Anda di halaman 1dari 12

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012

NMERO DE REGISTRO NO MTE: MA000037/2012 09/03/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: MR007064/2012 NMERO DA SOLICITAO: 46223.001951/2012-24 NMERO DO PROCESSO: 06/03/2012 DATA DO PROTOCOLO:

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE SAO LUIS, CNPJ n. 6.302.632/000196, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). EDMILSON DOS SANTOS; E FEDERACAO DO COMERCIO DO ESTADO DO MARANHAO, CNPJ n. 06.052.757/000105, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE ARTEIRO DA SILVA; SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA DE GENEROS ALIM DE S L, CNPJ n. 06.780.845/0001-23, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ANTONIO DE SOUSA FREITAS; SIND DO COM ATACAD DE DROGAS E MEDICAMENTOS DE SAO LUIS, CNPJ n. 06.056.089/0001-94, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). MARCELINO RAMOS ARAUJO; SIND DO COM VAREJ DE MATERIAL ELETRICO E AP ELET S LUIS, CNPJ n. 06.790.299/0001-01, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). MAURICIO ARAGAO FEIJO; SINDICATO DO COM VAREJ DOS JOALHEIROS E OTICAS DO ESTMA, CNPJ n. 00.705.286/0001-00, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ANTONIO JOSIEL SANTOS SOUSA; celebram a presente CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condies de trabalho previstas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA - VIGNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigncia da presente Conveno Coletiva de Trabalho no perodo de 1 de novembro de 2011 a 31 de outubro de 2012 e a data-base da categoria em 1 de novembro. CLUSULA SEGUNDA ABRANGNCIA A presente Conveno Coletiva de Trabalho abranger a(s) categoria(s) A presente Conveno abrange as Categorias legalmente representadas pelas Entidades convenentes, excludas as Categorias Econmicas e Profissionais diferenciadas, com abrangncia territorial em So Lus/MA. Salrios, Reajustes e Pagamento Piso Salarial CLUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL Fica estabelecido que a partir de 1 de novembro de 2011, nenhum Empregado abrangido pela presente Conveno Coletiva de Trabalho, poder ser admitido com salrio inferior a R$ 643,00(Seiscentos e Quarenta e Trs Reais). PARGRAFO NICO durante a vigncia da presente Conveno Coletiva, o salrio dos Empregados integrantes da Categoria Profissional abrangida no poder ser inferior ao salrio mnimo acrescido de 10% (dez por cento).

Reajustes/Correes Salariais CLUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL Os salrios dos empregados abrangidos pela presente Conveno Coletiva que percebem salrios superiores ao Piso Salarial da Categoria, sero reajustados em 1 de novembro de 2011, aplicando-se o percentual de 7% (sete por cento), tomando por base para o clculo do reajuste, os salrios do ms de novembro de 2010. PARGRAFO PRIMEIRO Os aumentos espontneos ou decorrentes de antecipaes, procedidos pelos Empregadores no perodo de novembro/2010 a outubro/2011, sero compensados, excetuando-se os aumentos relativos a implemento de idade, equiparao, trmino de aprendizagem, promoo e reclassificao, que no sero objeto de desconto. PARAGRAFO SEGUNDO Em face da negociao coletiva ter sido efetivada somente no dia 31 de janeiro de 2012, a diferena apurada correspondente aos meses de novembro, dezembro e 13 salrio, assim como frias concedidas no perodo respectivo, devida no ms de janeiro de 2012 e os empregadores podero pagar at o 5(quinto) dia til do ms de fevereiro de 2012. Pagamento de Salrio Formas e Prazos CLUSULA QUINTA - FORMA DE REAJUSTE SALARIAL A partir de 1 de dezembro de 2011, os salrios dos empregados abrangidos pela presente Conveno Coletiva de Trabalho, sero reajustados de acordo com a poltica salarial vigente.

