Anda di halaman 1dari 70

1

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA RENOVADA

PSICOLOGIA

PROFESSORA: ELIETTE ALVES DA SILVA LARA

SUMRIO

1 PISICOLOGIA................................................................................................05 1.1 Abordagens psicolgicas............................................................................06 1.2 O que Psicologia Pastoral?...........................................................................07 1.2.1 Desafios do cotidiano: Incluso social/eclesistica..................................08 1.2.2 Convvio na cidade...................................................................................09 1.2.3 Ciberencontros.........................................................................................09 1.2.4 Sofrimento psicolgico, espiritual, scia...................................10 1.2.5 Sociologia da emoo..............................................................................11 1.2.6 Evangelho integral...................................................................................12 2 CICLO DE VIDA HUMANA............................................................................12 2.1 Infncia, adolescncia, fase adulta e terceira idade...................................12 2.1.1 Infncia.....................................................................................................13 2.1.2 Adolescncia ...........................................................................................15 2.1.3 Fase adulta...............................................................................................17 2.1.4 Terceira Idade..........................................................................................18 3 PERSONALIDADE........................................................................................21 4 NOES BSICAS DE PSICOPATOLOGIA...............................................23 4.1Sade/Doena mental... .............................................................................34 5TRANSTORNO ALIMENTAR..... ...................................................................47 6 PERDAS/SOFRIMENTO...............................................................................54 7 AUTO ESTIMA ..............................................................................................56 8 RESILINCIA.................................................................................................58 9 CICLO DE VIDA FAMILIAR...........................................................................59 10 ACONSELHAMENTO PASTORAL.............................................................61 REFERNCIAS................................................................................................66

Amado, desejo que te v bem a todas as coisas e que tenhas sade, assim como bem vai a tua alma III Joo 2.
NOME DA DISCIPLINA: Psicologia, Aconselhamento cristo. CARGA HORRIA: 20 hs/aula

PROFESSORA: Eliette Alves da Silva Lara METODOLOGIA: Procedimentos metodolgicos Tcnica de apresentao simples; Aula Expositiva e recursos disponveis oferecidos pela instituio. EMENTA: Instrumentalizar, a partir de um referencial tico-cristo, pessoas que pretendem se envolver ou j se encontram envolvidas em tarefas de cuidado e aconselhamento pastoral. Fundamentado na perspectiva da sade espiritual, mental e fsica, a disciplina objetiva a levar leigos a atuarem de forma diferenciada OBJETIVOS: 1. Possibilitar a compreenso das bases conceituais da psicologia como cincia e sua aplicao ao pastoral teolgica; 2. Oferecer noes bsicas para a compreenso do desenvolvimento humano; noes bsicas de psicopatologia e de sade/doena mental; 3. Maior senso crtico e maior responsabilidade na ajuda aos membros de sua comunidade; 4. Maior capacidade de ouvir; aconselhamento pastoral 5. Maior confiana em si; 6. Maior comprometimento com a realidade e compreenso do outro; PROGRAMA: Cincia Psicolgica; Abordagens psicolgicas; Psicologia pastoral; Noes bsicas de: desenvolvimento humano; psicopatologia e sade/doena mental; aconselhamento pastoral; contribuies da Psicologia no ministrio; AVALIAO: desempenho do aluno em sala, avaliao escrita. na rea do cuidado e do aconselhamento pastoral, compreendendo o ser humano com um ser biopsicossocial.

1 PSICOLOGIA

5 A Psicologia enquanto conhecimento cientfico tem como marco histrico o primeiro psiclogo Wilhelm Maximilian Wundt em 1879, na Alemanha, em Leipzig, com a criao do primeiro laboratrio de Psicologia. Na tica de Wundt, a Psicologia era uma cincia intermediria entre as cincias naturais e as cincias da cultura. Os estudos dele se estendem da psicologia experimental fisiolgica psicologia social. O objeto da psicologia , segundo Wundt, a experincia imediata dos sujeitos. Experincia imediata, esta por sua vez, a experincia tal como o sujeito a vive antes de se pr sobre ela, antes de comunic-la, antes de conhec-la. , em outras palavras, a experincia tal como se d (Figueiredo, 2000); Wundt afirmava que h duas formas de fazer psicologia: a) Utilizando o mtodo experimental, ele pretende pesquisar os processos elementares da vida mental que so aqueles processos mais fortemente determinados pelas condies fsicas do ambiente e pelas condies fisiolgicas dos organismos; b) Por meio da anlise dos fenmenos culturais como a linguagem, os sistemas, os mitos, etc., segundo Wundt, manifestam-se os processos superiores da vida mental como o pensamento, a imaginao, etc. (Figueiredo, 2000); Segundo Gazzaniga & Heatherton (2005), a Psicologia uma cincia que estuda a mente, o crebro e o comportamento. Mente se refere atividade mental, como os seus pensamentos e sentimentos. As experincias perceptivas que voc tem ao interagir com o mundo (isto , viso, olfato, paladar, audio e tato) so exemplos da mente em ao, assim como as memrias, pensar sobre o que voc quer comer no almoo, o que voc pretende fazer hoje depois da aula. O crebro um rgo localizado no crnio da onde resultam as atividades mentais, tal como ao de clulas nervosas e reaes qumicas associadas. Pode-se dizer que a mente o que o crebro faz. O comportamento se refere s aes observveis: movimentos corporais, aes intencionais como comer ou beber e expresses faciais como sorrir. O termo comportamento empregado para descrever umas amplas variedades de aes fsicas, sutis ou complexas, que ocorrem nos organismos dos humanos e dos animais. A cincia psicologia gera uma prtica profissional. Enquanto cincia tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo os fenmenos e os processos psicolgicos. Como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive (a includas a interao dos indivduos entre si, a interao com a natureza, com a teologia, com os objetos e com os sistemas sociais, econmicos e polticos dos quais faam parte). Enquanto prtica profissional, a psicologia coloca o conhecimento por ela acumulado a servio de indivduos e instituies. Segundo Teles (1991) a Psicologia, enquanto conhecimento cientfico, procura compreender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivncia consigo prprio e com o outro. Pretende fornece-lhe subsdios para que ele saiba lidar consigo mesmo e coma as experincias da vida (p.9).

6 Resumindo: A psicologia uma cincia que busca compreender o homem, seus fenmenos e os processos psicolgicos que mantm o comportamento desse sujeito.

1.1Abordagens psicolgicas
No campo da Psicologia existem diversas abordagens para tratamentos de conflitos. H aquelas em que o cunho est mais voltado para o autoconhecimento do sujeito, seus traumas e conflitos internos, existem aquelas que trabalham com as crises suas repercusses no momento e h tambm as de fundo filosfico que vem o sujeito no somente como uma psique em crise, e sim como um todo levando em conta seu lado social e seu relacionamento com consigo mesmo e com o mundo. A Psicologia Cientfica de Wundt, no sculo XX, possibilitou a formao de vrias escolas psicolgicas: Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Gestalt e Psicanlise. De acordo com Wertheimer (1989), essas escolas tiveram convices particulares a respeito da definio e da tarefa da Psicologia, e ainda mtodos adequados execuo dessa tarefa. Wertheimer (1989) descreve os objetivos dessas escolas: a) Estruturalismo - descobrir tudo a respeito do contedo da mente e a estudava por introspeco; b) Funcionalismo preocupava-se mais com a adaptao, ou seja, para que servem as vrias atividades da mente? c) Behaviorismo a psicologia deve estudar o comportamento e no a experincia; a experimentao objetiva era o nico mtodo legitimo John Broadus Watson (1878-1958), Burrhus Frederic Skinner (1904-1990); d) Psicologia da Gestalt tanto a experincia quanto o comportamento so reas legitimas de estudo da Psicologia; se devem empregar mtodos adequados ao problema, desde que seja cauteloso para evitar a fragmentao do fenmeno sobre o qual se trabalha; Gestalt surge na Alemanha, por volta de 1910-1912. Diferentemente das outras duas escolas, essa abordagem foi constituda a partir de vrios tericos e no apenas de uma nica personalidade, como Freud, na Psicanlise ou Watson, no Behaviorismo Metodolgico. Seu elaborador inicial foi Max Wertheimer (1880-1943), depois houve as contribuies Kurt Koffka (18861941) e Wolfgang Khler (1887-1967). No entendimento de Figueiredo e Santi (2000) essa abordagem parte da experincia imediata e adotava como procedimento para a captao da experincia tal como se dava ao sujeito, o mtodo fenomenolgico. e) Psicanlise objetiva compreender, partir da associao livre e da anlise de sonhos, os processos fundamentais da mente consciente e inconsciente e as foras dinmicas que compem a personalidade. Sigmund Freud (18561939), austraco, de origem judia. A Psicanlise uma abordagem que tem diversas ramificaes. Do seu inicio at aos nossos dias. Nomes como de Alfred Adler (1870-1937), austraco; Carl Gustav Jung (1875-1961), suo; Sandor Ferenczi (1873-1933), hngaro; Melanie Klein (1882-1960), austraca; Harry Stack Sullivan (1892-1949), norte-americano; Jacques Lacan (1901-

7 1981); Wilfred Ruprecht Bion (1897-1979), indiano; Donald Winnicott (19791983), ingls. f) Sistmica Terapia Familiar A abordagem sistmica em Terapia Familiar assenta em dois paradigmas cientficos fundamentais da segunda metade do sculo XX que se aplicam o estudo do comportamento humano: a Teoria Geral dos Sistemas e a Ciberntica. Nesta perspectiva, a famlia encarada como um conjunto de pessoas entre as quais existem de um modo repetitivo interaes circulares, ou seja, o comportamento de um dos seus membros afeta todos os outros elementos e estes funcionam em reciprocidade. Assim, a terapia est orientada para uma mudana na estrutura familiar, pois, quando a estrutura familiar transformada, as posies dos membros nesse grupo ficam alteradas e, por conseqncia, as experincias de cada indivduo mudam v a famlia como um sistema. A terapia familiar sistmica estruturada em torno desses conceitos entende a famlia como um sistema aberto que se autogoverna atravs de regras que definem o padro de comunicao mantendo uma interdependncia entre os membros e com o meio no que diz respeito troca de informaes e usa de recursos de retroalimentao para manter o grau de equilbrio em torno das transaes entre os membros (Boscolo, 1993). Psicologia Scio-Histrica: um conhecimento scio-cultural A Psicologia Scio-Histrica surgiu no incio do sculo XX, na antiga Unio Sovitica, suas teorias cientficas foi construda a partir do referencial marxista. Neste perodo predominava problemas sociais e econmicos. Vygotsky (1896-1934) faz crticas a Psicologia, principalmente, a sovitica que se estabelecia dentro da lgica dualista: objetividade versus subjetividade ou interno versus externo. Vygotsky propunha construir uma Psicologia guiada pelos princpios e mtodos do materialismo dialtico, sua produo objetiva descrever e explicar a construo e o desenvolvimento do psiquismo e do comportamento humano, a partir das funes psicolgicas superiores (pensamento, linguagem e conscincia), norteado pelo princpio da gnese social da conscincia.

1.2 O que Psicologia Pastoral?


A Psicologia a cincia que estuda o crebro a mente e o comportamento humano. No tocante aos seres humanos, somos semelhantes, porm no idnticos, a no ser como pessoas jurdicas, j que nesta rea do saber todos so iguais perante a lei. Como psiclogos e conhecedores de inmeras tipologias de personalidades, podemos analis-las, como tambm o comportamento do ser humano, estudando as influncias tnicas, morais, religiosas, pastorais e outras. A psicologia est em cada setor de atividades dos seres vivos. Em cada setor nos quais conhecimentos e tcnicas aplicados, ela recebe uma denominao suplementar, que especifica o campo de trabalho para o qual foram

8 transferidos os conhecimentos psicolgicos. Isso acontece de acordo com o que fazemos com a funo desempenhada por inmeras pessoas, de cuidar, proteger e proporcionar meios adequados para que o seu semelhante possa ter melhor qualidade de vida. A este campo da psicologia, chamamos de Psicologia Pastoral (Quirino, 2008). Psicologia Pastoral o campo da psicologia em que os cientistas do comportamento humano e animal procuram estudar e difundir tudo o que diz respeito conduta de cuidar, proteger e proporcionar meios adequados para que o ser humano possa melhorar a qualidade de vida do seu semelhante, independente de raa, credo, cor e posio social (Sathaler-Rosa2004). . O objetivo da Psicologia Pastoral estudar e compreender o comportamento de seres humanos que procuram meios adequados para melhorar a qualidade de vida de seu semelhante, e, a partir deste conhecimento, cunhar conceitos e difundi-los, a fim de que cada ser humano ou comunidade possa utiliz-los de acordo com seu interesse especfico. A psicologia pastoral esta fundamentada no amor de Deus, que se revela na disponibilidade, ateno, compreenso, partilha benevolncia, pacincia, dilogo, atitudes estas praticadas por Jesus Cristo em forma corprea, que no s se preocupou em ajudar as pessoas a transpor conflitos intra-psquicos, mas tambm as dificuldades biolgicas, sociais e espirituais. Para a psicologia pastoral no s o esprito do homem que importante, mas tambm a alma (pensamento, sentimento e vontade) e o corpo. Portanto, para a psicologia pastoral, todo o constituinte do ser humano importante. O homem visto como ser biopsicossocial e espiritual (corpo, alma e esprito). I Ts. 5:23 Surge o questionamento. Quirino (2008) pontua quais so os objetivos e contribuies da psicologia pastoral numa sociedade como a de hoje. Quais os componentes que ainda necessitam ser trabalhados com mais afinco na psicologia pastoral? O autor sugere alguns tpicos que so desafios para Psicologia Pastoral na atualidade.

Desafio do cotidiano; Sociologia da emoo; Evangelho integral;

1.2.1 Desafios do cotidiano: Incluso social/eclesistica


Este assunto no novidade na rea de psicologia pastoral. Porm, aliado incluso social necessrio repensarmos tambm o patamar eclesistico/ religioso. O que significa para as pessoas participar, ingressar numa

9 comunidade religiosa nos dias de hoje? O que elas buscam quando necessitam ser ouvidas e orientadas a partir da nossa viso crist. A incluso eclesistica, religiosa, supera os pareceres estatsticos, nos remetendo ao processo de identificao das pessoas com um ambiente de esperana que um dos focos das igrejas, das comunidades religiosas (Allen, 1998). Diante disso, h grande necessidade de revermos nossas eclesiologias (doutrinas) e formas de nos envolvermos em comunidade. O foco da psicologia pastoral vai alm do eclesistico. Nesse sentido, podemos considerar o espao eclesistico como parte da rede psicolgico-pastoral (Auge, 1994).

1.2.2 Convvio na cidade


O homem atual tem enfrentado outro fenmeno que est inserido no dia-a-dia das pessoas, medo e a insegurana. O medo da violncia tem modificado, de forma significativa, a imagem de mundo das pessoas. O enclausuramento nas grandes cidades tem criado novos tipos de relacionamentos e de famlias. De outro lado, a imagem do mundo habitado tem despertado vrios tipos de discusso e criao de grupos e redes de apoio para lidar com o medo, com a instabilidade e com a insegurana (Zygmunt, 1998). O medo da cidade tem proporcionado o nascimento da demanda scioexistencial de grupos humanos por identificao. Segundo Quirino (2008), o espao permeado no s pela demarcao de fronteiras, mas tambm pela sensao de segurana. Porm, percebe-se que o espao de vivncia e convivncia tem causado sofrimento significativo na vida das pessoas. No contexto urbano as pessoas correm em busca de um bem-estar, segurana, sonho... A busca permeada por um mecanismo de comunicao e crena. Isso tem levado a igreja, comunidade religiosa a assumir uma funo significativa na vida da pessoa.

1.2.3 Ciberencontros
Anos atrs pensar em ciberencontros era uma utopia. A psicologia pastoral desafiada tambm a dialogar com a infncia e juventude de nosso pas, mundo em dois aspectos: da expectativa de vida e tambm de maneiras de se relacionar, do seu mundo afetivo e do trabalho. Os ciberencontros que acontecem a todo instante, tm transformado as configuraes de relacionamentos entre as pessoas, especialmente a juventude (Koury, 2003). Os ciberencontros tm gerado novas formas de relacionamento (Filho, 1995). distncia espacial entre as pessoas, de certa maneira, garante o no enfrentamento das rupturas existenciais to dolorosas. Ou seja, os ciberencontros tm sido um componente vital para evitar sofrimento, a frustrao e a dor. Surge a afetividade virtual. A imagem do mundo se mistura ao mundo da imagem. Como a psicologia pastoral responde s demandas dos relacionamentos virtuais de nossos tempos? Estamos diante de uma gerao

10 que evita o sofrimento. O relacionamento virtual no exige total envolvimento entre as pessoas (Baudrillard, 1997).

1.2.4 Sofrimento psicolgico, espiritual, social.

Definir o sofrimento humano nunca foi uma tarefa fcil, num contexto em que ele se faz presente diariamente na vida de tantas pessoas. Na psicologia, o sofrimento est ligado dor. Ao falarmos sobre o sofrimento impossvel no adentrarmos na dinmica da realidade de vida e experincias da pessoa e tudo aquilo que envolve a vida do sujeito: as pessoas, a f e o contexto em que ocorrem as vivncias (Allen, 1998). Estudos e pesquisas no conseguiram encontrar conceitos que, por si mesmos, consigam explicar o sofrimento na sua totalidade. O sofrimento no conceituado com argumentos lgicos, teolgicos e cientficos puros. O sofrimento pode atingir qualquer pessoa independentemente de sua crena. Convivemos com o sofrimento, mas isso no quer dizer que o aceitamos, mas sabemos que para cada sujeito ele possui uma dimenso (Yancey, 1985). O sofrimento pode impactar algum que, convivendo numa comunidade de f, sente-se excludo porque no consegue aceitar as explicaes mais comuns para o sofrimento como: foi vontade de Deus, voc est em pecado, o diabo causou isso. De certa forma, o que pode de um lado trazer certo consolo, pode mascarar o que de fato a pessoa est sentindo naquele momento. Muitas vezes o sofrimento faz calar argumentos da f (Resende, 2006). A psicologia pastoral, como parte da rede de apoio de pessoa, famlia, cuidador/a, pode ser um espao de expresso do sofrimento sem exlio. A psicologia tem ampliado seus estudos sobre a influncia teraputica da Espiritualidade na sade das pessoas. Portanto, vem questionando modelos de Espiritualidade que possam nutrir o sofrimento e a dor humana sem uma elaborao adequada. Franois Varone (2001) nos ajuda a redimensionar o conceito de sofrimento: O sofrimento humano o resultado normal da fragilidade fsica e moral da humanidade e do mundo. O sentido de tal sofrimento , dessa forma, puramente imanente ao acontecimento e s suas causas concretas, em princpio assinalveis (p.32). Ao tratar do sofrimento, surge a pergunta: a psicologia pastoral est voltada nica e exclusivamente para as pessoas de dentro de nossas igrejas, ou ela amplia sua contribuio com a sade pblica ao ampliar sua atuao como parte de redes de apoio em prol do cuidado com o ser humano?

