Anda di halaman 1dari 15

Revista Linguasagem 15 Edio / www.letras.ufscar.

br/linguasagem

UMA ANLISE DAS FUNES DE LINGUAGEM PRESENTES EM FOLDERS DE CAMPANHAS SOBRE SEGURANA NO TRNSITO COM BASE NA TEORIA DO LINGISTA ROMAN JAKOBSON1.

Deize Fernandes Diniz2 Masa Augusta Borin3

Introduo Tendo em vista a grande importncia do esquema de comunicao, elaborado por Roman Jakobson, para a lingstica enunciativa e para a teoria da comunicao, alm de ser um dos contedos programticos do ensino mdio, com o qual temos conhecimento desde cedo em nossa vida estudantil e no s na faculdade de letras, este trabalho visa analisar algumas campanhas impressas de segurana no trnsito valendo-se do esquema das funes de linguagem. Nesse sentido, tentaremos identificar quais funes fazem parte da constituio desse tipo de mensagem, valendo-se, primeiramente, do esquema do ato comunicacional elaborado por Jakobson, trazendo algumas aclaraes sobre cada uma das funes de linguagens. Logo, faremos uma anlise do material coletado procurando verificar quais funes de linguagem dialogam neste tipo de gnero.

Sobre o autor Roman Jakobson nasceu em Moscou, em 1896 e durante toda sua vida foi perseguido politicamente pelo fato de ser judeu. Devido a suas andanas de um pas a outro teve contato e fez amizades com profissionais das mais diversas reas como a literatura, a antropologia, a matemtica, o cinema, etc., o que proporcionou a ele ser um profissional bastante dinmico e pluridisciplinar, circulando pelas mais diversas reas do conhecimento (Jakobson; Pomorska, 1985). Mas, talvez, seja no campo da lingstica que Jakobson alcanou maior reconhecimento em seu trabalho. Flores (2001) afirma que ele foi um dos mais importantes autores do sculo XX com

Trabalho apresentado disciplina Seminrio Avanado em Jakobson, ministrada pela Prof. Eloisa Amanda Scherer, no 1 semestre de 2010. 2 Programa de Ps-Graduao em Letras da UFSM Mestrado em Estudos Lingsticos (ddinizz@yahoo.com.br) 3 Programa de Ps-Graduao em Letras da UFSM - Doutorado em Estudos lingsticos (maisaborin@hotmail.com)

a divulgao de trabalhos que procuravam aproximar a lingstica da potica. Esse mesmo autor enfatiza que ele foi um dos primeiros lingistas a pensar sobre as questes de enunciao porque sua teoria das funes de linguagem e seu trabalho sobre os shifters so algumas das principais sistematizaes que se tem em lingstica sobre o lugar do sujeito na lngua (Flores, 2001, p. 18). Ou seja, Jakobson passou a se interessar pelas questes relacionadas mensagem propriamente dita e o seu emissor. Isto , procurou esclarecer quais as intenes do emissor ao transmitir determinada mensagem e quais os recursos que esse emissor utiliza para tal. De acordo com Carboni (2008, p. 51):

Jakobson sempre foi partidrio da necessidade de abrir a Lingstica Geral ao campo dos processos de significao. A partir de modelo terico elaborado pela Teoria da Comunicao, deduziu que a cada um dos componentes que o ato de comunicao pe em jogo emissor, receptor, canal, cdigo, referente, mensagem corresponderia uma funo de linguagem expressiva, conotativa, ftica, metalingstica, referencial, potica e diversos processos gramaticais e estilsticos. Essas funes que se tornaram percurso tradicional das disciplinas de lingstica dos cursos de Letras, foram, mais tarde, objeto de muitas crticas.

Essas crticas vieram de autores como Bronckart (1999); Auroux (1998); Furlanetto (2010), entre outros, que consideram o modelo criado por Jakobson um modelo incompleto, pobre e que v a linguagem humana como um cdigo com mensagens pr-estabelecidas a serem decodificadas. Porm, cabe ressaltar aqui, que o estudo sobre essas crticas poder ser tratado em outro artigo, que no este, por no se enquadrar no objetivo proposto.