CLUSULA SEXTA - SALRIO SUBSTITUIO Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo (Enunciado da Smula n 159, do Colendo Tribunal Superior do Trabalho). CLUSULA STIMA - MORA SALARIAL O pagamento dos salrios quando houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o 5 (quinto) dia til do ms subseqente ao vencido, sob pena do pagamento de 2% (dois por cento), por dia de atraso, diretamente ao empregado, sobre o total da remunerao devida, limitada a cominao ao valor da obrigao principal, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa a mora. CLUSULA OITAVA - COMPROVANTE DE PAGAMENTO Os estabelecimentos comerciais, fornecero, mensalmente, contra-cheques de pagamentos, nos quais constaro discriminadamente, as verbas, inclusive os valores referentes aos depsitos do FGTS. CLUSULA NONA - PAGAMENTO DOS SALRIOS O pagamento dos salrios ser efetuado at o 5 (quinto) dia til do ms subseqente ao vencido, no local de trabalho, dentro do horrio de servio.

Salrio produo ou tarefa CLUSULA DCIMA - REMUNERAO DO COMISSIONISTA Fica estabelecida a obrigatoriedade do pagamento do descanso semanal remunerado e feriados aos comissionistas calculado sobre a remunerao mensal.

Descontos Salariais CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - CHEQUES SEM FUNDOS OU IRREGULARES No podero ser descontados do salrio dos empregados os valores referentes a cheques irregulares ou sem proviso de fundos, desde que cumpridas as normas da Empresa, que devero ser previamente estabelecidas por escrito e com cincia do empregado.

Outras normas referentes a salrios, reajustes, pagamentos e critrios para clculo CLUSULA DCIMA SEGUNDA - CLCULOS DAS FRIAS, AVISO PRVIO E 13 SALRIO O clculo das frias, aviso prvio e 13 salrio levar em conta, alm do salrio-base, o valor mdio das comisses dos ltimos trs meses.

Gratificaes, Adicionais, Auxlios e Outros Gratificao de Funo CLUSULA DCIMA TERCEIRA - QUEBRA DE CAIXA Todo empregado no exerccio da funo de caixa ou assemelhado receber uma gratificao de 16% (dezesseis por cento) sobre o salrio-base do operador, a ttulo de quebra de caixa.

Adicional de Hora-Extra CLUSULA DCIMA QUARTA - HORA EXTRA O servio extraordinrio ser pago com adicional de 55% (cinqenta e cinco por cento), podendo, entretanto, ser dispensado esse acrscimo salarial na hiptese de compensao de horrio. CLUSULA DCIMA QUINTA - HORA-EXTRA DOS COMISSIONISTAS As comisses de venda integram salrio-base para efeito do pagamento do adicional das horasextras aos comissionistas.

Adicional Noturno

CLUSULA DCIMA SEXTA - ADICIONAL NOTURNO O adicional noturno relativo ao trabalho compreendido entre s 22:00h e 05:00h, ser de 30% (trinta por cento).

Adicional de Insalubridade CLUSULA DCIMA PERICULOSIDADE STIMA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE/

Fica assegurado aos empregados, o pagamento de Adicional de Insalubridade ou Periculosidade, conforme o caso, desde que trabalhem em atividades em condies insalubres ou perigosas. 1 - Os Adicionais de Insalubridade de que trata esta Clusula, nos percentuais de 40%, 20% e 10% do salrio mnimo, sero pagos, segundo se classifiquem, de acordo com a Lei vigente. 2 - O Adicional de Periculosidade, de 30% (trinta por cento) sobre o salrio base do empregado, ser pago na conformidade da legislao laborista, aos que exercerem funes em atividades consideradas perigosas, tais como: manuseio, acondicionamento e armazenamento de materiais radioativos; manuseio e armazenamento de explosivos; processamento e armazenagem de gs liquefeito e outras hipteses contempladas nas legislaes em vigor.

Auxlio Transporte CLUSULA DCIMA OITAVA - VALE TRANSPORTE obrigatria a concesso do vale-transporte que se constitui benefcio que o empregador conceder ao trabalhador na forma da Lei. PARGRAFO NICO As Empresas que fornecerem gratuitamente o almoo, concedero, somente 2(dois) vales-transporte.

Auxlio Morte/Funeral CLUSULA DCIMA NONA - AUXLIO FUNERAL No caso de falecimento o empregador auxiliar nas despesas de funeral com um piso salarial da Categoria Profissional, desde que seja o prprio empregado, ficando excludos da obrigao os empregadores que mantenham seguro de vida gratuito, subsidiado ou que ofeream condies mais favorveis ao trabalhador.