1.2.5 Sociologia da emoo

11 A Sociologia da Emoo um ramo de pesquisa no Brasil realizado pelo antroplogo brasileiro Mauro Guilherme Koury, dentre outros - tem possibilitado pesquisas em reas de interesse da psicologia pastoral, como luto, medo, vergonha, culpa, entre outras. Segundo Koury (2003), as intervenes na realidade do sofrimento social devem incluir, em suas aes, o conhecimento de grandes restries que o brasileiro tem para expressar seu sofrimento existencial. A individualizao crescente das relaes sociais no Brasil atual tende a um refreamento do processo de individuao do sujeito que sofre a perda, atravs do mascaramento da dor, do sofrimento e da morte. Essa tendncia social de escamoteamento da expresso pblica dos sentimentos e a valorizao da interiorizao, enquanto espao da intimidade, do privado, ou da subjetividade, cria uma predisposio permanente no indivduo desconfiana no outro, e por extenso, no social. Nessa sociedade moderna no permitido sofrer, chorar, expressar os sentimento sinal de fraqueza. Nessa gerao o que conta o desempenho, o sofrimento compromete o desempenho a produtividade. (Stone & Keefauver, 2006). A exacerbao da interiorizao pode redundar em srios riscos para a sade pblica em nossas Igrejas. Os estudos da sociologia da emoo podem nos ajudar a ampliar nossas vises sobre o ser humano e sua relao social. Diante do olhar interdisciplinar para a sociedade nos deparamos com a necessidade de checar a realidade da funo da Igreja na promoo de sade ao ser humano. A IGREJA, Comunidade religiosa precisa atuar como agente de promoo de qualidade de vida espiritual, emocional e social (Allen1980). O evangelho integral o grande desafio da Igreja atual. A Psicologia Pastoral pode contribuir de forma significativa para fazer cumprir a proposta do Evangelho integral. O CRISTO NO PODE VIVER NO SOFRIMENTO PERPETUO, MAS DEVE TER LIBERDADE, NA COMUNIDADE RELIGIOSA EM QUE ELE VIVE, DE EXPRESSAR O SOFRIMENTO E PEDIR AJUDAR. SOMOS UM CORPO EM QUE TODOS OS MEMBROS ESTO LIGADOS. I Co. 12:20

1.2.6 Evangelho integral


O cristo dos dias atuais tem vislumbres, imagens, sonhos e idias. Nos paises latinos temos gente sofrendo e lutando, sede de justia, de esperana, e sorrisos. Essas coisas no dependem de geraes. Elas esto to presentes nesta gerao como nas geraes anteriores. Mas esto presentes com outra cara: no ciberespao, no MP3 player tocando msica evanglica, no gosto amargo da desiluso poltica, nas infindveis CPIs..., nas drogas, na crise de identidade e carter, na falta do alimento, da moradia, da assistncia mdica, da oportunidade de estudo e qualificao, do emprego, da segurana, so sinais da nossa gerao. Quando olhamos para o Brasil percebemos que no h terceira via, temos de apresentar o evangelho integral. (www.apecma.com.br)

12 A misso integral no s uma bandeira nem necessariamente um posicionamento teolgico. pertencimento, pertencer ao esforo de mudar uma trajetria triste e sofrida atravs de um evangelho integral, saudvel, cheio de nutrientes e de combate pobreza com esperana e funo teraputica (Allen, 1998). As Escrituras so claras: A tribulao produz perseverana; a perseverana, um carter aprovado; e o carter aprovado, esperana (Rm 5.4). A misso integral uma porta de esperana para todos aqueles que tm se envolvido com a revitalizao desta gerao. Esperana para uma gerao que passa tempo demais com os olhos semicerrados diante das imagens da TV ou da internet, no Big brother, esperana para uma gerao que tem dificuldade com relacionamentos e teme compromisso, no que se envolver com o sofrimento alheio. A porta est aberta. Nosso grito de esperana no o eco de uma gerao anterior. um grito nosso, da nossa voz proftica como igreja clamar a Deus em busca de cura e esperana de redeno. O evangelho integral oferece ao individuo a transformao do corpo alma e esprito. Oferece comida ao faminto, acolhimento ao desesperado e salvao ao perdido (Allen, 1998). Evangelho que no leva a um envolvimento da igreja com a sociedade onde ela est inserida, no verdadeiro Evangelho. No h como ser igreja se ausentado da comunidade. Como poderemos ser luz do mundo e sal da terra se estivermos recolhidos em nosso gueto evanglico? O Esprito Santo de Deus tem nos inquietado e empurrado para fora das quatro paredes do templo, nos conscientizando que preciso ser igreja l onde as necessidades existem, vendo o homem como um ser integral, levando a ele o Evangelho que tem respostas para todas as reas da vida humana. A Psicologia Pastoral tem como desafio despertar o senso crtico, responsvel do cristo deste tempo a ocupar os lugares que PERTENCE AO POVO DE DEUS em todos os seguimentos da sociedade para que assim seja possvel cumprir a misso do evangelho integral (Allen1998).

2 CICLO DE VIDA HUMANA


De acordo com Erikson (1998), o Ciclo de vida o conjunto de transformaes que podem passar os indivduos de uma espcie para assegurar a sua continuidade;

2.1 INFNCIA; ADOLESCENCIA; FASE ADULTA E TERCEIRA IDADE. 2.1.1 INFNCIA


A primeira grande experincia vivida pelo ser humano o nascimento. Este o primeiro obstculo a ser vencido no processo do desenvolvimento. O feto deixa

13 a segurana e a proteo do tero materno para enfrentar os estmulos do mundo externo. A mudana de ambiente implica em grandes reajustamentos psciofisiolgicos, o beb tem que suportar de uma s vez grandes alteraes internas (maturao dos rgos) e externas. Segundo DAndrea (2001), o nascimento constitui um trauma com o qual o individuo jamais se reconcilia. Muitas pessoas, que no se adaptam as exigncias do mundo externo, parecem procurar a vida toda, reconstruir a simbolicamente as condies de vida intra-uterina. A experincia de nascimento contribui significativamente para a vida futura do sujeito. As impresses so registradas na personalidade da pessoa. Desde os primeiros instantes de vida, o comportamento materno exerce influncia na formao da personalidade da criana. A relao dos pais com a criana fundamental para a sade mental na infncia, nesse perodo que a personalidade formada. O relacionamento entre pais e filhos na infncia base da confiana, a criana aprende com a me e o pai. Os pais devem suprir as necessidades da criana. A falta ou o exagero (de amor e cuidado) prejudicam o desenvolvimento da criana e as conseqncias sero percebidas na adolescncia e na vida adulta do individuo (Dorin, 1982). Os pais e responsveis devem imprimir, clara e objetivamente, certos limites e regras fceis e simples de serem cumpridas, desde a mais tenra idade. No se pode deixar uma criana agir de forma totalmente desregrada e livre, sem qualquer fronteira. Inmeros livros j foram escritos sobre o assunto, com ttulos assemelhados a Limites na medida certa, Colocando regras, com afeto; ou, Seu filho precisa conhecer as regras do jogo da vida. Outro aspecto a coerncia entre palavras e atitudes. No possvel conciliar uma regra enunciada verbalmente com uma atitude oposta. Por exemplo, afirmar o acerto de hbitos de higiene e, depois, deixar objetos pelo cho, no recolher roupas sujas, ou varrer o p para debaixo dos tapetes... Para que o desenvolvimento das crianas ocorra de forma natural e saudvel: absolutamente necessrio que elas se entreguem, em grande parte de seu tempo ativo, s brincadeiras prprias de sua idade, individual ou coletivamente. As brincadeiras coletivas proporcionam o relacionamento interpessoal, de extrema importncia para a formao do carter social do indivduo. A livre expresso da alegria, prpria das atividades ldicas, fundamental para a saudvel formao da personalidade. O psicanalista Donald Winnicott (1975) trabalhava com crianas separadas de suas famlias em conseqncia da Segunda Guerra Mundial quando encontrou um interessante campo de estudo que lhe permitiu perceber etapas fundamentais do desenvolvimento da pessoa. Donald Winnicott constatou a importncia do brincar e dos primeiros anos de vida na construo da identidade pessoal. As concluses a que ele chegou so valiosas para o trabalho dos educadores. Boa parte dos conceitos de Winnicott se refere ao "desenvolvimento emocional primitivo", cujos efeitos, segundo ele, so de importncia crucial para o

14 indivduo por se estenderem para alm da infncia. Muitos problemas da fase adulta estariam vinculados a disfunes ocorridas entre a criana e o "ambiente", representado geralmente pela me. "O precursor do espelho o rosto da me." A brincadeira algo universal, prpria da sade, o brincar facilita o crescimento e, portanto a sade, conduzindo aos relacionamentos grupais, enfim, uma coisa natural e universal (WINNICOTT, 1975, p. 63). Para ele, o brincar representaria sempre uma experincia criativa na continuidade espao-tempo, uma forma bsica de viver, estando estreitamente relacionado ao que chamou de espao potencial, ("rea de subjetividade" entre o beb e a me, que emerge durante a fase de repdio do objeto "no-eu". "A caracterstica especfica deste lugar em que se inscrevem o jogo e a experincia cultural a seguinte: a existncia deste lugar depende da experincia da vida e no da tendncia herdadas" (WINNICOTT, 1967, p. 45).) o qual se desenvolve inicialmente entre a me e o beb e, posteriormente, entre a criana e a famlia, entre o indivduo e a sociedade ou o mundo. Da magnitude desse espao potencial depender a experincia que conduz confiana em si prprio e nos outros. Winnicott (1975) acreditava que o amor a emoo humana fundamental, a partir do amor mais genuno da me pelo filho. Para ele, a me sustenta a criana algumas vezes fisicamente e todo o tempo figurativamente. O autor usa a expresso holding para nominar sustentao, conteno. O holding inclui a comunicao silenciosa entre a me e seu beb e a raiz de todas as outras comunicaes entre os seres humanos. atravs do holding materno que a criana se sente integrada em si mesma e comea a experimentar uma sensao de diferenciao do mundo em que vive. Para Winnicott, no existe sade para o ser humano que no tenha sido iniciado suficientemente bem pela me (WINNICOTT, 1975, p. 26). A me precisa, com o tempo, diminuir aos poucos o grau de sua adaptao s necessidades iniciais do beb. De certo momento em diante, preciso que ela permita a ocorrncia de pequenas frustraes no dia-a-dia do beb, pois esta ser a nica maneira de ele desenvolver um contato com o mundo em que ter de viver que no se caracterize por hostilidade e receio. Para Winnicott (2002), a base da sade mental adulta constituda ao longo da infncia e da adolescncia. A grande maioria das crianas e adolescentes abrigados j vivenciou alguma situao grave de vulnerabilidade pessoal ou social. Muitos possivelmente j tiveram uma experincia de desintegrao familiar ou viveram em famlias que, por diferentes razes, no conseguiram cumprir sua funo provedora e formadora. Neste contexto cabe citar, por exemplo, o pensamento de Winnicott (2002) que acredita que por mais simples que seja um lar, ele mais importante para o sujeito do que qualquer outro lugar e, prossegue afirmando que se deve sempre ter o cuidado de jamais interferir em um lar que esteja funcionando, nem mesmo em nome de seu prprio bem. Existem situaes em que o adolescente "no pode ou no deve ficar com seus pais biolgicos" (Fonseca, 2004, p.1). Esse conceito pode ser estendido para situaes onde o adolescente no pode ficar com seus cuidadores.

15 Para Winnicott (2002), a possibilidade de sentir-se pertencente segurana de um lar condio fundamental para o saudvel desenvolvimento da personalidade de um indivduo. "A unidade familiar possibilita uma segurana indispensvel criana pequena. A ausncia dessa segurana ter efeitos sobre o desenvolvimento emocional e acarretar danos personalidade e ao carter" (p.18). Resumindo-A infncia o perodo que vai desde o nascimento at aproximadamente o dcimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. um perodo de grande desenvolvimento fsico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criana - especialmente nos primeiros trs anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, um perodo onde o ser humano desenvolvese psicologicamente, envolvendo graduais mudanas no comportamento da pessoa e na adquisio das bases de sua personalidade.. A bblia traz ensinamentos indispensveis para essa fase do desenvolvimento. Provrbios 22:6; 23:12, 13 e ainda Deuteronmio 6:4 a 9. A infncia uma fase extremamente importante, nesse perodo a personalidade da criana formada e os contedos internalizados, pela criana, vo nortear toda a sua vida. A funo do pai proteo e limite. A funo da me carinho e afeto.

2.1.2 ADOLESCNCIA
A adolescncia uma fase de transio entre a infncia e a vida adulta, em que a criana gradualmente passa para a vida adulta de acordo com as condies ambientais e de histria pessoal. Para o mdico psiquiatra Luis Carlos Osrio (2004), o termo adolescncia no universal, muitas sociedades no possui este conceito. Cada cultura possui um conceito de adolescncia, baseando-se sempre nas diferentes idades para definir este perodo. A adolescncia fenmeno das sociedades modernas, necessidade do capitalismo, surgidas no final do sculo XIX e incio do sculo XX com o incremento da urbanizao e industrializao, emergindo entre a infncia e a vida adulta como um perodo intermedirio. uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano e para compreend-la preciso estudar os aspectos biolgicos, psicolgico, sociais ou culturais, sendo estes o conjunto que resulta em caractersticas que confere unidade ao fenmeno da adolescncia. Para alguns tericos existe a "sndrome normal da adolescncia", caracterizada por uma sintomatologia que inclui: "((((1) busca de si mesmo e da identidade; 2) tendncia grupal; 3) necessidade de intelectualizar e fantasiar; 4) crises religiosas, que podem ir desde o atesmo mais intransigente at o misticismo mais fervoroso; 5) deslocalizao temporal, em que o pensamento adquire as caractersticas de pensamento primrio; 6) evoluo sexual manifesta, desde o auto-erotismo at a heterossexualidade genital adulta; 7) atitude social reivindicatria com tendncias anti ou associais de diversa intensidade; 8) contradies sucessivas em todas as manifestaes da conduta, dominada pela ao, que constitui a forma de expresso conceitual mais tpica deste

16 perodo da vida; 9) uma separao progressiva dos pais; e 10) constantes flutuaes de humor e do estado de nimo" (Knobel, 1989, p.29.) Segundo Iami Tiba (1985), pesquisador brasileiro de grande repercusso na rea da educao, define a adolescncia como uma fase do desenvolvimento no estabilizada por tempo de durao, mas que sempre tem incio aps a puberdade, e nada mais so do que a maturao filogeneticamente programada do aparelho reprodutor. A adolescncia seria uma fase de reestruturao do "ncleo do eu", quando as estruturas psquica/corporais, familiares e comunitrias sofrem mudanas conflitantes. Lutos e fragilidades psquicas afloram neste perodo em que o adolescente tende a buscar autonomia, liberdade, prazer e status, agindo de maneira compulsiva e agressiva. A cultura aparece como reflexo dos aspectos corporais e psicolgicos (naturais), assim como os modos de produo da vida tambm no so vistos como constitutivos da adolescncia (Dorin, 1982). A maior dificuldade do adolescente, entretanto, est em aceitar uma autoridade imposta. A autoridade pode adquirir um espao importante no conjunto de valores do adolescente quando se constri atravs da conquista e do respeito e no submetendo o jovem s presses. Nessa fase os valores, princpios so reafirmados e a identidade da pessoa e consolidada, pode ocorrer, a identidade do sujeito pode ser reeditada. Nesse perodo a famlia, a igreja tem papel fundamental. Eclesiastes cp.12 apresenta uma receita infalvel ao adolescente. A queda do poder paterno, possibilitado por todas as mudanas que vivemos, fez com que surgisse a necessidade de um terceiro poder na manuteno da ordem e da lei social. A clivagem que se estabelece no seio familiar, mudando esta estrutura, trouxe uma nova configurao do pblico e do privado. A famlia que at ento se mantinha no privado se torna pblica. Dividem-se os papis da conjugalidade e da parentalidade, tornando-se este da ordem do pblico, enquanto aquele se torna da ordem do privado. Dessa diviso surge a necessidade, na viso de Julien (2000), de um terceiro poder, representado hoje pelo juiz, pelo mdico, pelo psiclogo, pela escola, atuando como suporte e muitas vezes como salvaguarda para as crianas e adolescentes que se vem sem referncia familiar. A falta de competncia dos pais tem ocasionado principalmente no jovem um hiato no seu desenvolvimento. Faltam-lhe referncia e suporte na estruturao de normas e valores sociais. Estudos tm mostrado que grande a perspectiva desses adolescentes encontrarem a lei exerccio da Funo Paterna - no traficante, nas armas e na violncia. ((Uma lei que por no estar contida nas regras sociais pode levar o adolescente para o caminho da excluso e do desvio) Paggi&guarechi, 2004). Winnicott, como dissemos, sustenta que a transgresso um gesto de esperana. O adolescente o usa como forma de se fazer veste pelo contexto familiar e social. A justia muitas vezes entra nesse espao, tornando-se para o adolescente o limite que a famlia tem dificuldade de exercer. Segundo Levisky (1998),

17 ... adolescer resulta de um processo complexo de redes e funes intra, inter e transpsquicas geradas por inmeras transformaes biolgicas, psicolgicas, culturais, histricas, sociais iniciadas pelas transformaes orgnicas por ocasio da maturao sexual e da capacidade procriadora (p.161).

Resumindo - Adolescncia a fase do desenvolvimento humano que marca a transio entre a infncia e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alteraes em diversos nveis - fsico mental e social - e representa para o indivduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilgios tpicos da infncia e de aquisio de caractersticas e competncias que o capacitem a assumir os deveres e papis sociais do adulto. Na verdade, a adolescncia valorizada de modo significativo no mundo ocidental. A adolescncia no universal a puberdade sim. A puberdade o nome que se d a fase em que ocorrem as mudanas fsicas e psicolgicas no individuo. Hoje existe a adolescncia prolongada.

2.1.3 FASE ADULTA


Para definir a fase adulta podemos nos basear em vrios aspectos: fsicos, biolgicos, sociais, psicolgicos, polticos e legais. O indivduo considerado adulto em nossa sociedade quando completa 18 anos, se tornando responsvel civil e criminalmente pelos seus atos. A partir da se espera que possa de alguma maneira estar encaminhado para a sua independncia financeira, o que de certo modo refora a sua condio de ser dono do prprio nariz, arcando com suas despesas, responsabilidades e escolhas. O indivduo nesta fase adulta, independentemente do sexo, deve estar preparado para cumprir as suas funes, ou melhor, ser capaz de viver em liberdade, sem que fique dependente de outros, comprometendo em responder por seus atos, escolhas e decises. O Adulto desafiado a ter competncia, independncia, capacidade relacional, direo. (Collins, 2004). Levinson (1974, 1978) considera que a vida adulta marcada por perodos de estabilidade e transio. Aos perodos de transio sucedem-se momentos de integrao, a que correspondem mudanas na estrutura do indivduo, ou seja, na forma de ele se ver a si prprio, o mundo e os outros. Nestes perodos de transio na vida da pessoa, os papis (casamento, nascimento de filhos, viuvez, etc.) que o indivduo assume tm crucial importncia. A relevncia dos papis ou tarefas especficas prende-se no s com a forma como o indivduo encara esses mesmo papis, mas tambm pelas expectativas sociais acerca dessas mesmas tarefas. Assim como nas demais fases da nossa vida, enquanto adultos somos desafiados constantemente a encarar as modificaes impostas pelas experincias vivenciadas, nossas escolhas, sucessos e frustraes, acenando

18 com momentos da vida que oportunizaro novas aprendizagens.

