Anda di halaman 1dari 35

Forno a induo para aquecimento / fuso de metais;

Primeiro, um pouco de teoria (Leia toda a pgina, e veja os problemas que so enfrentados pelo caminho, suas solues, etc): A segunda verso deste forno j est disponvel, clique aqui para ver - Porm, todo o desenvolvimento est descrito nas 3 pginas a seguir. A industria atualmente utiliza muito o aquecimento atravs de induo. Suas principais aplicaes, no campo metalurgico so a fuso de metais e o tratamento trmico, afim de se obter um material com caractersticas mecnicas especiais que no se pode obter em estado bruto de fundio. Dentre as principais vantagens podemos citar a limpeza, a menor contamino do material a ser fundido/tratado, o custo do consumo de energia (este obviamente, depende da politica energtica de cada pas), etc; As desvantagens so, principalmente o custo do equipamento, e tambm a periculosidade do equipamento, j que este deve ser operado por pessoa melhor qualificada, sendo que neste equipamento necessrio conhecimento do que deve ser feito em caso de falta de energia por exemplo, o operador deve saber que est trabalhando com equipamento que manuseia altas tenses e correntes, etc. Voc ver que muito mais fcil derreter um material com resistncia eltrica (baixas temperaturas, veja meu forno eltrico para derreter aluminio)/gs/leo/lenha, do que com energia eltrica por induo, porm a qualidade final do metal, se torna muito superior no equipamento eltrico e consumo de energia, tambm muito menor. Isso tanto verdade, que indstrias menores possuem fornos a leo, ou a carvo por necessidade, e indstrias maiores preferem fornos a induo, a no ser que o custo energtico para o que se pretende seja uma desvantagem, s a usam grandes fornos a combustvel fssil. Como mencionei, o forno eltrico para derreter (ou fundir) aluminio, chumbo, estanho que montei, muito simples e pode ser montado por pessas sem qualquer experincia, utiliza resistncia eltrica e aquece por contato. Devendo apenas o usurio ter o cuidado com as altas temperaturas. Este forno que pretendo montar aquece por induo, ou seja, o material aquecido sem contato com fontes de calor, chamas, etc; Seu rendimento muito superior, porm, seu custo tambm . Para a montagem deste, ser necessrio conhecer de: - Eletrnica bsica (associao de componentes, montagem de placas, etc;) - Eletrnica digital (Gerao de frequncia por PWM, anlise de sinais, etc;) - Eletrnica de potncia (retificao de alta tenso, inverso de frequncia, etc;) - Inversores de frequncia - Circuitos Ressonantes (O assunto de dominio mais importante) - Fsica (efeito joule / ponto de curie, etc;) Coisas do 2Grau, para ajudar no controle do forno.

importante ler as seguintes fontes de pesquisa, pelo menos, eu recomendo:

http://www.dansworkshop.com/electricity-and-electronics/induction-heating.htm aqui, no dan's workshop, h informaes sobre o funcionamento de inversores, frequncias, circuitos conceito, formas de onda, etc; http://webpages.charter.net/dawill/tmoranwms/Elec_IndHeat1.html aqui na pagina do Tim Williams, mostra como ele montou um forno a induo, e as modificaes que ele fez at o fim da montagem, um projeto muito bem elaborado. http://www.richieburnett.co.uk/indheat.html outra pagina de extrema importancia, do Richie, explica muito bem como funciona o aquecimento por induo, com animaes, circuitos conceito, e explicaes sobre circuitos ressonantes. http://www.albatherm.com.br/informativo/principios_basicos_aquecimento.asp Aqui tem um material bsico, mais informativo, porm, em portugus.

E finalmente, a pgina principal em que meu projeto se baseia: O funcionamento essencialmente o mesmo, fiz algumas modificaes no circuito, e inclui algumas coisas, mas funciona da mesma maneira. http://www.neon-john.net/Induction/heater.htm Nesta pagina, h um projeto muito simples, por ser simples e o nico em que consegui componentes semelhantes aqui no Brasil, resolvi me basear neste projeto. Utilizei este projeto da primeira pgina, para at 500W de potncia, o John j abandonou este projeto e fez outros mais eficazes, porm, os componentes no esto disponveis por aqui, e no encontrei equivalentes, mas de qualquer forma, o primeiro funciona. Vou partir deste projeto, e depois vou melhorando conforme minha necessidade e disponibilidade, tanto de tempo como de peas disponveis no Brasil. Seguindo as dicas de outros sites, fcil melhorar o que est funcionando.

