Anda di halaman 1dari 27

CULTURA NA IDADE MODERNA

Reflexo sobre cultura

O tema cultura extremamente complexo, quando insuficientemente meditado, d origem a muitos equvocos, vises parciais, e at a erros grosseiros. Alem de complexo, dinmico. A partir de um olhar antropolgico, pode-se enxergar a CULTURA como fundamental para a compreenso de diversos valores morais e ticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em ns e como eles conduzem nossas emoes e a avaliao do outro, um grande desafio. Cultura um processo em permanente evoluo, diverso e rico. o desenvolvimento de um grupo social, uma nao, uma comunidade; fruto do esforo coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. o conjunto de fenmenos materiais e ideolgicos que caracterizam um grupo tnico ou uma nao ( lngua, costumes, rituais, culinria, vesturio, religio, etc ), estando em permanente processo de mudana. o meio pelo qual o homem se adapta s condies de existncia transformando a realidade.
Fonte - Sonia Jobim 2006

Desse modo, a cultura caracteriza tudo aquilo que diz respeito a existncia social de um povo ou nao, ou ento de grupos no interior da sociedade. Sendo algo no natural, no determinada por leis fsicas e biolgicas. Por outro lado um produto coletivo que expressa a vida humana em sociedades.
Cultura e sociedade no so os mesmos. Cultura um conjunto de crenas, valores, atividades e padres de comportamento que um grupo de indivduos que compartilham e transmitir uns aos outros, uma sociedade um sistema de inter-relaes entre os indivduos. Sociedade o agrupamento de indivduos entre os quais se estabelecem relaes econmicas, polticas e culturais. Numa sociedade existe unidade de lngua e cultura e seus membros obedecem a leis, costumes e tradies comuns, unidos por objetivos que interessam ao conjunto, ou s classes que nele predominam. Em sentido estrito, confunde-se com a comunidade poltica que vive num estado nacional e seus limites

so as fronteiras polticas e geogrficas do estado. A idia de sociedade pressupe um contexto de relaes humanas no qual ocorre a interdependncia entre todos e cada um de seus componentes, que subsiste tanto pelo carter unitrio das funes que cada membro desempenha como pela interiorizao das normas de

comportamento e valores culturais dominantes em cada comunidade.

No existe acordo entre os especialistas sobre os elementos essenciais que possam servir de base para uma classificao consistente das sociedades, com valor e alcance universais. Observam-se, porm, duas grandes tendncias: a que adota critrios externos prpria organizao, como o estado de conhecimento ou das tcnicas de trabalho, e a que se fixa em critrios internos, como o grau de simplicidade ou complexidade da organizao social.

Quaisquer que sejam os fundamentos em que os cientistas sociais se baseiam, todos esto de acordo em que a sociedade sofreu um processo gradual de transformao ao longo do tempo. O tipo mais primitivo de organizao social que se conhece a ordem comunal ou tribal, em que os indivduos viveram juntos para garantir a sobrevivncia de todos. Esses agrupamentos dedicavam-se busca nmade de alimentos e instalavam-se de forma provisria em cavernas e acampamentos. medida que se esgotavam as reservas naturais ou as condies climticas assim o exigissem, mudavam-se para outros stios mais favorveis ao grupo.

Ao longo do processo de mudanas econmicas e sociais dos agrupamentos sociais, surgiram e desenvolveram-se, ao mesmo tempo, as formas de comportamento e as ideologias que se traduzem nas manifestaes culturais do grupo social. A cultura condicionou todas as atividades dos indivduos e do grupo social -- habitao, hbitos de convivncia, papis sociais, relaes dos indivduos entre si, dos indivduos com os diferentes grupos, dos grupos entre si e com o conjunto social, ritos religiosos, alimentao, trabalho, legislao e outras reas. Essas mesmas atividades exerceram sobre a cultura uma ao recproca. Surgiram as artes, a linguagem, os costumes, as leis, as religies, as concepes filosficas e ideolgicas, em resumo, tudo o que integra uma cultura e identifica uma sociedade.
Autoria: Andr Tiago Cndido da Silva

tica e Moral

Os termos possuem origem etimolgica distinta. A palavra tica vem do Grego ethos que significa modo de ser ou carter. J a palavra moral tem origem no termo latino morales que significa relativo aos costumes. tica um conjunto de conhecimentos extrados da investigao do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientfica e terica. uma reflexo sobre a moral. Moral o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidado. Essas regras orientam cada indivduo, norteando as suas aes e os seus julgamentos sobre o que moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prtico, a finalidade da tica e da moral muito semelhante. So ambas responsveis por construir as bases que vo guiar a conduta do homem, determinando o seu carter, altrusmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
www.significados.com.br

Cultura Brasileira
Pas com a populao mais miscigenada do planeta, o Brasil um espao de diversas religies, crenas, simbologias, culinria, costumes e tantas outras manifestaes culturais. Tamanha diversidade faz do Brasil um caldeiro onde os estilos de misturam, lhe conferindo caractersticas culturais nicas. Na grande extenso territorial brasileira, expresses como a msica caipira, danas europeias, ritos da capoeira, cantos indgenas, batidas do maracatu, a malandragem do samba e o barulho das guitarras roqueiras se unem ao sotaque tpico de cada uma de suas regies, reproduzindo, de uma maneira nica e contagiante, a histria e atualidade de seu povo. Nessas terras, o artesanato indgena se mistura a quadros de artistas contemporneos, as pessankas ucranianas (ovos decorados) dividem espao com sandlias nordestinas feitas de couro e vendidas em feirinhas culturais, e assim acontece com tantos outros produtos e traos do to diversificado povo brasileiro. Da mesma forma, obras arquitetnicas de estilos que vo do Barroco ao Ps-moderno se unem a um imenso nmero de obras literrias, teatrais e cinematogrficas ampliando ainda mais as ricas manifestaes nacionais.