Segundo Pierre Furter, o ser humano vive em constante estado de aprendizagem, est sempre em busca do aprimoramento. O adulto atravs de suas vivncias motivado a realizar novas descobertas ampliando cada vez mais os seus conhecimentos. O desenvolvimento do adulto visto como a capacidade progressivamente desenvolvida de validar a aprendizagem anterior atravs do discurso reflexivo e de agir sobre os resultados obtidos. Tudo o que levar o indivduo a perspectivas de sentido mais inclusivas, diferenciadas, permeveis (aberta a outros pontos de vista), a validade do que foi estabelecido atravs do discurso racional, ajuda o desenvolvimento do adulto. (1991, p. 7) O salmista Davi mostra que a fase adulta pode ser abenoada e frutifera se houver o temor do Senhor no corao do homem. Sl, 1; 128;

2.1.4 TERCEIRA IDADE


O que terceira idade?
A terceira idade uma etapa da vida de uma pessoa. A terceira idade uma etapa da vida de um indivduo. A poca em que uma pessoa considerada na fase da terceira idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. Em pases classificados como em desenvolvimento, por exemplo, algum considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente aps alcanar 75 anos a pessoa considerada de terceira idade. Para a Organizao Mundial da Sade (1991), a qualidade de vida na terceira idade pode ser definida como a manuteno da sade, em seu maior nvel possvel, em todos os aspectos da vida humana: fsico, social, psquico e espiritual. com a chegada da terceira idade, que alguns problemas de sade passam a ser mais frequentes, e outros, incomuns nas fases de vida anteriores, comeam a aparecer. A osteoporose e o mal de Alzheimer, por exemplo, so mais suscetveis de acontecer nessa fase. Nessa fase o idoso enfrenta o sentimento de desamparo. As limitaes corporais, a consciencia da temporalidade pasam a serem problemticas fundamentais no processo do envelhecimento humano, e aparecem de forma repetida no discurso do idoso. Embora possam adquirir diferentes nuances e intensidades dependendo da sua situao social e da prpria estrutura psquica (Goldfarb, 1998).

19 Do ponto de vista social, o individuo torna-se, de um dia para o outro, improdutivo. Na maioria dos casos, o status dentro da familia modificadao, e o sentimento de incapacidade para iniciar novos tarefas e projetos aparece com frequencia. Muito idoso se sente inuteis. As mudanas biologicas e sociais do lugar a depresso involutiva. Segundo Zimermam (2004), comum o idoso enfrentar a depresso involutiva, ... o sujeito entra na idade mais avanada sente estar perdendo o vigor fsico, a memria... (p, 300). A chegada da velhice traz o sentimento de inadequao e disfuncionalidade. As principais dificuldades que os idosos enfrentam com os avanos tecnolgicos so para manusear e ter acesso aos equipamentos, como a compra de um computador e acesso Internet, dificuldades para realizar atividades laborais e de lazer. Essas dificuldades podem estar associadas s deficincias sensoriais, dficits somticos, psquicos e pedaggicos. Uma das principais necessidades humanas bsicas, para o idoso ou qualquer outro, a chamada Autonomia Funcional. Esta, dizem respeito capacidade que tem a pessoa para valer-se de si mesmo, interatuar com o ambiente e satisfazer suas necessidades. Atualmente tem-se a Gerontecnologia o estudo multidisciplinar do envelhecimento e da tecnologia para adaptar os ambientes no qual vivem e trabalham os idosos e seus cuidadores para que tenham sua independncia preservada, possam participar da sociedade e trabalhar melhor com sade conforto e segurana. Gerontecnologia uma rea profissional nova, ou disciplina aplicada, concebida para o desenvolvimento de tcnicas e produtos baseados no conhecimento do processo do envelhecimento e preferncias e aspectos culturais dos idosos. As cinco principais abordagens da Gerontecnologia so: A. melhorar as ferramentas tecnolgicas para o estudo do processo de envelhecimento; B. prevenir os efeitos do declnio da fora, flexibilidade e resistncia associadas com a idade; C. aumentar a desempenho das novas funes (oportunidades) a serem assumidas decorrentes do envelhecimento; D. compensao do declnio das capacidades (os desafios) associada com o envelhecimento; e. E. Assistncia aos cuidadores (VERCRUYSSEN et al, 1996). Percepo do envelhecimento a manifestao subjetiva das alteraes sofridas a nvel somtico e funcional, atribudas ao envelhecimento. Isto se expressa numa troca da identidade pessoal, a imagem corporal, a autovalorizao, etc. Operacionalmente pode definir-se como a auto-atribuio de traos de velhice. A percepo do envelhecimento se d, mais destacadamente, nas seguintes observaes segundo Collins (2004).

20 Alteraes na aparncia fsica. A grande maioria dos idosos se percebe com menos cabelo, cabelos brancos (91.2%); manchas e rugas na pele (81.1%); problemas de viso e de audio (74.9%); dficit na fora muscular (59.7%), etc. A isso se associa uma caracterstica psicolgica, que um forte apego ao passado (57.2%). Os fatores sociais e os elementos gerais parecem exercer uma forte influencia. As mulheres levam mais em conta as mudanas em sua aparncia externa, os homens, por sua vez, ressentem mais a debilidade fsica. Dentro da percepo do envelhecimento, cabe chamar a ateno sobre a explicao que os idosos realizam de sua velhice, e sobre a rapidez com que esta se instaura para eles. O ritmo do envelhecimento percebido de forma diferente por homens e mulheres. A maioria dos homens (59.1%) pensa envelhecer de forma lenta ou pouco a pouco. As mulheres (52.7%), em troca, vem este processo como algo normal, nem lento nem rpido. Causas mentais. O declnio da capacidade mental. A correlao entre Sade Mental e Percepo do Envelhecimento faz supor uma influncia negativa dos problemas psicolgicos sobre a auto percepo dos idosos. A presena de ansiedade, irritabilidade, sensao de insuficincia, de inutilidade, entre outras, pode levar aos idosos a supervalorizar (e em alguns casos extremos, a acelerar) alguns traos prprios da velhice. Segundo Goldfarb (1998) a presena de certos traos do envelhecimento e seus efeitos nas vidas das pessoas pode gerar problemas psicolgicos, as limitaes do envelhecimento e a marginalizao social concomitante, terminam por afetar o equilbrio interno dos indivduos. Para o autor existe uma influencia recproca entre ambos os fatores que num crculo vicioso se retroalimentam mutuamente. Causas econmicas. A aposentadoria faz com que a pessoa no precise mais trabalhar (p.253) com isso cai renda familiar, o padro de vida e as despesas com medicamentos sempre aumentam. Causas interpessoais. Para muitos a velhice traz a perda do contato social, o isolamento, solido e dependncias de terceiros. Causas ligadas a autoestima. A pior e esmagadora sensao de que tudo sua volta est lhe dizendo que voc no mais extremamente importante (p.253). A autoestima do idoso minada o tempo todo. Causas espirituais e existenciais. A idade avana, a sade precria e o falecimento dos amigos nos colocam face a face com a realidade e inevitabilidade da morte (p.255). Sabe-se que a inatividade o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade. Por isto, importante que os idosos pratiquem alguma atividade prazerosa como, por exemplo: ginstica, estudos, leitura, etc. A famlia e a igreja que tem Deus com criador absoluto, podem proporcionar ao

21 idoso qualidade de vida e se cumprir a promessa do Salmo 92:14 Na velhice daro ainda frutos, sero cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor reto. A sade espiritual do idoso extremamente importante. A bblia mostra um idoso que mesmo na velhice sentia-se como jovem. Josu 14: 6 a 14 temos Calebe exemplo a ser seguido. Em nossa sociedade a terceira idade deveria estar associada com felicidade, experincia e sabedoria. Mas ainda no vista dessa forma por muitos. Mas a Igreja de Cristo pode mudar essa perspectiva, considerando que pesquisas mostram que em 2020/2025 a populao brasileira ser composta de 77,08 de idosos.

3 PERSONALIDADE
Personalidade deriva do latim - persona - que significava mscara, ou seja, aquilo que queremos parecer aos outros. Na Psicologia a Personalidade uma organizao dos vrios sistemas fsicos, fisiolgicos, psquicos e morais que se interligam, determinando o modo como o indivduo se ajusta ao ambiente em que vive. Personalidade o conjunto de caractersticas psicolgicas, de certa forma estveis que determinam a maneira como o indivduo interage com o seu ambiente. Tambm podemos definir personalidade como a organizao integral e dinmica do contexto formado pelos atributos fsicos, mentais e morais do indivduo, compreendendo as caractersticas hereditrias e as adquiridas durante a vida: hbitos, interesses, inclinaes, complexos, sentimentos e aspiraes. (Allport, 1966).

A formao da personalidade
A formao da personalidade tem incio a partir do nascimento. Assim, os primeiros anos de vida de uma pessoa so decisivos para a gnese de sua futura personalidade. Neste perodo so delineadas as principais caractersticas psquicas, a partir da relao da criana com os pais, pessoas prximas, objetos e meio ambiente. Por isso, estas relaes devem suprir todas as necessidades fsicas e psicolgicas da criana. A no satisfao das mesmas pode causar srios prejuzos formao da personalidade. preciso acalentar o desenvolvimento de uma ampla gama de virtudes desde os primeiros anos de vida, em especial a temperana, que propicia a conquista de um sentido de equilbrio, evitando-se a exacerbao de necessidades, por um lado, e, por outro, a insatisfao de outras consideradas fundamentais. Neste contexto, alm das necessidades de manuteno da vida, todos os indivduos possuem necessidades de aprovao, independncia, aprimoramento pessoal, segurana e auto-realizao, onde sero desenvolvidos os valores existenciais, estticos, intelectuais e morais(Dorin, 1982) A qualidade das relaes entre pais e filhos exerce uma influncia determinante na formao psicolgica destes. A partir dos primeiros meses de

22 vida, os pais e responsveis pela criao e educao das crianas devem dedicar toda a ateno ao desenvolvimento de sua autoestima. imprescindvel oferecer afeto e carinho, estimular, elogiar, motivar, para que as crianas construam sua personalidade com base em elevado amor prprio. Da mesma forma, os pequenos devem ter liberdade para expressar emoes: alegria, afeto, tristeza, medo e raiva, as chamadas emoes autnticas. Se a criana for levada reprimir todas as suas emoes, desenvolver uma personalidade combalida, neurtica, plena de tenso, ansiedade, angstia e depresso (Ragazzini, 2005). Adultos responsveis pela formao dos futuros cidados devem evitar palavras depreciativas e atitudes que possam desenvolver um baixo nvel de autoestima. Severidades agressivas, crticas exageradas, exigncias exacerbadas, olhares e gestos podem produzir efeitos negativos. A mania de perfeio uma caracterstica que pode ser considerada doentia e resulta certamente em prejuzo formao dos indivduos. Por outro lado, so igualmente nocivas: a indiferena, a rejeio, as desqualificaes (chacotas, escrnios, gozaes). Por todos estes motivos, no devem ser proferidas frases depreciativas: qualquer idiota faria melhor que voc; homem que homem no chora; no seja fraco; voc burro; seja perfeito; faa como seu irmo; ele, sim, legal; est sonhando alto demais; "s gosto de voc quando obediente. E assim por diante... O apostolo Tiago cp. 3, diz que podemos abenoar ou amaldioar as pessoas, as palavras podem destruir. Pais e responsveis devem imprimir, clara e objetivamente, certos limites e regras fceis e simples de serem cumpridas, desde a mais tenra idade. No se pode deixar uma criana agir de forma totalmente desregrada e livre, sem qualquer fronteira. Inmeros livros j foram escritos sobre o assunto, com ttulos assemelhados a Limites na medida certa, Colocando regras, com afeto; ou, Seu filho precisa conhecer as regras do jogo da vida. Outro aspecto a coerncia entre palavras e atitudes. No possvel conciliar uma regra enunciada verbalmente com uma atitude oposta. Por exemplo, afirmar o acerto de hbitos de higiene e, depois, deixar objetos pelo cho, no recolher roupas sujas, ou varrer o p para debaixo dos tapetes. A Bblia um manual indispensvel para a formao da criana. Quando formado um embasamento slido e saudvel da personalidade nos primeiros anos, o individuo no decorrer de sua existncia, pode ampliar suas capacidades e habilidades, enriquecer seu carter, e, num processo permanente de desenvolvimento pessoal, experimentar uma vida plena de sentido, felicidade, equilbrio, domnio prprio, confiana e sade emocional (Paggi & Guareschi, 2004). j O que seria ento Personalidade? A personalidade uma estrutura interna formada por diversos fatores em interao. No se reduz a um trao apenas, como a autodeterminao ou um valor moral. Pode ser muito ou pouco valorizado. No importa. Uma pessoa

23 mesmo sem valores, mal formada, com falhas morais ou limitaes psicolgicas, no deixa de ter personalidade porque tem uma estrutura interna, embora defeituosa. Estrutura: so fatores filogenticos (inatos) e que no primeiro ano de vida pode ser potencializado ou no. Nenhum tipo de terapia pode mudar a estrutura de u paciente. A psicoterapia vai ajuda-lo a lidar com sua estrutura e como ele pode utilizar aquilo que ele tem de estrutura. A personalidade no a simples soma ou justaposio de elementos, mas um todo organizado e individual, produto de fatores biopsicossociais.

Nos fatores biolgicos esto: o sistema glandular e o sistema nervoso. Entre os fatores psicolgicos esto: o grau e as caractersticas de inteligncia, as emoes, os sentimentos, as experincias, os complexos, as experiencias, a cultura, a instruo, os valores e vivncias humanas. Nos grupos sociais, a famlia, a escola, a igreja, o clube, vizinhana, processa-se a interao dos fatores sociais.

4 NOOES BSICAS DE PSCIPOPATOLOGIA


Psicopatologia um termo que se refere tanto ao estudo dos estados mentais patolgicos, quanto manifestao de comportamentos e experincias que podem indicar um estado mental ou psicolgico anormal. O termo de origem grega; psykh significa alma e patologia, estudo das doenas, seus sintomas. Literalmente seria estudo das doenas psiquicas. A Psicopatologia se estabelece atravs da observao e sistematizao de fenmenos do psiquismo humano e presta a sua indispensvel colaborao aos mdicos em geral, aos psiquiatras em particular, aos psiclogos, socilogos e a todo o grupo das cincias humanas. Karl Jaspers, filsofo 1913, conceituou a Psicopatologia como cincia pura, e via seus objetivos exclusivamente atrelados ao conhecimento. Em sua opinio, quando se estuda a Psicopatologia, deve-se levar em conta que o fundamento real da investigao constitudo pela vida psquica, e esta ser representada, compreendida e avaliada atravs das expresses verbais e do comportamento perceptveis ao paciente.

Estruturas da personalidade: Psicose, Neurose e Borderline. As estruturas da personalidade humana so: psicose, neurose e borderline. O conhecimento bsico do funcionamento dessas estruturas de fundamental importncia para pessoas envolvidas na prtica do aconselhamento pastoral. Psicose - Segundo DAndrea (1986):

24

Psicoses so graves distrbios da personalidade em que o funcionamento mental est alterado de tal forma que a pessoa frequentemente no consegue responder as demandas da vida cotidiana. Causados por fatores orgnicos ou originados do desenvolvimento psicossocial resultam em acentuadas falhas do desenvolvimento de papeis, da comunicao, do autocontrole, do comportamento, da afetividade, da sensopercepo, da memria, da inteligncia e do pensamento. (p.3). Segundo Laplanche(1998), psicose so graves distrbios da personalidade em que o funcionamento mental est alterado de tal forma que a pessoa no consegue responder as demandas da vida cotidiana. Para Ballone (2005) Psicoses so distrbios psiquitricos graves em o paciente perde contato com a realidade, emite juzos falsos (delrios), podendo tambm apresentar alucinaes (ter percepes irreais quanto audio, viso, tato), distrbios de conduta levando impossibilidade de convvio social, alm de outras formas bizarras de comportamento. (In: www.psiqweb.med.br). Na psicose a caracterstica principal a impossibilidade de a pessoa viver e se relacionar com outras pessoas (cria um mundo prprio), no sentido de no atender as expectativas das outras pessoas e tambm de no entender o papel delas em sua prpria relao com o meio em que est inserido. No ponto de vista noolgico h diversas psicoses: as orgnicas (comprometimento cerebral), do envelhecimento (Alzheimer), alcolicas (delirium tremens); psicoses puerperais (durante e aps a gravidez); psicoses funcionais (esquizofrenia; afetivas; estados paranides e psicoses reativas ou situacionais). As causas so fatores orgnicos ou psicolgicos ou a soma de ambos. Na psicose a pessoa tem acentuadas falhas do desempenho de papis, da comunicao, do autocontrole, do comportamento, da afetividade, da sensopercepo, da memria, da inteligncia e do pensamento. H perda do senso de realidade e da capacidade de test-la. Neurose Anteriormente a Neurose era compreendida como distrbios dos nervos. J na Psicanlise compreendida como distrbio psquico ou afeco psicognica em que os sintomas so a expresso simblica de um conflito psquico. A neurose tem suas razes na histria infantil do individuo e constitui compromisso entre o desejo e a defesa. importante pontuar que a neurose se distingue da psicose na sintomatologia, na psicopatologia e nos mtodos teraputicos. Na tica de Ballone (2008) neurose no loucura. A Neurose uma reao exagerada do sistema emocional em relao a uma experincia vivida (Reao Vivencial)... Assim, as principais diferenas entre uma pessoa neurtica e outra normal so em relao capacidade de adaptao s situaes vividas e em relao quantidade de emoes e sentimentos. Os neurticos ficam mais ansiosos, mais angustiados, mais deprimidos, mais sugestionveis, mais teatrais, mais impressionados, mais preocupados, com mais medo,

25 enfim, eles tm as mesmas emoes que qualquer pessoa, porm, em quantidade que compromete a adaptao (In: www.psiqweb.med.br). Para compreender a diferena bsica entre as atitudes do neurtico e psictico podemos citar as caractersticas pontuadas por DAndrea (1986): Psictico A realidade tem significados diferentes, mudada pela pessoa; A linguagem alterada e expressa diretamente os contedos conscientes do pensamento; As manifestaes inconscientes so vividas na realidade, h uma regresso primitiva; Neurtico A realidade tem o mesmo significado, com exceo de aspectos especficos; A linguagem no est perturbada; A pessoa responde as demandas da vida cotidiana. As manifestaes inconscientes no ultrapassam a expresso simblica; Ballone (2008) tambm pontua de modo claro as diferenas entre Neuroses e Psicoses: A grosso modo, podemos dizer que Neuroses so alteraes quantitativas dos fenmenos psquicos, capazes de produzir sofrimento e/ou prejuzo na maneira da pessoa viver. Isso significa que os neurticos no apresentam nenhuma novidade ou nenhuma caracterstica psquica que no exista nas pessoas normais em quantidades mais adequadas. Ansiedade, angstia, sentimentos depressivos, idias com tendncia obsessivas, teatralidade, medo, etc., so ocorrncias psquicas normais mas nos neurticos elas estariam exageradamente (quantitativamente) alteradas. Por outro lado, podemos dizer que Psicoses so alteraes qualitativas dos fenmenos psquicos, capazes de produzir sofrimento e/ou prejuzo na maneira da pessoa existir. Nesse caso, as pessoas normais no costumam apresentar os fenmenos psquicos dos psicticos, mesmo em quantidades menores. Nenhum normal sente um pouquinho de perseguio, parania, catatonia, confuso mental, delrios e alucinaes primrias... etc. (In: www.psiqweb.med.br ) O termo Borderline (Limtrofe) deriva da classificao de Adolph Stern que descreveu na dcada de 30 como uma patologia que permanece no limite entre a neurose e a psicose. (Beck, Freeman e Davis, 2005). Segundo Dalgalarrondo &Vilela (1999), borderline nos dias atuais compreendida como um distrbio especifico de personalidade em que predomina comportamentos

