Anda di halaman 1dari 27

c

Prova de Cincias Humanas e suas Tecnologias Prova de Cincias da Natureza e suas Tecnologias
OSG.: 0880/11

3 Srie Ensino Mdio / Extensivo Olmpico / Intensivo


Instrues
1. SER ATRIBUDA NOTA ZERO PROVA QUANDO O ALUNO: a) utilizar ou portar, durante a realizao da prova, MQUINAS e(ou) RELGIOS DE CALCULAR, bem como RDIOS, GRAVADORES, HEADPHONES, TELEFONES CELULARES ou FONTES DE CONSULTA DE QUALQUER ESPCIE; b) ausentar-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTES e(ou) o CARTO-RESPOSTA antes do prazo estabelecido; c) agir com incorreo ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicao das provas; d) comunicar-se com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; e) apresentar dado(s) falso(s) na sua identificao pessoal. f) for ao banheiro portando CELULAR, mesmo que desligado, APARELHO DE ESCUTA, MQUINA DE CALCULAR ou qualquer outro MATERIAL DE CONSULTA relativo prova. Na ida ao banheiro, durante a realizao da prova, o aluno ser submetido revista por meio de DETECTOR DE METAL.
2. Este CADERNO DE QUESTES contm 90 questes, numeradas de 1 a 90 e dispostas da seguinte maneira: a) as questes de nmero 1 a 45 so relativas rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias; b) as questes de nmero 46 a 90 so relativas rea de Cincias da Natureza e suas Tecnologias. Verifique no CARTO-RESPOSTA se os seus dados esto registrados corretamente. Caso haja alguma divergncia, comunique-a imediatamente ao aplicador. Decorrido o tempo determinado, ser distribudo o carto-resposta, o qual ser o nico documento vlido para a correo da prova. No dobre, no amasse, nem rasure o CARTO-RESPOSTA. Ele no poder ser substitudo. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes, identificadas com as letras , , , e . Apenas uma responde corretamente questo. Voc deve, portanto, assinalar apenas uma opo em cada questo. A marcao de mais de uma opo anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. No CARTO-RESPOSTA, marque, para cada questo, a letra correspondente opo escolhida para a resposta, preenchendo todo o espao compreendido no crculo, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero considerados na avaliao. O aluno, ao sair da sala, dever entregar, definitivamente, seu carto-resposta devidamente assinado, devendo ainda assinar a folha de presena e o carto de identificao de sala.

3. 4. 5. 6.

7. 8. 9.

10. O tempo disponvel para estas provas de quatro horas e trinta minutos.

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA 4. Observe com ateno:

Cincias Humanas e suas Tecnologias


Questes de 1 a 45

1. Os pensadores do liberalismo econmico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam: a) interveno do Estado na economia. b) o mercantilismo como poltica econmica nacional. c) socializao dos meios de produo. d) liberdade para as atividades econmicas. e) implantao do capitalismo de Estado. 2. Leia com ateno o texto a seguir: No campo terico da Geografia podem ser observadas diversas correntes. No sculo XIX, por exemplo, o gegrafo alemo Friedrich Ratzel escreveu um importante trabalho intitulado, em portugus, Antropogeografia: fundamentos da aplicao da Geografia Histria. Ratzel considera, nesse trabalho, as influncias que as condies naturais exerceriam sobre a humanidade, defendendo que o meio natural definiria at a fisiologia e a psicologia humanas. O homem seria, portanto, muito marcado pelo ambiente natural. Raztel foi, obviamente, influenciado pela teoria evolutiva de Charles Darwin... Que corrente terica da Geografia est descrita acima? a) Naturalismo Geoeconmico. b) Possibilismo Geogrfico. c) Prncpio das Causas Naturais. d) Determinismo Geogrfico. e) Ecologismo Geocientfico. 3. As grandes revolues burguesas do sculo XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filsofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que: a) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo. b) acentuou que o Estado no possui poder ilimitado, o qual nada mais do que a somatria do poder dos membros da sociedade. c) visou defender a tese de que apenas a federalizao poltica compatvel com a democracia orgnica. d) mostrou que, sem centralizao e dependncia dos poderes ao Executivo, no h paz social. e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolver a partir de minucioso planejamento econmico.
2

A charge demonstra o fato de que, mesmo em pases subdesenvolvidos, existe acesso a bens de consumo caractersticos do chamado Primeiro Mundo. Uma comprovao de que a posse desses bens, como mostra o desenho, no elimina a situao de subdesenvolvimento que: a) as desigualdades sociais e a dependncia econmica externa se mantm. b) a abertura da economia s importaes desestimula as empresas de capital estrangeiro. c) a popularizao de servios e de bens de consumo reduz a desigualdade na distribuio da renda. d) o avano e a difuso do setor de telecomunicaes transformam a base produtiva das economias nacionais. e) as desigualdades sociais esto diminuindo no processo de globalizao. 5. Para o historiador Fernando Novais, professor aposentado do Departamento de Histria da USP e professor do Instituto de Economia da Unicamp, o ano de 1500 marca para a Histria do Brasil o surgimento das bases da colonizao portuguesa, e nunca o descobrimento do Brasil. Fernando Novais, em entrevista publicada no jornal Folha de So Paulo em 24 de abril de 2000, enfatiza a crtica ao etnocentrismo e ao anacronismo presentes na histria do Brasil com a viagem de Cabral. Aps a leitura do texto acima, voc deve ter percebido a crtica feita ao marco de 1500, como sendo este o inaugurador do descobrimento do Brasil. Sobre esta temtica, assinale a opo correta: a) A viso eurocntrica sinaliza a formao de uma nova civilizao, baseada na superioridade racial, ao passo que busca respeitar as diferentes culturas.

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

b) O conceito eurocntrico de descobrimento foi criado na perspectiva de mascarar a feroz implantao do aparelho mercantilista portugus no Brasil. c) A viso de Fernando Novais apresenta ao aluno a ideia de que ele um indigenista convicto e um eficaz apoiador do sincretismo contemporneo d) A ideia de descobrimento foi elaborada visando consolidar o sonho europeu do encontro do paraso perdido, questo to presente nos debates atuais. e) A datao histrica de 1500 no se limita unicamente no carter do fato histrico, mas se estende na crtica histrica, levando os indigenista a reavaliarem o papel do conquistador. 6. Atravs da revoluo tecnocientfica foram aprimorados os meios de transportes e comunicao que possibilitaram a intensificao dos fluxos de bens, servios, informaes e pessoas.

4. A rea assinalada com a letra A imps um embargo econmico em B deixando-o fora da rea de Livre Comrcio das Amricas a ALCA, cuja criao planejada por A desde a dcada de 1990, mas essa rea de livre comrcio ainda no se estabeleceu. 5. A rea assinalada com a letra G foi dividida politicamente em um processo de descolonizao que atendeu apenas dos interesses de C. Esse processo de artificializao de fronteiras explica, em grande parte, a situao de misria e conflitos que permanece at os dias de hoje na regio G. So corretos somente os itens: a) 1, 2, 3 e 5. d) 1, 2, 3, 4 e 5. b) 2, 3 e 5. e) 2, 3, 4 e 5. c) 1, 3 e 4. 7. Na verdade, o que Portugal queria para sua colnia americana que fosse uma simples produtora e fornecedora dos gneros teis ao comrcio metropolitano e que se pudessem vender com grandes lucros nos mercados europeus. Este ser o objetivo da poltica portuguesa at o fim da Era Colonial. E tal objetivo ela o alcanaria plenamente, embora mantivesse o Brasil, para isto, sob um rigoroso regime de restries econmicas e opresso administrativa; e abafasse a maior parte das possibilidades do pas.
Prado Jnior, C. Histria do Brasil

Observando o mapa-mndi, analise os itens a seguir: 1. A OTAN foi criada em 1949 como parte da Doutrina Trumam e teve como principais membros pases das reas A e C. Porm, com o fim de seu inimigo maior, foi progressivamente desmontada. 2. As reas C e D, na Guerra Fria, foram, respectivamente, zonas de influncia de A e de E. 3. Devido fragmentao do bloco socialista nas regies D e E, surgiram novos pases, como Estnia, Letnia e Litunia, resultados do desmonte da ex-URSS, e tambm Eslovnia, Crocia e Srvia, frutos do desmonte da exIugoslvia. Foi exatamente nesses dois pases extintos que o processo de desmonte teve conflitos, como na Bsnia-Hezergovina, repblica da ex-Iugoslvia, e na regio do Cucaso, no sul da Rssia.
OSG 0880/11

Analisando o passado colonial no Brasil e a explorao mercantil portuguesa, chegamos concluso de que muito de nossa histria atual encontrase intrinsecamente ligada s atitudes dos colonizadores. Diante dessa anlise, podemos afirmar de um modo correto que: a) apesar de o Brasil ser uma colnia de explorao, os princpios mercantilistas no foram aplicados aqui com rigor, o que possibilitou o desenvolvimento de atividades que visavam ao crescimento da Colnia. b) mesmo tendo a Metrpole se afastado dos princpios econmicos do sistema colonial, os seus objetivos foram plenamente alcanados. c) apesar de a colonizao atender aos princpios mercantilistas, estes, em grande parte, no foram respeitados, uma vez que a economia colonial se voltou mais para o comrcio interno. d) a empresa colonial na Amrica Portuguesa orientou a economia no Brasil para atender os in3

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA teresses de complementaridade da Europa, fundamentados nas prticas mercantilistas. e) apesar do Brasil ter sido uma colnia portuguesa e de continuarmos a merc do imperialismo ingls, a nao brasileira j vislumbra uma real soberania econmica e poltica. 8. Leia o texto abaixo. O jardim de caminhos que se bifurcam (...) Uma lmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor no se perder se tomar esse caminho esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar esquerda.
(Adaptado. Borges, J. Fices. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

d) Os homens conheciam uma economia comercial e j praticavam os juros. e) Os homens ainda no produziam seus alimentos, no plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, gros e razes, pescavam e caavam animais. 10. Em relao ao mundo poltico, no final do sculo XX e incio do sculo XXI, convivemos com a nova ordem mundial. Sobre essa ordem, incorreta a afirmativa: a) A Guerra Fria foi deflagrada com a proclamao da Doutrina Truman. b) Os conflitos nacionais de ps-Guerra-Fria e as desigualdades entre Norte e Sul revelaram os elementos de uma verdadeira "desordem mundial". c) A economia global multipolar, em que a Europa e a sia possuem tambm papel importante. d) O novo espao estratgico europeu revela o contraste entre a solidez das instituies do bloco ocidental e a volatilidade das estruturas econmicas e polticas da regio balcnica e da Comunidade de Estados Independentes (CEI). e) Atualmente, no existem atritos geopolticos e comercias entre os Estados Unidos e as naes europeias e asiticas. 11. A denominao "Revoluo Neoltica", cunhada nos anos 60 pelo arquelogo Gordon Childe, refere-se a uma srie de intensas transformaes. Entre essas mudanas, correto citar: a) a criao do poder poltico centralizado associado ao domnio do poder religioso. b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. c) a instituio privada das terras, com o cultivo de cereais e a criao de animais. d) o surgimento da diviso natural do trabalho, com a atribuio de papel produtivo relevante mulher. e) a transio da economia de subsistncia para uma economia industrial. 12. Sobre o mundo contemporneo, leia as afirmativas a seguir e selecione as verdadeiras: I. As relaes internacionais, aps a Segunda Guerra Mundial, foram ditadas pelo confronto bipolar entre o Leste e o Oeste. Nesse perodo, criada, no plano militar, a OTAN e o Pacto de Varsvia, este ltimo extinto aps a crise do socialismo e o desmonte do Bloco Sovitico.