Por fim, dentre tantas riquezas e bens da cultura brasileira, alguns so reconhecidos pela Organizao das Naes Unidas para a Cultura, Cincia e Educao (UNESCO) como Patrimnio Cultural da Humanidade. Assim definidos esto os seguintes patrimnios brasileiros:

A DIVERSIDADE CULTURAL DO ESPRITO SANTO


Um dos traos mais marcantes do Esprito Santo, como sabemos, a sua formao mltipla, multifacetada, em funo das inmeras etnias que se encontram na base de sua histria e de sua configurao como Estado. Nesse momento, assumir a diversidade, portanto, assumir a sua prpria condio de existncia, a sua histria e as suas heranas, a sua maneira de ser, de pensar e de agir e, obviamente, as suas contradies que so, no fundo, a mola propulsora que impulsiona o indivduo e as comunidades a transformarem e a recriarem os seus valores e o seu universo simblico, a partir de linguagens e manifestaes culturais das mais diversas origens e matizes. Nestas ltimas dcadas, acompanhamos em todo o mundo, uma srie de seminrios e debates acerca da diversidade cultural e de seus desdobramentos polticos e sociais, que pressupem o respeito pelo outro e pelo diferente e a insero de economias emergentes no cenrio mundial, nas quais o produto cultural ganhou um amplo significado nas trocas globalizadas de mercadorias de alto valor agregado. Nosso pas, povoado por civilizaes indgenas e colonizado por europeus e afrodescendentes, tornou-se um espao multitnico, receptivo a vrios processos imigratrios e, por conseguinte, palco de hibridaes e miscigenaes de toda ordem. A abrangncia desse conceito transformao tambm num potente instrumento poltico de emancipao, no s das mazelas do colonialismo, como tambm das desigualdades estruturais internas aprofundadas com a globalizao. A miscigenao, alis, foi vista muitas vezes ora como a degradao da raa, ora como o maior exemplo da democracia racial; e os povos nativos ora foram considerados selvagens em seu estado natural, ora seres especiais dotados de uma enorme quantidade de futuro, por parte dos chamados pases civilizados. Esse processo histrico foi o fundamento da criao da nossa identidade nacional. Hoje a geleia geral o nosso trao distintivo, o nosso orgulho, o nosso valor cultural maior. Por isso, to necessrio consider-la como referncia fundamental nas polticas pblicas da cultura. A conscincia da diversidade cultural pressupe, portanto, o respeito mtuo e a convivncia pacfica, base para a construo de um mundo mais justo e mais igualitrio, de uma nova tica e de novos paradigmas que devem fundamentar a relao entre as vrias comunidades.

Inseri-la na agenda poltico-econmica que vise o desenvolvimento humano no um processo fcil, pois altera estruturas de vulnerabilidade e de poder ao propor uma revalorizao das identidades culturais e opondo-se aos padres homogeneizados de consumo cultural. Num mundo globalizado, no qual prevalece o poder econmico em todas as suas ramificaes, imprescindvel e necessrio criar mecanismos de defesa da diversidade humana e cultural, fonte da beleza e criatividade, e do prazer de se viver em sociedade. No se trata de conserv-la tal como foi ou , mas de garantir que continue existindo e se transformando, pois ela se fundamenta na inovao, na criatividade e na assimilao contnua de inmeras influncias. No apenas herana do passado, mas matria-prima para um projeto do presente e do futuro que contemple o conjunto da sociedade. Segundo os estudiosos da lngua tupi, capixaba significa, roa, roado, terra limpa para plantao. Os ndios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantao de milho e mandioca. Com isso, a populao de Vitria passou a chamar de capixabas os ndios que habitavam na regio e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Esprito Santo.

O Estado Moderno

A Idade Mdia foi um perodo de mudanas radicais na civilizao ocidental. Uma era de transio naECONOMIA ( com o capitalismo nascente rompendo as formas feudais), com a CULTURA ( com o brilho do renascimento), e na RELIGIO ( Com a contestao da Reforma Protestante). Nesta poca o homem revolucionou os mapas geogrficos conquistando novos continentes. Cresceu o mundo e com ele as fronteiras da mente humana.

O estado Moderno
A centralizao do poder poltico Durante a Idade Mdia, o poder poltico era controlado pelos diversos senhores a feudais, que geralmente se submeteram ao imperador do Sacro Imprio e do Papa. No haviam estados nacionais centralizados. As crises no final do perodo provocaram a dissoluo do sistema feudal e prepararam o caminho para a implantao do capitalismo. A terra deixou de ser a nica fonte de riqueza. O comercio se expandia trazendo grandes transformaes econmicas e sociais. Alguns servos acumulavam recursos econmicos e libertavam-se dos senhores feudais e migravam para as cidades. Em algumas regies afastadas senhores feudais ainda exploravam seus servos A conseqncia desses maltrato foi a revoltas dos camponeses. A expanso do comrcio contribuiu para desorganizao do sistema feudal, e a burguesia , que era a classe ligada ao comercio,tornou-se cada vez mais rica e poderosa e consciente que a sociedade precisa de uma nova organizao poltica. Para a classe da burguesia continuasse progredindo, necessitava de um governos estveis e de uma sociedade ordeira. Acabar com as constantes guerras e interminveis guerras entre os membros da antiga nobreza feudal. Eram guerras fteis que prejudicavam muito o comrcio. Diminuir a quantidade de impostos sobre as mercadorias cobrados pelos vrios senhores feudais. Reduzir o grande nmero de moedas regionais, que atrapalhava os negcios. Importante setor da burguesia e de uma nobreza progressista passou a contribuir para o fortalecimento da autoridade dos reis. O objetivo era a construo das MONARQUIAS NACIONAIS capaz de investir no

desenvolvimento do comercio, na melhoria dos transportes e na segurana das comunicaes.

A formao do Estado Moderno


O processo histrico levou ao surgimento do Estado Moderno, que se formou em oposio a duas foras caractersticas da Idade Mdia; O regionalismo dos feudos e das cidades, este gerava a fragmentao poltico-administrativo. O universalismo da Igreja catlica (e do sacro Imprio), que espalhava seu poder ideolgico e poltico sobre diferentes regies europias, esse universalismo gerava a idia de uma cristandade ocidental. Vencendo os regionalismos e o universalismo medieval, o Estado moderno tinha por objetivo a formao de sociedade nacional, com as seguintes caractersticas: Idioma comum: O elemento cultural que mais influenciou o sentimento nacionalista foi o idioma. Falado pelo mesmo povo, o idioma servia para identificar as origens, tradies e costumes comuns de uma nao. Territrio definido: Cada estado foi definido suas fronteiras polticas, estabelecendo os limites territoriais de cada governo nacional. Soberania: No mundo feudal, o poder estava baseado na suserania, isto na relao e subordinao entre o suserano (senhor) e o vassalo . Aos pouco no lugar do suserano, foi surgindo a noo de soberania, pela qual o soberano (governante) tinha o direito de fazer valer as decises do Estado perante os sditos. Exrcito permanente: Para garantir as decises do governo soberano, foi preciso a formao de exrcitos permanentes, controlados pelos reis (soberano).

O Mercantilismo

onseqncia da ampliao de horizontes econmicos propiciada pelos descobrimentos martimos do sculo XVI, o mercantilismo, apesar de apresentar variantes de pas para pas, esteve sempre associado ao projeto de um estado monrquico poderoso, capaz de se impor entre as naes europias.

