Anda di halaman 1dari 5

Contratos Civis 2011/2012 Aulas Tericas

Professora

23-02-12 Faltei aula Bibliografia Manual Menezes Leito (no damos a matria toda) Casos Prticos de Contratos Civis 29-02-12

Contrato Compra e Venda Noo


Artigo 874. (Noo) Compra e venda o contrato pelo qual se transmite a propriedade de uma coisa, ou outro direito, mediante um preo.

o primeiro contrato dos contratos em especial:

Antes de tudo um contrato oneroso. um contrato em que se transmite a propriedade; mas a lei diz ou outro direito, aqui est englobado, por exemplo, o usufruto1 ou ainda direitos de crdito2 (mas s os de contedo patrimonial).

Forma
No est sujeito a forma especial, logo, em regra, o contrato CV um contrato conceptual. Excees CV de imveis: ARTIGO 875. (Forma)

Sem prejuzo do disposto em lei especial, o contrato de compra e venda de bens imveis s vlido se for celebrado por escritura pblica ou por documento particular autenticado.

Automveis: no necessita de forma; o formulrio que assinado pelo vendedor e comprador no condio de validade formal, apenas um comprovativo para a conservatria de registo automvel que faz f pblica, para uma razo de segurana, a conservatria exige a declarao de venda, no entanto, esta no condio de validade formal, o carro pode ser comprado por acordo verbal. CV, sobretudo de compras mveis Qd o vendedor a licitar a compra de um bem mvel a lei exige uma forma escrita, de modo a proteger o consumidor.

Efeitos
Artigo 879. (Efeitos essenciais) A compra e venda tem como efeitos essenciais: a) A transmisso da propriedade da coisa ou da titularidade do direito; b) A obrigao de entregar a coisa; c) A obrigao de pagar o preo.

Condies de existncia: Transmisso da propriedade ou direito real efeito direto. O contrato valido logo que existe o encontro de declaraes de vontade perfeitas efeito translativo/real: Artigo 408. (Contratos com eficcia real)

1 2

Este pode ser vendido art. 1444. CC. Ex.: venda de dvidas pblicas.

Eva Fonseca

Pgina 1 de 5

Contratos Civis 2011/2012 Aulas Tericas


Professora 1. A constituio ou transferncia de direitos reais sobre coisa determinada d-se por mero efeito do contrato, salvas as excees previstas na lei.

Efeitos obrigacionais so condies de validade do contrato3 Entrega da coisa Entrega do pagamento do preo Falta de pagamento do preo
Artigo 886. (Falta de pagamento do preo) Transmitida a propriedade da coisa, ou o direito sobre ela, e feita a sua entrega, o vendedor no pode, salvo conveno em contrrio, resolver o contrato por falta de pagamento do preo.

Neste caso o vendedor, se o devedor no paga voluntariamente, tem apenas um direito creditrio; o vendedor pode propor uma ao declarativa, e eventualmente uma ao executiva. Por isso, no caso de compra e venda nunca se deve entregar a coisa antes de receber o preo. Falta de entrega da coisa Se houver um documento escrito pode ter lugar uma ao a titulo executivo. Se no houver pode propor uma ao declarativa, e eventualmente uma ao executiva.

Proibies de venda
Proibio de venda de pais a filhos ou de avs a netos Proibio de venda de coisas ou direitos litigiosos

01-03-12

Proibies de venda
Para comprar e vender tem de se ter legitimidade, tal como nos demais contratos. Mas no regime da CV h restries especiais que nos surgem nos arts. 876. e 877.. O art. 876. fala da proibio de venda de um direito litigioso, mas no todos, s certos e determinados direitos litigiosos; enquanto que o art. 877. estabelece a proibio de venda de pais a filhos ou de avs a netos sem consentimento dos outros filhos/netos, por isso tb no uma restrio geral, mas uma restrio a certas e determinadas pessoas.
Artigo 877. (Venda a filhos ou netos) 1. Os pais e avs no podem vender a filhos ou netos, se os outros filhos ou netos no consentirem na venda; o consentimento dos descendentes, quando no possa ser prestado ou seja recusado, susceptvel de suprimento judicial. 2. A venda feita com quebra do que preceitua o nmero anterior anulvel; a anulao pode ser pedida pelos filhos ou netos que no deram o seu consentimento, dentro do prazo de um ano a contar do conhecimento da celebrao do contrato, ou do termo da incapacidade, se forem incapazes. 3. A proibio no abrange a dao em cumprimento feita pelo ascendente.

Proibio de venda de pais a filhos ou de avs a netos

Venda de pais a filhos Razo de ser desta proibio o valor pode estar a encobrir uma doao. A sua razo de ser tem haver com o nosso regime das sucesses . Se estivermos perante uma doao, o pai/av pode fazer a doao, que depois ser descontada nas heranas, e por isso, os outros filhos nunca sero prejudicados; mas se realizarem

E no de existncia do contrrio.

