Anda di halaman 1dari 6

Resumo: Engenharia de SW: Software: so os programas de computador e a documentao associada.

Processo de Sw: um conjunto de atividades, cuja meta o desenvolvimento ou a evoluo do software. Modelo de Processo de Sw: uma representao simplificada de um processo de software, apresentada a partir de uma perspectiva especfica. Mtodos de Eng. de Sw: so abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software, que incluem modelos de sistemas, notaes, regras, recomendaes de projetos e diretrizes de processos. Essncia: - Entenda o problema: levantamento de requisitos e anlise. - Planeje uma soluo: projeto. - Execute o plano: implementao. - Examine o resultado quanto a preciso: teste e garantia de qualidade. Princpios: Razo por que tudo existe: para fornecer valor aos seus usurios. Mantenha a coisa simples: todo projeto deve ser to simples quanto possvel, mas no mais simples. Mantenha a viso: uma viso clara essencial para o sucesso de um projeto de software. O que voc produz os outros vo consumir: sempre especifique, projete e implemente sabendo que mais algum ter de entender o que voc est fazendo. Esteja aberto para o futuro: nunca projete a si mesmo em um beco sem sada. Planeje com antecedncia o reuso: reduz custo e aumenta o valor dos componentes e do sistema ao qual so incorporados. Pense: raciocinar de forma clara.

Modelos Evolucionrios: - Prototipagem - Espiral - Desenvolvimento Concorrente

Modelos Especializados: - Desenvolvimento Baseado em Componentes. - Modelo de Mtodos Formais: - baseados em modelos matemticos;

- lento e dispendioso; - necessita treinamento extensivo; - clientes despreparados no entendem os modelos, dificultando a comunicao. - Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos: - interface com o usurio; - gesto de memria; - integridade; - segurana. Desenvolvimento gil: - Agilidade: - capacidade de responder adequadamente as modificaes: - modificaes no software; - modificaes nos membros da equipe; - modificaes devido a novas tecnologias; etc. - Processo gil: - Requisitos e prioridades instveis. - Projeto e construo so realizados simultaneamente. - Anlise, projeto, implementao e testes no so to previsveis (planejamento). - Modelos geis: - SCRUM: Princpios: Pequenas equipes de trabalho so organizadas de modo a maximizar a comunicao, minimizar a superviso e maximizar o compartilhamento de conhecimento tcito informal. O processo precisa ser adaptvel tanto a modificao tcnicas quanto de negcio. O processo produz freqentes incrementos de software. O trabalho de desenvolvimento e o pessoal que o realiza dividido em parties claras de baixo acoplamento , ou em pacotes. Testes e documentaes constantes so realizados medida que o produto construdo. Atividades do processo: requisitos, anlise, projeto, evoluo e entrega. - Categoria de Ferramenta Case: - As diferentes perspectivas na definio das ferramentas CASE resultaram em confuso acerca das categorias e tipos de ferramentas CASE. O mais aceito a definio de trs grandes categorias de ferramentas CASE que so identificadas principalmente em como e quando so usadas no processo de desenvolvimento: - Upper CASE : Para o planejamento inicial, anlise de requisitos ou fases de desenho conceitual. Estas ferramentas incluem produtos que captam requisitos ou produzem e gerem modelos. - Lower CASE: Para automatizao das fases de desenvolvimento de sistemas, de desenho , construo ou instalao. Estas ferramentas incluem qualquer produto que ajude na fase ps planejamento e anlise de desenvolvimento. - I-CASE - (Integrated CASE): Para a fase inicial de planejamento e todo o processo de instalao. Este conjunto ferramentas integram as duas anteriores e suportam todo o processo de desenvolvimento

- Verificao & Validao - O teste de software um elemento de um aspecto amplo, que freqentemente referido como verificao e validao. - Verificao: se refere ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma funo especfica. - Validao: se refere ao conjunto de atividades que garante que o software construdo corresponde aos requisitos do cliente. !!!! Verificao: estamos construindo o produto corretamente? !!!! Validao: estamos construindo o produto correto?

Teste de Unidade: focaliza o esforo de verificao na menor unidade de projeto de software. considerado um apndice do passo de codificao. Teste de Integrao: seu objetivo , a partir de componentes testados no nvel de unidade, construir uma estrutura de programa determinada pelo projeto. Teste de Validao: comea no fim do teste de integrao, quando componentes individuais j foram exercitados, o software est completamente montado como um pacote, e os erros de interface foram descobertos e corrigidos. Teste de Sistema: o software apenas um elemento de um sistema maior baseado em computador (pessoal, hardware, informao). Esses testes saem do escopo do processo de software e no so conduzidos somente por engenheiros de software. Tcnicas de Testes: - Testabilidade: quo fcil um programa pode ser testado. - Caractersticas: - Operabilidade: quanto melhor funciona, mais eficientemente pode ser testado. - Observabilidade: o que voc v o que voc testa.

- Controlabilidade: quanto melhor voc pode controlar o software, mais o teste pode ser automatizado e otimizado. - Decomponibilidade: controlando o escopo do teste, podemos isolar problemas mais rapidamente e realizar retestagem mais racionalmente. - Simplicidade: quanto mais houver a testar, mais rapidamente podemos test-lo. - Estabilidade: quanto menos modificaes, menos interrupes no teste. - Compreensibilidade: quanto mais informaes temos, mais racionalmente vamos testar - Teste Operacional: garante que aplicao pode rodar muito tempo sem falhar. - Teste Negativo-Positivo: garantir que aplicao vai funcionar no caminho feliz de execuo da mesma e vai funcionar no seu fluxo exceo. - Teste de Regresso: toda vez que formos inserir uma caracterstica nova na aplicao, devemos testar toda aplicao. Afinal, podemos ao consertar algo, quebrar outro. - Teste de caixa preta: testar todas as entradas e sadas desejadas. No se esta preocupado com o cdigo. - Teste de caixa branca ou caixa de vidro: o objetivo testar o cdigo. As vezes existem partes do cdigo que nunca foram testadas. - Teste Beta: o objetivo testar a aplicao em produo. - Teste de Verificao de Verso: toda vez que se libera um nova verso da aplicao, existem condies mnimas que validam se a verso liberada est ok - Teste Funcional : testar se as funcionalidades especificadas na documentao funcionam como especificado. Inclui-se ai as regras de negcio. - Teste de Interface: verifica se navegabilidade, os objetos de tela funcionam corretamente, conformidade com padres vigentes (a nvel de interface). - Teste de Performance: verifica se o tempo de resposta o desejado para momento de utilizao da aplicao e suas respectivas telas envolvidas. - Teste de Carga: verificao se a aplicao suporta a quantidade de usurios simultneos requeridos. - Teste de Stress: testar a aplicao em situaes inesperadas. Teste de Volume: testar quantidade de dados envolvidos (pode ser, pouca, normal, grande ou alm de grande). - Teste de Configurao: testa se aplicao funciona corretamente em diferente ambientes de hardware e software. - Teste de Instalao: verificar se a instalao da aplicao (hardware e software) foi ok. - Teste de Documentao: A documentao existe? Mostra o que software faz efetivamente? Falta algo na documentao?... - Teste de Integridade : o objetivo testar a integridade dos dados armazenados - Teste de Segurana : testar a segurana da aplicao, nas mais diversas formas.

Anda mungkin juga menyukai