Mercantilismo a teoria e prtica econmica que defendiam, do sculo XVI a meados do XVII, o fortalecimento do estado por meio da posse de metais preciosos, do controle governamental da economia e da expanso comercial. Os principais promotores do mercantilismo, como Thomas Mun na GrBretanha, Jean-Baptiste Colbert na Frana e Antonio Serra na Itlia, nunca empregaram esse termo. Sua divulgao coube ao maior crtico do sistema, o escocs Adam Smith, em The Wealth of Nations (1776; A riqueza das naes). Para a consecuo dos objetivos mercantilistas, todos os outros interesses deviam ser relegados a segundo plano: a economia local tinha que se transformar em nacional e o lucro individual desaparecer quando assim conviesse ao fortalecimento do poder nacional. A teoria foi exposta de maneira dispersa em numerosos folhetos, meio de comunicao ento preferido pelos preconizadores de uma doutrina. Programa da poltica mercantilista Alcanar a abundncia de moeda era, efetivamente, um dos objetivos bsicos dos mercantilistas, j que, segundo estes, a fora do estado dependia de suas reservas monetrias. Se uma nao no dispunha de minas, tinha de buscar o ouro necessrio em suas colnias ou, caso no as tivesse, adquiri-lo por meio do comrcio, o que exigia um saldo favorvel da balana comercial -- ou seja, que o valor das exportaes fosse superior ao das importaes. Para obter uma produo suficiente, deviam ser utilizados hbil e eficazmente todos os recursos produtivos do pas, em especial o fator trabalho. Toda nao forte precisava possuir uma grande populao que fornecesse trabalhadores e soldados, e ao mesmo tempo o mercado correspondente. As possesses coloniais deveriam fornecer metais preciosos e matrias-primas para alimentar a manufatura nacional, ao mesmo tempo em que constitussem mercados consumidores dos produtos manufaturados da metrpole. Proibiam-se as atividades manufatureiras nas colnias, e o comrcio, em regime de monoplio, era reservado metrpole. Em territrio nacional, o mercantilismo preconizou o desaparecimento das alfndegas interiores, a supresso ou reduo dos entraves produo forados pelas corporaes de ofcio, o emprego de sistemas de contabilidade e acompanhamento das contas de receitas e despesas do estado, a troca de funcionrios corruptos ou negligentes por outros honestos e competentes, a criao de uma fiscalizao centralizada e a adoo de leis que desestimulassem a importao de bens improdutivos e de grande valor. O descobrimento do Brasil

O incio da histria do descobrimento do Brasil se d em 9 de maro de 1500, quando uma grande esquadra portuguesa, composta de 13 embarcaes, reunindo aproximadamente 1.200 homens (na sua maioria soldados), deixou o Tejo sob o comando de Pedro lvares Cabral. O seu

destino era o Oriente e suas finalidades eram fundao de feitorias e o estabelecimento das conquistas nas ndias, em outras palavras, a formao do Imprio Portugus no Oriente. Essa esquadra, que, segundo alguns estudiosos, tinha tambm o objetivo de reconhecer e tomar posse de terras no Atlntico Sul, que pertenciam a Portugal, acabou por descobrir o Brasil em abril do mesmo ano.

Documentos histricos:
Vrios documentos histricos tratam do Descobrimento do Brasil, destacandose, entre eles: A Carta de Pero Vaz de Caminha, dando notcia do descobrimento que foi levada para Portugal por Gaspar de Lemos. Desaparecida at o incio do sculo XIX, foi reencontrada na Torre do Tombo (Lisboa) e publicada pela primeira vem em 1817, na Coreografia Braslica do padre Aires do Casal. Relatrio do Mestre Joo, um documento no-oficial escrito por um fsico (mdico na poca) e cosmgrafo. Relatrio do Piloto Annimo, tambm no-oficial, que teria sido redigido por um dos pilotos da esquadra cabralina, nunca identificado. A Carta de D. Manuel I aos reis da Espanha, escrita em 1501, comunicando a chegada de Cabral "a uma terra que novamente descobriu".

As controvrsias:
Durante muito tempo acreditou-se que o Descobrimento do Brasil tivesse sido no dia 3 de maio de 1500. Porm, o reaparecimento da Carta de Caminha, que registra o dia 22 de abril como data oficial, acabou desfazendo a dvida; Para muitos, a baa de Porto Seguro (sul da Bahia) teria sido o local onde aportou a esquadra de Cabral e onde o frei Henrique Soares de Coimbra teria rezado a primeira missa. A descrio geogrfica de documentos no deixam dvidas de que o verdadeiro porto seguro, citado por Caminha, seria a baa Cabrlia, tambm no sul do litoral baiano.

Casualidade ou intencionalidade?
De acordo com a tese da casualidade, Cabral procurando fugir das calmarias, afastou-se em demasia da costa africana e ao descrever uma rota em arco, muito aberta, teria atingido o Brasil. Outro argumento da casualidade que uma tempestade teria desviado a esquadra cabralina: empurrada pelos ventos para uma corrente martima aquela acabou por encontrar o litoral brasileiro. Aqueles que defendem a intencionalidade refutam esses argumentos baseados nos prprios documentos histricos. Em nenhum deles, em especial na carta de Caminha, se encontram referncias a fenmenos meteorolgicos ou geogrficos, como tempestade, ventos ou corrente martima, capaz de desviar

o curso de navegao; ocorrncias que, no mnimo, mereceriam registro do escrivo da frota. Da mesma forma, o afastamento da costa africana, para fugir das calmarias, estava previsto e fazia parte das instrues de Vasco da Gama, recomendando a "navegao em arco". Portanto, os navegadores portugueses - hbeis e com larga experincia em viagens ultramarinas - no poderiam ter cometido um erro grosseiro de navegao. A Carta de Pero Vaz de Caminha, que pode ser considerada o "registro de nascimento" do Brasil, descreve todas as ocorrncias envolvendo a esquadra, bem como o cotidiano da tripulao. como se a escala no Brasil estivesse prevista, no se alterando, em nenhum momento, os planos Iniciais da viagem. Ainda como argumento da intencionalidade sobre o Descobrimento do Brasil, na carta que escreveu aos reis da Espanha, D. Manuel I demonstra um certo conhecimento sobre as terras que ele comunica terem sido "descobertas" no Atlntico. Por fim, a reao de D. Joo II, rei de Portugal na poca dos tratados de partilha, ao contestar a demarcao da Bula Inter Coetera de 1493, aceitando, posteriormente, a demarcao de Tordesilhas de 1494, uma prova cabal do conhecimento que os portugueses tinham de terras na parte ocidental do Atlntico.