Quanto cena descrita acima, considere que: I. o sol nasce direita dos meninos; II. o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas at a casa. Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos: a) oeste, sul e leste. b) leste, sul e oeste. c) oeste, norte e leste. d) leste, norte e oeste. e) leste, norte e sul. 9. Tradicionalmente, podemos definir a pr-histria como o perodo anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse perodo anterior a 4000 a.C, pois foi por volta dessa poca que os sumrios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta caractersticas das atividades do homem na fase paleoltica? a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de ento, conseguiram produzir instrumentos (lminas de corte, machados, serras com dentes de pedra) mais eficientes e mais bem acabados. b) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais. c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o prprio alimento, os homens no tinham mais motivo para mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentrios.

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

II. A cena mundial da atualidade, 65 anos depois da Segunda Guerra Mundial, bastante distinta daquela que fez florescer a Guerra Fria, destacando-se a unimultipolaridade e a necessidade de uma reformulao nos principais organismos de poder como o conselho de segurana da ONU, o FMI e o Banco Mundial. III. O desmonte do bloco socialista teve como consequncias imediatas ainda no incio da dcada de 1990: A hegemonia militar norteamericana, a expanso e redefinio do papel da OTAN e o surgimento de 20 novos pases oriundos da decomposio da Unio Sovitica, Iugoslvia e Tchecoslovquia. IV. A descolonizao afro-asitica fez surgir dezenas de novos pases, todos subdesenvolvidos e dentro do atual panorama geopoltico corretamente chamados de Terceiro Mundo. So corretas: a) apenas I e IV. b) apenas II. c) apenas I, II e III. d) apenas II, III e IV. e) todas as afirmativas. 13. "O esprito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si mesmo desde que viu a luz do mundo. Suas foras e direitos quanto a ela foram sempre imprescriptveis, nunca finitos ou passageiros. (...) Desde o exato instante em que um monarca, piloto adormecido no regao do cio ou do interesse, nada faz pelo bem de seus vassalos, faltando com seus deveres, rompem-se tambm os vnculos de sujeio e dependncia de seus povos. Este o sentir de todo homem justo e a opinio dos verdadeiros sbios. (...) nem o juramento de vassalagem que os americanos prestaram ao espanhol, nem a possesso por trezentos anos que este logrou na Amrica so razo suficiente para justificar a dominao. (...) Habitantes do Peru: se desnaturalizados e insensveis assistiram, dia a dia, com rosto tranquilo e sereno, desolao e aos infortnios de sua desgraada ptria, acordem agora da penosa letargia em que estiveram submersos, desaparea a penosa e funesta noite da usurpao e amanhea o claro e luminoso dia da liberdade".
Bernardo de Monteagudo. Dialogo entre Atahualpa y Fernando VII en los Campos Eliseos, in Pensamiento poltico de la emancipacin (1790-1825). Caracas, Biblioteca Ayacucho, 1977, p. 69.

O texto, de 1809, pode ser caracterizado como: a) iluminista, devido, entre outras possibilidades, identificao da liberdade como estado de natureza e crtica ao isolamento do poder dos reis. b) positivista, devido, entre outras possibilidades, valorizao da ideia de ptria e ao apelo ao como forma de alterar a realidade vivida. c) feudal, devido, entre outras possibilidades, lembrana da importncia dos juramentos de suserania e vassalagem e da subordinao ao rei. d) moralista, devido, entre outras possibilidades, rejeio do cio dos reis e necessidade de justia. e) socialista, devido, entre outras possibilidades, defesa da autodeterminao dos povos e conclamao luta como forma de libertao. 14. Leia o texto abaixo, que reflete a essncia do saber geogrfico, ou seja, a intrnseca relao entre o homem e o meio que o cerca, resultando desta a produo do espao. A extenso pela qual se interessam os gegrafos no a superfcie abstrata do mapa onde reportam os resultados de suas pesquisas: ela feita de meios de vida com os quais os homens estabelecem as necessrias relaes ecolgicas. Estas impem condicionantes o calor, o frio, o rido, a rigidez das declividades, os manguezais e as montanhas mas tambm lhes fornecem alimento, bebida e materiais com os quais moldam seu universo instrumental. Em toda parte, a beleza e a generosidade da natureza tanto quanto a potncia de seus cataclismas surpreendem as populaes e inspiram seus sonhos...
(CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianpolis: EDUFSC, 2001. p. 219-220.)

Sobre o espao acima referido, correto afirmar que ele se caracteriza pelo resultado da relao entre o homem e o meio ambiente: a) independentemente das diferentes tecnologias. b) determinada pelos distintos meios. c) independentemente das caractersticas do meio. d) mediada pelas tecnologias disponveis. e) dependncia dos aspectos fisiogrficos. 15. O Iluminismo surgiu na Frana e na Inglaterra, no sculo XVII, e se caracterizava por procurar uma explicao racional para todas as coisas. correto afirmar que:
5

OSG 0880/11

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA a) a filosofia iluminista preocupou-se com o estudo da natureza, por isso, acreditava-se em Deus e no poder da Igreja para chegar a Ele. b) seus pensadores eram divididos em dois grupos: os filsofos e os economistas, sendo estes ltimos defensores de uma economia totalmente supervisionada pelo Estado. c) os dspotas esclarecidos, monarcas e ministros europeus adeptos de ideias iluministas, modernizaram seus Estados abandonando o poder absoluto. d) para corrigir a desigualdade social era preciso modificar a sociedade, dando a todos liberdade de expresso e de culto, alm de proteo contra a escravido, a injustia, a opresso e as guerras. e) um de seus maiores pensadores foi Montesquieu, que escreveu o Contrato Social, no qual criticava a Igreja e defendia a liberdade dos homens. 16. a) negao do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na fsica e na matemtica. b) aceitao do dogmatismo catlico e da escolstica medieval. c) defesa dos pressupostos polticos e das prticas econmicas do Estado do Antigo Regime. d) consolidao do racionalismo como fundamento do conhecimento humano. e) supremacia da ideia de providncia divina para a explicao dos fenmenos naturais. 18. Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se uma "nova ordem mundial" que substituiu o conflito "Leste-Oeste" do sistema bipolar por uma nova diviso dos pases do mundo. Uma das formas de organizao dessa nova ordem apresenta o mundo dividido entre pases do Norte, desenvolvidos (ricos) e do Sul, subdesenvolvidos (pobres). O mapa a seguir mostra a diviso do mundo sob a ordem "Norte - Sul".

Infere-se, com base no esquema acima, que: a) a Geografia uma cincia complexa e integrada s demais reas do conhecimento. b) a Geografia uma cincia simples e isolada em seus estudos e pesquisas. c) a Geografia uma cincia natural e desvinculada do conhecimento biolgico, econmico e social. d) a Geografia a descrio da paisagem e no analisa as transformaes ambientais. e) a Geografia no se volta para os problemas socioeconmicos e ambientalistas. 17. O movimento conhecido como Ilustrao ou Iluminismo marcou uma revoluo intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do sculo XVIII. O Iluminismo, em seu mbito intelectual, expressou a:

Com base nas informaes anteriores e em seus conhecimentos, correto afirmar que: a) existe, nos pases do Norte, desenvolvidos, uma distribuio equitativa entre as populaes rural e urbana, sendo a sociedade de consumo altamente expressiva. b) a desigualdade entre algumas regies cada vez maior. A frica subsaariana, por exemplo, est cada vez mais afastada da economia global, apesar de despertar interesse como regio consumidora e opo de investimento de capital especulativo. c) o chamado conflito "Norte x Sul" de natureza econmica, portanto, diferente do extinto conflito "Leste x Oeste", de natureza geopoltica. d) governos de pases em desenvolvimento, com finalidade de aumentar a sua capacidade de negociao com os pases do Norte, nos organismos internacionais, tm buscado ampliar a cooperao Sul-Sul, atravs da constituio de associaes como a ALCA e o NAFTA.
6
OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

e) a demarcao Norte-Sul, apesar de ser de natureza essencialmente geopoltica e econmica, estabelece tambm uma diviso entre duas reas ecolgicas, a temperada e a tropical. 19. Reagindo economia clssica, o socialismo se corporifica com as teorias de Karl Marx e Friedrich Engels. A teoria desses dois pensadores: a) resulta da observao crtica das realidades socioeconmicas da Europa na fase da Revoluo Industrial e no perodo imediatamente posterior. b) defende a propriedade privada como instrumento indispensvel para a superao das desigualdades sociais. c) prega a diminuio do Estado (Estado mnimo) e mais espao para a iniciativa privada. d) apresenta a sntese mais acabada do chamado "socialismo utpico". e) apoia a tese liberal difundida por Montesquieu que se relacionava com a diviso dos trs poderes e no voto censitrio. 20. Figuram no atual quadro econmico mundial pases considerados economias emergentes, tambm chamados de novos pases industrializados. Apresentam nvel considervel de industrializao e alto grau de investimentos externos, no entanto as populaes desses pases convivem com estruturas sociais e econmicas arcaicas e com o agravamento das condies de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresrios do mundo so: Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul (BRICS). Tais caractersticas comuns, como mo de obra abundante e significativas reservas de recursos minerais. Diante do quadro apresentado, possvel inferir que a reunio desses pases, sob a sigla BRICS, aponta para formao de um mundo economicamente cada vez mais multipolarizado. O que mais podemos esperar desses pases : a) um novo sistema socioeconmico, baseado na superao das desigualdades que conferiam sentido ideia de Terceiro Mundo iniciada pela conferencia de Bandung em 1955, que contou com a presena desses pases . b) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU), haja vista que todos eles mantm boas relaes com a mais influente nao do G5 os Estados Unidos. c) a perspectiva de que se tornem, em mdio prazo, economias mais influentes nos rgos
OSG 0880/11

de controle e gesto dos investimentos como FMI e o Banco Mundial e, mesmo com gigantescas diferenas culturais e polticas, partilharem de uma srie de desafios sociais e econmicos comuns. d) a formao de uma frente diplomtica com o objetivo de defender os interesses dos pases menos desenvolvidos, principalmente as naes agrcolas. e) a criao de uma aliana militar no hemisfrio sul que faa frente OTAN. 21. Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoo", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se l surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregao, os indgenas se ergueram e comearam a soprar conchas e buzinas, saltando e danando (...)
Nufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)