Para a utilizao do forno (deste e qualquer outro) - Para que se deseja o forno (derreter? aquecer para fazer tratamento trmico?) - Metalurgia do material e ser fundido ou tratado (Cada metal se comporta de uma maneira e possui suas caractersticas prprias)

O diagrama de blocos do forno que estou montando:

Como voc pode ver no diagrama acima o forno composto por: Retificador de baixa tenso (15V x 1,5A): este mdulo responsvel por fornecer a baixa tenso que alimenta o gerador de frequncia, o circuito driver dos IGBTs e o circuito de proteo que realiza o desarme por alta temperatura nos IGBTs, caso algum problema ocorra. Circuito Gerador de frequncia: este mdulo gera a frequncia em que o forno ir operar atravs de PWM a at 300KHz Circuito Driver para os IGBTs: aqui feito o controle dos IGBTs para oscilarem na frequncia desejada. Circuito de controle para desarme por alta temperatura nos IGBTs: Este circuito interrompe a

alimentao do retificador de alta tenso, caso a temperatura nos IGBTs fique muito alta devido a algum problema (frequncia fora de ressonncia, problema no driver IGBT, etc;) deve ser ajustado para que o desarme ocorra antes dos IGBTs atingirem a temperatura crtica de funcionamento. Retificador de alta tenso (155Vcc x 40A): Este circuito retifica a tenso de rede, esta a tenso que ser entregue aos IGBTs, e consequentemente a bobina de induo. Apesar de em minha cidade o fornecimento ser em 220V, optei por trabalhar em 110V at ter total dominio do forno. De qualquer modo, comearei alimentando com apenas 30V, para poder realizar todos os ajustes sem causar nenhum dano ao circuito. Circuito Inversor de Frequncia - para at 300KHz, com IGBTs: Aqui onde a alta tenso em corrente continua tranformada em alternada na frequncia desejada (desejamos a frequncia em que o circuito bobina / banco de capacitores oscilem em ressonncia) Bobina de induo e Banco de capacitores: Nesta bobina onde o metal ser aquecido. O banco de capacitores ser formado pela quantidade de capacitores necesrios para que ocorra a ressonncia na frequncia desejada.

No est no diagrama de blocos, mas em paralelo ao circuito de ressonncia, coloquei um medidor de potncia relativa para facilitar o ajuste. O esquema dele estar disponvel nos diagramas a seguir.

Agora, o esquema eltrico do forno, clique na imagem para fazer o download do esquema em .pdf:

Como se pode ver, em relao ao projeto do John, foi modificado muita coisa. Na verdade, a partir deste projeto ele partiu para um caminho, e eu para outro. Mas ambos funcionam, na verdade, tive que adaptar muita coisa ao que h disponvel no Brasil, e acabou tomando outro rumo no ponto de vista eletrnico. Adicionei alguns componentes, e outros foram eliminados.

Como funciona:
O Circuito integrado TL494 um gerador de ondas PWM, era muito utilizado em fontes chaveadas de computador. um C.I. antigo, e portanto bem dominado em seus prs e contras, alm de tudo isso, tambm barato. Ele gera o sinal PWM na frequncia desejada, que pode ser controlada atravs da referncia de tenso no pino 6. Quanto maior a resistncia que voc colocar ali, menor ser a frequncia que ele ir gerar. Alm da frequncia, o sinal possui uma largura de pulso, que ajustado em P1. Essa largura de pulso ir determinar quanto tempo cada IGBT fica ligado, neste circuito eles nunca devem ficar ligados ao mesmo tempo, ou seja, liga o IGBT1, e desliga o IGBT2, depois liga o IGBT2 e desliga o IGBT1, se o sinal estiver mal distribuido, um IGBT ir aquecer mais do que o outro, e poder queimar. Alm disso, o sinal no circuito de sada estar fora de fase. Se ficarem desligados juntos, o circuito perde rendimento, pois no estar alimentando a sada na frequncia de ressonncia. O sinal gerado pelo TL494, serve como entrada para o IRS21844, que um driver para IGBTs e MOSFETs, atravs do sinal de entrada ele distribui os sinais para os IGBTs, na mesma frequncia relativa a entrada, j com tenso e corrente suficientes para excitar o IGBT. Utilizando um osciloscpio, ao medir o sinal na sada do TL 494, o mesmo sinal deve aparecer em frequncia e forma de onda, nos gates dos IGBTs.

