Anda di halaman 1dari 45

ULTRASOM ULTRASOM

Tcnica de manuteno preditiva com receptor ULTRA-SNICO Ensaio no destrutivos

Rio de Janeiro 2009

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos

AGRADECIMENTO
Aos amigos que contriburam para realizao deste trabalho. Narciso Sebastio Cunha Supervisor de Eltrica LTQ 2/CSN Ricardo Acraine de Oliveira Engenheiro de Manuteno Preditiva INFRARED

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos

Prefcio

Este trabalho representa um guia bsico para estudos e treinamento de pessoal em Ensaio por Ultrasom na rea eltrica e mecnica, contendo assuntos voltados para as aplicaes mais comuns e importantes deste mtodo de ensaio no destrutivo. Trata-se, portanto de um material didtico de interesse e consulta, para os profissionais e estudantes que se iniciam ou estejam envolvidos com a manuteno preditiva e utilizao deste mtodo de ensaio.

Autor: Sidei Leal Rosa Tcnico de manuteno Preditiva

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos

SUMRIO 123456789Tipos de manuteno. Freqncias Audveis e Inaudveis Como surge e se comporta as Freqncias Ultra-Snicas. Msica e Rudo. O que Decibel (dB). Princpios Bsicos. O que Detector Ultra-snico. Tipos de ULTRASOM. Aplicaes em Locais e equipamentos.

10- Quais as causas e efeitos do ULTRASOM na Eltrica. 11- Como identificar e Corrigir o ULTRASOM na Eltrica e Mecnica. 12- Como identificar e Corrigir o ULTRASOM nas Redes de Gs

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 1- Tipo de manutenes
A manuteno nas grandes e pequenas empresas vista como uma atividade organizada pode ser prestada utilizando os conceitos abaixo:
Manuteno Corretiva: aquela que mantm em operao o equipamento ou unidade produtiva, ou seja, preocupa-se com o fato de que os servios sejam prestados no menor prazo possvel a fim de permitir a imediata retomada das operaes, dentro dos nveis de qualidade e segurana exigidos. Manuteno Preventiva: aquela que apia corretiva, atravs de aplicao de metodologia, ou ainda, a responsvel pela interveno que poder interromper ou no a produo de uma maneira programada. Manuteno Preditiva: conceituada como a que tem a finalidade de acompanhar os parmetros de funcionamento dos equipamentos e prever suas falhas, para interveno no momento adequado. Pode tambm ser considerada como uma evoluo da preventiva, analisada de uma forma global.

MANUTENO PREVENTIVA Como foi definida anteriormente, manuteno preventiva aquela que apia a corretiva atravs da aplicao de metodologia, ou ainda a responsvel pela interveno que poder interromper ou no a produo de uma maneira programada. A correta e eficaz interveno preventiva baseiam-se em planos oriundos em um arquivo tcnico cuja formao iniciou-se durante a fase de projeto. Este arquivo dever ser enriquecido com informaes de montagem e posteriormente das manutenes corretiva e realimentaes. Este tipo de manuteno tambm conhecido como parada para manuteno e baseiase no princpio de que os equipamentos devem ser verificados periodicamente em virtude de desgastes que venham a sofrer aps certo tempo de funcionamento. sabido que um componente defeituoso d origem ao fenmeno de avalanche, ou seja, no momento que um deles apresenta uma irregularidade ou defeito, as conseqncias so levadas a outros componentes que passam a apresentar defeitos iguais ou diferentes, e com isso muitas vezes o equipamento inteiro sofre um processo de degradao rpida. Nessas condies, h necessidade de uma parada para uma reviso, antes de atingir a fase catastrfica; no entanto a parada traz conseqncias de natureza econmica bastante grave, com custos elevados. Com a finalidade de diminuir os custos oriundos do desgaste desigual descrito acima, o departamento de manuteno procura compatibilizar o programa de parada para manuteno geral com as necessidades ou programa de produo, geralmente de difcil conciliao. Normalmente a avaliao da vida til dos componentes tem como referncia s experincias do passado e dado dos fabricantes. Em virtude da incompatibilidade de ajuste com o programa de produo, muitos equipamentos no podem ser revisados em

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos
determinadas pocas, sacrificando componentes que poderiam estar em boas condies caso fosse feita reviso no tempo certo. A recproca tambm existe, e muitas vezes um equipamento revisado antes do mnimo tempo necessrio, a fim de se poder ajustar o programa de produo. Por estes motivos este tipo de manuteno sofre vrias crticas por apresentar resultados muitas vezes discutveis, e, no entanto o procedimento adotado pela maioria dos grandes estabelecimentos instalados no parque industrial brasileiro. Resumidamente podemos estabelecer que com a manuteno preventiva pretende-se: a- Limitar ou atrasar o envelhecimento do equipamento; b- Melhorar o estado do equipamento; c- Atuar antes dos custos de intervenes proibitivos; d- Eliminar ou reduzir ao mnimo os riscos de avaria em equipamentos chave ou de elevado custo de reparao; e- Diminuir os tempos de imobilizaes do equipamento para reparao; f- Normalizar o equipamento e suas peas de reserva; g- Assegurar uma diminuio nos trabalhos; h- Realizar as reparaes nas melhores condies de explorao; i- Programar os trabalhos de conservao; j- Suprimir as causas de acidentes graves, garantindo a confiana no equipamento em servio. Fatores que afetam a rentabilidade da manuteno preventiva a. M concepo ou definio dos trabalhos; b. M preparao de trabalho, falha em tempos ou fases; c. Maus mtodos operacionais que afetam o rendimento e/ou qualidade de execuo; d. Erros no aprovisionamento e/ou gesto de estoques; e. M organizao da manuteno dos tipos preventiva e/ou corretivo; f. M organizao geral; g. Insuficiente oramento; h. Deficientes meios materiais e/ou humanos; i. Erros na sub-contratao; j. Falta de segurana no trabalho; k. A natureza de fabricao na empresa.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos
LIMITES TCNICO-ECONMICOS DA MANUTENO PREVENTIVA: A manuteno preventiva bastante vlida para determinados equipamentos e no to desejvel para outros, mas obrigatria nos que abrangem a segurana do pessoal da empresa. Quando utilizada na justa medida em que impera o bom senso, mais segura e econmica que a interveno aleatria, pelas seguintes razes:

a. Pelo seu custo; b. Pela reduo dos tempos de paradas nas instalaes;
c. Pela escolha criteriosa do momento apropriado de interveno; d. Por dar possibilidade de preparao do trabalho necessrio a uma execuo correta. indispensvel avaliar, por estudo econmico, em que medida eficiente um equipamento suportar os encargos inerentes manuteno preventiva. Quando utilizada em exagero, a manuteno preventiva torna-se tecnicamente mais perniciosa e mais cara do que a manuteno corretiva. Assim podemos fixar alguns limites: a. No gastar mais do que razovel, tendo em conta que a manuteno preventiva deve ser sempre inferior em custos ao preo de aquisio do equipamento em causa; b. Evitar penalizaes devidas ao no funcionamento do equipamento (tempos de imobilizao); c. Permitir a renovao normal do equipamento de produo (reinvestimento) considerando que ao fim de certo tempo (durao de vida) preciso substituir a pea ou equipamento. Analisando o grfico, verificamos que se pode determinar esse tempo em termos econmicos e concluir que para alm de determinada durao de vida de um equipamento, no se justifica a manuteno preventiva. MANUTENO PREDITIVA: conceituada como a que tem a finalidade de acompanhar os parmetros de funcionamento dos equipamentos e prever suas falhas, para interveno no momento adequado, considerada uma evoluo da manuteno preventiva. Este tipo de manuteno, ou seja, intervir no momento adequado a que tende a se estabelecer na atualidade, na maioria das indstrias que possuem departamento de manuteno suficientemente desenvolvido para manter o volume de produo dentro de parmetros econmicos evoludos. A escolha e fixao dos parmetros que determinam as informaes necessrias interveno, assim como os procedimentos e meios tcnicos a serem adotados so quase sempre funo do departamento e demonstra o quanto ele pode estar desenvolvido.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos
O programa de manuteno preditiva deve ser estabelecidas com extrema ateno, havendo necessidades de ter-se a mo informaes corretas sobre o funcionamento dos equipamentos, as condies ambientais que os mesmos trabalham o processo de envelhecimento de cada componente, etc. so ainda importantes saber como a mquina ou equipamento que se pretende manter pode sofrer danos. Com os dados acima em mos, possvel verificar quais os parmetros ou variveis que interessam manuteno preditiva, entre as variveis normalmente utilizadas citamos: a. b. c. d. e. f. g. Espessura do material; Temperatura de operao e de parede; Vibrao do equipamento; Contaminao do lubrificante ou isolante; Ventilao ou aerao; Grau de particulado na entrada ou sada; Trinca por fadiga, etc..