Eva Fonseca

Pgina 2 de 5

Contratos Civis 2011/2012 Aulas Tericas


Professora

uma CV pode haver um perigo de simulao. A simulao no fcil de provar. Quem tem legitimidade para propor esta ao so os filhos que no deram o consentimento. Venda avs a netos A / \ B C / \ / \ B1 B2 C1 C2 Precisamos sempre do consentimento das pessoas que esto na primeira linha de sucesses. Mas no so precisos os consentimentos dos filhos deles. A lei ainda exige consentimento dos irmos do neto a quem feita a CV. Neste caso, o av (A), se quisesse realizar um contrato CV com o neto (B1), tinha de ter o consentimento das pessoas que esto na primeira linha de sucesses, ou seja dos filhos (B e C) e dos irmos do neto a quem feita a CV, ou seja (B2). No necessita do consentimento dos primos do neto (C1 e C2). Proibio de venda de coisas ou direitos litigiosos

Artigo 876. (Venda de coisa ou direito litigioso) 1. No podem ser compradores de coisa ou direito litigioso, quer diretamente, quer por interposta pessoa, aqueles a quem a lei no permite que seja feita a cesso de crditos ou direitos litigiosos 4, conforme se dispe no captulo respectivo. 2. A venda feita com quebra do disposto no nmero anterior, alm de nula, sujeita o comprador, nos termos gerais, obrigao de reparar os danos causados. 3. A nulidade no pode ser invocada pelo comprador.

Esta norma no d muita informao, porque no nos diz a quem no se pode ceder crditos. Para sabermos a quem no se pode ceder crdito ou direitos litigiosos temos de recorrer ao seguinte artigo, Artigo 579. (Proibio da cesso de direitos litigiosos)

1. A cesso de crditos ou outros direitos litigiosos feita, diretamente ou por interposta pessoa, a juzes ou magistrados do Ministrio Pblico, funcionrios de justia ou mandatrios judiciais nula, se o processo decorrer na rea em que exercem habitualmente a sua atividade ou profisso; igualmente nula a cesso desses crditos ou direitos feita a peritos ou outros auxiliares da justia que tenham interveno no respectivo processo. 2. Entende-se que a cesso efectuada por interposta pessoa, quando feita ao cnjuge do inibido ou a pessoa de quem este seja herdeiro presumido, ou quando feita a terceiro, de acordo com o inibido, para o cessionrio transmitir a este a coisa ou direito cedido. 3. Diz-se litigioso o direito que tiver sido contestado em juzo contencioso, ainda que arbitral, por qualquer interessado.

N. 3 Litigioso o direito que tiver sido contestado em juzo contencioso, o que significa que ... N. 2 Quando a lei foi feita (razes antes dos anos 60), a organizao judiciria era muito mais simples. Antes a rea de competncia coincidia com a rea de competncia geogrfica e s com o tribunal comum, e se A vendesse um bem litigioso em Coimbra, s era proibido em Coimbra a venda de bens litigiosos a um juiz de Coimbra, por exemplo. Esta norma existe porque antiga, e havia um dever de moralidade, porque no existem casos em que seja aplicado esta norma. Vcio nulidade. Segundo o regime geral a nulidade pode ser invocada por qqr pessoa a todo o tempo. No entanto, o n. 3 do art. 876. probe a nulidade invocada pelo comprador nulidade atpica. A razo de ser desta norma deve-se porque, antes de
Remeter para o art. 579.

Eva Fonseca

Pgina 3 de 5

Contratos Civis 2011/2012 Aulas Tericas


Professora

tudo o comprador uma pessoa mais informada que uma pessoa normal, e por outro lado para evitar casos de chantagem entre o juiz e o ru.

Modalidades da CV
Determinadas particularidades de regime que consistem num desvio ao padro de Contrato de CV5: Venda a prestaes Venda retro Venda a contento Venda sujeita a prova Venda a retro
Artigo 927. (Noo) Diz-se a retro a venda em que se reconhece ao vendedor a faculdade de resolver o contrato.

Contrato em que vendemos um bem, mas queremos, num futuro determinado recuperar esse bem: prazo mximo de 5 anos para coisas imveis, e prazo mximo de 2 anos para coisas mveis. No possvel convencionar prazos mais longos.
Artigo 929. (Prazo para a resoluo) 1. A resoluo pode ser exercida dentro de dois ou cinco anos a contar da venda, conforme esta for de bens mveis ou imveis, salvo estipulao de prazo mais curto. 2. Se as partes convencionarem prazo ou prorrogao de prazo que exceda o limite de dois ou cinco anos a partir da venda, a conveno considera-se reduzida a esse preciso limite. Artigo 928. (Clusulas nulas) 1. nula, sem prejuzo da validade das outras clusulas, a estipulao de pagamento de dinheiro ao comprador ou de qualquer outra vantagem para este, como contrapartida da resoluo. 2. igualmente nula, quanto ao excesso, a clusula que declare o vendedor obrigado a restituir, em caso de resoluo, preo superior ao fixado para a venda.