Esse contato amistoso entre brancos e ndios foi preservado: a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indgena no decurso da catequese. b) at o incio da colonizao quando o ndio, vitimado por doenas, escravido e extermnio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal. c) pelos colonos, que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportao. d) em todos os perodos da Histria Colonial Brasileira, passando a figura do ndio para o imaginrio social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonizao". e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou vrias medidas para impedir o genocdio e a escravido. 22. Desde o sculo XIX at os primeiros anos do sculo XX, consolidou-se a ideia de que o mtodo geogrfico se baseava nos cinco princpios enunciados por ilustres mestres, como Alexander von Humboldt, Karl Ritter, Ratzel e Jean Brunhes. Correlacione os princpios abaixo: I. Extenso (Ratzel) II. Analogia (K. Ritter) III. Causalidade (von Humboldt) IV. Conexo (Jean Brunhes) V. Atividade (Jean Brunhes)

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA ( ) O gegrafo, ao observar os fatos, deve procurar as causas que os determinaram, estabelecendo relao de causa e efeito. ) Ao estudar um dos fatores geogrficos ou uma rea, deve-se, inicialmente, procurar localizar e estabelecer os limites, usando mapas disponveis e conhecimento direto da rea. ) O espao est em perptua reorganizao, em constante transformao, graas ao ininterrupta dos vrios fatores, e esse espao deve ser compreendido em sua relao histrica. ) Aps delimitada e observada uma rea de estudo, ela deveria ser comparada com outras reas, estabelecendo semelhanas e diferenas. ) Princpio segundo o qual os fatores fsicos e humanos, ao elaborarem uma paisagem, no agiram separadamente e independentemente, havendo interpenetrao na ao dos vrios fatores fsicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. 24. A nova ordem mundial, que teve incio com o fim da Unio Sovitica em 1991, fez surgir novas caractersticas na conjuntura internacional, como expressa o texto abaixo. A ordem mundial a ordem internacional entre pases e grupos de pases, o equilbrio e disputa entre as potncias, e, consequentemente, a situao social e economia do mundo em um determinado perodo histrico. Atualmente, presencia-se o fortalecimento das potencias mundiais, que disputam o mundo de maneira diferente daquela estabelecida aps a Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, assinale o item que possui apenas caractersticas dessa nova ordem. a) multipolaridade e disputa econmica. b) bipolaridade e Guerra Fria. c) disputa ideolgica e globalizao. d) hegemonia do capitalismo e bipolaridade. e) disputa militar e Guerra Fria. 25. As culturas ocidentais e orientais so invenes, que respondem historicamente, a suas questes e a seus desejos. As religies, desde os primeiros tempos da cultura, so nesse sentido: a) lugares onde a imaginao no tem espao, mas, sim, a crena e a f em entidades consideradas superiores. b) formas de compreender o que acontece na trajetria histrica da humanidade, afirmando muitos dos seus medos. c) criaes humanas, independentes da relaes sociais, sem ligao com o poder poltico existente. d) espao de construo de ideias importantes, onde a razo no possui nenhum significado histrico. e) instituies sociais sem significado para a organizao econmica da sociedade, ligadas apenas f em Deus. 26. Com relao globalizao e formao de blocos, pode-se afirmar que: I. os nicos pases sul-americanos de fronteira com o Brasil que no esto no MERCOSUL so os pases andinos e as Guianas e so exatamente os andinos os prximos a ingressarem no bloco, e o pas que est mais adiantado nesse processo a Venezuela. II. dentro do MERCOSUL, ocorrem grandes disparidades entre o PIB dos pases membros, e

A sequncia acima correta : a) III I V II IV b) II III IV V I c) V I II III IV d) IV III I V II e) I III V II IV 23. Os primitivos habitantes do Brasil foram vtimas do processo colonizador. O europeu, com viso de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indgena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionrios, a partir de meados do sculo XVI, h um decrscimo da populao indgena, que se agrava nos sculos seguintes. Os fatores que mais contriburam para o citado decrscimo foram: a) a captura e a venda do ndio para o trabalho nas minas de prata do Potosi. b) as guerras permanentes entre as tribos indgenas e entre ndios e brancos. c) o canibalismo, o sentido mtico das prticas rituais, o esprito sanguinrio, cruel e vingativo dos naturais. d) as misses jesuticas do vale amaznico e a explorao do trabalho indgena na extrao da borracha. e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravido dos ndios.

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

nessa disparidade econmica leva vantagem o pas mais rico do bloco o Brasil. III. Os processos de integrao esto possibilitando a formao de grandes grupos econmicos que atuam em quase todos os continentes. No MERCOSUL, o Brasil desempenha esse papel, pois sede das maiores transnacionais do MERCOSUL . IV. O Chile considerado um Global Trade, pois tem relaes comerciais com um grande leque de parceiros alm de ser membro fundador do Pacto Andino, membro associado do MERCOSUL e membro da Apec, este ltimo um bloco intercontinental com membros na sia, Amricas e Oceania. So verdadeiros: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) todos os itens.

d) apenas III. e) apenas I.

29. O chamado Socialismo Cientfico, formulado por Marx e Engels no sculo XIX, propunha: a) a superao do capitalismo pela ao revolucionria dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista. b) a reduo do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produo. c) a supresso de toda legislao trabalhista e social, tida como mecanismo de alienao e cooptao do proletariado. d) a realizao de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantao do comunismo avanado. e) a extino imediata do Estado logo aps a realizao de uma revoluo armada do proletariado, levando a humanidade de forma direta ao Comunismo. 30. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milho mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartgrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televiso ou tela de vdeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.
MARK MONMONIER. Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1996.

27. costume dividir a Histria em Idades. A Idade Antiga: aproximadamente 3.200 a.C., com a escrita, at 476 d.C., com a queda do Imprio Romano do ocidente e mais: I. Idade Mdia: da queda do Imprio Romano em 476 d.C., at 1453 d.C., com a queda de Constantinopla. II. Idade Moderna: da queda de Constantinopla em 1453 d.C., at 1789 d.C., ano da Revoluo Francesa. III. Idade Contempornea: de 1789, com a Revoluo Francesa, at os dias atuais. Est(o) correta(s): a) apenas a I. b) apenas a II. c) apenas a III. d) todas as afirmaes. e) nenhuma das afirmaes. 28. Analisando o espao nordestino, deparamo-nos com uma regio semirida, de solos rasos e pedregosos e uma sazonalidade hdrica que praticamente impossibilita o processo de evoluo e desenvolvimento social e econmico. Observando o texto, podemos concluir que se trata de um raciocnio da Escola Geogrfica: a) Possibilista. b) Crtica. c) Determinista. d) Nova Geografia. e) Geografia Regional.
OSG 0880/11

Observe o planisfrio acima, considerando as ressalvas presentes no texto. Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupes, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distncia fsica possvel em rotas por via area, as direes aproximadas a serem seguidas seriam: a) Leste Norte Oeste b) Oeste Norte Leste c) Leste Noroeste Leste d) Oeste Noroeste Oeste e) Leste Sudeste Sul
9

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA 31. Os idelogos dessa corrente acreditavam que marxistas, aps terem derrotado o Capitalismo e tomado o poder, tornar-se-iam os novos exploradores do proletariado. Uma vez conquistado o poder, eles se transformariam em uma minoria privilegiada de ex-trabalhadores que, com o poder nas mos, passariam a representar a si mesmos e a defender seus direitos de governar o povo. Para esses idelogos, o Estado deveria ser destrudo pelos trabalhadores imediatamente aps a revoluo proletria.
Adaptado Flavio de Campos e Renan Garcia de Miranda.

34. A bandeira da Europa no apenas o smbolo da Unio Europeia, mas tambm da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O crculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
Disponvel em: http://europa.eu/index_pt.htm. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado)

O texto apresenta algumas das principais preocupaes dos: a) bolcheviques. b) socialistas. c) anarquistas. d) ludistas. e) sociais democratas. 32. Em setembro de 2001, ocorreram alguns fortes atentados terroristas contra os Estados Unidos (em Nova York e em Washington), e as autoridades norte-americanas culparam o grupo terrorista Al Qaeda por esses atos. Os pases que foram ocupados militarmente pelos Estados Unidos, a partir desse episdio, foram: a) Iraque e Ir. d) Lbia e Sria. b) Afeganisto e Iraque. e) Iraque e Israel. c) Ir e Coreia do Norte. 33. No sculo XIX, o desenvolvimento socialmente desigual da sociedade capitalista liberal deu origem "questo social". Para resolv-la, surgiram ento: I. o socialismo utpico e reformista (de Fourier e outros), que pretendia reconstruir a sociedade a partir de um plano ideal, igualitrio e justo. II. o catolicismo social, que tinha o discurso de defesa da justia social que estava ameaada pelo desenvolvimento da sociedade industrial capitalista. III. o socialismo cientfico de Marx e Engels, baseado no materialismo histrico e dialtico, que propunha uma sociedade sem classes no comunismo. IV. o movimento anarquista, vitorioso na Inglaterra (1838-42), que preconizava a ditadura do proletariado. Esto corretas apenas: a) I e II. d) I, II e III. b) II e IV. e) I, II e IV. c) III e IV.
10

A que se pode atribuir a contradio intrnseca entre o que prope a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas naes integrantes da Unio Europeia? a) Ao contexto da dcada de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial. b) Ao fato de que o ideal de equilbrio implcito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais. c) Ao fato de que Alemanha e Itlia ainda so vistas com desconfiana por Inglaterra e Frana, mesmo aps dcadas do final da Segunda Guerra Mundial. d) Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhis, que possuem uma convivncia mais harmnica do que as demais naes europeias. e) Ao fato de que a bandeira representa as aspiraes religiosas dos pases de vocao catlica, contrapondo-se ao cotidiano das naes protestantes. 35. Durante o Perodo Colonial brasileiro, a mo de obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indgena. Isso se deveu: a) ao fato dos portugueses j utilizarem, h muito, o trabalho escravo negro no sul de Portugal e nas ilhas do Atlntico. b) inabilidade do indgena para o trabalho agrcola e sedentrio. c) reduzida e dispersa populao prcolombiana comparada com a grande oferta de mo de obra negra africana. d) ao fato dos negros africanos j aceitarem passivamente o trabalho na lavoura e na minerao do Brasil. e) aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comrcio colonial, altamente lucrativo.