MEDIES DE VIBRAO NVEL DE SOM Uma vibrao pode ser definida como uma oscilao peridica ao redor de um ponto em equilbrio, em termos de manuteno preditiva, a nfase dada s vibraes mecnicas, as quais aparecem em estruturas metlicas e materiais construtivos, empregados em engenharia. O barulho e as vibraes nada mais so que expresses de um mesmo fenmeno, o som nada mais que uma vibrao mecnica no ar e que est dentro da faixa de freqncia e acuidade auditiva. perfeitamente possvel a existncia de vibraes que no so ouvidas ou percebidas, bastando que estejam fora de tais faixas.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 2- Freqncias Audveis e inaudveis
Freqncias audveis, Velocidade e Comprimento de Onda. . As ondas acsticas ou som propriamente dita, so classificados de acordo com suas freqncias e medidos em ciclos por segundo, ou seja, o nmero de ondas que passam por segundo pelos nossos ouvidos. A unidade ciclos por segundos normalmente conhecida por Hertz, abreviatura Hz. Assim sendo se tivermos um som com 280 Hz, significa que por segundo passam 280 ciclos ou ondas por nossos ouvidos. Note que freqncias acima de 20.000 Hz so inaudveis denominadas freqncias ultra-snicas e as abaixo de 20Hz infra-som. No campo de Audibilidade das Vibraes Mecnicas, consideram-se 20 kHz o limite superior audvel e denomina-se a partir desta, freqncia ultra-snica. .

Campo de Audibilidade das Vibraes Mecnicas.

OUVIDO HUMANO

O ouvido consiste em 3 partes bsicas - o ouvido externo, o ouvido mdio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma funo especfica para interpretar o som. O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido mdio. O ouvido mdio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibraes internas da estrutura ssea do ouvido mdio e finalmente transformar estas vibraes em uma onda de compresso ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compresso dentro de um fludo em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao crebro. As trs partes do ouvido podem ser vistas acima.
Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br 9

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 3- Como surge e se comporta as Freqncias Ultra-Snicas.

ULTRASOM
VIBRAES MECANICAS A propagao de um sinal pode aparecer no campo "eltrico" sinais de RF (radio freqncia) ou "mecnico" vibrao do meio. A esta ultima estrutura damos o nome de ULTRASOM em referncia propagao das ondas sonoras (udio ou som). Pode parecer um tanto estranho dizer-se propagao mecnica de um sinal, mas este o processo que realmente ocorre quando aplicamos a um material qualquer "deformao" cclica. ELASTICIDADE Todo material constitudo por tomos e molculas que formam uma estrutura de ligao mais ou menos elsticas entre si. Assim, em repouso, as foras (eletrostticas) que une as molculas do material encontram-se equilibradas. Se por qualquer motivo, este repouso forado mecanicamente (deformao), a tendncia dessas foras internas a de recompor o equilbrio, dai a designao de elasticidade. Quando aplicamos uma deformao cclica (vibrao) ao material, ela se "propaga" viajando em ondas de deformaes percorrendo toda sua extenso. Dizemos que esta propagao se da a uma VELOCIDADE bem especifica, que definida pela elasticidade do material. O AR O ar considerado um meio elstico para propagao mecnica de uma vibrao, a maior prova disto temos quando "ouvimos" um som! O som nada mais do que uma vibrao mecnica que se propaga elasticamente pelo ar, a uma velocidade mdia de 344 metros por segundo a temperatura de 20 graus. Algumas freqncias que podemos "ouvir" encontram na faixa de 20 a 20.000 Hertz (aproximadamente), acima disto nossos ouvidos j no mais percebem estas vibraes, MESMO QUE ELAS EXISTAM, e se propaguem pelo ar. As freqncias superiores a 20.000 Hertz so chamadas de ULTRASOM, e se propagam pelo ar semelhante a uma onda acstica, porm nos no as ouvimos mais! . DAMP No obstante a existncia da propagao mecnica de uma vibrao existe um efeito contrrio que impede ou "limita" esta propagao: o amortecimento ou damp. As molculas (tomos) de um material esto presas umas as outras "elasticamente. A vibrao do ar um processo de expanso e compresso (variao de presso) que se propaga numa direo (percurso), com intensidade decrescente. Considerando os materiais como "ideais, dizemos que a propagao existe unicamente pelo efeito "mola" ou deformao elstica. Porm, em materiais "naturais, sabemos que esta deformao elstica, nunca retoma suas caractersticas inicias, ou seja, existe uma perda, ou "absoro. Assim uma presso inicial na fonte de transmisso "abrandada" com o percurso. A atenuao o decrscimo da intensidade (energia sonora) com a distncia. As freqncias mais altas apresentam maior amortecimento do que as mais baixas! Assim, por exemplo, um sinal de 20.000 Hertz vai chegar mais "longe" do que um sinal de mesma
Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br 10

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos intensidade com freqncia de 40.000 hertz. De forma geral podemos afirmar que o "damp" proporcional ao quadrado da freqncia do sinal. REFLEXO / IMPEDNCIA ACSTICA / CO Assim como temos o conceito de impedncia na eletrnica a propriedade de um componente impedir mais ou menos a passagem de uma corrente eltrica, em acstica tambm definimos a impedncia de um material como sendo a propriedade que ele possui em transmitir uma vibrao acstica com maior ou menor facilidade. A impedncia acstica de um material definida como o produto da densidade pela velocidade acstica dele Z = p.V. Quando dois materiais com impedncias acsticas diferentes so justapostos, a passagem de uma vibrao mecnica (ondas sonoras) pode ser REFLETIDA, assim: ao encontrar uma descontinuidade de impedncia acstica (impedance mismatch) ocorre uma reflexo parcial ou total das ondas vibratrias. Acabamos de definir o C O = um sinal sonoro que se propaga pelo ar, ao atingir um alvo (parede, por exemplo), se reflete e retorna. Para alterar a impedncia acstica de um material podemos, por exemplo, alterar a sua densidade, tornando-o com maior "absoro" ou maior "transmisso. MEDINDO DISTNCIAS Como descrito acima, essas vibraes mecnicas viajam a uma determinada velocidade conhecida (v). Portanto podemos considerar que para percorrer "x" metros, essa onda vai gastar "um determinado tempo" (t). Isto equivale a dizer que se "medirmos" o tempo gasto na "viajem" de um determinado sinal, e conhecendo a sua velocidade de propagao, poderemos calcular o "espao" (S) que ela percorreu!

S = v.t
Na rea de instrumentao industrial e cientifica esta propriedade encontra inmeras aplicaes.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

11

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos
4- Msica e Rudo Quando algum objeto vibra de forma completamente desordenada, dizemos que o som produzido por esta vibrao um RUDO, como por exemplo, o barulho de uma exploso, um trovo. O rudo o resultado da soma de um nmero muito grande de freqncias, de forma que exprimi-lo matematicamente necessrio levar em conta um nmero muito grande de freqncias. A diferena entre os sons musicais e outros quaisquer que nos instrumentos musicais utilizamos apenas algumas dentre as inmeras freqncias possveis, que foram estabelecidas por conveno, constituindo-se nas NOTAS MUSICAIS. Quando um instrumento por alguma razo comea a produzir freqncias diferentes daquelas em que estamos acostumados a ouvir, dizemos que o referido instrumento est DESAFINADO, precisando de um ajuste a fim de retornar a produzir sons na escala convencional. As notas musicais por sua vez podem ser agrupadas de modo a formar um conjunto. Este conjunto recebe o nome de GAMA e um conjunto de gama se constitui numa ESCALA MUSICAL. Cumprem observar que tanto as gamas quanto s escalas musicais podem ser construdas de diversas maneiras, no sendo nica (isto pode ser exemplificado verificandose que a msica oriental usa uma gama de cinco notas musicais ao passo que o mundo ocidental utiliza uma gama de sete). Entre as diversas gamas existentes, a mais popular de todas chamada GAMA NATURAL ou GAMA DE ZARLIN,que utiliza as notas denominadas d,r,mi,f,sol,l si e novamente d.Estes nomes foram atribudos a Guido de Arezzo,que foi um msico italiano que viveu no sculo XI. Naquele tempo, as notas musicais no possuam nomes, fato que leva a uma natural dificuldade aos aprendizes em memorizar o som das notas. Devido a isto, Guido imaginou um processo mnemnico, onde descobriu que certo hino de louvor a So Joo Baptista continha justamente as sete notas fundamentais. Como este hino era muito popular na poca, pois diziam ser muito eficaz contra dor de garganta, Guido fazia seus alunos decorarem este hino para melhorar a execuo das notas. Extraindo as inicia de cada verso, Guido obteve a seqncia UT, R, MI, F, SOL, L, SI, a qual estabelecia a gama. Foi somente seis sculos mais tarde (sculo XVII), que o papa Joo Baptista Doni substituiu a nota UT por D (de DOni). Deste modo, ficamos com:

D R MI F SOL L SI D R MI F SOL L SI D R

PRIMEIRA GAMA

SEGUNDA GAMA

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

12

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 5- O que Decibel (dB)

O que voc precisa saber sobre

O Decibel.
Voc em qualquer momento j se deparou com dBs, dBA, dBV, dBuV, dBm? O decibel no uma unidade de medida como Volt, Ampre ou qualquer outra unidade, mas uma razo entre uma unidade de referncia e o valor medido. O decibel originalmente quantificado pela fora do sinal em termos de sonoridade relativa quando registrada pelo ouvido. Por exemplo, se uma pessoa estima que um sinal seja duas vezes mais alto quando a potncia de transmisso aumentada de 10 Watts para 100 Watts, ela tambm estimar que um sinal de 1000 Watts seja duas vezes mais alto que um sinal de 100 Watts. O ouvido humano tem uma resposta logartmica. Este fato a base para o uso de uma unidade de fora relativa chamada de decibel (descrita como dB). Um decibel um dcimo de Bel, a unidade de som nomeada em homenagem a Alexander Graham Bell.

Uma mudana de um dB na potncia somente detectvel quando h uma mudana na sonoridade abaixo das condies ideais. Os nmeros de decibis correspondentes para uma dada proporo de fora so obtidos por: dB = 10. log10(P2/P1) Note que o decibel baseado em razes de potncia. Propores de tenso ou corrente so dados por: dB = 20. log10(U2/U1) muito conveniente memorizar os valores de decibel para algumas das potncias comuns e voltagens proporcionais. Para mudanas de potncia, uma proporo numrica de 2 3 dB, 4 6 dB, 10 10 dB, 100 20 dB, 1000 30 dB e assim por diante.Quando mudanas de voltagem so consideradas, dobrando a voltagem causa um aumento de 6 dB, uma proporo numrica de 10 20 dB, 100 40 dB e assim por diante. Um pode interpolar entre propores sabidas para atingir um ganho ou perda entre 1 decibel.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

13

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Exemplo: um sinal medido aproximadamente 52 dBs (em modo voltagem), este sinal mdio : 40 dB (=100x) + 6 dB (=2x) + 6 dB (=2x) igual a 400 vezes maior que o sinal de referncia. Invertendo a proporo numrica simplesmente inverta o sinal algbrico do valor em decibel. Por exemplo, um ganho de voltagem de 10 corresponde a 20 dB, enquanto um ganho de 1/10 (que uma perda de 10) corresponde a 20 dB. O decibel uma unidade relativa: Quando utilizamos dBs para especificar voltagem absoluta, corrente ou nvel de fora, um nvel de referncia deve quantificar o valor do decibel. Por exemplo, em uma discusso de intensidade de som um nvel de referncia de 1 dB corresponde a uma fora do campo acstico de 10-16 W/cm (um humano normal comea em 600 Hz). Um rugido de leo a 20 ps tem uma intensidade de som de 90 dB, e o incio da dor ocorre em 130 dB. Assim o ouvido / crebro humano tem um curso dinmico de 130 dB, ou uma proporo de 10 trilhes para um. Em uma estao de rdio, a potncia muitas vezes traduzida em dBW (decibis referenciados para 1 Watt) ou em dBm (decibis referenciados para 1 miliwatt). Em antenas, tcnicos especificam dBs com respeito a alguns elementos de referncia como em radiadores isotrpicos ou um bi-polo. As unidades de medio so o dBi (ganho acima do isotrpico) e dBd (ganho acima de meia onda do bi-polo). Em anlise de espectro (imagem), rudos, falsos sinais e distoro de resultados podem ser referenciados para o canal (se h um), dBc. Um sintetizador fixo de mdia freqncia tem especificao de uma fase de rudo de 40 dBc, 100 Hz removidos do canal. As pessoas especificam a acstica do som em dBA. Voltagens so dadas muitas vezes em valores de decibis com respeito a 1 Volt (dBV) ou a 1 V (dBV). Alguns transdutores especificam um dB como a proporo de voltagem gerada em um sensor de pino acima de 1 V (micro Volt). O termo tcnico exato para o dBV (decibel / micro Volt ou 0 dB = 1V).

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

14

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos
6- Princpios Bsicos do Mtodo Introduo: Sons/rudos extremamente graves ou agudos podem passar despercebidos pelo aparelho auditivo humano, no por deficincia deste, mas por caracterizarem vibraes com freqncias muito baixas, at 20HZ (infra-som) ou com freqncias muito altas acima de 20 kHz (ultra-som), ambas inaudveis. Como sabemos, os sons (msica) produzidos em um ambiente quaisquer, refletem-se ou reverberam nas paredes, podendo ainda ser transmitidos a outros ambientes. Fenmenos como este apesar de simples e serem freqentes em nossas vidas cotidianas constitui os fundamentos do ensaio com detector ultra-snico. Assim como uma onda sonora reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibrao ou onda ultra-snica ao percorrer um meio elstico (ex: AR), parte dela refletir da mesma forma atenuando rapidamente sendo outra parte ser absorvida e transmitida por diante com menor intensidade. Atravs de aparelhos especiais (Detector Ultra-Snico), identificamos as transmisses e reflexes provenientes da fonte geradora Ultra-Snica.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

15

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 7- O que Detector ultra-snico. O que na verdade um detector ultra-snico?
O objetivo primrio de um dispositivo de audio ultra-snica converter sons de alta freqncia inaudveis (ultra-sons) em sons audveis correspondentes que mantm a mesma qualidade representativa que o som original. Como a intensidade e o tom do ultra-som no mudam, a resposta audvel em proporo direta. Voc pode testemunhar este som proporcional pela frico de sua mo no outro lado de uma superfcie de um objeto que seu instrumento estiver inspecionando. Neste exemplo voc pode ouvir a variao de sons audveis produzidos pela sua mo e tambm ultra-sons convertidos pelo seu instrumento para sons audveis representativos. Voc notar que a qualidade e a natureza dos sons que voc ouvir e os ultra-sons reproduzidos pelo detector ultra-snico so muito similares. Em outras palavras, todos os moldes ultra-snicos so exatamente convertidos para sons audveis representativos. Por que 40 kHz? Muitos sons ocorrem alm de uma ampla faixa de freqncias, ambas abaixo e acima da faixa da audio humana, que geralmente correspondida para ser de 20 a 20.000 Hz,conforme mencionado anteriormente.De qualquer modo, quase todos os sons de atrito, descargas eltricas, e vazamento de fluidos pressurizado (lquidos ou gases) tem pico de produo prximo faixa de 40 KHZ. As freqncias na faixa do ultra-som so muito direcionais e tambm atenuadas muito rapidamente.

Exemplo de ULTRASOM em cabo de alta tenso.

Cabo Alta Tenso

Aparelho Detector Ultra-Snico

DEFEITO

Sinal Analgico

Transdutor do ULTRASOM Freqncias 40 KHz

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

16

Ensaios no destrutivos 8-Tipos de ULTRASOM

DETECTOR ULTRA-SNICO

Ultrasom para deteco de descontinuidade Ultrasom para limpezas de dutos Ultrasom na medicina (Ultra-sonografia 2D e 3D) Ultrasom em redes eltricas e equipamentos mecnicos (Audio) Ultrasom por imageamento em equipamentos mecnicos e redes eltricas (cmera) 9-Aplicaes em Locais e equipamentos Eltrica / Indstria.
Por que o Ultra-som uma boa tcnica de medio em ambientes industriais? Quando utiliza o equipamento ultrasom como ferramenta de manuteno preditiva em planta industrial, descobre que os rudos de fundo (lixadeira, mquina de solda, etc.), so normalmente muito abaixo em relao aos sinais de ultra-som que detectado, tais como efeito descargas eltricas, pontos de vazamentos e rolamentos mal lubrificados, ficam muito evidentes. Em operao, o ultrasom tem um excelente sinal para rudos proporcionais. Neste meio o equipamento pode rejeitar um alto nvel de rudos de fundo focando na faixa de freqncia desejada de sons. Um tpico ambiente industrial pode conter nveis de rudo de fundo em excesso, de 100 dB de rudo numa faixa audvel que estamos ouvindo, somente 15 dB, de rudo esto em torno de 40 kHz. Por causa do alto nvel de rudos de fundo em ambientes industriais profundamente necessrio que os fones de ouvido sejam utilizados para minimizar os efeitos dos rudos de fundo na audio. Os fones de ouvido so capazes de bloquear um alto valor em dB de rudos de fundo quando corretamente utilizados. Ondas de sons de baixa freqncia (audveis) tendem a percorrer grandes distncias, refletindo em paredes, equipamentos, etc., antes de atenuar completamente. Essas reflexes se adicionam aos rudos de fundo numa faixa audvel. Pelo contrrio, o ultra-som normalmente atenuado completamente antes deste sempre ter uma chance para refletir. Esta rpida atenuao tende a manter nveis de fundo de ultra-som baixo mesmo nos piores ambientes. Por causa do baixo nvel de fundo de rudos ultra-snicos em ambientes industriais possvel aumentar a amplitude de pequenos sinais produzidos por vazamentos e rolamentos na faixa ultra-snica para apresentar informaes teis. A natureza altamente direcional do ultra-som tambm nos permite identificar problemas em reas especficas, precisas e rapidamente. A figura abaixo ilustra o que pode ser um ambiente industrial:

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

17

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Quando voc aplica os mtodos de deteco ultra-snica, voc est geralmente olhando para frices (atritos) ou vazamentos. Essas so as duas categorias bsicas de aplicao para deteco ultra-snica. De qualquer modo, dentro do escopo de deteco ultra-snica h centenas de aplicaes que voc comear a descobrir todos os dias. Locais/equipamentos 9.1 Ptio de Alta Tenso No ptio de alta tenso todos os equipamentos como as buchas dos disjuntores, buchas dos transformadores de potncia, transformadores de corrente, chaves desligadoras seca, isoladores, terminaes dos cabos de potncia e compartimentos de controle dos transformadores (OLTC).

Na conexo de entrada do transformador de corrente

Na conexo do para-raio do transformador

9.2 Subestaes de mdia tenso Transformadores de potncia, disjuntores de potncia, chave desligadora seca, isoladores e compartimento de controle dos disjuntores (cubculo).

No corpo do isolador da seccionadora

Na conexo de entrada de alimentao do transformador

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

18

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 9.3 Subestaes de baixa tenso Casa de comando de motores (CCM). Gavetas: Contactores (ncleo mvel e contatos).

9.4 Quadro de Distribuio de fora Contactores (ncleo mvel e contatos). Eltrica / Edifcio 9.5 Subestaes de mdia tenso Painis de controle dos Geradores, Transformadores de potncia, disjuntores de potncia, chave desligadora seca, isoladores e compartimento de controle dos disjuntores (cubculo). 9.6 Subestaes de baixa tenso Casa de comando de motores (CCM). Gavetas: Contactores (ncleo mvel e contatos).

9.7 Quadro de Distribuio de fora Contactores (ncleo mvel e contatos).

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

19

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 9.8- Equipamentos e Redes Pressurizadas / Indstria e Edifcio Descrio tcnica Vazamentos (conhecido tambm como Perda de fludo) de ar comprimido e ou gs nocivo criam rudos que tem ambos componentes, um audvel e um ultra-snico. O componente audvel no til para deteco de vazamento devido a sua propriedade no-direcional e os rudos ambientes da planta industrial que podem exceder a 130 decibis. No entanto, o componente ultra-snico de vazamento muito til para deteco de vazamento por causa da propriedade direcional e a habilidade do detector ultra-snico para filtrar os rudos ambientes da planta industrial. Vazamentos de ar comprimido representam a maioria das incidncias de perda em uma planta industrial. Eles so invisveis a inodoros e criam um som de assovio familiar que no pode ser ouvido alm do rudo ambiente da planta. Deste modo tecnologia adequada para localizar vazamento associado filosofia da manuteno preventiva tem sido utilizao da tecnologia Ultrasom simplifica a deteco de vazamento at em ambientes industriais ruidosos, e podem tornar a sala de compressores com falha em centro de lucro durante a sua operao. Definio de fludo Um fludo uma substancia que se deformam continuamente quando submetida a uma tenso de cisalhamento, no importando o qual pequena possa ser esta tenso. Uma fora de cisalhamento a componente tangencial da fora que age sobre a rea. Tenso de cisalhamento num ponto o valor limite da relao entre a fora de cisalhamento e a rea quando a rea tende a um ponto. Redes Hidrulicas Controle de fluxo em vlvulas e purgadores, entrada e sada de fludo de bombas, lubrificao dos mancais de motores, comportamento do lubrificante/refrigerante dentro da caixa redutora e passagens de lubrificantes por mangotes e ou mangueiras, de fcil identificao quando utilizada a tcnica de ultrasom.
Rede de AR comprimido

Fone de ouvido
Perda de Fludos DETECTOR Ultra-Snico

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

20

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Locais onde foi aplicado o ULTRASOM e encontradas anormalidades Sistema de Gs Alto Forno Gasmetro

Rede de gs do Gasmetro

Dentro do Gasmetro

Selo do Gasmetro analisado

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

21

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Sistema Alto Forno

Juntas de Expanso

Flanges

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

22

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 10- Quais as causas e efeitos do ULTRASOM na Eltrica 10.1 Na Eltrica 10.1.1 Alta / Mdia Tenso Manuteno preventiva mal planejada e realizada de forma inadequada causa diversos fatores e reaes indesejveis para os equipamentos e baixa estima a todas as pessoas envolvidas no mesmo processo. Contaminaes na parte externa e interna dos equipamentos em alta e mdia tenso quando no limpos ou limpos de forma incorreta podem criar ambientes favorveis para aparecer pequenas descargas eltricas (movimentos de tomos e molculas) originando gases que somado ao aumento de tenso pode adquirir diversos efeitos nocivos como: Envelhecimento precoce do equipamento com a quebra da parte ionizada e parada do equipamento com falha total. Esses eventos so evitados com a manuteno preditiva e preventiva em conjunto realizada corretamente. Alguns desses efeitos nocivos seguem descritos. O EFEITO CORONA E AS DESCARGAS ELTRICAS NOS GASES Em geral o comportamento dos diferentes gases o mesmo. Os gases so constitudos de tomos e molculas e, sob o ponto de vista eltrico e em condies normais, so isolantes, ou seja, no conduzem eletricidade. . Para que exista uma passagem de corrente eltrica atravs de um gs, necessrio ioniz-lo. Basicamente podemos citar os seguintes mecanismos que tornam um gs condutor: IONIZAO POR CHOQUE ELETRNICO Ocorre principalmente nos campos eltricos elevados (Altas tenses), nos quais ons ou eltrons possuem energia cintica suficiente para produzir a ionizao. Estas partculas so aceleradas pelo intenso campo eltrico que colidem contra os tomos. So formados assim os Arcos Voltaicos. IONIZAO TRMICA Produz-se pelo aumento de energia cintica quando a sustncia (substncia) aquecida.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

23

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos FOTOIONIZAO Originam-se quando os tomos ou molculas absorvem quantias de energia eletromagntica suficiente para ioniz-los. A intensidade da ionizao medida pelo nmero de pares de partculas carregadas com sinal contrrio que aparecem na unidade de volume do gs em uma unidade de tempo. DESCRIO DO PROCESSO DE IONIZAO Inicialmente sob tenses baixas, os gases no so condutores, porm, sempre existem ons presentes. Aumentando a tenso entre dois eletrodos, o campo eltrico resultante entre os mesmos tambm aumenta de intensidade produzindo a movimentao dos ons entre os eletrodos. . A velocidade deste deslocamento depende principalmente da presso do gs e da intensidade do campo eltrico. Desta forma cada vez maior a quantidade de ons que na unidade de tempo conseguem chegar at os eletrodos, ou seja, a corrente eltrica que circula pelo gs vai aumentando sua intensidade. A partir de determinado momento, todos os ons produzidos pelo agente ionizador (o campo eltrico), chegam at os eletrodos e ento, embora a tenso possa ser aumentada, a corrente eltrica que circula pelo gs no aumentar seu valor, isto , temos saturado o gs. Dito valor chamado de intensidade de saturao. Quanto menor seja a densidade do gs, menores sero as intensidades de campo eltrico necessrio para atingir tal saturao. Para aumentar a intensidade da corrente eltrica alm do valor de saturao se faz agora necessrio elevar consideravelmente a tenso entre os eletrodos. Feito isto, a intensidade da corrente eltrica novamente vai aumentar. Nestas condies aparece ionizao por choque eletrnico e, neste momento, a recombinao dos tomos e molculas ionizados que voltam ao seu nvel energtico base, produz a emisso de radiaes eletromagnticas (luz), tornando o gs luminoso. A partir desta situao, um aumento do valor da tenso entre eletrodos produz o chamado efeito de avalanche, ou seja, um eltron qualquer produz um on e um novo eltron, o qual novamente . reinicia o processo. TIPOS DE DESCARGAS Em condies normais de presso (um atmosfera), podemos distinguir os seguintes tipos de descargas eltricas: 1. DESCARGA 2. DESCARGA 3. DESCARGA 4. DESCARGA SILENCIOSA OU EFLVIOS RADIANTE OU PENACHO POR FASCAS POR ARCO.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