26 tais como: comportamentos impulsivos, autolesivos, sentimentos de vazio interno e defesas egicas muito primitivas. Os autores afirmam que para se confirmar um diagnostico de transtorno de personalidade borderline os fenmenos clnicos so: sentimentos crnicos de vazio, impulsividade, automutilao, episdios psicticos de curta durao, tentativas manipuladoras de suicdio e, freqentemente, relaes interpessoais muito conturbadas e insatisfatrias. Caractersticas da personalidade Borderline, apresentadas por Ballone e Moura (2008): 1. 2. 3. So indivduos sujeitos a acessos de ira e verdadeiros ataques de fria ou de mau gnio, em completa inadequao ao estmulo desencadeante; O limiar de tolerncia s frustraes extremamente susceptvel nessas pessoas; um sujeito a exuberantes manifestaes de instabilidade afetiva, oscilando bruscamente entre emoes como o amor e dio, entre a indiferena ou apatia e o entusiasmo exagerado, alegria efusiva e tristeza profunda. A vida conjugal com essas pessoas pode ser muito problemtica, pois, ao mesmo tempo em que se apegam ao outro e se confessam dependentes e carentes desse outro, de repente, so capazes de maltrat-lo cruelmente; Esforam-se freneticamente para evitarem um abandono, seja um abandono real ou imaginado. Seus esforos frenticos para evitar o abandono podem incluir aes impulsivas, tais como comportamentos de automutilao ou ameaas de suicdio. A tendncia a alguma forma de adio, como o lcool, remdios, drogas, ou mesmo o trabalho desenfreado, o sexo insistentemente perseguido, o esporte, alguma crena, etc., refletem uma busca desenfreada de "um algo mais" que lhe complete e lhe d sossego; So pouco capazes de se empenharem numa tarefa com persistncia e acuidade. Desistem do esforo e circulam em torno daquilo que preciso fazer, mas no fazem. Essa personalidade uma pea de teatro onde os atores coadjuvantes esto sempre esperando ele, o ator principal. Trata-se de um ego que no tolera o vazio, a separao, a ausncia, no sabe superar com equilbrio os conflitos. Transtornos da Personalidade Segundo Ballone GJ www.psiqweb.med.br (2005), O Transtorno de Personalidade seria uma maneira de atuar permanente, continuada e duradoura de um Ego no normal, ao contrrio das alteraes francamente patolgicas que podem ocorrer durante a vida, a partir de um momento definido (tal quais as crises, os surtos, os processos patolgicos). O transtorno de personalidade seria uma maneira de atuar permanente, continuada e duradoura de um ego no normal, ao contrrio das alteraes

4.

5.

6. 7.

27 francamente patolgicas que podem ocorrer durante a vida, a partir de um momento definido (tal quais as crises, os surtos, os processos patolgicos). Em psicopatologia, as anormalidades da personalidade se reportam, principalmente, possibilidade que se tem de classificar determinada personalidade como sendo desta ou daquela maneira de existir, enquanto o normal seria a pessoa ser "um pouco de tudo", ou seja, ter um pouco de cada caracterstica humana sem prevalecer patologicamente nenhuma delas. Karl Jaspers afirma serem anormais as personalidades que fazem sofrer tanto o indivduo quanto aqueles que o rodeiam. Para ele as personalidades anormais representam variaes no-normais da natureza humana e que, na eventualidade de superpor-se elas algum processo, tornar-se-iam personalidades propriamente mrbidas (doentias). Jaspers aborda o tema sob a tica das variaes do existir humano de origem constitucional (que fazem parte da pessoa). Assim sendo, podemos considerar a maneira prpria das Personalidades Anormais de ser no mundo como uma apresentao do indivduo diante da vida situada nas extremidades da faixa de tolerncia de sanidade pelo sistema cultural. Estas personalidades anormais seriam alteraes perenes do carter caracterizando no apenas a maneira de ESTAR no mundo, mas, sobretudo, a maneira do indivduo SER no mundo. Os Transtornos de Personalidade, segundo o CID-10, so condies do desenvolvimento da personalidade, aparecem na infncia ou adolescncia e continuam pela vida adulta. Esta condio diferencia o Transtorno da Alterao da Personalidade. Esta ltima (Alterao) sucede durante a vida como conseqncia de algum outro transtorno emocional ou mesmo seguindo-se a estresse grave. As causas destes transtornos geralmente so mltiplas, mas relacionadas com as vivncias infantis e as da adolescncia do indivduo. O tratamento desses transtornos bastante difcil e igualmente demorado, pois em se tratando de mudanas de carter, o indivduo ter de mudar o seu prprio "jeito de ser" para que o tratamento seja efetivo. Os transtornos de personalidade afetam todas as reas de influncia da personalidade de um indivduo, o modo como ele v o mundo, a maneira como expressa as emoes, o comportamento social. So quadros mentais que se caracterizao por padres desajustados de conduta que no so suficientemente definidos para serem considerados de natureza (estrutura ou organizao) neurtica, borderline ou psictica. Caracteriza um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexvel e prejudicial a si prprio e/ou aos conviventes. A conceituao e a classificao dos transtornos psquicos em geral como doena podem ser encontrados no Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM IV e na Classificao Internacional de Doenas CID 10. Esses instrumentos de referncia so encontrados disponveis amplamente na internet.

28 Generalidades Para se falar de personalidade preciso entender o que vem a ser um trao de personalidade. O trao um aspecto do comportamento duradouro da pessoa; a sua tendncia sociabilidade ou ao isolamento; desconfiana ou confiana nos outros. Um exemplo: lavar as mos um hbito, a higiene um trao, pois implica em manter-se limpo regularmente escovando os dentes, tomando banho, trocando as roupas, etc. Pode-se dizer que a higiene um trao da personalidade de uma pessoa depois que os hbitos de limpeza se arraigaram. O comportamento final de uma pessoa o resultado de todos os seus traos de personalidade. O que diferencia uma pessoa da outra a amplitude e intensidade com que cada trao vivido. Por conveno, o diagnstico s deve ser dado a adultos, ou no final da adolescncia, pois a personalidade s est completa nessa poca, na maioria das vezes. Os diagnsticos de distrbios de conduta na adolescncia e pradolescncia so outros. Transtorno de Personalidade Dependente Caracterizam-se pelo excessivo grau de dependncia e confiana nos outros. Estas pessoas precisam de outras para se apoiar emocionalmente e sentiremse seguras. Permitem que os outros tomem decises importantes a respeito de si mesmas. Sentem-se desamparadas quando sozinhas. Resignam-se e submetem-se com facilidade, chegando mesmo a tolerar maus tratos pelos outros. Quando postas em situao de comando e deciso essas pessoas no obtm bons resultados, no superam seus limites. Aspectos essenciais incapaz de tomar decises do dia-a-dia sem uma excessiva quantidade de conselhos ou reafirmaes de outras pessoas; Permite que outras pessoas decidam aspectos importantes de sua vida como onde morar, que profisso exercer; Submete suas prprias necessidades aos outros; Evita fazer exigncias ainda que em seu direito; Sente-se desamparado quando sozinho, por medos infundados; Medo de ser abandonado por quem possui relacionamento ntimo; Facilmente ferido por crtica ou desaprovao. Transtorno de Personalidade Esquizide Como se caracteriza? Primariamente pela dificuldade de formar relaes pessoais ou de expressar as emoes. A indiferena o aspecto bsico, assim como o isolamento e o distanciamento social. A fraca expressividade emocional significa que estas pessoas no se perturbam com elogios ou crticas. Aquilo que na maioria das vezes desperta prazer nas pessoas, no diz nada a estas pessoas, como o sucesso no trabalho, no estudo ou uma conquista afetiva (namoro). No perde o contacto com a realidade, mas tem pensamento aos devaneios. No sabem expressar a agressividade e no sabem enfrentar situaes perturbadoras. Tem dificuldade em se aproximar de outras pessoas. Tende-se a apegar-se a um ou outro membro da famlia. Mostra-se desinteressado e desligado,

29 contudo desenvolve sentimentos persecutrios ou de grandeza. Esses casos no devem ser confundidos com distimia. Aspectos essenciais Poucas ou nenhumas atividades produzem prazer; Frieza emocional, afetividade distante; Capacidade limitada de expressar sentimentos calorosos, ternos ou de raiva para como os outros; Indiferena a elogios ou crticas; Pouco interesse em ter relaes sexuais; Preferncia quase invarivel por atividades solitrias. Tendncia a voltar para sua vida introspectiva e fantasias pessoais; Falta de amigos ntimos e do interesse de fazer tais amizades; Insensibilidade a normas sociais predominantes como uma atitude respeitosa para com idosos ou queles que perderam uma pessoa querida recentemente. Sua etiologia pode estar associada a uma vida na infncia para escapar das dificuldades em vez de enfrent-las, de fazer relacionamentos com outras pessoas, como no perodo escolar. Na adolescente no participa de competies. Narcisisticamente ele se protege afastando de qualquer objeto que o fira regredindo onipotncia infantil. Transtorno de Personalidade Ansiosa (evitao) Caracteriza-se pelo padro de comportamento inibido e ansioso com autoestima baixa. um sujeito hipersensvel a crticas e rejeies, apreensivo e desconfiado, com dificuldades sociais. tmido e sente-se desconfortvel em ambientes sociais. Tem medos infundados de agir tolamente perante os outros. Aspectos essenciais facilmente ferido por crticas e desaprovaes; No costuma ter amigos ntimos alm dos parentes mais prximos; S aceita um relacionamento quando tem certeza de que querido; Evita atividades sociais ou profissionais onde o contato com outras pessoas seja intenso mesmo que venha a ter benefcios com isso; Experimenta sentimentos de tenso e apreenso enquanto estiver exposto socialmente; Exagera nas dificuldades, nos perigos envolvidos em atividades comuns, porm fora de sua rotina; Por exemplo, cancela encontros sociais porque acha que antes de chegar l j estar muito cansado. Transtorno de Personalidade Obsessiva Tendncia ao perfeccionismo, comportamento rigoroso e disciplinado consigo e exigente com os outros. Emocionalmente frio. uma pessoa formal, intelectualizada, detalhista. Essas pessoas tendem a ser devotadas ao trabalho em detrimento da famlia e amigos, com quem costuma ser reservado, dominador e inflexvel. Dificilmente est satisfeito com seu prprio desempenho, achando que deve melhorar sempre mais. Seu perfeccionismo o faz uma pessoa indecisa e cheia de dvidas. Os traos predominantes nessa personalidade so: a ordem, a meticulosidade, a preocupao com detalhas, as regras e as formalidades e, ainda, so limpas, frias, racionais, aparentemente muito confiantes em si mesmas, inteligentes e moralmente

30 integras. Em contra partida so inseguras, so intolerantes com as outras pessoas. Tem poucos amigos. O meio o aceita e o acolhe, caso haja desajustes o meio o rejeita vigorosamente. Estas caractersticas de obsesso rigidamente voltadas para a perfeio, somadas ao medo de que algo pode no estar perfeito fazem com que estas pessoas tenham muita dificuldade para terminarem aquilo que comearam. No importa quo boa esteja realizao em pauta, mas sim a obsessiva impresso de que algo esteja faltando, algo no esteja correto ou imperfeito. Os obsessivos tm dificuldade em expressar sentimentos de ternura, compaixo e compreenso aos sentimentos e comportamentos dos outros. Quando eles se do ao luxo do lazer e recreao, fazem isso com tanto planejamento e meticulosidade a ponto de sacrificarem o prprio prazer em benefcio das regras e normas para que tenham prazer. Segundo a tica da teoria psicanaltica esta personalidade tem seu desenvolvimento originrio, na fase anal. Nessa fase ocorre o controle dos esfncteres. O controle dos esfncteres passa por um processo de amadurecimento e esse processo depender da relao que se estabelece entre criana e me. Transtorno Personalidade Paranide - Caracteriza-se pela tendncia desconfiana de estar sendo explorado, passado para trs ou trado, mesmo que no haja motivos razoveis para pensar assim. A expressividade afetiva restrita e modulada, sendo considerado por muitos como um indivduo frio. A hostilidade, irritabilidade e ansiedade so sentimentos freqentes entre os paranide. O paranide dificilmente ri de si mesmo ou de seus defeitos, ao contrrio ofende-se intensamente, geralmente por toda a vida quando algum lhe aponta algum defeito. As pessoas com Transtorno Paranide da Personalidade so extremamente sarcsticas em suas crticas, irnicas ao extremo nos comentrios e contornam as eventuais situaes constrangedoras recorrendo a artimanhas teatrais e chantagens emocionais. No toleram crticas dirigidas sua pessoa e qualquer comentrio neste sentido entendido como declarao de inimizade.

Aspectos essenciais Excessiva sensibilidade em ser desprezado; Tendncia a guardar rancores recusando-se a perdoar insultos, injrias ou injustias cometidas; Interpretaes errneas de atitudes neutras ou amistosas de outras pessoas, tendo respostas hostis ou desdenhosas; Tendncia a distorcer e interpretar maleficamente os atos dos outros; Combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desproporo situao real; Repetidas suspeitas injustificadas relativas fidelidade do parceiro conjugal; Tendncia a se autovalorizar excessivamente; Preocupaes com fofocas, intrigas e conspiraes infundadas a partir dos acontecimentos circundantes.

31 Sua origem est associada ao contexto familiar onde atmosfera de dvida, incertezas e insegurana. Transtorno Personalidade Ciclotmica a personalidade ciclotmica marcada por perodos altamente e repetitivos de elao e depresso. Na elao, entusiasmado, otimista, ambicioso, cordial, etc. Na depresso, tudo se inverte. tomado por sentimentos de inferioridade menos valia. Tem uma exagerada oralidade. No meio, onde essa pessoa criada, h situaes ambguas de satisfao ou frustrao sempre em tom ameaador. Transtorno de Personalidade Esquizide Pessoa que demonstra timidez, hipersensibilidade, fuga as relaes ntimas ou competitivas. excntrica. No perde o contacto com a realidade, mas tem pensamento aos devaneios. No sabem expressar a agressividade e no sabem enfrentar situaes perturbadoras. Tem dificuldade em se aproximar de outras pessoas. Tende-se a apegar-se a um ou outro membro da famlia. Mostra-se desinteressado e desligado, contudo desenvolve sentimentos persecutrios ou de grandeza. narcisista. Gosta de contactos intelectuais, sendo sexualmente frio e distante. Freqentemente absorvem-se em certas obsesses acerca de dietas esdrxulas, programas de sade alternativos, movimentos religiosos e filosficos incomuns, esquemas de aperfeioamento scio-culturais, associaes mais ou menos secretas de assuntos esotricos. Embora paream absortos em devaneios fantasiosos e fantsticos, no perdem a capacidade de reconhecer a realidade. No obstante os Esquizides podem oferecer ao mundo idias realmente criativas e originais. Sua origem pode estar associada a uma vida na infncia para escapar das dificuldades em vez de enfrent-las, de fazer relacionamentos com outras pessoas, como no perodo escolar. Na adolescncia no participa de competies. Protege-se afastando de qualquer objeto que o fira regredindo onipotncia infantil. Transtorno de Personalidade Explosiva tambm conhecida como essa personalidade epilptica e epileptide. Marca principal o comportamento habitual de uma exploso de raiva com agressividade verbal e fsica. So pessoas de fcil excitao diante de um ambiente que no capaz de controlar-se. Estes distrbios so caracterizados pela instabilidade do estado de nimo com possibilidades de exploses de raiva, dio, violncia ou afeio. A agresso pode ser expressa fisicamente ou verbalmente e as exploses fogem ao controle das pessoas afetadas. Entretanto, tais indivduos no tem conduta antissocial e, pelo contrrio, so simpticas, bem falantes, sociveis e educadas quando fora das crises. Aps as atitudes explosivas de raiva e agresso, sobrevm arrependimento e culpa. So pessoas que escondem atrs de uma mascara de condies normais de vida, a egocentricidade, pedantismo, circunstancialidade e religiosidade.

32 Transtorno de Personalidade Histrinica Histrica: Caracteriza-se pela tendncia a ser dramtico, buscar as atenes para si mesmo, ser um eterno "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, ftil, exigente e lbil (que muda facilmente de atitude e de emoes). Aspectos essenciais. Busca freqentemente elogios, aprovaes e reafirmaes dos outros em relao ao que faz ou pensa; Comportamento e aparncia sedutores sexualmente, de forma inadequada; Abertamente preocupada com a aparncia e atratividade fsicas; Expressa as emoes com exagero inadequado, como ardor excessivo no trato com desconhecidos, acessos de raiva incontrolvel, choro convulsivo em situaes de pouco importncia; Sente-se desconfortvel nas situaes onde no o centro das atenes; Suas emoes apesar de intensamente expressadas so superficiais e mudam facilmente; imediatista, tem baixa tolerncia a adiamentos e atrasos; Estilo de conversa superficial e vago, tendo dificuldades de detalhar o que pensa; s vezes, devido sua excepcional teatralidade, esta tendncia em polarizar as atenes perfeitamente dissimulada sob o papel de coitadinho (a), ou de um retraimento social to lamentvel que capaz de chamar mais a ateno que uma participao mais normal. As mes com esta personalidade podem idealizar manobras que objetivam fazer seus filhos se compadecerem de seu estado "lastimvel" e provocar arrependimentos vrios. So pessoas que esto sempre a se queixar de incompreenso, mas jamais tentam compreender os outros ou entender que os outros no tm obrigao de compreend-los. Segundo Mariano (2010), a histria de vida dessas pessoas marcada por relacionamentos perturbados desde a infncia, com traumas de separao e abandono por parte dos pais e de adultos significantes. Esses traos parecem estar mais associados s mulheres, contudo tambm tem se desenvolvido em homens que tm uma frgil sexualidade. Transtorno de Personalidade Anti-Social - Caracteriza-se pelo padro social de comportamento irresponsvel, explorador e insensvel constatado pela ausncia de remorsos. Essas pessoas no se ajustam s leis e regras simplesmente por no quererem, riem-se delas, freqentemente tm problemas legais e criminais. Freqentemente manipulam os outros em proveito prprio, dificilmente mantm um emprego ou um casamento por muito tempo. So pessoas no socializadas e que desenvolvem constantes conflitos ao longo do tempo com a sociedade. Tm dificuldades em manter ligaes importantes, ou se manter leais a algum, grupo ou valores sociais. Insensibilidade, busca por prazer imediatos, egostas, irresponsveis, incapazes de sentimentos de culpa marcas indelevelmente essa personalidade. Utilizam constantemente de mentira para sustentar as suas posies contrrias ao status quo. Tendncia a culpar os outros ou defender-se com raciocnios lgicos, porm improvveis. Pesquisas tem mostrado que essas pessoas geralmente, so de lares desarmnicos, quase sempre filhos no desejados e ilegtimos. A figura

33 materna sofrida, tem conflitos no casamento, muitas vezes chega a se separar. Quase sempre quando criana foi vitima de abandono sem referencia familiar fixo. Essa dinmica possibilita o desenvolvimento delinqente face s frustraes, agresses, rejeio at o desapego total ou da constituio de vnculos sociais. Porm, quando essas caractersticas no so identificadas em pessoas com personalidade antissocial deve-se verificar a hereditariedade ou leses cerebrais. Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva So indivduos que se mostram agressivos passivamente atravs de teimosia, criao de obstculos e ineficincia intencional. No so hostis, mas fica clara sua forma de atuao contrria. No expressam seus sentimentos abertamente, mas carregam ressentimentos inmeros por causa disso. So pessoas dependentes quando no so atendidos em seus desejos. Tem um comportamento servil e de inrcia total. s vezes, essas pessoas podem fazer crticas ou se tornarem excessivamente exigentes. Psicanaliticamente essa personalidade tem pontos de contato com os tipos de carter oral e sdico-anal, marcado por um ambiente exigente e sem o devido enfrentamento (atitude de passividade) por parte da pessoa, pelo contrrio vindo a regresso. Transtorno Personalidade Passivo- Dependente Caracterizam-se pelo excessivo grau de dependncia e confiana nos outros. Estas pessoas precisam de outras para se apoiar emocionalmente e sentiremse seguras. Permitem que os outros tomem decises importantes a respeito de si mesmas. Sentem-se desamparadas quando sozinhas. Resignam-se e submetem-se com facilidade, chegando mesmo a tolerar maus tratos pelos outros. Quando postas em situao de comando e deciso essas pessoas no obtm bons resultados, no superam seus limites. Aspectos essenciais incapaz de tomar decises do dia-a-dia sem uma excessiva quantidade de conselhos ou reafirmaes de outras pessoas; Permite que outras pessoas decidam aspectos importantes de sua vida como onde morar, que profisso exercer; Submete suas prprias necessidades aos outros; Evita fazer exigncias ainda que em seu direito; Sente-se desamparado quando sozinho, por medos infundados; Medo de ser abandonado por quem possui relacionamento ntimo; Facilmente ferido por crtica ou desaprovao. Esse tipo personalidade marcada pelo desamparo e fraqueza total de tomar iniciativas. Sua forma de funcionar atravs da manipulao das pessoas projetando nelas o tipo ideal que as pode proteger.