As Primeiras Viagens

O mais notvel resultado da economia mercantil foi a expanso martima, que levou mercadores a percorrer todo planeta. Preocupada em desenvolver o comrcio, buscando novas reas para explorar e novas mercadorias para negociar, a burguesia europia, devidamente amparada pelo Estado, na figura de seu principal aliado, que era o rei, cruzou os oceanos em uma das maiores aventuras humanas. A expanso martima foi um grande empreendimento econmico, poltico, social e militar e que envolveu grande volume de dinheiro. Sua realizao somente foi possvel graas criao do Estado nacional e aliana entre o rei e a burguesia. A centralizao poltica promovida pelo Estado nacional permitiu que o rei contratasse toda a mquina estatal na criao de condies para o desenvolvimento tecnolgico e para a separao de tcnicos e navegadores aptos a concretizar a tarefa. O custo do projeto foi financiado pela burguesia, ou atravs dos impostos que os comerciantes pagavam ao Estado, derivados da atividade mercantil. Mas no foram apenas os reis e os burgueses que tornaram possvel a expanso pelos mares: uma grande parcela da sociedade foi convocada a

contribuir com a empreitada. As viagens eram muito arriscadas, os naufrgios eram comuns, de tal forma que no havia certeza do retorno dos navegantes. A populao pobre, da qual saam os marinheiros que trabalhavam nas funes menos qualificadas, alm de contribuir com os impostos derivados de seu trabalho, viveu o drama da perda das pessoas queridas sem participar dos benefcios econmicos e sociais oriundos das conquistas.

O comrcio com o oriente As cruzadas, que recolocaram o Ocidente em contato com o Oriente, criaram o gosto pelo consumo de exticos produtos orientais. Os artigos mais consumidos eram jias, perfumes, veludos pintados, brocados, tecidos de seda e coral lavrado, alm das especiarias, como a canela, o cravo e a procuradssima pimenta, que chegou a ser usada como moeda. A expanso do mercado europeu para esse tipo de mercadoria pde ser rapidamente aproveitada pelos mercadores das cidades italianas, principalmente Gnova e Veneza. Os mercadores de outros pases queriam quebrar o monoplio de Gnova e Veneza e participar desse comrcio to lucrativo. Esse foi o principal fator que impulsionou as viagens martimas.

O Desenvolvimento Tcnico Uma das mais importantes formas de apoio oferecida pelo Estado expanso martima foi o incentivo ao desenvolvimento das tcnicas navais. Uma tcnica que ganhou um grande impulso no sc. XV foi a cartografia, que a arte de desenhar mapas. O cartgrafo, um misto de tcnico e artista, traava os mapas a partir dos relatos que os navegantes faziam a respeito do que tinham visto. Quanto mais viagens fossem feitas, mais aperfeioados ficavam os mapas. Tambm eram incentivados os estudos astronmicos para tornar mais fcil a orientao dos navegadores. Aperfeioou-se a construo de embarcaes e instrumentos j conhecidos, como a bssola e o astrolbio, que foram adaptados para as grandes viagens pelo mar.

A mudana do Eixo Econmico Em 1498, aps quase um sculo de preparao, uma frota portuguesa, sob o comando de Vasco da Gama, chegou ndia. As viagens ao Oriente proporcionavam lucros que chegavam a 6 000%, o que fez o comrcio se intensificar sensivelmente. Esses acontecimentos provocaram uma mudana no eixo do comrcio europeu. Antes de Bartolomeu Dias ultrapassar o Cabo Boa Esperana, em 1487, a posio geogrfica de Veneza e das cidades do sul da Alemanha proporcionava a essas cidades grandes vantagens no domnio das rotas de comrcio na Europa. A partir da descoberta do novo caminho para a ndia,

foram os pases que tm costa voltada para o Atlntico que ficaram em vantagem. O Atlntico tornou-se a mais importante rea de comrcio do mundo. Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e Frana tornaram-se naes privilegiadas porque tm acesso quele oceano, que se transformou na rota mais lucrativa do comeo do sc.XVI. O comrcio, que antes apenas crescia, sofreu um grande salto. Tinha incio o processo de formao de uma nova estrutura econmica, baseada no lucro, que o capitalismo. Com o desenvolvimento do comrcio, o principal fator de riqueza passou a ser a moeda.
Autoria: Paulo Srgio de Oliveira

A implantao do sistema Colonial no Brasil

Perodo Pr-Colonial 1500/1530 perodo denominado de pr-colonial Na Europa vigorava o Mercantilismo (o comrcio dominava a produo), por esse carter essencial da empresa ultramarina, Portugal buscava no ultramar excedente de produo para depois comercializa-lo na Europa, no tendo o Brasil esse excedente de produo, no representava lucro para a Metrpole. Foram apenas enviadas quatro expedies para o Brasil, sendo elas de reconhecimento e policiamento do Litoral. Embora fosse uma atividade secundria, a nica riqueza explorada no Brasil era o Pau-Brasil, que tambm atraam, numerosos corsrios ao litoral do Brasil praticando o contrabando de madeira. Processo Colonial Entre 1528 e 1530, Portugal decide colonizar o Brasil A riqueza da colnia ambicionava os corsrios franceses j presentes no litoral e mais descoberta de metais preciosos pela Espanha na Amrica, punha em risco a posse portuguesa do territrio. O princpio de "ocupar a terra para no perd-la" foi considerado. Porm, ocup-la produtivamente para no sobrecarregar as finanas do reino. Surge ento um sistema produtor que pelo menos cobrisse as despesas de ocupao. Administrao Colonial O SISTEMA DE CAPITANIAS

Em 1534, Dom Joo III cria o Sistema de capitanias hereditrias que visava transferir para a iniciativa privada as despesas da colonizao, mas mantendose assim participao da Coroa nos lucros da colonizao. A Capitanias eram grandes lotes de terra que iam desde o litoral brasileiro at o meridiano de Tordesilhas, foram 14 capitanias criadas sob a direo de um donatrio, cada uma, que institua: Direo da capitania num carter vitalcio e hereditrio, podendo apenas vende-la coroa. Eram concedidos poderes amplos aos donatrios (polticos, administrativos, judicirios, fiscais e militares). No entanto arcavam com todas as despesas da capitania, inclusive sua defesa militar e tendo ainda que entregar obrigatoriamente parte dos lucros Coroa. A Coroa concedia a propriedade das terras aos donatrios, mas apenas os direitos de governo sobre esta. No constitua um bom negcio essa concesso, pois existiam 14 capitanias, mas apenas 12 donatrios. Regulamentao: Carta de Doao: regulamentava os aspectos poltico administrativos, ou seja, estabelecia os quais os poderes governamentais eram concedidos ao donatrio. Foral: detalhes fiscais do sistema, onde estabelecia que se pagava coroa os impostos relativos explorao do subsolo, extrao de madeira e explorao da pesca. Pagava-se ao donatrio os impostos relativos explorao do solo (agricultura) e dos rios (navegao fluvial, engenhos movidos gua, etc.). A Evoluo do sistema de capitanias O sistema apresentou resultados pouco favorveis, sendo que apresentaram sucesso apenas as capitanias de Pernambuco e So Vicente. A capitania de Pernambuco progrediu graas ao xito da produo de acar, e a capitania de So Vicente, embora no tenha falido, manteve um baixo nvel de rentabilidade econmica, volta para uma produo mais de subsistncia do que para abastecer o mercado externo. As demais capitanias faliram ou sequer foram ocupadas. Paulatinamente, foram retomadas as capitanias pela coroa, instituindo o Governo Geral. O governo Geral