24

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 1. DESCARGA SILENCIOSA OU EFLUVIOS Tal como seu nome indica, ela no produz nenhum tipo de barulho ou luminescncia. A regio ionizada fica carregada eletricamente e o eletrodo repele os ons do mesmo sinal eltrico, produzindo assim o chamado Vento Eltrico. Ocorre nas regies onde o campo eltrico toma valores elevados. A corrente de descarga existe, porm sua intensidade muito pequena. No entanto, se a superfcie do eletrodo apresenta pequenos raios de curvatura, o campo eltrico deixa de ser uniforme e a densidade superficial de carga aumenta consideravelmente assim como a intensidade do campo eltrico. Nestes lugares a ionizao se intensifica, tornando o vento eltrico mais intenso. . Se a ionizao for ainda maior, o gs comea a se iluminar, e nos pontos onde o raio de curvatura muito pequeno aparece uma luminosidade. Este o Efeito Corona. A zona do gs adjacente superfcie iluminada chamada de Camada do Efeito Corona, o restante da regio de descarga denomina-se Regio da Corrente Negra. No caso da corona se manifestar no eletrodo catdico, corna se chama Corona Catdica ou Corona Negativa; nela os ons positivos so arrancados do ctodo os eltrons que originam a ionizao volumtrica do gs. No caso da corona que se produzir no eletrodo andico, denomina-se Corona Andica ou Corona Positiva, os eltrons surgem junto ao nodo pela foto ionizao do gs devido radiao emitida pela camada do efeito corona. . 2. DESCARGA RADIANTE OU DE PENACHO Se aumentarmos a tenso dos eletrodos, a corona toma a forma de um penacho luminescente, em forma de feixes radiais intermitentes. . 3. DESCARGA POR FASCAS Aumentando ainda mais a tenso entre os eletrodos, se produz uma ionizao sbita considervel no gs, devido criao de canais de conduo da descarga. Nestes canais de ionizao, a corrente eltrica encontra uma resistncia muito menor passagem da mesma que nos casos anteriores. Desta forma a intensidade da corrente de descarga nestes canais bem elevada. A repentina conduo de corrente nestes canais produz o afastamento sbito do gs gerando assim uma onda de choque, a qual percebida pelo observador pelo rudo caracterstico que as fascas produzem. O processo tambm gera uma luminosidade aprecivel no canal de descarga, o qual perfurado atravs do gs pelo fluxo de partculas carregadas, porm, a trilha percorrida altamente instvel devido aos mltiplos choques das partculas que constantemente mudam de posio, produzindo assim um canal sinuoso de forma arborescente. A passagem da fasca produz a um potencial eltrico denominado Potencial Disruptivo. No ar, quando a intensidade do campo eltrico atinge valores de 30 kilovolt por centmetro, sob presso normal e com eletrodos de 20 mm de dimetro, a fasca de descarga produzida.
Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br 25

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos A presso do gs e a forma dos eletrodos influem notavelmente nos valores do potencial disruptivo, este o denominado Efeito das Pontas, resultando na diminuio dos valores do potencial disruptivo. Para certa distncia entre eletrodos, com o gs a 1 atm, a tenso sob a qual se produzem os efeitos corona e de fasca, so diferentes, sendo o primeiro maior que o segundo. Porm, tenso de ruptura, o potencial disruptivo muito mais sensvel diminuio da distncia entre os eletrodos que a tenso para o efeito corona. Desta forma possvel encontrar uma distncia crtica tal que para um afastamento entre os eletrodos menores que a distncia crtica, j no mais possvel existncia do efeito corona e somente se produz descarga por fascas. . 4. DESCARGA POR ARCO No arco voltaico, a intensidade da corrente eltrica muita elevada, porm, a tenso entre os eletrodos pequena. A temperatura do gs muito alta e os eletrodos se aquecem consideravelmente. No arco, as partculas so aceleradas a grandes velocidades de maneira que atingem os eletrodos com violncia, produzindo deformaes fsicas nos mesmos e gerando novos eltrons por emisso terminica. O gs pode atingir no canal de descarga temperaturas da ordem dos 5000 graus centgrados. Os fenmenos abaixo, no so identificados com detector Ultra-snico de freqncia audvel, mas pode ser identificado pela cmara Ultrasom O EFEITO CORONA E AS DESCARGAS ELTRICAS NOS GASES IONIZAO POR CHOQUE ELETRNICO IONIZAO TRMICA FOTOIONIZAO DESCARGA SILENCIOSA OU EFLVIOS Estes efeitos tm como conseqncia evoluo do quadro mudando de um ponto estvel para o crtico conforme descrito acima e nos tpicos abaixo. Os fenmenos abaixo so identificados com detector Ultra-snico de freqncia audvel e pode ser tambm identificado pela cmara Ultrasom DESCARGA RADIANTE OU PENACHO DESCARGA POR FASCAS DESCARGA POR ARCO . Estes efeitos tm como conseqncia evoluo do quadro anterior (efeito corona, ionizao por choque eletrnico, ionizao trmica, fotoionizao e descargas silenciosas) seguindo para a falha total do equipamento.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

26

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 11. Como identificar e Corrigir o ULTRASOM na Eltrica. 11.1 Alta / Mdia Tenso Para inspecionar equipamentos eltricos em ptio de alta e Mdia tenso necessrio visualizar os pontos a serem inspecionados sem obstculos com distncias seguras. Posicionar bem durante a inspeo para encontra ou no o ponto com rudo ultrasnico fundamental para a anlise e eficcia da inspeo e correo do ponto. A inspeo visual muito importante para a manuteno preditiva, em ptio de alta e Mdia tenso, fica um pouco prejudicado devido a distncias das redes energisadas, porem, deve inspecionar com cautela as partes mecnicas das chaves desligadoras seca, disjuntores, conectores e cabos de potncia, sendo possvel encontrar porcas e arruelas frouxas gerando rudos ultra-snicos (rudos prprio) que diferente de arcos eltricos etc. No ptio de Alta e Mdia tenso com detector ultra-snico preparado para realizar leituras a mdia distncia deve direcionar o sensor do ultrasom para os pontos a serem inspecionados (ex: corpo e terminaes de cabos de potncia, isoladores dos barramentos,conectores , conexes etc), atravs do fone de ouvido quando identificado anormalidade o tcnico dever escutar um chiado seguido de exploso, nesta situao o tcnico posiciona-se em ngulos de 30 graus do ponto exato identificado (sedo o mais preciso), e deve-se deslocar de um ponto ao outro e registrar o ndice mais alto encontrado, os isoladores de loua normalmente desprende o esmalte quando tem a presena do rudo ultra-snico, principalmente quando so descargas eltricas. O ambiente favorvel para encontrar o rudo ultra-snico em cabines primaria, quando o equipamento (isoladores, barramentos, TP, TC e terminaes dos cabos de potncia) encontra-se com alto ndice de contaminao de poeira cida ou ferrosa e outros produtos txicos etc., somado a uma umidade relativa do ar alta, acima de 75%. As poeiras nos Isoladores criam caminhos ou trilhas que conduzem a corrente eltrica que segue em direo ao potencial terra. Em barramentos de tenso de 13,8 kV quando contaminados, os isoladores, separadores, tulipas cabos de potncia, tendem a ter diferena de potencial entre eles. Detectado a anormalidade com ndice acima de 30dB, em ambientes escurecidos podem ser observados a olho nu seus efeitos como as descargas por fasca nos locais de anormalidades. Em cabos de potncia, apresentam sempre nos pontos onde sofrem mais desgastes no corpo ou como nas terminaes, emendas e cone de alvio sendo os locais mais comuns de encontrar, os cabos em regime de trabalho contnuo com terminaes e ou emendas de fitas isolantes tendem a perder a umidade ficando seca com o passar do tempo, perdendo suas funes e desenvolvendo ambiente favorvel para encontrar o rudo ultra-snico e falha total do equipamento.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