Aporte Terico Em sua conferncia intitulada Lingstica e Potica, proferida em 1956, Roman Jakobson esboou uma comparao entre a linguagem cotidiana e a poesia. Neste texto chega mesmo a afirmar que a Lingstica a cincia global da estrutura verbal, e que a Potica pode ser encarada como parte integrante da Lingstica (2005, p. 119). Nesta conferncia, Jakobson trata da funo potica, mas afirma que para discuti-la, primeiro faz-se necessrio definir seu lugar entre as outras funes de linguagem. As funes de linguagem so recursos utilizados pelo emissor ou destinatrio (pessoa que fala ou escreve) no momento de transmitir uma mensagem, com o intuito de que ela seja compreendida pelo receptor ou destinatrio (aquele quem ouve ou l a mensagem). Alm disso, esses recursos podem ser utilizados como forma de reforar algum elemento lingstico para que facilite a compreenso do receptor quando em contato com um determinado efeito. Jakobson retomou o modelo tridico da linguagem elaborado pelo psiclogo austraco Karl Bhler substituindo o nome das funes representativa e apelativa por referencial e conativa, mantendo a funo expressiva e acrescentando mais trs funes que receberam a seguinte denominao: ftica, metalingstica e potica (Flores, 2001).

Cada uma dessas funes se refere a um dos fatores constitutivos que sustentam o ato de comunicao verbal. Esses fatores podem ser mais bem explicados pelo esquema de comunicao elaborado por Jakobson (2005, p. 123):

CONTEXTO MENSAGEM REMETENTE--------------------------------------------------------------------------------------DESTINATRIO CONTATO CDIGO

O REMETENTE envia uma MENSAGEM, ao DESTINATRIO. Para ser eficaz a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere [...], apreensvel pelo destinatrio, e que seja verbal ou suscetvel de verbalizao; um CDIGO total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatrio [...]; e, finalmente, um CONTACTO, um canal fsico e uma conexo psicolgica entre o remetente e o destinatrio, que os capacite a ambos a entrarem e a permanecerem em comunicao.

Conforme explica Barbosa (2010, p. 15) De acordo com esse modelo, a mensagem o elo entre os agentes emissor e receptor. A seguir, estas seis funes propostas nesse esquema, procurando observar as especificidades de cada uma delas. A funo referencial (ou denotativa) est centrada no referente, isto , no aspecto exterior mensagem. Nela, o emissor tem por objetivo transmitir informaes da realidade e de forma objetiva. Por isso h o predomnio da linguagem denotativa e de verbos na 3 pessoa do singular. Conforme explica Chalhub (1991, p. 11) o uso da funo referencial da linguagem uma das dominantes do discurso cientfico. A funo expressiva (ou emotiva) centra-se no emissor e o contedo expresso gira em torno de emoes e/ou sentimentos do mesmo. Nesse tipo de funo de linguagem h o predomnio de verbos na 1 pessoa do singular e da subjetividade do emissor. Outra caracterstica bastante relevante o uso de exclamaes e interjeies. Funo conativa (ou apelativa) a funo de linguagem centrada no receptor, ou seja, no destinatrio. Conforme aclara Chalhub (1991, p. 23) a palavra conativa tem sua origem no termo latino conatum, que significa tentar influenciar algum atravs de um esforo. Esse tipo de linguagem veicula um apelo, um conselho ou uma ordem a quem a recebe. A inteno sempre a de convencer o receptor. So caractersticas desse tipo de funo a presena gramaticalmente marcada do imperativo e do vocativo, e o uso da 2 pessoa do verbo. No canal de comunicao est centrada a Funo Ftica. Este tipo de mensagem objetiva testar a eficincia do canal, assim como prolongar ou interromper a comunicao. Chalhub (1991) explica que essa funo caracteriza-se pelo uso de repeties, frmulas vazias de contedo como Al!, convenes sociais de saudao ou despedida, tais como como vai?, at logo!, etc.