A capitania da Bahia foi retomada pela Coroa, onde foi escolhida para sede do Governo. Nela o primeiro Governador Tom de Souza fundou a cidade de Salvador, onde estabeleceu a capital da colnia. O Governo geral surgiu porque: Fracassou o sistema de capitanias Necessidade de melhor proteger a colnia contra possveis ataques estrangeiros Portugal tendia cada vez mais a centralizar o poder. O primeiro Governador geral recebeu um documento chamado Regimento, no qual estabelecia os poderes concedidos a ele. Basicamente cabia a ele coordenar os problemas relativos defesa, incentivo a economia, administrao pblica, justia e cobrana de impostos. A Economia Colonial Acar foi o produto escolhido em que se basearia a colonizao devido: A cana se adaptada bem ao solo do litoral brasileiro Produto conhecido na Europa Portugal j tinha experincia nessa produo nos canaviais da Ilha da Madeira e Aores Com este produto seria fcil obter o capital necessrio ao investimento inicial da colonizao. Portugal no podia arcar com esse investimento Com acar seria mais simples resolver o problema apresentado pelo transporte martimo e pelos fretes, pois sua indstria naval e sua marinha estavam em declnio. O acar ajudaria a resolver o problema de alargamento do mercado consumidor. Portugal no tinha uma estrutura mercantil que assegurasse a penetrao do acar no mercado europeu, mas com a aliana com os holandeses (flamengos), que j comercializavam o acar portugus nas ilhas do atlntico. O interesse holands na comercializao do produto forneceu, sob forma de emprstimos parte do capital necessrio ao investimento inicial, participou do transporte, cuidou da distribuio do acar, e ainda solucionou o problema bsico da colonizao: a ampliao do mercado consumidor. A Organizao da produo aucareira

Os comerciantes portugueses e holandeses, que financiaram com grande margem de risco, uma estrutura produtora de acar, e claramente buscavam um grande retorno que viesse compensar os investimentos. Desta maneira a produo se organizou -se a manter a mxima rentabilidade, a plantation (grande propriedade, monocultora e escravista), produtora em larga escala destinada ao mercado externo. A plantation gerou uma alta especializao na produo e uma alta concentrao de renda aonde a maior parte ia para o exterior e o que sobrava permanecia no Brasil, na mo dos senhores do engenho. A produo aucareira desenvolveu-se principalmente no litoral nordestino, devido ao solo de massap que propiciava a cultura, e tambm devido proximidade com os mercados consumidores europeus. O acar brasileiro entrou em crise na metade do sculo XVII devido concorrncia com o acar holands nas Antilhas. Economia Mineira A minerao surgiu em meio crise aucareira, onde imprimiu um novo ritmo a colnia e gerou grandes mudanas no setor social, administrativo, poltico e cultural. O contexto internacional mostrava um mercantilismo decadente, em que o capital comercial cedia a primazia do capital industrial; no ocidente europeu surgia, ao mesmo tempo do sistema capitalista de produo. O ouro de aluvio Ao contrrio do ouro na Amrica espanhola, o ouro brasileiro era de aluvio, ou seja, encontrado geralmente nas areias e barrancos de rios. Em vista disso, a minerao era utilizada de tcnicas rudimentares no precisando de grandes investimentos com equipamentos de minerao. No havendo exigncia de riqueza nem de capital, houve uma melhor distribuio de renda porque a princpio qualquer um poderia se transformar num minerador, abrindo assim maiores perspectivas para a iniciativa privada e ao trabalho assalariado era rara a grande propriedade em MG, desta forma o mercado consumidor pode expandir e permitindo um grande crescimento econmico. Distante do litoral a zona mineradora exigiu desde o inicio estradas de ferro e meios de transporte que ligassem ao litoral. Desta forma, a rea compreendida entre MG e o litoral cresceram, com o surgimento de vilas e cidades, ao longo que outras cidades se especializaram na criao de animais, posteriormente enviados a MG. A intendncia de Minas

Para executar o regimento, cobrar os impostos e superintender os servios de minerao foi criada a intendncia de Minas, uma para cada capitania que houvesse extrao de ouro. A intendncia era independente de qualquer outra autoridade colonial, prestando contas to somente ao governo de Lisboa. As excessivas atribuies das intendncias, mais os conflitos de jurisdio com outras autoridades, inclusive no auxiliarem tecnicamente os mineradores, impediam que seu bom funcionamento, o que de certo funcionava era apenas as cobranas de impostos, com muito rigor, prepotncia e abusos de autoridade. Cobrana de Impostos Inicialmente o imposto estabelecido era o "quinto" (20%do ouro coletado destinava coroa), como no era possvel determinar se a barra ou saca de ouro foi "quintada", criou-se a "finta", no intuito de evitar mais sonegao. Como estas medidas no surtiram efeito, o governo criou em 1725 as Casas de Fundio, onde o minerador entregava que era transformado em barra e retirado o "quinto" para a Coroa, simultaneamente proibiu-se a comercializao do ouro e p. Em 1735, criou-se a "capitao, que consistia em entregar anualmente 17 gramas de ouro para a Coroa, por escravo empregado na minerao". Exigia-se tambm uma arrecadao mnima de 100 arrobas/ano, no cumprindo isto, decretava-se a "derrama": a cobrana do que faltava para completar 100 arrobas. Lavras: grandes mineradoras, com algum equipamento especializado, e s vezes mais de 100 escravos na minerao. Devido ao grande investimento, essas unidades s compensavam em grandes jazidas aurferas. Faiscaes: pequenos mineradores constituam a maioria das unidades mineradoras. Surto demogrfico A minerao atraiu um grande numero de colonos imigrantes (maioria portugueses), dentro da prpria colnia, houve um movimento migratrio, com um deslocamento da populao nordestina para o sudeste e centro-oeste (zonas mineradoras), o que transferiu tambm o eixo econmico para a mesma regio, onde se transferiu tambm a capital para o Rio de Janeiro, antes Salvador. Modificaes na estrutura do trabalho Aumento no preo e procura de escravos: devido ao afluxo de ouro brasileiro no mercado internacional, caiu o valor do metal, gerando inflao e atingindo o mercado escravista.

