Anda di halaman 1dari 7

RESUMO TUMOR DE MEDIASTINO: Anatomia: o compartimento central da cavidade torcica.

a. coberto de cada lado pela pleura mediastinal e contm todas as vsceras e estruturas torcicas, exceto os pulmes. estende-se da abertura superior do trax at o diafragma inferiormente e do esterno e cartilagens costais anteriormente at os corpos das vrtebras torcicas posteriormente. dividido em superior e inferior (anterior, mdio e posterior). o mediastino superior estende-se inferiormente da abertura superior do trax at o plano horizontal (que inclui o ngulo esternal anteriormente e passa aproximadamente atravs da juno das vrtebras T4 e T5 posteriormente, frequentemente definido como plano transverso do trax) o mediastino inferior situa-se entre o plano transverso do trax e o diafragma. subdivido pelo pericrdio em anterior, mdio e posterior. O pericrdio e seu contedo (corao e as razes de seus grandes vasos) constituem o mediastino mdio. MEDIASTINO SUPERIOR situa-se superiormente ao plano transverso do trax o seu contedo 1. Timo 2. grandes vasos, com as veias (braquioceflicas e VCS) anteriores s artrias (arco da aorta e as razes de seus principais ramos tronco braquioceflico, artria cartida comum esquerda e artria subclvia esquerda) e nervos relacionados (nervo frnico e vago e o plexo cardaco de nervos). 3. a continuao inferior das vsceras cervicas (traquia anteriormente e esfago posteriormente) e nervos relacionados (nervo larngeo recorrente esquerdo). 4. ducto torcico e troncos linfticos. a veia braquioceflica esquerda passa do lado esquerdo para o direito, passando sobre as faces anteriores das razes dos 3 principais ramos do arco da aorta. a veia cava superior: segue inferiormente e termina no nvel da 3 cartilagem costal, onde entra no AD do corao. A VCS situa-se do lado direito do mediastino superior, ntero-lateral traquia e pstero-lateral parte ascendente da aorta. A metade terminal da VCS situa-se no mediastino mdio, onde est ao lado da parte ascendente da . o nervo frnico direito situa-se entre a VCS e a pleura mediastinal. O arco da aorta ascende anterior artria pulmonar direita e bifurcao da traquia, atingindo seu pice do lado esquerdo da traquia e do esfago, enquanto passa sobre a raiz do pulmo esquerdo. O arco da aorta termina

tornando-se a parte torcica da aorta posterior 2 articulao EC esquerda. O arco da veia zigo ocupa uma posio correspondente no lado direito da traquia sobre a raiz do pulmo direito, embora seu contedo esteja fluindo na direo oposta. o tronco braquioceflico origina-se posterior ao manbrio, onde anterior traquia e posterior veia braquioceflica a artria cartida comum esquerda anterior artria subclvia esquerda e inicialmente situa-se anterior traquia e depois a sua esquerda. Entra no pescoo seguindo posterior articulao EC esquerda. a artria subclvia esquerda lateral a traquia e a artria cartida comum esquerda atravs do mediastino superior Nervos Do Mediastino Superior os nervos vagos saem do crnio e descem atravs do pescoo pstero-laterais s artrias cartidas comuns. o nervo vago direito entra no trax anterior artria subclvia direita, onde d origem ao nervo larngeo recorrente direito. Passa posterior veia braquioceflica direita, VCS e raiz do pulmo direito. o nervo vago esquerdo desce no pescoo posterior artria cartida comum esquerda. Entra no mediastino entre a artria cartida comum esquerda e a artria subclvia esquerda. separado posteriormente do nervo frnico pela veia intercostal superior esquerda. Quando o nervo vago esquerdo curva-se medialmente na margem inferior do arco da aorta, emite o nervo larngeo recorrente esquerdo, que ascende at a laringe entre a traquia e o esfago. O nervo vago esquerdo segue posterior raiz do pulmo esquerdo. O nervo deixa esse plexo como um nico tronco e segue at o esfago, onde se junta s fibras do nervo vago direito no plexo nervoso esofgico. o nervo frnico direito segue ao longo do lado direito da veia braquioceflica direita, da VCS e do pericrdio sobre o trio direito. Tambm segue anterior raiz do pulmo direito e desce no lado direito da VCI at o diafragma, que perfura perto da abertura da cava. o nervo frnico esquerdo desce entre as artrias subclvia e cartida comum esquerdas. Cruza a superfcie esquerda do arco da aorta anterior ao nervo vago esquerdo e passa sobre a veia intercostal superior esquerda. Depois, desce anterior raiz do pulmo esquerdo e segue ao longo do pericrdio fibroso, superficial ao trio e ventrculo esquerdos do corao, onde perfura o diafragma esquerda do pericrdio. Traquia a traquia desce anterior ao esfago entra no mediastino superior, inclinando-se um pouco para a direita do plano mediano . a traquia termina no nvel do ngulo do esterno, dividindo-se nos brnquios principais direito e esquerdo. Esfago