No vou explicar o funcionamento de todos os circuitos ressonntes, quem quiser saber sobre outros circuitos, podem visitar os sites que menciono acima, no vou repetir informaes que j esto disponveis em outros lugares da web, seno a pgina ficar muito cansativa.

Vou me focar apenas neste, o circuito LCRL, este circuito possui um capacitor na entrada, em srie, que serve para evitar a passagem de corrente contnua atravs do circuito ressonante (No meu caso, montado por 3 capacitores de 470nF x 400V em paralelo), e uma bobina em srie que faz o casamento de impedncia do circuito de entrada com o circuito de sada (2 voltas em uma toroide de ferrite), e este conjunto depende da frequncia de ressonncia em que se deseja trabalhar. Ento da se parte para o banco de capacitores, e a bobina de trabalho, que far o aquecimento na pea, al os capacitores armazenam e despejam a energia para a bobina. Tudo isso deve ser montado para a frequncia desejada, ou seja, isso tudo que est no esquema, funciona para uma determinada frequncia, se alterarmos a frequncia, todo o circuito ressonnte muda junto. Alm disso, a frequncia de ressonncia se altera dependendo da carga. Se nenhuma carga para ser aquecida estiver dentro da bobina, ela vai ressonar em uma frequncia, quando se adiciona a carga, essa frequncia muda, alm de tudo isso, ela no muda sempre da mesma

forma, depende se o material de ferro, de cobre, de aluminio, etc; e depende tambm da quantidade. No to simples como se imagina, no ? Mas tambm no to complicado, na prtica fica mais simples...

O material necessrio (Vale sempre o esquema que est disponvel, nem sempre esta lista est atualizada com o esquema): Para fabricao: 1 Placa de fenolite, simples de 9 x 20 1 Caneta para desenhar as trilhas na placa 1 Recipiente com Percloreto de Ferro Anidro, para corroso da placa 1 Soldador de 60W - Para soldar os fios e os componentes de potncia 1 Soldador de 25W - Para soldar os componentes Estanho 1 Caixa para montagem Para montagem: Do circuito retificador de baixa tenso: 4 Diodos 1 Capacitor eletrolitico de 6800uF x 25V 1 Capacitor cermico de 100nF x 25V Do circuito gerador de frequncia 1 1 2 1 1 1 1 TL 494 Soquete para o TL 494 Capacitores cermicos de 100nF x 50V Capacitor cermico de 100nF x 50V Resistor de 5k6 x 1/8W Potencimetro de 4k7 Trimpot de 10K

Do circuito Driver para os IGBTs

1 IRS21844 PbF 1 Soquete para o IRS21844Pbf 2 Capacitores cermicos de 100nF x 50V 1 Capacitor eletrolitico de 1uF x 50V 1 Capacitor eletrolitico de 10uF x 100V 2 Diodos de ao rpida MUR4100ERL 8 Resistores de 47R x 1/4W Do retificador de alta tenso 4 Diodos de potncia 40EPS..PbF 1 Capacitor eletrolitico de 1000uF x 400V Do circuito inversor de frequncia 2 IGBTs 9 Capacitores de 470nF x 400V 1 Capacitor eletrolitico 1000uF x 400V 1 bobina para o casamento de impedncias (ir variar conforme a frequncia, mas sua montagem simples)

Do circuito de trabalho 1 bobina feita de tubo de cobre (deve ser fabricada, e seu tamanho depende da frequncia de ressonncia desejada) Diversos capacitores de 470nF x 400V para o banco de capacitores, a quantidade exata eu colocarei aqui quando o projeto estiver concluido, mas para trabalhar em 90KHz, estou usando 15 capacitores.