Melhor distribuio de renda: que permitiu que camadas de classe mdia adquirissem escravos, esse crescimento do preo e procura de escravos ocasionou o surto do trfico negreiro. Alargou a faixa de trabalho livre: paralelamente surgiram outras atividades econmicas Crescimento do mercado interno Devido a melhor distribuio de renda da minerao, houve na populao predomnio das camadas de classe mdia. Nos primeiros decnios do sculo XVIII em MG, s interessava o ouro, e outras atividades foram deixadas de lado. Esses fatores permitiram o crescimento do mercado consumidor do Brasil Colnia, criou-se assim tambm, uma atividade que visava abastecer o mercado minerador que apenas dava valor ao ouro, ativando o mercado consumidor. Modificaes da estrutura social Diferenas em relao ao nordeste: inexistncia de grandes propriedades, ndice elevado de urbanizao, desimportncia relativa da escravido, e a ampliao do trabalho livre, foram elementos que organizaram um outro tipo de organizao social. A populao mineradora desconheceu a rigidez caracterstica da sociedade aucareira, houve uma maior mobilidade social, proveniente de elementos de todas regies do Brasil, de Portugal e outros paises, indivduos de diversas profisses e nveis econmicos, a sociedade mineradora caracterizou-se pelo aparecimento da classe mdia, at ento desconhecida nos pais. Decadncia da minerao Esgotamento do ouro A zona mineradora em poucos anos apresentou uma agricultura de subsistncia, pois no havia atividades que substitussem a minerao. Os mineradores empobreceram, os mais ricos formaram fazendas com a produo destinada ao consumo local, os mais pobres a produo de subsistncia, onde mais tarde trabalhariam nos latifndios. Funo econmica da colnia Enriquecer a metrpole, cabia a colnia produzir para a metrpole comercializar (mercantilismo). A colnia s produzia com o que no concorresse com a metrpole

O comercio externo da colnia estava submetido ao monoplio da metrpole. Assim, diminuindo suas importaes e aumentando suas exportaes, aumenta tambm as reservas de ouro (metalismo). Produo - colnia Comrcio - metrpole Pacto Colonial O Brasil era colnia porque: Acar destinado ao mercado externo, no o interno. Produo satisfazia os interesses de Portugal, no do Brasil. Dedicando-se produo, o Brasil perdia a parte mais lucrativa do negcio, o comrcio. Grande parte da renda obtida ia para a metrpole, pois o Brasil produzia quase somente acar, havendo necessidades de importao, justamente com Portugal, como ordenava o Pacto Colonial. Processo de Independncia Antigo Regime: sistema econmico, social e poltico vigente na Europa nos sculos XVI, XVII e XVIII. Tal regime inclua: No plano poltico: o absolutismo No plano econmico: mercantilismo e o capitalismo comercial No plano social: uma sociedade estatamental, porm j com o surgimento das classes sociais: (entre elas a burguesia). Nesta sociedade com poder bastante centralizado politicamente e administrativamente, manteve a sociedade em equilbrio, e atravs de da poltica mercantilista, estimulou o crescimento da economia, o que fortalecia o governo tambm fortalecia a burguesia, A colonizao era um dos objetivos da poltica mercantilista. A colonizao pretendia a acumulao de capital comercial na Europa, atravs do monoplio comercial, da escravido e do trafico negreiro. No sculo XVIII o Antigo regime entra em crise devido industrializao (Revoluo Industrial), pois o capitalismo industrial, com produo em grande escala, no admitia barreiras ao consumo, tais como o monoplio comercial e o trabalho escravo. A revoluo industrial inglesa liquidou o mercantilismo, a Revoluo francesa, iniciou a derrubada do absolutismo, e a Independncia dos EUA, mostrando a

oposio de interesses entre colnia e metrpole, deram inicio a crise no antigo regime, e a crise do sistema colonial, ao qual dele dependia. Declnio Colonial O declnio do antigo regime levava consigo o sistema colonial, se somarmos a isso mais uma srie de acontecimento na prpria colnia. Este enfraquecimento inevitvel, conforme a colnia foi ocupada, a populao cresce e a produo aumenta. A sociedade cresce e desenvolve-se, e os interesses da populao tambm, que inevitavelmente conflitam com os da metrpole, que vo aumentando gradativamente. O Declnio do sistema colonial no Brasil Durante o perodo colonial havia vrios conflitos violentos e sangrentos entre ndios e colonos, colonos e missionrios e escravos e senhores, contradizendo o pacifismo da colonizao do Brasil. A partir do sculo XVIII surgiram duas novas contradies no que diz respeito a consumidores e monoplios metropolitanos, e classe dominante colonial e metrpole. As rebelies nativistas (scs. XVII e XVII). A populao colonial, j enraizada na terra, com fortes sentimentos nativistas, manifestaram seu descontentamento diante da metrpole. Inicialmente as revoltas no tinham o interesse de separao do Brasil de Portugal, isso s ocorreu nas revoltas colnias de pr-independencia. A rebelio de Beckman no Maranho (1684) A Coroa, pressionada pelos jesutas, proibiram a escravizao indgena, os quais era base da mo-de-obra local, utilizada na coleta de "drogas do serto" e na agricultura de subsistncia. Visando melhorar a situao da capitania, o governo criou a Companhia de Comrcio do Maranho, a qual recebia o monoplio do comrcio maranhense, em troca deveria promover o desenvolvimento da agricultura local. Devido m administrao da colnia gerou uma rebelio de colonos, sob o comando dos irmos Manoel e Thomas Beckman, com o objetivo de fechar a Companhia e expulsar os jesutas. A revolta foi controlada pela Coroa, mas a Companhia foi fechada. A Guerra dos emboabas em Minas Gerais (1708-1709) Conflito entre paulistas e emboabas, maioria. Disputavam a explorao das terras, onde os paulistas afirmavam ser os primeiro ocupantes e povoadores do e os emboabas, por serem cidados do reino.