27

DETECTOR ULTRA-SNICO

Ensaios no destrutivos Inspeo com detector ultra-snico em cabos de potncia

Para inspecionar cabos eltricos de potncias em ptio e ou cabines primrias de alta, Mdia e Baixa tenso localizado em bandejas ou no necessrio visualizar todos os pontos a serem inspecionados sem obstculos com distncias seguras. Posicionar bem para realizar a inspeo em toda circunferncia do cabo, ou no mximo possvel durante a inspeo com o objetivo de encontra ou no o ponto com rudo ultra-snico, faz necessrio para a anlise e eficcia da inspeo. A inspeo visual fundamental para o diagnstico preciso da inspeo, encontrando ou no ultrasom, quando encontrado,no local o cabo apresenta uma colorao diferente tendendo a branca com a parte fsica em desgaste o que facilita e direciona a correo da anormalidade em tempo hbil. Por que a inspeo visual muito importante? Durante a inspeo o tcnico tem a oportunidade de observar as caractersticas fsicas do cabo, comparando os aspectos construtivos ao longo do percurso do cabo, avaliando desgastes provenientes ao atrito de substncia qumica depositada em uma parte do cabo e ou uma diminuio do isolante adquirida por atrito durante a passagem do cabo quando instalado em bandejas. Para que a inspeo visual e ultrasom no cabo tenha o resultado eficaz, devemos entender com a estrutura do cabo inspecionado. Tipos isolantes dos cabos de potncia mais normalmente usados Isolante XLPE 10KV a 35KV (XLPE Polietileno Reticulado)
Fio de cobre nu ou alumnio, tmpera mole, encordoamento classe 2. Isolao Capa externa composta termoplstica base de PVC (Cloreto de Polivinila na cor preta) anti-chama, permitindo uma temperatura mxima de operao no condutor de 90C em servio contnuo, 130C em sobrecarga a 250C em curto circuito com durao neste regime no deve ultrapassar 5s. . . A cobertura de Cloreto de Polivinila (PVC), alm de excelente resistncia abraso e baixo coeficiente de atrito, possui caractersticas de no propagao e auto-extino da chama, constatada pelo ensaio de resistncia chama, pela NBR 6244.

PVC

Polietileno Reticulado

Isolante EPR 0,6KV a 1KV (EPR Borracha Sinttica de Etileno Propileno)


Etileno Propileno

Fio de cobre nu ou alumnio, tmpera mole, encordoamento classe 2. Isolao Composto termoplstico base de PVC (Cloreto de Polivinila na cor preta) antichama, permitindo uma temperatura mxima de operao no condutor de 70C em servio contnuo, 100C em sobrecarga a 160C em curto circuito. A cobertura de Cloreto de Polivinila (PVC), alm de excelente resistncia abraso e baixo coeficiente de atrito, possui caractersticas de no propagao e auto-extino da chama, constatada pelo ensaio de resistncia chama, pela NBR 6244.
PVC

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

28

Ensaios no destrutivos O que podemos fazer para diminuir os efeitos dos rudos ultra-snicos nos equipamentos Alta / Mdia Tenso Quando encontrado rudo ultra-snico em equipamento no ptio de alta e mdia tenso deve-se ter o cuidado de como recomendar a interveno apropriada para o equipamento, necessidade de correo da anormalidade conforme a experincia tcnica da manuteno da empresa, visando os seguintes itens: Quem ira realizar a correo da anormalidade (empresa terceira ou no). Experincia profissional do executante, principalmente em segurana. Capacidade da empresa em desligar o circuito por completo. Regime de trabalho do equipamento com anormalidade. De posse dos dados acima o tcnico ter condies melhores para recomendar as correes mais apropriadas respeitando a segurana. Isoladores, buchas dos transformadores, disjuntores, TCs e TPs que trabalham em ambientes aberto, tende a ter rudo ultra-snico quando contaminados por poeira condutiva e chuva cida, a recomendao neste caso fazer limpeza do corpo do equipamento com pano seco retirar toda impureza para manter e conservar as caractersticas isolantes, quando danificado (trinca ou quebrado) fazer correo ou substituio o mais breve possvel. Uma vez encontrado o rudo ultra-snico, a recomendao para o tempo de correo e a imediata, no podendo estender para tempo maior. Porque no devemos determinar um maior tempo para correo? Existem variveis que devem ser consideradas antes de determinar a data final para correo, mesmo que o tcnico tenha em mo todas as variveis necessrias (classe de isolao do equipamento, pico de tenso atual e dos prximos dias ou horas e quanto tempo existe o rudo ultra-snico), com o resultado do clculo das variveis na mo, este tempo ainda no poder ser definido pois ter que saber quanto tempo e qual a capacidade do isolante presente possa suportar o regime de trabalho nas condies ambiente, umidade relativa do AR e temperatura. (Obs: por segurana da empresa e equipamento fazer correo o mais breve possvel o ideal).

DETECTOR ULTRA-SNICO

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

29

Ensaios no destrutivos Fotos de equipamentos de mdia tenso com ULTRASOM

DETECTOR ULTRA-SNICO

Isoladores da chave seccionadora de 25kV

38dBV

Cabos linha area de 25kV 36dBV

Cabos alimentao do banco de capacitor de 13,8kV, que estava energizado com o valor de ultrasom de 41dBV

Cabos alimentao do BCO de 13,8kV com o valor de ultrasom de 38dBV


Valor encontrado dois ms e meio antes do acontecido

Ultrasom nos cabos de 13,8kV para o TC 41dBV Estes cabos esto dentro do cubculo

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

30

Ensaios no destrutivos Como identificar e Corrigir o ULTRASOM na Eltrica. 11.2 Baixa Tenso Em tenses de 110/220/440vac normalmente no se encontram o efeito corona, porm a tcnica de deteco ultra-snica aplicvel principalmente em circuito com contactores. Os contactores com ultrasom normalmente geram rudos ultra-snicos e rudos na faixa audvel. Quando na fase inicial os contactores geram somente rudos ultra-snicos com pequenas mudanas no seu funcionamento que no so facilmente percebidas, Inicialmente pequenas instabilidades aparecem que aumentam proporcionalmente com o tempo e o desgaste precoce do conjunto contatos, estator e armadura. Quando comeamos escutar o rudo, significa que o contactor encontra-se no estgio avanado de desgaste no qual necessita urgente de reparos. Para inspecionar equipamentos eltricos CCMs e painis eltricos necessrio visualizar os pontos a serem inspecionados sem obstculos, os obstculos podem refletir as freqncias e dificultar a inspeo ULTRASOM. Nos painis eltricos deve-se lembrar que chaparias soltas podem gerar ULTRASOM com isso cuidados e atenes devem ter em inspees nos painis eltricos com grandes diversidades de componentes eltricos e eletrnicos, pois a eletrnica traz vrios componentes eletrnicos que durante o processo de trabalho geram rudos ultra-snicos (ex: demux, tiristores,contadores etc.) que podem desviar a ateno do tcnico durante a inspeo, os pequenos transformadores so o que mais chamam ateno do tcnico, pois o rudo que produz bem parecido com o do contactor eletromagntico com ultrasom.O tcnico dever fazer uma inspeo visual nos componentes no qual ir inspecionar com o ultrasom, verificando e procurando alguma anormalidade fsica apresentada nos componentes pertencentes aos circuitos, o contactor eletromagntico com rudo ultra-snico normalmente apresenta uma descolorao na sua estrutura fsica frontal de fcil identificao (ver fotos de contactor), nestes casos a inspeo visual tem muito mais validade, lembrando que todo painel tem que ser inspecionado com detector Ultra-snico. Identificar o contactor com rudo ultra-snico e muito fcil, o contactor com ultrasom tem rudo ultra-snico, o contactor sem ultrasom no apresenta rudo, ento quando estiver enfrente ao painel direcione o sensor do ultrasom para os equipamentos que queira inspecionar, ento escutar no fone de ouvido um rudo que aumenta conforme o alinhamento do sensor com o ponto de ultrasom, quando alinhados o rudo atinge o pico mximo de intensidade indicando o ponto com ultrasom, em se tratando de ultrasom nos contactores eletromagntico no pode afirmar que o ponto com ultrasom e localizado em um local especifico do contactor (ex: contato de sada da fase B) e sim no contactor.