A Funo Potica est centralizada na mensagem a ser transmitida. Nela, o emissor usa de recursos criativos para a elaborao da mensagem. Para tal, utiliza figuras de linguagem, o sentido conotativo, a musicalidade, etc. E, finalmente, a Funo Metalingstica que est centrada no cdigo. Nesse tipo de funo de linguagem a mensagem se utiliza do cdigo para se referir a um elemento do prprio cdigo. Ou seja, usa a linguagem para falar dela mesma como, por exemplo, definies de palavras e sinnimos. Conforme esclarece Barbosa (2001) uma determinada mensagem pode servir para uma infinidade de intenes e de acordo com o foco da ao comunicativa, essa mensagem pode ter diferentes funes. Alm disso, em uma mensagem dificilmente se encontrar uma nica funo de linguagem (em sua forma pura), pois h mensagens que renem duas ou mais funes que dialogam juntas. O que h, na realidade, a prevalncia de uma sobre as outras. Com relao a este aspecto, Chalhub (1991, p. 8) argumenta que:

Numa mesma mensagem, porm, vrias funes podem ocorrer, uma vez que, atualizando concretamente possibilidades de uso do cdigo, entrecruzam-se diferentes nveis de linguagem. A emisso, que organiza os sinais fsicos em forma de mensagem, colocar nfase em uma das funes e as demais dialogaro em subsdio.

Pode-se perceber que essa concepo a que prevalece entre grande parte dos autores. Como o caso de Kratochvil (2005, p. 02) ao explicar que:

A nfase em um desses fatores, na construo da mensagem, no descarta a utilizao das demais. Pelo contrrio, sempre haver mais de uma funo numa mensagem e elas, as funes, estaro interagindo para o resultado final a que o emissor se prope.

Ou seja, vai ser a partir da inteno do emissor (esclarecer, persuadir, informar, etc.) que ele vai fazer as escolhas lingsticas adequadas para atingir o seu objetivo, o que significa dizer que ele poder utilizar de vrios recursos, recorrendo s diferentes funes de linguagem. No Brasil, especificamente, as idias de Jakobson tm servido de ponto de partida e inspirao at os dias atuais. Apesar do seu nome no ser citado em grande parte dos manuais didticos de portugus e literatura, a teoria da comunicao, por ele postulada, tem embasado as discusses acerca da intencionalidade discursiva. a partir desse ponto que nos propomos a analisar a funcionalidade da linguagem nos folders, pois entendemos que devemos sempre estar atentos s mais variadas formas de comunicao e a funo da mesma. A seguir, depois de termos tratado de cada uma das funes de linguagem, passaremos a analise dos folders das campanhas de segurana no trnsito.

Anlise dos Folders

Toda a troca verbal intersubjetiva, in praesentia ou mesmo na ausncia (ausncia pensada aqui como a ausncia real, ou seja, em que os locutores no esto face a face, como no material escrito, por exemplo), entre pelo menos dois falantes necessita que haja entendimento para que realmente funcione. Nesse sentido, toda a situao de comunicao lingustica pressupe a existncia de um falante ou locutor que troca informao com um interlocutor ou alocutrio, num dado contexto situacional, seja ele escrito ou falado. Este tipo de comunicao verifica-se no quotidiano, estando presente em todos os atos lingsticos, como as telecomunicaes, por exemplo. Numa conversao telefnica, numa conversao cibernutica simples ou numa conversao por videoconferncia, por exemplo, a situao de comunicao baseia-se na troca de mensagens de um ponto para outro, na condio da mensagem estar linguisticamente codificada. Esta condio no diferente numa situao comunicacional mais simples: em qualquer caso, a codificao da mensagem refere-se organizao dos termos que a compem num sistema lgico de signos reconhecveis (decodificveis) por um grupo de falantes. A codificao da mensagem na comunicao lingustica um processo convencional que se preestabelece entre os falantes de uma lngua. A escolha pela anlise dos folders que trazem explicaes sobre direo, dicas ao motorista, entre outras orientaes, se deu por ser haver um trabalho de ensino de Lngua portuguesa para policiais da "Policia Caminera Uruguaya", sendo que essas campanhas so utilizadas como material complementar nas aulas, uma vez que o vocabulrio empregado nas mesmas e as estruturas lingsticas encontradas nesse gnero correspondem quilo que os policiais precisam aprender para atender aos motoristas brasileiros em seu pas. Num sentido mais restrito, entendemos que esse meio de comunicao se presta a ser analisado tomando-se por base o esquema da comunicao, pois so atendidas, nesse material s exigncias contidas no esquema de Jakobson. A seguir, passamos anlise propriamente dita.