Do Circuito de controle para desarme por alta temperatura nos IGBTs 1 741 1 Soquete para o 741 1 Transistor BC 548 1 Resistor de 22K (Pode ser substituido por trimpot, para melhor ajuste da temperatura ideal) 1 Resistor de 4k7 x 1/8W 2 Resistores de 12K x 1/8W 1 Resistor de 1K x 1/8W 1 Resistor de 1k2 x 1/8W 1 Diodo 1N4148 1 Rel de 12V x 40A

Muitos componentes so de valores repetitivos e so ligados em srie/paralelo, isso foi devido a dificuldade em conseguir o componente no valor necessrio, ento utilizei de associaes. De qualquer forma, todos os componentes admitem associaes e equivalentes sem muitos problemas, apenas se deve lembrar de obedecer as caracteristicas do circuito (Tenso, corrente, frequncia, etc;) necessrio radiadores de calor nos IGBTs e Diodos de potncia.

Os desenhos da placa: Este o primeiro desenho da placa, na prtica houveram algumas modificaes e este desenho j no representa o circuito mostrado anteriormente. Quando eu fizer outra placa, com lay-out melhorado, atualizo a pgina.

O Jumper que mencionei ali, em relao ao TL494. Tambm teve que ser colocado um Jumper, ligando o terra do inversor ao terra do circuito de controle.

Quem for fazer a placa, esteja ciente destes pequenos problemas que ocorreram, por esquecimento na hora de desenhar. conveniente fazer sua prpria placa/projeto. Veja, que no circuiot do Jonh, os terras so isolados, o mesmo ocorre no circuito conceito do data-sheet do IRS21844, porm isso um erro, os terras devem ser os mesmos. Um Jumper tambm foi necessrio, no circuito de saida, devido ao esquecimento na hora de fazer as trilhas. os outros foram necessrios por obrigao, no tive como percorrer outros caminhos. Todos os componentes admitem equivalentes.

Aqui o lado cobreado:

A foto de todos os componentes na placa:

A placa e os blocos do diagrama:

Agora que a placa j est pronta e entendemos a funo de cada parte que constitui este forno, vamos construir a bobina de trabalho, e o banco de capacitores para atingir a ressonncia na frequncia desejada.

A Bobina foi feita com tubo de cobre, para que depois eu possa refrigerar o sistema com gua, sim, ela aquecer bastante, e o mesmo acontece com os capacitores do banco de capacitores (a bobina trabalhar com mais de 100A).

A bobina, com medidas de altura e dimetro:

Estando a bobina pronta, necessrio soldar o banco de capacitores, Comecei com 5 capacitores de 470nF x 400V. A foto abaixo, mostra a bobina, com 5 capacitores. Que neste caso, faz a ressonncia a cerca de 180KHz, com um pequeno parafuso como carga O VU-Meter que aparece na foto de um antigo multimetro analgico que estava estragado. Aproveitei o VU-Meter para fazer um indicador de potncia relativa, entregue na bobina, assim, consigo encontrar qual a frequncia de ressonncia correta para o circuito (esses multimetros custam menos de R$10,00 mais barato que comprar o VU) .

Agora, mais um pouco de teoria:


Obviamente, com 180KHz o circuito funcionou j de forma adequada. O uso de frequncias mais altas, faz o aquecimento acontecer na parte superficial da carga que est na bobina, ou seja, aquece apenas a pele do material. Com isso, o ncleo aquece por conduo de calor da superficie para o centro. Quanto menor a frequncia, maior a penetrao do campo magntico. Porm, a coisa no to simples.... Para poder gerar uma ressonncia em uma frequncia menor, seriam necessrios mais capacitores e portanto, encarece o projeto.

Como meu intuito de no futuro derreter metais ferrosos, j aqui, baixei a frequencia para 90KHz, com isso, foram necessrios 15 Capacitores de 470nF x 400V. E espero, baixar mais ainda a frequncia, quando tiver acesso a mais capacitores (pelo menos 20KHz). Para quem deseja apenas Tmpera por induo, a frequncia mais alta desejada, como estes 90KHz (depende da profundidade de tmpera, etc;).

Aqui, a foto da bobina de trabalho, desligada:

O potencimetro que se v na foto, apenas para o ajuste de escala do indicador de potncia relativa, costumo ajustar, com o circuito ligado, para ficar no meio da escala no mximo de potncia que eu conseguir, assim eu posso ver se estou melhorando o ajuste ou piorando com o passar do tempo.

Ento, na mxima potncia, meu medidor fica assim, sempre que melhoro algo e passo disso, fao o ajuste para voltar at o meio:

Assim, eu sei se estou melhorando a entrega de potncia a bobina de trabalho, ou piorando.