DETECTOR ULTRA-SNICO

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

31

Ensaios no destrutivos Em casa de comando de motores (CCM) o procedimento e bem parecido com os dos painis eltricos, com a diferena que nas gavetas dos CCM normalmente encontrado contactores. Devido importncia do contactor no controle de potncia e muito utilizado na eltrica daremos ateno especial. O contactor um dispositivo amplamente utilizado na indstria. um dos principais componentes de sistema de comando de mquinas e outros dispositivos eltricos, incluindo motores das mais diversas potncias. Seu mrito est em estabelecer ou interromper correntes que variam de dezenas a milhares de Ampres conforme seu tamanho e potncia. Muito embora contactores de estado slido tenha sido modificado, a robustez e confiabilidade do contactor eletromagntico ainda so difceis de ser superada. Em seu aspecto construtivo, o contactor no sofreu grandes alteraes h mais de 50 anos. Mas, embora a mecnica esteja basicamente consolidado, este dispositivo tem sido bastante pesquisado e aperfeioado.

DETECTOR ULTRA-SNICO

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

32

Ensaios no destrutivos Contator com ULTRASOM

DETECTOR ULTRA-SNICO

Normalmente o contactor quando apresenta o rudo ultra-snico, significa que a fora de atrao da armadura no mantm o valor constante (para uma determinada posio da armadura).Como as foras das molas do contactor se opem ao do eletrom, no instante em que a fora nula as molas tendem a separar do estator.As molas, de fato, no conseguem separar as duas peas, devido velocidade com a qual a fora de trao restabelecida, mas, outrossim, provoca repiques e um zumbido caracterstico (Rudo na faixa audvel e na faixa ultra-snica). A vibrao resultante danifica as superfcies dos contatos principais (contribuindo para aparecer eroses) e entre a armadura e o estator, eventualmente fazendo o entreferro desaparecer, o que por sua vez dificulta a separao das duas peas quando a bobina desenergizada, por fim reduzindo a vida til do contactor. Cabe ressaltar que as pulsaes da fora de trao s so importantes quando a armadura est em contato com as faces dos plos do estator, porque s neste caso as vibraes da armadura so transmitidas ao ncleo. O movimento cclico de repiques (abre e fecha no espao milimtrico) da armadura faz com que todo o conjunto preso a ela acompanhe os contatos mveis quando fechado no por completo, tende abrir, neste momento o circuito de potncia assume valores de resistncias que no deveriam existir em condies normais e no teriam os rudos ultra-snicos, estas resistncias adquiridas e indesejveis influenciam diretamente no desempenho da carga, com perda de potncia e baixa produtividade, a bobina do contactor aumenta da temperatura durante o trabalho que influncia a temperatura ambiente e dos equipamentos que trabalham prximos a ela por efeito trmico. O equipamento com rudo ultra-snico tende a falha total causando transtorno para o processo e baixa estima para manuteno. Os contactores eletromecnicos apresentam rudo ultra-snico quando ocorre desprendimento e ou quebra do anel de sombra, agarramento em seu ncleo por aquecimento durante o regime de trabalho contnuo ou em rea com auto-ndice de contaminao (ex: poeira, cidos, gs, etc.).

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

33

Ensaios no destrutivos Como corrigir

DETECTOR ULTRA-SNICO

Antes de descrever a correo devemos rever como funciona o contactor.

QUAL A FUNO DE CADA COMPONENTE NO CONTACTOR

Estator Quando excitado pela bobina, o estator atrai a ARMADURA. Armadura Destinada a transmitir seu movimento aos contatos mveis

e a

todo conjunto preso a ela. Bobina Ao ser percorridas por uma corrente eltrica, criam um fluxo magntico que concentrado pelo ncleo (ESTATOR) e responsvel pela fora de atrao da ARMADURA. Contato Auxiliar Destinados a abrir ou fechar circuitos de comando,sinalizao,ou seja circuitos auxiliares. Contato Principal Destinado a abrir ou fechar os circuitos principais ou de potncias. Molas de Retorno ou de Curso Garantem a abertura brusca do contactor quando da perda de excitao de bobina, retornando a ARMADURA posio de repouso. Mola de presso dos contatos (auxiliar ou Principal) Destina-se a regular a presso dos contatos mveis sobre os contatos fixos. Cmara de extino So compartimentos especiais nos quais esto alojados os contatos, de forma que o arco produzido pela interrupo da corrente alargado pelos extintores, dividido e finalmente extinto, antes que o ambiente seja ionizado produzindo um curto circuito entre as fases. Anel de curto-circuito O objetivo dividir cada plo do eletrom em duas partes, de tal forma que os fluxos dessas partes estejam defasados entre si. Para o estator do contactor em condies normais arraste a armadura e o conjunto preso a ela no sentido ao fechamento dos contatos, necessrio que a bobina do contactor magnetize o estator de tal forma que ele exera uma fora de X N2
m

E as piores condies de operao do contactor referente ao fechamento do mesmo so: Bobina na temperatura mxima especificada, por apresentar nesta situao a resistncia de enrolamento elevada. Tenso de alimentao de comando no limite, igual a 85% do valor designado.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

34

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos

PROCESSO DE FECHAMENTO DO CONTATOR IDEAL


A indutncia da bobina aumenta medida que o entreferro diminui, isto , medida que a pea inferior aproxima-se da pea superior. Fato pronunciado, podendo ser facilmente observado quando a tenso de alimentao de comando constante. Neste caso, a corrente da bobina, que aps um breve crescimento exponencial torna-se constante e limitada pela resistncia do enrolamento, sofrendo uma brusca queda quando do inicio do movimento da ARMADURA. No instante em que a ARMADURA toca o ESTATOR a corrente da bobina praticamente se anula, voltando a crescer at o patamar anterior ao fechamento. Exemplo da curva da bobina do contactor descrita acima. Curva da indutncia da Bobina Corrente Inicio do Movimento da ARMADU RA Contactor Aberto

Quando a ARMADURA e ESTATOR se tocam Tempo

Figura de um eletrom Entretanto, no decorrer dos exemplos mostrados ate aqui foram adotadas algumas hipteses simplificativas que so invalidas no mundo real, a saber: O fluxo magntico no entreferro uniforme: na prtica o efeito do frangeamento das linhas de fluxo bastante evidente,principalmente para grandes entreferros; O material magntico do qual o estator e a armadura so constitudos no linear (i.e. no apresenta permeabilidade constante), mas possui uma curva B-H com tpico lao de histerese.
Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br 35

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos ANEL DE CURTO Para evitar estes repiques convenientes, monta-se sobre as superfcies de contato do estator anis ou espirais de curto- circuito, tambm conhecido como anis de sombra. O objetivo desses anis de dividir cada plo do eletrom em duas partes de tal forma que os fluxos dessas partes estejam defasados entre si prximos ao 90.

Circuito magntico de um eletrom, na regio da face do plo sombreado

Diagrama fasorial dos fluxos e da tenso e da corrente induzida na espira de sombra para uma face do plo. Do ponto de vista construtivo, a maneira mais conveniente de fabricar os anis de curto- circuito cort-los de um tubo de no tamanho e espessura corretos.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

36

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos

PROCESSO DE FECHAMENTO DO CONTATOR REAL

Quando energizado a bobina do contactor real sem ultra-som, no seu processo de fechamento tende a seguir o caminho percorrido pelo contactor ideal. Durante o comando para abertura e fechamento dos contatos de potncia a vibrao gerada pelo movimento da armadura no momento que ela choca-se com o estator pode desprender longo do tempo o anel de curto, fazendo o mesmo perder sua funo principal que defasar o fluxo magntico no estator em aproximadamente 90. Quando surge o repique, comea tambm apresentar a freqncia ultra-snica que um dos indicativos da anormalidade causado pelo e desprendimento do anel de curto do estator. Fato apresentado quando acontece o desprendimento do anel de curto em um dos dois lados do estator, durante o processo de fechamento e abertura, a armadura trabalha fora do eixo central causando agarramento.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

37

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Como corrigir A recomendao para contactores de baixa potncia e fazer a sua substituio. Para contactores de maior potncia devido ao seu custo, deve corrigir estes convenientes retirando o contactor do circuito no qual estar montado, levar para bancada e desmontar o contactor. Observar as condies dos contatos, do estator, armadura e o anel de curto, substituir os componentes que esto danificados, montar novamente e retornar para o circuito no qual foi retirado. Lembrado que estes servios devem ser realizados por profissional especializado da rea. Obs: o anel de curto ou anel de sombra quando solto no ncleo gera rudo ultrasnico de baixa intensidade, para sua correo tem que fixar novamente no ncleo. Fotos de contactores com ULTRASOM

Contator com ULTRASOM

Contator com ULTRASOM

34dBV

29dBV

Contator com ULTRASOM

9dBV

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

38

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Fotos de contactores desmontados que foi encontrado ULTRASOM
Contactor WESTINGHOUSE Contactor SIEMENS

Eroso dos contatos

Eroso dos contatos

Anel de curto ou anel de sombra

Armadura e Estator oxidados

Rudo ultra-snico pode ser encontrado em vrios contactores de diversos tamanhos e potncias.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