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

36. Observe o mapa.

Suponha a realizao de uma viagem de automvel de Belo Horizonte a Luz, com a partida marcada para as 15:00h de um dia ensolarado na vspera do Natal. Nessa viagem, com durao aproximada de duas horas e trinta minutos, o motorista ir receber mais intensamente os raios solares: a) de frente e sua esquerda. b) de frente e sua direita. c) pelas costas e sua esquerda. d) pelas costas e sua direita. e) No haver projeo de sombra. 37. A sociedade colonial brasileira "herdou concepes clssicas e medievais de organizao e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduao que se originaram da diferenciao das ocupaes, raa, cor e condio social. (...) As distines essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indgenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de ndios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com ndios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo Estado, que permitiu uma reorganizao de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborgenes e, mais tarde, os africanos, diferentes tnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distines e hierarquias baseadas na cultura e na cor."
(Stuart B. Schwartz, SEGREDOS INTERNOS)

b) a presena de ndios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituies como a escravido, completamente desconhecida da sociedade europeia nos sculos XV e XVI. c) os ndios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, no tiveram nenhum tipo de influncia sobre a constituio da sociedade colonial. d) a diferenciao de raas, culturas e condio social entre brancos e ndios, brancos e negros, tendeu a diluir a distino clssica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade colonial. e) a existncia de uma realidade diferente no Brasil, como a escravido em larga escala de negros, no alterou em nenhum aspecto as concepes medievais dos portugueses durante os sculos XVI e XVII. 38. Observe o mapa abaixo:

Sobre esse mapa, correto afirmar que: a) possui uma escala grande, indicada para mapear grandes extenses terrestres. b) os ngulos retos formados entre os meridianos e os paralelos indicam que o mapa foi elaborado a partir de uma projeo azimutal. c) todos os Estados localizam-se no hemisfrio meridional e possuem horas atrasadas em relao ao Meridiano de Greenwich. d) o Estado de Minas Gerais localiza-se a sudeste do Rio de Janeiro e a sudoeste de Gois. e) a escala do referido mapa oferece riqueza de detalhes. 39. O conhecimento histrico evoluiu muito no Ocidente. Suas linguagens, teorias e conceitos exigem do historiador uma formao profissional complexa e abrangente. Sobre a historiografia e sua evoluo, correto afirmar que:

A partir do texto, pode-se concluir que: a) a diferenciao clssica e medieval entre clero, nobreza e campesinato existente na Europa foi transferida para o Brasil por intermdio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.
OSG 0880/11

11

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA a) a Histria-crnica surgiu no sculo XIX, influenciada pelo positivismo. b) o conceito de representao chave para a Histria-cincia, especialmente na investigao das realidades econmicas. c) a anlise quantitativa muito utilizada pela Nova Histria Social para compreender o cotidiano e os mitos. d) a cincia da Histria surgiu na Antiguidade, fruto da criao do mtodo crtico por Herdoto. e) a perspectiva da Histria Total foi contribuio do marxismo para a abordagem das estruturas econmico-sociais. 40. Responda questo com base no grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas. 42. a) pensamento mtico, ligado ao de deuses poderosos, dentro de uma perspectiva de tempo cclico. b) materialismo histrico, que concebe a histria a partir da luta de classes e da determinao das formas ideolgicas pelas relaes de produo. c) positivismo, que encara a Histria como um conjunto de dados quantificveis e dispostos em ordem cronolgica. d) teocentrismo, reafirmando uma concepo providencialista e linear da Histria. e) Iluminismo, apoiando o antigo regime.

A direo do ponto C em relao ao ponto A : a) Noroeste. b) Oeste. c) Sudeste. d) Leste-Sudeste. e) Sudoeste. 41. A histria de todas as sociedades tem sido a histria das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania poltica no Estado moderno, no qual uma explorao aberta e direta substituiu a explorao velada por iluses religiosas. A estrutura econmica da sociedade condiciona as suas formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas. No a conscincia do homem que determina o seu ser, mas, ao contrrio, so as relaes de produo que ele contrai que determinam a sua conscincia.
(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. So Paulo: Alfa-mega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.)

A pintura rupestre acima, que um patrimnio cultural brasileiro, expressa: a) o conflito entre os povos indgenas e os europeus durante o processo de colonizao do Brasil. b) a organizao social e poltica de um povo indgena e a hierarquia entre seus membros. c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pr-histria do Brasil. d) os rituais que envolvem sacrifcios de grandes dinossauros atualmente extintos. e) a constante guerra entre diferentes grupos paleondios da Amrica durante o perodo colonial. 43. A partir de 1929, a Escola dos Annales inovou o saber historiogrfico com o conceito de interdisciplinaridade, sendo a interface Histria e Geografia um dos objetivos dos fundadores da Escola. Sobre a interface Histria e Geografia, correto afirmar que: a) as ideias do gegrafo Vidal de La Blache foram postas margem da Histria pelos Annales por serem consideradas ultrapassadas.

As proposies dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como:

12

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

b) o conceito de espao e o saber cartogrfico tornaram-se fundamentais para o estudo da Histria a partir de 1929, ampliando o dilogo interdisciplinar. c) os fundadores dos Annales, Lucin Febvre e Marc Bloch, no concordavam com o dilogo com a Geografia. d) o conceito de espao s passou a ser utilizado pela Histria nos anos 70 (sculo 20), poca da emergncia da Terceira Gerao dos Annales. e) no tem qualquer relao com a vida objetiva, sendo saberes eminentemente tericos. 44. Em sala de aula, o professor l para seus alunos uma passagem de um manual francs de Histria, do curso secundrio, que explicava o domnio da Frana sobre as populaes do norte da frica: A Frana deseja que as crianas rabes sejam to bem instrudas quanto as crianas francesas. Isso prova que a Frana boa e generosa com os povos que ela submeteu.
(Petit Lavisse, 1884)

Quase tudo que aprendi, amanh eu j esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas no entendi Decoreba: esse o mtodo de ensino Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino No aprendo as causas e consequncias s decoro os fatos Desse jeito at Histria fica chato Mas os velhos me disseram que o "porque" o segredo Ento quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente. De acordo com a letra da msica, assinale o item que corresponde s novas metodologias de ensino de Histria: a) A memorizao da Histria amplia a capacidade cognitiva, mas sua eficcia depende de dinmicas que tornem as aulas menos cansativas. b) A aprendizagem dos porqus da Histria compreende a Histria sem verdades prontas e acabadas, contribuindo para a formao do cidado crtico. c) A memorizao das aes dos heris e/ou viles da Histria proporciona a construo de uma sociedade justa e igualitria. d) A aprendizagem apenas dos fatos insuficiente para compreender a Histria, sendo necessrio tambm decorar as causas, as consequncias e as datas. e) A Histria, enquanto saber terico, no interfere na vida social e produtiva, estando confinada aos livros.

Da leitura e discusso sobre o texto, o professor pde concluir, com seus alunos, que, nas escolas francesas, havia apresentao e difuso da colonizao como: a) imposio militar da raa branca sobre os povos negros do mundo. b) domnio dos pases industrializados sobre regies fornecedoras de matrias-primas. c) misso crist de evangelizao das populaes muulmanas do Magreb. d) esforo de expanso da rede privada do ensino francs para outros continentes. e) atividade em prol dos dominados movida por objetivos civilizacionais. 45. Leia, atentamente, a letra da msica Estudo Errado, de Gabriel, O Pensador, e responda o que se pede: Eu t aqui pra qu? Ser que pra aprender? Ou ser que pra aceitar, me acomodar e obedecer? ... Decorei toda lio No errei nenhuma questo No aprendi nada de bom Mas tirei dez (boa filho!) Quase tudo que aprendi, amanh eu j esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas no entendi
OSG 0880/11

13

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA 48.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


Questes de 46 a 90

46. Uma caixa de filme fotogrfico traz a tabela apresentada abaixo, para o tempo de revelao do filme, em funo da temperatura dessa revelao.

A temperatura em F corresponde exatamente ao seu valor na escala Celsius, apenas para o tempo de revelao, em min, de: a) 10,5 d) 7 b) 9 e) 6 c) 8 47. A amnia muito conhecida por todos ns. Desde os limpadores com amonaco at aquele frasquinho que se usa para reanimar desmaiados. Ela j era conhecida pelos qumicos antigos. Geber (alquimista rabe de nome Abu Musa Jabir ibn Hayyan al Sufi sc. VIII d.C.) descreveu a preparao de cloreto de amnio (tambm chamado sal amonaco NH4C) por aquecimento de urina com sal comum. Em 1716, J. Kunckel mencionou a formao de amnia durante a fermentao. S. Hales (1727) observou que, quando se aquece cal (xido de clcio CaO) com sal amonaco, numa retorta que permita recolher o desprendimento gasoso sobre gua, no parecia desprender nenhum gs; pelo contrrio, toda a gua era aspirada para o interior da retorta. Quando J. Priestley (1774) decidiu repetir a mesma experincia, s que numa cmara pneumtica de mercrio, obteve o que denominou de ar alcalino, que nada mais que amnia gasosa, cuja frmula NH3. Utilizando os dados a seguir, pode-se dizer que o nmero de eltrons existentes em 1,7g de NH3 igual a: (Dados: massas atmicas: H = 1; N = 14; nmeros atmicos: H = 1; N = 7; constante de Avogadro = 23 1 6 x 10 mol ) 23 23 a) 1,5 x 10 d) 6 x 10 23 24 b) 3,0 x 10 e) 1,2 x 10 24 c) 6 x 10

A quantidade de gua utilizada como matriaprima ou como insumo da introduo de um bem ou servio chamada de gua virtual. Veja acima quantos litros de gua virtual foram empregados na produo de alguns itens. Considere que uma pessoa, num nico dia, tenha realizado as seguintes atividades: De manh, saiu com uma camiseta de algodo; No almoo, consumiu carne bovina (um bife de 300 g) e, no jantar, um pedao de carne suna (300 g); Tomou duas xcaras de caf: uma aps o almoo e outra aps o jantar; Utilizou cinco folhas de papel A4 para fazer exerccios escolares; noite, saiu com outra camiseta de algodo e um par de sapatos de couro. Com base nessas informaes, quantos litros de gua virtual foram utilizados nos produtos que essa pessoa usou e consumiu neste nico dia? a) 10.420 litros. d) 15.375 litros. b) 18.380 litros. e) 18.420 litros. c) 16.420 litros. 49. O clebre fsico irlands William Thomsom, que ficou mundialmente conhecido pelo ttulo de lorde Kelvin, entre tantos trabalhos que desenvolveu "criou" a escala termomtrica absoluta. Essa escala, conhecida por escala Kelvin, consequentemente no admite valores negativos, e para tanto, estabeleceu como zero o estado de repouso molecular. Conceitualmente, sua colocao consistente, pois a temperatura de um corpo se refere medida:

14

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

a) da quantidade de movimento das molculas do corpo. b) da quantidade de calor do corpo. c) da energia trmica associada ao corpo. d) da energia cintica das molculas do corpo. e) do grau de agitao das molculas do corpo. 50.