Esta venda tem de ser expressamente convencionado.

Era pensado para pessoas que estavam numa situao temporria de crise. Se a pessoa no exercer o direito resoluo dentro do prazo, esse prazo caduca, e a coisa fica para o comprador. Se estivermos perante bens sujeitos a registo a venda a retro necessariamente registada; se estivermos perante bens mveis no sujeitos a registo, uma modalidade perigosa para o vendedor, pq se entretanto o comprador vender o imvel a terceiro, o proprietrio inicial no tem como reaver a coisa, porque o terceiro no tem como ter conhecimento de que a coisa era do proprietrio inicial.
Artigo 923. (Primeira modalidade de venda a contento) 1. A compra e venda feita sob reserva de a coisa agradar ao comprador vale como proposta de venda. 2. A proposta considera-se aceita se, entregue a coisa ao comprador, este no se pronunciar dentro do prazo da aceitao, nos termos do n. 1 do artigo 228. 3. A coisa deve ser facultada ao comprador para exame.

Venda a contento

Aqui a CV ainda nem sequer se realizou. O comprador ainda no entregou o preo, no h ainda declarao de vontade por parte do comprador em como quer comprar. A entrega do vendedor no um efeito obrigacional, uma entrega provisria para que o comprador forme a sua opinio, dentro de um prazo estabelecido pelo vendedor, geralmente muito curto. Se o comprador no disser nada at esse prazo considera-se que o CV realizou-se e o comprador tem de comprar a coisa, mesmo que
H determinadas particularidades formais, que no so suficiente para os distinguirmos como modalidades de CV.
5

Eva Fonseca

Pgina 4 de 5

Contratos Civis 2011/2012 Aulas Tericas


Professora

no a queira. O silencio considera-se como uma declarao de vontade de comprar a coisa. O comprador no precisa de dar nenhuma justificao objetiva para recusar a CV, basta uma justificao subjetiva.
Artigo 924. (Segunda modalidade de venda a contento) 1. Se as partes estiverem de acordo sobre a resoluo da compra e venda no caso de a coisa no agradar ao comprador, aplicvel ao contrato o disposto nos artigos 432. e seguintes. 2. A entrega da coisa no impede a resoluo do contrato. 3. O vendedor pode fixar um prazo razovel para a resoluo, se nenhum for estabelecido pelo contrato ou, no silncio deste, pelos usos.

Aqui, o CV j se encontra realizado, s que o comprador pode resolver o CV. O comprador emite uma declarao de vontade em como quer comprar a coisa. Mas depois, se no quiser, por razes subjetivas, pode voltar loja, e resolver o contrato, o comprador devolve a coisa, e o vendedor devolve o dinheiro. diferente da compra a retro pq a faculdade de resoluo aqui dada ao comprador, e no ao vendedor.
Artigo 925. (Venda sujeita a prova) 1. A venda sujeita a prova considera-se feita sob a condio suspensiva de a coisa ser idnea para o fim a que destinada e ter as qualidades asseguradas pelo vendedor, excepto se as partes a subordinarem a condio resolutiva. 2. A prova deve ser feita dentro do prazo e segundo a modalidade estabelecida pelo contrato ou pelos usos; se tanto o contrato como os usos forem omissos, observar-se-o o prazo fixado pelo vendedor e a modalidade escolhida pelo comprador, desde que sejam razoveis. 3. No sendo o resultado da prova comunicado ao vendedor antes de expirar o prazo a que se refere o nmero antecedente, a condio tem-se por verificada quando suspensiva, e por no verificada quando resolutiva. 4. A coisa deve ser facultada ao comprador para prova.

Venda a prova

Tem de ser uma demonstrao objectiva. Tem de ser expressamente convencionada. Venda a prestaes
Artigo 934. (Falta de pagamento de uma prestao) Vendida a coisa a prestaes, com reserva de propriedade, e feita a sua entrega ao comprador, a falta de pagamento de uma s prestao que no exceda a oitava parte do preo no d lugar resoluo do contrato, nem sequer, haja ou no reserva de propriedade, importa a perda do benefcio do prazo relativamente s prestaes seguintes, sem embargo de conveno em contrrio.

uma forma de financiamento do comprador. Esta norma foi pensada para facilitar a compra de coisas mveis. Hoje em dia, as compras a prestaes no so verdadeiras vendas a prestaes, no abarcado por esta norma do CC, antes consistem num contrato de CV com o vendedor profissional, e um contrato de mtuo com uma empresa de crdito (um terceiro). Mas se no existir uma interferncia de terceiro e estivermos mesmo perante uma venda a prestaes, o que que acontece se o comprador deixa de pagar a coisa? Se o comprador s faltar com uma prestao o vendedor ainda no pode exigir o dinheiro todo ou a coisa de volta, a no ser que coincida com um oitavo do preo total esta norma permite uma tolerncia no incumprimento.

Eva Fonseca

Pgina 5 de 5

Anda mungkin juga menyukai