39

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva INFRARED SERVICE sidei@infraredservice.com.br www.infraredservice.com.br

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 11.2.1 Na Mecnica 11.2.2 Motores de baixa potncia Em motores a tcnica bem recebida na regio dos rolamentos, direcionando e identificando o ponto com pouca lubrificao, sem lubrificao e ou desgaste avanado. Para utilizar esta ferramenta deve-se fazer o uso do detector ultra-snico acoplado o sensor de contato. Para realizar a inspeo ultrasom nos rolamentos os pontos de leitura tm que ter fcil acesso, lembrando que o equipamento encontra-se em movimento e a mxima ateno e cuidado deve-se ter para no ocorrer acidentes, as posies de leitura no rolamento so VERTICAIS e HORIZONTAIS. No momento das leituras o tcnico visualizando o ponto a ser inspecionado, encosta a ponta do detector ultra-snico no rolamento fixando deforma que no tenha atrito da ponteira com a carcaa, durante a leitura o tcnico dever escutar o rudo parecido com atrito ocasionado quando um rolete passa por cima de uma determinada quantidade de graxa contaminada por areia. Alguns efeitos de fcil identificao quando o motor tende a falha total. Com o aparecimento de folgas nos rolamentos devido ao desgaste natural das peas e componentes em movimento, o nvel das vibraes aumenta, assim como o do barulho. Rolamentos sem lubrificao vibram com o movimento do eixo do motor, os roletes do rolamento entram em atrito quando forado a movimentar sem lubrificao, o atrito causa o envelhecimento precoce do rolamento tendendo a falha total do conjunto no qual faz parte. Na eventualidade de determinarmos a origem de uma vibrao especfica, a sua medida com o detector ultra-snico indicar qual o ponto que est com ndice mais alto de vibrao, o que exige que se saibam quais os mecanismos que originam a referida vibrao. Existem inmeras causas e origens para as vibraes, mas algumas de tais causas so comuns na maioria das mquinas. As causas mais comuns so as seguintes:
Falha de Lubrificao; Contaminao;

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

40

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Fotos de rolamentos desmontados que pode ser encontrado ULTRASOM

FALHA DE LUBRIFICAO
SINTOMAS
Alterao de cores nos corpos rolantes (azul/marrom) e nas pistas. Desgaste excessivo dos corpos rolantes, anis e gaiolas, resultando em superaquecimento e danos considerveis.

CAUSAS
Restrio no fluxo de lubrificante. Temperaturas elevadas, que ocasionam a degradao do lubrificante.

SOLUES
Uso de Lubrificante adequado e na quantidade correta. Garantir o ajuste correto do rolamento. Controlar a pr-carga para reduzir a temperatura de operao do rolamento.

CONTAMINAO
SINTOMAS
Marcas (depresses) nos corpos rolantes e pistas, causando vibrao.

CAUSAS
Poeira contida no ar, sujeira ou partculas abrasivas provenientes de ambientes contaminados. Mos e/ou ferramentas sujas. Substncias estranhas nos lubrificantes ou solventes para limpeza.

SOLUES
reas de trabalho limpas bem como as ferramentas, dispositivos e mos reduzem os riscos. Isolar a rea de montagem de rolamentos contra quaisquer processos que gerem partculas abrasivas. Ambientes contaminados devero dispor de sistemas de vedao. Conservar os rolamentos na embalagem original at o momento da instalao.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

41

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos 11.3.1 Redutoras Em redutoras sem identificao de nvel do lubrificante/refrigerante, pode ser verificado o comportamento da lubrificao quando se encontra abaixo do nvel ou no. Folgas entre engrenagem ou deformaes so identificadas com o rudo caracterstico de uma batida. 12. Como identificar e Corrigir o ULTRASOM nas Redes de Gs Tubulaes e vaso de presso Em tubulaes de gs pressurizadas antigas ou novas em fase de teste, comum encontram flanges, soldas e juntas de expanso com perdas de fludos que ao passar do tempo aumenta gradativamente (tendendo ao escoamento de fludos) devido fora de cisalhamento, causando um acrscimo de produo. Nos vasos de presso as corroses ocasionadas pelo tempo e sem manuteno correta diminuem paredes do tanque, aparecendo pequenos orifcios que submetidos presso perdem para atmosfera grandes quantidades de gs. Procedimento 12.1 Tubulaes Nas indstrias as redes de gs so montadas prximo ou nas linhas de produo onde os rudos de fundo audveis dificultam a localizao do rudo ultra-snico. Com o detector ultra-snico montado para inspeo, deve-se direcionar o seu sensor interno ou externo para os pontos a ser inspecionado mantendo uma distncia segura e mais prxima do ponto inspecionado acompanhando toda a circunferncia do tubo, quando identificado anormalidade, o tcnico dever escutar um rudo (escoamento de fludos) do atrito do gs com a parede da tubulao inspecionada, sabendo que a anormalidade pontual o tcnico dever confirmar o ponto com o deslocamento de 60 Graus (no sentido vertical e horizontal) do tcnico com o rudo ultra-snico mantendo o aparelho direcionado para o mesmo. 12.2 Vasos de presso Inspees nos vasos de presso seguem os mesmos procedimento e tcnica das inspees em rede de gs, porem devemos ter mais ateno quanto parte inferior em redes que tem alto ndice de umidade, em conjunto o ar comprimido raramente limpo, ele contm escamas da tubulao, xido de ferro e outros agentes agressores que se alojam na parte inferior dos vasos durante o processo de trabalho causando a fadiga das paredes gerando furos e perdas indesejveis.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

42

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos Conforme citado no texto anterior sobre Rede de gs, segue o conceito. Conceitos ligados ao escoamento de fludos e equaes fundamentais Caractersticas e definies dos escoamentos. Os escoamentos podem ser classificados de diversas formas, como turbulento ou laminar; real ou ideal; reversvel ou irreversvel; permanente ou variado; uniforme ou no uniforme; rotacional ou no rotacional. Neste e nos prximos itens ser feita distino entre vrios tipos de escoamentos. Os escoamentos turbulentos so os mais freqentes na prtica da engenharia. Nestes, as partculas de fludos (pequenas massas) movem-se em trajetrias irregulares, causando uma transferncia de quantidade de movimento de uma poro do fludo para outra, forma semelhante transferncia de quantidade de movimento molecular, pr em escala macroscpica. O tamanho das partculas pode variar desde muito pequeno (digamos alguns milhares de molculas) at muito grande (milhares de ps cbicos num redemoinho de um rio ou numa ventania na atmosfera). Numa situao na qual o escoamento pudesse ser tanto turbulento como no turbulento (liminar), as turbulncias geram maiores tenses de cisalhamento, causando maiores irreversibilidades ou perdas. No escoamento turbulento as perdas variam com uma potncia de 1,7 a 2 vezes da velocidade; no escoamento laminar, elas variam linearmente com a velocidade. No escoamento laminar, as partculas movem-se ao longo de trajetrias suaves, em lminas ou camadas, com cada uma destas deslizando suavemente sobre outra adjacente. O escoamento laminar governado pela lei de Newton da viscosidade [ou uma extenso da mesma para o escoamento tridimensional], que relaciona as tenses de cisalhamento com a taxa de deformao angular. No escoamento laminar a ao de viscosidade amortece a tendncia de aparecimento de turbulncias. Este escoamento no estvel em escoamento, passando para escoamento turbulento. Foto da Rede de Gs

Conexes e Vlvula de bloqueio


Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br 43

DETECTOR ULTRA-SNICO
Ensaios no destrutivos

Referncias bibliogrficas
Livros [1] WALKER, Halliday Resnick. Fundamentos de Fsica 2, Ondas, cap 17. pg. 114 a 131, 4 ed.;
Editora LTC. [2] JUNIOR,Francisco Ramalho.Os fundamentos da fsica,2 ed, Editora Moderna ,So Paulo, 1981.

[3] CARVALHO, Geraldo Camargo de. Qumica Moderna, pg.22 a 34, 352 a 356.So Paulo: Editora Scipione, 1997.

[4] BEER, Ferdinand P. Mecnica Vetorial Para Engenheiros, cap. 3; pg. 98 a 108; cap. 7; pg 256 a 272; 5 ed.revisada; So Paulo:Editora Makron Books, 1994,1991.

Internet
ULTRASOM. Disponvel em: www.pcmsound.hpg.ig.com.br/acustica.htm. Acesso em: 07 de dezembro de 2004.

Sidei Leal Rosa Tcnico de Manuteno Preditiva sideileal.preditiva@ig.com.br

44

Anda mungkin juga menyukai