Entre 1707/1709 ocorreram conflitos sangrentos, com derrotas sucessivas por parte dos paulistas. Por fim, o governador Albuquerque Coelho e Carvalho promoveu a pacificao geral em 1709, com a criao das capitanias de So Paulo e Minas de Ouro, pertencentes Coroa. A Guerra dos Mascates em Pernambuco (1710-1714) Conflito iniciado entre proprietrios rurais de Olinda e os comerciantes portugueses. Devido expulso dos holandeses no sculo XVII e a perda de mercado, a burguesia lusitana passou a financiar a produo olindense, com grandes taxas e hipotecas. Em 1710 recife se torna um municpio autnomo, os olindenses, sob o comando de Bernardo Vieira de Melo, invadem Recife provocando a reao dos mascates sob o comande de Joo da Mota, A luta perdurou at 1714, com a mediao da Coroa ela foi encerrada. Mesmo com os esforos da aristocracia, Recife manteve sua autonomia. A Revolta de Vila Rica em Minas Gerais (1720) Devido s excessivas fiscalizaes e tributaes da Coroa em relao, a Minas Gerais, aps a criao da Casas de Fundio provocou a rebelio de Vila rica sob a chefia de Felipe dos Santos. Tal movimento foi rapidamente sufocado, com o enforcamento e esquartejamento de seu lder, Felipe dos Santos. Essa revolta assinalou o amadurecimento da conscincia da colonizao, a morte de Felipe dos Santos mostrou como a Coroa tratava com quem demonstrasse interesses contrrios a ela. Embora o interesse da colnia no era ainda a independncia, mostrou-se que a colnia estava disposta a defender seus direitos, mesmo numa luta armada contra as autoridades portuguesas. Conseqentemente a este fato, Portugal cria a capitania de Minas Gerais, separando-a de So Paulo. Os movimentos de pr-independencia Acentuando o declnio colonial brasileiro, mais o descontentamento da populao colonial em relao metrpole, assim surgiram revoltas pela independncia de partes do Brasil ou de todo ele. Essas revoltas foram liderados por elementos da classe mdia, no obtiveram apoio da classe dominante e adotam uma ideologia liberal, tal ideologia que se iniciou na desagregao do "antigo regime", representando basicamente os interesses da burguesia industrial. O liberalismo no Brasil, idia burguesas num pas que na havia burguesia, tais idias do liberalismo s foram adotas na teoria, no podendo ser aplicada na

prtica, e quando eram "aplicveis", eram sob um liberalismo de "fachada", beneficiando mais as potencias europias que as brasileiras. (Legal n exigia-se liberdade, mas mantendo-se ainda as bases escravistas =)... A inconfidncia mineira (1789) Na segunda metade do sculo XVIII, onde a minerao se encontrava decadente, ficava muito difcil, os mineradores pagarem as 100 arrobas anuais, estabelecidas como limite mnimo do "quinto" a ser arrecadado. E com a acumulao de impostos atrasados, a Coroa iniciaria a "derrama", a cobrana forada dos quintos derramados. Tiradentes e seus colegas de inconfidncia programaram a revolta para comear no mesmo dia em que se inicia a derrama. Tratava-se do primeiro movimento poltico-militar, que propunha a independncia da colnia. O movimento tinha as idias abstratas: Libertao colonial, proclamao da repblica nos moldes americanos, produo manufatureira e instalao de uma universidade em Vila Rica, mas o principal objetivo era a independncia de MG e RJ, e no de todo Brasil. Muitos dos inconfidentes eram escravistas, propondo a indefinio sobre o papel do movimento diante do escravismo. A inconfidncia baiana (1798) Desde 1763, com a transferncia da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, e conseqentemente o centro econmico da colnia, a populao baiana vivia grande crise. A maonaria manifestava a sua misria atravs de motins vinculados aos "abominveis princpios franceses". Em 12 de agosto de 1798, cartazes conclamavam a populao revoluo. Denunciados os lderes, o movimento chegou ao fim com a priso e enforcamento deles. A inconfidncia baiana no se prendeu apenas aos interesses de independncia, mas tambm a atender a camada pobre da populao. Como a inconfidncia mineira, a inconfidncia baiana tambm teve base nas altas camadas da populao, revelando, o movimento a decadncia da dominao metropolitana. A Revoluo Pernambucana

nico movimento que passou da fase de conspirao, e chegou a ocupar Pernambuco por um tempo. Pesados impostos, a opresso militar e a m administrao descontentavam a populao e iniciava as idia de independncia. Organizou-se ento a revolta, que fora descoberto, e com ordem de priso aos lideres revoltosos, pelo at ento governador Miranda Montenegro. Os lideres reagiram e, com o apoio das tropas, ocuparam recife, e se organizaram politicamente num governo provisrio. Houve tambm, a aderncia da Paraba do rio Grande do Norte na revolta, mesmo assim, semanas aps, tropas portuguesas reocuparam a regio, condenando os lideres a morte. Tal revoluo, mostra a oposio de interesses entre colnia e metrpole, tornando impossvel dominncia portuguesa sobre o Brasil, pacificamente. As Guerras Napolenicas O capitalismo industrial ingls crescia, juntamente com as divergncias entre Inglaterra e Frana, e Frana e as monarquias absolutistas da Europa Continental, estes conflitos geraram as "Guerras Napolenicas". Na Batalha de Trafalgar em 1805, os ingleses destroem a esquadra francesa, invalidando o plano de desembarcar na Inglaterra, em resposta, Napoleo decreta o Bloqueio Continental, que proibia de pases europeus de comercializar com a Inglaterra, na tentativa de bloquear a economia inglesa. Espanha cedeu a Napoleo, mas Portugal se encontrava num passe, se no aderisse a Napoleo, teria a metrpole invadida, se no ficasse do lado ingls, teria suas colnias tomadas. Portugal no cede a Napoleo, mas como tambm no poderia resistir ao exercito napolenico, a corte portuguesa foge para o Brasil em 1807, mas no se entrega. Perodo Joanino A corte portuguesa desembarca em Salvador em 1808, deslocando-se depois para o rio de janeiro. O estabelecimento da corte no Brasil verificaria depois sua influencia no processo de independncia, alguns de seus efeitos verificaram-se por meio sculo e influindo tambm na formao econmica e poltica do Brasil atual. D. Joo XI mudou as perspectivas at ento que havia no Brasil. D. Joo passou a se preocupar em fundar e expandir um imprio portugus no Brasil, criando aqui um aparelho de governo e administrao, uma orientao