A escala absoluta ou escala Kelvin


Em 1851, o matemtico e fsico escocs William Thomson, que viveu entre 1824 e 1907, mais tarde possuidor do ttulo de Lorde Kelvin, props a escala absoluta de temperatura, atualmente conhecida como escala Kelvin de temperatura (K).

Lorde Kelvin (1824 1907)

Utilizando-se das informaes contidas no texto, indique a alternativa correta: a) Com o avano da tecnologia, atualmente, possvel obter a temperatura de zero absoluto. b) Os valores dessa escala esto relacionados com os da escala Fahrenheit (F), por meio da expresso K = F + 273. c) A partir de 1954, adotou-se como padro o ponto trplice da gua, temperatura em que a gua coexiste nos trs estados slido, lquido e vapor. Isso ocorre temperatura de 0,01 F ou 273,16 K, por definio, e presso de 610 Pa (4,58 mmHg). d) Kelvin a unidade de temperatura comumente utilizada nos termmetros brasileiros. e) Kelvin considerou que a energia de movimento das molculas dos gases atingiria um valor mnimo de temperatura, ao qual ele chamou de zero absoluto. 51. A vida (do latim vita) um conceito muito amplo e admite diversas definies. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos so uma parte; ao espao de tempo entre a concepo e a morte de um organismo; a condio duma entidade que nasceu e ainda no morreu; e aquilo

que faz com que um ser vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida um processo constante de relacionamentos. Como que sabemos se uma dada entidade ou no um ser vivo? Seria relativamente simples avanar em um conjunto prtico de critrios se nos limitssemos vida na Terra tal como a conhecemos, mas mal abordamos questes como a origem da vida na Terra, ou a possibilidade de vida extraterrestre, ou o conceito de vida artificial, torna-se claro que a questo fundamentalmente difcil e comparvel em muitos aspectos ao problema da definio de inteligncia. A definio de vida de Francisco Varela e Humberto Maturana (amplamente usada por Lynn Margulis) a de um sistema autopoitico (que se gera a si prprio) de base aquosa, limites lipoproteicos, metabolismo de carbono, replicao mediante cidos nucleicos e regulao proteica, um sistema de retornos negativos inferiores subordinados a um retorno positivo superior. A definio de Tom Kinch a de um sistema de auto-canibalismo altamente organizado naturalmente emergente de condies comuns em corpos planetrios, consistindo numa populao de replicadores passveis de mutao em redor dos quais evoluiu um organismo de metabolismo homeosttico que protege os replicadores e os auxilia na sua reproduo. Stuart Kauffman define-a como um agente ou sistema de agentes autnomos capazes de se reproduzir e de completar pelo menos um ciclo de trabalho termodinmico. A definio de Robert Pirsig pode ser encontrada no seu livro Lila: An Inquiry into Morals, como tudo o que maximiza o seu leque de possibilidades futuras, ou seja, tudo o que tome decises que resultem num maior nmero de futuros possveis, ou que mantenha o maior nmero de opes em aberto. Um sistema que reduz localmente a entropia mediante um fluxo de energia. Por exemplo, bioqumicos tm definido a vida como um conjunto de molculas que em suas interaes mtuas desenvolvem um programa de autorregulao cujo resultado final a perpetuao da mesma coleo de molculas. Um equilbrio dinmico que, ao trocar matria e energia com o meio, permite a reduo da entropia. H, possivelmente, mais possibilidades de definio de vida, uma vez que se pode conceitu-la a partir do sentido que se atribui ao "viver". Embora a continuidade da vida na Terra dependa substancialmente de todo o elenco de caracters15

OSG 0880/11

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA ticas que definem os sistemas viventes, duas dessas caractersticas assumem maior importncia para a preservao da vida no planeta. So elas: a) composio qumica complexa e estado coloidal. b) elevado grau de organizao e execuo das funes vitais. c) manuteno da homeostase e alto nvel de individualidade. d) consumo de energia e renovao contnua da matria. e) capacidade de reproduo e hereditariedade. 52. Um termmetro A foi calibrado de modo que o ponto de gelo corresponde a 2 A e o ponto de ebulio da gua corresponde a 22 A. Esse termmetro de escala A e um termmetro de escala Celsius indicaro o mesmo valor para a temperatura de: a) 25 d) 5,0 b) 13 e) 2,5 c) 7,5 53. O cilindro abaixo contm metano-alcano de frmula molecular CH4. um gs incolor, inodoro e insolvel em gua e solvel em lcool. A propriedade fsico-qumica mencionada no texto confere gua a capacidade de: a) servir como doador de eltrons no processo de fotossntese. b) funcionar como regulador trmico para os organismos vivos. c) agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais. d) transportar os ons de ferro e magnsio nos tecidos vegetais. e) funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos. 55.

1.500 raios em apenas um dia


O cu da Grande So Paulo ontem noite mais parecia uma mquina de fliperama. A quantidade de raios durante a tempestade era impressionante. "Foram registrados 1.500 raios durante a chuva apenas na cidade de So Paulo'', diz Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosfrica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). "O nmero realmente impressiona. O evento, do ponto de vista tcnico, pode ser considerado raro'' afirma o especialista do Inpe. Em todo o Estado de So Paulo foram registrados pela rede de sensores do rgo 11.366 descargas eltricas durante todo o domingo. Os raios so descargas eltricas, que podem ocorrer tanto das nuvens para a Terra como da Terra para as nuvens, quando existe um d.d.p ( diferena de potencial ) entre as nuvens e a Terra. Os pra-raios minimizam os estragos quando as descargas acontecem. A rigidez dieltrica do ar rompida quanto mais mido fica o ar.
Jornal O Povo de 25 de janeiro de 2011

(Dados: C = 12u; H = 1u; N = 6,02 x 10 mol ; vm = 22,4L/mol) Sobre o seu contedo, podemos afirmar que: a) h 8g de CH4. b) h 0,25 mol de molculas de CH4. 23 c) h 5 . 6,02 x 10 tomos. d) h 11,2L de gs. 23 e) h 3,01 x 10 tomos de hidrognio. 54. A gua apresenta propriedades fsico-qumicas que a coloca em posio de destaque como substncia essencial vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades trmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporizao. Esse calor latente refere-se quantidade de calor que deve ser adicionada a um lquido em seu ponto de ebulio, por unidade de massa, para convert-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da gua igual a 540 calorias por grama.
16

23

Alguns alunos fizeram comentrios sobre a notcia. Pedro: O raio atinge a Terra porque o ar nesta situao isolante. Renata: S aconteceu a descarga eltrica (raio), pois existia uma ddp entre a Terra e a nuvem. Srgio: O para-raios funciona baseado no poder das pontas. Alice: A descarga pode ter acontecido da Terra para a nuvem, atravs do pra raios. Joo: As cargas induzidas na superfcie da Terra so necessariamente positivas. Fizeram comentrios corretos os alunos: a) Renata, Pedro e Joo; b) Srgio, Alice e Joo;

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

c) Renata, Srgio e Alice; d) Pedro, Srgio e Renata; e) Joo, Pedro e Alice. 56. A diretoria de Limpeza Pblica da EMDURB promove, dia 27, no ptio do Setor de Coleta, o descarte ecologicamente correto, por triturao e descontaminao, de 4 mil lmpadas fluorescentes arrecadadas junto a empresas da cidade e de municpios que entregaram junto Secretaria do Meio Ambiente. O descarte das lmpadas necessrio, uma vez que esse produto consta na lista de resduos nocivos ao meio ambiente, pois contm substncias qumicas que afetam o ser humano, como mercrio e fsforo e que podem contaminar o solo e o lenol fretico. Desde 2004, esse material no recolhido pelos coletores de lixo. As empresas que desejam fazer o descarte de suas lmpadas podem entreg-las na Diretoria de Limpeza Pblica da Empresa Municipal e para cada lmpada entregue cobrado o valor de R$ 0,70. Por outro lado, o municpio que desejar descartar sua lmpada poder entreg-la na SEMMA, de graa. A Secretaria do Meio Ambiente recebe lmpadas apenas de pessoas fsicas e uma quantidade de at 30 unidades por ano.

c) As lmpadas fluorescentes so tubos de raios catdicos, onde os eltrons partem do ctodo, ionizam o vapor de mercrio presente dentro do tubo, produzindo luz. d) As lmpadas fluorescentes podem ser descartadas no ambiente at uma quantidade mxima de 30 unidades por ano. e) A tinta slida branca dentro do tubo da lmpada fluorescente serve para produzir a luz. 57. So caractersticas do tipo de reproduo representado na tirinha:

a) simplicidade, permuta de material gnico e variabilidade gentica. b) rapidez, simplicidade e semelhana gentica. c) variabilidade gentica, mutao e evoluo lenta. d) gametognese, troca de material gnico e complexidade. e) clonagem, gemulao e partenognese. 58.