34 Provavelmente a etiologia dessa personalidade esteja associada a uma dinmica familiar onde prevaleceu dependncia nas relaes, entre pais e filhos ou entre os cnjuges. Transtorno de Personalidade Inadequada-pessoas com essa personalidade so incapazes de enfrentar s demandas da vida em termos sociais, profissionais ou mesmo fsicas. So imaturas e se apresentam inaptas, instveis com pobre juzo crtico. No entanto, so capazes de estabelecer relaes interpessoais afetivas significantes e no tendem a se isolar em si mesmas. Suas repostas diante da vida so fracas e seu ajuste psicossocial precrio. No param em emprego e seus contactos com as pessoas raramente so produtivos. Sua inadequao e falta de preocupao do a impresso de deficincia mental. Etiologicamente essas pessoas advm de uma socializao onde h pobreza ou desvantagens sociais extremas conduzindo a um processo inibitrio. Desenvolve um sentimento mgico diante da vida, tipo prncipe encantado ou no aguardo de um super-heri ou de um messias. Transtorno de personalidade narcisista - Pessoas arrogantes, orgulhosas e que se acham superiores e mais especiais que os outros. Esses indivduos passam uma grande impresso de que so metidos, egostas ou antipticos, sendo que demonstram pouca empatia para com outros, no se importando com sentimentos alheios e podem ser frios emocionalmente de to orgulhosos. Eles frequentemente se acham "os melhores", "os mais lindos", "os mais ricos" etc. e exigem ser atendidos pelos melhores mdicos, pelos melhores professores etc. por causa de sua suposta "superioridade". Eles frequentemente podem se cuidar em excesso para mostrar s outras pessoas o quanto eles so mais bonitos e anseiam por elogios no para receber ateno, e sim apenas para alimentar seu prprio ego superior. Indivduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admirao e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relaes sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situaes. No se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.

4.1 SADE/ DOENA MENTAL


Sade mental um termo usado para descrever um nvel de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausncia de uma doena mental. Na perspectiva psicologica sade mental pode incluir a capacidade de um indivduo de apreciar a vida e procurar um equilbrio entre as atividades e os esforos para atingir a resilincia psicolgica. A sade mental um fenmeno com determinantes biolgicos, psicolgicos e sociais, necessrio considerar essas trs perspectivas na sua promoo e na abordagem teraputica daqueles que

35 sofrem. A rea da sade mental tem como caracterstica o trabalho multidisciplinar, pois seu objeto de trabalho a mente humana. A complexidade desse trabalho exige preparo tcnico e capacitao por parte do profissional de mltiplas formaes que atuam nessa rea. Resumindo - Sade Mental poderia ser entendida como o equilbrio psquico que resulta da interao da pessoa com a realidade. Essa realidade o meio circundante que permite pessoa desenvolver suas potencialidades humanas e, normalmente, essas potencialidades esto estreitamente associadas satisfao das necessidades humanas. Quando pessoa por fatores internos ou externos e colocados situao de risco ela adoece.

4.1 DEPRESSO
Depresso (tambm chamada de transtorno depressivo maior) um problema mdico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois so essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angstia ou sensao de vazio e reduo na capacidade de sentir satisfao ou vivenciar prazer. O estado depressivo diferencia-se do comportamento "triste" ou melanclico que afeta a maioria das pessoas, por se tratar de uma condio duradoura de origem neurolgica acompanhada de vrios sintomas especficos. Ou seja, depresso no tristeza. uma doena que tem tratamento. Estima-se que cerca de 15 a 20% da populao mundial, em algum momento da vida, sofreu de depresso. A depresso mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo pode se manifestar em crianas e adolescentes como separao dos pais, problemas na escola, rejeio e principalmente Bullying. A ocorrncia em mulheres o dobro da ocorrncia em homens. Resumindo: a depresso pode ser definida como uma tristeza profunda, melancolia involuntaria, que coloca o indivduo em estado de prostao emocional, paralizando a iniciativa para todo tipo de atividade, para tomada de decises, com perda de perspectivas para o amanh, ( As minhas lagrimas tem sido o meu alimento de dia e de noite... Sl42:3 O Senhor vela pelo simples; achava-me prostrado, e Ele me salvou. Sl116:6) O salmista Davi enfrentou momentos de depresso, Sl. 61; Sl. 55 Sl. 51 e ainda no salmo 116:3 o escritor fala do terror da angstia. O profeta Elias I Rs19, enfrenta um estado depressivo aps grande vitria.

4.1.1 CAUSAS DA DEPRESSO

36 As causas da depresso so inmeras e controversas. Acredita-se que a gentica, doena relacionadas com a glandula tireide, uso prolongado de antibiotico, quimioterapia, perdas (morte), desajustes financeiros, falta de emprego, rompimento de realcioanmentos, experiencias amargas na infncia (maus tratos abusos fsicos ou verbais) dependncia qumica, pecado no confessado, alterao nos nveis de serotonina (essa substancia existente no cerebro age diretamente no controle de humor e das sensaes de bem-estar), desequilbrio funcional dos neurotranmissores, que conduzem impulsoss eltricos de uma clula para a outra, alimentao, stress(esgotamneto fsico, emocional e espiritual, I Reis 19:1 a 18) estilo de vida, separao dos pais, rejeio, problemas na escola, acidentes, ambiente de trabalho, eventos traumaticos, perdas significativas e outros fatores esto relacionados com o surgimento ou agravamento. Segundo Collins (2004), a causa da depresso pode ser agrupada em duas grandes categorias: gentico-biolgicas e psicolgicocognitivas. Na gentico-biologicas, muitas vezes a depresso tem causa fisica, vulnerabilidade gentica, sedentarismo, efeito colaterais de medicamento, dieta impropria, disfuno neuroquimica, disturbio gladulares-hormonal, tumores no cerebro. Na psicolgico-cognitiva, pesquisa tem mostrado que fatores psicologicos, de desenvolvimento, interpessoais, espirituais e outras influenciam no fsicas so a causa de muitos estados depressivos. (Historia de vida familkiar, stresse e perdas importantes, desespero aprendido, causas cognitivas, ira, pecado e culpa). (Collins, 2004).

4.1.2 SINTOMAS

Ansiedade; Afastamento de amigos ou pessoas; Cansao e perda de energia; Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras actividades; Vontade de chorar ou chora s escondidas; Tem maus resultados escolares, devido incapacidade em se concentrar; Vontade de ficar s. Afasta-se de tudo e todos; No querer ouvir barulhos ou querer msica ou barulhos em altos berros (pois uma forma de se alhear e afastar do que se passa sua volta); Sentimento de tristeza persistente; Problemas de autoconfiana e autoestima; Sente-se triste e abatida sem conseguir encontrar algo que a anime ou que lhe consiga despertar interesse; Dificuldade de concentrao e de tomar decises; Sentimentos de culpa, desesperana, desamparo, solido, ansiedade ou inutilidade;

37

Alteraes no sono; Dificuldade em adormecer acordar muito mais cede do que o habitual, dormir em excesso ou pesadelos; Medo de executar determinada tarefa; ou medo do que possa acontecer se falhar. Vive obcecada com a sua incapacidade ou com o que possa acontecer a outrem se ela falhar; Isolamento: evitar outras pessoas; Perda de apetite com diminuio do peso ou compulso alimentar; Pensamentos de suicdio e morte; Inquietao e irritabilidade; Auto-agresso; Mudanas na percepo do tempo; Acessos de choro; Possveis mudanas comportamentais como agresso ou irritabilidade; Medo ou sensao de ser ou estar sendo abandonado; Desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentao. Isso deixou de lhe interessar;

Algumas pessoas apresentam apenas alguns dos sintomas, outros apresentam inmeros sintomas, com intensidade variada. Pessoas deprimidas tm frequentemente pensamentos mrbidos e a taxa de suicdio entre depressivos 30 vezes maior do que a mdia da populao em geral. A depresso considerada em vrias partes do mundo como uma das doenas com mais alta taxa de mortalidade. O pensamento depressivo faz com que a pessoa veja sempre o lado negativo do mundo: Pensamentos negativos; Expectativas altas e irracionais; Erros de julgamento. Resumindo - A depresso uma doena da mente e do corpo. Muitas pessoas tm ambos os sintomas, fsicos e psicolgicos, mas a natureza exata da doena varia de uma pessoa para outra. Nas pessoas que sofrem de depresso h pouco suprimento de trs importantes neurotransmissores: Dopamina Serotonina Noradrenalina A constituio psicolgica tambm desempenha papel na vulnerabilidade depresso. FATORES QUE TORNAM O INDIVIDUO PREDISPOSTO DEPRESSO Genes; Personalidade;

38 Meio familiar; Padres de pensamento; Controle limitado sobre seu destino; Stress; Acontecimentos da vida (grande investimento de energia); Distrbios fsicos; Falta de luz solar; Sexo; Tratamento da depresso: Terapias psicolgicas- (tratamento mais popular, pois no adota medicamentos). Consiste na conversa sobre as coisas que esto perturbando. Medicamentos antidepressivos

4.1.3 Alguns tipos de depresso


Os sintomas da depresso nas crianas podem ser diferentes das dos adultos, incluindo tristeza persistente, incapacidade de se divertir com suas atividades favoritas, irritabilidade acentuada, queixas frequentes de problemas como dores de cabea e clicas abdominais, mau desempenho escolar, desnimo, concentrao ruim ou alteraes nos padres de sono e de alimentao.

4.2 Depresso crnica (distimia)


A distimia, no entanto, um estado depressivo crnico que costuma aparecer j na adolescncia ou mesmo na infncia A depresso crnica leve, ou distimia, caracteriza-se por vrios sintomas tambm presentes na depresso maior. Os sintomas so descritos como uma "leve tristeza" que se estende na maioria das atividades. Em geral, no se observa distrbios no apetite ou no desejo sexual, mania, agitao ou comportamento sedentrio. Os distmicos cometem suicdio na mesma proporo dos deprimidos graves. Talvez devido durao dos sintomas, os pacientes com depresso crnica no apresentam grandes alteraes no humor ou nas atividades dirias, apesar de se sentirem mais desanimados e desesperanosos, e serem mais pessimistas. A pessoa com Distimia passa a vida sendo considerada pelos outros como sendo baixo astral, melanclica, que v tudo pelo lado negativo.

4.2.1Causas da distimia

39 Existem muitos fatores que contribuem para o aparecimento da Distimia, mas nenhum causa nica do seu desenvolvimento. Ela causada por um conjunto de fatores, como relaes familiares complicadas na infncia; pais abusivos, agressivos, e distmicos. A probabilidade aumenta em famlias que tenham mais membros que sofram de depresso, pnico ou outras patologias ligadas a Distrbios de metabolismo de Serotonina. Para cada homem existem cerca de 3 mulheres com distimia.

4.3 Depresso ps-parto


Em algumas situaes ps-parto surge depresso que chamada de "depresso ps-parto". Este tipo de depresso pode dever-se a perturbaes e alteraes de causa emocional e/ou hormonal, uma vez que o corpo da mulher sofre demasiadas alteraes com o nascimento de um beb. Por vezes surgem desconfortos e sensaes de dores de costas que podem agravar o estado emocional e hormonal da recente me. Estas queixas por vezes agravam o estado emocional e precisam ser verificadas. Os partos naturais e as alteraes que a bacia sofre para o nascimento do beb podem criar alteraes quer em nvel da bacia quer em nvel da coluna, que podem agravar o estado emocional da mulher. Estas alteraes podem estar na origem de depresses de causas fsicas. Sentir-se inquieta ou irritada. Sentir tristeza, depresso ou chorar muito. Falta de energia. Ter dor de cabea, dor no peito, palpitaes no corao, falta de sensibilidade ou hiperventilao (respirao rpida e superficial). No ser capaz de dormir, muito cansao, ou ambos. Perda de peso e no ser capaz de comer. Comer demais e ganho de peso. Problema de concentrao falta de memria e dificuldade de tomar decises. Ficar exageradamente preocupada com o beb. Sentimento de culpa e inutilidade. Ficar com medo de machucar o beb ou a si mesma. Falta de interesse em atividades prazerosas, incluindo o sexo.

4.3.1 O que causa a depresso ps-parto?


No se sabe ao certo o que causa a depresso ps-parto. Mudanas hormonais no corpo da mulher podem disparar os sintomas. Durante a gravidez a quantidade dos hormnios estrognio e progesterona aumentam de forma significativa. Nas primeiras 24 horas aps o parto a quantidade desses hormnios baixa rapidamente e continua a cair at a quantidade anterior gravidez. Pesquisadores acreditam que essas mudanas

40 hormonais possam ocasionar a depresso, j que pequenas alteraes nos nveis de hormnios podem afetar o humor da mulher antes da menstruao. Os nveis de tireide tambm baixam bastante depois do parto. Nveis baixos de tireide podem causar sintomas que podem ser sentidos como depresso: mudanas de humor, fadiga, agitao, insnia e ansiedade. Um simples teste de tireide pode dizer se esta condio est causando a depresso ps-parto. Em caso positivo, o mdico pode receitar medicamentos para a tireide. Outros fatores que podem contribuir para a depresso ps-parto so: Sentir cansada depois do parto, padro de sono irregular e falta de descanso suficiente geralmente impedem que a me recupere sua fora total por semanas, especialmente se ela tiver sofrido cesariana; Sentir super-ocupada com um novo beb para cuidar e duvidar da sua capacidade de ser uma boa me; Sentir estresse em virtude das mudanas na rotina de casa e do trabalho. Algumas vezes a mulher pensa que deve ser uma "superme" perfeita, o que no realista e provoca estresse; Ter sentimentos de perda - perda de controle, perda de identidade (quem era antes do beb), perda da silhueta magra; Ter menos tempo livre e menor controle sobre o tempo. Ter que ficar dentro de casa por perodos mais longos e menos tempo para passar com o pai do beb;

4.4 DEPRESSO BIPOLAR:


Trata-se de um transtorno mental em que o humor assume autonomia, deixando de responder adequadamente ao que seria esperado, com variaes diversas. Euforia; Agitao; Aumento de energia; Agressividade; Explosividade Impulsividade; Aumento de riscos e gastos; Distrao; (plo positivo) Apatia; Desnimo; Tristeza; Ansiedade; Falta de prazer (plo negativo); Fatores de influncia: Incidentes, ou acontecimentos fortes como mudanas, a troca de emprego (stress), o fim do casamento, morte, perdas significativas entre outros. Parentes que apresentem esse problema (80 a 90% dos pacientes tambm tem familiares com o transtorno) e a morte de pessoa querida. O incio da doena pode se dar em torno em torno de 20 a 30 anos de idade, ou aps os 70 anos, mas tambm h casos na adolescncia e infncia.

41 O transtorno bipolar afeta homens e mulheres na mesma proporo. A depresso Bipolar pode ser dividida em dois tipos: O tipo I e o tipo II.

Tipo I

A persistncia dos episdios de humor pode durar de algumas semanas a meses, a mania inclui euforia, aumento de energia, a expansividade, otimismo exagerado, atitudes arriscadas e ousadas, diminuio da necessidade de sono e disperso, o que est errado nesse estado manaco a sensao de estar superfeliz, excitado e supermaravilhoso (ou superagressivo e arrogante), mesmo sem motivo aparente. No incomum que extremos de humor levem ao prejuzo pessoal, suicdio, no momento de depresso ou turbulncia. Mania? O termo mania popularmente entendido como tendncia a fazer vrias vezes mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor.

Tipo II

Caracteriza-se por no apresentar episdios de mania, mas de hipomanaca com depresso. A fase manaca mais branda e curta, os sintomas so semelhantes, mas as depresses, por outro lado, podem ser profundas. Pode ter incio na adolescncia, com oscilao de humor, mas uma parte dos pacientes s expressos a fase depressiva, ao redor dos 40 anos.

Tratamento

sempre medicamentoso. Quando a fase manaca muito forte, difcil tratar fora de um hospital. A psicoterapia tem um papel importante, mas no na fase aguda. O ltio a medicao de primeira escolha, mas no necessariamente a melhor para todos os casos. Freqentemente necessrio acrescentar os anticonvulsivantes como o tegretol, o trileptal, o depakene, o depakote, o topamax. A famlia pode ajudar as pessoas com esse transtorno. Antes de tudo preciso combater o medo, porque ele que aparece primeiro. Depois, tentar no agir agressivamente contra a pessoa na fase de euforia. No comeo, ela at engraada, de pensamento gil e criativo. Se os familiares no estiverem inseguros e temerosos, podero convenc-la a procurar atendimento para um diagnstico diferencial, a fim de eliminar possveis causas imediatas da doena.