Entra no mediastino superior entre a traquia e a coluna vertebral, vrtebras T1-T4. no mediastino superior, o ducto torcico geralmente se situa no lado esquerdo do esfago, profundamente (medial) ao arco da aorta. MEDIASTINO POSTERIOR a parte posterior do mediastino inferior. Est localizado inferior ao plano transverso do trax, anterior s vrtebras t5-t12, posterior ao pericrdio e ao diafragma, entre a pleura parietal dos dois pulmes. contm a parte torcica da aorta, o ducto torcico e troncos linfticos, linfonodos mediastinais posteriores, as veias zigo e hemizigo, o esfago e plexo nervoso esofgico. Ducto Torcico E Troncos Linfticos o ducto torcico origina-se da cisterna do quilo e ascende atravs do hiato artico no diafragma (f. 1.61). Ascende no mediastino posterior entre a parte torcica da aorta sua esquerda, a veia zigo sua direita, o esfago anteriormente e os corpos vertebrais posteriormente. No nvel da vrtebra T4, T5 ou T6, o ducto torcico cruza para o lado esquerdo, posterior ao esfago, e ascende at o mediastino superior. MEDIASTINO ANTERIOR a menor subdiviso do mediastino, situa-se entre o corpo do esterno e os mm transversos do trax e pericrdio posteriormente. continuo com o mediastino superior no ngulo do esterno e limitado inferiormente pelo diafragma (diviso cirrgica, por causa da continuidade do timo). formado por tecido conjuntivo frouxo (ligamentos esternopericrdicos), gordura, vasos linfticos, alguns linfonodos e ramos dos vasos torcicos internos. em lactentes e crianas, o mediastino anterior contm a parte inferior do timo. Obs.: hilo pulmonar est localizado no mediastino mdio. Tumores: 1. Mediastino Antero-posterior: timoma, linfoma, teratoma, tireide (bcio mergulhante). 4Ts. 2. Mediastino mdio: linfomas 3. Mediastino posterior: neurognicos. TIMOMA: neoplasia mais comum do mediastino Antero-superior. 15-65% so benignos.

Incidncia: se d entre 3 e 5 dcada de vida. Igual em homens e mulheres. Raro nas 2 primeiras dcadas. os sintomas apresentados esto relacionados ao efeito de massa do tumor ou com sndromes sistmicas, como miastenia gravis, aplasia da serie vermelha, aplasia pura dos leuccitos, sndrome de Cushing, hipogamaglobulinemia. a diferena entre maligno e benigno a invaso macroscpica de estruturas adjacentes, metstases ou evidencias microscpicas de invaso capsular. Miastenia grave: presente em 30% dos pacientes com timoma. Doena auto-imune: anticorpos contra receptor da acetilcolina Causa fraqueza muscular Tratamento: corticide, anti-acetilcolinesterase e timectomia. 70% dos pacientes tem miastenia grave sem timoma --> o que causa a doena hiperplasia tmica (a produo de anticorpos tambm vem do timo)

Quadro clnico: dispnia, hemoptise, dor torcica (dor profunda, surda), tosse, sndrome da veia cava superior (estase jugular, pletora facial, edema de face e MMSS, cefalia, circulao colateral perifrica visvel), miastenia grave. Classificao: quanto a histologia --> de acordo com a predominncia de clulas epiteliais ou linfocticas: Linfoctico (neoplasia: linfoma) epitelial (neoplasia: carcinoma) misto em fuso (neoplasia: sarcoma)

Estadiamento: estdio I: tumor bem encapsulado, sem invaso macro ou microscpica da cpsula. Estdio II: tumoe me crescimento pericapsularenvolvendo a gordura ou a pleura medistnica adjacentes ou invaso microscpica da capsula tmica. Estdio III: invaso de rgos adjacentes. Estdio IVa: disseminao metasttica intratorcica. Estdio IVb: disseminao metasttica extratorcica. Tratamento: resseco cirrgica completa para estdio I. uso de radioterapia adjuvante para estdio II e III. quimioterapia seguida de uma explorao cirrgica para resseco completa utilizada para tumores com mais de 5 cm, os localmente invasivos, os irressecveis e os metastticos. timomas recorrentes tambm devem ser operados.