Recicle essa ideia!


http://www.auriverde.am.br/site/noticias/ler/lampadasfluorescentes-sao-descartadas-corretamente

Ondas eletromagnticas
Vivemos mergulhados em radiaes. No vasto espectro das ondas eletromagnticas, apenas uma pequena poro percebida pelo nosso limitado aparelho sensorial, alm do visvel. O Universo, como descobrimos, nas ltimas dcadas, est repleto de fontes de raios X, raios , ultravioleta, infravermelho e ondas de rdio.
(Scientific American Brasil N. 10 Maro 2003)

Utilizando seus conhecimentos sobre a linguagem tcnica em qumica e o texto anterior, marque o nico item correto: a) As lmpadas fluorescentes produzem energia luminosa a partir do aquecimento de um fio metlico de Tungstnio presente no interior da lmpada. b) O vapor de mercrio presente dentro do tubo de vidro pode ser inalado sem qualquer prejuzo sade.
OSG 0880/11

Grote Reber, engenheiro norte-americano de Illinois, foi um dos precursores da radioastronomia. Utilizando parcos recursos prprios, desenvolveu um refletor parablico com nove metros de dimetro para captao de sinais de rdio oriundos do espao. Esse refletor foi instalado no quintal de sua
17

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA casa e, em 1939, tendo ajustado seu equipamento para o comprimento de onda de 1,9 m, detectou sinais provenientes do centro da Via Lctea. 60. Na figura a seguir, encontra-se ilustrado de forma simplificada o ciclo de vida de um musgo. Nesse ciclo a fase dominante a gametoftica e a transitria a esporoftica. Sabe-se que nos esporfitos existem cromossomos aos pares, enquanto nos gametfitos h apenas uma cpia de cada par de cromossomos. Suponha que o nmero diploide da espcie ilustrada seja 20. Assim pode-se concluir que:

Dessa forma, correto afirmar que a frequncia dos sinais captados por Reber, do centro da Via Lctea, mais prxima de: 8 8 a) 1,4 x 10 Hz d) 2,0 x 10 Hz 8 8 b) 1,6 x 10 Hz e) 2,2 x 10 Hz 8 c) 1,8 x 10 Hz 59. O oznio uma forma de oxignio em que cada molcula porta trs tomos de oxignio em vez de dois. Os clorofluorcarbonos (CFCs) constituem apenas cerca de uma parte por bilho (em volume) da atmosfera, mas so extravagantemente destrutivos. Um quilo de CFCs consegue capturar e aniquilar 70 mil quilos de oznio atmosfrico. Os CFCs tambm so grandes esponjas de calor. Uma nica molcula de CFC cerca de 10 mil vezes mais eficiente em exacerbar o efeito estufa do que uma molcula de dixido de carbono, e claro que o dixido de carbono no nada lento como um gs de efeito estufa.
(Breve histria de quase tudo, Bill Bryson)

a) os indivduos indicados por 2 apresentam 10 cromossomos cada um. b) a estrutura indicada por 1 um esporo e apresenta 20 cromossomos. c) 2 e 6 representam respectivamente, o gametfito e o esporfito. d) a estrutura indicada por 3 o anterozoide e apresenta 10 cromossomos. e) somente a estrutura 6 apresenta 10 cromossomos. 61. Duas irms que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando, assim, a baguna sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metlica, e a outra, uma caixa de madeira de rea e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificao. Um dia, as meninas foram estudar para a prova de Fsica e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas. Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligaes telefnicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da rea de cobertura ou desligado. Para explicar essa situao, um fsico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular no recebeu as ligaes de: a) madeira, e o telefone no funcionava porque a madeira no um bom condutor de eletricidade. b) metal, e o telefone no funcionava devido blindagem eletrosttica que o metal proporcionava.

Com relao ao oznio, so feitas as seguintes afirmaes: I. O gs oznio e o gs oxignio so formados por tomos do mesmo elemento qumico. II. No nvel do solo, o oznio um poluente. III. Na estratosfera, o oznio benfico, pois absorve a radiao ultravioleta perigosa. IV. Cada molcula de oznio se decompe, formando trs molculas de oxignio. Est correto o que se afirma em: a) II, III e IV, apenas. d) I e IV, apenas. b) I, II e III, apenas. e) II e III, apenas. c) I, II, III e IV.

18

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

c) metal, e o telefone no funcionava porque o metal refletia todo tipo de radiao que nele incidia. d) metal, e o telefone no funcionava porque a rea lateral da caixa de metal era maior. e) madeira, e o telefone no funcionava porque a espessura desta caixa era maior que a espessura da caixa de metal. 62. Leia o texto a seguir:

63. A frase abaixo do livro Negrinha, de Monteiro Lobato: Veludo de muro velho, como chama Timteo a essa muscnea invasora, filha da sombra e da umidade. A planta referida como veludo de muro velho representa: a) os esporfitos de uma brifita; b) os protalos de pteridfitas; c) os gametfitos de brifitas; d) os gametfitos de algas verdes; e) os talos das cianofceas. 64. As enormes dimenses do Universo Os cientistas sempre tiveram dificuldades em expressar as enormes distncias que separam os corpos celestes e as dimenses extraordinariamente grandes do Universo que conheciam. As unidades 1 m, 1 km etc. Usualmente empregadas, mostram-se, em geral, inadequadas para traduzir aquelas distncias descomunais. Por esse motivo, resolveram adotar uma nova unidade de comprimento, denominada 1 ano-luz, definida a partir da velocidade da luz, que como j vimos, tem um valor aproximado de c = 300.000km/s (de fato, em pouco mais de 1s a luz que partiu da Lua alcana a Terra!). A definio dessa unidade a seguinte: 1 ano-luz a distncia que a luz percorre, no vcuo, durante 1 ano.

H 100 anos, a cincia dividiu o que era ento considerado indivisvel. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partcula que habita o interior do tomo, o eltron, o fsico ingls Joseph John Thomson mudou dois mil anos de uma histria que comeou quando filsofos gregos propuseram que a matria seria formada por diminutas pores indivisveis, uniformes, duras, slidas e eternas. Cada um desses corpsculos foi denominado tomo, o que, em grego, quer dizer no divisvel. A descoberta do eltron inaugurou a era das partculas elementares e foi o primeiro passo do que seria no sculo seguinte uma viagem fantstica ao microuniverso da matria.
Cincia Hoje, vol 22, n.131, 1997, p. 24

A respeito das ideias contidas nesse texto, correto afirmar que: a) faz 100 anos que se descobriu que os tomos no so os menores constituintes da matria. b) os eltrons so diminutas pores indivisveis, uniformes, duras, slidas e eternas e so consideradas as partculas fundamentais da matria. c) os tomos, apesar de serem indivisveis, so constitudos por eltrons, prtons e nutrons. d) com a descoberta do eltron, com carga eltrica negativa, pode-se concluir que deveriam existir outras partculas, os nutrons, para justificar a neutralidade eltrica do tomo. e) a partir da descoberta dos eltrons, foi possvel determinar a massa dos tomos. Sabemos ento que ano-luz corresponde a uma unidade que est relacionada com espao. Que item mostra o valor aproximado do valor de um ano-luz?
OSG 0880/11

19

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA a) b) c) d) e) 1 ano-luz = 1,5 . 10 m 15 1 ano-luz = 3,5 . 10 m 15 1 ano-luz = 5,5 . 10 m 15 1 ano-luz = 7,5 . 10 m 15 1 ano-luz = 9,5 . 10 m
15

65. O modelo atmico proposto pelo fsico neozelands Ernest Rutherford, tambm conhecido como modelo planetrio do tomo, uma teoria sobre a estrutura do tomo descontnuo, e est intimamente relacionado experincia do espalhamento das partculas alfa em uma fina lmina de ouro.

Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: Um dos mais importantes eventos na evoluo das plantas foi o surgimento de uma camada de clulas ..., protegendo as estruturas de reproduo e a reteno do ... jovem dentro do gametngio feminino, o ..., que propiciou o seu desenvolvimento, sendo nutrido e protegido contra agentes externos. a) frteis, vulo, anterdio. b) estreis, embrio, arquegnio. c) frteis, gameta, arquegnio. d) frteis, vulo, arquegnio. e) estreis, fruto, anterozoide. 67. Capacidade de viso de pacientes com olho binico cresce 50% Mdicos reunidos em Florianpolis anunciaram uma tima notcia sobre os avanos da viso artificial. Depois de meio sculo na escurido, um homem na terceira idade conseguiu enxergar vultos, e ele passou a identificar as diferentes posies da cadeira e o contorno de alguns objetos. Estes foram os primeiros resultados da pesquisa desenvolvida pelo mdico americano Mark Humayw. O mdico diz que ainda est avaliando os resultados, mas o paciente poder reconhecer com facilidade um copo, um prato, e inclusive pegar objetos.

Utilize seus conhecimentos sobre modelos atmicos e marque o item correto: a) Rutherford esperava que todas as partculas alfa tivessem dificuldade em passar pela fina lmina de ouro. b) O modelo idealizado por Rutherford propunha a existncia de uma regio de alta densidade de massa, chamada de ncleo, onde concentraria toda a massa do tomo, no permitindo a passagem de algumas partculas alfa. c) Rutherford props a existncia de rbitas circulares de energia quantizada, onde os eltrons seriam encontrados com certeza. d) O experimento de Rutherford comprovou que o tomo apresenta a massa distribuda em toda a sua extenso, como pensava Thomsom com o modelo do pudim de passas. e) Segundo o modelo atmico proposto por Rutherford, o ncleo positivo estaria girando em volta da eletrosfera, como os planetas giram em torno do sol. 66. Aps observar o cladograma, responda questo:

Funcionamento O olho binico funciona com uma microcmera adaptada a um culos que capta as imagens e transmite para um chip implantado dentro do olho do paciente. Este chip estimula a retina, que manda as informaes para o crebro e a pessoa consegue ver. Sabemos que a viso humana, apresenta inmeras limitaes, dentre uma delas, quando nos referimos capacidade visual. Por exemplo, o falco consegue enxergar com nitidez a uma distncia de 1500m da presa, mas a guia-de-asa-redonda, con-

20

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

segue focalizar um ratinho tentando se esconder no gramado enquanto voa a 5 mil metros de altitude. Considerando o poder de sensibilidade retiniana das aves citadas na questo, e considerando que a formao da imagem na retina pode ser tratada como o processo de formao de imagem na cmara escura, determine qual o tamanho da imagem de uma rvore, formada na retina de uma guia-de-asa-redonda, sabendo que a mesma se encontra 5 km de uma rvore de 20m de comprimento. Dado: profundidade do olho da guia-de-asaredonda igual a 2 cm. a) 0,02 mm. d) 0,08 mm. b) 0,04 mm. e) 0,10 mm. c) 0,06 mm. 68. O Viagra, um dos medicamentos mais conhecidos no mundo, indicado para o tratamento da disfuno ertil, tem como princpio ativo o sildenafil (estrutura abaixo), na forma de citrato:

Trata-se de um representante das Gimnospermas, portanto, conclui-se que: a) no possuem vasos condutores de seiva. b) so plantas que apresentam-se apenas no padro herbceo. c) possuem sementes nuas. d) so as nicas plantas que efetivamente colonizaram o meio terrestre. e) so produtores de frutos e sementes. 70. Blecaute causa prejuzos a vrios setores no Cear Problema indito O superintendente de Operao, Joo Henrique Franklin conversou com a reportagem e adiantou que "o problema indito". " um fato raro que dificilmente vai acontecer novamente. Rapidamente o problema foi identificado e o sistema voltou a funcionar. A, em Fortaleza, foi onde o restabelecimento comeou a ser normalizado", disse. Porm, apesar da velocidade em solucionar a questo, o estrago j estava feito. Conforme o Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS), o defeito no componente no sistema de proteo da usina da Chesf provocou o desligamento sucessivo de seis linhas de transmisso de 500 KV que alimentam a regio, de uma subestao em Pernambuco e do sistema de gerao das usinas de Paulo Afonso, na divisa dos estados da Bahia e Alagoas, e de Xing, entre Alagoas e Sergipe. "Naquele momento, a carga de consumo no Nordeste era de 8.600 MW", afirmou o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, acrescentando que o sistema de equilbrio, que adequa a demanda ao consumo, recusou 5.600 MW. "Restaram 3.200 MW, mas houve uma oscilao no sistema, que j estava fragilizado", confirmou. Apenas 800 MW de energia foram preservados, o suficiente, apenas, para suprir a demanda no Sul da Bahia e de parte do Piau. O Maranho no foi afetado. Segundo a Companhia Energtica do Maranho (Cemar), o Estado est ligado ao sistema da regio Norte.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp? codigo=929115, acessado em 06 de fevereiro de 2011 as 10h 33 min.