Aqui a foto do parafuso sendo aquecido por induo:

Aqui a temperatura do parafuso, aps cerca de 15 segundos:

Depois de 1 minuto e 30 segundos, consegui deix-lo vermelho, ou seja, acima de 750C (Meu termometro infravermelho s marca at 550C) A foto foi no escuro, porque com a luz ligada no aparecia tanto o vermelho. No aqueci acima deste ponto, porque o transformador que alimenta o circuito ressonante aqueceu muito e achei melhor deslig-lo at encontrar um com maior tenso e corrente (Este era de 15+15V x 2A).

Veja, at aqui, coloquei 30V e 2A para alimentar o circuito ressonante. O projeto, para suportar tenses de at 155Vcc (110Vca), e pode ser facilmente modificado para trabalhar em 310Vcc (220Vca) S no fiz isso, porque no tinha capacitores com tenso to alta para retificar a alta tenso, os semicondutores envolvidos suportam at 600V. ento a maior dificuldade est "apenas" nos capacitores. Agora, vou aumentar a tenso no circuito ressonante, devagar, ajustando o circuito para que no haja aquecimento excessivo at chegar ao ponto que julgar o correto para o que pretendo. Aqui est a foto de todo o circuito em minha bancada:

No canto superior esquerdo, h uma bobina, mas que ficou muito grande (pelo menos por enquanto) A bobina e o parafuso de carga est em cima de um pedao de tijolo refratrio, pois a bancada quase pegou fogo, com o parafuso direto em cima da bancada de madeira. Os 2 potencimetros ligados a placa de controle, servem, um para ajuste de frequncia, e outro para a largura do pulso, este deve ser ajustado para uma forma de onda em perfeitos 50% para caga IGBT. (este ltimo foi substitudo por um tripot, que fica na placa, em 26/06/2011) Os dois transformadores que podem ser vistos, so, um para alimentar o circuito de controle, e outro, para alimentar o circuito ressonante (inversor).

A forma de onda na saida do gerador PWM ficou assim:

DIA 26/06/2011:

Hoje fiz modificaes bsicas no circuito. Apenas melhoramentos. Veja como ficou a placa, no lado cobreado:

E aqui, como ficou a placa, no lado dos componentes:

Veja na foto acima, que nos IGBTs, eu coloquei um radiador de calor grande, refrigerado por um cooler. Tirei isto de um aparelho de DVD sucateado que tinha aqui em casa. Nos diodos retificadores de alta corrente, coloquei os radiadores que haviam nos IGBTs, so radiadores de antigas fontes chaveadas de PC. Obviamente, o circuito no esquenta ainda a tal ponto. Mas sei que no futuro ser importante (pretendo aumentar em pelo menos 10x a potncia atual). Os radiadores esto presos com parafusos, isolados, e com pasta trmica para melhorar a dissipao de calor. Os fios tranados que se v indo at o radiador, so do NTC que ao esquentar, desarmar o circuito de alta tenso, atravs de um rel. O ponto de desarme est fixo em aprox. 50 Graus Celsius, ou seja, assim que o radiador chegar a esta temperatura, o circuito desarma.

claro que os IGBTs suportam uma temperatura maior, mas trabalharei neste patamar at onde for possvel.

A Seguir, fotos das medidas com que a Placa + Radiadores esto ficando, depois de tudo pronto, as medidas serviro para dimensionar a caixa de montagem.

Na foto acima, possvel observar que tambm retirei o potenciometro que fazia o ajuste da largura de pulso. Substitui por um trimpot, de 4k7, j que este ajuste no deve ser mais alterado ( ajustado com ajuda de um osciloscpio), portanto, ficar fixo na placa. O ajuste de frequncia, ainda fica no potencimetro, j que esta depende da carga e ressonncia do conjunto, ento ser ajustado pelo usurio, com a ajuda do medidor de intensidade relativa. Eventualmente, quando o circuito for para uma caixa de instalao, colocarei algumas chaves com diferentes faixas de frequncia. Mas idia apenas para o futuro.

Eu no havia colocado antes, mas vai agora a foto da forma de onda no circuito ressonante (Osciloscpio ligado diretamente ao banco de capacitores + bobina): Observe, uma forma de onda senoidal perfeita a 86,33kHz.