LINFOMA: o linfoma de Hodgkin o mais freqente dos linfomas (50-70%). Sintomas: dor torcica, tosse, dispneia, rouquido e sndrome da veia cava superior. Sintomas gerais: febre vespertina, calafrio, suderese, perda de peso e anorexia. Linfoma de Hodgkin clssica: Tipos: o esclerosante nodular o predominncia linfocitica o celularidade mista o com depleo linfocitria. Clulas neoplsicas: clulas de Reed-Sternberg (dericadas de clulas B do centro germinativo) Tratamento: radio e quimio. o Indicao cirrgica: 1. Confirmao dignstica (biopsia) 2. Resseco de massa residual. Linfoma No-Hodgkin: Tipos: linfoblstico (60%) e grandes clulas (40%). Sintomas so em razo do efeito de massa. Curso agressivo com rpida disseminao para SNC, gnadas e outros. Tratamento: quimioterapia agressiva.

TERATOMA: Tumores de clulas germinativas: So tumores originados de clulas germinativas que falham em completar a migrao da borda urogenital e acabam pro se lovalizar no mediastino. 1. Leses teratomatosas: derivado das 3 camadas embrionrias. Pico de incedencia: 3 dcada de vida. Pode ser identificada no Rx e TC de rotina por formao de dentes bem formados. Cisto teratodermide: forma mais simples, derivado da camada epitelial incluindo glndulas drmicas e epidrmicas, cabelo e material sebceo. Osso, cartilagem, dente, msculo, tecido conjuntivo, fibroso e linfide, nervo, timo, glndulas mucosas e salivares, pulmo, fgado ou pncreas. Diagnstico e terapia: resseco cirrgica.

2. No-teratomatosos: malignos. Seminomas e no-seminomas. Seminomas: Disseminao linftica e hematogenica. Sintomas de efeito de massa. Ossos e pulmes so locais mais freqentes de metstases. Tratamento: radio e quimio com resseco cirrgica para doena residual. Raramente produzem -HCG e -fetoproteina. No seminomas: Tipos: coriocarcimona carcinoma de clulas embrionrias teratomas imaturos teratoma com componente maligno tumores de clulas endodrmicas (de saco vitelnico). Mais agressivos que seminoma Raramente so radiossensiveis 90% produzem HCG e -fetoproteina. Sintomtico: efeito de massa. Metstase: crebro, pulmo, fgado, osso e linftico. Tratamento: quimioterapia. TIREIDE: BOCIO MERGULHANTE. Causa efeito de massa. Diagnstico: o Presena de calcificaes no Rx. o Capta muito iodo (fica mais esbranquiado) na TC o Rx (massa + alargamento do mediastino) Diagnstico diferencial de alargamento de mediastino: o Alargamento de aorta (estasia) o Tumores o Trauma (rompimento de vasos da base) Indicao cirrgica: o Sintomtico: efeito de massa o Alta incidncia de tumor de tireoide. Tireode ectpica: difere do bocio pela vascularizao, que prpria na ectpica. Tratamento tbm cirrgico. TUMORES NEUROGENICOS:

Tipos: o Originam dos gnglios simpticos: ganglioma, ganglioneuroblastoma e neuroblastoma. o Originam dos nervos intercostais (axnio): neurofibroma, neurilemoma e neurosarcoma. o Originam de clulas paraganglionares: paragangliomas. Freqente em crianas (34%) e normalmente so malignos. Podem ser assintomticos e constiturem achado radiolgico. Sintomas: dor torcica e nas costas resultante da invaso de nervo intercostal, dos ossos e da parede torcica, tosse, dispnia, sndrome de Pancoast, sndrome de Horner (comprometimento da cadeia simptica braquial e cervical). Todos so de tratamento cirugico. Tumores em ampulheta: qdo invadem coluna vertebral. Neuroblastoma: o Altamente invasivo o Metstases: linfonodos regionais, ossos, crebro, fgado e pulmo. o Maioria ocorre em criana abaixo de 4 anos (75%).

Anda mungkin juga menyukai