Anda di halaman 1dari 14

Produo Integrada Agropecuria PI-Brasil

Sidney Medeiros
Maro/2011

PRODUO INTEGRADA AGROPECURIA


HISTRICO Dcada de 1990 Demanda Produtores de Ma: - Com as novas regras impostas pela Comunidade Europia e as contnuas restries de varejistas europeus (protocolos privados), os produtores estariam impedidos de exportar caso no fosse estabelecido um sistema oficial de certificao. 2001/2002 Marco Legal da Produo Integrada de Frutas: - IN 20/2001 Diretrizes Gerais e Normas Tcnicas Gerais da Produo Integrada de Frutas (PIF). - Portaria 144/2002 Regulamento de Avaliao da Conformidade (RAC/INMETRO) para Processo da PIF.

PRODUO INTEGRADA AGROPECURIA


HISTRICO

Princpios e Fundamentos
Adeso voluntria Produo de alimentos seguros Rastreabilidade dos procedimentos Construo de normas em parceria com a pesquisa e o setor produtivo Uso de tecnologia Viabilidade tcnico-econmica Preservao do meio ambiente Higiene e segurana no trabalho Integrao da cadeia clientes/fornecedores

PRODU PRODUO INTEGRADA DE FRUTAS

Garantia oficial de alimento seguro e rastreabilidade + Morango + Abacaxi


Fonte: MAPA/SDC/DEPROS

PRODUO INTEGRADA AGROPECURIA


HISTRICO

IN MAPA N 27/2010: - Amplia as diretrizes da Produo Integrada de Frutas para as demais cadeias do agronegcio, inclusive a cadeia pecuria.

FOMENTO
reas de Concentrao: - Implantao de unidades comparativas (Convencional x PI); - Construo de Normas; - Capacitao de produtores rurais, trabalhadores e tcnicos; - Marketing.
Culturas com Projetos em Andamento:
- algodo, tabaco, cana-de-acar, milho, hortalias folhosas, guaran, anonceas, morango, rosas, citros e flores tropicais.

Culturas com Projetos Encerrados:


- frutas com NTE publicadas, amendoim, arroz, batata, caf, mangaba, tomate (mesa e indstria), feijo, mandioca, gengibre, inhame, taro, trigo, ovinos, mel e leite.

Novas Demandas:
- cacau, borracha, pimento, oliveira, ervas aromticas etc.

EXIGNCIAS DO MERCADO INTERNO

EXIGNCIAS DO MERCADO INTERNO

Extrado da Revista HFBrasil Set/2010

CERTIFICAO X PRODUTOR RURAL

Extrado da Revista HFBrasil Mar/2011

PLANEJAMENTO 2011
OPORTUNIDADES X DEFICINCIAS - Demanda interna e externa por produtos rastreveis e de qualidade. - Interesse do produtor. - Pouca oferta de produtos certificados. - Desconhecimento do mercado interno e externo.

OBJETIVOS Elevar o consumo de produtos oriundos da PI; Ampliar a quantidade e a variedade de produtos disponveis no mercado; Aumentar a adeso de produtores. AES Promoo nacional e internacional; Adequao do ambiente normativo; Capacitao; Insero de novas culturas; Minor crops; Outras aes.

PROMOO NACIONAL E INTERNACIONAL

Articular a promoo da PI nas misses internacionais programadas pela SRI/MAPA e organizar misses especficas; Conhecer a proposta da UE para harmonizao de protocolos voluntrios de certificao e participar de colegiados internacionais que tratem do assunto; Promoo de campanha sobre a PI para produtores rurais e consumidores; Divulgar a PI nas feiras agropecurias nacionais (calendrio oficial MAPA) e mobilizar produtos para exposio; Realizar o 4 Seminrio Nacional de Produo Integrada (12 de PIF); Ampliar a publicidade das aes da CPIA (artigos, palestras em fruns de interesse etc.).

ADEQUAO DO AMBIENTE NORMATIVO


Publicar os Requisitos de Avaliao da Conformidade (RAC) para a PI Brasil; Aproximar o MAPA nas auditorias realizadas pelas certificadoras junto aos produtores; Atualizar cadastro de produtores rurais certificados ou em processo de certificao; Formar as comisses de assessoramentos previstas na IN 27/2010 (comisso nacional, comisses por cadeia, comisses por produto e comisses estaduais).

CAPACITAO
Treinar empresrios rurais, tcnicos e trabalhadores nos temas relacionados Produo Integrada; Capacitar corpo tcnico da CPIA para acompanhar as mudanas globais inerentes PI (intercmbios, cursos e outros).

INSERO DE NOVAS CULTURAS


Publicar novas Normas Tcnicas Especficas (prximas: anonceas, tomate, batata, caf, feijo, tabaco, flores e outras);

MINOR CROPS
Sensibilizar IBAMA e ANVISA nas reunies do CTA, fazendo exposio nas reunies do grupo (ex: caju somente oxicloreto de cobre, deltametrina e enxofre esto registrados); Realizar oficinas com coordenadores de projetos de PI e parceiros para apresentar a INC 01/2010, mapear culturas, I.A.s e alvos biolgicos, e estimular a formalizao de pleitos.

OUTRAS AES
Inserir diferenciaes na poltica agrcola para produtores aderidos PI; Discusso de um PL sobre agropecuria sustentvel; Alinhar as aes da CPIA com as agendas estratgicas das Cmaras Setoriais.

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecurio e Cooperativismo Departamento de Sistemas de Produo e Sustentabilidade Coordenao de Produo Integrada da Cadeia Agrcola

Esplanada dos Ministrios, Bloco D, Anexo B, sala 128 CEP 70043-900 Braslia/DF Brasil sidney.medeiros@agricultura.gov.br Telefone: +55 61 3218.2390

Anda mungkin juga menyukai