critrios para elaborao da lei oramentria anual, explicando onde sero feitos os maiores investimentos, o valor que caber ao Legislativo, o percentual para abertura de crditos suplementares e outras informaes prvias sobre o futuro do Oramento (art. 165, 2, CF); Estabelecer as alteraes programadas na legislao tributria, informando quais as medidas que pretende aplicas na poltica de tributos (art. 165, 2, CF); Estabelecer os critrios que pretende implantar na poltica de Pessoal, na lei de cargos e salrios, no ordenamento salarial, na reestruturao de carreiras, etc (art. 169, 1, II da CF) . Importante A Lei de Diretrizes Oramentrias do Municpio de So Paulo-Resumo Segue abaixo resumo da LDO do Muncipio de So Paulo, elaborada para facilitar o entendimento da lei. Os links para anlise integral do texto e das demais legislaes citadas esto disponveis ao final do texto: LDO-So Paulo-Lei n. 14.036 de 29 de junho de 2006 (resumo) Captulo I - Das Disposies Preliminares A LDO a lei que estabelece as diretrizes para a elaborao do oramento do municpio. Ela estabelece quais sero os demonstrativos de receita e de despesas, quais devero ser as mudanas nos tributos e como ser a previdncia dos servidores. Captulo II - Das Diretrizes Gerais Para a Elaborao da Proposta Oramentria Aqui se diz que o oramento deve assegurar os princpios de justia social (diminuir

desigualdades e combater a excluso), controle social (todo cidado pode acompanhar e participar da elaborao) e transparncia (todos os meios disponveis, inclusive eletrnicos, devem ser utilizados para a divulgao). Para assegurar ao cidado acesso elaborao sero realizadas audincias pblicas. Foram vetadas, na LDO, as assemblias de cidados interessados na participao da elaborao do oramento. [Essa prefeitura interrompeu o Oramento Participativo]. So orientaes gerais para a elaborao da proposta para 2006: Participao Popular Responsabilidade fiscal Desenvolvimento econmico e social, visando reduo das desigualdades Eficincia e qualidade na prestao de servios pblicos Acesso e oportunidades iguais para toda a sociedade Preservao do meio ambiente, patrimnio histrico e manifestaes culturais Foram vetados diversos pontos contendo diretrizes especficas nas mais variadas reas da gesto municipal (Educao, Sade, Assistncia Social, etc). O oramento da Cmara ser igual ao de 2005, apenas corrigido pelo IPCA. A Lei Oramentria no iniciar novos projetos se no puder atender aos projetos j em andamento. Haver dotaes para cada rgo a fim de implantar e operar sistemas de informao e comunicao. A Lei pode conter dotaes para PPPs e consrcios pblicos. A Lei prev a extino da TRSD (Taxa do Lixo) e iseno da Taxa de Iluminao para os contribuintes que no se beneficiem desse servio. A publicidade s poder ser feita para investimentos pblicos e servios efetivamente realizados. Captulo III - Da Estrutura e Organizao do Oramento Da Lei Oramentria devero constar diversos demonstrativos de Receita, Despesa, Atribuio de cada rgo e Dvida Pblica. Das despesas dos rgos da administrao devero constar: programas de trabalho e suas despesas relativas, classificadas por projetos e atividades. Captulo IV - Das Alteraes na Legislao Tributria O Executivo poder enviar Cmara projetos de alterao na legislao tributria municipal, caso sejam necessrias novas receitas, mudanas estruturais na arrecadao etc.

Tanto o Executivo quanto o Legislativo podero apresentar projetos de incentivos fiscais para investimentos no centro da cidade e para proteo do meio ambiente. Captulo V - Das Diretetrizes Relativas s Despesas de Pessoal e Encargos O Executivo poder enviar projetos de Lei que visem: ao aumento de salrios, concesso ou absoro de vantagens, criao ou extino de cargos, criao-extino-alterao de carreiras, contratao e incentivos demisso voluntria. Captulo VI - Das Diretrizes Gerais Relativas Execuo Oramentria O Municpio pode transferir recursos para instituies privadas sem fins lucrativos, desde que constantes da Lei Oramentria. Despesas consideradas irrelevantes (que dispensam licitao e exigem apenas comprovao com nota fiscal) -- at R$ 8.000,00 para aquisio de bens e servios; at R$ 15.000,00 para obras pblicas e servios de engenharia. Se a receita no comportar as metas de resultado primrio ou nominal, dentro do bimestre, ser promovida limitao de empenho e movimentao financeira nos 30 dias subseqentes. Captulo VII - Das Disposies Gerais Recursos para Educao e Sade podem ser realocados entre rgos responsveis pela execuo. Se a lei Oramentria no for votada at o ltimo dia de 2005, o oramento de 2005 vai se repetindo at o limite mensal de 1/12 de cada programa. Referncias e sites para pesquisa:

A fonte de referncia do texto foi o site: http://www.consultormunicipal.adv.br/; A Constiuio Federal pode ser encontrada no site: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm; A Lei de Responsabilidade Fiscal no site: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm. A Lei de Diretrizes Oramentrias do Municpio de So Paulo pode ser acessada pelo site: http://www.leismunicipais.com.br, lei n. 14.036 de 2005.

Anda mungkin juga menyukai