Contrato de Trabalho Admisso, Demisso, Modalidades Normas para Admisso/Contratao CLUSULA VIGSIMA - ANOTAES NA CTPS

As Empresas sero obrigadas, nos termos da Legislao Trabalhista, a efetivar as anotaes na(s) CTPS(s) do(s) seu(s) empregado(s) comissionistas, especificando o percentual da respectiva comisso e o salrio fixo quando houver. CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA - PROTEO MATERNIDADE Fica vedado Empresa, exigncia a Atestado de Esterilidade e restries ao direito da mulher ao seu emprego por motivo de gravidez.

Desligamento/Demisso CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA - QUITAO DAS VERBAS RESCISRIAS O pagamento das parcelas constantes do instrumento de Resciso ou recibo de quitao e respectiva homologao, quando for o caso, dever ser efetuado at o 10 (dcimo) dia, contado da data da notificao da demisso, quando da ausncia do aviso prvio, indenizao do mesmo ou dispensa de seu cumprimento, sob pena do pagamento de multa de 5% (cinco por cento), por dia de atraso sobre o total da quitao, sem prejuzo da multa de que trata o 8, do art. 477, da CLT, limitada a cominao ao valor da obrigao principal, salvo se o empregado comunicado atravs de carta com aviso de recepo no comparecer para o recebimento.

Aviso Prvio CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA - DISPENSA DE AVISO PRVIO O empregado que no curso do aviso prvio recebido obtiver novo emprego, fica dispensado do cumprimento ao prazo restante do aviso, considerando-se rescindido o contrato na data do efetivo desligamento, o mesmo ocorrendo caso ele venha a pedir demisso do emprego, sendo a remunerao do aviso-prvio devida apenas pelos dias trabalhados.

Outras normas referentes a admisso, demisso e modalidades de contratao CLUSULA VIGSIMA QUARTA - ANOTAO NA CTPS DOS CONTRATADOS EM EXPERINCIA Fica estabelecida a obrigatoriedade das anotaes da Carteira de Trabalho e Previdncia Social, inclusive do Contrato de Experincia, quando houver.

Relaes de Trabalho Condies de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Qualificao/Formao Profissional CLUSULA VIGSIMA QUINTA - CURSOS E REUNIES Fica estabelecido que os Cursos e Reunies de iniciativa do empregador, devero ser realizados durante a jornada de trabalho ou se fora do horrio normal mediante pagamento de horas-extras.

Atribuies da Funo/Desvio de Funo CLUSULA VIGSIMA SEXTA - DESVIO DE FUNO vedada a utilizao de empregados em servios para os quais no foram contratados.

Normas Disciplinares CLUSULA VIGSIMA STIMA - CONFERNCIA DE CAIXA A conferncia dos valores em caixa ser realizada na presena do operador responsvel, quando este for impedido pela Empresa de acompanhar a conferncia, o caixa ou assemelhado ficar isento da responsabilidade de qualquer erro verificado.

Assdio Moral CLUSULA VIGSIMA OITAVA - ASSDIO SEXUAL No ser permitido o assdio sexual no Comrcio de So Lus/MA.

Estabilidade Me CLUSULA VIGSIMA NONA - DISPENSA DA EMPREGADA GESTANTE Fica vedada a dispensa imotivada ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

Jornada de Trabalho Durao, Distribuio, Controle, Faltas Durao e Horrio CLUSULA TRIGSIMA - HORRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMRCIO DE SO LUIS Fazendo uso da prerrogativa estabelecida pela Lei n 11.603, de 05 de dezembro de 2007, combinado com o que dispe a Lei Municipal n 3.854, de 15 de setembro de 1999, fica estabelecido que as Empresas Comerciais representadas pelas Entidades das Categorias Econmicas ora convenentes funcionaro de segunda-feira a sexta-feira na forma da lei, em regime de horrio livre; aos sbados at s 18:00 (dezoito) horas, obrigando-se as Empresas, em relao aos seus empregados, a respeitarem a jornada semanal de 44 (quarenta e quatro) horas, sendo que, no caso de prorrogao, o mximo permitido de 2 (duas) horas dirias alm da jornada e sero pagas como horas extras. 1 - Aos Domingos as Empresas funcionaro de 8:00 (oito) s 13:00 (treze) horas, assegurandose entretanto, o descanso semanal do empregado (art. 67 CLT), sendo que a folga, de um dia, para o empregado que tenha trabalhado no domingo, ser concedida na semana subseqente quele dia.