Anlise da campanha nmero 1 (ANEXO 1) No folder intitulado Dicas do motorista cabea a funo de linguagem predominante a conativa (para usar os termos propostos por Jakobson), pois existem vrios verbos no modo imperativo como, por exemplo, no dirija, d o carro, use o cinto, fique ligado, respeite a faixa, etc. Esse tipo de verbo funciona, na orao, como uma ordem para que o motorista respeite as leis de trnsito e as obedea. Entendemos objetivamente o sentido das expresses destacadas; as ordens so claras, diretas, direcionadas ao interlocutor/receptor. O emissor dirige-se diretamente ao interlocutor sem que haja (entendemos esse propsito) dificuldades de se entender a mensagem. A linguagem utilizada coloquial, direcionada ao pblico geral. Alm da funo conativa, essa campanha traz a funo referencial em sua constituio. Nela, o emissor procura fornecer informaes ao receptor sobre a realidade que o cerca. Esse tipo de funo de linguagem pode ser melhor exemplificada pelas seguintes passagens do texto: De acordo com as estatsticas, motociclistas e ciclistas compe o maior nmero de mortes no trnsito

e Falar ao celular desvia a sua ateno e pode provocar um acidente. Vale comentar aqui que essas informaes ratificam a funo conativa na medida em que alm, de orientar, a campanha ainda esclarece, notifica, chamam a ateno do receptor em relao aos cuidados que este deve ter quando est no trnsito.

Anlise da campanha nmero 2 (ANEXO 2) No folder intitulado Eu s atravesso na faixa a funo conativa ganha destaque, pois a mensagem contm uma grande quantidade de verbos no modo imperativo (evite, atravesse, respeite, fique, olhe, caminhe, diminua, etc.). Todos esses verbos significam ordens que o emissor d aos motoristas com a inteno de convenc-los a cumpri-las. O emissor faz uso tambm de vocativos para se dirigir diretamente a aqueles que sero os seus receptores (pedestre e motorista). Nesse caso tambm merece destaque a forma como a mensagem transmitida: clara, direta destinando-se, sem interferncias ao receptor.

Anlise da campanha nmero 3 (ANEXO 3) Volta s aulas com segurana o ttulo do quarto folder a ser analisado. Nesse folheto, como nos anteriores, a funo de linguagem que prevalece sobre as demais a conativa. H um alto ndice de verbos no imperativo (pare, estacione, embarque, desembarque, tenha, colabore, ajude, etc.). H ainda a funo emotiva de linguagem que pode ser identificada pela expresso Nem pensar!, na qual identificamos a opinio do emissor sobre parar o carro em fila dupla, ou seja, ela transmite sua subjetividade. As funes referencial e potica tambm esto presentes, porm de forma secundria, como o caso das oraes: No trnsito somos todos pedestres e Segurana no trnsito tambm dever de casa, respectivamente. Este ltimo est caracterizado pelo sentido conotativo de dever de casa. De acordo com Kratochvil (2005) essas diferentes funes interagem ou dialogam na constituio de uma mesma mensagem para chegar ao resultado final ao qual o emissor se props.

Anlise da campanha nmero 4 (ANEXO 4) No anexo 5 podemos identificar a presena de um gnero notcia de jornal dentro do gnero folder. Neste exemplo temos a funo de linguagem referencial como predominante. Uma de suas caractersticas a comunicao objetiva, clara e de forma direta, trazendo, ao receptor, informaes que ocorrem na realidade. Neste folder a funo referencial pode ser representada pelas seguintes oraes: Fim de festa trgico tira a vida de jovens no trnsito e lcool e imprudncia acabam com sonhos de

jovens, alm do texto direita da foto, extrado de uma notcia de jornal que versava sobre acidentes de trnsito. Alm da referencial temos a funo conativa como subsidiria. Ela tem por objetivo convencer o receptor de que ele tambm responsvel por um trnsito mais seguro e sem acidentes (Voc pode evitar essa tragdia). E a funo emotiva, (tambm de forma subsidiria), que revela a subjetividade do emissor (No quero morrer no trnsito). Essa organizao discursiva intencional, marcante, mostra de forma bastante clara a inteno do emissor do texto.