42 No Brasil existe uma associao de apoio a pacientes com esse transtorno bipolar: a ABRATA, Associao Brasileira de Transtornos Afetivos, que tem site na internet http: www.abrata.com.br>

4.5 Depresso senis


A senectude uma etapa da vida com caractersticas biolgicas e sociais peculiares. No crebro do ancio modifica-se a quantidade de neurotransmissores, os neuroreceptores tm diferente sensibilidade e o nmero de neurnios diminui notavelmente. Este ltimo fenmeno influencia na memria e na ateno. No resto do organismo h tambm mudanas: os rins diminuem a sua capacidade de excreo, o fgado v atenuado a sua capacidade de metabolizao. E tudo isso assume grande importncia no caso de pacientes recebendo tratamento farmacolgico. Do ponto de vista social, o indivduo torna-se, de um dia para o outro, laboralmente improdutivo. Freqentemente seu status dentro da famlia modificado, e o sentimento de incapacidade para iniciar novas tarefas ou para se iludir com novos projetos aparece com freqncia. Estas mudanas biolgicas e sociais do lugar a que certas depresses apresentem tambm aspectos clnicos e teraputicos diferenciados. certo que a depresso no ancio pode manifestar-se exatamente da mesma forma que na idade adulta. Quando assim sucede o diagnstico no complicado e segue os trmites que veremos mais adiante. Todavia, apresenta-se s vezes com caractersticas capazes de confundir os familiares e o mdico. o caso da pseudodemncia depressiva e das depresses involutivas. Caractersticas das Depresses Senis Pseudodemncia depressiva - Alterao da memria; - Alteraes da capacidade de concentrao; - Desorientao espacial e temporal; - Confuso; - Inibio motora; - Alteraes da leitura, do clculo e da expresso; Depresso involuliva - Maior ansiedade; - Hipocondrase; - Histrionismo; - Atitudes negativas; - Maior resistncia a responder ao tratamento com anti-depressivos; - Provavelmente, maior tendncia ao suicdio;

43 A pseudodemncia depressiva Nestes casos produz-se antes do mais uma diminuio das chamadas funes integradoras superiores. O doente freqentemente vtima da confuso. Comete erros no que respeita sua orientao temporal e espacial: no sabe em que dia ou poca nem em que lugar se encontra. Falta-lhe tambm a orientao de si prprio: enganam-se ao recordar a sua idade, o seu domiclio, os nomes dos seus familiares mais prximos. A memria - sobretudo dos fatos mais recentes e a ateno esto muito diminudas. Tambm so afetadas as suas capacidades de leitura, de clculo e de expresso. A depresso involutiva O termo depresso involutiva utiliza-se para designar aquelas depresses aparecendo durante a velhice em indivduos que carecem de antecedentes depressivos. Nestes casos, alm disso, aos tpicos sintomas depressivos acrescenta-se uma marcada atitude negativa, caracterizada por hipocondria (preocupao excessiva com a prpria sade), histrionismo (conduta teatral), maiores manifestaes de ansiedade e uma peculiar resistncia a responder positivamente aos habituais tratamentos antidepressivos.

4.6 Distrbio afetivo sazonal (DAS) (depresso sazonal)


Este distrbio caracteriza-se por episdios anuais de depresso durante o outono ou o inverno, que podem desaparecer na primavera ou no vero. Os sintomas incluem fadiga, tendncia a comer muito doce e dormir demais no inverno, mas uma minoria come menos do que o costume e sofre de insnia. Tenso pr-menstrual (TPM) So exemplos de tratamentos comuns para a depresso:

Medicao; Psicoterapia; Eletroconvulsoterapia; Suplementos alimentares; Atividades fsicas; Assistencia espiritual;

4.6.1Causas
Acredita-se que a ausncia da luz contribui para a produo de um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono chamado serotonina. Outro fator a produo da melatonina (responsvel pelo sono), que produzida em excesso provoca a sensao de cansao e a diminuio de energia.

4.7 ANSIEDADE

44 Ansiedade, nsia ou nervosismo uma caracterstica biolgica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginrio, marcada por sensaes corporais desagradveis, tais como uma sensao de vazio no estmago, corao batendo rpido, medo intenso, aperto no trax, transpirao etc.

4.7.1 Causas
Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, no surgem na vida da pessoa por uma escolha. Ameaa, conflito, medo, necessidades insatisfeitas Acredita-se que vivncias interpessoais e problemas na primeira infncia possam ser importantes causas desses sintomas. Alm disso, existem causas biolgicas como anormalidades qumicas no crebro ou distrbios hormonais. Ansiedade um estado emocional que se adquire como consequncia de algum ato, evento traumatico, stressor.

4.7.2 Consequncias
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da frequncia, pode se tornar patolgica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre patolgica. Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realiz-las. Dessa forma, o termo ansiedade est de certa forma ligado palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realizao de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar. A Ansiedade em nveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depresso, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado bloqueado e isso interfere no s no aprendizado da educao tradicional, mas na inteligncia social. O indivduo fica sem saber como se portar em ocasies sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnao na carreira.

4.7.3 Manifestaes
Reaes: fisicas, psicologicas e espirituais.

4.7.4 Sintomas

Fadiga; Insnia; Falta de ar ou sensao de sufoco; Picadas nas mos e nos ps; Confuso; Instabilidade ou sensao de desmaio; Dores no peito e palpitaes, gastrite, ulceras, alergias;

45

Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mos midas; Boca seca; Contraes ou tremores incontrolveis; Tenso muscular, dores; Necessidade urgente de defecar ou urinar; Dificuldade em engolir; Sensao de ter um "n" na garganta; Dificuldades para relaxar, alterao do humor, perda de concentrao; Dificuldades para dormir; Leve tontura ou vertigem; Vmitos incontrolveis; Desapego da f ou volta a Deus;

4.7.5 Tratamento
O tratamento feito com psicoterapia e medicamentos, dentre os quais ansiolticos e antidepressivos e o exercicio da f. I Pedro 5:7 (... ele tem cuidado de vs).

4.8 Histeria
No atual Manual de Classificao de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a histeria citada na categoria dos transtornos neurticos, relacionados ao estresse e somatoformes, mais especificamente na subcategoria "TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS OU CONVERSIVOS". Esse transtorno caracterizado por uma perda parcial ou completa da integrao normal entre as memrias do passado, conscincia de identidade e sensaes imediata, e controle dos movimentos corporais. "Nos transtornos dissociativos presume-se que essa capacidade de exercer um controle consciente e seletivo est comprometida em um grau que pode variar de dia para dia ou mesmo hora para hora". (CID-10, 1993, p. 149) O paciente histrico caracteriza-se, geralmente, por apresentar um trao denominado "histrinico". Essa palavra estranha significa teatralidade. Assim, esse paciente costuma ter comportamento afetado, exagerado e exuberante, como se estivesse representando um papel. A pessoa extrovertida, dramtica e eloqente; busca sempre chamar a ateno e seu comportamento varia de acordo com as reaes das pessoas ("a platia"). Eles costumam apresentar emoes exageradas, apresentam acessos de mau humor, choro e acusaes, quando deixam de ser o centro das atenes. No incio as pessoas costumam se encantar por esse indivduo, mas a necessidade de ser sempre o centro das atenes acaba minando essa admirao.

4.8.1A histeria no uma doena feminina.


O homem histrinico, alm dos sintomas tpicos apresentados pelas mulheres, costuma ter preocupaes com doenas cardacas, vertigens e dores pelo

46 corpo, alm de preocupao com a aparncia, o modo de falar e de se vestir. Costuma ser to sedutor quanto mulher histrinica.

4.8.2 Quais as caractersticas de uma crise de histeria?


A histeria encarada como uma neurose, podendo manifestar-se com sintomas diversos, estranhos, muitas vezes transitrios. Frequentemente, os pacientes apresentam alteraes das sensaes, como cegueira, surdez, perda da voz, dores ou perda de sensibilidade (anestesia) em determinados locais. Outras queixas comuns so: dores de cabea (at mesmo crises de enxaqueca), contraes da musculatura, dificuldade para caminhar, abrir a boca, elevar os braos, etc. De uma forma geral, os sintomas que o paciente apresenta so muito influenciados pelo seu meio cultural, j que esses indivduos costumam ser muito sugestionveis. Assim, embora a doena seja involuntria (o paciente no controla o surgimento dos sintomas), parece que existe um componente intencional inconsciente. Vale lembrar que esses pacientes no costumam aceitar que existe um componente emocional no surgimento do quadro, atribuindo os sintomas apenas a alteraes orgnicas que ele acredita existirem de verdade.

4.9 SNDROME DO PNICO


Tenho medo, toda vez que me preparo para sair, tenho aquela terrvel onda de medo, sem nenhum motivo. Atemorizo-me pensando que vou ter outra crise de pnico.... De repente, eu senti uma desagradvel sensao no estomago, meu corao disparou, tive dor no peito, dificuldade para respirar, pensei que fosse morrer.

O que o transtorno do pnico? Transtorno do pnico um problema srio de sade. Este distrbio nitidamente diferente de outros tipos de ansiedade, caracterizando-se por crises sbitas, sem fatores desencadeantes aparentes e frequentemente, incapacitantes. Depois de ter uma crise de pnico - por exemplo, enquanto dirige, fazendo compras em uma loja lotada ou dentro de um elevador - a pessoa pode desenvolver medos irracionais (chamados fobias) destas situaes e comear a evit-las. Gradativamente o nvel de ansiedade e o medo de uma nova crise podem atingir propores tais, que a pessoa com o transtorno do pnico pode se tornar incapaz de dirigir ou mesmo pr o p fora de casa. Neste estgio, diz-se que a pessoa tem transtorno do pnico com agorafobia. O distrbio do pnico pode causar impacto to grande na vida cotidiana de uma pessoa como outras doenas mais graves por isso, importante que a pessoa faa um tratamento eficaz e seja compreendida pelos demais.

47

4.9.1 Sintomas fsicos


Os sintomas fsicos de uma crise de pnico aparecem subitamente, sem nenhuma causa aparente (apesar de existir, mas fica difcil de perceber). Os sintomas so como uma preparao do corpo para alguma "coisa terrvel". A reao natural acionar os mecanismos de fuga. Diante do perigo, o organismo trata de aumentar a irrigao de sangue no crebro e nos membros usados para fugir - em detrimento de outras partes do corpo, incluindo os rgos sexuais. Eles podem incluir:

Contrao / tenso muscular, rijeza; Palpitaes (o corao dispara); Tontura, atordoamento, nusea; Dificuldade de respirar (boca seca); Calafrios ou ondas de calor, sudorese; Sensao de "estar sonhando" ou distores de percepo da realidade Terror - sensao de que algo inimaginavelmente horrvel est prestes a acontecer e de que se est impotente para evitar tal acontecimento; Confuso, pensamento rpido; Medo de perder o controle, fazer algo embaraoso; Medo de morrer; Vertigens ou sensao de debilidade;

Uma crise de pnico dura vrios minutos e uma das situaes mais angustiantes que podem ocorrer a algum. A maioria das pessoas que tem uma crise ter outras (se no tratar). Quando algum tem crises repetidas ou sente muito ansioso, com medo de ter outra crise, diz-se que tem transtorno do pnico.

4.9.2 O que causa o transtorno do pnico? Por que ele ocorre?


- De acordo com estudos da fisiologia estudos, o sistema de "alerta" normal do organismo - o conjunto de mecanismos fsicos e mentais que permite que uma pessoa reaja a uma ameaa (sistema nervoso simptico) - tende a ser desencadeado desnecessariamente na crise de pnico, sem haver perigo iminente. Algumas pessoas so mais suscetveis ao problema do que outras. -- Constatou-se que o T.P. ocorre com maior freqncia em algumas famlias, e isto pode significar que h uma participao importante de um fator hereditrio (gentico) na determinao de quem desenvolver o transtorno. Entretanto, muitas pessoas que desenvolvem este transtorno no tm nenhum antecedente familiar. -O crebro produz substncias chamadas neurotransmissores que so responsveis pela comunicao que ocorre entre os neurnios (clulas do sistema nervoso). Estas comunicaes formam mensagens que iro determinar a execuo de todas as atividades fsicas e mentais de nosso organismo (ex:

48 andar, pensar, memorizar, etc.). Um desequilbrio na produo destes neurotransmissores pode levar algumas partes do crebro a transmitir informaes e comandos incorretos. Isto exatamente o que ocorre em uma crise de pnico: existe uma informao incorreta alertando e preparando o organismo para uma ameaa ou perigo que na realidade no existe. como se tivssemos um despertador que passa a tocar o alarme em horas totalmente inapropriadas. No caso do Transtorno do Pnico os neurotransmissores que esto em desequilbrio so: a serotonina e a noradrenalina. -O estresse um dos principais causadores da sndrome do pnico, sendo responsvel por 80% das crises de pnico. As drogas representam outro enorme fator de risco. Desde energticos, estimulantes do sistema nervoso, at, evidentemente, as drogas ilcitas. - Abuso de medicamentos, doenas fsicas, drogas ou lcool. - Reao a um stress ou situao difcil. As causas podem ser: a) PSICOLGICAS: reao a muito stress ou uma situao difcil, cuja soluo tambm seja difcil; b) FSICAS: alteraes no organismo provocadas por medicamentos, doenas fsicas, por abuso de lcool ou de drogas; c) Gentica Familiar: predisposio familiar para doenas psicossomticas Resumindo: ataque repentino de medo sem o objeto presente. uma crise de ansiedade aguda, sendo uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero.

A sndrome do pnico acomete, principalmente, mulheres (na proporo de 2:1 em relao aos homens) no final da adolescncia e incio da juventude, mas pode ocorrer em qualquer idade. 4.9.3 TRATAMENTO DA SNDROME DO PNICO Sem tratamento adequado, a sndrome do pnico altamente incapacitante. No tratamento, so utilizados medicamentos para a crise de pnico, habitualmente antidepressivos, acompanhado de Psicoterapia.

5 Transtorno Alimentar

49 Disfuno alimentar, ou transtorno alimentar, um termo genrico utilizado para qualquer alterao relacionada com a alimentao, seja em nvel metablico, ou psicolgico.

Doenas
As doenas relacionadas alimentao so conhecidas como anorexia, bulimia, desnutrio ou obesidade. No tocante desnutrio, preciso tornar claro que to-somente a gerada por uma disfuno ou desequilbrio psicossomtico do indivduo deve ser qualificada como "disfuno alimentar". Essa observao necessria para distingui-la da forma desnutricional que no foi, por assim dizer, escolhida pelo indivduo, mas, sim, engendrada, de ordinrio, por um complexo cultural-econmico-poltico-social, do qual aquele (o desnutrido) vtima. Pode-se chamar desnutrio exgena a essa forma engendrada de fora para dentro, enquanto desnutrio endgena ser a causada a partir do indivduo. Os transtornos alimentares so mais comuns na adolescncia, as estatsticas mostram que essas disfunes alimentares so mais freqentes nessa faixa etria, quase sempre associadas a algum quadro de disfuno emocional, na dinmica da famlia, da escola, do trabalho enfim, da vida social. Contudo, outras faixas etrias tambm mostram incidncia dessa disfuno alimentar. Fatores como cultura, etnia, idade, entre outros, esto entre os caractersticos dessa ocorrncia. Causas So vrios os motivos apresentados, como por exemplo:

Gentica; Presso da midia para ser magra; Casos de obesidade na famlia; Baixa autoestima autoestima distorcida; Fatores culturais (causa destas doenas afectarem poucos rapazes);

5.1Anorexia
Anorexia nervosa um distrbio alimentar resultado da preocupao exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquitricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se v obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade fsica, jejua, jejua, vomita, tomam laxantes e diurticos. um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidncia esteja aumentando tambm em homens. s vezes, os pacientes anorxicos chegam rapidamente caquexia, um grau extremo da desnutrio e o ndice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos..

5.1.1Sintomas

50

Perda exagerada de peso em curto espao de tempo sem nenhuma justificativa. Nos casos mais graves, o ndice de massa corprea chega a ser inferior a 17,5 kg/cm. Recusa em participar das refeies familiares. Os anorxicos alegam que j comeram e que no esto mais com fome; Preocupao exagerada com o valor calrico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200kcal por dia; .Interrupo do ciclo menstrual (amenorria) e regresso das caractersticas femininas; Atividade fsica intensa e exagerada; Depresso, sndrome do pnico, comportamentos obsessivo-compulsivos; . Viso distorcida do prprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso; Pele extremamente seca e coberta por lanugo (plos parecidos com a barba de milho).

5.1.2Causas.
Diversos fatores favorecem o aparecimento da doena: predisposio gentica, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como smbolo de beleza e elegncia, a presso da famlia e do grupo social e a existncia de alteraes neuroqumicas cerebrais, especialmente nas concentraes de serotonina e noradrenalina. Recomendaes Algumas profisses so consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jqueis, atletas olmpicos, precisam estar atentos para a presso que sofrem para reduzir o peso corporal; A faixa etria est baixando nos casos de anorexia. A famlia precisa observar especialmente as meninas que disfaram o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeies em casa; s vezes, os familiares s do conta do que est acontecendo quando, por acaso, surpreendem a paciente com pouca roupa e vem seu corpo esqueltico, transformado em pele e osso. Nesse caso, urgente procurar atendimento mdico especializado; O ideal de beleza que a sociedade e os meios de comunicao impem est associado magreza absoluta. preciso olhar para esses apelos com esprito critico e bom senso e no se deixar levar pela mensagem enganosa que possam expressar;

51 Se o paciente anorxico estiver correndo risco por causa da caquexia e dos distrbios psiquitricos deve ser internado num hospital para tratamento mdico.

5.1.3Tratamento
A reintroduo dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrrio provocaria grande sobrecarga cardaca. s vezes, necessria a internao hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas. No h medicao especfica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anorxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar. Anorxicos atingem uma grande perda de massa, de modo que o seu ndice de Massa Corporal se reduza a valores inferiores a 17,5 kg/cm. A perda de peso pode ser efetivada por estrita restrio diettica, em adio a exerccios fsicos excessivos; outros, em conjuno a esses mtodos, tambm podem abusar de tcnicas purgativas (provocar-se vmitos, abusar de laxantes ou diurticos, etc.) que acreditam resultar em perda das calorias consumidas, sem necessariamente, como no caso da bulimia, ter antes havido perodos de comilana desenfreada.