DIA 27/06/2011:
Hoje, coloquei todo o circuito de controle parafusado em uma chapa de acrilico. Todo o circuito fica cerca de 1 cm acima da placa. O transformador que alimenta o circuito tambm fica preso a esta chapa, e os prximos circuitos que colocarei tambm deveram ficar fixados nesta placa, assim fica mais organizado e fcil de mexer.

Segue a foto:

Como pode ser visto na figura acima, precisei trocar o ncleo toroidal por um maior. Ao colocar 60Vca na entrada, o ncleo anterior aquecia muito e derreteu os fios, este, peguei de um home teather sucateado. bem maior, como pode ser visto na foto a seguir.

Est com 2 voltas, mas ainda quero diminuir para 1, para ver se o resultado melhor. Ainda assim, este ncleo aquece muito e vai precisar de refrigerao. Bom, agora ao que mais interessa a todos, o parafuso avermelhando, h uma sequncia de 3 fotos, que foram tiradas em um espao de tempo menor que 1 minuto. O parafuso tambm possui uma massa maior do que o dos primeiros testes. Vejam as fotos, desta vez no precisei apagar a luz para o avermelhamento ser perceptvel.

Isto tudo com apenas 60Vca na entrada do inversor. Os problemas que esto ocorrendo so relativos apenas aos capacitores do banco de capacitores, que aquecem relamente muito. Os capacitores de casamento de impedncia, que est em srie com a bobina de ncleo toroidal tambm esto aquecendo. Alm da bobina toroidal tambm estar aquecendo. Provavelmente terei que mudar o posicionamento destes componentes para poder refriger-los, e nos tubos de cobre da bobina de trabalho j necessrio uma refrigerao com gua. As prximas atualizaes devem demorar um pouco agora, j que fao isto apenas nas horas de folga, e agora vou precisar pensar em como

refrigerar e conseguir os itens necessrios para as prximas modificaes.

DIA 30/06/2011:
Vou continuar a atualizar a pgina conforme o progresso do projeto. Caso necessite de informaes, favor me enviar um e-mail: eduardo@eduardomoreira.eng.br Caso voc monte este projeto com melhores solues, por favor, me envie para que possamos evoluir.

DIA 05/07/2011:
Ainda estou trabalhando no circuito antigo, o novo circuito est projetado, e ser montado apenas depois que esta primeira verso estiver 100% funcional e todos os erros corrigidos. Hoje, retirei 1 espira do ncleo de ferrite toroidal... a retirada desta espira causou uma forma de onde triangular na bobina de sada. Isto quer dizer problema!! Ocorreu superaquecimento no circuito ressonnte e filtros, voltei com a quantidade anterior de espiras. Isto ser alterado cada vez que a frequncia for alterada, se no for monitorado a cada mudana de frequncia, o circuito ir queimar. Cada vez que queimo um IGBT, o driver queima junto (J foram 2), isto porque neste prottipo no h isolao entre eles. Aumentei o banco de capacitores, agora, com 20 capacitores (470nF x 400V), estou trabalhando na frequncia de 68,77 Khz. Estou adicionando mais cerca de 30 capacitores (470nF x 400V), e baixarei ainda mais a frequncia de ressonncia. Em paralelo a isto, estou terminando o circuito de gua para arrefecimento dos capacitores e bobina de

trabalho. Tambm estou melhorando a filtragem da corrente CC do circuito inversor, para estabilizar melhor a forma de onda. Quando estiver mais "apresentvel" postarei as fotos.

Agora, o dia de hoje (10/07/2011) merece uma pgina especial, devido ao grande nmero de fotos, informaes e desenvolvimento.

DIA 10/07/2011: CLIQUE AQUI PARA AS NOVAS FOTOS, AGORA LIGADO EM 110Vca
Com links dos videos feitos hoje!!!

Assim que tudo estiver funcionando na verso definitiva, publicarei uma pgina apenas com a verso definitiva, com todos os erros corrigidos e na ordem em que tudo foi montado para facilitar o entendimento de todo o processo. O link estar nesta pgina, e na pgina principal do site www.eduardomoreira.eng.br , no deixem de continuar visitando.

Pgina Inicial

Prxima Pagina

Anda mungkin juga menyukai