Anlise da campanha nmero 5 (ANEXO 5) No sexto e ltimo folder a ser analisado neste trabalho encontramos com predominncia a funo conativa. Mas uma vez as caractersticas presentes na mensagem so: o uso de verbos no modo imperativo (respeite, faa, esquea, etc.); o uso de vocativo (motorista). A partir dessa seleo lingstica podemos depreender que o motorista colocado como receptor e responsvel pelo trnsito, pela sua vida e pela vida de outras pessoas. Tambm se pode compreender a partir da imagem que o que se espera do motorista uma reversibilidade, ele vai, ele volta, ele precisa voltar para continuar uma comunicao, um dilogo com as outras pessoas e com a vida, a sua e das outras pessoas.

Consideraes Finais O breve apanhado histrico feito acerca da vida e obra de Jakobson serve para mostrar, de forma sucinta, a importncia e o legado desse lingista em relao aos estudos referente linguagem humana. Em primeiro lugar, destaca-se a importncia de Jakobson ter mostrado o vnculo entre potica e lingustica. De acordo com esse autor, a potica ocupa-se com o que faz da mensagem verbal uma obra de arte, buscando diferenas entre a arte verbal e as demais condutas verbais. Segundo ele, na estrutura da poesia, a organizao do discurso intencional assim como nos usos ordinrios da linguagem, pois qualquer conduta verbal tem uma finalidade. Partindo desse pressuposto, Jakobson defende a unio entre lingstica e potica, visto que a separao delas, na viso dele, s se justifica quando a lingstica toma como objeto de anlise as sentenas, desprovidas de aspectos semnticos, mas somente gramaticais e denotativos. Para reforar essa tese, Jakobson cita como exemplo o fato de que o falante, muitas vezes, organiza um enunciado de determinada maneira porque soa melhor, ou ento para criar um efeito de trocadilho (paronomsia), ou seja, com a inteno de causar uma mudana de sentido. Assim, um dos aspectos mais interessantes da teoria deste autor que ela no dissocia lingstica de potica, visto que, para ele, estas apresentam inter-relaes, o que pode ser comprovado por meio do estudo das funes da linguagem por ele propostas. Outra importante contribuio do lingista russo a teoria da comunicao. Jakobson defende que a unidade bsica de comunicao implica que um remetente envie uma mensagem a um destinatrio. Porm, somente isso no basta, para ser eficaz esse processo, a mensagem

requer, alm de um cdigo total ou parcialmente comum entre remetente e destinatrio, um contato, um canal fsico e uma conexo psicolgica que permita que ambos entrem e permaneam em comunicao. Sendo assim, ele postula que, cada um desses seis fatores (remetente, destinatrio, mensagem, cdigo, contexto e canal) corresponde a uma funo da linguagem. Contudo, ele alerta que, dificilmente, uma mensagem verbal preenche apenas uma funo, mas sempre h uma predominante em cada mensagem, de modo que, na funo referencial predomina o contexto; a emotiva centrada no remetente; a conativa, no destinatrio; j a ftica consiste em testar o canal; a metalingstica centrada na mensagem, por fim, a potica tem enfoque na mensagem por si mesma. Com relao funo potica, Jakobson afirma, ainda, que ela dominante na literatura, embora no seja a nica encontrada na arte verbal. A partir da anlise dos folders das campanhas selecionadas, pudemos perceber que dos folders analisados, a funo de linguagem de destaque a conativa. Isso se deve ao fato de que as campanhas para a segurana no trnsito terem como propsito persuadir os cidados, tanto motoristas quanto pedestres, de sua responsabilidade no trnsito atravs de uma comunicao convincente. Alm disso, o uso de outras funes, como a referencial, a potica e a emotiva, utilizadas de forma secundria na organizao das mensagens dos panfletos, serve como suporte ao emissor, que se vale de formas gramaticais e processos estilsticos especficos para alcanar o objetivo proposto no ato de comunicao verbal, seja ele convencer, seduzir, expressar sentimentos e opinies, explicar, informar, etc. Cabe ressaltar que apenas um dos folders (anexo 5) teve como funo predominante em sua constituio a funo referencial. Isso se deve ao fato de que o recurso utilizado pelo emissor para convencer, principalmente os jovens, de sua responsabilidade frente um trnsito menos violento, foi o da utilizao de uma reportagem de jornal que expe informaes que acontecem na realidade, no nosso dia a dia, para persuadi-los. Neste caso a funo referencial est a servio da funo conativa. Para o presente trabalho escolhemos analisar folders cuja intencionalidade uma forma de educao para /no trnsito. Assim o fizemos por entendermos que h uma grande gama de materiais que podem e devem ser analisados a fim de que possamos entender melhor a forma como a linguagem humana funciona, como utilizada, a mescla com que elaboramos diariamente, em diversas situaes, a nossa comunicao. Utilizamos meios diferentes para fins comuns. Queremos nos compreender. comunicar, entender to imersos e sermos elo entendidos; elaborar, produzir, que por vezes at