2 - Para o funcionamento aos domingos, as Empresas implantaro sistema de modo a assegurar que nenhum empregado trabalhe mais do que dois domingos consecutivos. 3 - As Empresas podero funcionar em regime de horrio livre no dia 08 de dezembro, feriado municipal. O trabalho, entretanto, nesse dia, ser considerado extraordinrio e pago com acrscimo de 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal e receber, ainda, o Empregado que assim trabalhar, ao final do expediente, a ttulo de gratificao, o valor de R$ 30,00 (trinta reais). 4 - As Empresas comprometem-se, em relao aos seus Empregados, a respeitarem a jornada semanal de 44 (quarenta e quatro) horas, sendo que no caso de prorrogao, o mximo permitido de 2 (duas) horas dirias alm da jornada e sero pagas como horas extras, com o acrscimo previsto na Clusula Sexta desta Conveno. CLUSULA TRIGSIMA PRIMEIRA - QUADRO DE HORRIO O Horrio de Trabalho constar de Quadro afixado pela Empresa, em lugar visvel, inclusive nas Microempresas.

CLUSULA TRIGSIMA SEGUNDA - JORNADA DE TRABALHO SEMANAL Fica garantida a jornada semanal legal, de 44 (quarenta e quatro) horas de trabalho, para os Comercirios de So Lus.

Prorrogao/Reduo de Jornada CLUSULA TRIGSIMA TERCEIRA - DA REALIZAO DE BALANOS Para a realizao de Balanos fora do expediente normal de trabalho, as empresas comunicaro ao Sindicato dos Empregados no Comrcio de So Lus.

Compensao de Jornada CLUSULA TRIGSIMA QUARTA - DATAS COMEMORATIVAS DE DESCANSO REMUNERADO O Comrcio de So Lus na Quinta-Feira Santa (2012), funcionar somente at s 13:00 horas. No perodo carnavalesco o Comrcio funcionar no sbado at s 13:00 horas, reabrindo somente na Quarta-Feira de Cinzas a partir das 13:00 horas. O Comrcio de So Lus, tambm, no Dia de Corpus Christi de 2012 no funcionar, sendo que os dias em que o Comrcio no funcionar conforme o antes ajustado, sero considerados descanso remunerado para os comercirios.

Intervalos para Descanso CLUSULA TRIGSIMA ALIMENTAO QUINTA INTERVALO PARA REPOUSO OU

Fica garantido pela presente Conveno Coletiva, aos empregados que tenham trabalho contnuo, cuja durao exceda a seis horas, a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser de 2 (duas) a 3 (trs) horas, exceto para as Empresas que forneam alimentao no local

do trabalho, gratuitamente, aos seus empregados, que podero conceder o intervalo mnimo de 1 (uma) hora.

Controle da Jornada CLUSULA TRIGSIMA SEXTA - CONTROLE DE FREQUNCIA E HORRIO Para os estabelecimentos com mais de 10(dez) empregados, obrigatria a utilizao do livro de ponto ou carto mecanizado para efeito de anotaes, registro ou controle de hora de entrada e sada. CLUSULA TRIGSIMA STIMA - TOLERNCIA SOBRE ATRASO AO SERVIO Na conformidade do que dispe a CLT, no seu art. 58, 1, no sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo dirio de dez minutos. CLUSULA TRIGSIMA OITAVA - DIA DO COMERCIRIO Fica estabelecido que no haver expediente nas Empresas abrangidas pela presente Conveno Coletiva de Trabalho na penltima segunda-feira do ms de outubro de 2012, dia 22.10.2012, dedicado s Comemoraes do Dia do Comercirio e considerado de repouso remunerado.