Nessa molcula, o nmero de tomos de carbono 2 secundrio, com hibridao sp , igual a: a) 7 d) 10 b) 8 e) 11 c) 9 69. O Ginkgo biloba (figura a seguir) uma das plantas medicinais mais comercializadas atualmente no mundo.
(Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch2009/266/ginkgo-biloba-o-cha-das-folhas-e-seguro).

Aps lermos o texto acima, leia os itens a seguir e marque a opo que traz uma informao verdadeira. a) Quando o texto cita a informao "Naquele momento, a carga de consumo no Nordeste era de 8.600 MW", podemos afirmar que a ordem de grandeza da citada carga de consu3 mo, em MW de 10 .
OSG 0880/11

21

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA b) Quando o texto cita a informao "Naquele momento, a carga de consumo no Nordeste era de 8.600 MW", podemos afirmar que a ordem de grandeza da citada carga de consu6 mo, em MW de 10 . c) Quando o texto cita a informao "Naquele momento, a carga de consumo no Nordeste era de 8.600 MW", podemos afirmar que a ordem de grandeza da citada carga de consu4 mo, em MW de 10 . d) Quando o texto cita a informao "Restaram 3.200 MW, mas houve uma oscilao no sistema, que j estava fragilizado", podemos afirmar que esse valor, se escrito em W, ao ser escrito em notao cientfica seria expresso por 6 3,2 x 10 W. e) Quando o texto cita a informao "800 MW de energia foram preservados", podemos afirmar que esse valor, se escrito em W, possui ordem 6 de grandeza 10 W. 71. Sob presso normal (ao nvel do mar), a gua entra em ebulio temperatura de 100C. Tendo por base essa informao, um garoto residente em uma cidade litornea fez a seguinte experincia: Colocou uma caneca metlica contendo gua no fogareiro do fogo de sua casa. Quando a gua comeou a ferver, encostou cuidadosamente a extremidade mais estreita de uma seringa de injeo, desprovida de agulha, na superfcie do lquido e, erguendo o mbolo da seringa, aspirou certa quantidade de gua para seu interior, tapando-a em seguida. Verificando, aps alguns instantes, que a gua da seringa havia parado de ferver, ele ergueu o mbolo da seringa, constatando, intrigado, que a gua voltou a ferver aps um pequeno deslocamento do mbolo. Considerando o procedimento anterior, a gua volta a ferver porque esse deslocamento: a) permite a entrada de calor do ambiente externo para o interior da seringa. b) provoca, por atrito, um aquecimento da gua contida na seringa. c) produz um aumento de volume que aumenta o ponto de ebulio da gua. d) proporciona uma queda de presso no interior da seringa que diminui o ponto de ebulio da gua. e) possibilita uma diminuio da densidade da gua que facilita sua ebulio.
22

72. O aude Castanho o maior aude pblico brasileiro, construdo sobre o leito do Rio Jaguaribe, constitudo de uma barragem de terra, com cerca de 60 metros de altura, chegando a acumular 6.700.000.000m3 de gua. Tilpia o nome comum dado a vrias espcies de peixes cicldeos dulccolas pertencentes subfamlia Pseudocrenilabrinae e nativos da frica. Alimentam-se de plantas aquticas que flutuam e de algas fibrosas. A tilpia prepara o ninho em uma rea limpa, em gua rasa onde a quantidade de oxignio abundante. A fmea deposita os ovos no ninho, que so fertilizados pelo macho, em nmero de uma dzia a mais de 2.000, podendo gerar 4 desovas ano. A maioria das espcies protege sua cria na boca, onde so chocados. No aude Castanho, encontram-se: Tilpia aurea Tilpia galiaea Tilpia meudeloti Tilpia hornorum Tilpia macrochia Tilpia mariae Tilpia melanotheron Tilpia reudalli Tilpia sparrmani Tilpia urolepsis Tilpia zillii Analise as proposies: I. O grupo de peixes cicldeos encontrado no aude Castanho compreende 11 espcies e 1 gneros distintos. II. As tilpias apresentam mecanismos adaptativos protetores de ovos. III. As tilpias no atuam no controle biolgico de plantas aquticas, porquanto altamente prolfera. IV. A nomenclatura binomial ou bivria do sistema de Lineu em Taxonomia indica a escrita correta da tilpia-azul como sendo Tilapia Aurea. V. As tilpias atuam como consumidores primrios. Esto corretas: a) I e III. d) II e V. b) II e IV. e) III, IV e V. c) I, III e V. 73. Uma equipe de corrida de Frmula 1 est testando um novo carro e realiza vrias medidas da fora de resistncia do ar com o carro em alta velocidade. Eles verificam que esta fora depende da ve-

OSG 0880/11

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

locidade v do carro e de um fator b que varia conforme a posio dos aeroflios (peas na forma de asas, com funo aerodinmica). Para uma determinada configurao dos aeroflios, eles mediram o valor b = 230kg/m. Analisando-se as unidades do fator b, conclui-se que a fora de resistncia do 2 ar F (dada no sistema internacional por Kg x m/s ), dentre as alternativas abaixo, s poder ser: a) F = bv
2 2

d) F =

b2
2 2

b) F = b v c) F =
2 b

e) F = b v

74. Considere os sistemas apresentados a seguir: I. Creme de leite. II. Maionese comercial. III. leo de soja. IV. Gasolina. V. Poliestireno expandido. Destes, so classificados como sistemas coloidais: a) apenas I e II. d) apenas I, II e V. b) apenas I, II e III. e) apenas III e IV. c) apenas II e V. 75. O agente etiolgico da raiva (hidrofobia) multiplica-se, inicialmente, em clulas musculares e do tecido conjuntivo, onde permanece por dias ou meses. Em seguida, atinge nervos perifricos, deslocando-se at o sistema nervoso central, onde promove encefalite. O agente etiolgico da raiva transmitido aos seres humanos por ao de animais domsticos e silvestres. O Cear registrou o terceiro caso de raiva humana no ano de 2010. A vtima foi um menino de 11 anos, natural do municpio de Ipu. Segundo informaes da Secretaria de Sade do Estado (SESA), o menino contraiu a doena por meio da mordida de um sagui, o que caracteriza a doena como do tipo silvestre. 76.

Relativo raiva ou hidrofobia, assinale a alternativa correta: a) A raiva uma bacteriose, cujo agente etiolgico tem ao violenta, provocando perturbaes principalmente no trato digestrio. b) Na rea urbana, o co a nica fonte de contaminao e o sagui o nico responsvel pela transmisso da raiva na zona rural. c) A pulga do co pode transmitir raiva ao picar uma pessoa, que atua como hospedeiro intermedirio no ciclo dessa doena. d) Os animais domsticos como o co e os silvcolas, como os saguis, no manifestam hidrofobia. e) Uma das formas de preveno contra a raiva consiste na vacinao de ces.

A definio apresentada pelo personagem no est correta, pois, de fato, duas grandezas so inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um nmero positivo, o valor da outra dividido por esse mesmo nmero. Admita que a nota em matemtica e a altura do personagem da tirinha sejam duas grandezas, x e y, inversamente proporcionais. A relao entre x e y pode ser representada por: a) y =

3 x
2

d) y = e) y =

2x + 4 3 3 x +1
2

5 b) y = x
c) y =

2 x +1

A doena foi transmitida por um sagui para um menino de 11 anos.

77. O aquecimento global est afetando seriamente a vida dos oceanos. Dois estudos foram divulgados hoje em que apontam para o aumento das temperaturas globais e alteraes climticas associadas tanto em perigo de desaparecimento de recifes de coral como a apario de zonas mortas no mar. Um dos fatores que justifica esse desaparecimento a grande quantidade de CO2 que so das guas dos oceanos a medida que aumenta a sua tempe-

OSG 0880/11

23

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA ratura, outro fator que como os oceanos se tornam mais quentes, a circulao da gua diminui. Isso provoca uma queda nos nveis de oxignio em grandes reas do oceano. Assim, essas regies no podem suportar a vida, assim chamadas zonas mortas. um passo no processo que poderamos chegar antes do final do sculo, mas, para reverter isso levaria muitos sculos.
http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ ecologia%20e%20ambiente/4825-o-aquecimentodos-oceanos-vai-criar-qzonas-mortasq

c) O nico tipo existente de HIV, denominado HIV-1, revela um tamanho estimado de genoma (pb) em torno de 3.400.000.000, com 459.111 protenas descritas. d) O HIV ataca leuccitos sanguneos, como o linfcito T auxiliador, tambm denominado clula CD4. e) Algumas pessoas so assintomticas ao serem infectadas pelo HIV. 79. Uma estrela emite radiao que percorre a distncia de 1 bilho de anos-luz, at chegar Terra e ser captada por um telescpio. Isto quer dizer: a) A estrela est a 1 bilho de quilmetros da Terra. b) Daqui a 1 bilho de anos, a radiao da estrela no ser mais observada na Terra. c) A radiao recebida hoje na Terra foi emitida pela estrela h 1 bilho de anos. d) Hoje, a estrela est a 1 bilho de anos-luz da Terra. e) Quando a radiao foi emitida pela estrela, ela tinha a idade de 1 bilho de anos. 80. Aps a ingesto de bebidas alcolicas, o metabolismo do lcool e sua presena no sangue dependem de fatores como peso corporal, condies e tempo aps a ingesto. O grfico mostra a variao da concentrao de lcool no sangue de indivduos de mesmo peso que beberam trs latas de cerveja cada um, em diferentes condies: em jejum e aps o jantar.

Com base neste texto e nos seus conhecimentos, marque a alternativa correta. a) Como a dissoluo dos gases CO2 e O2 so processos exotrmicos, quanto maior a temperatura menor a quantidade desses gases nas guas dos oceanos e consequentemente maior a dificuldade de formao dos corais. b) O processo de dissoluo dos gases citados no texto endotrmico, logo a temperatura no influencia na solubilidade desses gases. c) os corais no dependem da quantidade de CO2 na gua para seguirem seus ciclo natural de vida. d) Segundo o texto apenas o CO2 influencia na proliferao dos corais significativamente. e) Segundo o texto, o CO2 e o oxignio no influenciam na proliferao dos corais significativamente. 78.