Enfim, estamos

num

comunicativo

negligenciamos certos fatores constituintes e constituidores da comunicao. Para finalizar, gostaramos de relembrar as colocaes de autores como Chalhub (1991), Kratochvil (2005), que foram citadas anteriormente e que reiteram que as funes de linguagem no aparecem sozinhas na construo de uma mensagem, mas sim formando um conjunto no qual uma ser a principal e as outras atuaro de forma auxiliar para a comunicao efetiva.

Anexo 14

Disponvel em: http://www.apatru.org.br/sites/institucional_002/interna1.asp?dados=1:1:23:3:1. Acesso em: 12 jun. 2010.

Anexo 25

Disponvel em: http://www.apatru.org.br/sites/institucional_002/interna1.asp?dados=1:1:26:3:1. Acesso em: 12 de jun. 2010.

Anexo 36

Disponvel em: www.sttpcg.pb.gov.br/img/folder3Full.jpg. Acesso em: 12 jun.2010.

Anexo 47

Disponvel em: http://www.naoqueromorrernotransito.com.br/images/panfleto2006.jpg. Acesso em 12 jun. 2010.

Anexo 58

Disponvel em: http://www.diariodovale.com.br/conteudo/imagens/internas/FOLDER%20PASCOA%202_1.jpg. Acesso em: 12 jun. 2010.

Referncias Bibliogrficas

AUROUX, Sylvain. A filosofia da linguagem. Traduo de Jos Horta Nunes. So Paulo: Editora da UNICAMP, 1998.

BARBOSA, Josemar Jos. O uso da linguagem e suas implicaes na vida social. Disponvel em: http://isepnet.com.br/site/revista/Revista_ISEP_02/RevISEPArt5.pdf. Acesso em : 24 jun. 2010.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo scio-discursivo. So Paulo: Educ, 1999.

CARBONI, Florence. Introduo lingstica. Belo Horizonte: Autntica, 2008.

CHALHUB, Samira. Funes da linguagem. So Paulo: 5 Ed. Editora tica, S. A., 2005.

FLORES, Valdir do Nascimento. Princpios para a definio do objeto da lingstica da enunciao: uma introduo (primeira parte). Letras de Hoje, v. 36, n. 4. Porto Alegre: dezembro, 2001. p. 7 67.

FURLANETTO,

Maria

Marta.

Linguagem

interao.

Disponvel

em:

http://ennan.multiservers.com/agatha_7031/inter.html. Acesso em 13 mai. 2010.

JAKOBSON, Roman. Lingstica e Comunicao. Traduo de Izidoro Blikstein e Jos Paulo Paes. So Paulo: 2 Ed. Editora Cultrix, 2005.

JAKOBSON, Roman; POMORSKA, Krystyna. Dilogos. Traduo de Elisa Angotti Kossovitch. So Paulo: Cultrix, 1985.

MAGNANTI, Celestina. O que se faz com a linguagem verbal? Revista Linguagem em (Dis)curso, v. 1, n. 1, jul./dez. 2001.

KRATOCHVIL, Cludia Finger. As funes da linguagem na propaganda: sua presena e relaes. Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, n. 2, I Semestre de 2005.

Recebido em: 29 de setembro de 2010. Aceito em: 10 de outubro de 2010.

Anda mungkin juga menyukai