Faltas CLUSULA TRIGSIMA NONA - ABONO DE FALTA AO COMERCIRIO Fica estabelecido o abono de at 02 (duas) faltas do empregado no caso de necessidade de acompanhamento de cnjuge ou filhos de at 14 (quatorze) anos de idade, em caso de cirurgia, mediante apresentao de comprovantes. CLUSULA QUADRAGSIMA - FALTA SEM PREJUIZO DO SALRIO O empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio: a) at 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento de cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que, declarada em sua CTPS, viva sob sua dependncia econmica; b) at 3 (trs) dias consecutivos, em virtude de casamento; c) por 5 (cinco) dias consecutivos, o pai, em caso de nascimento do filho no decorrer da primeira semana. CLUSULA QUADRAGSIMA PRIMEIRA - FALTA DO COMISSIONISTA Fica proibido o desconto de falta na parte relativa s comisses do empregado comissionista, ficando, entretanto, a faculdade do desconto de seu repouso remunerado caso sua jornada semanal de trabalho no atinja as 44(quarenta e quatro) horas.

Jornadas Especiais (mulheres, menores, estudantes) CLUSULA QUADRAGSIMA SEGUNDA - EMPREGADO ESTUDANTE

Fica assegurado aos empregados estudantes, o direito de aceitarem ou no as prorrogaes da jornada de trabalho, uma vez que se comprove que tais prorrogaes prejudiquem suas atividades escolares. CLUSULA QUADRAGSIMA TERCEIRA - ABONO DE FALTA AO ESTUDANTE Fica assegurado o abono de falta ao estudante empregado nos dias de exames vestibulares, supletivos, devendo ser comunicado ao empregador com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas e posterior comprovao em 5 (cinco) dias.

Frias e Licenas Licena Maternidade CLUSULA QUADRAGSIMA QUARTA AMAMENTAO garantido mulher, no perodo de amamentao do prprio filho, at que ele complete 6(seis) meses de idade, durante a jornada de trabalho, 2(dois) descansos especiais de 40 (quarenta) minutos cada um.

Sade e Segurana do Trabalhador Condies de Ambiente de Trabalho CLUSULA QUADRAGSIMA QUINTA REFEITRIO Nos estabelecimentos que tenham nmero igual ou superior a 90 (noventa) empregados, fica assegurado um local adequado para que os empregados possam fazer suas refeies. CLUSULA QUADRAGSIMA SEXTA CRECHE Nos estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30(trinta) mulheres com mais de dezesseis anos de idade, tero local apropriado onde seja permitido s empregadas guardar sob vigilncia e assistncia os seus filhos no perodo de amamentao. CLUSULA QUADRAGSIMA STIMA - GUA POTVEL As Entidades Empresariais convenentes se comprometem a expedir s Empresas Associadas, instrues orientando-as e estimulando-as no sentido de disponibilizarem aos seus Empregados gua potvel em condies de higiene, por meio de copos individuais ou bebedouros de jatos inclinados. CLUSULA QUADRAGSIMA OITAVA - POLUIO SONORA As Entidades Empresariais convenentes se comprometem a expedir aos seus Associados, instrues orientando-os e estimulando-os no sentido da boa utilizao de equipamentos sonoros ou quaisquer outros tipos de manifestaes sonoras causadoras de rudos ou barulhos acima dos limites estabelecidos pela Norma Regulamentadora (NR n 15) da Portaria Ministerial n 3.214, de 1978.

Uniforme CLUSULA QUADRAGSIMA NONA - UNIFORMES, CALADOS E MAQUIAGEM Os empregadores fornecero, gratuitamente, aos seus empregados, os uniformes, calados e maquiagem, ou qualquer vestimenta ou adorno especial, quando o seu uso for necessrio ou exigido.

Treinamento para Preveno de Acidentes e Doenas do Trabalho CLUSULA QUINQUAGSIMA - GINSTICA LABORAL As Entidades Empresariais convenentes se comprometem a expedir aos seus Associados, instrues orientando-os e estimulando-os no sentido da implantao de ginstica laboral destinada aos seus empregados que exercem funes em que as atividades respectivas sejam realizadas de forma freqente e repetidas.