5.2 Bulimia
A Bulimia Nervosa um Transtorno Alimentar que se caracteriza pela ingesto de grandes quantidades de alimentos (episdios de comer compulsivo ou episdios bulmicos), seguidos por mtodos compensatrios, tais como vmitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diurticos e prtica de exerccios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia pode no haver perda de peso, e assim mdicos e familiares tm dificuldade de detectar o problema. A doena ocorre mais frequentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer, raramente, em homens e mulheres com mais idade. O que se sente? Ingesto compulsiva e exagerada de alimentos; Vmitos autoinduzidos, uso de laxantes e diurticos para evitar ganho de peso; Alimentao excessiva, sem aumento proporcional do peso corporal; Depresso; Obsesso por exerccios fsicos; Comer em segredo ou escondido dos outros;

52

5.2.1Complicaes mdicas
Inflamao na garganta (inflamao do tecido que reveste o esfago pelos efeitos do vmito); Face inchada e dolorida (inflamao nas glndulas salivares); Cries e leso sobre o esmalte dentrio. Desidratao Desequilbrio eletroltico; Vmitos com sangue; Dores musculares e cimbras;

5.2.2 Causas
Assim como na anorexia, a bulimia nervosa uma sndrome multideterminada por uma mescla de fatores biolgicos, psicolgicos, familiares e culturais. A nfase cultural na aparncia fsica pode ter um papel importante. Problemas familiares, baixa autoestima e conflitos de identidade tambm so fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros. Por definio, bulmicos passam por episdios (pelo menos duas vezes por semana) de comilana desenfreada que resultam num consumo de calorias muito superior ao de uma pessoa normal no mesmo perodo. Seguidos desses episdios, so por eles empregados vrios hbitos que visam compensar o ganho calrico, entre os quais os mais usados so vomitos provocados, tcnicas purgativas; em uma pequena minoria dos casos, porm, bulmicos limitam-se a se exercitar rigorosamente e/ou jejuar por longos perodos, sem provocar a purgao da comida. A bulimia se distingue do tipo purgativo da anorexia, por no haver, o emagrecimento extremo visto na anorexia. Como se desenvolve? Muitas vezes, leva tempo para se perceber que algum tem bulimia nervosa. A caracterstica principal o episdio de comer compulsivo, acompanhado por uma sensao de falta de controle sobre o ato e, s vezes, feito secretamente. Os comportamentos direcionados a controle de peso incluem jejum, vmitos autoinduzidos, uso de laxantes, edemas, diurticos, e exerccios fsicos extenuantes. O diagnstico de bulimia nervosa requer episdios com uma frequncia mnima de duas vezes por semana, por pelo menos trs meses. A fobia de engordar o sentimento motivador de todo o quadro. Esses episdios de comer compulsivo, seguidos de mtodos compensatrios, podem permanecer escondidos da famlia por muito tempo.

53 A bulimia nervosa acomete adolescentes um pouco mais velhas, em torno dos 17 anos. Pessoas com bulimia tm vergonha de seus sintomas, portanto, evitam comer em pblico e evitam lugares como praias e piscinas onde precisam mostrar o corpo. medida que a doena se desenvolvolve, essas pessoas s se interessam por assuntos relacionados comida, peso e forma corporal.

5.2.3 Como se trata?


A abordagem multidisciplinar a mais adequada no tratamento da bulimia nervosa, e inclui psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e abordagem nutricional em nvel ambulatorial. As medicaes antidepressivas tambm tm se mostrado eficazes no controle dos episdios bulmicos. A abordagem nutricional visa estabelecer um hbito alimentar mais saudvel, eliminando o ciclo "compulso alimentar/purgao/jejum". A orientao e/ou terapia familiar faz-se necessria uma vez que a famlia desempenha um papel muito importante na recuperao do paciente.

5.3 Obesidade
A obesidade atualmente atinge cerca de um tero da populao mundial e por isso chamada de epidemia do terceiro milnio. No Brasil, 36% da populao so obesas ou est acima do peso, segundo o IBGE. Esses dados so alarmantes porque a obesidade est associada com vrias doenas, como o diabete, a hipertenso arterial, doenas cardiovasculares (que levam, por exemplo, a derrame cerebral), leses articulares e maiores riscam de certos tipos de cncer. A obesidade um problema mdico srio. Suas causas so mltiplas, envolvendo fatores genticos, metablicos, comportamentais, culturais e sociais. Infelizmente a obesidade costuma ser tratada de forma inadequada porque vem sendo, h muito tempo, entendida como resultado de distrbios psicolgicos ou problemas morais. A presena de problemas psicolgicos decorrentes da obesidade pode influenciar de forma negativa no resultado dos tratamentos para reduo de peso. Por isso, fundamental que eles sejam diagnosticados e tratados de forma responsvel e sria por profissionais capacitados (psiquiatras e psiclogos). Dentre os distrbios psquicos relacionados alimentao, o mais freqente entre obesos o transtorno do comer compulsivo, tambm chamado Transtorno da Compulso Alimentar Peridica (TCAP). Est provado que mais que 30% dos indivduos que buscam tratamento para obesidade tm TCAP; alguns trabalhos chegaram a encontrar taxas de 50%. Cabe ressaltar que 95% dos indivduos com TCAP tambm tm depresso. Outro padro alimentar

54 alterado igualmente freqente em pacientes obesos a Sndrome do Comer Noturno que se caracterizam por hiperfagia (isto , exagero alimentar) noturna, insnia e anorexia matinal. A obesidade altera no s os aspectos fsicos, mas tambm os psquicos e sociais. Na maioria dos obesos mrbidos h alteraes psicolgicas que so importantes no desencadeamento e manuteno da obesidade. O obeso tende a substituir os mais variados desejos pela comida. O emocional abalado pelas dificuldades, limitaes, discriminaes e pelo sofrimento de ser obeso. Algumas pessoas que possui dificuldades na elaborao psquica e associam ansiedade, depresso, medo, angstia e outros estados afetivos a modificaes no padro de ingesto alimentar. Quando enfrentam situaes que provocam desequilbrios emocionais primeira menstruao (menarca), casamento, gravidez, perdas de parentes, separaes essas pessoas tm o impulso de ingerir grandes quantidades de alimentos, como escape para um alvio momentneo da tenso interna. Resumindo - o acmulo excessivo e patolgico de gordura no organismo, acima de quinze por cento do peso normal, o que se observa atravs da comparao entre peso e altura. A obesidade prova alterao fisica e psiquica.

5.4 Desnutrio
causada por dieta inapropriada, hipocalrica e hipoprotica; tambm pode ser causada por m-absoro de nutrientes.

5.4.1 Sintomas e outros Sinais de Alerta


Emagrecimento Cuidado excessivo com a alimentao Desculpas para no comer ou comer sozinha Isolamento, alteraes de humor e Agressividade. Excesso de exerccio fsico Vmito e uso de laxantes Atitude demasiado crtica quanto sua imagem Perda da menstruao

5.4.2Tratamento
O tratamento multidisciplinar, isto , envolve a recuperao do peso normal com acompanhamento nutricional e mdico, a eliminao das causas psquicas atravs de apoio psicolgico e a preveno da recada, sobretudo pelos familiares, mas com apoio de psiclogos. Em casos graves pode ser necessria hospitalizao. Contudo, todos eles podem ser tratados com sucesso, com competente cuidado mdico, nutricional e psicolgico e espiritual.

55

6 A PERDA UM DOS FATORES STRESSORES QUE CAUSA SOFRIMENTO


Segundo Inhauser (1999), as perdas afetam de forma diferente as pessoas. A mesma perda da me pode produzir sentimentos diferentes nos filhos. O sofrimento humano este diretamente ligado a perdas. Para o autor existem seis tipos de perdas bsicas: 1- Perdas materiais (objetos e bens materiais) 2- Perdas relacionais (relaes afetivas: amizades, amor, de trabalho, etc.). 3- Perdas intrapsquicas (decorrentes de bloqueios por trauma que afetam a parte afetiva ou emocional) 4- Perdas funcionais (a perda de um dos membros que impossibilite uma funo plena) 5- Perdas de posies (de cargos ou funes de destaque num determinado contexto social) 6- Perda sistmica (quando no sistema de relacionamento familiar ou funcional h alianas que desestabilizam o sistema em prejuzo da pessoa). importante considerar que as perdas podem ser classificadas em evitveis e inevitveis, temporrias ou permanentes, reais ou imaginarias, por deixar ou por ser deixado. As perdas so sofrimentos reais para toda e qualquer uma que se tenha, grande ou pequena, elas trazem sofrimento, angustia, ansiedade e se no forem trabalhadas trazem adoecimento. Para entender como as perdas afetam a vida das pessoas um professos da Universidade de Washington, aps anos de estudos e pesquisa longitudinal avaliou um grupo de pessoas. A pesquisa resultou numa escala de classificao de valores sobre o impacto da perda na vida da pessoa. Ordem 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 Fato ou evento Morte do cnjuge Divrcio Separao conjugal (sem divrcio) Priso Morte de um parente prximo Acidente pessoal ou enfermidade Casamento Perda do emprego Reconciliao matrimonial Aposentadoria Mudana no estado de sade de membro da famlia Gravidez Dificuldades sexuais Entrada de um novo membro na famlia Mudana na situao financeira Valor 100 73 65 63 63 53 50 47 45 45 44 40 39 39 38

56 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 Morte de um grande amigo Mudana de trabalho Mudana no numero de discusses com o cnjuge Pagamento de emprstimo de valor alto Abertura de emprstimo Mudanas nas responsabilidades no trabalho Filho ou filha saindo de casa Problemas com os parentes Vitrias pessoais extraordinrias Cnjuge comea ou termina um emprego Principio ou final de uma etapa de estudo Mudanas nas condies de vida Mudanas de hbitos pessoais Problemas com o chefe Mudanas nas condies ou horrio de trabalho Mudana de residncia Mudana de escola Mudanas nos hbitos de recreao Mudana nas atividades relacionadas igreja Mudanas de atividades sociais Pagamento de um emprstimo de valor razovel Mudana no horrio de dormir Mudanas no nmero de reunies de famlia Mudanas nos hbitos alimentares Frias Celebrao de natal Violaes menores da lei 37 36 35 31 30 29 29 29 28 26 26 25 24 23 20 20 20 19 19 18 17 16 15 15 13 12 11

7 AUTO ESTIMA
Em psicologia, autoestima inclui a avaliao subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003). Autoestima so a opinio e o sentimento que cada um tem por si mesmo. ter conscincia de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Coisas nem sempre to simples assim. A autoestima, juntamente com o amor-prprio, a base para o ser humano. Ela pode ser entendida como elemento essencial de cura para todas as dificuldades e sofrimento e ainda a cura para todas as doenas de origem emocional e relaes destrutivas. A autoestima comea a se formar na infncia, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Ou seja, as experincias do passado exercem influncia significativa na autoestima quando adultos. Perde-se a autoestima quando se

57 passa por muitas decepes, frustraes, em situaes de perda, ou quando no se reconhecido por nada que faz. O que abala no s a falta de reconhecimento por parte de algum, mas principalmente a falta de reconhecimento por si prprio. Um exemplo bblico de AUTOESTIMA distorcida MEFIBOSETE devido sofrimentos na infncia II Samuel 4:4; 9:1 a 13. Quando a autoestima est baixa a pessoa se sente inadequada, insegura, com dvidas, incerta do que realmente com um sentimento vago de no ser capaz. Como ela mesma no se ama se sujeita a qualquer tipo de relao para ter algum ao seu lado, tornando-se dependente de relaes destrutivas e no conseguindo foras para sair delas. Vale lembrar que esse processo acontece inconscientemente. A pessoa no tem conscincia do por que est agindo assim, apenas sente o sofrimento que pode se expressar em forma de angstia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depresso, punio, doenas. Culpam os outros pelos prprios erros, encaram todas as crticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relaes doentes. O maior indicador de uma pessoa com baixa autoestima quando sente intensa necessidade de agradar, no consegue dizer "no", busca aprovao e reconhecimento por tudo o que faz, sempre querendo se sentir importante para as pessoas, pois na verdade, no se sente importante para si mesma. Com isso, se abandona cada vez mais. A baixa autoestima o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas. A autoestima elevada em contrapartida a condio vivida por pessoas que so elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que tem amor prprio, no vive em conflito e no so ansiosas e inseguras. A autoestima tambm influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-prprio em geral atraem pessoas com a mesma caracterstica, gerando unies saudveis, criativas e harmoniosas. J a baixa autoestima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. Quando h amor-prprio no se deixa envolver nem manter relaes destrutivas. H tambm uma relao direta e muito importante entre desempenho profissional e autoestima, mas esse outro assunto. A autoestima influencia tudo que fazemos, pois o resultado de tudo que acreditamos ser, por isso o autoconhecimento de fundamental importncia para aumentar a autoestima. Ou seja, confiar em si mesmo, respeitar seus limites, reconhecer seus valores, expressar sentimentos, sentir-se competente, capaz e se tornar independente da aprovao dos outros, tudo isso faz com que a autoestima se eleve. Mas um processo gradativo que exige trabalho e conscientizao. Na verdade, todos esto procura de amor. E esse sentimento o que rege tudo o que buscamos, fazemos e somos. Principalmente o amor por si mesmo, que base da construo da autoestima. Jesus disse que devemos amar o prximo como a ns mesmos. Mt. 22:39. Ns somos a imagem e a semelhana

58 de Deus o nosso Pai. Gnesis 1:26. O principio de amor ao prximo e a Deus est diretamente ligado ao amor prprio. I Joo 4:20;21. Amar a si mesmo, no com amor egosta, narcisico, mas amar a si mesmo como feitura das mos do Criador, meu corpo templo do Esprito Santo, imagem e semelhana dele. O INIMIGO tem levado pessoas rejeio atravs de mentiras sobre a autoimagem. Amor comea em Deus e se estende a ns. Ns amamos porque ele nos amou primeiro. (1 Jo 4:19). A fonte inesgotvel Deus. Quando compreendemos e aceitamos o amor de Deus somos motivados a amar. Resumindo: a autoestima a imagem que voc tem de voc.

8 RESILINCIA

A ciencia psicologica tomou esse conceito emprestada da fsica, definiu resilincia como a capacidade do indivduo lidar com problemas, vencer obstculos ou resistir presso de situaes contrarias, adversas - choque, estresse, perdas e etc. - sem entrar em surto psicolgico, sem adoecer. Segundo o pesquisador Job (2003) a resilincia se trata de uma tomada de deciso, ou seja, quando algum se depara com um contexto de tomada de deciso entre a tenso do ambiente e a vontade de vencer. Para o doutor em psicologia clnica Barbosa (2006) a resilincia deve ser entendida como um amlgama de sete fatores: Administrao das Emoes, Controle dos Impulsos, Empatia, Otimismo, Anlise Causal, Auto Eficcia e Alcance de Pessoas. O fator Administrao das Emoes a habilidade de se manter sereno diante de uma situao de stress. Pessoas resilientes quanto a esse fator so capazes de utilizar sinais, pistas que lem nas outras pessoas para reorientar o comportamento, promovendo a auto regulao. Segundo esse autor, quando o sujeito tem dificuldade nessa habilidade, a pessoa encontra dificuldades em cultivar vnculos, e, com freqncia se desgasta na rea emocional e surgem os conflitos com aqueles que quem convive, seja na famlia ou no trabalho. O segundo fator o Controle de Impulsos, que se refere capacidade de regular a intensidade de seus impulsos no sistema muscular (nervos e msculos). a aprendizagem de no se levar impulsivamente para a experincia de uma emoo. Para Barbosa (2006) as pessoas podem exercem um controle frouxo ou rgido do seu sistema muscular, pois esses sistemas esto vinculados regulao da intensidade das emoes. Assim, a pessoa poder viver uma emoo de forma exacerbada ou inibida. O controle desses Impulsos garante a auto-regulao das emoes, ou a possibilidade de dar a devida fora experincia de emoes.

59 O terceiro fator Otimismo. Nesse fator ocorre a resilincia, isto , a crena de que as coisas podem mudar para melhor. H um investimento contnuo de esperana e, por isso mesmo, a convico da capacidade de controlar o destino da vida, mesmo quando o poder de deciso esteja fora das mos. Outro fator a Anlise do Ambiente. a capacidade de identificar precisamente as causas dos problemas e das adversidades presente no ambiente. Essa possibilidade habilita a pessoa a se colocar em um lugar mais seguro, do que se posicionar em situao de risco. A Empatia o quinto fator que constitui a Resilincia, que a capacidade que o ser humano tem de compreender os estados psicolgicos dos outros (emoes e sentimentos) e se colocar no lugar do outro. Barbosa descreve que uma capacidade de decifrar, decodificar a comunicao no verbal e organizar atitudes a partir desta leitura. O sexto fator Auto Eficcia, este se refere convico de ser eficaz nas aes proposta. a crena que a pessoa tem de que resolver seus prprios problemas por meio dos recursos que encontra em si mesmo e no ambiente. O ltimo fator constituinte da Resilincia Alcanar Pessoas. a capacidade que o individuo tem de se vincular as outras pessoas, sem receios e medo do fracasso. Neste o sujeito tem a capacidade de se conectar a outras pessoas com a finalidade de viabilizar a formao de fortes redes de apoio. Segundo Barbosa (2006), esses fatores quando agrupados propiciam a superao da adversidade relacionada ao sentido da vida, no prprio resiliente e no seu prximo e, essa aglutinao que possibilita como resultado a maturidade emocional.

9 CICLO DE VIDA FAMILIAR


Carter & Mcgoldrik (1995), no decorrer do ciclo familiar ocorrem mudanas que geram conflitos e disfunes na dinmica familiar. I - NAMORO Tarefas: - Inicio da separao da famlia de origem; Ensaio para a autonomia; regras da relao; Conhecimento da famlia do outro; Planos e sonhos; Conflitos: -Cimes; Relao de autonomia; dificuldades nas regras da relao; II CASAMENTO Tarefas: -Separao da famlia de origem; Exerccios de autonomia; Desenvolvimento de regras prprias; Negociao de relaes com a famlia do cnjuge; Conflito:

60 -Lealdades no resolvidas; atraso na formao de regras; Padres Disfuncionais: -Aliana rgida com os pais; Ruptura abrupta; Imposio de regras; Disputa de poder; III Nascimento dos Filhos Tarefas: -Mudanas no contrato matrimonial; Equilbrio dos papis conjugais; Conflito: -Conflito dos papis conjugal e parental; conflito entre exigncias da famlia e do trabalho; Padres Disfuncionais: -Estancamento no crescimento do casal; Triangulao com os filhos; Comunicao atravs dos filhos; IV Filhos Adolescentes Tarefas: -Permitir autonomia dos filhos; Preparao para prxima etapa; Reencontrar a relao do casal; Conflito; -Dificuldade para a reorganizao hierrquica; Falta estabelecimento de novas regras; Crise de meia idade; de acordo no

Padres Disfuncionais: -(Expulso dos pais (os filhos no tem limite, sai demais, o pai no tolera e acha melhor que os filhos ficam foram de casa); Apego s regras anacrnicas9regras antigas); Luta pelo poder; Estabilizao do casal atravs dos filhos; V Ninho Vazio Tarefa: -Permitir a sada dos filhos; Desenvolver a relao de iguais; Preparar-se para o papel de avs; Adaptar-se s mudanas do contexto familiar e social (aposentadoria); Conflito: -Sndrome do ninho vazio; Sndrome do desemprego do pai e me; Momento sanduche perda do pai e da me. Padres Disfuncionais - Invaso no casamento dos filhos; dependncia dos filhos (implcita e explicita); Filhos no seguem seu ciclo vital (filhos no casam e quer mandar nos pais e no ajudam em nada); VI - Velhice

61 - Enfrentar perdas (trabalho, sade, casa, parentes); Elaborar lutos; Encontrar sentido de vida; Conflito: -Dificuldade na elaborao de perdas; Dificuldades de encontrar novo espao no contexto familiar social; Padres Disfuncionais: -Amargura; Morte precoce; inutilidade. Sintomas psicossomticos; Sentimento de

10 ACONSELHAMENTO PASTORAL
Segundo Samuel (2007), o aconselhamento pastoral em termos genricos e abreviados pode ser definido como processo de orientao espiritual e psicolgico que ocorre entre dois (ou mais) indivduos, no qual um deles, o conselheiro, por sua posio e capacidade, procura aplicar conhecimentos e intervenes com a inteno de compreender, orientar, influenciar e modificar a funo mental e o comportamento do outro (aconselhado). Quanto maior for confiana que o conselheiro transmite ao aconselhando, maior ser o poder de ajudar. Como realizar um Aconselhamento Pastoral (AP) eficaz e eficiente? Quais tcnicas podem ser utilizadas no Gabinete pastoral? As pessoas se sentem satisfeitas e a vontade no Aconselhamento Pastoral? Ou voc ainda depende de algum desenvolvimento para isso? A seguir alguns princpios bsicos para essa tarefa primordial do pastor ou leigos que trabalham com aconselhamento. O ouvir uma habilidade rara. Ainda mais ouvir integralmente e com empatia o outro. Geralmente quando se acha algum que aparentemente ouve, pode se ter na realidade algum que apenas fica em silncio enquanto o outro fala e que seletivamente ouve despojado de preconceitos e censuras ao outro. Ouvir uma pessoa saber que ali h um corpo que fala alm de apenas uma palavra que diz. Ouvir saber que h outro diferente de ns e no apenas similar pelos valores cristos. No aconselhamento pastoral necessrio saber que apesar de convertida a pessoa possui conflitos interiores, tpicos do humano. imprescindvel saber que no mesmo tempo em que a pessoa fala, corrermos o risco de ser trados por pensamentos de censura e repreenso. O conselheiro no deve se deixar levar por esteritipos pr-concebidos. No momento do aconselhamento o mais importante a fala do aconselhando. Seja sensvel a pessoa e ao Esprito Santo que com certeza falar com voc nesses momentos. Seu agir imprevisvel no sentido do momento e da direo que Ele quer dar para aquela pessoa (Collins, 1984).