econmica e social, e transferindo de Lisboa para o rio de Janeiro o centro de autoridade poltica do Brasil. Assim finalmente surgiu uma poltica brasileira, um pas em formao (mais um sistema poltico privado do que uma nao). Assim, este fato ajudou na independncia e evitou que o pas de desmembrasse em vrios paises menores, como na Amrica espanhola. Realizaes econmicas e administrativas Em meio uma crise financeira, com o termino do monoplio comercial, que era uma das melhores fontes de renda do governo, D.Joo, que tambm por presso de Portugal decreta, a "abertura dos portos a naes amigas", fixando tambm, em 24% os impostos de importaes. Tal medida props o desenvolvimento das exportaes e importaes brasileiras, sendo que a arrecadao das taxas alfandegrias, se tornou a maior fonte de renda do governo. Devido ao monoplio comercial ingls, as tentativas de desenvolver melhor o comrcio brasileiro, fracassaram. Ainda que com dificuldades iniciais, a criao do banco do Brasil, organizou de certa forma oramentria e contbil do Brasil, permitindo a criao e regulao de emisso de papel moeda, fora criao de escolas e instituies culturais que inseriram na poltica geral de D. Joo. Porm, grandes partes dos esforos, eram impedidas tanto pelas distores econmicas e pela sociedade brasileira, e pela dependncia relativa a Inglaterra. A poltica externa de D. Joo Continuando essa poltica, a Inglaterra impe, os "Tratados de navegao e comrcio", em 1810: Taxas alfandegrias preferenciais: taxas alfandegrias de 15% para a Inglaterra, 16% para Portugal e 24% para demais naes, limitando a comercializao brasileira. Tribunais especiais para sditos ingleses: os cidados ingleses residentes do Brasil, no se sujeitariam s leis portuguesas. Direito a permanncia de uma esquadra portuguesa no Brasil Tal tratado foi renovado em 1827, perdurando at 1843, ocasionando em seus efeitos: reduo da receita alfandegria, parte responsvel dos dficits econmicos, o que tambm impossibilitou a industrializao do pas. A ocupao da Guiana Francesa

Em 1809, uma expedio militar portuguesa conquista a Guiana francesa, com o pretexto de represlias Napoleo, mas na verdade o intuito era alargar o territrio. O Congresso de Viena determina a devoluo da Guiana, porem, permitindo a anexao de parte do territrio anteriormente pertencente aos franceses. A ocupao do Uruguai A ocupao mostrava j antigos interesses na regio da Prata, alegando satisfazer vontades de sua esposa, Carlota Joaquina, D. Joo, ocupou o Uruguai em 1811, porm, a Inglaterra que no via com bons olhos a expanso portuguesa, mandou D. Joo retirar sua tropas do local. Trs anos aps, em 1816,m as tropas invadem novamente o Uruguai, anexando-o ao pas, formando a provncia Cisplatina, situao que durou at 1828. A poltica interna de D. Joo Ampliou a autonomia do Brasil financeiramente, na fiscalizao e militarmente, procurou sempre tambm manter o equilbrio entre a aristocracia rural brasileira os comerciantes portugueses. Favorecia os latifundirios e aprovava medidas em favor dos comerciantes. Criaram a Academia de Belas artes, a Biblioteca real, a Imprensa Rgia, o teatro de So Joo, a academia militar e o arquivo militar. O Regresso de D. Joo XI a Portugal Com a derrota de Napoleo, Portugal se encontrava abalada pela guerra, tinha perdido o monoplio, e as finanas arrasadas. Chegavam ao reino os ideais da revoluo francesa, e o absolutismo sofria grande oposio. Eclodiu a Revoluo do porto em 1820, os revoltosos proclamaram o fim do absolutismo e a instaurao da monarquia constitucional, elegendo cortes (parlamento), para aprovar a primeira constituio do reino e exigiu-se a volta de D.Joo, em 1821 embarca rumo a Portugal, deixando D.Pedro na regncia. Regncia de D. Pedro Poltica recolonizadora de Portugal Instaladas as cortes de Lisboa, iniciaram os choques entre luso e brasileiros, na tentativa de recolonizarem o Brasil, decretou a unio do exrcito brasileiro com o luso, extino dos tribunais estabelecidos por D.Joo, e a exigncia da volta de D.Pedro para a Portugal, "para completar sua educao poltica",

nomeao de cada provncia brasileira de um governador de Armas ligado a Lisboa. De certa forma essas medidas, poderiam restabelecer o monoplio comercial, e obteriam os recursos necessrios para expandir a economia portuguesa, porm, essas medidas contrariavam os interesses brasileiros e Portugal no se encontrava em condies polticas e militares de impor isso. Muitos portugueses domiciliados no Brasil aderiram ao movimento, fascinado pelas regalias que um governo autnomo pode propiciar: contratos rendosos aos comerciantes, postos elevados aos polticos, ttulos e honrarias a todos. A separao definitiva O famoso "dia do fico", onde D. Pedro resolve desobedecer a Corte portuguesa e permanecer no Brasil, D. Pedro nomeia um novo ministrio, com medidas favorveis a autonomia do Brasil: - Nenhuma lei vinda de Portugal seria obedecida sem o "cumpra-se" do regente Aceitaes de D.Joo pelo ttulo de "Defensor perptuo do Brasil". Criao do Conselho dos Procuradores Gerais das provncias do Brasil, rgo que auxiliaria o regente em alguns assuntos importantes. Convocao da assemblia constituinte, que visava a criao da primeira constituio. Considerar inimigas quaisquer tropas portuguesas Proibio de posse de funcionrios enviados de Lisboa Em 7 de setembro D. Pedro diante da ordem de regresso para Portugal, D. Pedro proclama a republica. Porm, vale ressaltar que neste pas, somente considerado independente o Brasil, no fim do Primeiro reinado, com abdicao de D. Pedro. As limitaes da independncia Aparentemente, se levarmos em conta os fatos apresentados anteriormente, ficaria claro que a classe dominante se uniria e aproveitaria a oportunidade de se proclamar o republica, porm a classe dominante se dividia em dois grupos: Grupo minoritrio, que era a favor da independncia imediata. Grupo majoritrio, favorvel unio com Portugal, mas com uma certa autonomia e sem o restabelecimento do monoplio comercial.

Quando se percebeu que as cortes no cederiam, as exigncias de maior autonomia e no aceitaria os acordos, s a o grupo majoritrio, aceitou de vez a idia de proclamao da republica. A classe dominante no era contra independncia, apenas receava que ela poderia provocar algum processo revolucionrio, que pusesse me risco seus privilgios socioeconmicos. D. Pedro e a Burocracia encaravam a luta pela independncia, mais como uma disputa portuguesa, do que brasileira. Isto , a elite socioeconmica, sempre ps seus interesses particulares acima dos da nao, da estrutura brasileira, nada mudou: agrria, latifundiria, escravista e independente do mercado externo.
Autoria: Felipe Carlos Lavarda

Anda mungkin juga menyukai