Aceitao de Atestados Mdicos CLUSULA QUINQUAGSIMA ODONTOLGICO PRIMEIRA ATESTADOS MDICO E

Os atestados mdicos e odontolgicos emitidos por profissionais habilitados e credenciados pelo Sindicato ou SUS, sero reconhecidos pelas Empresas empregadoras que no possuam esses servios, desde que no documento conste a causa do afastamento do empregado.

Acompanhamento de Acidentado e/ou Portador de Doena Profissional CLUSULA QUINQUAGSIMA SEGUNDA - ACIDENTE DO TRABALHO (CAT) Em caso de acidente do trabalho, a Empresa dever comunicar ao INSS o acidente ocorrido com o seu empregado, atravs da emisso da (CAT), nos termos do Art. 22, da Lei 8.213/91.

Relaes Sindicais Contribuies Sindicais CLUSULA QUINQUAGSIMA TERCEIRA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL PROFISSIONAL Os estabelecimentos comerciais obrigam-se a promover, em favor do Sindicato dos Empregados no Comrcio de So Lus, o desconto no percentual de 3% (trs por cento) nos salrios de janeiro/2012, dos seus empregados associados ao Sindicato profissional, tomando por base o salrio j ajustado. PARGRAFO NICO O valor do desconto previsto nesta Clusula ser recolhido pelas Empresas Comerciais at o 15 (dcimo quinto) dia aps o aludido desconto, na Caixa Econmica Federal, Agncia 0027, operao 001, conta-corrente 375-3, em favor do Sindicato dos

Empregados no Comrcio de So Lus. CLUSULA QUINQUAGSIMA QUARTA - CONTRIBUIO CONFEDERATIVA PROFISSIONAL As Empresas abrangidas pela presente Conveno Coletiva de Trabalho, ficam obrigadas a descontar dos seus empregados associados ao Sindicato profissional, a importncia equivalente a 2% (dois por cento) da remunerao total dos seus trabalhadores, 1% (um por cento) no ms de junho do ano de 2012, e 1% (um por cento) no ms de setembro de 2012, em favor do Sindicato dos Empregados no Comrcio de So Lus, a ttulo de Contribuio Confederativa, de acordo com a deliberao da Assemblia Geral e na conformidade do disposto no Inciso IV, do art. 8, da Constituio Federal. Pargrafo nico O valor do desconto previsto nesta Clusula ser recolhido pelas Empresas Comerciais at o 15 (dcimo quinto) dia aps o aludido desconto, no Banco do Brasil S/A, Agncia 2972-6, conta-corrente 12394-3, em favor do Sindicato dos Empregados no Comrcio de So Lus.

Disposies Gerais Descumprimento do Instrumento Coletivo CLUSULA QUINQUAGSIMA QUINTA PENALIDADES Pelo no cumprimento das Clusulas estabelecidas na presente Conveno Coletiva de Trabalho, fica fixada a penalidade de multa no valor de 50% (cinqenta por cento) do piso salarial da categoria, que ser revertida em favor da parte prejudicada. CLUSULA QUINQUAGSIMA SEXTA FISCALIZAO Caber Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego no Maranho a fiscalizao do cumprimento do disposto na presente Conveno Coletiva de Trabalho.

EDMILSON DOS SANTOS Presidente SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE SAO LUIS JOSE ARTEIRO DA SILVA Presidente FEDERACAO DO COMERCIO DO ESTADO DO MARANHAO ANTONIO DE SOUSA FREITAS Presidente SINDICATO DO COMERCIO ATACADISTA DE GENEROS ALIM DE S L MARCELINO RAMOS ARAUJO

Presidente SIND DO COM ATACAD DE DROGAS E MEDICAMENTOS DE SAO LUIS MAURICIO ARAGAO FEIJO Presidente SIND DO COM VAREJ DE MATERIAL ELETRICO E AP ELET S LUIS ANTONIO JOSIEL SANTOS SOUSA Presidente SINDICATO DO COM VAREJ DOS JOALHEIROS E OTICAS DO ESTMA

A autenticidade deste documento poder ser confirmada na pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego na Internet, no endereo http://www.mte.gov.br.

Anda mungkin juga menyukai