Como o vrus da AIDS se multiplica


O vrion do HIV tem, no envelope lipoproteico, glicoprotenas capazes de se ligar a receptores de determinadas clulas humanas, principalmente certas clulas do sistema imunitrio. Depois de se ligar aos receptores da clula hospedeira, o envelope do HIV funde-se membrana celular, o nucleocapsdeo penetra no citoplasma e se desfaz, liberando o RNA, a transcriptase reversa e a integrase virais no citisol. Relativo AIDS e ao HIV, assinale a alternativa incorreta: a) O nucleocapsdeo do HIV contm duas molculas de RNA associadas a molculas de duas enzimas: a transcriptase reversa. b) A transcriptase reversa capaz de retrotranscrever DNA a partir de RNA.

Tendo em vista que a concentrao mxima de lcool no sangue permitida pela legislao brasileira para motoristas 0,6 g/L, o indivduo que bebeu aps o jantar e o que bebeu em jejum s podero dirigir aps, aproximadamente:
OSG 0880/11

24

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

a) b) c) d) e)

uma hora e uma hora e meia, respectivamente. trs horas e meia hora, respectivamente. trs horas e quatro horas e meia, respectivamente. seis horas e trs horas, respectivamente. seis horas, igualmente.

81. A virologia teve seu incio no final do sculo XIX; mesmo antes da descoberta desses seres ultra microscpicos, j se supunha a sua existncia. Os vrus so visveis apenas ao microscpio eletrnico. Convivemos com os vrus desde que nascemos, muitos so ubquos, fato confirmado pela evidncia de exposio (presena de anticorpos contra os vrus) que pode ser detectada na maioria das crianas de pouca idade. Relativo s caractersticas gerais dos vrus, assinale a afirmao incorreta: a) Os vrus so acelulares, no entanto, precisam das clulas para se reproduzir. b) A infeco viral promove alteraes no metabolismo celular. Em alguns casos, as clulas hospedeiras dividem-se sem controle, originando tumores. c) Os vrus so constitudos fundamentalmente, por uma ou mais molculas de cido nucleico (DNA e/ou RNA), envoltas por molculas proticas que constituem o capsdeo. d) Os ribovrus contm uma cadeia simples de RNA genmico associada enzima transcriptase reversa, que catalisa a sntese de RNA cuj sequncia de bases complementar do DNA viral. e) O capsdeo e o envelope contm protenas, designadas ligantes, capazes de se encaixar em determinadas protenas presentes na membrana da clula hospedeira, denominadas receptores virais. 82. O motorista de um carro olha no espelho retrovisor interno e v o passageiro do banco traseiro. Se o passageiro olhar para o mesmo espelho ver o motorista. Este fato se explica pelo: a) princpio da independncia dos raios luminosos. b) fenmeno de refrao que ocorre na superfcie do espelho. c) fenmeno de absoro que ocorro na superfcie do espelho. d) princpio da propagao retilnea dos raios luminosos. e) princpio da reversibilidade dos raios luminosos.
OSG 0880/11

83. Os recentes apages verificados no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, mostram a grande dependncia da sociedade atual em relao energia eltrica. O fenmeno da eletricidade s pde ser explicado, no final do sculo XIX, por meio de experincias em tubos, contendo um polo positivo e outro negativo, sob vcuo. Tais experimentos resultaram no modelo atmico de: a) Bohr. d) Thomson. b) Dalton. e) Modelo atual. c) Rutherford. 84. No planeta Terra, h aproximadamente quatro bilhes de anos, gerou-se a vida atendendo a seu imperativo autopotico em um universo que obedecia a leis termodinmicas. A origem da vida se baseia em diferentes hipteses. Assinale a afirmativa que correlaciona adequadamente a teoria relativa origem dos seres vivos ao exemplo correspondente. a) Teoria da Abiognese no sculo IV a.C., o cientista grego Anaximandro lanou a ideia de que a vida, dispersa sob a forma de sementes por todo o universo, havia pousado na Terra. b) Teoria do Big Bang Ser uma entidade distinta do ambiente exige uma barreira difuso livre. A necessidade de isolar um subsistema termodinamicamente uma condio irredutvel da vida. o fechamento de uma membrana anfiflica de duas camadas, sob a forma de uma vescula, que representa a transio clara da no vida para a vida. (Harold Morowitz) c) Teoria da Biognese os seres vivos se originam a partir de outro pr-existente, sendo assim no podem surgir por outros mecanismos que no a reproduo. Assim Louis Pasteur destaca O aparecimento dessas clulas como um grande acontecimento da evoluo planetria, e levou diretamente, linhagem por linhagem, a nosso eu complexo, com o crebro e tudo o mais. d) Teoria do Mundo de RNA Quando se espreme uma roupa de baixo suja,... um fermento drenado da roupa e transformado pelo cheiro do cereal reveste o prprio trigo com sua pele e o transforma em camundongos... (Jan Baptiste Van Helmont) e) Teoria da Panspermia segundo Gilbert, a reproduo e o metabolismo das primeiras formas de vida dependiam das atividades catalticas e replicativas do RNA, e que tanto o DNA quanto as protenas teriam assumido suas funes atuais posteriormente.

25

VERIFICAO PARCIAL 1 ESTILO ENEM a 3 SRIE ENSINO MDIO 1 ETAPA 85. Furosemida um diurtico que se encontra na lista de substncias proibidas pela Agncia Mundial Antidoping. Acerca de sua estrutura, representada abaixo, correto afirmar que h um: Marque a opo relacionada estrutura da cumarina.

a) b) c) d) e) 88. Leia com ateno o texto abaixo da autoria de Oparin, 1968:

a) total de catorze tomos pertencentes cadeia carbnica. b) anel aromtico de benzaldedo com trs substituintes. c) total de quatro heterotomos na cadeia carbnica. d) total de dezesseis pares de eltrons no ligantes. e) anel heterocclico do tipo tetra-hidrofurano. 86. A matria constituda por tomos que, por sua vez, so constitudos por eltrons, prtons e nutrons. No Modelo Padro proposto por Murray Gell-Mann em 1963, os prtons e os nutrons so formados por um conjunto de partculas ainda menores, os quarks. H seis tipos de quarks: up, down, charm, strange, top e bottom. Os prtons e os nutrons e os nutrons so constitudos somente por quarks up de carga (2/3)e e quarks down de carga (1/3)e sendo o mdulo da carga fundamental. Apesar de suas cargas serem fracionrias, os quarks no so encontrados livres, logo a carga fundamental continua sendo e. Portanto, os prtons e nutrons so constitudos, respectivamente, por: a) 3 down e 1 down + 1 up. b) 3 up e 1 down + 1 up. c) 2 up + 1 down e 2 down + 1 up. d) 2 up + 1 down e 1 down + 2 up. e) 1 up + 2 down e 2 down + 1 up. 87. A cumarina presente no cravo, estrutura representada ao lado, extrada no Brasil a partir de Dipteryx odorata, uma planta comum no norte do pas, onde conhecida como cumaru ou fava tonka.

Miller, no seu bem conhecido trabalho publicado em 1953, obteve dados fundamentais sobre a formao dos aminocidos quando uma mistura gasosa, simulando a possvel composio da atmosfera primria da Terra, era submetida a descargas eltricas. Miller fez saltar fasca e descargas silenciosas durante uma semana numa mistura de CH4, NH3, H2 e vapor de gua em circulao constante, e encontrou na mistura: glicina, alanina, cidos aminobutrico e aminoisobutrico, alanina, cidos asprtico e glutmico, sarcosina e NCN3-alanina. Os produtos intermedirios da reao foram aldedos e HCN. O clssico experimento de Miller veio reforar a teoria segundo a qual a vida na Terra: a) foi criada por Deus, exatamente como est descrito no Gnese, primeiro livro da Bblia. b) surgiu pelo transporte casual para o nosso planeta de microrganismos completamente organizados provenientes de outros mundos. c) originou-se pela semeadura intencional de microrganismos por seres inteligentes de outros mundos. d) iniciou-se pela sntese de monmeros e sua posterior polimerizao, seguindo-se o surgimento dos primeiros seres vivos. e) iniciou-se pela chegada Terra de compostos orgnicos presentes em meteoritos e cometas. 89. O Solenoide de Mon Compacto (do ingls CMS Compact Muon Solenoid) e um dos detectores de partculas construdos no Grande Colisor de Hdrons, que ir colidir feixes de prtons no CERN, na Sua. O CMS um detector de uso geral, capaz de estudar mltiplos aspectos das colises de prtons a 14 TeV, a energia media do LHC. Contem sistemas para medir a energia e a quantidade de movimento de ftons, eltrons, mons e outras partculas resultantes das colises.
OSG 0880/11

26

N de R.A. REGISTRO ACADMICO

A camada detectora interior um semicondutor de silcio. Ao seu redor, um calormetro eletromagntico de cristais centelhadores e rodeado por um calormetro de amostragem de hdrons. O rastreador e o calormetro so suficientemente compactados para que possam ficar entre o m solenoidal do CMS, que gera um campo magntico de 4 teslas.

O texto faz referncia a uma importante hiptese sobre a origem da vida. A definio de vida motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o incio da vida na Terra deu-se com: a) o Big Bang, que deu origem ao universo e consequentemente vida. b) o aumento dos nveis de O2 atmosfrico, que permitiu a proliferao dos seres aerbios. c) o surgimento dos coacervados, os quais, em solues aquosas, so capazes de criar uma membrana, isolando a matria orgnica do meio externo. d) o surgimento de uma bicamada fosfolipdica, que envolveu molculas com capacidade de autoduplicao e metabolismo. e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condio favorvel para a origem de molculas precursoras de vida.

No exterior do m situam-se os detectores de mons. Considerando que o campo magntico terrestre sobre a maior parte da America do Sul e da ordem de 30 microteslas (0,3 gauss), o campo magntico gerado pelo CMS maior que o dessa regio da terra, aproximadamente, 6 Dado: 1 microtesla = 1T = 10 T a) 133.333 vezes. d) 0,01 vezes. b) 1.333 vezes. e) 100 vezes. c) 10.000 vezes. 90. Na soluo aquosa das substncias orgnicas prbiticas (antes da vida), a catlise produziu a sntese de molculas complexas de toda classe, inclusive protenas e cidos nucleicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes no conhecida. quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminocidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presena de certos tipos de argila. (...) Mas o avano verdadeiramente criativo, que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez, ocorreu quando uma molcula de cido nucleico aprendeu a orientar a reunio de uma protena, que, por sua vez, ajudou a copiar o prprio cido nucleico. Em outros termos, um cido nucleico serviu como modelo para a reunio de uma enzima que poderia ento auxiliar na produo de mais cido nucleico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realizao. A vida tinha comeado.
Adaptado de: LURIA, S.E. Vida: experincia inacabada. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1979.
m@v/Rev.:Flvio-Gerardo

OSG 0880/11

27

Anda mungkin juga menyukai