Anda di halaman 1dari 3

DEPARTAMENTO DE MATEMTICA E CINCIAS EXPERIMENTAIS Grupo Disciplinar de Fsica e Qumica

Ano Letivo: 2011 / 2012 Turma: 9__

FICHA DE TRABALHO N4 CINCIAS FSICO-QUMICAS


Nome: __________________________________; N: ____________; Data: _____ / _____ / 20_____

L atentamente todas as questes e responde cuidadosamente a cada uma delas.

1- A potncia dos aparelhos eltricos relaciona-se com a energia que consomem num certo tempo e calcula-se atravs da expresso . Utilizando esta expresso, calcula os valores desconhecidos para cada recetor do quadro que se segue. Energia eltrica consumida Recetor Potncia (W) Tempo de funcionamento (kw.h) Aquecedor 2 h 30 min 3 Torradeira 500 15 min Lmpada 100 0,35

2- A potncia dos aparelhos eltricos tambm se relaciona com a diferena de potencial a que esto ligados e a intensidade de corrente que os percorre atravs da expresso: Utiliza esta expresso para calculares: 2.1- a potncia de uma lmpada que percorrida pela corrente de intensidade 0,26 A quando ligada diferena de potencial de 230 V; 2.2- a intensidade da corrente no circuito de um aquecedor de potncia 1200 W ligado tomada da rede com diferena de potencial de 226 V.

3- As resistncias so recetores que transformam toda a energia eltrica que recebem em calor. O calor libertado pela passagem da corrente eltrica designado por efeito de Joule ou efeito trmico. A energia libertada por efeito de Joule calcula-se pela expresso . 3.1- Indica, justificando sem efetuares clculos, em qual dos circuitos de cada uma das situaes de 3.1.1 a 3.1.3 h libertao de mais energia por efeito de Joule: 3.1.1- circuitos A e B, dos quais fontes de energia diferentes permitem a mesma intensidade da corrente durante o mesmo tempo de funcionamento;

3.1.2- circuitos C e D, onde a mesma resistncia eltrica ligada a fontes de energia diferentes durante o mesmo tempo;

3.1.3- circuitos E e F, com a mesma resistncia eltrica ligada mesma fonte de energia, durante intervalos de tempo diferentes.

3.2- Calcula a energia libertada por efeito de Joule na resistncia de um ferro de passar de 23 , quando percorrido pela corrente de 10 A, durante 10 s.

4- A figura 1 mostra o circuito eltrico de um candeeiro de duas lmpadas. 4.1- Indica as designaes que se atribuem aos fios de ligao X e Y, atendendo s suas cores. 4.2- Assinala, de entre as afirmaes seguintes, as verdadeiras para este circuito. A- O interruptor est instalado no fio de fase. B- Quando se abre o interruptor, as duas lmpadas acendem. C- Quando se fecha o interruptor, apenas acende uma lmpada. D- Quando uma lmpada funde, a outra permanece ligada. E- As duas lmpadas esto instaladas em srie. 4.3- Esquematiza este circuito eltrico. 4.4- A intensidade da corrente em cada lmpada 0,15 A. Diz, justificando, o que esperas observar se, neste circuito, substitures o interruptor: 4.4.1- por um fusvel de 0,2 A; 4.4.2- por um fusvel de 0,5 A.

5- Indica em quais dos seguintes procedimentos pode ocorrer um curto-circuito. A- Ligar mesma tomada da rede seis aparelhos eltricos por meio de fichas triplas. B- Repara o fio de um aparelho com o interruptor aberto. C- Ligar um aparelho com os fios descarnados. D- Ligar tomada de rede um aparelho que funciona corretamente com a diferena de potencial de 12 V.

6- Observa o esquema da campainha eltrica da figura 2 e completa as frases seguintes que descrevem o seu funcionamento. A- Quando pressionamos o boto, o circuito eltrico fica ________________. B- A corrente eltrica que percorre a bobina _________ a barra de ferro. C- A barra de ferro ________________ atrai o martelo, obrigando-o a bater na campnula. D- Quando o martelo atrado, o circuito eltrico fica ___________, no h ________________, a barra de ferro fica __________________ e deixa de atrair o martelo.

7- Observa a figura 3.

7.1- Faz a legenda da figura, indicando o que representa as letras X, Y e Z. 7.2- A corrente eltrica que circula no circuito do motor produzida na corrente eltrica do circuito 1. Explica como se processa a produo dessa corrente. 7.3- Indica em qual dos circuitos a corrente eltrica tem maior diferena de potencial. 7.4- Diz o que acontece se utilizares no circuito 1 uma fonte de corrente contnua. 7.5- Relaciona a diferena de potencial do circuito 1 com a do circuito 2, sabendo que o nmero de espiras de Y trs vezes maior do que o nmero de espiras de Z.

Bom trabalho!

Anda mungkin juga menyukai