62 Oferea um clima de escuta sem censura, preconceito, com empatia, liberdade de fala, aceitao total e interesse em entender. Escutar uma cincia e possui princpios que devem ser seguidos para que haja eficincia e eficcia no processo de escuta do Aconselhamento Pastoral. Oua, oua e oua muito. Fornea feedback do que est ouvindo, compreendendo e entendendo, independente de estar concordando ou no com as atitudes relatadas. No oferea um ambiente de censura e repreenso nessa primeira etapa de escuta. Esquea todos os estereotipo que voc tem construdo no seu interior. Apenas oua, no oua seus pensamentos e hiptese sobre o caso. Oua a pessoa, sua fala, suas emoes, seus sentimentos e seu corpo que se comunica tambm o tempo todo. Preste ateno na expresso facial da pessoa. Utilize uma ateno flutuante, que a capacidade de ouvir tudo sem selecionar, focar ou concentrar em partes da fala para anlise paralela na mente enquanto se escuta o outro. Essa ateno flutuante a capacidade de oferecer escuta a toda a fala sem se focar numa parte dela para anlise ou reflexo. s vezes o pastor ouve com seletividade e ao mesmo tempo em que pensa. Isto prejudicial. (Adams, 1990) Os estudos de teorias sobre a personalidade e sobre a psicologia aumentam a capacidade de ouvir. Conhecer as caractersticas das fases do desenvolvimento humano facilita a compreenso do outro. Quanto mais conhecimento tiver sobre como o funcionamento psicodinmico do ser humano, maior a capacidade de se ouvir na totalidade todas as partes da psique: a fala consciente, a fala inconsciente, a fala dos sintomas e a fala do corpo. Quando se entende que a mente um misto de carne com esprito se entende que na pessoa coexiste uma fora que a impele de fazer algo e ao mesmo tempo outra fora que impede de fazer esse algo. Como Paulo dissera: o que quero no fao, j o que no quero esse fao. Perguntas podem ser feitas para a escuta se aprimorar. Mas que sejam perguntas que esclaream a fala da pessoa. Intervenes curtas para esclarecer no devem ser feitas no momento em que a fala representa um desabafo ou uma catarse emocional, onde o fluxo no deve ser interrompido. Para ouvir com empatia, coloque-se no lugar da pessoa. Ela tem o direito de sentir raiva, impulsos violentos e agressivos, afinal Deus a fez assim, carnal. O problema o que ela faz com esses impulsos e como os controla. Por isso, demonstre uma escuta acolhedora, sem repreenso, at em momentos em que ela estiver dizendo, por exemplo ai, que vontade de matar aquele homem. No censure pensamentos pecaminosos. Aborde o tema depois com cuidado e pelas beiradas, quase sempre se percebera que esses pensamentos nunca seriam postos em ao. Esses pensamentos pecaminosos so resultado de um aprendizado de vida traumtico na infncia, um aprendizado emocional, um aprendizado oriundo dos pais, de como resolver problemas. Voc o agente

63 pacificador e transformador que o Esprito Santo usar para levar a pessoa ao crescimento espiritual e a libertao (Friesen, 2000). Aumente a capacidade de awareness da pessoa (perceber a si mesmo e aos outros): aumentar a capacidade de olhar para si para os seus sentimentos e expresses e comportamentos. Ajude a demonstrar suas expresses, seus sentimentos e suas emoes. Por exemplo: percebo que essa ansiedade atrapalha em muito a sua capacidade de trabalhar em calma, ou noto que o fato de o seu marido no te ouvir, causa em voc uma raiva muito grande e que voc no expressa. Espelhe a fala, resuma a fala para mostrar que a entendeu e para checar se entendeu. Esse resumo e espelhamento da fala da pessoa oferecem a possibilidade de demonstrar que ela est sendo acolhida e respeitada em sua individualidade pelo simples fato de estar sendo ouvida com ateno e compreendida (Collins, 2002). Aps a escuta integral da pessoa da problemtica principal, oferea questionamentos. Questionamentos que permitam pensar sobre esse momento em que ela est vivendo. Ao invs de oferecer o conselho, indague sobre o melhor caminho com base na Bblia. Estimule a pessoa a encontrar a prpria soluo para a sua questo. A orao pode ser realizada no meio do processo de AP, antes dos questionamentos e depois da fala inicial da ovelha. Orem e depois continue o processo. Muitas vezes numa orao no meio mesmo do Aconselhamento pode possibilitar ao Esprito o momento que ele precisa para com a ajuda do Pastor realizar sua funo (Jo 14:26) Com sabedoria oferea versculos e fatos bblicos, mas respeite a sua liberdade de escolha. Em casos mais grave, quando necessrio, tenha atitude mais diretiva, aconselhadora. Em outros, o questionamento resguarda a individualidade e oferece a possibilidade de esclarecimentos e de reflexo, de tomada de conscincia da prpria vida. O conselheiro deve controlar os impulsos de dar sermes e contar histrias nesse momento e de caminhar por explanaes bblicas vagas, nesse momento a pessoa s ouve a sua prpria angstia. Por isso ajudar a pensar essa angstia, a elaborar essa angstia biblicamente o foco do Aconselhamento (Clinebell 1987). Muitos Aconselhamentos Pastorais so ineficazes, pois muitos pastores confundem a funo do Plpito com a funo gabinete pastoral. A funo do Plpito a de expor uma Verdade Bblica, j funo do Gabinete a de contrapor a angstia pessoal com a Bblia. A exposio da Bblia no um momento proibido, mas deve ser em momentos em que a capacidade da pessoa ouvir j se restabeleceu. O pastor ser sensvel para isso. H momentos em que a pessoa no ouve s fala, pois o nvel de angstia grande. A pessoa precisa desabafar.

64 H momentos a prpria situao de vida da pessoa est confusa para ela. Faa perguntas como: o que voc acha que isso quer dizer? ou voc pode pensar melhor nessa situao para buscar entender o que est acontecendo?. Muitas vezes, a angstia vem da incapacidade de entender o que se passa consigo mesma, com o corpo e com a famlia; o que se sente e o que se deveria fazer nessas situaes desconhecidas. Estimular o esclarecimento muito til na medida em leva pessoa a buscar o entendimento de sua problemtica (Silva, 2007). O conselheiro pode fazer sugestes, mas nunca impor. Antes de oferecer uma sugesto, estimule o esclarecimento da sua situao de vida. Apenas descrever o que acontece uma boa tcnica para pensar sobre a prpria problemtica (Collins, 1984). As tcnicas usadas no Aconselhamento Pastoral so: as de esclarecimento, reflexo, confronto e silncio. A tcnica de esclarecimento difere da de reflexo na medida em que aquela visa a descrever o que se passa nos detalhes, j a reflexo, busca os porqus, os pra qus. O uso das duas deve ser concomitante e com a experincia de Aconselhamento Pastoral se consegue discernir entre o momento de usar cada uma delas. J a tcnica de confrontao visa corrigir a fala da pessoa e trazer conscincia de forma mais clara algum comportamento inadequado e no cristo. Por exemplo, a ovelha diz: eu apenas reajo s ignorncias de meu esposo e o pastor diria vamos ser sinceros, voc responde com ignorncia tambm a ignorncia dele, no verdade?. Isso deve ser feito em momento certo, depois que o vnculo e a confiana entre o conselheiro e o aconselhando j se estabeleceram. Depois que a pessoa teve um momento de escuta ativa e emptica. Oferecer confrontao logo de incio sem ouvir os desabafos um grave erro que compromete a capacidade da pessoa de falar. Junto dessa tcnica pode ser empregada a tcnica do silncio, que comunica pessoa: pense nisso agora. A tcnica do silncio pode ser usada em diversos momentos, como no de confrontao e no momento em que a pessoa estiver precisando elaborar por si mesma a dor que sente. Em alguns momentos esse silncio do pastor, do conselheiro em momentos de pranto pode demonstrar que a pessoa tem que aprender a lidar e a elaborar a dor que esta sentindo naquele momento, pois nem sempre poder contar com um brao para ajud-la. Nos momentos de pranto, silncio e palavras confortantes podem coexistir (Scheeffer,1986) Finalmente, o pastor no deve reduzir o Aconselhamento Pastoral prtica de conselhos, sugestes de decises e com pregao de sermes, mas o ouvir e o apenas ouvir uma tcnica muito poderosa e importante. Em alguns momentos o ouvir deve ser praticado de maneira integral.

65 O pastor, o conselheiro deve saber discernir quando a pessoa quer uma sugesto bblica e quando quer apenas desabafar e for ajudado a pensar. Esse ouvir no deve ser estril. um ouvir que visa oferecer a diminuio da angustia, que visa o esclarecimento das questes espirituais da pessoa e que visa tambm encaminhamentos profissionais e sugestes bblicas. Um reconhecido conselheiro certa ocasio disse que a frase mais sabia e eficaz, quando no se sabe o que fazer no final de uma sesso de aconselhamento Vamos orar (Silva, 2007). Algumas pessoas que possui bom nvel de amadurecimento (autonomia de decises e autocontrole das emoes) apenas precisam desabafar e ou serem ajudados a pensar, raramente precisam de conselhos diretos e freqentes. Outras pessoas precisam de sugestes mais simples e diretas, mas se deve ter conscincia de que o fornecimento freqente de conselhos pode produzir um crculo vicioso que se torna fonte de dependncia psicolgica. E aconselhamento no isso, o conselheiro no guru do aconselhando. A atividade de Aconselhamento Pastoral deve e pode se estender alm da prtica de Aconselhamento, mas sempre se distanciando das prticas de Psicoterapia e da Psicologia, que so funes por lei privativas de Psiclogos. Um bom princpio a se observar quanto a isso no estender demais o numero de sesses de AP com uma pessoa (no mximo 8 a 10) e evitar escarafunchar, remexer traumas e as relaes primitivas com os pais na infncia. Isso pode criar situaes complicadas para o pastor que no goza da chamada distncia epistmica com a pessoa, j que convive com ela no dia a dia. Alm disso, poderia desencadear problemas psicolgicos e sociais maiores na pessoa (Adams, 1990). importante diferenciar Consulta Psicoterpica de Aconselhamento Pastoral. No AP deve ter um foco mais diretivo e no aqui-agora e no busca de porqus na infncia e na aplicao de tcnicas psicoterpicas. Vale lembrar que Psicologia prerrogativa de Psiclogos e o desempenho irregular da funo crime. Na duvida, basta saber que atividade de AP se situa ao redor da escuta ativa e emptica e do aconselhamento bblico. Vale ressaltar aquela histria entre um Doutor para um estudante de medicina: o estudante pergunta: Doutor, se to simples retirar um apndice, por que 7 anos numa faculdade para aprender medicina?. E na sua sabedoria e experincia responde o Doutor: Filho, retirar um apndice fcil, posso te ensinar isso em 10 minutos. O que vai levar 7 anos de tempo a aprendizagem do que fazer quando algo der errado.

66

REFERNCIAS

ALLPORT, W.G. (1966). Personalidade: Padres e desenvolvimento (D.M. Leite, Trad.). So Paulo: Editora Herder. (Original publicado em 1961). AMATUZZI, Martins Mauro. Psicologia e Espiritualidade. So Paulo: Paulus, 2005. ADAMS, Jay E. Conselheiro capaz. So Paulo: Editora Fiel, 1990. ARANHA FILHO, Jaime. "Tribos eletrnicas: metforas do social". In: SEMINRIO PREPARATRIO SOBRE ASPECTOS SCIO-CULTURAIS DA INTERNET NO BRASIL, 1995, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1995. AUG, Mark. No lugares, introduo supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. a uma antropologia da

Ballone GJ - Transtornos da Personalidade, Psique, internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005. BARBOSA, George. S. Resilincia em professores do ensino fundamental de 5 a 8 Srie: Validao e aplicao do questionrio do ndice de Resilincia: Adultos Reivich-Shatt/Barbosa. Tese (Doutorado em Psicologia Clnica). So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica, 2006. BAUDRILLARD, Jean. Tela total - mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997. BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. BBLIA SAGRADA. Joo Ferreira de Almeida. SP: Sociedade Bblica Brasileira, 2000. Edio atualizada. Barueri

BION, W.R. Evidncia. Revista Brasileira de Psicanlise, v.19, n.1, p.129-41, 1985. . _____, W.R. Transformaes: mudana do aprendizado ao crescimento. Rio de Janeiro, Imago, 1984.

67 BOSCOLO, L. et alii. A terapia familiar sistmica de Milo - conversaes sobre teoria e prtica. Porto Alegre, Editora Artes Mdicas, 1993; BOWLBY, J.B. Perda, Tristeza e Depresso. Trad. Dutra. V. - So Paulo: Martins Fontes, 1985. CARTER, B.; MCGOLDRICK, M. As mudanas do ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico Este contedo pode ser utilizado livremente desde que citada autora e o site do CEDET (www.cedet.com.br). CLINEBELL, Howard. Aconselhamento pastoral: libertao e crescimento. So Paulo: Paulinas, 1987. modelo centrado em

CLONINGER, Susan. Teorias da personalidade. So Paulo, Martins Fontes, 2003.

COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristo: edio sculo 21. So Paulo: Vida Nova, 2004. _______, Gary R. Ajudando Uns aos Outro Pelo Aconselhamento. So Paulo: Vida Nova, 2002. COLLINS Far R. Aconselhamento Cristo. So Paulo: Vida Nova, 1984. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre, Artmed: 2000. D`ANREA, Flvio Fortes. Desenvolvimento da personalidade. So Paulo, 2001.
DORIN, Lannoy. Psicologia do Desenvolvimento. So Paulo: Editora do Brasil, 1982.

ERIKSON, Erik Homburger. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998. FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. So Paulo: Harbra, 1986. FERNANDO, Edson; REZENDE, Jonas. Dores que nos transformam. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

68 FRIESEN, Albert. Cuidando do ser: Treinamento em Aconselhamento Pastoral. Curitiba: Esperana, 2000. FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psiclogo no campo de concentrao. Petrpolis: Editora Vozes, 1991. FRANKL, Viktor E. Sede de Sentido (Neurotizao da Humanidade ou Reumanizao da Psicoterapia?). So Paulo: Quadrante, Soc. Publicaes Culturais, 1989. GAZZANIGA, Michael S./ HEATHERTON, Todd F. Cincia Psicolgica- mente crebro w comportamento. Porto Alegre- RS: Artmed 2005 GOLDFARB, D. C. Corpo, tempo e envelhecimento. So Paulo. Casa do Psiclogo, 1998. INHAUSER, Marcos. Opo pela vida. Campinas- SP: Editora United Press, 1999 JOB, F. P.P. Os sentidos do trabalho e a importncia da resilincia nas organizaes. Tese (Doutorado em Administrao de Empresas). So Paulo: Fundao Getlio Vargas, 2003. LEVISKY, David Lo. Adolescncia reflexes psicanalticas. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1998. LAHAYE, Tim. Temperamento controlado pelo Esprito. So Paulo: Edies Loyola1983, KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Sociologia da Emoo: O Brasil urbano sob a tica do luto. Petrpolis: Vozes, 2003. MANNIA, V. J. Aconselhamento Pastoral. So Bernardo do Campo/SP: Imprensa Metodista, 1985. MacARTHUR, John Jr. Redescobrindo o Ministrio Pastoral: moldando o ministrio contemporneo aos preceitos bblicos. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. MAY, Rollo. A Arte do Aconselhamento Psicolgico. Petrpolis: Vozes, 1982. OSRIO, Luis Carlos./ VALLE. Maria E. Pascual. Manual de terapia familiar, Porto Alegre- RS: Artmed, 2009. Organizao Mundial de Sade. Classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre: Artmed, 1993. PATTERSON, Lewis E. / EISENBERG, Sheldon. aconselhamento. So Paulo: Martins Fontes, 1995 O processo de

69 PSIQUIATRIA GERAL. Transtornos da personalidade e comportamento no adulto http://www.psiquiatriageral.com.br QUILES, Manuel Igncio. Neuroses. So Paulo: Editora tica, 1995. QUIRINO, Marcelo. Psicologia Pastoral. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. Ragazzini, D. (2005). Teoria da personalidade na sociedade de massa: contribuio de Gramsci (Maria de Lourdes Menon, Trad.). Campinas: Autores Associados. RAMOS, D. G. A psique do corpo: a dimenso simblica da doena. So Paulo. Ed. Sammus, 1994 ROSEMBERG, R. L. (org). Aconselhamento Psicolgico Centrado na Pessoa. So Paulo: EPU. V. 21, 1987. ROUDINESCO, Elizabeth; PLON, Michael. Dicionrio de Psicanlise. Traduo: Vera Ribeiro. Superviso Edio Brasileira: Marco Antonio Coutinho Jorge. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1998 SATHALER-ROSA. Cuidado Pastoral em tempos de insegurana: uma hermenutica contempornea. Aste: So Paulo, 2004. SCHEEFFER, R. Teorias de Aconselhamento. So Paulo: Atlas. 1986. SILVA, Samuel. Resgatando a prtica do aconselhamento pastoral. SENAMI& ADM. Portugal, 2007 STONE, David. J. & KEEFAUVER, Larry. Terapia da Amizade. Belo Horizonte: Atos, 2006. Sedikides, C., & Gregg. A. P. (2003). "Portraits of the self (Retratos do Eu)." Em M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), Sage handbook of social psychology (pp. 110138). Londres: Sage Publications. TIBA. Iami. Quem ama educa. So Paulo: Editora Gente, 2002. WINNICOT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. ______, Donald. Da pediatria psicanlise. So Paulo: Francisco Alves, 1982. ______, D. W. O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Tradutor Irineo Constantino Schuch Ortis. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2002. 268p.

70 VARGAS, H.S. A depresso no idoso. So Paulo. Fundamentos, 1992 VARONE, Franois. Esse Deus que dizem amar o sofrimento. So Paulo: Ed. Santurio, 2001. ZIMERMAN, David E. Manual de tcnica psicanaltica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Anda mungkin juga menyukai